Páginas

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

«Divulgação» - Moimenta celebra voluntariado



O Dia Internacional do Voluntariado celebra-se em todo o mundo no dia 5 de Dezembro. Em Moimenta da Beira a data vai também ser solenizada com uma acção que visa, merecidamente, dar rosto e valorizar o contributo dos voluntários (e são mais de duas dezenas) junto das instituições e organizações locais (mais de trinta). E ainda incentivar também a adesão da comunidade escolar ao voluntariado.

O evento comemorativo realiza-se no auditório da escola secundária da vila, a partir das 9h40, com a intervenção de três oradores convidados: Alexandre Nunes, técnico do Banco de Voluntariado da Figueira da Foz, que abordará “O Contributo do Voluntariado nas redes de desenvolvimento social”; José Abel Aguiar, presidente da Casa do Povo de Leomil, que evocará “A acção do voluntariado para o exercício dos direitos de cidadania e acção solidária”; e Bruna Santos, guia turística voluntária em Segões, que sublinhará a “Importância do voluntariado no desenvolvimento da comunidade”.

São promotores da iniciativa a Câmara Municipal de Moimenta da Beira e o seu Banco Local de Voluntariado, no âmbito da Rede Social e ainda o Agrupamento de Escolas.

Fonte: CMMB

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

terça-feira, 27 de novembro de 2012

«Arqueologia» - Solar dos Correia Alves



Solar dos Correia Alves
Classificado Monumento de Interesse Municipal



Fachada principal do Solar dos Correia Alves
Localização: Terreiro das Freiras, freguesia de Moimenta da Beira, concelho de Moimenta da Beira.

Apraz saber que o Solar dos Correia Alves, outra casa notável do centro histórico da vila de Moimenta da Beira, é mais um Monumento de Interesse Municipal, sendo oportuno dizer que para tal muito contribuíram os trabalhos de reconstrução/adaptação de todo o edifício para Turismo de Habitação iniciados no ano de 2000, que cuidadosamente devolveram-lhe toda a sua grandiosidade… uma classificação[1] que naturalmente acaba por ser importante não só para o próprio monumento porque afirma, após várias utilizações, mais uma vez o seu valor patrimonial (ao já integrar a Rota das Vinhas de Cister), como também contribui para a proteção e valorização de uma zona emblemática da vila e, por conseguinte, para o município que, por sua vez, alarga a sua lista de monumentos classificados (que, contudo, gostaríamos que não ficasse por aqui, pois, como se sabe, existem no concelho outros de excecional valor patrimonial igualmente merecedores deste “prémio”), mostrando-se mais rico para quem o visita nomeadamente no que respeita ao património edificado.

Breve descrição do monumento: arquitetura austera, “estilo chão”, caraterística de um determinado período do século XVII. Apresenta planta retangular simples, massas horizontais com cobertura a quatro águas, dois pisos funcionalmente diferenciados, sendo o alçado principal marcado por portas alinhadas verticalmente pelas janelas do piso nobre, assinalado pela presença na sacada de varandas com grades de ferro forjado. No friso da moldura da sacada central notam-se ainda vestígios dos ferros que suportavam a pedra de armas. No interior: destaque para a sala principal, a qual tem ligação lateral por vão, com moldura em granito, a duas outras, das quais uma conserva ainda um admirável teto, em masseira, pintado sobre madeira, com motivos religiosos, da antiga família proprietária do Solar: os Almeidas. Na outra sala (lateral direita) a comunicação à principal é efetuada do mesmo modo. Embora o teto original desta esteja irremediavelmente perdido, era de estrutura semelhante ao já citado, possuindo ainda centralmente o brasão da antiga família, esculpido em madeira. De referência é também o lagar duplo, em granito, destinado a espaço museológico e prova de vinhos com acesso para o quintal, outro recanto privilegiado de tranquilidade e sossego.

Publicado no Jornal Beirão (94.ª edição)


[1] Segundo o Instituto de Gestão do Património Arquitetónico e Arqueológico (organismo que zela pela classificação e proteção do património na dependência do Ministério da Cultura), a classificação do património português é o ato final do procedimento administrativo mediante o qual se determina que certo bem possui um inestimável valor cultural (Artigo 18º).
Quanto ao âmbito: um imóvel é classificado nas categorias “Monumento”, “Conjunto” ou “Sítio”. Quanto à graduação do interesse: um imóvel é classificado como de “Interesse Nacional”, de “Interesse Público” ou de “Interesse Municipal”.

Autor: José Carlos Santos

«Divulgação» - Outro livro de Teresa Adão



“Toca a Trocar as Histórias de Encantar” é um livro que Teresa Adão dedica a todos quantos se sentaram nas suas salas de aula, nos 40 anos de docência de uma carreira que acaba agora. Teresa Adão despede-se assim dela (da vida de professor), simbolicamente, com cheiros e sabores de quem espalhou saberes, conhecimentos e erudição pelos bancos das salas de aula.

O livro é lançado este sábado, 1 de Dezembro, às 15h00, na Escola Secundária de Moimenta da Beira. Tem a chancela das Edições Esgotadas, empresa de que Teresa Adão é fundadora e directora.
Fonte: CMMB

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

«Região» - Turismo do Douro lança hoje revista promocional de quintas e miradouros


A Turismo do Douro lança hoje uma revista promocional que destaca uma quinta e um miradouro mais emblemáticos de cada um dos 19 municípios que integram a área da entidade regional. 

O presidente da Turismo do Douro, António Martinho, afirmou à agência Lusa que o objetivo desta revista é "dar a conhecer o que de melhor o Douro tem para oferecer" e guiar os turistas que chegam à descoberta do Património Mundial da Humanidade. 

O caderno dedica uma página a cada um dos 19 municípios abrangidos pela entidade regional, desde Alijó, Armamar, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Lamego, Mesão Frio, Moimenta da Beira, Murça, Penedono, Peso da Régua, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço, Tarouca, Torre de Moncorvo, Vila Real a Vila Nova de Foz Côa. 

Fonte: Expresso.pt

«Divulgação» - Festival do Cogumelo em Caria



Duas saídas ao campo para a recolha de cogumelos, dois almoços micológicos, outros tantos magustos, uma exposição de cogumelos e de produtos de caça durante dois dias e grupos de concertinas a animarem duas tardes de convívio, preenchem o programa do VI Festival do Cogumelo e da Caça das Terras do Demo que se realizará este fim-de-semana de 1 e 2 de Dezembro, no lugar do Senhor dos Aflitos, em Caria, Moimenta da Beira. 

O evento volta a ser organizado pela Associação de Desenvolvimento Rural “Lobos Uivam” e a autarquia de Moimenta da Beira repete o apoio que tem prestado ao longo de todas as edições.
(Clique na Imagem para ampliar)
As inscrições e as informações devem ser obtidas através dos telefones 254 581 357, 967 234 518 e 963 107 406 ou pelos endereços electrónicos lobosuivam@sapo.pt ou www.lobosuivam.pt.
Fonte: CMMB