Páginas

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

«Divulgação» - Futsal: bilhetes para o jogo Portugal-Eslovénia

Os bilhetes de ingresso (grátis) para o jogo de Futsal entre as selecções “A”, masculinos, de Portugal e da Eslov énia, que se realizará no dia 3 de dezembro, a partir das 19h30, no Pavilhão Municipal de Moimenta da Beira, estarão disponíveis, ao público em geral, a partir de sábado, 30 de novembro, na Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro, nos seguintes horários:

- Sábado, dia 30 de novembro (10h00-12h30 / 14h00-17h00);
- Segunda, dia 2 de dezembro (09h00-12h30 / 14h00-18h00);
- Terça, dia 3 de dezembro (09h00-12h30). 

Neste dia à tarde, até à hora do jogo, e se ainda houver ingressos disponíveis, os mesmos serão disponibilizados já no Pavilhão Municipal.

A entrega dos bilhetes (um por cada pessoa) será feita mediante a apresentação de documento de identificação.

O jogo entre as duas selecções serve de preparação para a participação de Portugal na fase final do Campeonato da Europa de 2014, que terá lugar em Antuérpia, na Bélgica. Os primeiros jogos a sério da formação lusa, que integra Ricardinho, considerado o melhor jogador do mundo de Futsal, são frente à Holanda, no dia 30 de janeiro, e à Rússia, no dia 1 de fevereiro.
Fonte: CMMB

«Divulgação» - Moimenta da Beira vai dizer Não à Pena de Morte

O município de Moimenta da Beira vai associar-se este sábado, 30 de novembro, ao evento Cidades para a Vida – Cidades contra a Pena de Morte, que pretende unir o mundo inteiro em torno do mesmo objectivo: abolir definitivamente a Pena de Morte, acendendo em volta do Pelourinho da Vila da Rua, às 19h30, 97 velas brancas, simbolizando os países que aboliram a pena de morte. A população está convidada a assistir à cerimónia.

A iniciativa, à escala planetária, é da Comunidade de Sant’Egidio e da Coligação Mundial Contra a Pena de Morte, da qual a Amnistia Internacional faz parte.
O evento celebra-se a 30 de Novembro porque foi nesse dia, do ano de 1786, que o então chamado Grão-Ducado da Toscana, no Norte de Itália, aboliu a pena de morte, tornando-se no primeiro estado europeu a acabar com esta forma de punição. Portugal foi também pioneiro e aboliu a pena capital em 1867, para crimes civis, e em 1976, para crimes militares. No entanto, é importante frisar que 60 países no mundo continuam a executar pessoas como forma de as punir pelos crimes alegadamente cometidos. Algumas delas, acrescente-se, são condenadas no seguimento de julgamentos injustos e, por vezes, sentenciadas à morte por crimes como o adultério ou o roubo.
Fonte: ViseuMais

«Notícia» - Câmara de Moimenta da Beira instala luminárias públicas amigas do ambiente

A Câmara de Moimenta da Beira mandou instalar luminárias públicas de última geração, mais amigas do ambiente, que vão permitir "economizar energia e poupar dinheiros públicos", frisa a autarquia em comunicado.
Vinte e duas foram instaladas na Avenida do Pavilhão Municipal e doze no novo acesso do Centro Escolar.
Estima-se que contribuam para reduzir em cerca de um terço os custos com a iluminação pública naquelas áreas com o mesmo número de pontos de luz.
As novas luminárias, que usam tecnologia LED, apesar de implicarem algum investimento inicial, “permitem poupar energia, já que são de baixo consumo energético e têm uma duração superior às lâmpadas incandescentes e são mais resistentes”, sublinha José Eduardo Ferreira, presidente da autarquia.
Fonte: CentroTV

terça-feira, 26 de novembro de 2013

«Divulgação» - Festa do Míscaro em A-de-Meios

Este sábado, 30 de novembro, há Festa do Míscaro no Salão Paroquial dos Arcozelos, em A-de-Meios, Moimenta da Beira. O evento, que é organizado pela Associação Cultural e Recreativa de Toitam e pela Igreja Paroquial dos Arcozelos, abre com um jantar, de sabor a míscaro, às 19h30, e fecha com um baile, às 21h30, animado pelo “Andrezinho de Toita”.

As inscrições estão abertas até dia 28 e devem ser feitas através do contacto telefónico 938 259 820 ou pelo preenchimento da ficha de inscrição, que pode ser encontrada nos vários estabelecimentos comerciais dos Arcozelos.

O lucro da Festa do Míscaro reverte a favor das obras do salão paroquial.


«Desporto» - Portugal/Eslovénia em Futsal, no pavilhão municipal

É um jogo de estrelas! Ricardinho, português, melhor jogador de Futsal do mundo, e companhia, vão estar em Moimenta da Beira para um confronto entre as selecções nacionais de Futsal, seniores masculinos, de Portugal e da Eslovénia, que se realizará dia 3 de dezembro, no pavilhão municipal da vila, a partir das 19h30.
Trata-se de um jogo particular de preparação para a fase final do Campeonato Europeu/2014 que se disputará de 28 de Janeiro a 2 de Fevereiro do próximo ano, em Antuérpia, na Bélgica.
O encontro é organizado de forma tripartida entre a Federação Portuguesa de Futebol, a Associação de Futebol de Viseu e a Câmara Municipal de Moimenta da Beira, e as entradas serão gratuitas, mas mediante apresentação de bilhetes/convite.
A selecção portuguesa, que em 2010 foi vice-campeã europeia, integra o Grupo B com as congéneres da Rússia e da Holanda. O primeiro confronto oficial está marcado para dia 30 de Janeiro, às 19h45, com a selecção holandesa, e o segundo, com os russos, actuais vice-campeões europeus, dia 1 de Fevereiro, às 17h30. Apuram-se para a fase seguinte os dois primeiros classificados de cada grupo.
A selecção espanhola, que procura a conquista do quinto título consecutivo, defronta no Grupo D a Croácia, que chegou à meias-finais no ano passado a jogar em casa, mas perdeu com o detentor do troféu na qualificação para 2014, e a República Checa, terceira classificada em 2010.
Grupo A - Bélgica (anfitriã), Ucrânia e Roménia; Grupo B - Rússia, Portugal e Holanda; Grupo C - Itália, Azerbaijão e Eslovénia; e Grupo D - Espanha (campeã), República Checa e Croácia.
Fonte: CMMB

domingo, 24 de novembro de 2013

«Desporto» - Resultados AF Viseu

Divisão de Honra:

1ª Divisão:
(clique nas imagens para ampliar)

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

«Divulgação» - Exposição itinerante Educação+ Financeira segue para Moimenta da Beira na próxima semana

Depois de uma paragem na Universidade de Aveiro, para mais uma Semana Aberta da Ciência e Tecnologia, a exposição interativa itinerante Educação+ Financeira segue, agora, para Moimenta da Beira, onde poderá ser visitada, nos próximos dias 26, 27 e 28, na Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro.
A exposição Educação+ Financeira, patrocinada pela Caixa Geral de Depósitos (CGD), é uma iniciativa da responsabilidade da Escola Aberta de Educação Financeira associada ao Projecto Matemática Ensino (PmatE), da Universidade de Aveiro.

Consta de uma exposição interativa itinerante e pretende levar, de norte a sul, especialmente junto dos mais jovens, conteúdos, atividades e jogos relacionados com a gestão das finanças pessoais de cada um.
A exposição, que este ano apresenta uma imagem renovada, destina-se a ajudar os mais jovens a adquirir os conhecimentos e as competências essenciais a um desempenho consciente, esclarecido e responsável na hora de tomar decisões de natureza financeira.
É composta por três módulos com jogos interativos e conteúdos adaptados aos diferentes níveis de ensino (do primeiro ciclo até ao ensino secundário), estando previstos colóquios, conferências, mesas redondas e workshops sobre temas financeiros, desde que solicitados.

A exposição itinerante e interativa Educação+ Financeira já esteve em mais de 60 localidades diferentes e, nos últimos três anos, e foi visitada por cerca de 45 mil alunos dos vários níveis de ensino.
Tal como em anos anteriores, a exposição Educação+ Financeira vai percorrer todo o país até abril do próximo ano, levando, especialmente junto dos mais novos (dos sete aos 17 anos), mas, também, do público em geral, conteúdos e jogos relacionados com as questões financeiras que a todos se colocam na gestão do dia-a-dia.
MOIMENTA DA BEIRA | BIBLIOTECA MUNICIPAL AQUILINO RIBEIRO
26 A 28 NOVEMBRO | 09h30 – 12h00 | 14h00 – 18h00
Fonte: Local.pt

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

«Divulgação» - Festival do Cogumelo e da Caça das Terras do Demo

É o VII Festival do Cogumelo e da Caça das Terras do Demo. Realiza-se no dia 1 de dezembro, no lugar do Senhor dos Aflitos, freguesia de Caria, Moimenta da Beira, e volta a ser organizado pela associação de desenvolvimento rural “Lobos Uivam”, com o apoio da “Zona Verde”, Câmara Municipal e Junta de Freguesia.

Um programa que preenche o dia inteiro. A abertura está marcada para as 9h00. Meia hora depois é a recepção dos participantes para a recolha de cogumelos e, às 10h00, a saída para o campo, com a obrigação de se levar cesto e canivete. O regresso para a classificação dos cogumelos recolhidos, está marcado para as 11h45. A manhã termina às 12h30 com o almoço micológico.

A tarde continuará cheia. Há a actuação do Grupo Folclórico e Etnográfico da Associação “Lobos Uivam”, às 15h00, e, uma hora depois, acontecerá a festa comemorativa dos 10 anos deste grupo.

O programa inclui ainda um magusto tradicional (16h30) e a actuação do Grupo de Concertinas “Lobos Uivam”, até ao encerramento do festival, prevista para as 18 horas.
Os participantes devem inscrever-se e obter mais informações através do site www.lobosuivam.pt, do email lobosuivam@sapo.pt ou dos contactos telefónicos 254 581 357, 967 234 518 e 963 107 406.


quarta-feira, 20 de novembro de 2013

«Natal 2013» - Câmara de Moimenta da Beira com projeto Montras Iluminadas para o Natal

A Câmara Municipal de Moimenta da Beira está a desafiar todos os comerciantes do concelho a aderirem ao projecto “Montras Iluminadas 2013”, que decorrerá durante esta quadra natalícia, de 6 de dezembro a 6 de janeiro, Dia de Reis.

Tudo para, argumenta a autarquia, “animar, dinamizar e envolver os comerciantes num espírito de união, família e festa, e assim enfrentar, com maior ânimo, as dificuldades emanadas por esta conjuntura que nos assola”.

Justifica ainda a edilidade que “face aos constrangimentos económicos de que todos temos sido alvo, esta parece-nos ser a melhor estratégia para não esquecermos esta quadra, que sempre foi motivo de união de famílias, amigos, convívio e alegria, poupando recursos cada vez mais escassos, mas não deixando por isso de dinamizar e promover o nosso comércio local, ao mesmo tempo que se oferece às pessoas que nos visitam diariamente um deambular pelas ruas do concelho entre um cenário de luz e motivos natalícios”.

Os comerciantes que "aderirem terão apenas de decorar e iluminar, a seu gosto, as montras que têm de ser visíveis para a via pública".

No fim da acção, que conta também com a colaboração da Cooperativa Agrícola do Távora, todos receberão um diploma de participação e um pequeno Cabaz de Reis.
Fonte: CentroTv

«Divulgação» - Universidade de Aveiro vem a Moimenta ensinar jovens a lidar com o dinheiro

Durante três dias da próxima semana (26, 27 e 28 de Novembro), três monitores da Universida de de Aveiro darão ‘aulas’ de combate à iliteracia financeira a jovens dos sete aos 17 anos.
O projecto “Educação+ Financeiraé uma iniciativa conjunta do “PmatE – Projecto Matemática Ensino”, da Universidade de Aveiro, e da Caixa Geral de Depósitos, e conta com o apoio da Câmara Municipal e do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira. Decorrerá na Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro.

O objectivo nuclear é sensibilizar, estimular e mobilizar os jovens para as questões da educação financeira, já que os conceitos de educação financeira e literacia financeira têm-se vulgarizado, durante a última década, como resultado da crescente preocupação com a fraca capacidade das pessoas para lidar com as suas finanças pessoais.

A iniciativa consta, basicamente, de uma exposição itinerante com actividades interactivas que colocam os visitantes perante desafios, confrontando-os com as esco-lhas relativas à gestão do seu dinheiro no dia-a-dia – ganhar, gastar, poupar e investir.
Fonte: CMMB

«Notícia» - Rancho de Leomil é sócio efectivo da Federação do Folclore Português

O Rancho Folclórico da Casa do Povo de Leomil recebe este domingo à tarde, 24 de Novembro, o diploma de sócio efectivo da Federação do Folclore Português (FFP). A cerimónia de entrega decorrerá no salão nobre da Casa do Povo, no fim das jornadas “Conversas de Etnografia e Folclore” que terão início às 14h30 e que consistirão numa exposição-debate entre o presidente da FFP e os representantes dos grupos federados e não federados presentes.

Para alcançar o diploma de sócio efectivo, o Rancho de Leomil foi obrigado a cumprir uma série de determinações impostas pela inspecção da FFP, desde logo elaborar estatutos próprios e avançar com um estudo profundo, “uma tese onde tivemos que provar que tudo o que representamos é fruto de recolhas, de pesquisas, e que é típico da nossa terra e não é nenhuma cópia”, explica Jaime Ricardo Gouveia, director do Rancho de Leomil e Conselheiro Técnico da região de Trás-os-Montes, Alto Douro e Douro Sul, da Federação do Folclore Português.
Fonte: CMMB

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

«Notícia»- Os dez primeiros oleões instalados no concelho

São os dez primeiros oleões colocados à disposição da população do concelho de Moimenta da Beira. Servem de recolha selectiva de óleos alimentares domésticos e distinguem-se pela cor laranja, a mais utilizada a nível europeu. O departamento do Ambiente da autarquia distribuiu-os por várias freguesias do município, instalando-os junto aos núcleos de ecopontos existentes.

Estes óleos, depois de utilizados na cozinha e depositados em garrafas ou garrafões arrolhados no interior do óleão, possuem um elevado potencial de valorização e podem ser aproveitados para a produção de sabão. Porém, é sobretudo na produção de bio-combustível que este tipo de resíduos é mais utilizado.

Os óleos alimentares são resíduos resultantes da fritura de alimentos. Em Portugal, 62% são produzidos pelo sector doméstico, 37% pela hotelaria e restauração e uma fracção residual pela indústria alimentar.
Fonte: CMMB

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

«Educação» - Acção a favor da floresta envolve mais de 500 crianças do concelho

Mais de 500 crianças do concelho de Moimenta da Beira, que frequentam o ensino pré-escolar e o 1º ciclo, participam até 25 deste mês, em grupos diários de 60/70, numa campanha de sensibilização que visa promover a floresta, a sua preservação e protecção.

A iniciativa, que teve início esta terça-feira, 12 de novembro, é organizada pela Associação de Desenvolvimento Rural “Lobos Uivam” e inclui, todas as manhãs, a visualização de um filme alusivo à floresta, na sede daquela agremiação, no lugar do Senhor dos Aflitos, freguesia de Caria, e uma actividade de campo (“Caça ao Tesouro”). À tarde, haverá sempre um magusto, depois de servido o almoço no Centro Paroquial de Caria.

A campanha, de nominada “A floresta, um tesouro a preservar”, conta com a colaboração empenhada da Câmara Municipal, do Agrupamento de Escolas e do Centro Paroquial de Caria.
Fonte: CMMB

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

«Evento» - Um mar de gente na inauguração das Caves Terras do Demo

O povo era tanto que a visita inaugural às novas Caves do espumante Terras do Demo teve de ser feita em grupos de 30/40 pessoas, uns a seguir aos outros. Tudo para evitar atropelos, empurrões ou outros males maiores.

A obra, inaugurada este domingo, 10 de Novembro, em Moimenta da Beira, custou cerca de meio milhão de euros e tem capacidade para acolher 700 mil garradas de espumante.
João Silva, presidente da direcção da Cooperativa Agrícola do Távora e principal impulsionador do investimento, rodeado e acarinhado pela multidão presente, emocionou-se no discurso improvisado da cerimónia de inauguração que juntou deputados, presidentes de câmara, dirigentes de instituições da administração central, regional e local, presidentes de organizações privadas, empresários e comerciantes também, associados de várias cooperativas agrícolas da região e povo, muito povo anónimo que se juntou à inauguração.

“Hoje é um dia festa, merece ser um dia de festa”, disse o presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, José Eduardo Ferreira, que elogiou o trabalho do dirigente da cooperativa e o empenho, “sempre esforçado”, do director regional de Agricultura e Pescas do Norte, Manuel Cardoso, que chamou de “amigo de Moimenta da Beira”.

As novas caves têm mil metros quadrados de área e ficam a mais de quatro metros de profundidade. Têm capacidade para 700 mil garrafas em estágio a uma temperatura média de 14/15 graus centígrados. As paredes são de blocos de granito rústico, amarelado, de muitas toneladas de peso, que lhe dão imponência e grandiosidade.

Em paralelo, e à superfície, está a nascer um edifício de apoio às caves que inclui sala de negócios, sala de provas e um espaço para restauração com área suficiente para receber mais de duas centenas de pessoas.

Fonte: CMMB 

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

«Notícia» - Moimenta da Beira em festa com inauguração de novas caves

A inauguração das novas Caves da Cooperativa do Távora no domingo vai ser dia de festa em Moimenta da Beira. O produtor do espumante Terra do Demo investiu cerca de meio milhão de euros numa obra que levou menos de oito meses a terminar.

REPORTAGEM ÁUDIO TSF:
http://www.tsf.pt/paginainicial/AudioeVideo.aspx?content_id=3520915 

Fonte: TSF

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

«Notícia» - Quatro feridos em colisão frontal em Moimenta da Beira

Uma colisão frontal entre dois veículos ligeiros causou, esta tarde, quatro feridos, dois dos quais em estado grave.

O acidente ocorreu na Estrada Nacional 226, ao quilómetro 43, à entrada da vila de Moimenta da Beira, junto à ribeira. Dos quatro feridos, dois ficaram em estado considerado muito grave e tiveram de ser evacuados de helicóptero para os Hospitais da Universidade de Coimbra.
Tal como adianta Nuno Requeijo, comandante adjunto dos Bombeiros locais, «uma das vítimas apresentava ferimentos ao nível torácico e abdominal e a outra tinha duas fraturas graves». Os dois feridos ligeiros/médios «foram transportados de ambulância para o hospital de Viseu, com pequenas escoriações e uma fratura de um ombro», informa.
No local estiveram quatro ambulâncias dos Bombeiros Voluntários de Moimenta da Beira e um veículo de desencarceramento, necessário para retirar uma das vítimas do veículo. Esteve também no local a ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) do INEM, assim como o helicóptero Kamov, estacionado em Santa Comba Dão.
A GNR também esteve no local. Ainda estão por apurar as causas do acidente.
Fonte: JornalBeirão

«Divulgação» - Rostos na fotografia de Romana

Quarenta rostos, quarenta olhares contemplativos, mais ou menos expressivos, mais ou menos enérgicos, eloquentes, sentidos, fotografados por Romana Sá Gomes, 14 anos de idade apenas, mas uma paixão enorme e intensa pela fotografia. O resultado do trabalho está exposto, até dia 28 de Novembro, na Galeria Municipal Luís Veiga Leitão, em Moimenta da Beira.

A mostra vale pelas emoções que transmitem os olhares ‘apanhados’ pela objectiva de Romana. Olhares de amigos e de familiares que se deixaram fotografar por ela. São os “rostos do meu mundo”, revela Romana, que nas tardes das quatro quartas-feiras de Novembro, dias 6, 13, 20 e 27, estará na galeria para sessões de fotografia. 
Fonte: CMMB

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

«Notícia» - Muitos já separam o lixo em casa

À pergunta “faz a separação dos seus resíduos em casa?”, 127 dos 204 moimentenses inquiridos esta quinta-feira, 31 de Outubro, responderam que ‘sim’ e os restantes 77 que ‘não’. Destes que assumiram não fazer a separação do lixo, 39 justificaram-se com a distância do ecoponto, 14 com a falta de tempo, 7 por nunca terem sido sensibilizados para a importância da separação, 5 por preguiça, 2 por produzirem pouco,1 por falta de espaço na cozinha para colocação do ecoponto doméstico, 1 por os ecopontos domésticos serem caros e 8 não deram qualquer justificação.

A iniciativa, promovida no âmbito da campanha de sensibilização “Eu já sei separar… e você?”, decorreu porta a porta, na vila de Moimenta da Beira, e foi uma organização da Resinorte, empresa que tem a exploração e gestão do sistema multimunicipal de triagem, recolha, valorização e tratamento dos resíduos urbanos, em parceria com a Câmara Municipal de Moimenta da Beira.

Os moimentenses que responderam ao inquérito receberam ‘eco-bags’ (sacos onde as pessoas podem colocar os seus resíduos em casa, para depois depositaram no respectivo ecoponto) e um panfleto sobre a reciclagem.

O objectivo da acção, que será alargada ao resto do concelho, ainda em data a fixar, visa alertar os cidadãos para a necessidade da reciclagem do lixo e para as vantagens da mesma.

A campanha teve a participação empenhada dos gabinetes municipais do Ambiente, do Turismo e de Comunicação. 
Fonte:CMMB

domingo, 3 de novembro de 2013

«Divulgação» - Pedaladas Clube de Cicloturismo

Divulgamos em nome do Pedaladas Clube de Cicloturismo:

"Eis que chegou ao fim a edição de 2013 do Campeonato de XCM da Associação de Ciclismo de Vila Real (ARCVR).
O campeonato foi composto por 8 provas, que decorreram ao longo de todo o ano, onde se incluiu também a VI edição do Btt Demo, prova da responsabilidade do Pedaladas C.C.
Atendendo ao facto do Clube pertencer a esta Associação de Ciclismo, os seus atletas acabaram por participar neste campeonato onde conseguiram sempre louvar o grande nome do Clube Pedaladas, estando em todas as provas representado no pódio nas mais variadas categorias do Campeonato.
No fim do campeonato, o Pedaladas garantiu um terceiro lugar na classe de "Masters B" com o atleta Joaquim Soares, um terceiro lugar na Classe "Masters A" com o atleta Luís Morgado e ainda o primeiro lugar com o atleta Nelson Gomes.
Em poucas palavras, foi um excelente campeonato para o Clube Pedaladas, bem como para os seus atletas que desta forma levaram e elevaram o nome de Moimenta da Beira, do Clube e de todas as empresas que o apoiam, por todos os locais por onde passaram.
O nosso muito obrigado a todos os amantes do cicloturismo / ciclismo.
"

sábado, 2 de novembro de 2013

«Arqueologia» - Granja do Paiva



A Capela dedicada a São Barnabé, um dos setenta discípulos de que fala o Evangelho, é o principal monumento da aldeia que, pelo seu tamanho, facilmente se confunde com uma igreja.
Designado apóstolo pelos próprios Atos, embora não fizesse parte dos Doze, São Barnabé foi escolhido para a evangelização de Antioquia, antiga cidade em território turco. Escritos apócrifos descrevem o seu martírio por volta do ano 70 depois de Cristo, em Salamina (ilha grega), quando os judeus da diáspora o apedrejaram.

Até ao momento é no lugar da Laja Velha que encontramos os vestígios arqueológicos mais antigos de Granja do Paiva, a localidade da freguesia de Caria[1] com vista privilegiada para a penedia granítica da Nave. Trata-se nomeadamente de dois túmulos[2] escavados na rocha, datáveis da Idade Média.
Como o nome[3] indica, o rio Paiva passa pelas suas terras que, desde tempos muito antigos, têm sido granjeadas[4].
Nunca chegou a ser uma povoação numerosa. No ano de 1527 contava apenas com treze moradores e em 1758 reunia vinte casas e sessenta e três habitantes.
Mas continua, sem dúvida, atrativa!

Publicado no Jornal Beirão (112.ª edição)

Autor: José Carlos Santos


[1] Granja do Paiva pertence a Caria, desde quando esta constituiu concelho.
[2] As estruturas tumulares encontram-se, entretanto, já sem a respetiva cobertura. Uma apresenta forma ovalada (cujo interior atinge 1,86 m de comprimento) e a outra tem configuração humana (interior: 1,72 m de comprimento).
Mais afastado da aldeia, no lugar da Abrengueira, próximo do limite do município moimentense com o de Sernancelhe, existe outro pequeno conjunto de sepulcros que, contudo, não é possível observar, neste momento, devido à densa vegetação aí existente. Assim como no sítio da Dajoana, nas imediações de uma pedreira entre a povoação de Granja do Paiva e a estrada que liga Senhor dos Aflitos (outro lugar pertencente à freguesia de Caria) ao concelho de Sernancelhe, se encontra uma sepultura antropomórfica.
[3] Uma granja constituía uma unidade de exploração estabelecida no âmbito monástico (cisterciense), orientada especialmente para a produção agrícola, dando origem à fixação da população, nomeadamente a pequenos povoados como este.
No território nacional são inúmeras as localidades com esse nome. No concelho de Moimenta da Beira temos ainda: Granja dos Oleiros e Granjinha.
[4] Por algum tempo, as suas terras estiveram inclusive sob a jurisdição da Universidade de Coimbra, como se pode constatar pela respetiva marcação, quer em rochas quer em blocos graníticos afeiçoados (alguns deles já reaproveitados para outros fins), nos seguintes lugares: De Conde de Cima (2 marcações), Rua das Laijas (1), Rua da Rita (1), Lameiro Longo (1), Vale do Paiva (1), Corga Longa (2), Barreiro (1), Barreiros (1), Laijinhas (1) e Dajoana (5).