Páginas

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

«Notícia» - Valiosa doação de livros à Casa do Povo de Leomil

Manuel Rodrigues Vaz, um leomilense de Beira Valente radicado em Lisboa, homem de cultura, acaba de doar várias centenas de livros à Casa do Povo de Leomil, instituição que quer criar uma biblioteca. Há uns meses atrás, já tinha feito o mesmo. 

“De entre este espólio é de salientar uma camoniana com inúmeros exemplares que constituiu já diversas exposições no país. É de salientar ainda um conjunto amplo de livros da Editorial Inquérito que teve como proprietário outro moimentense, Eduardo Salgueiro”, enfatiza Jaime Gouveia, vice-presidente para a cultura da Casa do Povo de Leomil.

O dirigente curva-se perante o gesto e diz que a instituição saberá dar ao produto da doação “o melhor desfecho”, agradecendo a Manuel Rodrigues Vaz e à Câmara Municipal “que se encarregou do transporte dos 18 caixotões”.

Traçando o perfil de Rodrigues Vaz, lembra Jaime Gouveia que, “corria o ano de 1959 quando o Correio Beirão lançou um concurso para atribuição de um livro. Para o ganhar os concorrentes apenas necessitariam de responder a uma série de perguntas relacionadas com autores nacionais e estrangeiros. Já então bibliófilo, ainda muito novo, Manuel Rodrigues Vaz foi o contemplado, depois de arrostar com figuras já bem mais maduras e com mais experiência e formação. Recebeu o livro Seara de Vento da autoria de Manuel da Fonseca. Com o transcorrer da sua vida o Dr. Manuel Rodrigues Vaz, natural de Beira Valente, figura bem conhecida de todos, traçou uma carreira profissional bem preenchida, em várias áreas, e além-fronteiras, nunca deixando de parte a sua paixão pelos livros. De há muitos anos a esta parte, não há sábado de Feira da Ladra em que não volte à sua residência com várias obras adquiridas, não havendo raridades também, sobretudo relacionadas com o concelho e região, que lhe passem por entre as mãos”. 
Fonte:  CMMB

domingo, 29 de dezembro de 2013

«Desporto» - Resultados AF Viseu

Divisão de Honra:



1ª Divisão:
(clique nas imagens para ampliar)


Resumo do Jogo do CDR:

sábado, 28 de dezembro de 2013

«Evento» - Simulacros BV Moimenta da Beira

E assim começaram as festividades da AHBV Moimenta da Beira (85 anos).

Ficam algumas imagem dos simulacros de hoje.
Apesar do frio a população de Moimenta aderiu e assistiu de perto ao trabalho dos Bombeiros.

Simulacro de Incêndios Urbanos:



Simulacro de Acidente Rodoviário:

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

«Divulgação» - Bombeiros de Moimenta da Beira comemoram 85 anos

Os Bombeiros Voluntários de Moimenta da Beira celebram 85 anos de vida no dia 29 de dezembro. Foram fundados na década de 20 do século passado (28 de dezembro de 1928), numa casa que serviu de quartel apenas por oito meses, na antiga Rua dos Correios, hoje Luís Veiga Leitão, por Joaquim Almeida Gomes, Januário Baptista Ribeiro, Félix Sarmento, Júlio Augusto Ferreira e Custódio de Oliveira Santos.

A data é assinalada, com pompa e circunstância, por um programa que se estende pelos dois dias do fim-de-semana de 28 e 29:

Dia 28 (sábado)
15h00 – Simulacro de incêndio urbano
16h00 – Simulacro de acidente rodoviário
17h00 – Exposição de viaturas

Dia 29 (domingo)
10h00 – Hastear das bandeiras
10h30 – Romagem de saudade ao cemitério
11h00 – Missa na Igreja Paroquial c/ transmissão directa pela TVI
14h30 – Recepção às entidades convidadas
14h45 – Benção de duas novas viaturas
15h00 – Sessão Solene
16h30 Desfile apeado e motorizado.

«Natal 2013» - Férias desportivas animaram época natalícia

Trinta e seis jovens e crianças em idade escolar (dos 6 aos 17 anos) inscreveram-se e participaram nas Férias Desportivas de Natal que decorreram em Moimenta da Beira, de 18 a 20 de Dezembro.

Durante aqueles três dias interagiram uns com os outros em actividades de desportos colectivos, sessões de cinema, natação e worshops de artes marciais, de dança e de culinária.

A iniciativa foi da autarquia e contou com o apoio do Agrupamento de Escolas, do Centro Social e Cultural de Sever, da Escola de Andebol, Escola de Karaté e Escola de Dança Arabesque. 

Visualize aqui, em quatro minutos, o vídeo que resume todo o evento: https://vimeo.com/82720261

Fonte: CMMB

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Feliz Natal


Um Santo e Feliz Natal são os votos de todos os colaboradores do MoimentaNaNet!

domingo, 22 de dezembro de 2013

«Desporto» - Resultados AF Viseu

Divisão de Honra:



1ª Divisão:
Clique nas imagens para ampliar

Fonte: ZeroZero.pt

sábado, 21 de dezembro de 2013

«Divulgação» - Queima do Velho volta na noite de fim-de-ano


“Traga o espumante, o bolo-rei e roupa velha vestida do avesso”. O repto é da organização da “Queima do Velho”, que este ano volta a realizar-se em Moimenta da Beira na derradeira noite do ano que está a findar. A tradição popular cumpre-se novamente!

O programa tem marcada a concentração para as 22h30, no Largo da Portelinha, no Arrabalde, e a saída do velho e do grupo de concertinas que o acompanha, meia hora depois. O povo junta-se engrossando o cortejo, que incorpora também homens que carregam luminárias a arder, um falso padre e muitas carpideiras que gritam em altos brados a ‘morte’ do velho.

O percurso atravessa as principais ruas da vila e demora 45 minutos até chegar ao Largo da Fonte de S. João, onde decorrerá todo o ritual, que se inicia quando da torre da igreja matriz se ouvem as doze badaladas. É então que se lança fogo ao velho e se dá as boas vindas ao ano novo.

A não perder!

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

«Notícia» - Espumante “Terras do Demo”, o mais apreciado pelos provadores da DECO

Um júri de provadores profissionais, que avaliou para a DECO, de forma anónima, numa prova de degustação, 30 espumantes nacionais, elegeu o “Terras do Demo”, malvasia fina, de 2011, da Cooperativa Agrícola do Távora, como o espumante bruto “mais apreciado” de todos. É uma distinção que honra uma das marcas fortes do município de Moimenta da Beira.

Na mesma prova, mas no grupo dos espumantes ‘meio seco’, foram três as preferências dos jurados da DECO: “Cabriz” Doc Dão (que se pode comprar de 4,99 a 6,99 euros); “Murganheira” Reserva (7,32 a 9,49 euros); e “Primavera” (4,29 euros).

Por causa da diferença de preços, aconselha a DECO aos consumidores que, antes de comprarem, comparar preços. “Quando fomos às compras, descobrimos diferenças significativas. Por exemplo, tanto encontrámos o espumante São Domingos Meio Seco a 2,95 euros como a 8,50 euros, uma poupança de 5,50 euros. Nos hipermercados, os preços são mais baixos”, diz a DECO, acrescentando que o espumante de Moimenta da Beira pode ser comprado a preços que variam dos 6,90 aos 9,99 euros. 
Fonte: CMMB

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

«Divulgação» - Diáspora Moimentense, já este sábado

O segundo encontro da Diáspo ra Moimentense realiza-se este sábado à tarde, 21 de dezembro, em Moimenta da Beira, um ano depois do evento de estreia que juntou, entre outros, empresários de sucesso, médicos insignes, advogados, autarcas, um musicólogo.

Tudo gente ilustre ligada a Moimenta da Beira por laços de sangue, afinidade ou cunho de carácter, gente que marca pontos e brilha em Portugal ou no estrangeiro em áreas tão diversas como a ciência, as artes, a literatura, a educação ou a política. E que, por causa do seu desempenho e iniciativa, as regiões onde vivem progrediram e progridem, “São por isso respeitados, reconhecidos e considerados, assim honrando tanto Moimenta da Beira”, sublinha o presidente da autarquia, José Eduardo Ferreira.

domingo, 15 de dezembro de 2013

«Desporto» - Resultados AF Viseu

Divisão de Honra:


1ª Divisão:

Fonte: ZeroZero.pt


sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

«Natal 2013» - Concerto de Natal em Alvite

Este ano o Concerto de Natal é em Alvite, Moimenta da Beira, dia 21 de dezembro, um sábado, às 21 horas, no Salão Paroquial da vila, com música antiga, tradicional, pelos “Cardo-Roxo”, um duo nascido no Porto, junto à praia e aos ventos atlânticos que sussurram canções e melodias deste povo de olhos voltados para o mar.

Influenciados pela música tradicional portuguesa e pela música antiga, os “Cardo-Roxo” surgem do diálogo entre dois músicos com diferentes percursos: Nina Repas Gonçalves, licenciada em viola da gamba, e An tony Fernandes, com uma vasta experiência como músico tradicional.

Utilizando os recursos musicais e os timbres de que dispõem, reformulam e dão um novo sabor à música de origem tradicional, sem no entanto a descaracterizar.

Num concerto intimista e informal, vão levar o público de Alvite numa viagem pelo país fora mostrando o que de mais belo nele existe.

A não perder! A entrada é grátis.
Fonte: CMMB

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

«Divulgação» - Campanha de recolha de alimentos

Tem início amanhã, sexta-feira, dia 13, às 14h00, em dois hipermercados da vila (Ecomarché e Minipreço) a Campanha de Recolha de Alimentos destinada às famílias mais carenciadas do concelho de Moimenta da Beira, já sinalizadas pelos serviços sociais.

A iniciativa, que se prolongará pelo fim-de-semana de 14 e 15 de dezembro, durante todo o dia, é do Banco Local do Voluntariado da Câmara Municipal no âmbito da sua Rede Social, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira, de onde provém o grosso dos voluntários que estarão no terreno durante os três dias da campanha: cerca de três dezenas.

Complementarmente, decorrerá na Santa Casa da Misericórdia de Moimenta da Beira uma outra acção de doação de brinquedos pelos pais e encarregados de educação dos meninos da creche e do pré-escolar, também destinada às famílias carenciadas com menores. 

A entrega do cabaz dos alimentos e dos brinquedos acontecerá na semana que antecede o Natal, de 16 a 20 de dezembro.


«Natal 2013» - Férias Desportivas de Natal animam crianças e jovens do concelho

Estão abertas as inscrições para as Férias Desportivas de Natal que vão decorrer em Moimenta da Beira de 18 a 20 de dezembro (9h30 às 17h30) e que se destinam às crianças e jovens do concelho em idade escolar (dos 6 aos 17 anos de idade).

A iniciativa é da autarquia e conta com o apoio do Agrupamento de Escolas, do Centro Social e Cultural de Sever, da Escola de Andebol, Escola de Karaté e Escola de Dança Arabesque.

Serão três dias cheios e intensos de actividades, com desportos colectivos, sessões de cinema, natação e worshops de artes marciais, de dança e de culinária.
As inscrições devem ser feitas no pavilhão (254 521 002), piscina (254 529 161 ou na biblioteca (254 520 080).
Fonte: CMMB

«Notícia» - Autarcas recebem lição sobre Julgados de Paz

A juíza coordenadora dos Julgados de Paz do Agrupamento de Concelhos de Moimenta da Beira, Tarouca, Armamar, Lamego, Castro Daire e Resende, Daniela Santos Costa, proferiu esta terça-feira, 10 de dezembro, uma palestra sobre a importância e o papel dos Julgados de Paz, um patamar menor de tribunais dotados de características de funcionamento e organização próprias, que têm competência para apreciar e decidir acções declarativas cíveis, com excepção das que envolvam matérias de direito da família, direito das sucessões e direito do trabalho, cujo valor não ultrapassasse os 15 mil euros.

Trata-se ainda de um novo meio jurisdicional para resolução de causas cíveis de menor complexidade, com rapidez, de forma simples e a custos reduzidos, aproximando os cidadãos da Justiça e evitando sempre que possível, através da mediação, a ida a julgamento.

O colóquio, que sentou também à mesa o presidente da autarquia, José Eduardo Ferreira, e dois técnicos superior municipais, foi reservado aos presidentes de Junta de Freguesia do município de Moimenta da Beira e permitiu aos autarcas presentes conquistarem um nível de conhecimento que lhes permite, no terreno e no dia-a-dia, esclarecerem os seus cidadãos sobre a mais-valia da existência do Julgado de Paz, que em Moimenta da Beira funciona desde março de 2004 no edifício da Câmara Municipal. O atendimento é às terças-feiras: de manhã das 9h00 às 12h30, e à tarde das 14h00 às 17h30. Mais informações pelo contacto telefónico 254 520 102 ou email correio.mbeira@julgadosdepaz.mj.pt.
Fonte: CMMB

«Natal 2013» - Filme de animação na época do Natal

Em vésperas de Natal, sexta-feira, 20 de dezembro, e domingo, 22, um filme de animação, aventura e comédia, para a pequenada maior de seis anos de idade, dobrado em português, vai animar a sala do auditório municipal de Moimenta da Beira. As sessões têm início às 21h00.

Os Croods (The Croods), filme único deste mês de dezembro, conta a história que se desenrola em plena era pré-histórica, onde escondidos na maior parte do tempo dentro de uma caverna, vivem Grug (Jorge Paupério), a esposa Ugga (Susana Sá), a vovó (Raquel Rosmaninho), o garoto Thunk (Fred Mascarenhas), a pequena e feroz Sandy (Pamela Rodrigues) e a jovem Eep 

Eles são os Croods, uma família liderada por um pai que morre de medo do mundo exterior. Só que grandes transformações estão para acontecer, pois a adolescente Eep acaba por conhecer o também jovem Guy (Rui Porto Nunes) e ele vai apresentar um incrível mundo novo, para o desespero do pai protector. Agora, juntos, eles vão enfrentar grandes desafios e adaptar-se a uma nova e divertida era.

Fonte: CMMB

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

«Região» - Comissão de utentes de Vila Nova de Paiva contra eventual extinção de Finanças

A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos de Vila Nova de Paiva insurgiu-se hoje contra a possibilidade de encerramento do serviço de Finanças do concelho, que considera "imprescindível".
Em comunicado, a comissão lembra que "a última versão conhecida do PREMAC (Plano de Redução e Melhoria da Administração Central) 2013" aponta o serviço de Finanças de Vila Nova de Paiva como um dos que deverá ser extinto.

O encerramento deste serviço de proximidade "significaria um rude golpe para os cidadãos, as empresas e a economia local" de Vila Nova de Paiva, alerta.

Segundo a Comissão de Utentes dos Serviços Públicos de Vila Nova de Paiva, no concelho existe "um fraco índice de utilização das novas tecnologias e dos serviços 'on-line', sobretudo pela população idosa e pelos mais carenciados".

Por outro lado, "entre o concelho de Vila Nova de Paiva e Moimenta da Beira existe um serviço de transporte público manifestamente insuficiente para as necessidades", acrescenta.
A comissão considera que esta proposta de encerramento "viola o princípio constitucional dos serviços públicos do Estado junto dos potenciais utentes".

"Esta medida visa apenas mais um corte cego de um serviço público essencial, sem considerar os graves danos, transtornos e prejuízos que vem causar às populações das freguesias do nosso concelho", sublinha.
A possibilidade de o Governo "encerrar outros serviços públicos essenciais à qualidade de vida dos cidadãos" e a discussão, "à luz do chamado memorando com a 'troika', sobre que concelhos vão desaparecer e que concelhos vão permanecer" estão também a preocupar a Comissão de Utentes dos Serviços Públicos de Vila Nova de Paiva.

Nas últimas semanas, também as comissões de utentes de Oliveira de Frades e de Penalva do Castelo se mostraram contra a extinção dos serviços de finanças dos seus concelhos.
No distrito de Viseu, podem vir a encerrar 17 das 24 repartições de Finanças, ficando apenas abertas as de Viseu, Tondela, Moimenta da Beira, Lamego, Mangualde, S. Pedro do Sul e Vouzela.
Fonte: Lusa

«Divulgação» - Mercadinho de Natal em Leomil

No edifício dos CTT de Leomil está a funcionar, desde domingo passado, 8 de dezembro, até dia 24, o “Mercadinho de Natal”, uma exposição-venda de produtos de artesanato local, a maioria deles alusivos à quadra natalícia. A iniciativa é da Junta de Freguesia de Leomil que assegura tratar-se do “sítio certo para comprar as suas prendas de Natal”.

Bijutaria, artigos domésticos, rendas, bordados, enfeites de natal, mel, compotas, edredões, colchas, cobertores entre outros produtos manufacturados, tudo ali pode ser adquirido com selo de qualidade e a bom preço.
Fonte: CMMB

«Desporto» - Resultados: AF Viseu

Divisão de Honra:


 1ª Divisão:
Fonte: ZeroZero.pt

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

«Educação» - Autarquia premeia trabalhos alusivos ao ‘halloween’

Um trabalho que celebra o ‘halloween’, feito pelas crianças que frequentam a EB1 e Jardim de Infância de S. Martinho, freguesia de Peva, foi o mais votado do s três que aderiram ao concurso “Criatividade Halloween” e que estiveram expostos no átrio dos Paços do Concelho de Moimenta da Beira.

O prémio que distinguiu a criatividade de ‘ouro’ dos alunos de S. Martinho foi entregue na segunda-feira passada, 2 de dezembro, durante a reunião do executivo municipal, pelo presidente da autarquia, José Eduardo Ferreira.

O vice-presidente, Francisco Cardia, entregou a ‘prata’ ao trabalho feito pelas crianças da Associação Moimentense de Apoio à Infância (AMAI), e o vereador Luís Carlos Pereira da Silva, o ‘bronze’ aos alunos do Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia de Moimenta da Beira.

O galardão que premiou os primeiros classificados traduz-se em ingressos para uma sessão de cinema no auditório municipal às 15 crianças de S. Martinho. Os segundos, para as 85 crianças da AMAI, vale uma visita guiada ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Moimenta da Beira. E os terceiros, para as 49 crianças do JI da Misericórdia, vale outra visita guiada, mas à Fundação Aquilino Ribeiro, em Soutosa.
Fonte:CMMB

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

«Agricultura» - Frio favorece produtores de maçã de Viseu


As temperaturas baixas têm levado à formação de geadas durante a noite, o que para os produtores de maçã de Viseu é um indicador de uma boa floração no próximo ano. Por isso, para a produção de 2014 o frio é bem-vindo.


«Divulgação» - Queres ser Bombeiro Voluntário?

"Queres ser Bombeiro Voluntário?
Estamos à tua espera."
Divulgue esta acção.
 

«Desporto» - Futsal: pavilhão lotado viu Portugal vencer a Eslovénia

Bancadas lotadas. Galerias à pinha. Um pavilhão repleto assistiu e aplaudiu a vitória convincente da selecção de futsal de Portugal frente à Eslovénia, por 4-1, no primeiro de dois jogos de preparação para o Europeu de 2014, disputado esta terça-feira, 3 de dezembro, em Moimenta da Beira, que tão bem soube receber as duas comitivas e o público saciado de futsal jogado ao mais alto nível.

A equipa das quinas acabou por vencer com naturalidade um encontro que, em determinados momentos, se tornou complicado, principalmente pela dimensão física que os esloveno s emprestaram ao jogo.

Mas incontestavelmente mais forte, Portugal criou e desperdiçou muitas ocasiões de golo, que poderiam ter dado uma maior expressão ao resultado.

Apesar da boa réplica da Eslovénia, os comandados de Jorge Braz nunca perderam o controlo do encontro e mostraram maior qualidade técnica e táctica.

Arnaldo (3’), Joel Queirós (7’), Leitão (22’) e Paulinho (32’) apontaram os tentos da nossa selecção, com Rok Mordej (10’) a responder para os eslovenos.

“Foi uma excelente preparação para a competição que vamos ter. Enfrentámos uma equipa muito forte do ponto de vista físico, com níveis de agressividade individual elevadíssimos, algo que vamos encontrar certamente no Europeu. Houve momentos em que soubemos lidar com isso e outros em que não o conseguimos, mas felizmente houve mais momentos positivos do que negativos. O teste acabou por ser positivo”, disse o seleccionador nacional.

Link do vídeo do resumo do jogo
 
Fonte:CMMB

«Notícia» - GNR abre as portas do quartel no dia Internacional da pessoa com deficiência

A GNR de Moimenta da Beira abriu esta terça-feira as portas do quartel. A ideia foi demonstrar as valências e o trabalho da guarda a crianças deficientes.
 Fonte:PortoCanal

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

«Notícia» - Pelourinho da Vila da Rua ‘aceso’ contra a pena de morte

Noventa e sete velas brancas, tantas quantas o número de países que aboliram até hoje a pena de morte, foram acesas no sábado passado, 30 de Novembro, em redor do Pelourinho da Vila da Rua, Moimenta da Beira, para alertar simbolicamente o mundo que é imperioso proibir definitivamente a Pena de Morte.

A iniciativa, Cidades para a Vida – Cidades contra a Pena de Morte, a que a Câmara Municipal de Moimenta da Beira se associou, foi da Comunidade de Sant’Egidio e da Coligação Mundial Contra a Pena de Morte, da qual a Amnistia Internacional faz parte.

Marcaram presença os presidentes da autarquia, José Eduardo Ferreira, da Assembleia Municipal, Alcides Sarmento, e da Junta de Freguesia da Rua, António Manuel Pinto. No local, estiveram ainda outros eleitos (Francisco Cardia, vice-p residente, e Susana Lemos, vereadora) e também alguns populares que se juntaram à causa. 
O evento celebra-se a 30 de Novembro porque foi nesse dia, do ano de 1786, que o então chamado Grão-Ducado da Toscana, no Norte de Itália, aboliu a pena de morte, tornando-se no primeiro estado europeu a acabar com esta forma de punição.
Portugal foi também pioneiro e aboliu a pena capital em 1867, para crimes civis, e em 1976, para crimes militares. No entanto, é importante frisar que 60 países no mundo continuam a executar pessoas como forma de as punir pelos crimes alegadamente cometidos. Algumas delas, acrescente-se, são condenadas no seguimento de julgamentos injustos e, por vezes, sentenciadas à morte por crimes como o adultério ou o roubo.
Fonte: CMMB

«Crime» - Detido suspeito de tráfico de droga em Moimenta da Beira

O Núcleo de Investigação Criminal de Moimenta da Beira deteve, na noite de ontem, um jovem de 21 anos suspeito de tráfico de droga.

A detenção resultou de "uma fiscalização de rotina na via pública, em que os militares detetaram na posse do suspeito 214 doses de haxixe", adianta hoje a GNR em comunicado.

Por ordem judicial o suspeito foi libertado com temo de identidade e residência e notificado para comparecer em tribunal.
Fonte: CentroTV

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

«Divulgação» - Ricardo Bordalo expõe na Galeria

Escreve com arte, cogita com inteligência e discernimento, e pinta agora com dom e génio. A prova do talento está vertida nas duas dezenas de telas (acrílico e técnicas mistas) expostas a partir de sábado, 30 de novembro, na Galeria Municipal Luís Veiga Leitão, em Moimenta da Beira, terra onde tem sangue e raízes. A abertura, com “Demo de honra”, está marcada para as 18h30, e a mostra mantém-se no espaço durante todo o mês de dezembro.

No texto de apresentação, Ricardo Bordalo revela que o conjunto das telas foi erguido em dois meses e meio, “mas andei 45 anos a experimentar cores, formas, desejos e feitios para lhes dar corpo e dimensão, porque a vida que tenho como alicerce é feita de cores, formas, desejos e feitios. Essa a escola que permite este ‘Húmus’”. E assume que cada uma das telas “não carece de explicação, sequer de legenda. É a sua explicação. É a sua legenda. Tem vida própria a partir do momento em que começou a ser criada. Há precisamente 45 anos”.
Fonte:CMMB