Páginas

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

«Notícia» - Dois moimentenses na final do Parlamento dos Jovens



Dois jovens da escola Secundária de Moimenta da Beira (Mariana Nascimento e João Sarmento) vão representar o distrito de Viseu na sessão nacional do Parlamento dos Jovens, na Assembleia da República, nos próximos dias 27 e 28 de Maio. O grupo integra ainda outros seis estudantes de três secundárias do distrito: Canas de Senhorim (João Ambrósio e Joana Pinto), Viseu (Francisco Amaral e Tomás Ambrósio) e Lamego (Simão Lúcio e Tomás Sousa).
A eleição foi feita esta terça-feira, 26 de Fevereiro, em Moimenta da Beira, onde decorreu a sessão distrital que juntou 78 estudantes de 25 escolas secundárias do distrito de Viseu.
Os oito eleitos vão apresentar à Assembleia da República, três recomendações no âmbito do tema escolhido para este ano: “Os jovens e o emprego: que futuro?”.
Numa delas, apelam ao governo e aos investidores privados para que apoiem mais a formação dos jovens.
Noutra, falam na aposta numa agricultura moderna e no turismo nas zonas rurais despovoadas, evitando assim o êxodo rural e criando também novos postos de trabalho.
Por último, defendem o inventivo ao empreendedorismo com a criação de uma disciplina facultativa, no ensino secundário.
O Parlamento dos Jovens é um programa que a Assembleia da República organiza em colaboração com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), entre outras entidades, com o objectivo de promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pela participação cívica e pelo debate de assuntos da actualidade. 
CMMB

«Neve» - Três nevões em dois meses

É o terceiro nevão em dois meses. A meio da manhã de hoje, quarta-feira, 27 de Fevereiro, nevava com intensidade. Em menos de uma hora, a vila e o concelho ficaram ‘pintados’ de branco.
O limpa-neves da Câmara viu-se obrigado a trabalho reforçado, para permitir a circulação do tráfego rodoviário em condições mínimas de segurança nas estradas que normalmente são mais afectadas pela intempérie: Os troços de Peravellha/Nacomba/Toitam e de Alvite/Paraduça, foram alvo de limpeza redobrada.
O jardim do Tabolado, em frente aos Paços do Concelho, sempre verde, depressa ganhou a cor alva. Os flocos de neve encarregaram-se de lhe emprestar novo tom.
À hora de almoço ainda nevava e, em vários locais do concelho, a neve chegou a atingir vários centímetros de espessura.

«Solidariedade» - Nova Viatura dos BV Moimenta da Beira

"Ainda há gente com vontade de ajudar os Bombeiros, esta é a nova viatura dos Bombeiros, oferecida pelo Sr. Júlio Teixeira de Castelo, emigrante na Alemanha. O nosso sincero agradecimento pelo gesto de solidariedade!"
É esta a mensagem partilhada no grupo do Facebook dos Bombeiros Voluntários de Moimenta da Beira. 

 Fonte: Facebook

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

«Divulgação» - Homenagem aos presidentes de Junta que não se podem recandidatar ao cargo

Sete presidentes de Junta de Freguesia do Concelho de Moimenta da Beira não podem recandidatar-se ao cargo, nas próximas eleições autárquicas, por força da nova Lei de Limitação de Mandatos.
Estão nessas condições Sidónio Clemêncio da Silva (Presidente da JF de Alvite); José de Jesus Coutinho (Arcozelos); Basílio Requeijo Pureza de Carvalho (Baldos); António Ribeiro Correia (Paradinha); Eduardo de Carvalho Seixas (Sarzedo); António Rocha dos Santos (Segões); e Júlio de Almeida Castro (Vilar).
José Eduardo Ferreira, na qualidade de cidadão que exerce a presidência do município, vai homenageá-los no próximo domingo, 24 de Fevereiro, numa tarde de convívio e jantar em Baldos.
O programa tem início às 15 horas, com actividades lúdicas, e prossegue às 18h00 com missa em honra aos autarcas. Um jantar, às 19h00, encerra o programa.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

«Notícia» - Barragens de regadio em Moimenta



A propósito do projecto de construção de quatro pequenas barragens de regadio no concelho, defendido pelo presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, a RTP deslocou-se à vila e ouviu o autarca José Eduardo Ferreira.
Obs. Clique na ‘Parte 7’ e acelere para o minuto 15:30
CMMB

«Divulgação» - Aquilino, cinquentenário da morte



São sete momentos de evocação nacional no ano em que se assinala o cinquentenário da morte de Aquilino Ribeiro. O primeiro acontece já na próxima segunda-feira, dia 25, no Panteão Nacional, onde repousam os restos mortais de Aquilino. José Manuel Mendes, Mário de Carvalho, António Valdemar e Serafina Mendes, quatro aquilinianos dos sete costados, recordam o homem e o escritor.

Em Março, a 19, Alfredo Caldeira, Fernando Rosas, Mário Cláudio e José Manuel Mendes, revisitam na biblioteca da Assembleia da República o tempo da clandestinidade e exílio.

Depois, a 20 de Abril, Henrique Monteiro fará uma visita guiada às Terras do Demo, onde Aquilino Ribeiro nasceu em 13 de Setembro de 1885. O percurso inclui Soutosa, Alhais, Carregal e Lapa. No dia seguinte, Mário Cláudio desvia o itinerário para Romarigães, no Minho, terra de Jerónima Dantas Machado, segunda mulher do mestre e território que inspirou Aquilino no romance ‘A Casa Grande de Romarigães’.

Em Maio. mês do desaparecimento, a evocação dá um salto a Paris, França, no dia 22, onde Coimbra Martins, Eduardo Lourenço e José-Augusto França recordarão os tempos de exílio do escritor. Dois dias depois, no restaurante ‘La Closerie des Lilas’ (favorito de Aquilino e Hemingway), Luís Machado fala sobre os locais do escritor em Paris.

As evocações encerram dia 27 de Maio, quando se completam 50 anos sobre a morte, com uma conferência de António Valdemar e Luís Machado no café ‘Martinho da Arcada’, no Terreiro do Paço, em Lisboa: “De garfo e faca com Aquilino”.

A iniciativa dos sete momentos de celebração do mestre é da Associação Portuguesa de Escritores e conta com o apoio da Fundação Aquilino Ribeiro, em Soutosa, Moimenta da Beira. 
Fonte: CMMB

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

«Crime» - Relação do Porto mantém penas até 7 anos e meio de prisão em caso de trabalho escravo

A Relação do Porto manteve as penas de sete anos e meio e cinco anos de meio de prisão, respectivamente, para dois homens que obrigaram um outro a trabalho escravo, durante três anos, tanto em Espanha como em Portugal.

Aquelas penas, pelo crime de escravidão, foram aplicadas pelo Tribunal Judicial de Moimenta da Beira, Círculo Judicial de Lamego, e agora confirmadas pela Relação, por acórdão a que a Lusa hoje teve acesso.
Em 2006, numa altura que se encontrava a residir temporariamente num centro de acolhimento em Lisboa, a vítima, natural de Vila Viçosa e com “evidentes fragilidades cognitivas e psicológicas”, foi abordada por um dos arguidos, que lhe propôs ir trabalhar na actividade agrícola em Espanha, a troco de 20 euros por dia.
Durante cerca de três anos, a vítima realizou todo o tipo de tarefas agrícolas na província de La Rioja, Espanha, como vindimas, podas e apanha do pimento, da couve e da maçã.
Dormia num sótão ou em roulottes, tomava banho num qualquer riacho ou canal que houvesse nas imediações, fazia as necessidades fisiológicas “no campo” e todos os seu passos eram controlados de perto pelo patrão.

Como pagamento do trabalho, apenas recebeu, em alguns fins de semana, a importância de 5 euros, sendo que por alturas de um natal “teve direito” a 50 euros.
Quando exigia o pagamento do ordenado prometido, era agredido.
Nos períodos em que vinha a Portugal, dedicava-se, sob as ordens do mesmo “patrão”, à venda ambulante de chapéus, guarda-chuvas, cestos e balões em diversas feiras e festas populares.
Num período em que se encontrava em Espanha, aquele arguido “cedeu” a vítima ao outro arguido, seu familiar.

Segundo a Polícia Judiciária (PJ), esta cedência terá sido a troco de um automóvel, um facto não dado como provado pelo tribunal.
Os dois arguidos, de 54 e 31 anos, foram detidos em Setembro de 2011 pela PJ, encontrando-se desde então em prisão preventiva.
Lusa/SOL

«Divulgação» - Moimenta na BTL 2013‏

É uma acção de charme e de afirmação do concelho de Moimenta da Beira na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), no Parque das Nações, dia 2 de Março, das 14 às 17 horas. A iniciativa volta a ser da autarquia e promete repetir o êxito de anos anteriores.

O evento promocional e de marketing dos principais recursos endógenos do concelho (maçã, vinho e espumante Terras do Demo, ofertas turísticas, gastronomia ou cultura) vai ter lugar no stand da região de Turismo do Porto e Norte de Portugal que estará localizado à entrada do Pavilhão 1 da Feira Internacional de Lisboa (FIL).

Durante as três horas, muita maçã de Moimenta será oferecida aos visitantes e o espumante degustado por quem desejar. De resto, estes dois sabores vão também combinar num ‘cocktail’ que será dado a provar pela empresa “Ar d’Rio”. Tudo com muita animação pelo meio, proporcionada pelas “Marias Malucas”, um par de mulheres ‘descaradas’ que veste o típico traje serrano para interagir com o público, também de forma ‘descarada’ e sempre bem disposta.

A Confraria Gastronómica da Maçã Portuguesa vai estar presente e no local funcionará ainda uma ‘mesa de negócios’ pelos agentes turísticos aderentes: “Crónicas da Terra – Turismo em Espaço Rural (TER)”; “Moinhos da Tia Antoninha (TER)” e “Objectivo Radical Bares – Empresa de animação turística)”, todos do concelho de Moimenta da Beira

A BTL 2013 vai decorrer de 27 de Fevereiro a 3 de Março e os organizadores estimam a visita de mais 70 mil pessoas, entre homens de negócios e simples curiosos.