segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

«Educação» - Federação de Viseu do PS satisfeita com requalificação de escolas no distrito

O Primeiro-Ministro, José Sócrates, anunciou no passado sábado, em Braga, a requalificação de mais 90 escolas secundárias a nível nacional a levar a cabo pela Parque Escolar, nas quais se incluem três escolas do Distrito de Viseu.

Escola Básica e Secundária de Moimenta da Beira, Escola Secundária Viriato em Viseu e Escola Secundária Felismina Alcântara em Mangualde, são as escolas a requalificar.

A Federação de Viseu do PS, através do seu porta-voz, Acácio pinto considera que “fica mais uma vez bem visível a sensibilidade e o sentido de coesão territorial do Governo ao dotar, gradualmente, as nossas escolas com excelentes condições de aprendizagem para os alunos e com óptimas condições de trabalho para todos os profissionais que ali desempenham funções, tornando a escola pública em melhor promotora quer da igualdade de oportunidades quer em dissuasora do abandono escolar”, adiantando que “convém não esquecer que já antes destas, muitas outras obras aconteceram em todo o Distrito integradas em programas do Governo, seja no âmbito deste programa de requalificação das escolas secundárias seja no âmbito da construção de centros escolares que estão a acontecer em todos os concelhos do Distrito de Viseu e a requalificar, assim, a oferta a nível do 1º ciclo”.

“Para além disso merece relevo especial o facto das 90 escolas, que agora irão ser requalificadas, representar a criação/manutenção de 13.500 postos de trabalho e um investimento global previsto de 1.300 Milhões de Euros, representando uma excelente oportunidade também para as empresas da região encontrarem boas oportunidades de negócio”, refere Acácio Pinto.

A Federação de Viseu do PS considera que estas são “boas notícias para a região e para Portugal e desafia os partidos da oposição, nomeadamente o PSD, a assumirem um papel responsável e a, pelo menos uma vez, darem boa nota destas obras e destas políticas e da sua importância e mais-valia para Portugal e para os portugueses, em vez de andarem permanentemente a serem os amplificadores de pessimismos”.

Fonte: ViseuMais

«Desporto» - AF Viseu

Divisão de Honra:



1a Divisão:

Fonte: ZeroZero.pt

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

«Solidariedade Social» - Dia cheio de inaugurações

Três lares de idosos com centros de dia e apoio domiciliário em Moimenta da Beira, Leomil e Sever foram inaugurados, num só dia, pela ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, Helena André, esta sexta-feira, 28 de Janeiro. A jornada incluiu ainda uma visita ao Lar de Idosos do Centro Comunitário de Alvite. No conjunto, os quatro equipamentos custaram cerca de 3,4 milhões de euros, criaram 74 novos postos de trabalho e acolhem 224 utentes. Na forja estão mais três estruturas sociais em desenvolvimento: Peva, Castelo e Moimenta da Beira.

“Há uma década o concelho só dispunha de uma unidade, dentro de pouco tempo vamos ter quase 10”, sublinhou o presidente da autarquia, José Eduardo Ferreira, que classificou o dia das inaugurações como “histórico, ímpar e memorável”.

Já a ministra qualificou a ‘caminhada’ de “longa mas de enorme mais-valia, onde se sentiu o trabalho solidário e o empenho de todos na sua edificação”.

A jornada começou de manhã, com a recepção da governante nos Paços do Concelho. Depois,

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

«Divulgação» - Montaria ao Javali (5 Fevereiro)

A Zona de Caça Associativa de S. Miguel, de Moimenta da Beira, promove dia 5 de Fevereiro uma Montaria ao Javali. O programa começa às 8h30, com as inscrições, e pequeno-almoço uma hora depois. O sorteio das portas será feito às 10h30 e o início da montaria às 11 horas. A caçada vai prolongar-se até às 15h00 e só depois, às 15h30, haverá o almoço-convívio.

As inscrições estão abertas até dia 2 de Fevereiro e podem ser feitas através dos contactos 933 517 796, 938 067 009 ou 933 517 453. O pequeno-almoço e almoço estão incluídos no custo da inscrição.

Fonte: CM Moimenta da Beira

«Arquitectura» - Exposição de projectos de arquitectos

Uma mostra de projectos e obras recentes de arquitectos da região de Viseu vai estar patente ao público no átrio da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, entre 31 de Janeiro e 28 de Fevereiro. O conjunto dos trabalhos pode ser apreciado no horário normal de funcionamento dos serviços municipais: das 9h00 às12h30 e das 14h00 às 17h30.

A exposição é organizada pelo Núcleo de Arquitectos da Região de Viseu em colaboração com o município de Moimenta da Beira e várias empresas nacionais.

Fonte: CM Moimenta da Beira

Jornal Beirão - «1ª Página» - 55ª Edição

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

«Solidariedade Social» - Ministra inaugura três lares

A ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, Helena André, inaugura na sexta-feira, 28 de Janeiro, três lares de idosos com centros de dia e apoio domiciliário, em Moimenta da Beira.

A governante é recebida às 11 horas pelo presidente da autarquia, José Eduardo Ferreira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho e, meia hora depois inaugura o primeiro equipamento: o Centro de Dia e ampliação do Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Moimenta da Beira.

Ainda antes do almoço, cerca das 12h30, procederá à inauguração do Lar de Idosos da Casa do Povo de Leomil.

À tarde, 15 horas, visita apenas o Lar de Idosos, Centro de Dia e de Apoio Domiciliário do Centro Comunitário de Alvite e, uma hora depois inaugura o último equipamento: o Lar de Idosos, Centro de Dia e de Apoio Domiciliário do Centro de Bem-Estar e Repouso de Sever.

Fonte: CM Moimenta da Beira

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

«Desporto» - "Andebol" Portugal – Ucrânia em Moimenta da Beira

É mais desporto de alta competição que regressa ao pavilhão municipal de Moimenta da Beira. O Portugal - Ucrânia, terceiro jogo da selecção portuguesa de andebol de qualificação para a fase final do Campeonato da Europa de Seniores Masculinos (Euro 2012), realiza-se dia 9 de Março, a partir das 20h25, e tem transmissão directa pela RTP2.

O protocolo do programa, que inclui o jogo e um estágio de uma semana, de 3 a 10 de Março, foi assinado esta quarta-feira, 26 de Janeiro, pelo presidente da autarquia, José Eduardo Ferreira, e pelo presidente da Federação de Andebol de Portugal, Henrique Torrinha.

“Trata-se de um momento desportivo de enorme importância, que é disputado numa das melhores infra-estruturas do país e numa das regiões paisagísticamente mais belas do território nacional”, afirmou o dirigente da Federação de Andebol de Portugal.

“Vamos poder afirmar ainda mais o município, os nossos produtos e as nossas gentes”, sublinhou o presidente da autarquia.

É a terceira vez que Moimenta da Beira recebe provas de topo a contar para o europeu de andebol sénior: em 2009, o pavilhão estreou-se e lotou no jogo Portugal/Luxemburgo, em masculinos, e no ano seguinte, nova enchente, desta vez no Portugal/Suíça, em femininos.

O confronto de 9 de Março com a Ucrânia reveste-se de particular importância para as aspirações da selecção lusa chegar à final do Euro 2012. E pode mesmo ser decisivo já que a vitória relançará Portugal, que perdeu o primeiro jogo frente à Eslovénia por 34-31, em Outubro de 2010. O segundo jogo realiza-se a 31 deste mês de Janeiro, em Portimão, e com a poderosa selecção da Polónia. Seguem-se os jogos Ucrânia/Portugal, novamente (4ª jornada) a 13 de Março de 2011, Portugal/Eslovénia (5ª) a 9 de Junho e por último novamente um Polónia/Portugal a 12 de Junho.
Fonte: CM Moimenta da Beira

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

«Desporto» - Futsal AF Viseu

Seniores Masculinos Divisão de Honra
13ª Jornada (22/01)

Armamar 3-7 Gumirães
Lamego FOOT 2-5 A. Académica Viseu
CB C. Daire 8-4 S. João Pesqueira
CB Moimenta Beira 3-2 Gigantes Mangualde
SM Mouros 2-1 Balsa Nova
SM Orgens 1-5 Inter Futsal

Classificação

1º Gumirães 13 jogos - 36 Pontos
2º CB S. João Pesqueira 13 jogos - 31 Pontos
3º Inter Futsal 13 jogos - 30 Pontos
4º CB Moimenta Beira 13 jogos - 23 Pontos
5º CB C. Daire 13 jogos - 23 Pontos
6º S. M. Mouros 13 jogos - 21 Pontos
7º Gigantes Mangualde 13 jogos - 19 Pontos
8º A. Académica Viseu 13 jogos - 17 Pontos
9º Lamego FOOT 13 jogos - 9 Pontos
10º SM Orgens 13 jogos - 7 Pontos
11º Armamar 13 jogos - 6 Pontos
12º Balsa Nova 13 jogos - 4 Pontos


Proxima Jornada
14ª Jornada (29/01)

A. Académica Viseu - Gumirães 18 horas
S. João Pesqueira - Lamego FOOT 17 horas
Gigantes Mangualde - CB C. Daire 19 horas
Balsa Nova - CB Moimenta Beira 17 horas
Inter Futsal - SM Mouros 17:30 horas
SM Orgens - Armamar 15 horas

----------------------------------------------------------------------------------------------------

Campeonato Distrital de Iniciados

9ª Jornada (22/01)

SC Sever 0-3 AJAB Tabuaço
Viseu Futsal 2001 - Os Kappas 10 horas
ABC Nelas - Gigantes Mangualde (30/01) 15 horas
Gumirães - Inter Futsal (30/01) 11 horas
CB Viseu - S. João Pesqueira (30/01) 12 horas


Classificação

1º ABC Nelas 8 jogos - 24 Pontos
2º S. João Pesqueira 8 jogos - 19 Pontos
3º AJAB Tabuaço 9 jogos - 19 Pontos
4º Inter Futsal 8 jogos - 12 Pontos
5º SC Sever 9 jogos - 11 Pontos
6º CB Viseu 8 jogos - 10 Pontos
7º Gigantes Mangualde 8 jogos - 8 Pontos
8º Gumirães 8 jogos - 7 Pontos
9º Os Kappas 8 jogos - 5 Pontos
10º Viseu Futsal 2001 8 jogos - 1 Pontos


Proxima Jornada
10ª Jornada (06/02)

AJAB Tabuaço - Os Kappas 11 horas
Viseu Futsal 2001 - Gigantes Mangualde 11 horas
ABC Nelas - Inter Futsal 11 horas
Gumirães - S. João Pesqueira 11 horas
SC Sever - CB Viseu 11 horas

Fonte:FutsalViseu

«Presidenciais» - Resultados

Totais Nacionais:


Totais Distrito Viseu:



Totais Concelho Moimenta da Beira:




Totais Freguesias do concelho de Moimenta da Beira:
(clique na freguesia)

Aldeia de Nacomba
Alvite
Arcozelos
Ariz
Baldos
Cabaços
Caria
Castelo
Leomil
Moimenta da Beira
Nagosa
Paradinha
Passô
Pêra Velha
Peva
Rua
Sarzedo
Segões
Sever
Vilar
 
Fonte: RTP.pt

domingo, 23 de janeiro de 2011

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

«Tradição» - Festas do Mártir S. Sebastião perduram há décadas

Oito andores floridos, o pálio com o padre ao meio e a banda de música a fechar o desfile, fizeram o tradicional percurso da procissão do Mártir S. Sebastião, esta quinta-feira, 20 de Janeiro, em Moimenta da Beira. O caminho foi sempre percorrido com as autoridades concelhias e algum povo a integrarem a procissão dos festejos que perduram há pelo menos cinco décadas.
O Mártir S. Sebastião é o patrono dos soldados e, em Moimenta da Beira comemora-se desde a guerra colonial, nos anos 60. Era organizada pelos jovens que regressavam do conflito do Ultramar, em sinal de agradecimento pela vida. Mas depois do 25 de Abril de 1974 começaram a ser realizadas por aqueles que iam para a tropa, no ano da inspecção.

A festa costuma alargar-se por um programa de dois dias. Este ano estendeu-se por três: 19, 20 e 21 de Janeiro. Fogo de artifício, bailes populares e barraquinha de comes e bebes junto à capela do mártir animaram quem participou dos festejos.


Fonte: CM Moimenta da Beira

«Divulgação» - Casa do Futebol Clube do Porto de Moimenta da Beira

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

«Solidariedade» - Luto municipal pelo Brasil

O presidente da Câmara de Moimenta da Beira determinou dia de luto municipal, esta sexta-feira, 21 de Janeiro, em memória dos mortos resultantes da pior catástrofe que já fustigou o Brasil, em especial a zona serrana do Rio de Janeiro.
O luto será concretizado através do hastear da bandeira municipal a meia adriça.
O autarca junta-se assim ao apelo lançado pela Associação Nacional dos Municípios Portugueses que, em comunicado, diz que as autarquias “ainda não refeitas do pesar pela tragédia imensa que se abateu sobre o povo e as instituições brasileiras, querem deixar reiterada a sua mais efectiva e profunda expressão de solidariedade aos que mais afectados foram” pela catástrofe dos últimos dias.
A nota sublinha ainda que os municípios portugueses estão “profundamente chocados com as imagens de terror da destruição indizível” e “vergados pela mágoa de tantos mortos e tamanhas perdas materiais”. Por isso, querem agora “enfatizar na adversidade, este nosso sentimento de comunhão ditado pelos afectos que nos unem enquanto povos irmãos”.

Fonte: CM Moimenta da Beira

«GNR» - Detidos por suspeita de tráfico de estupefacientes

O Núcleo de Investigação Criminal de Moimenta da Beira deteve, na noite do dia 19, um homem e uma mulher por suspeita de tráfico de estupefacientes.
A detenção foi efectuada no âmbito de um inquérito a decorrer no Destacamento de Moimenta da Beira, tendo sido apreendidas 77 doses de heroína e 14 de cocaína. Foi ainda apreendida a viatura ligeira de passageiros em que os suspeitos se faziam transportar na altura da detenção. Serão presentes a tribunal.

Fonte: www.portalseguranca.gov.pt

«Divulgação» - Montaria ao Javali (5 Fevereiro)

(Clique na imagem para ver com melhor resolução)

«Gastronomia» - Fim-de-semana gastronómico

Estão de regresso os fins-de-semana gastronómicos promovidos pela Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal, a que a autarquia de Moimenta da Beira se associou. Começaram a 8 de Janeiro e encerram a 5 de Junho de 2011. Tudo para fazerem o elogio à gastronomia local e regional com um toque de modernidade. Em Moimenta, o evento realiza-se no último fim-de-semana deste mês de Janeiro (29 e 30).

A iniciativa decorre em outros tantos 71 municípios, mais 12 do que na edição anterior, e conta com a participação de cerca de mil restaurantes. No concelho de Moimenta da Beira, três aderiram: a Pousada, na Barragem de Vilar, a Quinta do Melião, em Arcas, Sever, e o Hotel Verdeal, na sede do município. O objectivo é consolidar os "laços afectivos e culturais entre os turistas e o Porto e Norte" e minimizar o impacto da sazonalidade.

Guimarães e Montalegre foram os primeiros (8 e 9 de Janeiro) apresentando propostas como bacalhau com broa ou cozido à Barrosã.

Em Moimenta da Beira o menu é rico: à entrada, enchidos, queijos, papas de milho com moira e feijão com couve troncha; a sopa, “Mimos da Salgadeira”; e o prato principal, marrã de S. Francisco. A ementa fecha com as papas de milho doce como sobremesa. Vinhos e espumantes Terras do Demo acompanharão a refeição.

A Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal apresentou a iniciativa no dia 4 de Janeiro, no Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães, onde além da apresentação do programa e brochura do evento, houve ainda provas de vinhos e um live cooking a cargo dos Chefs Vinagre e Álvaro Costa, que teve por base os produtos regionais do Porto e Norte de Portugal, com o objectivo de divulgar a vertente contemporânea dos pratos típicos da região, sob o nome "inovar na tradição", diz uma nota da entidade.

Fonte: CM Moimenta da Beira

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Santo Antão junta multidão


Centenas de pessoas rumaram às festas de Santo Antão, este domingo, em Peva, Moimenta da Beira, e assistiram à reposição de várias tradições populares que já estavam em desuso há décadas, em especial a bênção do gado e a “pega” ou “marrada” dos animais. Tudo no largo do santuário e sob a protecção do padroeiro.
A eucaristia abriu o programa e a procissão desfilou em seguida pela escadaria abaixo, até à matriz, regressando sem paragens. No largo empedrado do santuário, arrumados em cercas, carneiros e ovelhas, e várias juntas de bois aguardavam pelo ritual da bênção. A cerimónia seria depois cumprida segundo todas os preceitos canónicos: leitura das epístolas do padroeiro dos animais, Santo Antão, e lançamento da água benzida pelo pároco. Imediatamente a seguir, três voltas à capela com o gado já abençoado.
À tarde, mais tradições: a “marrada” entre dois pares de portentosos carneiros e a “cagadela da vaca”. O povo gostou e aplaudiu. E pediu mais para o ano. O padre Paulo Esteves prometeu nova festa de arromba em colaboração com a Câmara Municipal de Moimenta da Beira, a Junta de Freguesia de Peva e a associação Terras de Aquilino Ribeiro – Baldios. Fonte: CMMB

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Entre pelourinho e cruzeiro: o património de Segões

Segões é uma das vinte freguesias que compõem o concelho de Moimenta da Beira. Talvez porque se trata de uma das que mais dista da sede concelhia, não se lhe tem dispensado a atenção que merece, sobretudo no que concerne ao seu conjunto patrimonial. Os 2,20 km2 de área onde está implantada apresentam-na como uma freguesia pequena, com uma massa humana a ultrapassar uma centena de indivíduos, mas indubitavelmente rica sob o ponto de vista da história, da arte, da cultura e da sociabilidade. A sua posição de transição entre os bispados de Viseu, Lamego e Guarda foi reconfigurada ao longo da História. É possível que em tempos mais remotos tenha pertencido a outros concelhos e vários foram também os municípios que viu soçobrar às mãos do tempo, das reformas e das conjunturas. Resistiu às vicissitudes de percurso, mantendo-se implantada nas margens do leito do Rio Paiva. Desde tempos imemoriais que estas águas truvas de sais procurados para doenças da pele, deslizam pelas suas planícies com uma calma absorta que liberta as substâncias necessárias à sua fertilização, constituindo o caudal necessário para pôr em marcha essas locomotivas ancestrais de transformação do cereal.


O património cultural, móvel ou imóvel, é múltiplo e compreende todas as edificações ou realizações humanas do passado. Não significa, pois, que solares e outros imóveis e até bens móveis que testemunhem a existência de modos de vida refinada próprias dos estratos mais elevados da sociedade, devam ofuscar a existência e importância de outro tipo de património relativo aos sectores mais baixos da sociedade. O património rural, religioso e civil tem um valor próprio que importa considerar. Segões é uma aldeia rica em património rural. Além dos moinhos de água, do fraguedo das eiras em granito puro da Beira, possui um cruzeiro notável, diversas alminhas, um templo católico de nota histórica e todo um casario de feição arcaica e rural que ombreia com um traçado não menos rústico numa doce emanação de passado.

Diz-se que o povoado de Segões remonta

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

«Desporto» - Futsal AF Viseu

Seniores Masculinos Divisão de Honra


12ª Jornada (15/01)
Gumirães 6-1 Lamego FOOT
CB C. Daire 5-4 A. Académica Viseu
S. João Pesqueira 5-2 CB Moimenta Beira
Gigantes Mangualde 6-3 SM Mouros
Balsa Nova 5-1 SM Orgens
Inter Futsal 8-3 Armamar


Classificação

1º Gumirães 12 jogos - 33 Pontos
2º CB S. João Pesqueira 12 jogos - 31 Pontos
3º Inter Futsal 12 jogos - 27 Pontos
4º CB C. Daire 12 jogos - 20 Pontos

«Desporto» - AF Viseu

Divisão de Honra:



1ª Divisão:


(clique nas imagens para ver com melhor resolução)

Fonte: ZeroZero.pt

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

«Protecção Civil» - Correntes para a Neve entregues às Forças e Serviços de Segurança

Os Governadores Civis de Viseu e Lisboa, Miguel Ginestal e António Galamba, juntamente com o Presidente do ACP – Automóvel Clube de Portugal, Carlos Barbosa, entregaram na passada terça-feira, Kits de Correntes de Neve às Forças de Segurança do Distrito de Viseu, num esforço comum para ajustar os equipamentos das forças de segurança e da protecção civil às inconstâncias meteorológicas. Nesta cerimónia foram contemplados a GNR, a PSP, os GIPS e o SEF.

Numa segunda fase, ainda durante o primeiro trimestre de 2011, serão distribuídos 7 Kits para cada uma das 33 corporações de Bombeiros do Distrito.

O Governador Civil de Viseu, Miguel Ginestal, solicitou a colaboração do Governador Civil de Lisboa e do Presidente do ACP para poder dar resposta a uma necessidade que tem surgido nos últimos anos, que se prende com o isolamento de populações devido a fortes nevões.

Nos últimos anos os episódios de queda de neve abundante tem vindo a ganhar uma regularidade e uma cadência que exige que as forças de segurança e a protecção civil estejam devidamente equipadas para circular em segurança e para chegarem rapidamente junto das pessoas que se encontram isoladas pela neve, ou pelo gelo.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Jornal Beirão - «1ª Página» - 54ª Edição

«Debate» - Presidenciais 2011

«As eleições presidenciais portuguesas de 2011 realizar-se-ão no dia 23 de Janeiro de 2011. Qualquer cidadão de nacionalidade portuguesa, no pleno uso dos seus direitos de cidadania e maior de 35 anos de idade teve oportunidade de concorrer à presidência. Para tal, era-lhe exigido reunir entre 7500 e 15 000 assinaturas (proposituras) de eleitores e apresentá-las no Tribunal Constitucional.

Segundo a Constituição da República Portuguesa, um candidato para ser eleito necessita da maioria (50% + um) dos votos validamente expressos. Caso nenhum candidato consiga esse número, realizar-se-á uma segunda volta apenas entre os dois candidatos mais votados.

A apresentação de candidaturas decorreu até às 16 horas do dia 23 de Dezembro, ou seja um mês antes da realização das eleições presidenciais. Foram apresentadas nove candidaturas à Presidência da República, cuja admissão para concorrer às eleições presidenciais foi decidida até dia 29 de dezembro de 2010.» fonte: wikipédia
Os candidatos são os seguintes:

Quem vencerá? Dê-nos a sua opinião.

«Tradição» - Festas de Santo Antão reabilitam

Mais de duas décadas depois de inactividade, a bênção do gado volta a ser reabilitada nas Festas de Santo Antão, que se realizam este fim-de-semana de 15 e 16 de Janeiro, em Peva, Moimenta da Beira.

A tradição terá lugar no fim da eucaristia de domingo, cerca do meio-dia, na capela do Santuário de Santo Antão. E depois de benzido, o gado será levado a dar três voltas ao templo, cumprindo outro ritual que também já estava em desuso. Tal como a “pega” ou a “marrada” dos animais, que acontecerá ainda no domingo, mas à tarde.

“O povo reviverá novamente todas estas tradições”, afirma o pároco da freguesia, Paulo Esteves, esperançado que as condições climatéricas ajudem a festa.

Ainda ao fim da tarde de domingo, haverá outro momento alto dos festejos: a “Cagadela da Vaca”. É simples: o adro da capela será marcado aos quadrados e o povo apostará num deles. O quadrado onde a vaca defecar tem prémio: um cordeiro. Será hilariante, garantem os elementos da comissão organizadora.

As Festas de Santo Antão têm início na tarde de sábado (14 horas), com um torneio de sueca. À noite, cerca das 23 horas, uma salva de morteiros.

No domingo, às 8 horas, o dia começa com novo lançamento de morteiros e, meia hora depois, início das romagens ao santuário com oferendas. Às 11 horas, eucaristia solenizada e, ao meio-dia, procissão à igreja matriz. À tarde (14h30), realização do leilão das oferendas e, a fechar, às 17h30, entrega dos prémios do torneio de sueca.

É uma comissão do povo que organiza os festejos, com apoio da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, da Junta de Freguesia de Peva e da associação Terras de Aquilino Ribeiro – Baldios.

Fonte: CM Moimenta da Beira

«Cultura» - Republicar a obra de Afonso Ribeiro

A Câmara Municipal de Moimenta da Beira quer republicar a obra (ou parte dela) do escritor Afonso Ribeiro, um dos precursores do neo-realismo em Portugal, nascido há 100 anos no concelho (Vila da Rua). O desejo foi expresso pelo presidente da autarquia, José Eduardo Ferreira, na cerimónia pública de homenagem ao autor de “Ilusão na Morte”, cujo tributo maior decorreu na Escola Profissional Tecnológica e Agrária de Moimenta da Beira no dia do centenário do seu nascimento, 7 de Janeiro.

O autarca, que pretende ainda dar o nome do escritor ao auditório da Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro e criar na Vila da Rua um espaço dedicado ao neo-realismo, que emergiu em Portugal no fim dos anos 30 do século passado, justifica a vontade na importância que Afonso Ribeiro teve no meio literário português como um dos precursores daquela nova corrente literária onde se destacaram também Alves Redol, Manuel da Fonseca, Soeiro Pereira Gomes, Fernando Namora, entre outros. “Ele é um dos nossos maiores e merece por isso ser reconhecido e perpetuado”, fundamentou o presidente da autarquia.

Na casa onde Afonso Ribeiro nasceu, a 7 de Janeiro de 1911, na Vila da Rua, foi descerrada uma placa evocativa na presença da filha, Lígia Ribeiro, e de outros familiares, e ainda de inúmeras pessoas, entre convidados e população da aldeia.

A homenagem prolongou-se por dois dia, 6 e 7 de Janeiro. No primeiro, na biblioteca municipal, recordou-se o escritor com leituras da sua obra, por Hélder Tavares, e breves incursões sobre a sua vida e personalidade, por dois professores.

No segundo dia, na Escola Profissional, revisitou-se novamente o autor de “Os Comedores de Fomes” e o movimento literário do neo-realismo, mais numa perspectiva científica e académica. Os jornalistas Rodrigues Vaz e Fernando Magalhães e o professor da Faculdade de Letras da Universidade Nova de Lisboa, Luís Crespo de Andrade, foram os oradores convidados.

Fonte: CM Moimenta da Beira

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

«Desporto» - AF Viseu

Divisão de Honra:



1ª Divisão:
(clique nas imagens para melhor resolução)

Fonte: ZeroZero.pt

COUTO D'EL REI - Programa Cinegético

Programa Cinegético para os meses de Janeiro e Fevereiro da zona de caça turistica Couto d'El Rei:



(clique nas imagens para ver com melhor resolução)

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Universidade Sénior de Moimenta da Beira canta os reis

O grupo de cavaquinhos da Universidade Sénior de Moimenta da Beira entoou os reis ao presidente da autarquia com duas interpretações alusivas à quadra festiva, no dia 6.
Vinte e sete elementos do grupo cantaram os Reis no átrio dos Paços do Concelho, com desejos de um 2011 “venturoso”.

Foi um momento de sons alegres e músicas bem ensaiadas, ouvidas e sentidas num espaço acolhedor.

Fonte: Jornal do Centro 

Comerciantes recebem cabaz de natal

Os 106 comerciantes da vila de Moimenta da Beira que se associaram à iniciativa da autarquia, mantendo iluminadas as montras durante o período natalício, receberam um pequeno cabaz de natal com produtos endógenos. A distribuição foi feita no Dia de Reis.

O cabaz incluía uma garrafa de espumante, pão caseiro feito em forno de lenha, um frasco de mel, maçãs e enchidos.

A autarquia quer repetir a iniciativa este ano, porque entende que revitaliza o comércio tradicional ao mesmo tempo que dá mais vida, mais animação e cor às ruas da vila.

Fonte: CM Moimenta da Beira



«Gastronomia» - Fim-de-semana gastronómico

Os fins-de-semana gastronómicos promovidos pela Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal, a que a autarquia de Moimenta da Beira se associou, estão de regresso de 8 de Janeiro e 5 de Junho de 2011 para fazerem o elogio à gastronomia local e regional com um toque de modernidade. Em Moimenta, o evento realiza-se no último fim-de-semana de Janeiro (29 e 30).

A iniciativa decorre em mais 71 municípios, mais 12 do que na edição anterior, e conta com a participação de cerca de mil restaurantes. No concelho de Moimenta da Beira, três aderiram: a Pousada, na Barragem de Vilar, a Quinta do Melião, em Arcas, Sever, e o Hotel Verdeal, na sede do município. O objectivo é consolidar os "laços afectivos e culturais entre os turistas e o Porto e Norte" e minimizar o impacto da sazonalidade.

Guimarães e Montalegre são os primeiros (8 e 9 de Janeiro), com propostas como bacalhau com broa ou cozido à Barrosã.

Em Moimenta da Beira o menu é rico: à entrada, enchidos, queijos, papas de milho com moira e feijão com couve troncha; a sopa, “Mimos da Salgadeira”; e o prato principal, marrã de S. Francisco. A ementa fecha com as papas de milho doce como sobremesa. Vinhos e espumantes Terras do Demo acompanharão a refeição.

A Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal apresentou a iniciativa esta terça-feira, 4 de Janeiro, no Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães, onde além da apresentação do programa e brochura do evento, houve ainda provas de vinhos e um live cooking a cargo dos Chefs Vinagre e Álvaro Costa, que teve por base os produtos regionais do Porto e Norte de Portugal, com o objectivo de divulgar a vertente contemporânea dos pratos típicos da região, sob o nome "inovar na tradição", diz uma nota da entidade.

Fonte: CM Moimenta da Beira

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

«Tradição» - Queima do Velho cumpre tradição

E à meia-noite foi lançado ao fogo. Incinerado em minutos, para gáudio do povo. O ritual pagão da Queima do Velho foi cumprido à risca: cortejo fúnebre com o velho no esquife, o falso padre e as luminárias de palha, música a preceito a ditar o ritmo e as carpideiras da ordem num berreiro pelo lusco-fusco fora. O fogo de artifício, esse estalou mal as doze badaladas findaram do relógio da torre da vetusta igreja matriz de Moimenta da Beira.

A noite esteve amena, ajudou à festa, e o povo viu passar o cortejo, aplaudiu e ‘insultou’ o velho das janelas e das varandas. O cortejo foi engrossando ao longo do percurso, por ruas e ruelas da vila. E várias centenas de pessoas assistiram à queima.

Quando o velho chegou, a rasar a meia-noite, já o cepo ardia há horas no adro da Fonte de S. João. Chegou e deu três voltas em redor da fonte. Cumprido o cerimonial, foi lançado às chamas e cremado sem dó nem piedade. Tudo no meio de uma festa pagã, sátira, que ‘matou’ a ano velho e inaugurou o ano novo. A tradição há-de repetir-se no fim de 2011, garante a autarquia.

Fonte: CM Moimenta da Beira

«Cultura» - Afonso Ribeiro, homenagem ao homem e à obra

É um dos expoentes da prosa de ficção neo-realista portuguesa que emergiu na década de 1930. Foi mesmo um dos seus precursores quando publica, em 1938, “Ilusão da Morte”. Afonso Ribeiro nasceu na Vila da Rua, Moimenta da Beira, a 7 de Janeiro de 1911 (m. 1993).

A homenagem ao homem e à obra vai ser prestada pela Câmara Municipal no centenário do seu nascimento. Serão dois dias (6 e 7 de Janeiro) de elogio ao escritor neo-realista, autor de dezena e meia de livros publicados ao longo de quase 50 anos de intenso labor literário.

Dia 6 de Janeiro, a partir das 14h30, na biblioteca municipal Aquilino Ribeiro, comunicações sobre o neo-realismo e Afonso Ribeiro, por professores do Agrupamento de Escolas e da Escola Profissional de Moimenta da Beira, na presença do presidente da autarquia, José Eduardo Ferreira, de representantes da Junta de Freguesia de Rua e de familiares do escritor.

Depois, leitura de extractos de textos das obras do homenageado, por Hélder Tavares, e um momento musical. A encerrar, inauguração da exposição sobre o neo-realismo.

Dia 7, dia do tributo maior, às 14h45, na Escola Profissional Tecnológica e Agrária de Moimenta da Beira, conferências evocativas da vida e obra do escritor, por Luís Crespo de Andrade, professor da Faculdade de Letras da Universidade Nova de Lisboa; Fernando Magalhães, jornalista da RTP que privou de perto em Moçambique com Afonso Ribeiro; e Manuel Rodrigues Vaz, também jornalista. Modera a conferência Alcides Sarmento, professor, natural da Vila da Rua. O dia fecha com uma merenda serrana e o descerramento de uma placa evocativa na casa onde o escritor nasceu.

Fonte: CM Moimenta da Beira

«Autarquia» - Câmara dá mais dinheiro às Juntas

As juntas de freguesia do concelho vão sofrer em 2011 um corte de 9% nas verbas que recebem da administração central, mas a Câmara Municipal de Moimenta da Beira, apesar dos cortes financeiros impostos pelo Governo, primeiro com a aplicação do PEC e depois com as restrições do Orçamento de Estado (mais de meio milhão de euros no total), vai-lhes transferir mais dinheiro, reforçando os seus orçamentos em cerca de 2,5%.

“É o reconhecimento público pelo excelente trabalho que as juntas de freguesia desenvolvem no terreno”, sustenta o chefe do executivo municipal, José Eduardo Ferreira, que acrescenta: “São os presidentes de junta que conhecem melhor os problemas e os anseios das suas populações e sabem por isso encontrar localmente as melhores soluções e tomar as medidas mais eficazes. O dinheiro rende mais nas suas mãos. É por isso que estamos empenhados em reforçar e levar por diante esta nova política de proximidade”.

Fonte: CM Moimenta da Beira