Páginas

domingo, 28 de setembro de 2008

Inauguração da Casa do FC Porto de Moimenta

Dragão conquista o interior
Pinto da Costa inaugurou museu de Alvite e a Casa de Moimenta

As sucessivas vitórias do F. C. Porto agitam os quatro cantos do país. Em Moimenta da Beira, concelho interior da Beira Alta, Pinto da Costa verificou que o clube tem conquistado cada vez mais adeptos.

Foi um dia muito longo para o presidente portista, que inaugurou o Museu de Alvite, a Casa do F. C. Porto de Moimenta da Beira e também foi recebido na Câmara Municipal por José Agostinho Correia, presidente da autaquia. Pelo meio, Pinto da Costa visitou o pavilhão do município e verificou que muitas crianças da região são profundas simpatizantes do dragão. Foi muitas vezes abordado para ser fotografado e dar autógrafos, uma oportunidade única para registar a presença de tão ilustre figura.
A forma como foi saudado e as sucessivas manifestações de carinho deixaram Pinto da Costa sensibilizado, sobretudo "pelo amor que sentem" ao clube azul e branco. "Nota-se que o F. C. Porto está a ficar muito implantado entre os jovens, o que garante um futuro risonho", sublinha o líder, que é um "grande admirador do poder autárquico", em comparação com o futebol: "Os autarcas têm uma paixão pela terra como nós temos pelo nosso clube".

Por seu turno, o presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira enalteceu as várias conquistas nacionais e internacionais dos azuis e brancos, concluindo que Pinto da Costa "tem a admiração do país".

No Museu de Alvite, numa das freguesias de Moimenta da Beira, Pinto da Costa inaugurou, oficialmente, o espaço e observou um conjunto de quadros, medalhas, galhardetes e adereços que contam a história do clube. A ideia foi projectada por Álvaro Monteiro, presidente da Casa do F. C. Porto de Lisboa, e ficou concluída em 2004. "Já andei por todo o país e nunca vi nada assim", disse o líder portista ao som de foguetes.

Depois, o presidente inaugurou a Casa do F. C. Porto de Moimenta da Beira, que já existe há cinco anos, e tem a particularidade de ser um centro de convívio de portistas, benfiquistas e sportinguistas da região. "Em boa hora fundámos esta casa. Foi talismã, pois desde aí o F. C. Porto ganhou quatro campeonatos, duas Taças, duas Supertaças, foi campeão da Europa, ganhou uma Taça UEFA e foi campeão do Mundo", disse Manuel Ferreira, presidente da assembleia geral da Casa. E Pinto da Costa acrescentou: "E a Supertaça de Hóquei em Patins". Conquistada ontem frente ao HC Braga.
fonte:www.jn.pt

sábado, 27 de setembro de 2008

«Educação-Sociedade» - Família Almeida: Pai vai trabalhar para França

É A VINDIMA QUE PAGA A DESPESA DA ESCOLA

A vida da família de José da Silva Almeida, de 49 anos, nunca foi fácil, mas as dificuldades acentuam-se bruscamente a cada mês de Setembro, no início do ano lectivo. Porque "ter quatro filhos a estudar não é para toda a gente", ainda para mais quando os rendimentos da família são quase sempre incertos.

A residir numa modesta casa do bairro da Formiga, em Moimenta da Beira, José Almeida queixa-se da incerteza de ter de viver dos biscates que lhe vão aparecendo, sabendo que todos os meses tem de levar dinheiro para casa para sustentar a mulher e os seis filhos, todos menores. Quatro – Ana (14 anos), Catarina (13), André (10) e João (6) – frequentam a escola e este mês vão precisar de mil euros para gastar em livros, mochilas, outro material escolar e transportes. "É sempre uma dor de cabeça nesta altura, mas vou conseguir dar-lhes o mínimo que eles precisam", garante José de Almeida, que para não pedir dinheiro emprestado vai partir para as vindimas em França. "Grande parte do dinheiro que lá vou ganhar é para lhes pagar as despesas da escola. Mas merece a pena, prefiro vê-los na escola do que para aí ao Deus-dará", acrescenta o único sustento da família – a esposa "está muito doente e também precisa de cuidados". A mulher recebe um subsídio social de 305 euros que "mal chega para pagar as despesas com os medicamentos". Os filhos entendem que os pais não têm possibilidades de lhes poder dar tudo aquilo que mais anseiam, mas revelam que nunca faltou dinheiro para comer na escola e para os livros. "Nunca nos faltou nada, temos o mínimo que é necessário para frequentar a escola", refere Catarina Almeida, lamentando que agora os livros "não passem dos irmãos mais velhos para os mais novos". (Fonte: Correio da Manhã - 10 Setembro)

Ler mais em: http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=E57CD593-FEA4-490A-837D-25D8A5EC274A&channelid=00000009-0000-0000-0000-000000000009

Voluntariado

O projecto de Voluntariado "Jovens Solidários", a decorrer até Fevereiro no âmbito do programa Complemento Solidário para Idosos (CSPI), tem a participação de 10 jovens do distrito de Viseu. Os voluntários prestam informação no preenchimento do formulário e apoiam os idosos na documentação que deverão apresentar para se candidatarem ao CSPI.

A funcionar no âmbito de um protocolo assinado entre o Instituto Português da Juventude, o Instituto da Segurança Social e a Administração Central do Sistema de Saúde, o projecto contempla os centros de saúde de Mangualde, Santa Comba Dão, Penalva do Castelo, Resende, Mortágua, Oliveira de Frades, S. João da Pesqueira, Moimenta da Beira, Nelas e Lamego.
(Fonte: Jornal do Centro)

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Inauguração Oficial da Casa do FC Porto de Moimenta da Beira (Actualizado)

Ver esta notícia no jornal A Bola: http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=149423
---------------------------------------------------------------------
Após 5 anos de "existência" e cerca de 300 associados, a casa do Futebol Clube do Porto de Moimenta da Beira abre "oficialmente" este fim de semana.

O programa já é conhecido e entre as grandes figuras presentes destaca-se o Presidente do Futebol Clube do Porto, Pinto da Costa, os Vice-Presidentes Alípio Jorge e Júlio Marques e a velha glória do futebol nacional, Fernando Gomes (não se encontra no cartaz mas está confirmada a presença deste antigo jogador do FCP).

PROGRAMA INAUGURAÇÃO OFICIAL/5ºANIVERSÁRIO
27 DE SETEMBRO DE 2008

COM AS PRESENÇAS DE PINTO DA COSTA E DOS VICE-PRESIDENTES ALÍPIO JORGE E JÚLIO MARQUES - PARA ALÉM DE VELHAS GLÓRIAS DO CLUBE:

16.30 - Inauguração do "Museu do F.C. do Porto" em Alvite.
18.00 - Recepção nos Paços do Concelho de Moimenta da Beira.
18.30 - Visita ao PAVILHÃO MUNICIPAL.
19.00 - Inauguração oficial da Casa do F. C. do Porto em Moimenta da Beira.
19.30 - Sessão de Autógrafos com o Presidente do Clube JORGE NUNO PINTO DA COSTA.
20.00 - Jantar de confraternização no Hotel Verdeal, em Moimenta da Beira.

Para mais informações e para INSCRIÇÕES contacte:
Hugo Bondoso - 965 801 036 ; Pedro Fonseca - 933 735 149

Escolas profissionais preocupadas com futuro

As direcções das escolas profissionais do distrito de Viseu estão preocupadas com o futuro das instituições que lideram. Com a abertura de cursos profissionais na escolas públicas, "duplica e até triplica a oferta" educativa, enquanto o número de alunos continua a diminuir.

Neste ano lectivo que começa, a maioria dos 14 estabelecimentos de ensino profissional de Viseu preencheu por completo as vagas. No entanto, todos os directores assumem que houve, em termos gerais, uma diminuição da procura. A maioria das escolas começa já a traçar alternativas para o futuro, como por exemplo, a criação de cursos para adultos, e em quase todas já não exigem o pagamento de propinas.

Apesar de reconhecer, que para já, as escolas profissionais estão melhor preparadas, o director da Escola Profissional Tecnológica e Agrária de Moimenta da Beira, José Almeida admite que, com o passar dos anos, o ensino nas escolas públicas tenderá a aproximar-se das profissionais. Também João Almeida, da Escola Profissional do Alto Douro, considera que embora actualmente os estabelecimentos de ensino profissional tenham mais know-how acumulado "daqui a uns anos as escolas públicas estarão" como as profissionais. É por isso, que todos consideram que se estão a "desbaratar recursos quando se devia estar a congregar esforços".

Para o director pedagógico da Escola Profissional de Tondela, João Carlos Figueiredo, estão a ser jogados fora "anos de sacrifícios enormes, em que as escolas profissionais tudo fizeram para se apetrecharem, com a qualidade máxima. É uma aberração que as escolas públicas venham agora dar as mesmas ofertas".

Muitos chamam de desleal a concorrência das escolas públicas. Para Maria Manuel Loureiro, directora financeira da Profissional de Santa Comba Dão, as escolas públicas acabam por ter a vida facilitada. "Os alunos já frequentam a escola. É mais fácil reunir esforços para os manter do que criar medidas para os atrair".

Para alguns directores, a diminuição de alunos nas escolas profissionais é já uma certeza para o futuro, conforme, por exemplo, assegura João Almeida. Para outros, o próprio mercado de trabalho fará a selecção e, mais cedo ou mais, tarde os alunos vão perceber as diferenças e vão optar pelas escolas profissionais, considera Arcides Baptista Simões, director da Escola Profissional de Torredeita.

Fonte: Jornal do Centro

GNR recupera dinheiro levado de bombas de gasolina

O assalto às bombas de gasolina da vila de Moimenta da Beira aconteceu na noite de terça-feira e, no dia seguinte, os suspeitos foram identificados pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Moimenta da Beira.
Os três suspeitos terão levado das bombas de gasolina "um cofre com 200 euros, mais 290 euros do caixa e tabaco", segundo fonte da GNR. Os elementos da força policial recuperaram "427 euros, em dinheiro, o cofre e 39 maços de tabaco".
A queixa foi apresentada pelo funcionário, às 7 horas da manhã, quando se dirigiu ao local de trabalho e percebeu o que tinha acontecido. Segundo fonte da GNR, o assalto "foi feito sem arrombamento, sendo que está a decorrer a investigação do sucedido".Os presumíveis autores, dois jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 21 anos e, um terceiro, com idade superior a 21 anos, residem no concelho de Moimenta da Beira. Os três jovens foram presentes a tribunal, ficaram constituídos arguidos e sujeitos a termo de identidade e residência.
A GNR de Moimenta da Beira também conseguiu recuperar, na noite de quarta-feira, uma viatura que havia sido furtada no dia 21 de Setembro, entre as 10h30m e as 16h15m, no Peso da Régua.
Os elementos da GNR recuperaram o carro, "sem danos", na freguesia de Carapito.
(Agradecimento especial ao Sr. Nuno Requeijo pelo envio da Noticia)

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

«Pedaladas» - I BTT Junior - 04 de Outubro de 2008

Informação final sobre o "I BTT Junior".

Pensado para os mais novos, mas não excluindo os mais velhos, o Pedaladas Clube de Cicloturismo vai organizar no próximo dia 4 de Outubro o I BTT Júnior, onde existirão 2 percursos, um para aqueles que têm 12 ou menos anos e outro para os mais velhos.

As inscrições são feitas exclusivamente na Oficina Rui Frias (na Rua do Farol, Moimenta da Beira) onde estão disponíveis também os Termos de Responsabilidade que têm de ser obrigatoriamente assinados pelos pais / encarregados de educação de todos os menores de idade que queiram participar neste evento. (Fonte: Pedaladas.net)

Mais informações: http://www.pedaladas.net/

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Rock Rendez Worten - Resultados

Terminou, no passado dia 15 de Setembro, o período de votação do concurso RRWorten - www.rrw.pt . As bandas Moimenteses, «The Kit Cat» e «The Un-x-pected», terminaram a meio da tabela a nivel nacional com 40 e 33 votos, respectivamente.

Parabéns!!

Aqui ficam os links de alguns vídeos das duas bandas.
http://www.youtube.com/watch?v=J8yHSGtHbMQ&feature=related «The Kit Cat»
http://www.youtube.com/watch?v=GnHX2BzrWBs «The Un-x-pected»

domingo, 21 de setembro de 2008

CBMB Futsal 2008/2009 - Jogos Particulares

PRÉ-ÉPOCA - Jogos Particulares - Casa do Benfica do Concelho de Moimenta da Beira

Sábado 20/09/2008 - Pavilhão Polidesportivo de Armamar (Aldeias)
-Torneio Triangular
18h30 - Aldeias (Divisão Honra) [1-2] Casa do Benfica Mta da Beira (1ªDivisão)
19h30 - Armamar F.C. (1ªDivisão) [1-2] Casa do Benfica Mta da Beira (1ªDivisão)

Sábado 04/10/2008 - Pavilhão Inatel de Viseu
16h00 - Sporting de Viseu (Divisão Honra) [-] Casa do Benfica Mta da Beira (1ªDivisão)

Sábado 11/10/2008 - Pavilhão de Tarouca
18h30 - Inter F. Tarouca (1ªDivisão) [-] Casa do Benfica Mta da Beira (1ªDivisão)

Sábado 18/10/2008 - Pavilhão do Inatel de Viseu
17h00 - C.S.C.São Martinho (1ªDivisão) [-] Casa do Benfica de Mta da Beira(1ªDivisão)

Sábado 25/10/2008 - Pavilhão Municipal de Mta da Beira
-Apresentação Oficial da Equipa
18h00 - Casa do Benfica Mta da Beira [-] Casa do Benfica Mortágua

O Campeonato tem início no dia 1 de Novembro de 2008.

Colaboração

O blogue moimentananet procura alargar a cobertura do nosso Município. Para isso, necessita do apoio de todos os que queiram contribuir (colaboradores e cronistas) através do envio de notícias, novidades, informações e tudo o que seja útil.
Quem estiver interessado em ajudar envie um e-mail para o nosso contacto, blogmoimentananet@gmail.com .

Contamos com todos...

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

PSP recuperou mais de 25 mil euros de ouro furtado

A PSP de Viseu anunciou hoje que a esquadra de Lamego recuperou vários objectos em ouro, no valor de mais de 25 mil euros, furtados de residências daquele concelho nos últimos meses.
O comandante da PSP de Viseu, Vítor Rodrigues, informou que, nos últimos meses, tinham sido registados vários furtos no interior de residências, tanto na área da PSP como na área da GNR na zona de Lamego, em que os objectos levados eram essencialmente artigos em ouro.

Após várias diligências, foi identificado e detido um homem de 46 anos, que, segundo a PSP, «vinha sendo vigiado». «Tinha na sua posse uma mochila, com vários artigos em ouro roubados, que, ao que tudo indica, preparava para vender», referiu o comandante.

Posteriormente, foram levadas a cabo buscas à residência do suspeito, onde viriam a ser apreendidas uma catana, um telemóvel e um GPS. Durante a investigação, «foram apreendidas na zona de Moimenta da Beira, também algumas peças em ouro que o homem terá oferecido» a uma pessoa amiga.

Segundo a PSP, «foram reconhecidos, pelos seus legítimos proprietários, alguns dos artigos em ouro que tinham sido furtados em residência na zona de S. Geão, freguesia de Penajóia».

O comandante da PSP de Viseu admitiu que «ainda não terá sido recuperado todo o ouro furtado», continuando as diligências no sentido de vir a identificar outros indivíduos que possam estar envolvidos, já que «ainda não há certezas que este seja o único assaltante».

Fonte: Diário Digital / Lusa

Rancho Folclórico do Vilar

A associação cultural do Vilar - "Associação cultural rio Távora" - tem desenvolvido um trabalho exemplar de pesquisa, recolha e reconstituição da ciência da etnografia e folclore, tornando-a numa verdadeira "representante" da sua aldeia. Exemplo disso, é o Rancho Folclórico do Vilar.

Aqui ficam os links relativos a vídeos de actuações do Rancho:
Apresentação-http://www.youtube.com/watch?v=e-m_Y5vHn30
Geral-http://www.youtube.com/results?search_query=rancho+folclorico+do+vilar&search_type=&aq=f

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Sinalização - "Para que te quero?"

Todos sabemos que em período de obras o trânsito se torna caótico. Contudo, a existência de sinalização provisória BEM VISÍVEL é "meio caminho andado" para o bom funcionamento e descongestionamento da zona em causa. É óbvio, que esta boa norma - existência de sinalização - está a ser cumprida, mas de forma deficiente ou insuficiente. Resultado disso é a constante presença de camiões e pessoas de fora, na avenida 25 de Abril – zona em obras. Esta situação, muita das vezes, provoca o problema de inversão de marcha ou passagem dos camiões causando algum prejuízo - perda de tempo e paciência – aos mesmos e à própria população.

É claro que, se esta situação fosse apenas "provisória"(por pouco tempo), não causava tanto transtorno. O problema é que, a juntar a este tipo de situação, existe uma falta de sinalização permanente ao longo das ruas da nossa vila. Placas a sinalizar o centro da vila, o centro histórico, o centro de saúde, os Bombeiros Voluntários, GNR, o Pavilhão Municipal, Estádio Municipal e até mesmo a direcção a tomar para as Vilas/Concelhos vizinhos (vejam o exemplo de Vila Nova de Paiva), fazem falta a qualquer vila, a qualquer pessoa e, sobretudo, a qualquer condutor. Temos de ter consciência dessa necessidade e começar a tomar medidas, ou melhor, começar a investir na sinalização, de forma a facilitar a vida a todas as pessoas e demonstrar, de certo modo, que a vila está virada para, o turismo - futuro! (Hugo "Viana" 99 e JoaoPMD)

Comentem...

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Escola Prática de Andebol de Moimenta da Beira

Está "à porta" mais uma época de andebol para os vários escalões da escola prática.

Para acompanhar os resultados e o dia-a-dia das várias equipas da E.P.A., na internet, visite o site http://www.epaandebolmoimentadabeira.blogspot.com/ !

O blogue moimentananet deseja a todos os jogadores, equipa técnica, directiva e etc, boa sorte e muito sucesso para a época 2008/2009 - fairplay!

terça-feira, 16 de setembro de 2008

«Pedaladas» - Rio Paiva BTT Raid 2008

O Pedaladas esteve representado por 5 elementos (César, Centeio, Joel, Joaquim e José Fernandes) no Rio Paiva BTT Raid 2008 - Folgosa, Castro Daire. Num percurso um pouco exigente, 48km e 1235 mt de acumulado em ascensão, cerca de 100 participantes desfrutaram de bonitas paisagens e bons trilhos. (Fonte:www.pedaladas.net)


Para mais informações, visite: http://www.pedaladas.net/ !

domingo, 14 de setembro de 2008

Boa Sorte!

Por estes dias começa uma nova etapa para muitos dos jovens Moimentenses. A academia surge, assim, como o culminar de um árduo trabalho ao longo de vários anos e o realizar de um sonho de uma vida.

Entre novas amizades, novas rotinas, muitas surpresas e, sobretudo, muitas noitadas é necessário nunca esquecer o principal, para se obter sucesso, muito estudo.

Resta-nos desejar a todos os CALOIROS Moimentenses votos de sucesso, muito estudo e que este blogue sirva de ponto de encontro para "matar" saudades da nossa terra!

Rodas e Motores

O que é feito do - Rodas e Mortores - Clube Motorizado de Moimenta da Beira ?

Quando parecia que a associação - Rodas e Motores - tinha um futuro risonho à sua frente, eis que, deixou de organizar provas de grande nível, às quais já começávamos a ficar habituados.

Comentem...

sábado, 13 de setembro de 2008

Recordar é viver!!!

Hoje, dia 13 de Setembro, realiza-se o « IV Encontro dos Antigos Alunos do Externato Infante D.Henrique ».

Desafio e Aventura - Água

Os rios Balsemão, Bestança, Paiva e Távora e Varosa possuem condições excelentes para a prática de diversas modalidades. Os adeptos de canoagem, hidrospeed, rafting, canyonning, remo, vela e pesca desportiva encontram aqui os locais adequados para dar largas a emoções fortes, num desafio permanente.

Távora
O rio Távora nasce na Beira Alta e faz um fabuloso percurso em que se destaca a Albufeira do Vilar, um dos maiores e mais belos espelhos de água de toda a região. Descer este rio é uma oportunidade de desfrutar de toda a beleza das paisagens e aromas do Douro Sul. Tem condições ideais para a canoagem de águas calmas, vela e remo durante todo o ano.
• Comprimento - 35 quilómetros
• Cota inicial - 600 metros
• Cota final - 70 metros
• Canoagem (águas calmas) - Albufeira da Barragem do Vilar e Foz do Távora
• Vela - Albufeira da Barragem do Vilar
• Remo - Albufeira da Barragem do Vilar e Foz do TávoraBarragem do Vilar
• Comprimento - 7 quilómetros
• Largura -1400 metros

Este lago artificial do rio Távora encontra-se a 550 metros de altitude. As suas características são propícias à prática de inúmeros desportos náuticos sem motor, como vela, canoagem, remo e pesca desportiva. As margens deste espelho de água são também um verdadeiro palco de aventura para quem prefere caminhadas, BTT, rappel, slide e escalada.

Paiva
O rio Paiva tem apenas um troço integrado nesta região, indicado para a prática de canoagem entre os meses de Novembro e Maio.
• Comprimento - 4,5 quilómetros
• Cota inicial - 778 metros
• Cota final - 760 metros

Fonte: Douro-Turismo
Para saber mais, sobre estes e outros rios, clique em: http://www.douro-turismo.pt/desafio-e-aventura---agua

Tertúlia - "O estado da nossa Vila"

Este tópico é destinado ao debate e troca de opiniões sobre o estado - social/económico/político/físico - da nossa Vila!

O que vai mal!? O que vai bem?!
O que é necessário mudar/desenvolver/construir !?
Qual o estado social da nossa vila? e Económico?
Quais os investimentos prioritários?
O que podia ter sido feito? O que há a fazer?
Qual o futuro? e o Presente?
Para onde caminhamos?
Estaremos num bom caminho!?

Vamos debater para perceber como "caminha" o nosso Município, Moimenta da Beira!!
Comentem ...

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Desafio e Aventura - Terra

A região do Douro Sul tem condições únicas para a prática de uma série de desportos em terra. As montanhas imponentes e agrestes, os caminhos quase virgens, os terrenos acidentados, compõem o cenário ideal para quem gosta de BTT, todo-o-terreno e caminhada. Para os amantes de escalada e rappel, é um cenário ímpar. Todas as vias de escalada estão equipadas com tops e preparadas para abrir.

Moimenta da Beira
• Local: junto à Barragem do Vilar
• Número de vias: 5
• Altura: 15 a 35 metros

Barragem do Vilar
A partir da vila de Moimenta da Beira siga pela EN 323 em direcção a Tabuaço. Ao quilómetro 62 vire à direita para a EM 505-1, rumo à aldeia de Vilar. Passando esta aldeia em direcção à povoação da Faia, encontra a Pedreira da Barragem de Vilar, onde se encontram as vias equipadas para a escalada.

Fonte: Douro-Turismo

Para saber mais, sobre este e outros locais, clique em:http://www.douro-turismo.pt/desafio-e-aventura---terra

terça-feira, 9 de setembro de 2008

JRS Motorsport - "Um exemplo de dedicação!"

A equipa JRS Motorsport é formada por dois amigos (entre os quais José Silva) que, tendo uma grande paixão por automóveis, decidiram reunir-se para desenvolver projectos de sua autoria e também dar apoio a projectos de pessoas que como esta equipa disfrutam dessa mesma paixão pelos automóveis.
Exemplo dessa colaboração noutros projectos, é o apoio prestado a Domingos Fernandes na sua participação no Nacional de Montanha com o Autobianchi A112 Abarth.

A mais recente construção de José Silva, JRS Motorsport, é o Kartcross EVO´08!

Para saber mais basta clicar em www.jrsmotorsport.pt.vu !

Para visualizar alguns videos clique em http://two.xthost.info/jrsmotorsport/pages/evo08.htm !

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Opinião dos utilizadores

O blogue moimentananet - Vila de Moimenta da Beira na net - gostaria de saber qual a opinião dos utilizadores em relação ao aspecto geral do nosso blogue.

-Acham que se deve manter o aspecto geral/cores/disposição por mais algum tempo?
-Acham que se deve melhorar/alterar algo no aspecto visual/cores/letra/etc?

Comentem e digam o que pensam sobre o tema! Só daremos atenção a comentários assinados.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Nova Rubrica « Nós por cá - Moimenta »

A partir de hoje lançamos uma nova rubrica, chamada «Nós por cá - Moimenta», semelhante à que existe num canal de televisão português.

Para tal, precisamos que todos os utilizadores do nosso blogue façam uso das suas máquinas fotográficas ou telemóveis e enviem todo o tipo de fotos que achem incorrectas/hilariantes/cómicas sobre tudo o que englobe o nosso concelho.

Aqui fica uma das fotos que pode ser inserida nesta rubrica pois, a placa "trânsito local" leva-nos a pensar que ao virar para a direita vamos encontar o centro histórico da vila ou até uma avenida local, mas, para nosso espanto, deparamo-nos com o lindo parque de estacionamento do Écomarché!


Comentem e enviem mais fotos...

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Pai e filho morrem quando iam para o trabalho - N226

Ainda o dia mal raiava e já um acidente ceifava as vidas de pai e filho. Foi na recta de uma estrada acabada de ser beneficiada, para os lados de Prados de Baixo, em Moimenta da Beira, vila que agora se veste de luto.
Pai e filho perderam a vida, ontem de manhã, vítimas de um aparatoso acidente de viação, que envolveu o motociclo onde seguiam e um veículo ligeiro conduzido por um militar da GNR em início de carreira.

O desastre ocorreu cerca das 7.30 horas, ao quilómetro 52,2 da Estrada Nacional 226, junto à aldeia de Prados de Baixo, a seis quilómetros da vila de Moimenta da Beira, sede de concelho, de onde eram naturais e residentes as duas vítimas mortais.
Morreram quando iam a caminho do trabalho, para uma obra de construção civil.

João Paulo Ramos Augusto (filho), de 17 anos, faleceu no local do acidente. O pai, Manuel Cardoso Augusto (Manuel Gaio, como é conhecido), de 41 anos, morreu menos de horas depois nos cuidados intensivos dos Hospitais da Universidade de Coimbra, para onde tinha sido transportado de helicóptero, dada a gravidade das lesões sofridas.

"O ligeiro ia a ultrapassar o motociclo quando este estava a mudar de direcção, colidindo e arrastando-o mais de vinte metros pela estrada", contou ao JN o comandante dos Bombeiros Voluntários de Moimenta da Beira, José Alberto Requeijo.

O Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da Brigada de Trânsito (BT) da GNR de Viseu, esteve no local a fazer a peritagem, e leva em conta o facto de naquele troço as ultrapassagens serem proibidas e a estrada ter traço contínuo (descontínuo apenas nas saídas para as localidades).

O depoimento de uma testemunha, que terá presenciado o acidente, deverá contribuir para o apuramento das causas do desastre. "Foi essa testemunha que deu o alerta às autoridades", disse ao JN o alferes Gonçalo Brito, comandante do destacamento de Moimenta da Beira da GNR.

O militar que conduzia o veículo, ia entrar em serviço no posto de Sernancelhe. "Seguia na sua viatura particular e sofreu ferimentos ligeiros. Por precaução, foi transportado ao Hospital de S. Teotónio, em Viseu", afirmou ainda o graduado da GNR.

Ao longo da manhã de ontem dezenas de pessoas estiveram no local do acidente. Comentavam sobretudo a forma estranha do embate que acabou em tragédia.
"Como foi possível em plena recta? Com tanta visibilidade à frente?", questionava Mário Santos Silva, de Trancoso, que esteve duas horas no local à espera que o corte de estrada fosse levantado para seguir viagem.
"Eu não vi, mas é uma coisa muito estranha. Ultrapassar neste local? Com risco contínuo? Que coisa confusa!", desabafava José João de Sousa, de S. João da Pesqueira.
Naquele troço da EN226 não há registo de níveis elevados de acidentes. Muito menos com consequências tão graves como o de ontem.

"É certo que a estrada esteve em obras, que melhoraram imenso as condições do piso, o que permitiu o aparecimento de alguns aceleras. Mas não tem havido nada de especial. É aliás o primeiro acidente que aqui acontece depois dos trabalhos de beneficiação. Espero que seja o último, para bem da segurança de todos os que aqui circulam", diz um morador de Vila da Rua. (Fonte: JN)

Os Bombeiros Voluntários de Moimenta da Beira deslocaram-se para o local com 5 viaturas e 16 Homens auxíliados por um Helicópetero do INEM e a VMER de Viseu.


Ver mapa maior

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Furo de água dá rombo a mina centenária

Em defesa de uma fonte secular, aparentemente ameaçada de secar por um furo aberto nas proximidades, 70 de pessoas de Moimenta da Beira batem o pé.

O vizinho que abriu o poço da ira, nega a relação de causa/efeito.

De um dia para o outro, garante quem reside nas proximidades, uma fonte em Moimenta da Beira, com mais de 200 anos e cheia de história, deixou de brotar o mesmo volume de água. O povo, que mora em redor, temendo que a bica seque de vez, não demorou a encontrar a causa e o culpado. "Foi um poço aberto nas imediações, por um vizinho, que cortou e desviou o veio de água", acusa sem pestanejar Fernando de Jesus, que mora paredes-meias com a Fonte da Mina.

A notícia correu célere na vila e, num ápice, um abaixo-assinado é posto a circular. Sete dezenas de pessoas subscrevem-no em dois dias.

No documento, entregue na sexta-feira passada na Câmara Municipal de Moimenta da Beira, os subscritores alertam o presidente da autarquia e exigem que tome medidas para que a Fonte da Mina, situada ao fundo das Cinco Ruas, na estrada que vai para Paradinha e Nagosa, não seque de vez.

"A bica começou a deitar menos água esta quarta-feira, um dia depois no início da abertura do poço num terreno aqui em frente, a pouco mais de 20 metros da fonte. Dois dias depois, só deitava um fiozinho de água", atesta Fernando Mota Alves, um dos moradores mais revoltados, que quer ver reposto o veio de água que alimenta a fonte centenária, ainda hoje muito utilizada pelas mulheres na lavagem de roupa.

"Sempre deitou muita água, e água pura, muito vezes procurada pelas gentes de outras aldeias, e por quem por aqui passa", lembra António Mota Vilarinho, outro dos subscritores do abaixo-assinado, que recorda os tempo em que utilizava a água da fonte para rega de muitos prédios que cultivou por ali perto.

"Nunca faltou, saiu sempre em grande abundância. Estamos com receio que agora possa secar", acrescenta António Vilarinho. "Quando ele [o vizinho que abriu o furo] começar a utilizar a água, depois de construir a vivenda, que deverá ter piscina, é quase certo que a mina vai secar", avisa ainda Vilarinho.

Sobre a Fonte da Mina, há muitas histórias que se contam. "É do tempo dos mouros", atira um morador. "Do tempo dos mouros não será, mas é uma mina muito antiga, tem mais de 200 anos seguramente", corrige outro moimentense.

Da história mais recente da fonte, destaca-se o facto de ter sido local de brincadeiras da maior parte das gentes que habitaram e habitam no arrabalde e nas Cinco Ruas, dois dos núcleos habitacionais mais antigos e tradicionais da vila de Moimenta da Beira.

"Moimenta da Beira é rica de fontes", escreve Bento da Guia na sua primeira monografia sobre o concelho. O historiador fala das fontes de "Nossa Senhora das Mercês, da Mina, da Corujeira e da Pipa". Lembra ainda as de "S. João, no arrabalde, e outras duas colocadas simetricamente ao lado dos Paços do Concelho".

"Não vamos restaurar o culto religioso das fontes; não vamos ressuscitar as adormecidas Ninfas que os gregos veneraram nas fontes como patronas da vida e da saúde das crianças; nem iremos, como os Romanos, coroar de flores as fontes e os poços no dia 13 de Outubro de cada ano. Mas não se esqueçam das fontes que ainda existem, que são sinal do presente de algo transcendente", escreve ainda Bento da Guia.Fonte: Rui Bondoso - Jornal de Noticias