Não é que esta banda seja pior ou melhor do que as outras que existem em Moimenta da Beira, (nem tão pouco isso interessa), a questão é que os THE UN-X-PECTED tiveram um papel determinante na maneira como abordo a música actualmente.
Lógico que este post é uma opinião pessoal, partilhada com todos os utilizadores do blog, (no qual eu espero que exista muito debate), mas não posso deixar de vos contar, em que aspectos esta banda do interior esquecido me levaria a ver a musica com outros olhos.
Quando visitei pela primeira vez o myspace relativo aos THE UN-X-PECTED, confesso que não prestei grande atenção. Muito sinceramente ouvi uma ou duas músicas, e nem me lembro se até ao fim.
Passado algum tempo, um, dois, três meses, (não sei precisar), decidi ouvir de uma forma mais atenta todo o trabalho, e fiz a minha avaliação pessoal, (algo que faço com toda a música que ouço).
A primeira impressão que tive foi relativamente ao som duro, nervoso e sincero que as guitarras deitavam cá para fora.
Ouvi novamente todos os temas, e decidi focar-me somente na parte melódica, deixando tudo que diz respeito à voz e às letras para mais tarde.
Todo o ambiente para o qual a música me remetia dizia respeito aos primórdios do punk. Aquele som sujo mas ao mesmo tempo puro, fizeram lembrar-me uma mistura dos Sex Pistols com os Peste & Sida.
Decidi então ouvir novamente todos os temas, e concentrar-me somente na voz e nas letras.
Foi precisamente neste momento que fiquei viciado nesta banda.
Que posso dizer?
Uma mensagem social brilhante, escrita de uma forma eximia, só à altura de grandes compositores. Mais que isso um enquadramento perfeito entre a melodia e a letra.
Relativamente à lição que aprendi com os THE UN-X-PECTED, ei-la em forma de perguntas: que seria da música se não existisse uma mensagem a transmitir? Para que serve o virtuosismo se não existir a capacidade de criar?
Afinal atingir a simplicidade é que é complicado, e neste ponto, (na minha perspectiva), os THE UN-X-PECTED passam com uma nota brilhante.
- Myspace dos THE UN-X-PECTED:
http://profile.myspace.com/index.cfm?fuseaction=user.viewProfile&friendID=33405778
- Videos:
http://br.youtube.com/watch?v=19GOf3lRUig&feature=related
Autor: Gonçalo Coelho
P.S. – Avizinha-se um fim-de-semana em grande, com a actuação de dois grupos da nossa terra: Dia 6 (Fashion Bar) – BULLDOZER; Dia 7 (Antigo Pavilhão) – SUPERNOVA