Páginas

domingo, 29 de junho de 2008

Hino de Moimenta da Beira

Coro:
Moimenta da Beira tem
Quarenta aldeias que são
Lindos canteiros de amor
Um jardim no coração

1-Na serra sonham ainda
Belas Mouras encantadas;
O Paiva e o Tedo são
Suas lágrimas choradas.

2-Távora é nossa riqueza,
Vinho branco e maçã;
Pão e leite com fartura,
E nas feiras a marrã.

3-Rapazes e Raparigas
Homem, mulher ou criança,
Moimenta espera por ti,
Vamos todos para a "dança".
(fonte: Livro AsvintefreguesiasdeMoimentadaBeira - A.Bento da Guia)

Para podermos "cantarolar" o nosso hino falta a música! Esta pode ser consultada no livro "As vintes freguesias de Moimenta da Beira - A. Bento da Guia" ou ouvida em algumas actuações da Orquestra Ligeira MB.

sábado, 28 de junho de 2008

S. Pedro no Arrabalde - 27 a 29 de Junho (actualizado)

Festejar o S. Pedro no Arrabalde é dançar à volta da fonte de S.João embalado pelo murmurar da água que brota das duas bicas, é comer uma sardinha assada e beber um tinto da região, e sobretudo manter a tradição, que deixa saudades em cada ano que passa.

As festas vão decorrer nos dias 27, 28 e 29 de Junho, com as bandas/grupos musicais "Ondas Musicais", "Cordas Soltas" e "Komkorrência" a animarem o Arrabalde!
(Fonte: Jornal TerrasdoDemo)

Não falte...Não deixe morrer a tradição!

Alerta - Risco Máximo de Incêndio

Moimenta da Beira é hoje o único concelho do país com risco máximo de risco de incêndio. O alerta é dado pelo instituto nacional de meteorologia. Como podemos ver pelo mapa de risco de incêndio disponível no site http://www.meteo.pt/.
Para verem a imagem com mais qualidade cliquem aqui

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Bispo de Lamego recebe chave de ouro de Moimenta da Beira

No ano em que celebra as bodas de ouro sacerdotais, a Câmara Municipal de Moimenta da Beira atribuiu a chave de ouro do município a D. Jacinto Botelho, bispo de Lamego.
Em declarações à Agência ECCLESIA, o prelado de Lamego referiu que se sentiu “muito penhorado com a prova de dedicação dos meus contemporâneos”.
A cerimónia da entrega honorífica realizou-se no passado dia 24 deste mês, mas “tenho a perfeita consciência que não foi por ter feito algo de notável”. Na qualidade de pastor daqueles cristãos, D. Jacinto Botelho sublinha que “é uma prova de amizade e uma exigência de fidelidade”.
Nascido em Prados de Cima, Moimenta da Beira, a 11 de Setembro de 1935, o bispo de Lamego salienta “que não fez nada de extraordinário”. “Sou servidor da Igreja que é composta por homens e mulheres que vivem numa sociedade concreta”. Ordenado presbítero a 15 de Agosto de 1958, D. Jacinto Botelho exerceu vários cargos pastorais nesta diocese antes de ser nomeado bispo auxiliar de Braga.
Como a sociedade civil “aprecia o serviço”, o bispo de Lamego realça que o prémio “é uma oportunidade de exigência”. Ao olhar para os tempos passados na infância, D. Jacinto Botelho acentua que os “meus contemporâneos ainda me recordam dos tempos de criança, jovem e adolescente”.
D. Jacinto Botelho foi ordenado bispo a 20 de Janeiro de 1996, na Sé de Lamego, e passados quatro anos, voltou à sua terra natal para bispo titular daquele território eclesial. Celebra este ano, a 15 de Agosto, as bodas de ouro sacerdotais. (fonte: agencia.ecclisia)

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Nunca é de mais saber... "Como poupar energia?"

Sabia que?

No dia-a-dia são muitos os exemplos de opções de consumo ou de comportamentos que se podem traduzir numa enorme poupança de energia em casa, reflectindo-se esse facto na redução das contas da electricidade e do gás e numa melhor qualidade de vida.

Gestos a praticar:
  • Substituir uma lâmpada incandescente de 100 W de potência por uma lâmpada fluorescente compacta equivalente (de alta eficiência), considerando um uso de 4 horas diárias, pode levar a uma poupança de pelo menos 55 € ao fim de 4 anos;
  • Desligar os aparelhos no botão, em vez de desligar no comando pode levar a uma grande poupança. Estima-se que uma família média portuguesa possa poupar aproximadamente 40 € por ano;
  • Evite abrir a porta do forno durante o cozinhado, pois este vai precisar de bastante energia para recuperar a temperatura a que estava anteriormente;
  • Retire os alimentos do congelador atempadamente, de formas a estes terem tempo de descongelar, e não necessitar de recorrer ao micro-ondas;
  • Baixe o lume dos cozinhados após estes iniciarem a sua fervura, consome menos gás e mantém a temperatura de cozedura; desligue o lume um pouco antes de terminar o cozinhado, pois o calor presente no tacho é suficiente para acabar de cozer os alimentos;
  • Sempre que possível, seque a roupa ao sol e/ou vento. Esta energia é gratuita;
  • Ligue as máquinas de lavar roupa e louça só quando estiverem cheias e utilize os programas de mais baixa temperatura;
  • Para economizar energia sob a forma de aquecimento, isole melhor a habitação, por exemplo, os telhados, janelas, portas e paredes. Coloque vidros duplos;
  • Evite a utilização de aquecedores com a resistência eléctrica à vista: o seu consumo é muito elevado e secam demasiado ao ar. (Fonte: portalambientesaude)

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Fórum - Festas de São João 2008

Acabadas as festas de São João 2008 é chegada a altura de
fazermos a análise de tudo o que se passou.
Exponham o vosso ponto de vista.

Deixem as vossas críticas, elogios, opiniões e soluções.

Vamos contribuir para a continuação e melhoramento das festas concelhias. Não podemos deixar cair a tradição!!!

terça-feira, 24 de junho de 2008

Dêem a vossa sugestão...

Este tópico é destinado aos utilizadores deste blog para exporem um tema ou temas para futuro debate!

Assim, queremos "abrir a porta" a todos os que por aqui passam e participam com posts/cometários, ao escolher o melhor tema/ideia para abrirmos um novo tópico de debate!!




segunda-feira, 23 de junho de 2008

XII Rota das Terras do Demo - 22 Junho 2008

Realizou-se ontem, 22 de Junho de 2008, pelo 12º ano consecutivo, a Rota das Terras do Demo, e mais uma vez resultou num grande sucesso!

Estiverem presentes cerca de 150 cicloturistas, oriundos de vários pontos do país e também da vizinha Espanha. Este ano o trajecto era um pouco mais exigente e houve um factor que também dificultou o mesmo, o intenso calor que se registou durante toda a "Rota" e que mais se fez sentir na zona de "Roda Livre", onde dos 480 mts de altitude se passava para os 960 mts de altitude em sensivelmente 12 km de percurso. No final, e após pouco mais de 4 horas de muitas Pedaladas, todos os participantes deram como terminada a mais dificil Rota das Terras do Demo. Os acompanhantes, tiveram a manhã ocupada com visita a alguns pontos de interesse, de onde se destaca a visita ao Mosteiro de S. João de Tarouca e às Caves de uma reconhecida marca de vinho espumante, Murganheira.

O almoço foi mais uma vez servido nas excelentes instalações do Hotel Verdeal, onde se fizeram a entrega de prémios a todos os participantes e equipas, sorteio de outros prémios, assim como a alguns sócios do Pedaladas Clube de Cicloturismo que se destacaram no último ano. (FONTE: www.pedaladas.net)

Em nome do blog congratulo novamente esta associação, pelas magnificas provas que têm proporcionado a todas as nossas "gentes"!

sábado, 21 de junho de 2008

Locais de interesse a visitar - Opinião

Os locais que se descrevem a seguir são, entre outros, os de maior interesse turistico do Municipio Moimentense.

-Terreiro das Freiras – conjunto de casas solarengas do século XVIII
-Dólmens e Sepulturas da Serra da Nave
-Casa de Aquilino Ribeiro
-Casa da Moimenta (séc. XVII)
-Solar do Sarzedo na freguesia de Sarzedo IIP
-Pelourinho de Passô IIP
-Solar dos Guedes (séc. XVIII) IIP
-Pelourinho de Vila da Rua MN
-Pelourinho de Castelo IIP
-Igreja e Mosteiro de Nossa Senhora da Purificação (séc. XII

Apesar de ser uma lista vasta, existem outras hipoteses para se poder visitar e apreciar.
Assim, gostariamos de contar com a sua coloboração na divulgação de mais locais.
Portanto, deixe "comentários" com a sua opinião e o seu local de eleição!

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Resultados - INQUÉRITO ONLINE














Que outros espaços faltam enunciar?
Comentem os resulatdos...

"Grandiosas Marchas Populares" - Sábado à noite - 21 de Junho

Amanhã, dia 21 de Junho, vão decorrer as "famosas" MARCHAS POPULARES.
Irão desfilar as marchas do Arcozelo do Cabo, Vilar, Caria, Contim, Moimenta da Beira, Vilar do Paraíso (Vila Nova Gaia) e Campolide (Lisboa), que trará como padrinhos os conhecidos artistas da TV "Paula Marcelo e João Carvalho".

Aqui ficam algumas fotos do S.João 2005 para "aguçar o apetite".

Não percam...

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Geada e chuva arrasam 70% da maçã

As geadas e as chuvas de Maio deram cabo da produção de maçã na região Douro Sul. Em Armamar há quebras de 70% e em Moimenta da Beira mais de 50%. Os seguros não cobrem os prejuízos todos. Os produtores falam em "miséria".

Quinze dias de chuva seguidos, geada e baixas temperaturas foram fatais para a produção de maçã deste ano, no Douro Sul. As más condições climatéricas ocorreram na pior altura, apanhando os pomares no início da sua germinação.
Em Armamar, há extensas áreas dizimadas, onde a flor nem sequer deu lugar ao fruto. A quebra está estimada em mais de 70%. "Não tenho memória de um ano tão mau e tão miserável como este", queixa-se António Fernandes Marta (Neca), de Gojim, fruticultor há 45 anos. Tem 60 de idade e herdou do pai a "febre" de andar pelas propriedades a tratar das macieiras. "Choveu dia e noite durante 15 dias e isso não deixou vingar os pomares. O prejuízo é imenso. A pouca maçã que conseguiu desenvolver-se, foi à custa de muitos tratamentos, que me saíram caros", sublinha o agricultor de Gojim, que num ano normal, produz em média entre 300 a 400 toneladas de maçã nos 20 hectares de área de pomares por algumas freguesias do concelho. O presidente da Associação de Fruticultores de Armamar, José Osório, calcula que a quebra deverá rondar os 70%. A produção anual, na área do município, anda na ordem das 60 mil toneladas. O dirigente estima que menos de 20 mil serão apanhadas na altura das colheitas, em Setembro próximo. Osório fez as contas e concluiu que os fruticultores do concelho vão deixar de facturar, este ano, cerca de oito milhões de euros. "É o valor da maçã que não chegou a vingar nas árvores, cerca de 40 a 42 toneladas, e que os fruticultores não vão por isso poder negociar como o fazem num ano normal", explica. O seguro agrícola "vai ficar longe de cobrir os prejuízos", recorda o presidente dos fruticultores de Armamar, que fala em "miséria" a bater à porta dos produtores de maçã. Em Moimenta da Beira, o cenário não é tão grave, mas a quebra ainda assim é significativa: anda nos 50%. As causas foram as mesmas. "Chuva, mais chuva e geada", lembra Francisco Oliva Teles, presidente da Associação de Fruticultores da Beira Távora, onde se produzem por ano cerca de 20 mil toneladas. Em Tarouca, Sernancelhe e Lamego, outros três concelhos produtores de maçã da região Douro Sul, a perca ronda também os 50%. "O mau tempo apanhou tudo e todos. Ninguém escapou ileso", diz Oliva Teles. Fonte: JornaldeNoticias

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Música e fogo de artifício no São João

O programa das festividades de São João conta com um cartaz recheado de música para todos os gostos, marchas populares e o já tradicional fogo-de-artifício à meia-noite de 23 para 24 de Junho.

As propostas estendem-se desde dia oito até dia 24, feriado municipal em Moimenta da Beira. O início da noite de São João vai ficar a cargo do Grupo Mega e do Dj Martinez, a partir das 22 horas.

Os Bulldozer marcam presença em palco no dia 13, dedicado à juventude, e a Ronda dos Quatro Caminhos actua na noite de dia 20, denominada “Noite Popular”. As marchas desfilam no dia 21 de Junho com a presença da Marcha de Campolide, de Lisboa.

Par além dos grupos de folclore, no dia 22 de Junho vai ter lugar a noite “Tropical”, com ritmos brasileiros. No encerramento das festas, no dia 24, as cerimónias religiosas culminam com uma procissão e à noite há um baile.

Fonte: JN

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Novo email

Está disponivel um novo endereço de email do blogue moimentananet!

Para nos enviar novidades e qualquer informação oportuna, utilize o endereço blogmoimentananet@gmail.com

Petição Online - "MOVIMENTO IC26"

A petição em prol do Itinerário Complementar nº26 (IC26) já atingiu as 63 assinaturas.
Apesar de todas as dificuldades e preconceitos estamos num bom caminho para atingir o numero esperado, ou seja, 100 assinaturas!

Junte-se a esta causa e contribua com a sua assinatura neste gesto apenas SIMBÓLICO, sem qualquer influência político-partidária, que pretende "espicaçar" quem de direito.

Pelo desenvolvimento de uma Região!

Coloquem o nome completo.

Deixe a sua assinatura em...
link: http://www.ipetitions.com/petition/ic26moimentananet/

quarta-feira, 11 de junho de 2008

segunda-feira, 9 de junho de 2008

C.D.R. - Comemorações do 63ºAniversário - dia 10 de Junho

Programa :
  • 09h00 - Realização de mais uma "edição" do quadrangular de "futebol de 7"
  • 13h00 - Almoço Convívio
  • 16h30 - Jogo de consagração do Juniores do CDR, campeões distritais, contra a equipa do S.C. de Vila Real.

O Torneio quadrangular conta com as seguintes equipas:

  • CDR de Moimenta da Beira
  • Câmara Municipal de Moimenta da Beira
  • Casa do FC do Porto de Moimenta da Beira
  • Casa do SL Benfica de Moimenta da Beira

(fonte:blog - cdrmoimentadabeira)
Mais informações em: www.cdrmoimentadabeira.blogspot.com

domingo, 8 de junho de 2008

XII Rota das Terras do Demo

Já se começa a ver a uma curta distância o próximo evento do Pedaladas! Com data marcada para o dia 22 de Junho de 2008 a "XII Rota das Terras do Demo" está a chegar. Fonte:www.pedaladas.net

INSCRIÇÕES ABERTAS!!! (No sitio oficial - pedaladas.net)

Mais informações em: http://www.pedaladas.net/

sábado, 7 de junho de 2008

Moinhos da Tia Antoninha recebem Diploma Chave Verde!

A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) acaba de divulgar a lista de 21 empreendimentos turísticos galardoados com Diploma Chave Verde em Portugal, na edição de 2008.

Casa Melo Alvim (Viana do Castelo); Moinhos da Tia Antoninha (Moimenta da Beira); Casa das Pipas (Celeiros do Douro, Sabrosa); Hotel Eurosol Estarreja; Hotel Eurosol Seia Camelo; Hotel Eurosol Gouveia; Hotel Eurosol Residence e Hotel Eurosol Leiria (ambos em Leiria); Casa das Lapas (Seia); Hotel Eurosol Alcanena; Hotel Sesimbra Hotel e SPA; Quinta do Barrieiro (Marvão); Quinta da Dourada (Portalegre); Albergaria o Poejo, Boutique Hotel (Marvão); Quinta do Martelo (Terceira); Casa da Torre e A Abegoaria (Pico); Casas d’Arramada, Quinta das Buganvílias e Casa da Fonte do Rego (Faial) e Solar da Bica (Madeira) foram os galardoados, que irão receber os Diplomas Chave Verde no próximo dia 26 de Junho, pelas 10h30, na sede da Associação dos Hotéis de Portugal, em Lisboa.
Comentem este empreendimento rural que tanto sucesso tem tido!

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Governo avança com alternativa à EN 229 (VISEU - SÁTÃO)

A estrada nacional 229 vai ter traçado alternativo a ligar os concelhos de Sátão e Viseu. O novo projecto foi anunciado ao autarca do Sátão, Alexandre Vaz, pelo Secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos.

Em declarações à rádio NOAR, o presidente da câmara de Sátão, Alexandre Vaz, afirma ter falado com o Secretario de Estado das Obras Publicas, que lhe terá dito que a EN 229, "não ia ser arranjada segundo o projecto que estava inicialmente previsto para ser posto a concurso", uma vez que "iria demorar muito tempo face aos atrasos do projecto".

O Governo quer requalificar a EN229, mas sem grandes obras, já que, "o melhor a fazer é uma nova ligação e tentar tapar os buracos na 229". O novo traçado vai nascer na recta do Pereiro em ligação à A25 no Caçador em Viseu. O projecto inicial para requalificar a nacional 229, fica agora reduzido a obras de menor dimensão.

"Em alternativa basta tirar apenas algumas curvas e meter um tapete na nacional 229", enquanto se faz novo troço.

A ligação Viseu/Sátão pela nacional 229, tem pouco mais de 15km e tem sido objecto de inúmeros requerimentos na Assembleia da República (AR). O cenário tem-se repetido ao longo dos anos, tendo o último requerimento ao Governo, sido apresentado pelos deputados do círculo eleitoral do PSD/Viseu. Entretanto a requalificação tão solicitada pelos deputados viseenses tarda em chegar. Os presidentes da Câmara de Viseu e Sátão, Fernando Ruas e Alexandre Vaz respectivamente, são defençores da construção de um novo traçado, mas não colocam de lado a requalificação da estrada existente. Fernando Ruas, também em declarações a rádio NOAR, afirmou que a requalificação da EN229, tem "que ser feita de imediato". O presidente da Câmara de Viseu, fala em "assumir um compromisso por parte do governo" para reiterar a posição.

Fernando Ruas admite pedir explicações ao Governo, depois de ter sabido da mudança de rumo proposta pelo Secretario de Estado das Obras Públicas.

Relativamente ao novo traçado proposto pelo Governo, o autarca de Viseu, concorda "que a nova via ligue o Pereiro (Sátão) ao Caçador (Viseu), evitando assim que os automobilistas oriundos do nordeste do distrito passem em Viseu e possam seguir sem entupir a EN229". Mas ainda assim, Ruas quer a EN229 "requalificada e em condições".

A estrada Viseu/Sátão serve o nordeste do distrito, entre outros, os concelhos de Viseu, Sátão, Vila Nova de Paiva, Aguiar da Beira, Moimenta da Beira, Sernancelhe e Penedono.

Fonte: Jornal do Centro

Comentem...

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Sensibilizar as familias para uma vivência de fé em sociedade

Sensibilizar as famílias para os problemas das vivências com fé e para o papel das famílias na sociedade, gerando um apoio comum. Foi com este objectivo que decorreu a IV Assembleia de Famílias de Lamego, em Moimenta da Beira.
A Assembleia diocesana de Famílias reúne anualmente. “De ano para ano registamos um aumento de participação” explica à Agência ECCLESIA o Cónego José Manuel Pereira de Melo, Director do Departamento da Pastoral Familiar de Lamego.
Um dinamismo que pretende chegar a todos os cantos da diocese para que a partir da realização deste encontro, “os grupos familiares possam ganhar vitalidade e desenvolver projectos a partir do entusiasmo gerado pela Assembleia diocesana”, envolvendo as famílias mas também os próprios párocos.
Os casais são os principais intervenientes nesta Assembleia, onde se pretende “que os filhos tomem parte, também”. Porque a pastoral familiar não é isolada, “queremos integrar também os dinamismos da catequese, da pastoral juvenil, entre outros”, manifesta o Cónego José Melo. O tema do encontro, «Do Baptismo à Confirmação – Um percurso em Família», visava precisamente a envolvência familiar.

O Cónego José Melo dá conta que Lamego sente também a falta de apoio às famílias. As Assembleias “têm também por objectivo alertar as consciências para esse contexto social que pretende dissolver os laços familiares”, explica.
As famílias cristãs “querem unir esforços e a partir das leis pouco benéficas à família acabam por produzir dinamismo e união a favor da estabilidade”, expressa o responsável.

Se a nível nacional o Cónego José Melo denuncia pouca atenção às famílias, explica que a autarquia de Lamego “está sensível às políticas sociais”, nomeadamente no apoio a famílias carenciadas. Fonte:agencia.ecclesia.pt

terça-feira, 3 de junho de 2008

Andebol - Fase Final de Infantis Femininos

A Vila de Moimenta da Beira vai receber, nos dias 7, 8, 9, 10 de Junho, a Fase Final de Infantis Femininos.
Esta prova irá decorrer no novo Pavilhão Municipal!

"A prática desportiva é essencial para uma vida saudavel!"

Moimenta "presente" nos factos que marcaram 2007, infelizmente.

Moimenta da Beira está "presente" nos factos que marcaram o ano de 2007 (distrito de Viseu), infelizmente pelas piores razões.

Quem não se lembra da morte de Pai e Filho na barragem do Vilar???

Leiam aqui os acontecimentos do mês de Agosto, onde está a "trajédia da Barragem do Vilar":

AGOSTO: Afogamentos mancham época balnear: Vários afogamentos mancharam a época balnear. Moimenta da Beira, S. Pedro do Sul e Lamego, foram os locais onde se registaram as mortes. Um homem, de 46 anos, barricou-se numa habitação em Marzovelos, Viseu, depois de vários disparos para a rua. Após cinco horas de negociações, acabou por sair e ser conduzido ao Hospital de Viseu. Os protestos dos comerciantes do centro histórico de Viseu marcam todo o mês de Agosto. Em causa a decisão da câmara municipal de restringir a passagem de veículos às sextas e sábados, entre as 21h00 e as 02h00.

Para lerem os acontecimentos do ano todo, visitem o site do Jornal do Centro.

Comentem...

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Assembleia Geral C.D.R. - DIA 10 DE JUNHO

No dia em que o CDR comemora 63 anos de existência está marcada uma Assembleia Geral para aprovação de contas e eleição dos novos corpos gerentes.

"Habitualmente estas Assembleias Gerais não se realizam por falta de sócios, adeptos ou simpatizantes, isto, apesar ao longo da época muitas pessoas criticarem o trabalho dos que "heroicamente" aguentam o braco."

"A todos os simpatizantes, mais jovens, menos jovens, ex-atletas, pais de atletas, lanço daqui o repto para comparecerem, dizerem de sua justiça acerca do que pretendem do CDR e em que é que estão dispostos a colaborar."