terça-feira, 31 de março de 2015

«Cultura» - Livros em cabeleireiras, em cafés, em clínicas…

Livros nos locais mais improváveis, à mão de quem os quiser ler, em cafés, pastelarias, cabeleireiras, clínicas, barbeiros, salões de chá e até num hotel. Ao todo, 40 espaços públicos no concelho de Moimenta da Beira. Dez livros por cada estabelecimento, 400 no total, disponíveis durante o mês de abril.

“Abril leituras mil” é o nome da campanha de promoção da leitura, aguerrida e original, promovida pela autarquia, através da Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro, que visa assinalar o Dia Internacional do Livro Infantil, que se comemora a 2 de abril, e ainda o Dia Internacional do Livro e do Direito de Autor, que se celebra a 23 do mesmo mês.

“É uma forma bonita e útil de promovermos a leitura, de a tornarmos acessível a toda a gente, gente de todos os estratos sociais”, explica José Eduardo Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira.

O Dia Internacional do Livro Infantil começou por ser assinalado por iniciativa do Conselho Internacional sobre Literatura para os Jovens (IBBY), que em Portugal é representada pela Associação Portuguesa para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil (APPLIJ). O IBBY criou o Dia Internacional do Livro Infantil em 1967, para homenagear o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, (autor de algumas das histórias para crianças mais lidas em todo o mundo), cujo aniversário do nascimento é celebrado a 2 de abril.

Já o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor (também chamado de Dia Mundial do Livro) é um evento organizado pela UNESCO para promover o prazer da leitura, a publicação de livros e a protecção dos direitos autorais. O dia foi criado na XXVIII Conferência Geral da UNESCO que ocorreu entre 25 de Outubro e 16 de Novembro de 1995. A data de 23 de Abril foi escolhida porque neste dia do ano de 1616 morreram Miguel de Cervantes, William Shakespeare e Garcilaso de la Vega. Para além disso, nesta data, mas noutros anos, também nasceram ou morreram outros escritores importantes como Maurice Druon, Vladimir Nabokov, Josep Pla e Manuel Mejía Vallejo.

Locais onde há livros disponíveis:

Clínica Dentária Dr. Paulo Salvador
Lina Cabeleireiros
Igor Cabeleireiros
Centro de Saúde
Cemert
Clínica do Demo
Policlínica S. Bento
Pastelaria Mel e Can ela
Pastelaria Biju
Pastelaria “O Tó”
Salão de Chá “A Praceta”
Clínica Dentária Tabolado/Drª. Gisela
Multiclínica
Hotel Verdeal
Pastelaria “Detalhes de Sonho”
Salão de Chá “Madrilena”
Dentista “Dr. Eduardo”
Neide Cabeleireiros
Pastelaria “Açucarinha”
Cabeleireira D. Fernanda
Pastelaria “Padoce - Vila”
Pastelaria “Padoce – Escola”
Pastelaria Martins
Torre Eiffel
Lindalva Cabeleireiros
Miguel Cabeleireiros
Cabeleireira Marisa
Cabeleireira Cândida
Cabeleireira
Unique Cabeireiros
Ana Pais Cabeleireiros
Pastelaria Farol
Pastelaria “Plaza”
Serviço de Urgência Básica
Cabeleireira Fátima Criação 3 (Vila da Rua)
Cabeleireira Maria de Lurdes Cardoso (Paçô)
Salão Olga (Leomil)
Panificação e Pastelaria (Leomil)
Cabeleireira Magda (Alvite)
Fonte: CMMB

«Divulgação» - Revisão do PDM: período de discussão pública

O Município de Moimenta da Beira tem em curso o processo de Revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), encontrando-se, neste momento, a decorrer o “período de discussão pública”. Trata-se de um instrumento de ordenamento do seu território, que visa um desenvolvimento económico, social e cultural harmonioso do seu espaço territorial.


Para que possa consultar os elementos em análise e, eventualmente, apresentar as suas reclamações, observações, sugestões ou pedidos de esclarecimentos, aceda a http://www.cm-moimenta.pt/, barra “Áreas de Actividade” e menu “Planeamento e Ordenamento do Território”.
Fonte: CMMB

«Páscoa 2015» - Encenação da Paixão de Cristo, em Leomil, inspirada no filme de Mel Gibson

A paróquia de Leomil, Moimenta da Beira, prepara anualmente uma encenação épica e ao vivo da Paixão de Cristo, que sai à rua na sexta-feira santa, 3 de abril, às 21 horas. O espectáculo de representação da Via Sacra contará com cerca de meia centena de figurantes, vestidos a rigor, que vão percorrer e interpretar as catorze estações com o realismo da época (autenticidade bíblica) e alguma inspiração no filme de Mel Gibson, estreado há uma década.

O cortejo partirá da Igreja Matriz e incluirá as cenas bíblicas das acusações a Cristo, o Julgamento, as flagelações… e a Crucificação no Calvário. Será o retrato das últimas 12
horas de vida de Jesus Cristo, desde a oração no Monte das Oliveiras, após a última Ceia, até à decisão da multidão, que prefere a liberdade de Barrabás e a condenação de Jesus.

Por “Via Sacra” ou o “caminho da Cruz” entende-se um exercício de piedade segundo o qual os fiéis percorrem mentalmente com Cristo o caminho que o levou do Pretório de Pilatos até o monte Calvário. Compreende todas as estações ou etapas, cada uma das quais apresentando uma cena da Paixão a ser meditada pelo discípulo de Cristo.
Fonte: CMMB

domingo, 29 de março de 2015

«Desporto» - Resultados

Campeonato Nacional de Séniores:


1ª Divisão AF Viseu, Zona Norte:
Fonte: ZeroZero.pt

quinta-feira, 26 de março de 2015

«Páscoa 2015» - Semana Santa e Páscoa em Moimenta da Beira

A Semana Santa em Moimenta da Beira começa este sábado, 28 de março, com a Missa Vespertina e a Bênção dos Ramos no adro da Igreja Matriz. Prossegue no domingo, “Domingo de Ramos”, com procissão e missa, e durante a Semana Santa, destaque para a Via Sacra, sexta-feira, 3 de abril, com início às 18 horas; para a Vigília Pascal no sábado, 4 de abril (22 horas); e para o domingo de Páscoa, último dia, com a Procissão da Ressurreição (à volta da igreja), às 10h45, seg uida da missa, às 11 horas e por fim a Visita Pascal.
 (clique na imagem para ampliar)
Fonte: CMMB

«Divulgação» - Trutas de escabeche do rio Paiva e bolo de maçã

É a ementa deste fim-de-semana, 27, 28 e 29 de março, de quatro restaurantes de Moimenta da Beira que aderiram aos “Fins-de-Semana Gastronómicos”, iniciativa promovida pela região de turismo “Porto e Norte de Portugal”, com o apoio da autarquia. São eles: “Estrela do Demo” e “Prato Dourado”, ambos na sede de concelho; e “Moinhos da Tia Antoninha”, em Leomil, e “Quinta do Melião”, em Arcas, Sever.

Durante os três dias, o programa inclui, para quem desejar, visitas gratuitas à Fundação Aquilino Ribeiro e ao Museu de Alvite. E para quem quiser pernoitar, sete casas de turismo de habitação do concelho fazem descontos de 10% a 15%. São elas: “Casa da Legião”, em Sarzedo, “Casa do Calvário” e “Casa do Monge”, em Sever, “Moinhos da Tia Antoninha”, em Leomil, “Quinta da Regada do Moinho”, em Segões, “Quinta Sul América”, na estrada para Castelo, e o “Solar dos Correias Alves”, na sede de município.

O rio Paiva, de onde são as saborosas trutas, nasce a 1000 metros de altitude, no planalto da Nave, freguesia de Peravelha, Moimenta da Beira. Está incluído em território da Rede Natura 2000 e tem aproximadamente 110 km de extensão. Desagua em Castelo de Paiva, na margem esquerda do rio Douro.
Fonte: CMMB

«Páscos 2015» - Mini Férias Desportivas da Páscoa

Têm sido uma animação permanente. As mini férias desportivas da Pascoa, em Moimenta da Beira, que começaram há dois dias, terminam hoje, quarta-feira, 25 de março, na Quinta do Ribeiro, espaço onde se desenvolvem duas actividades: caça ao tesouro e atelier de cozinha.

No primeiro e no segundo dia, 23 e 24 de março, os 50 jovens inscritos (dos 6 aos 17 anos) participaram em jogos lúdicos e desportivos, foram ao cinema e estiveram no pavilhão municipal a jogar e a aprender técnicas de voleibol (Gira-Vólei), uma iniciativa promovida com o apoio da Associação de Voleibol de Viseu, que contou com a presença do presidente da Associação de Voleibol de Viseu e de três técnicos que dinamizaram a acção com os técnicos de desporto da autarquia.

As mini férias desportivas da Páscoa são organizadas pela Câmara Municipal de Moimenta da Beira e contam com o apoio do Agrupamento de Escolas e da Escola Profissional.
Fonte: CMMB

quarta-feira, 25 de março de 2015

«Divulgação» - Concerto da Páscoa no convento, domingo

Uma orquestra sinfónica e de sopros, um orfeão e uma centena de executantes exímios. É o concerto que celebra a Páscoa e que se realiza este domingo, 29 de março, às 17h30, no Convento Beneditino de Nossa Senhora da Purificação, localizado no miolo mais histórico da vila de Moimenta da Beira. A entrada é livre.

Cláudio Ferreira é o maestro da Orquestra Sinfónica e de Sopros, da Academia de Música Rodrigues Silveiro, e Paulo Neto maestro do Orfeão de Águeda.

O evento, organizado pela Câmara Municipal de Moimenta da Beira e pela Academia de Música da Fundação Rodrigues Silveira, conta com o apoio da Junta de Freguesia e da Paróquia de Moimenta da Beira e ainda da Escola Profissional. 
 Fonte:  CMMB

«Divulgação» - Lurdes Jóia, de Castelo, publica romance

“O Universo do Amor” é o primeiro romance de Lurdes Jóia, nascida em Castelo, uma aldeia de Moimenta da Beira. O livro, com a chancela da “Speye Editores”, é lançado este sábado, 28 de março, às 15 horas, na Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro, em Moimenta da Beira. A entrada é livre. 
 
A autora passou toda a sua infância e adolescência em Castelo. Estudou na Escola Secundária de Moimenta da Beira onde, em 1987, ganhou um concurso de poesia. Algum tempo depois conquista o concurso a ‘Lenda de Nossa Senhora da Conceição’. 

Desde muito nova que Lurdes tem o gosto pela escrita, mas as suas poesias e contos ficaram guardados no fundo de uma gaveta durante anos. 

Em Braga, para onde foi estudar, entre os estudos e o trabalho, o sonho de ser escritora continuou adiado, ficou esquecido. Em 2012 decidiu pegar nas suas obras e escreveu um livro sobre a sua aldeia, mas não o publicou. É então que em 2013 começou a escrever este seu primeiro romance, que finalmente edita.
Ama a leitura, mas a sua alma é a escrita.

 Fonte: Local.pt

terça-feira, 24 de março de 2015

«Evento» - II Torneio de Malha - Páscoa 2015

Na 6a Feira Santa, no estádio do Matão.

Organização: Núcleo Desportivo e Cultural dos Bombeiros Voluntários de Moimenta da Beira


segunda-feira, 23 de março de 2015

«Desporto» - Alvite regressa à Divisão de Honra

O Alvite é a primeira equipa a conseguir garantir a subida à Divisão de Honra, os líderes da 1ª Divisão Zona Norte venceram ontem o Parada por 6-0 e garantiram o 1º lugar.
Com dois jogos por disputar o Alvite soma mais quatro pontos que o 2º classificado Arguedeira, que apenas fará mais um jogo, uma vez que folga na última jornada.

Depois de assegurada a subida de divisão resta agora esperar para conhecer o vencedor da Zona Sul, com quem irá disputar o título de Campeão da 1ª Divisão.
 Fonte: SportViseu

«Divulgação» - Dia Mundial da Árvore

Deslocaram-se de todo o concelho, sexta-feira passada, 20 de março, e foram celebrar, de véspera, o Dia Mundial da Árvore à sede do município, plantando cerca de 80 carvalhos em terrenos vizinhos do estádio de futebol de Moimenta da Beira. Ao todo foram cerca de 600 crianças do pré-escolar e das escolas do 1º ciclo. 

Foi uma manhã de festa. Primeiro, dando vida às árvores, plantando e regando-as, e depois confraternizando no relvado do estádio, ao som de música ambiente, ‘construindo’ e formando ali, colectivamente, a “Árvore dos Sonhos”, de troncos amarelos e copas de mil cores, tantas quantas as cores dos trajes envergados pelas crianças. No fim, houve lanche para todos, servido nas bancadas.
A organização foi da Câmara Municipal e do Agrupamento de Escolas, que tiveram a colaboração dos Bombeiros Voluntários, da Cooperativa Agrícola do Távora, da Associação “Lobos Uiva m”, da AMAI, da Associação de Pais e Encarregados de Educação e da Junta de Freguesia de Moimenta da Beira. 
 Fonte: CMMB

«Desporto» - Jogos do CDR





sexta-feira, 20 de março de 2015

«Divulgação» - Vamos ‘tricotar’ a favor dos idosos e entrar no Guiness

Moimenta da Beira vai juntar-se à campanha nacional “Tricota esta Ideia!”, que visa sensibilizar a população para os direitos dos idosos e que pretende alertar a sociedade portuguesa e os agentes políticos para o aumento dos abusos físicos, psíquicos e emocionais que muitos idosos são vítimas.

A acção tem como objectivos primordiais alertar para o aumento dos maus tratos aquela camada da população portuguesa e sensibilizar para os seus direitos e para o enquadramento legal que promova as comissões de protecção ao idoso e à pessoa com demência.

A  iniciativa é dinamizada pelo projecto “Juntos Por Mais”, que começou a ser desenvolvido em parceria entre 40 instituições do concelho de Oeiras, contando já com 1225 quadrados, provenientes de 70 instituições e cerca de 100 particulares, vindos de todo o país, incluindo ilhas. A  manta tem já 40 metros de comprimento por 3,5 metros de largura.

Assim, é pretensão da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, através do Gabinete da Cultura/Biblioteca, desafiar todas as instituições, escolas, empresas e particulares do concelho a contribuírem com um ou mais quadrados em tricô, lã, de ponto e cor livre, de tamanho 30 x 30 cm, unidos depois à manta gigante, para em outubro deste ano, data prevista para o fim da iniciativa, se candidatar ao Guiness World Book of Records com a Maior Manta do Mundo, criada por um país inteiro.

Solicita-se por isso a to dos os interessados que se inscrevam para participar na iniciativa através do email: biblioteca@cm-moimenta.pt ou para o telefone: 254 520 080, indicando o nome, localidade e o número de quadrados com que pretende participar. A entrega dos quadrados terá de ser feita na Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro até ao dia 31 de agosto de 2015.

Em resumo, esta manta revelará a vontade que a sociedade portuguesa tem em promover os direitos dos idosos e em alertar para os maus tratos e para a urgência na criação da comissão de protecção ao idoso. E para a necessidade do enquadramento legal para a demência.
Fonte: CMMB

Divulgação - Revisitar a “Geografia Sentimental” de Aquilino Ribeiro

Moimenta da Beira, Vila Nova de Paiva, Ferreira de Aves e Lapa. Roteiro de uma viagem que refaz o percurso que Aquilino Ribeiro traça no livro “Geografia Sentimental”, com leituras e dramatizações pelo Clube de Leitura da Biblioteca Escolar de Moimenta da Beira, este sábado, 21 de março, a partir das 9h30. Tudo no âmbito das Jornadas Literárias “Ler (n)o Douro/Ler (n)as Terras do Demo”. A participação é aberta ao público.

A viagem parte de Moimenta da Beira, rumo a Vila Nova de Paiva, a antiga Barrelas, onde haverá visita a cantos e recantos. Depois, Ferreira de Aves, já no concelho de Sátão, para apreciar o Convento da Fraga (século XVIII), onde Frei Joaquim de Santa Rosa de Viterbo viveu os últimos anos, vindo aqui a falecer. Ainda de manhã, paragem na Lapa com visita demorada ao Santuário e ao Colégio (Aquilino Ribeiro estudou aqui). Já depois de almoço, a viagem prossegue para a Soutosa de Aquilino. Na Fundação com o nome do escritor, haverá sessão de apresentação de trabalhos realizados no âmbito do curso de formação “Biblioteca Escolar e trabalho colaborativo para as Jornadas Literárias Ler (no) Douro”. E no fim, para encerrar a viagem, um Demo de honra e merenda aquiliniana.

O projecto das Jornadas Literárias Ler (no) Douro, da iniciativa da Coordenação Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares (concelhos de Armamar, Baião, Lamego, Moimenta da Beira, Penedono, Resende, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço e Tarouca), é desenvolvido colaborativamente pelas Bibliotecas Escolares e os docentes dos Agrupamentos com o apoio das Câmaras e Bibliotecas Municipais, dos Centros de Formação de Associação de Escolas, da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares/Direção de Serviços da Região Norte, da Direção Regional da Cultura do Norte e de outros parceiros a nível local.

quarta-feira, 18 de março de 2015

terça-feira, 17 de março de 2015

«1ª Página» - Jornal Terras do Demo

(clique na imagem para ampliar)

«Notícia» - Deputados visitam Moimenta da Beira

José Junqueiro e Acácio Pinto, deputados da Assembleia da República eleitos pelo círculo de Viseu, estiveram esta segunda-feira, 16 de março, de visita a Moimenta da Beira. Foram recebidos, nos Paços do Concelho, pelo presidente da autarquia, José Eduardo Ferreira, que os levou depois a conhecer dois dos maiores investimentos actualmente em curso no concelho: as obras de ampliação do Parque Industrial e a construção da circular rodoviária que ligará o parque à EN226 e ao Pólo Empresarial da Portela, em Leomil, investimentos que custarão cerca de três milhões de euros.

Ainda no parque industrial, e já com a presença do presidente da Assembleia Municipal, Alcides Sarmento, os deputados visitaram também um dos grandes entrepostos de maçã do país, a “Desfruta – Comércio de Frutas, Ldª”, uma estrutura moderna, tecnologicamente de ponta, com meios e instrumentos robotizados num edifício acabado de construir, que custou 6,5 milhões de euros.

A visita de José Junqueiro e Acácio Pinto terminou na sede do agrupamento de escolas de Moimenta da Beira, com enfoque no seu Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional (CQEP) criado o ano passado, e que se destina a todos os que procuram uma qualificação tendo em vista o prosseguimento de estudos e/ou uma transição/reconversão para o mercado de trabalho. É um centro que se encontra igualmente vocacionado para dar resposta aos cidadãos com deficiência e incapacidade, com o intuito de assegurar a sua integração na vida activa e profissional.
Fonte: CMMB

«Divulgação» - Poesia dependurada em árvores

Poemas dependurados em árvores, para serem lidos em Moimenta da Beira, este sábado e domingo, 21 e 22 de março, Dia Mundial da Poesia, da Árvore e da Floresta, e Dia Mundial da Água.

Poesia suspensa em troncos de árvores frondosas, de copa grande ou de copa pequena. Poesia de autores vários, locais e nacionais, contemporâneos, modernos e menos modernos, para serem lidos individualmente ou em grupos de pessoas que deambulem pelos sítios poéticos de árvores que dão sombra ao corpo e aconchego à alma.

Ao todo são sete, em três freguesias do concelho. Na vila, sede do município, a poesia vai estar pendida nos ramos e nos troncos das árvores dos largos do Tabolado e das Tílias, e no Terreiro das Freiras, o espaço mais nobre e histórico de Moimenta da Beira. Depois, em Soutosa, terra de Aquilino Ribeiro, nas árvores que o mestre plantou há mais de meio século, em frente à casa onde viveu e que é hoje sede da sua Fundação. Ainda na Soutosa aquiliniana, no largo em frente à matriz e no parque do Senhor da Aflição.

Finalmente, na Quinta do Ribeiro, freguesia de Rua, nos terrenos verdejantes que circundam a Escola Profissional de Moimenta da Beira.

A iniciativa é da Associação Cultural e Recreativa de Soutosa e da Fundação Aquilino Ribeiro, em colaboração com a escola profissional e a União das Freguesias de Peva e Segões e com o apoio da Câmara Municipal de Moimenta da Beira. 
Fonte: CMMB

domingo, 15 de março de 2015

«Desporto» - Jorge Febras deixa CDR Moimenta da Beira

O CDR Moimenta da Beira anunciou esta noite no através do Facebook que Jorge Febras já não é o treinador do clube, também o técnico confirmou a saída através da mesma rede social.
A saída do treinador surgiu depois da derrota caseira desta tarde frente ao Sobrado. A disputar a fase de manutenção na serie c do Campeonato Nacional de Seniores o Moimenta da Beira ocupa atualmente o ultimo lugar da tabela classificativa, quando faltam disputar nove partidas.

Recorde-se que Jorge Febras assumiu ao comado do CDR ainda na 1ª Divisão na época 2011/2012, levou o clube de volta à Divisão de Honra e sagrou-se campeão distrital na temporada passada conseguindo a subida ao Campeonato Nacional de Seniores.
Fonte: Sportviseu
 

«MNN» - Blogue MoimentaNaNet - fotos

Visite a nossa página das fotos:

http://moimentananet.blogspot.pt/p/fotografias.html



«Desporto» - Resultados

Campeonato Nacional de Seniores:


1ª Divisão AF Viseu Zona Norte:

Fonte: ZeroZero.pt

sábado, 14 de março de 2015

«Desporto» - Jogos do CDR





«Notícia» - Espumante Terras do Demo ganha medalha de ouro no Japão

Um espumante Terras do Demo, Touriga Nacional Bruto, “Olho de Perdiz”, produzido pela Cooperativa Agrícola do Távora, em Moimenta da Beira, conquistou uma medalha de ouro no “Sakura Japan Women’s Wine Awards”, o maior concurso de vinhos do Japão cujo painel de jurados é composto apenas por mulheres. Os vinhos portugueses conquistaram um total de 36 medalhas na competição que decorreu em Fevereiro.

A variante “Olho de Perdiz” caracteriza-se e distingue-se por ter aspecto límpido, uma bolha fina e persistente e uma cor olho de perdiz. O aroma é intenso, primoroso e floral, com um paladar fresco e muito frutado e um final prolongado.

A competição contou com a participação de 2.900 vinhos de todo o mundo, 1.223 dos quais foram condecorados. Os vinhos foram avaliados por um painel composto por ‘sommeliers’, ‘chefs’, jornalistas, entre outras especialistas, todas elas do sexo feminino. 

De acordo com a organização do concurso, o facto de o júri contar apenas com mulheres deve-se ao facto de estas terem uma influência crescente no mercado vínico japonês, selecionando e comprando cada vez mais vinhos e viajando cada vez mais para provar os vinhos e a gastronomia internacional.

“Muitas mulheres estão a fazer cursos em escolas de vinhos e a desfrutar da arte da degustação. As mulheres são as líderes do mercado vínico do Japão e compreender o que elas preferem e aquilo de que necessitam é a chave do sucesso para este mercado”, explicam os promotores da competição.
Fonte: Local.pt

quarta-feira, 11 de março de 2015

«Divulgação» - Câmara abre concurso para sete estagiários

Está aberto a partir de hoje, 10 de março de 2015, e pelo prazo de 10 dias úteis, as candidaturas ao procedimento de recrutamento e selecção de sete estágios no âmbito dos Programas de Estágios Profissionais na Administração Pública (PEPAL), na Câmara Municipal de Moimenta da Beira.

Destinam-se a jovens até aos 29 anos de idade que possuam uma qualificação correspondente, pelo menos, a licenciatura de nível 6 e que estejam à procura do primeiro emprego ou seja m desempregados à procura de novo emprego. É condição os jovens estarem inscritos nos serviços de emprego do IEFP.

A duração dos estágios é de 12 meses, não prorrogável, e os estagiários têm direito a uma bolsa mensal de montante correspondente a 1,65 vezes o indexante de apoios sociais (IAS), sendo que o valor do IAS é de 419,22 euros, a que acresce  o subsídio diário de refeição.

Para mais informações consulte:



Fonte: CMMB

segunda-feira, 9 de março de 2015

«Notícia» - IRS: técnicos da câmara já foram a três localidades

Começou esta segunda-feira, 9 de março, o périplo dos técnicos da autarquia de Moimenta da Beira pelas 42 localidades do concelho, na ajuda às populações dessas localidades a preencher a declaração de rendimentos (IRS), em especial a população mais idosa e os cidadãos com maior dificuldade em lidarem com o ‘emaranhado’ fiscal. Alvite, Porto da Nave e Espinheiro foram as três primeiras povoações visitadas. A deslocação dos técnicos é feita na carrinha da biblioteca itinerante que estaciona nos largos principais dos povoados.

No edifício da Câmara, funcionará simultaneamente um gabinete fixo que prestará também esse serviço, também todos os dias, das 10 às 12h30 e das 14 às 17h30. 

Em abril, período de entrega das declarações de IRS através da internet, os técnicos irão novamente a cada uma das localidades. A calendarização será oportunamente divulgada.
 Fonte: CMMB

domingo, 8 de março de 2015

«Desporto» - Resultados

Campeonato Nacional de Séniores:

1ª Divisão Zona Norte:

(clique nas imagens para ampliar)

quarta-feira, 4 de março de 2015

«Desporto» - Andebol cativa uma centena de crianças

Cerca de 100 crianças, alunas de escolas do 1º ciclo do concelho de Moimenta da Beira, participaram esta quarta-feira, 4 de março, na “FESTAND”, um evento de promoção do andebol organizado pelo município de Moimenta da Beira no pavilhão municipal da vila, com a colaboração do Agrupamento de Escolas e da Associação de Andebol de Viseu. O objectivo é conseguir atrair as crianças destas faixas etárias para a prática da modalidade. A iniciativa repete-se no próximo dia 11.

A estrutura do evento divide as crianças em dois escalões: as mais pequenas (que frequentam o 1º e o 2º ano) no 1º escalão; e as mais crescidas (3º e 4º ano) no 2º escalão. As primeiras são envolvidas em jogos lúdicos e habilidades motoras. As segundas, mais velhas, disputam jogos de andebol entre si, onde o resultado contará para a participação de uma festa de andebol maior inter-concelhia, o “ANDEBOL4KIDS”, que este ano lectivo se realizará em Moimenta da Beira e receberá equipas dos concelhos de Penedono, Tabuaço e S. João da Pesqueira, no dia 30 de maio.

O “ANDEBOL4KIDS” está inserido nos Planos de Desenvolvimento Regional da Federação de Andebol de Portugal e da Associação de Andebol de Viseu e será implementado em conjunto com as Autarquias, Agrupamentos de Escolas e Clubes, no sentido de estimular a prática de actividades de Andebol, devidamente adequadas ao escalão etário dos alunos.
Fonte: CMMB

terça-feira, 3 de março de 2015

«Divulgação» - Caminhada e mega-aula de fitness

No domingo, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o município de Moimenta da Beira celebra a efeméride promovendo uma caminhada urbana e uma mega-aula de fitness, iniciativas abertas aos cidadãos em geral, sem distinção de sexos. As inscrições estão abertas até à véspera, sábado, 7 de março, na Biblioteca Municipal (254 520 080), pavilhão (254 521 002), piscina (254 529 161) e UODSCE (254 520 074) ou para os e-mails david.silva@cm-moimenta.pt e Jorge.proenca@cm-moimenta.pt.

O percurso urbano, pelas ruas da vila, sede de concelho, terá uma extensão de quatro quilómetros, com início às 9 horas, junto ao estádio municipal. E a mega-aula de fitness começará imediatamente depois dos caminheiros terminarem o passeio pedestre, cerca das 10h30. Uma e outra actividades terão sempre o acompanhamento dos técnicos de desporto da Câmara Municipal de Moimenta da Beira.

 Fonte: CMMB

«Divulgação» - Câmara vai às aldeias ajudar a preencher declaração de IRS

Todos os dias, já a partir de 9 de março, técnicos da autarquia de Moimenta da Beira vão andar de aldeia em aldeia, 42 povoados ao todo, a ajudar as populações do concelho a preencherem a declaração de rendimentos (IRS), em especial aos mais idosos e aos cidadãos com maior dificuldade em lidarem com o fisco.
 
Simultaneamente funcionará no edifício da Câmara um gabinete fixo que prestará também esse serviço, também todos os dias, das 10 às 12h30 e das 14 às 17h30.

A deslocação dos técnicos da autarquia será através da carrinha da biblioteca itinerante. Alvite, Porto da Nave e Espinheiro serão as três primeiras povoações visitadas, durante a tarde do dia 9 de março.
Em abril, período de entrega das declarações de IRS através da internet, os técnicos irão novamente a cada uma das localidades. A calendarização será oportunamente divulgada.

“Esperamos que esta acção decorra da melhor forma possível e que seja muito proveitosa para o público que queremos abranger, pois é nosso objectivo procurar sempre dar respostas adequadas e atempadas às necessidades da população do concelho, juntamente com cada uma das juntas de freguesia”, enfatiza o presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, José Eduardo Ferreira. 

 Fonte: CMMB

segunda-feira, 2 de março de 2015

«Divulgação» - “Trampolim”, Agenda Municipal de março de 2015

Uma exposição de bijutaria feita com arte, na biblioteca; um encontro de promoção do andebol com crianças do 1º ciclo; tocadores de concertina que se juntam no Vilar, e a comemoração do Dia Internacional da Mulher, com uma caminhada e uma mega-aula de fitness. Tudo isto e mais o calendário desportivo preenchem a “Trampolim”, agenda municipal de Moimenta da Beira, referente ao mês de março de 2015.



«Divulgação» - Saberes e sabores de Moimenta da Beira fizeram sucesso na BTL

Degustou-se espumante, saboreou-se a maçã e os enchidos, os doces, as bolas e cocktails. Tudo em dois espaços da BTL – Feira Internacional de Turismo, em Lisboa, sábado passado, 28 de fevereiro. Espaços onde a exultação das “Marias Malucas” contagiou sempre quem se aproximava. Uma referência especial ainda para a presença simpática da Confraria Gastronómica da Maçã Portuguesa, das artesãs e artesãos de Alvite, que trabalharam ao vivo, com mestria, e dos alunos da Escola Profissional de Moimenta da Beira. A campanha de charme valeu a pena, uma vez mais!

 Fonte: CMMB

«Desporto» - Resultados

Campeonato Nacional de Séniores:


1ª Divisão A.F. Viseu:
Fonte: ZeroZero.pt

domingo, 1 de março de 2015

«Crime» - Capturado após matar há 8 anos

Tentou matar militar e vai agora cumprir 17 anos de prisão. 

João Dias, de 44 anos, vivia escondido e sabia que um dia iria ser apanhado para cumprir 17 anos de prisão por ter assassinado um homem num bar de alterne de Moimenta da Beira, e ter ferido outros três – um deles militar da GNR. 

Os crimes remontam a outubro de 2006. Na madrugada do dia 13, o homem ficou revoltado com o dono do bar por não lhe vender uma cerveja. Foi buscar uma caçadeira e disparou a matar para dentro do bar. Atingiu três homens. Um deles, de 53 anos, foi baleado na cabeça e morreu. 
O atirador fugiu e viria a ser intercetado quatro dias depois, num pomar de castanheiros em Vila Chã da Beira. Ao ver-se cercado pelos guardas, ameaçou- -os com uma forquilha e depois atirou-se ao cabo Torres. Tirou-lhe a arma a atingiu-o com um tiro. 

Foi detido e presente a um juiz do Tribunal de Lamego. Depois saiu de prisão preventiva por o prazo ter expirado. Foi julgado e condenado a 17 anos, mas usou os recursos para se manter em liberdade. Sexta-feira foi detido em operação cuidada da GNR. Desta vez não teve hipótese de reação violenta.

Fonte: Correio da Manhã