Do Mito à Realidade!!!
Sob este mote, e com o objectivo de sensibilização para o património moimentense lançamos o Passatempo História Local de Moimenta da Beira. Pretendemos premiar as interpretações mais correctas ou pertinentes acerca da figura que consta no lintel desta Casa Quinhentista Moimentense.
Deixem-nos as vossas opiniões, fundamentadas ou não, até dia 15 de Julho. Os vencedores receberão o livro “Memórias Paroquiais e Descrições Setecentistas do concelho de Moimenta da Beira”.
O que interessa é participar!!! Deixem os vossos comentários e mostrem o quanto se importam com o nosso património!!!
Quanto à história local, infelizmente, deixo um bocado a desejar, mas pode ser que aprenda mais alguma coisa...
ResponderEliminarNo que se refere à casa em questão sei que é conhecida como a Casa de Moimenta ou a Casa do Carrasco Rodrigues - carrasco da vila e proprietário da mesma.
À semelhança da figura em questão, a cabeça que vemos, também vemos no lintel "ROIZ" - que se referia a Rodrigues, o nome do carrasco.
Por isso penso que a cabeça também se refira a ele ou ao que ele fazia enquanto carrasco. (A forca era na altura a punição máxima para quem violava a lei)
No que se refere à casa em questão sei que é conhecida como a Casa de Moimenta ou a Casa do Carrasco Rodrigues - carrasco da vila e proprietário da mesma.
ResponderEliminarBom dia,
ResponderEliminarDizem os mais velhos que esta é a casa mais antiga de Moimenta.
Sempre ouvi dizer que foi a casa do "Dono" da vila e que aquela figura tem o nome de Carrasco.
Abraço
Na minha opinião, penso que ainda há muito por dizer acerca deste edifício. E provavelmente poderá não corresponder aquilo que se tem dito e escrito. Respeitando todas as opiniões, parece-me que este edifício tenha sido a morada ou o local de trabalho de alguém importante, ou então uma instituição desta povoação. No que respeita à sua antiguidade, é incorrecto dizer-se que esta casa foi a primeira a ser construída em Moimenta da Beira porque apesar da data ser sugestiva (século XVI), existem imóveis que poderão ser anteriores a esta construção. Por exemplo, deste século temos as Capelas de Nossa Senhora do Amparo e do Mártir São Sebastião. E quanto à inscrição ROIZ, sugiro várias hipóteses: Roiz, Rodrigues e «juiz» (esta menos provável). De qualquer modo, felicito o Dr. Jaime por se preocupar com o estudo deste enigmático monumento.
ResponderEliminarAgradecemos aos participantes que enviem o seu contacto (Nome, Morada, Tel) para o nosso contacto de email.
ResponderEliminarObrigado,
MNN