segunda-feira, 30 de abril de 2012

«Educação» - Concurso de textos sobre maus-tratos na infância

Está aberto até dia 25 de Maio um concurso de textos aos alunos do 2º e 3º ciclos de Moimenta da Beira que versem a problemática dos maus-tratos na infância.

Os três melhores e mais consistentes trabalhos, tendo em conta a correcção da escrita, a riqueza do conteúdo e a originalidade do tema e da linguagem serão premiados nas diferentes categorias.

O concurso é organizado pela Câmara Municipal de Moimenta da Beira em colaboração com a Comissão de Protecção de Crianças e jovens no âmbito da comemoração do mês dos Maus-Tratos na Infância.

Mais informações podem ser obtidas nos seguintes contactos: 254 584 065, 254 584 066, 925 200 201 e cpmbeira@cm-moimenta.pt. 

Fonte: CM Moimenta da Beira

«Arqueologia» - LAPA – Caminhos de Fé

Depois de Santar[1], apraz comunicar, no âmbito do projeto “LAPA – Caminhos de Fé”, que segue-se o concelho de Moimenta da Beira na recuperação das antigas rotas/caminhos de romagem àquele que é considerado um dos mais importantes santuários marianos em Portugal: o Santuário de Nossa Senhora da Lapa[2].

Com efeito, em estreita articulação com o Santuário (a quem agradeço este desafio) e com a Câmara Municipal de Moimenta da Beira, manifestamente empenhada no projeto, têm sido identificados antigos caminhos de peregrinação à Lapa, oriundos de vários pontos deste concelho, através de uma investigação criteriosa, metodologicamente apoiada na análise de instrumentos bibliográficos e documentais (merecendo nota a este propósito a amável colaboração da Doutora Ana Nunes, Gestora Turística do Santuário, que tem disponibilizado com prontidão toda a documentação e outras informações solicitadas), cartográficos (de realçar aqui o profissionalismo, no tratamento da informação recolhida, do Engenheiro Florestal da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, Eduardo Seixas, que comigo tem calcorreado quilómetros), no trabalho de campo (contando particularmente com o apoio da Junta de Freguesia de Moimenta da Beira, a qual tem cedido a viatura e um dos seus funcionários para ajudar a fazer o reconhecimento dos caminhos no terreno) e na participação da comunidade em geral, nomeadamente de alguns peregrinos que, com a sua vasta experiência, me têm indicado topónimos e percursos.

Aguarda-se, agora, a divulgação desses caminhos com todo o apoio logístico assegurado por parte das entidades envolvidas.

               
Publicado no Jornal Beirão (82.ª edição)


[1] De destacar aqui o trabalho do Doutor Maia Rodrigues, dinamizador do projeto “LAPA – Caminhos de Fé” e responsável particularmente pela organização da peregrinação “Santar – Lapa”, uma rota renascida em Julho de 2011.
[2] O Santuário de Nossa Senhora da Lapa situa-se na serra com o mesmo nome – Lapa – pertencente à freguesia de Quintela, concelho de Sernancelhe, diocese de Lamego e constitui uma das mais espantosas evidências de litolatria cristianizada.
 Apesar de ter beneficiado do ponto de vista arquitetónico (tendo sido inclusive construído um colégio ao lado), aquando da entrega da sua gestão ao Colégio de Coimbra da Companhia de Jesus (em 1576), este templo remontará pelo menos ao século IX, provavelmente como um cenóbio feminino, tendo sido retomado no século XV (em 1498), altura em que o culto foi oficializado.
Vale a pena dizer que, em tempos, este templo e a Catedral de Santiago de Compostela (Galiza, Espanha) chegaram a ser os dois santuários mais importantes da Península Ibérica. 


Autor: José Carlos Santos

domingo, 29 de abril de 2012

«Desporto» - AF Viseu - Resultados

Divisão de Honra:


Fonte: ZeroZero.pt

«Notícia» - A problemática da Interioridade

"Nós estamos longe de tudo, sobretudo dos cuidados de saúde, mas queremos fazer vida aqui porque o Interior também é Portugal." O desabafo é de Nuno Miguel Carlos, de 31 anos, residente em Penedono, que na semana passada foi pai pela segunda vez. A pequena Sofia nasceu com 2,980 quilogramas no dia 16 de Abril, na maternidade do Hospital de São Teotónio, em Viseu.

O concelho de Penedono é dos exemplos paradigmáticos dos efeitos da desertificação no País. Outrora muito importante na defesa do nacionalismo e na resistência às forças invasoras, devido à sua boa localização geográfica e ao imponente castelo, Penedono conta hoje com pouca população, e a maioria é idosa. Os mais novos saíram, sobretudo para o estrangeiro, à procura de melhores condições de vida.

Nuno Carlos e a esposa Mónica Garcia, de 26 anos, fizeram precisamente o contrário. Ele natural de São João da Pesqueira e ela de Cabaços, Moimenta da Beira, conheceram-se, juntaram-se e foram viver para a vila de Penedono. Em casa alugada, tiveram a primeira filha há três anos - nasceu a Liliana Bernardo. O elenco familiar foi agora reforçado com a chegada da segunda filha. "Sabemos que as coisas não estão fáceis, mas sempre foi meu desejo ter um segundo filho. Não vou mentir, queria que fosse um menino mas Deus não quis. Veio mais uma menina e estou muito feliz", afirmou ao CM Mónica Garcia, enquanto embalava Sofia, sempre muito sorridente e irrequieta com as mãos.

Nuno é madeireiro e Mónica trabalha na agricultura. "Era bom que as pessoas que vivem no Interior tivessem mais apoios", reclama Nuno, que pretende ver as suas filhas "crescer no campo".
Em 2010 foram registados onze bebés em Penedono, liderando a lista dos concelhos onde menos se nasce em Portugal.
 
Fonte: Correio da Manhã

sábado, 28 de abril de 2012

«MoimentaNaNet» - Fotografias

O separador "Fotografias" foi actualizado com algumas das mais belas fotos do nosso concelho.

Divulguem e ajudem a enriquecer a nossa página com fotografias que promovam as "Nossas Terras".
Enviem as vossas fotos para o nosso email ou coloquem na nossa página do Facebook. 






*****(AINDA) RAMALHO EANES À RTP1:

“ACTUAL SITUAÇÃO ECONÓMICA E SOCIAL PODE LEVAR À DISSOLUÇÃO DA UNIÃO EUROPEIA”.
"LIDERAR...É MERECER CONFIANÇA. É MOSTRAR QUE NÃO SE TEM MEDO, QUANDO SE TEM".  
E o que faz Cavaco Silva???
           Alinhando com o actual momento que o país vive, é natural que o jornal DN- (no 2º texto aqui publicado) TENTANDO resumir uma entrevista de quase uma hora de Ramalho Eanes à RTP1 -  apenas tivesse destacado as questões sociais, como se pode ler no anexo partilhado.
           Mas o "resumo" da entrevista ficaria incompleto se não colocassemos em relevo outras ideias interessantes explanadas pelo ex-PR. E aproveitando o balanço da parte final desta notícia do DN, na qual se refere a difícil relação de Eanes com Mário Soares, é necessário precisar que "não tenho estima pessoal...sobretudo depois da publicação do livro de Rui Mateus".
           Eanes recordou as dificuldades sociais e económicas no tempo dos governos de Mário Soares para dizer que, nessas circunstâncias, o PR deve intervir, deve exercer pressão sobre o governo – para que ele governe para o país e não apenas com objectivos eleitorais.
           Transpondo para a actualidade, Eanes (re)afirmou apoiar Cavaco Silva – com quem nunca teve problemas – o qual tem condições para liderar o país em situação de crise. Neste ponto, talvez o ex-PR tenha falhado (a não ser que a “edição” da entrevista “obrigasse” ao corte) ao não precisar se Cavaco Silva tem, de facto, pressionado o governo para evitar o que ele (Eanes) chama de “austeridade de cavalo” que não pode ser levada até ao limite. E acrescentou:- é preciso renegociar com a Troika, perante uma situação de desemprego que é ameaçadora e até indignificante.
           Vendo bem, não me parece que o actual PR tenha vindo a considerar as ideias de Ramalho Eanes que é, aliás, seu Conselheiro de Estado. Basta atentar na fragilidade do seu discurso no dia 25 de Abril na AR. Penso é que, em vez de pressionar, Cavaco Silva tem vindo a transformar-se em porta-voz do governo.
           Seguindo ainda na linha da actual situação, deve realçar-se que Eanes teceu duras críticas à Alemanha e à Chanceler Merkel, a quem acusou de não saber história. E para quem não saiba, convém recordar a presente atitude da Alemanha perante a Grécia, recuando às queixas alemãs no final da 1ª Guerra Mundial – quando os “aliados” vencedores impuseram um draconiano sistema de pagamento dos “custos” da guerra. Foi esse, aliás, um dos motivos que conduziram à 2ª Guerra Mundial.  Ramalho Eanes não precisou se o actual caminho poderá levar a uma nova guerra mundial, mas não hesitou em considerar que poderá conduzir à “dissolução da Europa”!

PRIMEIROS ANOS DA REVOLUÇÃO e o PREC.             
           Já tanto foi dito e escrito sobre o tema, pelo que apenas me interessa reter algumas notas da recente entrevista de Ramalho Eanes à RTP1.
           Primeiro, a “infantilidade” de Otelo que, apesar de ter liderado muito bem as operações do 25 de Abril, terá cometido o erro de avançar, com um “estudo incompleto da situação” – já que havia algumas unidades militares “importantes” ainda sem uma posiçâo definida quanto ao “golpe”.
          Depois, a sua passagem pela RTP, da qual ele pretendia “fazer um meio que dissesse a verdade aos portugueses”. Mas Eanes foi muito criticado na sequência dos acontecimentos do 11 de Março de 1975 – numa altura em que, particularmente no que diz respeito à Informação, “quem controlava a RTP era a ala esquerdista do MFA” que viria a pedir a sua “cabeça” ao 1ºM Vasco Gonçalves. Depois da sua saída, teve a sua casa “vigiada” durante meses (por elementos com ligações ao COPCON e à extrema-esquerda) até que um dia “interpelou” um dos vigilantes pelo pescoço.
          Sobre Costa Gomes, em Novembro desse ano de 1975, Ramalho Eanes afirmou que o antigo general e PR “tinha perdido a noção da realidade portuguesa”. E, por isso, e apesar de manter contactos regulares com o Grupo dos Nove, Costa Gomes “só foi informado das operações do 25 de Novembro no próprio dia”.
          Completando esta ideia, posso recordar e acrescentar que – quando Costa Gomes solicitou ao Emissor Regional do Norte para que assumisse a condução da emissão a nível nacional, já os trabalhadores em serviço nessa tarde de 25 de Novembro haviam decidido cortar a emissão de Lisboa e ficar com emissão própria para toda a região Norte, depois de ter sido informado o Director/Delegado ( major Raimundo) que comunicou a decisão ao brigadeiro Pires Veloso. Depois aderiu o Emissor Regional do Centro (Coimbra) e só muito mais tarde o do Algarve.
          Por último, uma referência à revelação de que a AD gostaria de ter visto Ramalho Eanes a “liderar” ou a patrocinar (mesmo que informalmente...) o projecto acabado de ser formalizado por Sá Carneiro, Freitas do Amaral e Ribeiro Telles. O “não” de Eanes e a teimosia de Sá Carneiro em alterar a CRP – violando as disposições da própria Constituição – levaram à ruptura entre eles. 
AB. Abril 2012.

==========================================
Segundo Texto:

Eanes alerta para aumento "ameaçador" do desemprego
por Lusa26 Abril 2012
O general Ramalho Eanes considera que o aumento do desemprego no país "começa a ser ameaçador" e as medidas de austeridade "estão a destruir a classe média", alertou, numa entrevista à RTP1.
Na entrevista, de cerca de uma hora, transmitida quarta-feira pelo canal público de televisão, o ex-presidente da República, 77 anos, avaliou que "as medidas de austeridade que estão a ser aplicadas pelo Governo são muito violentas" e "agravam as desigualdades sociais".
Apesar de concordar com a necessidade de reformas estruturais no país, Ramalho Eanes considera que deveriam ser tomadas "medidas seletivas" na sua prossecução.
Questionado sobre o que pensa do atual primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, o ex-presidente da República, descreveu-o como "um governante sério, interessado e determinado".
Ainda sobre a situação no país, e a forma como a sociedade portuguesa está a reagir à crise económica, Ramalho Eanes apontou que tem vindo a reparar no trabalho das organizações de solidariedade, e no aumento da sua ação, bem como na maior importância da família.
"O apoio das famílias tem sido muito importante, mas mesmo assim há muitos portugueses que estão a desistir do país e a emigrar", lamentou.
Presidente por dois mandatos a seguir à Revolução de 1974 - venceu as eleições presidenciais em 1976 e 1980 - António Ramalho Eanes recordou, na entrevista, muitos dos momentos conturbados do período pós-revolucionário.
Ramalho Eanes encontrava-se em serviço militar em Angola quando se deu a Revolução de 25 de Abril, aderiu ao Movimento das Forças Armadas e regressou a Portugal, onde chegou a ser diretor de programas e presidente do conselho de administração da RTP até março de 1975.
Sobre o 25 de Abril, comentou que esse episódio da História de Portugal, "foi sobretudo a assunção das Forças Armadas da sua responsabilidade nacional em restituir a liberdade aos portugueses para dirigirem o seu destino".
Falando sobre várias figuras militares e políticas, considerou que Otelo Saraiva de Carvalho "liderou muito bem o 25 de abril", mas, nalguns momentos, "foi infantil".
Sobre o histórico socialista e também ex-presidente da República Mário Sores, Eanes disse: "Tenho uma grande consideração por Mário Soares enquanto batalhador pela democracia, mas não tenho estima nenhuma por ele".
Diário de Notícias, online.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

«25 Abril» - Ex-autarcas lembrados no 25 de Abril

O tributo aos antigos presidentes de Câmara, Assembleia Municipal e Junta de Freguesia do concelho, eleitos em democracia e ainda vivos, foi o ponto alto das comemorações do 25 de Abril promovidas pela autarquia. Uma homenagem assim nunca tinha acontecido.

No medalhão que cada um dos antigos eleitos recebeu, ficou expressa a gratidão pelo valoroso trabalho que desempenharam em prol das suas comunidades. Isso mesmo foi relevado em todos os discursos ouvidos na cerimónia. E foram muitos. “Exerceram sempre um papel insubstituível”, enfatizou em nome de todos os edis de freguesia, Felisberto Lima.

E apesar da crise que o país vive, o dia foi de festa e de preito ao Poder Local. O presidente da autarquia, José Eduardo Ferreira, fez o elogio e aproveitou para condenar o anúncio de mais medidas de austeridade, atacando ainda o projecto de extinção de freguesias. “É um erro”, sublinhou o edil. Os antigos presidentes de câmara, Manuel Ferreira Pinto, Alexandre Gomes Cardia e José Agostinho Correia comungaram do protesto. Alcides Sarmento, actual presidente da Assembleia Municipal, fez o mesmo, mas alargando o discurso com alertas para os ideais e as conquistas de Abril “que estão agora a ser postos em causa”.

José Afonso, cantor de Abril, foi outro dos homenageados. Uma comunicação de Carlos Caixas lida pelo vice-presidente do executivo, Francisco Cardia, recordou a poesia, as letras de contestação e a música do canta-autor.

O dia que assinalou os 38 anos do 25 de Abril de 1974 começou logo de manhã com um passeio de cicloturistas promovido pelo “Pedaladas, Clube de Cicloturismo de Moimenta da Beira”. Depois, prosseguiu com o içar das bandeiras ao som do hino nacional e com guarda de honra pelos Bombeiros Voluntários. Seguiu a deposição de flores no monumento ao Dia da Liberdade e a sessão de solene. As comemorações encerraram com o almoço no Centro de Dia e Bem-Estar da Paróquia de Sever. 

Fonte: CM Moimenta da Beira




Tenho a plena consciência de que, apesar de já terem passado 38 anos, a grande maioria dos portugueses não sabe o poder que este homem teve na mão, prescindindo dele em favor de um país democrático. Não foi ingénuo, teve coragem e assumiu riscos. Honra e ética fizeram dele um símbolo. Infelizmente, esses valores e essa "história" não foram depois (propositadamente????) divulgados/ensinados/partilhados nas escolas e nas universidades deste país. Que a sua generosidade brilhe e ilumine os portugueses, de novo à beira do abismo! Com estas palavras sobre Salgueiro Maia, honro e homenageio todos os verdadeiros militares de Abril. E que hoje, já noutra condição, têm o direito de - livremente - usar a liberdade que ajudaram a conquistar. Mesmo desagradando ao poder "estabelecido" ou "instalado"! Mesmo desagradando a falsos moralistas, quer sejam políticos, quer sejam jornalistas.
AB.

quarta-feira, 25 de abril de 2012


O CAROCHA DA MEIA NOITE !!!


OS SENTIDOS DO 25 DE ABRIL... ou crime de alta traição!


***** Primeiro foi o sentido branco da Primavera, correspondente à pureza ingénua dos jovens capitães, desejosos de pôr fim a uma guerra de guerrilha interminável.
***** Depois foi o sentido vermelho ideológico, de Leste carregado – o aproveitamento “enquadrado” das organizadas estruturas da Guerra-Fria.
***** Pelo meio um sentido amarelo de aviso Outonal para repor os ideais do sonho – dos sonhos!
***** Ainda um sentido verde de esperança, próprio do rasgo, da vontade, da atitude de quem começa um caminho novo.
***** Finalmente o sentido azul “obrigatório” da adesão à CEE – o único que “oferecia” sustentabilidade para um futuro democrático e em liberdade.
Mas, como em tudo na vida, também as regras de trânsito são violadas. Os limites de velocidade, os sentidos proibidos, os sinais de informação.
***** E porque virámos as costas ao Mar...ficámos a perder! As frotas mercante e pesqueira – sobretudo esta – fizeram-se ao largo e afundaram. A primeira perda de soberania, por acatarmos, sem discussão, as ordens de outros – particularmente os mais interessados no nosso fracasso. A agricultura secou, seguindo o mesmo caminho.
***** Ao “centro” da Europa, que sempre nos rejeitou, interessava construir neste ocidente do Ocidente uma plataforma logística, de serviços.
E foi dinheiro atrás de dinheiro. Engordar os ricos (banqueiros e outros da alta finança) e aumentar o peso “ilusório” da classe média.
***** No fundo, ficarmos desreguladamente globalizados! O mesmo é dizer...dependentes daqueles que, soprando levemente nas asas de uma borboleta na Amazónia, conseguem provocar um tsunami no Japão.
E, assim, somos hoje confrontados com um sentido obrigatório de contornar as inúmeras rotundas que se espalham pelo país. De tanto contornar ficámos tontos, e o trânsito ficou completamente interrompido. Instalou-se o caos quase absoluto, e não sei se haverá sentidos que possam indicar a necessária inversão de marcha.
***** Como sempre, não deixou de haver alguns profetas a dizer : - o caminho é por ali! E muitos acreditaram. E agora, perante a desgraça anestesiante, são incapazes de perceber caminhos alternativos. Que não passem pela desgraça dos que menos podem ou daqueles que não podem fugir à sanha assassina de um Estado que não é de bem. Empobrecer a razão de ser da Nação e do Estado – as pessoas – é um crime de alta traição.
***** Pagarem por ele deve ser um desígno nacional. E se a Nação e o Estado – as pessoas – não forem capazes de, democratica e urgentemente, tomarem o seu lugar na História, então...só mesmo a via revolucionária. Qualquer que ela seja e como seja entendida!
AB. Abril de 2012.  

«Divulgação» - V BTT Demo com passeio pedestre (cartaz)

Abriram no dia 13 de Fevereiro as inscrições para a 5ª edição do passeio “BTT Demo”, uma iniciativa do “Pedaladas, Clube de Cicloturismo de Moimenta da Beira” que se realizará no dia 29 de Abril. Este ano a novidade é a inclusão de um passeio pedestre no evento que conta também com uma maratona com 65km, uma meia-maratona com 44km e um passeio com 27km.

As provas não são de cariz competitivo, no entanto todos os atletas terão de realizar o percurso escolhido num tempo máximo de cinco horas e os primeiros classificados da maratona e da meia maratona receberão prémios simbólicos.

A organização vai também lançar um equipamento alusivo ao evento (jersey e calção) que ficará disponível para quem o quiser adquirir.

As inscrições estão limitadas a 400 participantes. Os preços vão desde os oito euros para os participantes nas provas de BTT e os dois euros para quem se associe ao passeio pedestre. Para mais informações sobre o regulamento do evento consultar o sítio na internet:  http://clubepedaladas.blogspot.com/ 

Fonte: CM Moimenta da Beira


terça-feira, 24 de abril de 2012

«Divulgação» - Seminário: Luta contra o alcoolismo

É o primeiro seminário que em Moimenta da Beira aborda descomplexadamente o alcoolismo e as suas repercussões no homem, na família e na sociedade, como a violência doméstica e os efeitos nefastos ao nível da saúde. Médicos, enfermeiros, psicólogos e até um juiz de Direito e um militar da GNR são convidados a falar e a reflectir. Há palestras e debates.

O evento realiza-se dia 4 de Maio durante todo o dia no edifício da escola secundária da vila e é promovido pelo Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira, onde já funciona há anos um projecto pioneiro promotor de saúde de enorme sucesso coordenado por Ondina Freixo, professora da escola.

A sessão de abertura do seminário está marcada para as 9h15 com o presidente da autarquia, José Eduardo Ferreira, e o director do Agrupamento de Escolas, Alcides Sarmento. E o encerramento às 18h00, com o “Demo de Honra” na Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro.

Um dos painéis do período da manhã (“Alcoolismo e violência doméstica”) tem como orador Armando Leandro, presidente da Comissão Nacional de Protecção das Crianças e Jovens em Risco, e moderadora Elza Pais, ex-secretário de estado da Igualdade e actual deputada e coordenadora do Grupo de trabalho do Álcool e Toxicodependência no âmbito da Comissão de Saúde da Assembleia da República. 

 (clique na imagem para ampliar)

Fonte: CM Moimenta da Beira

«Divulgação» - Recolha de manuais escolares


O Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira está a organizar uma recolha de manuais escolares usados do 1º ao 12º ano. O objectivo é disponibilizar, a quem o solicite, o acesso aos livros no início do próximo ano escolar.

Com esta iniciativa o agrupamento de escolas pretende combater o desperdício, reutilizando os manuais em benefício da comunidade escolar e do ambiente, aliviando também a escola economicamente.

A entrega dos manuais dura até dia 15 de Julho e pode ser feita nas escolas do 1º ciclo, nas bibliotecas escolares, na biblioteca municipal e na câmara municipal. Depois de recolhidos, será criada uma base de dados onde todos os livros recebidos ficarão referenciados e a partir daí serão disponibilizados a todos os alunos que precisem deles e os solicitem. 

Fonte: CM Moimenta da Beira

«Divulgação» - Campanha de recolha de bens usados

Ajude, participe, seja ainda mais solidário! A Câmara Municipal de Moimenta da Beira tem em curso uma campanha de recolha de móveis e de electrodomésticos em segunda mão, destinada a famílias carenciadas do concelho. São cerca de centena e meia de agregados sinalizados pela Rede Social que a autarquia tem acompanhado com regularidade. Famílias que vivem e sentem como nunca um grau crescente de dificuldade no acesso a estes bens básicos.

Camas, colchões, roupeiros, mesas, sofás, fogões ou frigoríficos podem ser doados. Os promotores agradecem muito. E as famílias agradecem ainda mais. O material ofertado deve estar em bom (ou aceitável) estado de conservação para poder depois ser utilizado pelos beneficiários.

Um dos pontos de recolha e entrega dos bens oferecidos é a Câmara Municipal, cujos serviços estão também disponíveis para ir a casa dos munícipes carregar o material de difícil transporte.

Além da componente solidária, a iniciativa tem também uma vertente ambiental uma vez que promove a reutilização dos materiais recolhidos. 

Fonte: CM Moimenta da Beira

segunda-feira, 23 de abril de 2012

«Divulgação» - Comemorações do 25 de Abril


São vários momentos a celebrar a Revolução dos Cravos e um dos seus ícones, Zeca Afonso, desaparecido há 25 anos. A exultação começa na véspera do feriado, a 24 de Abril, com uma noite de Fados de Coimbra (21h30) no Auditório Municipal Padre Bento da Guia. Sobe ao palco o grupo o sexteto “Brisa Beirã”, com José Figueiredo e Tiago Santos na Guitarra de Coimbra, Zéni Abreu e Francisco Oliveira na viola de Fado de Coimbra e Fernando Magueta e Paulo Pires na voz. A entrada é livre.

No Dia da Liberdade, 25 de Abril, a autarquia comemora a efeméride e a voz maior de José Afonso. As celebrações têm início às 9h00 com a abertura da exposição “Coimbra 69” ao som de música de intervenção do poeta cantor. Tudo no átrio dos Paços do Concelho.

Depois, a partir das 9h30, o Pedaladas - Clube de Cicloturismo mete-se à estrada para o Passeio do 25 de Abril. A partida é em frente à Câmara Municipal.

Finalmente, o louvor à Liberdade acontece no Salão Nobre. Haverá içar das bandeiras (11h00) e hino nacional com guarda de honra dos Bombeiros Voluntários; sessão solene pela Assembleia Municipal (11h30); e comunicações de evocação a José Afonso.



Fonte: CM Moimenta da Beira

domingo, 22 de abril de 2012

«Desporto» - AF Viseu - Resultados

Divisão de honra:


1ª Divisão:

CDR termina campeonato com um empate. 
4º lugar é a classificação final.


Fonte: ZeroZero.pt

«Divulgação» - Torneio de Futsal S.João 2012

(Clique na imagem para ampliar)

quinta-feira, 19 de abril de 2012

«Notícia» - Vinhos e espumantes no Brasil

A marca de vinhos e espumantes “Terras do Demo”, da Cooperativa Agrícola do Távora, volta a marcar presença na Expovinis, a maior feira de vinhos da América do Sul, que se realiza já na próxima semana, 24, 25 e 26 de Abril, na cidade de S. Paulo, Brasil, a capital financeira do ‘gigante’ sul americano.

É uma nova campanha de internacionalização dos vinhos e espumantes de Moimenta da Beira, que uma vez mais tentam alargar e diversificar o seu mercado de negócio.

A Expovinis é uma feira especialmente visitada por homens de negócio de perfil altamente qualificado, formadores de opinião e operadores de meios de comunicação social que procuram as novidades e o que de mais moderno existe no mundo dos vinhos.

Fonte: CM Moimenta da Beira

terça-feira, 17 de abril de 2012

«Romarias» - Romaria a Nossa Senhora da Saúde

É a primeira romaria de 2012. Vai juntar no próximo domingo, 22 de Abril, centena e meia de romeiros que farão o percurso a pé entre Moimenta da Beira e o santuário de Nossa Senhora da Saúde, em Fonte Arcada, Sernancelhe, que nesse dia está em festa.

São cerca de 15 quilómetros por estradas e trilhos antigos. Tudo em salutar convívio.

A partida está prevista para as 8 horas da manhã, no Terreiro das Freiras, e a chegada esperada para o meio-dia.

A segunda romaria do ano será a do S. Torcato, em Cabaços, 15 dias depois, e a terceira a da Nossa Senhora da Lapa, em Julho.

A tradição das romarias em Moimenta da Beira foi retomada em 1995 e cumprem-se, desde então, entre três a quatro por ano. 

Fonte: CM Moimenta da Beira

«Divulgação» - Mais de 300 viaturas em prova TT


Realiza-se este domingo, 22 de Abril, o VI Passeio TT (Todo-o-Terreno) Serra de Leomil, um dos maiores passeios mistos a nível nacional, que também já ganhou reconhecimento além fronteiras.

Mais de três centenas de motos e jipes vão calcorrear no total 165km de escarpas e encostas acentuadas, dos quais 70km são para a prova de quatro rodas e 95km para as motos.
Quanto aos participantes, quase meio milhar, vêm de todo o país. Alguns chegam também da Europa, nomeadamente Suíça, Inglaterra e França.

A prova, organizada pela secção motorizada do Clube Desportivo de Leomil, decorre entre as 9h00 e as 19h00, com intervalo para almoço, e tem como pista os concelhos de Moimenta da Beira, Tabuaço e Sernancelhe.

O percurso engloba a Serra de Leomil, a Serra da Lapa e alguns percursos pela Região Demarcada do Douro, tendo assim como cenário algumas das mais belas paisagens naturais do nosso país.
A prova está inclusivamente sinalizada pela Federação Portuguesa de Todo o Terreno Turístico, fazendo parte do calendário nacional da modalidade.

Fonte: CM Moimenta da Beira

domingo, 15 de abril de 2012

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Jornal Beirão - «1ª Página» - 82ª Edição

(Clique na imagem para ampliar)

«Divulgação» - Um retrato da crise académica de 69


A greve aos exames, o luto académico, as assembleias magnas ou o jogo da final da Taça de Portugal, está tudo em 38 painéis expostos no átrio dos Paços do Concelho, até ao final deste mês de Abril. São dezenas de fotografias e documentos da crise académica de 1969. 

“Coimbra 69” é o nome da exposição que ilustra esse momento que deixou uma marca na história nacional.

Naquele ano os estudantes ousaram pedir a liberdade, soltando as amarras do silêncio e da repressão. São esses instantes de luta e manifestação contra a guerra, a ditadura e o sistema educativo caduco que as fotografias documentam, a par de inúmeras réplicas de documentos onde se apela à mobilização ou, por outro lado, onde se lêem processos disciplinares e deliberações da PIDE. 

Fonte: CM Moimenta da Beira