Páginas

sábado, 30 de março de 2013

Porto da Nave


Porto da Nave, eis um nome curioso. Porto significa confluência, extremidade, passagem, para a Nave. Nave significa altiplano. É palavra antiga, de origem ibérica, ligúrica ou êuscara (basca), anterior à romanização e que portanto existe em Português como nave ou nava; em Italiano, nava; em Francês, nave e nef; no Espanhol, nava, em todas as línguas significando planície em região montanhosa ou não, acepção que é possível ainda encontrar em Vila Franca das Naves ou em Nave de Haver, no distrito da Guarda.
Asseverou o padre Joaquim de Azevedo que Porto da Nave fica no alto da serra de onde se descobrem muitos montes, que em tempos se podiam lavrar, ainda que frios e desabridos. Pão se semeava aqui muito. Hoje a folha de pão transformou-se em pradaria verde com cintilações prateadas das águas frias que brotam daí mesmo.
Urgueiras havia-as em todas as léguas, assim como tojos, carquejas e giestas. Foi sempre terra de fauna díspar: cabras, ovelhas, porcos, vacas, bois, muita caça, lebres, coelhos, perdizes, rolas, raposas e lobos.
            Apesar de lugar rústico, cimentado nos píncaros serranos, o povo é religioso, aí venerando N. Senhora de Fátima, com festividade no segundo Domingo de Agosto.
Não é muito difícil imaginar nesta localidade, o íncola, séculos antes, no seu quotidiano, a matar coelhos à moca e a queimar cepas nas querruvinhas dos montes; abrigando-se da neve ou da chuva com uma capucha pelas frontes ou palhoça pelos ombros, polainas até às coxas, socos de empenhas dobradas a desfilar por este solo bravio; de sacho erguido, a saltar paredes, furar pinheirais, canchar alpondras, esbarrondar açudes, encher os talhadoiros atidos ao seu cuidado; pinchar escalões, fragas e estrumeiras; despedir sacholadas em gatos ociosos que se engalfinhavam nos mios; alapar e esgrilar aos ecos de tamancadas sobre as lajes das corgas; continuar nas quelhas fora perseguindo as sombras rasteiras que buliam nos chavascais….
Esta é verdadeiramente uma terra que frequentemente desperta ensonada nos nevoeiros matinais típicos da sua situação altaneira, qual pastora na serra, à medida que a luz, de búzia e carugenta, se torna nítida. Ouvem-se ainda os espaçados més doloridos de gados encurralados ou alegres da fartura; roncares de jumentos, chios de carros belgas fora, campainhas telintando telintares finos como pedrinhas a fazer “cloque” quando derramadas sobre águas sornas.  
Pelo exposto, a breve trecho, Porto da Nave é uma das janelas preciosas que melhor nos atira as vistas para o impressionismo das telas paisagísticas do que melhor estético o concelho tem. E se na invernia é o belo horrível que aqui se nos depara, com as faíscas a dardejarem o solo rebombando em tempestades dos tempos de Noé, no Verão presenteia-se-nos um panorama de noites perfumadas e mornas, sob a farinhada da lua, alvoradas de rosas logo que os ponteiros alcançam as quatro horas, e raios soalheirentos com feixes que parecem ficção.

quinta-feira, 28 de março de 2013

«Notícia» - Câmaras de Santa Comba Dão e Moimenta da Beira vão poder contrarir empréstimos

As candidaturas das câmaras de Santa Comba Dão e Moimenta da Beira ao Programa de Apoio à Economia Local (PAEL) foram aprovadas pelo Governo. Esta deliberação permite aos municípios contraírem empréstimos de 3,6 e 2,4 milhões de euros, respetivamente.

O PAEL foi criado para proceder à regularização do pagamento de dívidas dos municípios a fornecedores vencidas há mais de 90 dias, registadas na Direção-geral das Autarquias Locais (DGAL), à data de 31 de março de 2012.

Em declarações à Agência Lusa, o presidente da Câmara de Santa Comba Dão, João Lourenço, considerou que a aprovação desta candidatura “era fundamental para pôr as contas do município em ordem”.

Para o presidente da Câmara de Moimenta da Beira, José Eduardo Ferreira, a aprovação da candidatura ao PAEL “vem facilitar a vida do município, pois tem um juro mais baixo”.
Fonte: Jornal do Centro

quarta-feira, 27 de março de 2013

«Desporto» - Meia Final da Taça Sócios de Mérito (AF Viseu)

É já este Sábado que se joga, em Moimenta da Beira, o acesso à final da Taça Sócios de Mérito, Taça da AF de Viseu.

 

«Notícia» - Moimenta da Beira ajuda pensionistas a preencher IRS

Para muitos pensionistas este é o primeiro ano em que têm de apresentar o IRS. As dificuldades são muitas o que levou a Câmara de Moimenta da Beira, em Viseu, a abrir um serviço que ajuda a preencher a declaração.

 

terça-feira, 26 de março de 2013

«Desporto» - Minuto de silêncio em memória de Amadeu Baptista Ferro

A direcção da Associação de Futebol de Viseu deliberou, em homenagem ao desaparecimento de Amadeu Baptista Ferro, guardar um “Minuto de Silêncio” no jogo do campeonato distrital de futebol da Divisão de Honra que se realizou em Moimenta da Beira no domingo passado, 24 de Março de 2013, entre as equipas do CDR e do Castro Daire. A partida terminou com uma brilhante vitória do CDR.
No comunicado da direcção da AF Viseu pode ler-se ainda que “a Associação de Futebol de Viseu manifestou profundo pesar pelo falecimento do Dr. Amadeu Batista Ferro, ex-Presidente da Direcção do CDR Moimenta da Beira e, enviou sentidas condolências aos seus familiares, amigos e desportistas”. A decisão do “Minuto de Silência” foi dada a conhecer a “todos os Sócios Ordinários, Clubes Filiados, Equipas de Arbitragem e Órgãos de Comunicação Social”.
Fonte: CMMB

domingo, 24 de março de 2013

«Divulgação» - Câmara ajuda a preencher declaração de IRS



Técnicos do Serviço de Acção Social e de Educação da Câmara de Moimenta da Beira estão a ajudar reformados e pensionistas do concelho a preencher a declaração de rendimentos do IRS. O apoio técnico-administrativo estende-se ainda à população que tem mais dificuldades na concretização das suas obrigações fiscais e a enfrentar a burocracia processual do fisco. Os interessados devem então dirigir-se àqueles serviços e pedir o apoio devido.



O apoio é tanto mais importante tendo em conta que este ano os contribuintes que tenham auferido mais de 293 euros mensais, estão obrigados a entregar a declaração de IRS nas Finanças.

O prazo para entrega em suporte de papel termina no dia 31 de Março e, pela internet, alarga-se até ao final do mês de Abril.
Fonte: CMMB

sábado, 23 de março de 2013

«Divulgação» - Férias Desportivas da Páscoa: inscrições abertas



Três dias cheios de actividades desportivas e culturais, já na próxima semana: segunda, terça e quarta-feira, 25, 26 e 27 de Março. São as Férias Desportivas da Páscoa, destinadas às crianças e jovens do concelho em idade escolar (dos 6 aos 17 anos), que a autarquia volta a promover, com o apoio da Eforbeiras e do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira. As inscrições estão abertas. Podem ser feitas na piscina e no pavilhão municipal e ainda nos serviços de acção social e educação da autarquia.
O programa é variado: segunda-feira, de manhã, há jogos recreativos (uma prova de orientação) na Quinta do Ribeiro; à tarde, cinema no auditório municipal. Na terça, o dia é todo preenchido com um programa de jogos desportivos variado (rugby, futebol, andebol, etc) no estádio municipal; e na quarta-feira, último dia, uma visita à Serra da Estrela para se brincar e deslizar na neve, em trenó ou em bóias.

Fonte: CMMB

«Saúde» - Doentes de Moimenta voltam para o Hospital de Viseu



O Hospital de S. Teotónio, em Viseu, volta a ser a unidade de saúde de referência para os doentes de Moimenta da Beira. A decisão foi conseguida junto do presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Tondela - Viseu, depois do presidente da Câmara Municipal ter reunido, também, com os responsáveis pelas administrações regionais de saúde do Norte e Centro e com o director do Agrupamento de Centros de Saúde do Douro Sul, dando-lhes conhecimento que a recusa, “injusta e ilegal”, à referenciação dos doentes àquele hospital, estava a causar “fortes transtornos aos mesmos utentes e grandes constrangimentos na respectiva acessibilidade aos cuidados de saúde”.
O autarca exigiu por isso a imediata correcção da situação, facto que foi alcançado em curto espaço de tempo. “Espero que a solução encontrada seja estável e duradoura, como aliás deve e tem de ser”, sublinha José Eduardo Ferreira.
Recorde-se que desde o início de 2013, de modo unilateral e inexplicável, a administração do Hospital de Viseu recusava e devolvia todos os pedidos de referenciação feitos pelos médicos do Centro de Saúde de Moimenta da Beira. Os doentes eram então todos encaminhados para o Hospital de Vila Real, para onde não há transportes públicos regulares, provocando-lhes graves prejuízos e danos.
 Fonte: CMMB

terça-feira, 19 de março de 2013

«Arqueologia» - Curiosidades históricas

Concelho de Moimenta da Beira
Curiosidades históricas

Altar e imagem de São Francisco, com painel pintado representando um mouro armado de alfange e dois mártires franciscanos


Sabia que:
·         Durante a Época Moderna, o actual território do município de Moimenta da Beira esteve repartido administrativamente em oito concelhos, ficando definido apenas em 1896.
·         O Convento de Nossa Senhora da Purificação possuía uma torre, a qual foi mandada demolir em 1858 por Julião Sarmento, na altura vice-presidente da Câmara Municipal.
·         A Capela de São Pedro, a antiga Matriz de Moimenta que esteve originalmente junto ao cemitério da aldeia de Fornos, perdeu um altar renascentista e pinturas de grande valor.
·         Na segunda metade do século XIX, pela mão da firma Francisco Cabral Pais e Filhos Lda., Vila da Rua foi sede de um banco que serviu a economia da região e teve uma Fábrica de Fiação que empregou mais de vinte operários tecnicamente instruídos. As suas sedas eram de tal qualidade que chegaram a obter menções honrosas em exposições de Lisboa, Porto, Londres e Paris.
·         Até aos princípios do século XX realizou-se na Vila da Rua uma das feiras mais antigas da região: a feira de São João. Outras perduraram no concelho até depois de 1950: Alvite teve feira de gado e indústrias nas segundas terças-feiras de cada mês; Leomil teve feira mensal e a feira anual de São Tiago; em Pera fez-se a feira de gado e de cereais no primeiro domingo de cada mês; e Moimenta da Beira teve duas feiras por mês, sendo uma no terceiro domingo e outra na primeira segunda-feira. Contestadas as feiras do domingo, a vila passou a ter feira de quinze em quinze dias à segunda-feira.
·         Perto do Largo do Tabolado, outrora denominado por Praça D. Pedro V, entre a Casa de D. Claudina Carvalhais (actual Edifício dos Paços do Concelho) e o muro da Feira que lhe ficava à retaguarda, havia ainda espaço no ano de 1904 para o Curro de Touradas que lá se fizeram.
·         O edifício que hoje acolhe a Biblioteca Municipal, em homenagem ao insigne escritor que viveu em Soutosa, foi legado à Câmara por testamento de D. Carolina Cândida Guedes Osório de Gouvea e Vasconcelos (última descendente da família fundadora), em 1923 (dois anos antes de falecer), com a intenção de aí se fazer um hospital ou uma escola.
·         A bonita fonte que se descobre perto da Igreja de São Pelágio (Matriz de Rua) proveio do espaço contíguo à Casa dos Frades do Convento de São Francisco, do qual, após ter sido encerrado, pouco ou nada restou, além da Igreja e respectiva Casa que se encontram a cair. Entre os vários descaminhos, sabe-se que o barbeiro de Vide levou livros para limpar a navalha com que barbeava os seus fregueses; os principais altares foram parar às igrejas de Caria e de Várzea da Serra, onde aprimoradamente ainda se encontram; e as imagens[1] de São Francisco (ver imagem), de Nossa Senhora dos Remédios e um painel pintado em madeira, representando São João Baptista, podem ser vistos em muito bom estado na Capela de Nossa Senhora do Carmo, em Toitam.
·          
Publicado no Jornal Beirão (100.ª edição)




[1] As duas imagens medem cerca de 1,70m de altura.