Jaime Gouveia, historiador natural de Leomil, em Moimenta da Beira, apresenta esta sexta-feira, 20, pelas 21h30, na biblioteca municipal Aquilino Ribeiro, situada no centro histórico da vila, o seu mais recente livro “O Sagrado e o Profano em Choque no Confessionário. O Delito de Solicitação no Tribunal da Inquisição. Portugal 1551-1700”.
Trata-se de uma obra baseada numa intensa pesquisa documental e historiográfica da época inquisitorial que “propõe um roteiro indagativo construído a partir de uma problematização acertada e abrangente sobre a história da vigilância dos inquisidores à actividade da confissão”.
Graças aos depoimentos de vários protagonistas da época, a obra fornece ainda um amplo conhecimento da história da Inquisição e da história religiosa.
Vão estar presentes no lançamento do livro os docentes da Universidade de Coimbra José Pedro Paiva e Ângelo Assis.
Licenciado em História e Mestre em História Moderna, Jaime Ricardo Teixeira Gouveia é actualmente investigador do Instituto Universitário Europeu com sede em Florença, onde prepara uma dissertação de doutoramento consagrada ao estudo do clero no espaço ibero-americano (1640-1750).
Possui um vasto currículo na sua área de especialidade com vários artigos científicos publicados e diversos livros editados. Já conquistou alguns prémios no âmbito da sua área de trabalho. O mais recente foi o Prémio da Associação Portuguesa de História Económica e Social, atribuído em 2010.
É ainda membro colaborador do Centro de História da Sociedade e da Cultura.
Fonte: ViseuMais
Sem comentários:
Enviar um comentário
MoimentaNaNet - MNN