Páginas

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

«Autarquicas 2013» - José Eduardo Ferreira reforça votação em Moimenta

José Eduardo Ferreira foi reeleito para a presidência da Câmara de Moimenta da Beira.
O autarca do PS conseguiu reforçar a votação neste concelho e aumentar o número de vereadores, passando de quatro para cinco elementos no executivo municipal.
O PS conseguiu 61,82 por cento dos votos (3920); a coligação PSD/CDS-PP “Unidos Pelo Futuro” conseguiu 28,59 por cento (1813 votos); e a CDU 2,67 por cento (169 votos).
Fonte: Jornal Beirão

sábado, 28 de setembro de 2013

«Ambiente» -Turismo e ETAR do rio Paiva estão a degradar qualidade da água

Ao longo de 110 km de margens, a Associação SOS Rio Paiva vai encontrando todo o tipo de lixo, de panelas a sapatos, a maioria deixada para trás por turistas desleixados, mas também algum escondido para ninguém ver.
O grupo promoveu neste sábado uma acção de limpeza em vários pontos do caudal deste afluente do Douro, desde Moimenta da Beira, onde nasce, até Castelo de Paiva, onde desagua, e aponta o regresso de emigrantes de vários concelhos banhados pelo rio como parte do problema.

Segundo Sérgio Caetano, presidente da Associação SOS Rio Paiva, "há vários concelhos na região que triplicam ou quadruplicam de população no mês de agosto", devido ao regresso temporário de emigrantes que sobrecarregam as ETAR (Estações de Tratamento de Águas Residuais), que por sua vez se revelam subitamente incapazes de "comportar todo o afluente que recebem".

Entre um grupo de pouco mais de dez pessoas, Sérgio Caetano disse à agência Lusa, em plena limpeza da praia fluvial de Lugar da Várzea, Castelo de Paiva, que "o problema existe um pouco por todo o lado, uma vez que as pessoas são comodistas", pelo que parte do objectivo é também educar os veraneantes fluviais.

"Não nos parece que custe assim tanto, a cada um de nós, sempre que vem para o rio, deixá-lo da mesma forma que o encontrou. Faz parte de uma cultura portuguesa que infelizmente ainda não tem esse tipo de sensibilidade, mas que é perfeitamente normal noutros países", lamentou o presidente da Associação SOS Rio Paiva.

O ambientalista alerta também para um potencial problema de saúde pública que "é preciso acautelar e resolver", adiantando que "em Castelo de Paiva é muito frequente as análises à água acusarem a existência de salmonela, o que num dos rios mais limpos da Europa é bastante preocupante e é um assunto que durante muitos anos foi considerado tabu".

"As pessoas não queriam falar sobre isso", explicou Sérgio Caetano, considerando tratar-se de "um assunto que deve ser encarado e assumido para que o problema seja resolvido, em vez de o tentarem esconder."

Todos os voluntários que procediam à recolha do lixo e exibiram à Lusa o conteúdo dos sacos em que guardavam os detritos - invariavelmente repletos de copos de plásticos e latas de cerveja, mas também com guarda-chuvas, sapatos e utensílios de cozinha - referiram "o choque" que sentiram ao encontrar desperdícios cuidadosamente escondidos.

"O que me surpreendeu mais foi as pessoas esconderem o lixo", disse Joana Caetano, "põem-no em sítios de difícil acesso", frisou, supondo que "as pessoas atiram o lixo para trás porque se não o vêem é como se ninguém visse e não fizesse mal".

A prática de canoagem e o rafting (descida do rio em botes de borracha), juntamente com a frequência das praias fluviais da região, levam a que o presidente da SOS Rio Paiva acredite que "o dinheiro do turismo que entra nesta região podia ser mais aproveitado para resolver estes problemas".

"De outra forma não conseguimos ter um desenvolvimento verdadeiramente sustentável", concluiu Sérgio Caetano.
Fonte: Público.pt

«Educação» - Câmara de Moimenta abre concurso para oito professores

Está aberto concurso para a formalização de candidaturas para a seleção de oito professores (técnicos) para assegurar o desenvolvimento de várias Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) nas escolas do 1º ciclo do ensino básico na área do Município de Moimenta da Beira, em regime de contrato de trabalho em funções públicas, cuja duração é válida até dia 30 de junho de 2014. São quatro para a área de Inglês e outros quatro para Música.

O método de seleção dos professores é o da avaliação curricular, tendo em consideração os seguintes critérios: Experiência Profissional nas Atividades de Enriquecimento Curricular (EP); Continuidade no projeto AEC no Concelho de Moimenta da Beira (CP); Em que: Experiência Profissional nas Atividades de Enriquecimento Curricular (EP), é ponderada no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular, comprovada por declaração com referência ao número de dias por cada ano letivo. Continuidade no projeto AEC no concelho de Moimenta da Beira (CP), correspondente ao tempo de serviço prestado no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular, no Município de Moimenta da Beira, aqui se incluindo a obrigatoriedade do exercício destas funções no ano letivo anterior, devidamente comprovado por declaração com referência ao número de dias por cada ano letivo.
Em situações de igualdade de valoração, têm preferência na ordenação final, os candidatos que se encontrem numa das situações configuradas pela Lei como preferenciais, nomeadamente, os candidatos com deficiência tem preferência em caso de igualdade de classificação.
Fonte: Jornal Beirão

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

«Divulgação» - Voluntários vão limpar este sábado as praias do rio Paiva

A associação de defesa ambiental SOS Rio Paiva vai juntar este sábado, dia 28 de setembro cerca de 100 voluntários, para recolher os resíduos deixados durante o verão nas praias fluviais do rio, espalhadas pelos concelhos de Castelo de Paiva, S. Pedro do Sul, Cinfães, Castro Daire e Moimenta da Beira.

A iniciativa anual “Vamos limpar o Rio Paiva”, que pretende sensibilizar a sociedade civil para a poluição nas margens do Rio Paiva, conta para este efeito com a parceria de 10 instituições com intervenção ambiental no território em causa. Os voluntários vão estar distribuídos pelos cinco concelhos (quatro no distrito de Viseu e Castelo de Paiva, no distrito de Aveiro) em que o objetivo é limpar uma extensão de cerca de 10 quilómetros de praias fluviais.

A SOS Paiva já admitiu que estes voluntários vão encontrar muito lixo ao longo das margens face à realidade do país, em que os frequentadores das praias ainda deixam muito lixo espalhado pelo chão, que com as cheias será arrastado pelas correntes ficando espalhado pelas margens agarrado à vegetação por vezes em locais inacessíveis. A par desse comportamento incorreto, a associação reconhece que grande parte das praias em causa ainda não estão devidamente equipadas para acolher o público balnear, nomeadamente, estruturas para depositar o lixo.
Nas praias de Várzea, Dois Areios, Nodar, Ameixiosa, Pego e Segões, a ação de sábado vai concentrar-se na remoção de embalagens, plásticos e papeis, e na sinalização de monstros domésticos de maior dimensão, a serem retirados mais tarde pelos serviços próprios.
Os voluntários devem comparecer com luvas, calçado adequado e piso irregular, munidos de sacos plásticos resistentes.

Quem quiser participar na ação de carater ambiental ainda pode inscrever-se no site www.riopaiva.org, escolhendo a praia onde pretende intervir.
Fonte: Jornal do Centro

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

«Divulgação» - Aulas de hidroginástica e natação nas piscinas Municipais

Já iniciaram as aulas de hidroginástica e de natação nas piscinas municipais Dr. Amadeu Baptista Ferro, em Moimenta da Beiras. São asseguradas por técnicos qualificados da autarquia e decorrem durante a semana, ao fim da tarde. As de hidroginástica às segundas e quartas (das 18h00 às 18h45 e 18h55 às 19h40) e sextas (das 18h00 às 18h45); e as da escola de natação às terças e quintas (das 18h00 às 21h00).

A hidroginástica é uma actividade física orientada, realizada em piscina que conjuga movimento, água e música, três elementos básicos para a vida, pois o corpo precisa de movimento para manter as suas funções essenciais.

A prática da natação é considerada um dos melhores exercícios físicos existentes trazendo óptimos benefícios para o organismo, ajudando a melhorar a coordenação motora, além de ser recomendada para pessoas com problemas respiratórios, como por exemplo a asma. É também a única actividade física indicada para menores de 3 anos.

As inscrições para as duas actividades estão abertas nas piscinas municipais (telef. 254 529 161).
Fonte:CMMB

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

«Educação» - Câmara de Moimenta cria Bolsa para Estudantes do Ensino Superior

A Câmara Municipal de Moimenta da Beira acaba de criar uma Bolsa de Mérito Estudantil para o Ensino Superior. A bolsa tem a finalidade de «apoiar o prosseguimento de estudos a estudantes, residentes no município de Moimenta da Beira, com mérito estudantil e cujas possibilidades económicas não lhes permitam fazê-lo apenas pelos seus próprios meios, contribuindo para a valorização pessoal e profissional de cada um e para a formação de quadros superiores nesta área geográfica».

As bolsas a atribuir anualmente variam de acordo com a verba inscrita no orçamento da Câmara Municipal, sendo que, o valor máximo e mínimo a atribuir, bem como o número de bolsas, novas ou de continuidade, serão igualmente afixados anualmente. Apesar de ainda não estar definido, o presidente da Câmara Municipal adiantou na última sessão da Assembleia Municipal, onde foi aprovada por unanimidade a criação destas bolsas, que o valor mínimo das mesmas não deverá ser inferior a 200 euros.

Segundo o regulamento, poderão candidatar-se à atribuição da bolsa, pela primeira vez, todos os alunos que sejam naturais e residentes no concelho de Moimenta; estejam matriculados no ensino superior, em cursos que confiram o grau de licenciatura e/ou mestrado integrado; tenham idade igual ou inferior a 25 anos; não tenham possibilidades económicas para a frequência num estabelecimento de ensino superior e sejam membros de um agregado familiar cujo rendimento “per capita” não seja superior a 50 por cento do valor da RMMG (retribuição mínima mensal garantida) em vigor.

As candidaturas deverão ser formalizadas até ao dia 30 de outubro de cada ano e enviadas à Câmara Municipal, sendo, para tal, necessários o certificado de matrícula do corrente ano letivo, com especificação do ano e curso; comprovativo das disciplinas em que se encontra matriculado; plano curricular ou plano de estudos; curriculum escolar, com especificação da média final obtida no secundário e da classificação com que concorreu ao ensino superior (nota de colocação); e documentos comprovativos no caso de o aluno estar a beneficiar de outras bolsas ou subsídios concedidos por outra instituição; e um boletim de candidatura da Câmara Municipal. Será também necessário preencher um requerimento onde constarão os dados referentes às condições financeiras do agregado familiar.

Na atribuição das bolsas, a comissão de análise ponderará cinco critérios, sendo o primeiro o rendimento do agregado familiar; o segundo a média de classificação final do ano anterior; o terceiro a condição do candidato com limitações de mobilidade ou outras deficiências; em quarto a idade do candidato; e em quinto a acumulação de outra bolsas de estudo. Quando o número de candidaturas for superior ao número de bolsas, são consideradas como condições de preferência a situação do aluno cujo agregado familiar tenha um maior número de dependentes a frequentar o ensino secundário ou superior; e a obtenção da melhor média de classificação nos últimos três anos.

Fonte: Jornal Beirão

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

«ExpoDemo 2013» - "Moimenta" foi líder de audiências

Os populares programas de domingo à tarde tiveram mais um confronto. O “Portugal em Festa” defendeu as cores da SIC e o “Portugal em Festa” da TVI.

Como tem sido hábito, a estação de Queluz de Baixo voltou a levar de vencida a tarde. O “Somos Portugal”, transmitido em direto da Festa da Maçã de Moimenta da Beira marcou 7.4/23.7% (716.100 espectadores em média).

Já o “Portugal em Festa” da SIC foi emitido a partir de Soure e conseguiu a vice-liderança com 4.7/15.3% (459.800 espectadores em média).
A RTP1 exibiu o “Só Visto!”, a série “Arrow” e sessão dupla de cinema e ficou sempre em terceiro lugar, abaixo dos 15% de share.
Fonte:zapping-tv.com

domingo, 22 de setembro de 2013

«Desporto» - AF Viseu Resultados

(Clique na imagem para ampliar)

Fonte: ZeroZero.pt

sábado, 21 de setembro de 2013

«ExpoDemo 2013» - Tucha, Emanuel, Nel Monteiro, Irmãos Verdades e outros mais no palco da TVI

Estão escolhidos os artistas que vão subir ao palco do “Somos Portugal”, da TVI, este domingo à tarde, último dia da Expodemo, em Moimenta da Beira. São 16 ao todo, uns mais conhecidos do grande público e outros menos. A saber: Emanuel, Irmãos Verdades, Maxi, Pedro Miguel, Rosinha, Nel Monteiro, Smack, Melão, Xana Carvalho, João Marcelo, Flor, Letícia, Tiago Maroto, Tucha, Daniel e Dário.

No palco, além daquelas actuações, acontecerão entrevistas, e no recinto do Expodemo, momentos de reportagem. Tudo em directo e durante seis horas de emissão para todo o mundo.

Nuno Eiró e Mónica Jardim serão os apresentadores e Isabel Silva tomará conta das reportagens.
Fonte: CMMB

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

«Expodemo 2013» - Motards recolhem brinquedos na Expodemo

Motards da associação “Demo - Motoclube de Moimenta da Beira” vão recolher brinquedos, jogos e livros infantis usados durante a Expodemo, para depois os doar e distribuir entre as escolas locais, associações de apoio à infância e famílias mais desfavorecidas do concelho.

“Faça uma criança sorrir” é o nome da acção solidária, que aposta também na reutilização daqueles objetos. “O gesto de doar fará centenas de crianças mais felizes”, sublinha Miguel Mateus, da direcção da “Demo – Motoclube.

Fonte: CMMB

«ExpoDemo 2013» - Nuno Eiró e Mónica Jardim apresentam “Somos Portugal”

Os apresentadores em palco do “Somos Portugal”, da TVI, que este domingo, 22 de Setembro, é transmitido em directo de Moimenta da Beira, são Nuno Eiró e Mónica Jardim. A repórter de rua será Isabel Silva. Um trio de luxo que garantirá qualidade, vivacidade e espectáculo às seis horas seguidas de emissão, emissão que encerrará, com chave de ouro, o programa da Expodemo de 2013.

O “Somos Portugal” é o programa de entretenimento popular de maior audiência televisiva em Portugal, com audiências médias de 1,2 milhões de telespectadores. Por isso, a sua transmissão será uma mais-valia para a economia do concelho, em especial para a restauração e a hotelaria, e um meio poderoso de divulgação da Expodemo e de Moimenta da Beira enquanto destino turístico, cultural e gastronómico.

O programa, que envolve cerca de duas centenas de pessoas, entre artistas, músicos, bailarinas e bailarinos, apresentadores e equipas técnica e de realização, vai ser transmitido do palco principal da Expodemo, que será montado em frente ao edifício da Câmara Municipal.
Durante as seis horas de emissão em directo, serão transmitidas entrevistas e reportagens, sendo uma delas um bilhete-postal sobre o concelho de Moimenta da Beira.
Fonte: CMMB

terça-feira, 17 de setembro de 2013

«Incêndios» - Bombeiros 'na mira' da GNR



Dois bombeiros da corporação de Penedono, um de Vila Nova de Paiva, e os comandantes das corporações de Farejinhas e de Moimenta da Beira estão a ser investigados, pela GNR e pelo Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), por eventual uso indevido da técnica de contrafogo no combate a incêndios este Verão. A denúncia, conta o Jornal de Notícias, foi feita pelo presidente da Federação Distrital de Bombeiros de Viseu, frisando que estes operacionais “não são criminosos”.


O SEPNA tem identificado uma série de bombeiros do distrito de Viseu, que estão a ser perseguidos por causa do uso de contrafogo nos incêndios florestais”. A acusação é do presidente da Federação Distrital de Bombeiros de Viseu, Rebelo Marinho, que contesta a investigação, sustentado que “os bombeiros não são criminosos, [pelo que] é uma humilhação estarem sujeitos a interrogatórios e serem confrontados com fotografias tiradas dos incêndios, com o objectivo de serem conduzidos processos nos tribunais”.
Sob investigação, revela o JN, estão dois bombeiros da corporação de Penedono, um de Vila Nova de Paiva, e os comandantes das corporações de Farejinha (Castro Daire) e de Moimenta da Beira.
Contactado pelo JN, o chefe do SEPNA em Viseu, o tenente-coronel José Machado, esclareceu que uma das missões da entidade que dirige “é investigar as causas dos incêndios e procuramos todas, incluindo o uso do contrafogo, que temos de verificar se foi ou não autorizado”.
Saliente-se que, esta técnica, que visa criar uma área queimada para travar o incêndio quando este chega ao local, pode ser aplicada por bombeiros e elementos dos serviços florestais desde que autorizados pela Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), o que caso não se verifique pode ser punível com um a oito anos de prisão.
Contudo, Rebelo Marinho não acredita que a “ANPC, que nem sempre pode estar no terreno, faça melhor avaliação do uso do contrafogo do que os bombeiros que estão no teatro de operações”, por isso apelou à alteração da lei.

Fonte: noticiasaominuto.com 


Reportagem RTP:

domingo, 15 de setembro de 2013

«Desporto» - Resultados AF Viseu (Com resumo)

Divisão de honra:

(Clique na imagem para ampliar)

Fonte: ZeroZero.pt


Resumo:

sábado, 14 de setembro de 2013

«Divulgação» - Aulas de Zumba no pavilhão da escola secundária

Todas as segundas-feiras, a partir das 18h30, há aulas de zumba no pavilhão da Escola Secundária de Moimenta da Beira. Se aparecer e gostar do ritmo e da energia, pode depois inscrever-se no próprio local.

Zumba, uma é uma aula de fitness ideal para se queimar calorias e tonificar os músculos dançando e fazendo movimentos ao ritmo de músicas latinas empolgantes como a salsa, merengue, cha-cha-cha, latin pop, samba, reggae, etc.
Fonte: CMMB

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

«Educação» - Turma de 45 alunos de Moimenta da Beira vai ser desdobrada a Matemática

O director do Agrupamento de escolas de Moimenta da Beira, Alcides Sarmento, esclareceu nesta quarta-feira que a cópia da relação de alunos da turma A do 12º ano do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias, que está circular na Internet, tem, de facto, 45 alunos inscritos (44 dos quais a Matemática), mas será desdobrada em dois grupos naquela disciplina, cada um deles com um professor.
“As pessoas andam alarmadas, compreendo a preocupação. Mas naturalmente não passou pela cabeça de ninguém pôr um professor a dar aulas de Matemática a 44 alunos – todos os inscritos à disciplina, nessa turma”, disse Alcides Sarmento, quando contactado pelo PÚBLICO.

A relação de alunos, publicada originalmente num blogue sobre Educação,O Blog de Ar Lindo, foi de imediato partilhada no Facebook por centenas de pessoas, com comentários indignados.
Segundo Alcides Sarmento, a turma é constituída por 29 alunos aos quais a direcção decidiu juntar todos os estudantes que ficaram retidos no 12º ano a Matemática. “Não fazia sentido abrir uma turma para uma única disciplina, pelo que a solução foi colocá-los na turma A e fazer o desdobramento a Matemática. Na prática, estarão 22 alunos com cada professor”, explicou.
A todas as outras disciplinas estão inscritos menos do que 30 alunos, o número máximo de estudantes. Como se pode ver na pauta, adiantou o director, a Português estão inscritos 28 alunos, a Educação Física 27, a Física dez, a Biologia 20 e a Psicologia 27." NI", na pauta, significa "não inscrito", explicou Alcides Sarmento, que adiantou que esta solução para integrar os alunos retidos a Matemática foi validada pelo Ministério da Educação e Ciência.
 Fonte: Público.pt

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

«Divulgação» - Expodemo, finalmente o programa geral

Setembro, 20, 21 e 22. Três dias cheios de animação com bandas de música alternativa, espectáculos multimédia, teatro de rua com fadistas, actores e grupos locais numa coreografia em torno da obra de Aquilino Ribeiro e das gentes de Moimenta da Beira; encenações de apologia à maçã, a marca e âncora da Expodemo; ilusionistas, uma mulher-estátua, um chef de cozinha, Djs e, no domingo, 22 de Setembro, dia grande com a TVI em directo do palco principal do certame a transmitir o “Somos Portugal” durante seis horas seguidas, das 14 às 20 horas.

O programa inclui ainda umas jornadas agro-frutícolas, um festival de acordeão, concurso de maçã e de vídeo amador, duas exposições de pintura, uma delas com a obra do mestre José Rodrigues, e outra de Maria Teresa Bondoso, um parque infantil e quase uma centena de expositores a lotarem o recinto da Expodemo.

Tudo numa organização da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, que tem como parceiro principal a Caixa Agrícola do Vale do Távora e Douro.


terça-feira, 10 de setembro de 2013

«Divulgação» - Alberto Correia escreve “Viajar com… Aquilino Ribeiro”

A editora “Opera Omnia” lança este sábado, 14 de Setembro, às 21h00, na sede da Fundação Aquilino Ribeiro, em Soutosa, Moimenta da Beira, o livro “Viajar com… Aquilino Ribeiro”, da autoria de Alberto Correia, investigador, etnólogo e reputado aquiliniano.

A iniciativa enquadra-se no programa das comemorações de mais um aniversário do mestre que a Fundação Aquilino Ribeiro tem assinalado todos os anos.

O lançamento do livro dá também continuidade à colecção “Viajar com…” em parceria com a Direção Regional de Cultura do Norte.

Programa
21h00 – Sessão de abertura
(Conselho de Administração da FAR)

21h30 – Lançamento do Livro “Viajar com… Aquilino Ribeiro”

23h00 – Demo de Honra

Fonte: CMMB

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

«Expodemo 2013» - sábado: teatro de rua, espectáculo multimédia, circo aéreo e pirotecnia

A noite de sábado da Expodemo, 21 de Setembro, promete ser mágica. Dois espectáculos encenados por Nuno Paulino, da Companhia de Teatro “Artelier”, de Lisboa.

O primeiro, às 22 horas, é o espectáculo comunitário multimédia “Fados! Ficção e Folcore”, uma encenação teatral comunitária com a participação de ranchos folclóricos locais, artesãos, grupos de teatro e  fadistas, numa viagem multimédia em torno da obra de Aquilino Ribeiro e das gentes de Moimenta da Beira. É um musical multimédia para toda a família.

O segundo, às 23 horas, é o teatro de rua “Manel dança Maria”, que vai fazer a apologia à maçã, a marca âncora da Expodemo. Vai chamar-se “Era uma vez....a maçã”, que evoca o mito do fruto proibido num espeçtáculo final épico e inovador que cruza as novas tecnologias de vídeo mapping com as artes do circo aéreo e da pirotecnia, tudo suspenso por uma grua que eleva todos os cenários e actores voando acima do publico em 45 minutos.

A não perder!

A Expodemo - Mostra de Actividades, Produtos e Serviços da Região vai decorrer no centro da vila de Moimenta da Beira de 20 a 22 deste mês de Setembro. 
Fonte: CMMB

«Saúde» - Governante inaugura SUB de Moimenta da Beira

O secretário de estado adjunto do ministro da Saúde, Fernando Leal da Costa, inaugura depois de amanhã, quarta-feira, 11 de setembro, às 15 horas, o edifício do Serviço de Urgência Básica (SUB) de Moimenta da Beira. Acompanham o governante vários dirigentes do Conselho Directivo da Administração Regional de Saúde do Norte.

O Serviço de Urgência Básica de Moimenta da Beira, um dos cinco que existem no distrito de Viseu, está a funcionar em pleno desde o dia 24 de Abril num novo e moderno edifício, três anos e cinco meses depois de se ter mantido provisoriamente em serviço num contentor.

O SUB assegura o atendimento 24 horas por dia, com dois médicos e dois enfermeiros em permanência, bem como serviços de radiologia e análises clínicas. E cobre a área geográfica de cinco concelhos: Moimenta da Beira, Tabuaço, Sernancelhe, Penedono e S. João da Pesqueira que, em conjunto, representam uma população aproximada de 35 mil pessoas.

Funcionam no distrito de Viseu, além de Moimenta, os SUB de S. Pedro do Sul, Tondela, Lamego e Cinfães.
Fonte: CMMB

sábado, 7 de setembro de 2013

«Notícia» - PJ detém suspeito de fogo florestal em Moimenta da Beira

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção de um presumível incendiário em Moimenta da Beira, no distrito de Viseu, elevando para 59 o número de pessoas detidas durante este ano por envolvimento em incêndios.
Segundo esta força policial, cuja investigação esteve a cargo da Unidade  Local de Investigação Criminal de Vila Real, o suspeito, de 31 anos, terá  ateado "deliberadamente" quatro fogos no concelho de Moimenta da Beira.
Os incêndios ocorreram a 11, 12 e 17 de agosto e consumiram "cerca de  44" hectares de floresta, pondo ainda em perigo uma vasta mancha de mata  e área agrícola. 
Além disso, disse a PJ, as chamas "colocaram em perigo várias habitações  e armazéns existentes na proximidade que só não arderam devido à rápida  intervenção dos bombeiros e auxílio de populares ali residentes". 
O detido, sem profissão, vai ser presente às autoridades judiciárias  competentes para primeiro interrogatório e aplicação das medidas de coação  tidas por adequadas. 
Com esta detenção, o número de detidos por suspeita da autoria do crime  de incêndio florestal sobre para 59.
Fonte: SICNoticias

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

«Arqueologia» - Castelo



Santuário de Nossa Senhora da Conceição e Capela de Santa Bárbara
Templos situados num monte arborizado sobranceiro à aldeia de Castelo.
Acredita-se que a construção do Santuário de Nossa Senhora da Conceição (a padroeira desta freguesia) tenha ocorrido no tempo do rei D. Dinis e pertencido aos frades bernardos do Mosteiro de Salzedas, deixando de ser a Matriz da povoação, já no período moderno, para a igreja edificada no centro da aldeia. O interior guarda uma imagem dos fins da Idade Média, em pedra de Ançã, de Nossa Senhora da Conceição ou de Nossa Senhora do Ó, a qual, segundo a tradição, foi encontrada na Serra de Contim, mas que, inesperadamente, resultante de uma disputa entre as povoações de Contim, Sarzedo e Lumiares, foi parar a Castelo num carro de bois. Durante muitos anos ainda esteve na Capela de São Bartolomeu, templo mandado construir por Bernardo de Aguilar, no ano de 1699, no lugar da Rachada, mas acabou por ser deslocada para este santuário. Ainda no interior pode admirar-se o notável teto em masseira revestido de caixotões pintados e os retábulos colaterais dedicados a São João Baptista e a São Bartolomeu.
No exterior, o adro encerra enterramentos do período medieval e em complemento ao fraguedo descobre-se o baluarte que estará na origem do nome da povoação.
O ponto mais alto do monte, onde foi edificada outra admirável capela, dedicada a Santa Bárbara, e criada uma zona de lazer com coreto e miradouro, oferece-nos uma extraordinária vista sobre os vales do Tedo e da ribeira de Leomil.

Até ao momento é no monte onde foram edificados os templos dedicados a Nossa Senhora da Conceição e a Santa Bárbara que encontramos os vestígios arqueológicos mais antigos de Castelo, povoação que no passado foi sede de um pequeno concelho[1]. De acordo com o Cadastro Populacional do Reino, em 1527, o seu termo, com uma légua de comprimento e outra de largura, abrangia, além da vila sede, as Quintas de Bravilamte (Beira Valente) e Comtym (Contim), confrontando com os concelhos de Leomil, São Cosmado, Granja do Tedo, Longa e Nagosa e tinha 62 moradores. Não se lhe conhece carta de foral, mas teve Edifício da Câmara, casas solarengas e pelourinho[2] (provavelmente de tipo coluço), o qual, ainda conservado, terá sido erguido, de acordo com a data gravada num dos blocos do remate, no ano de 1669.


Publicado no Jornal Beirão (109.ª edição)


[1] Em consequência de uma reforma administrativa, o concelho foi extinto e anexado ao de Moimenta da Beira em 1834.
[2] A importância patrimonial valeu-lhe a classificação de Imóvel de Interesse Público em 1933.

Autor: José Carlos Santos

Novo Livro sobre o concelho de Moimenta da Beira


"AVATARES DA MEMÓRIA. História, Paisagem e Património do concelho de Moimenta da Beira". Lançamento dia 8 de Setembro, Domingo, pelas 15:30 na Biblioteca Aquilino Ribeiro!!! Convite aberto a todos os interessados!
15:30 - Abertura da sessão pelo Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira
15:40 - Apresentação da obra pelo Dr. Alberto Correia
15:45 - Intervenção do editor, Dr. Rodrigues Vaz
16:00 - Intervenção do autor, Doutor Jaime Ricardo Gouveia
16:30 - Demo de Honra