Páginas

domingo, 28 de dezembro de 2014

«Desporto» - Resultados

(clique na imagem para ampliar)

Fonte: ZeroZero.pt

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

«Notícia» - “Expresso” publica amanhã reportagem sobre sucesso de vendas do espumante “Terras do Demo”

O semanário “Expresso” deve publicar na sua edição de amanhã, sábado, 27 de dezembro, no caderno “Economia”, um trabalho de reportagem da jornalista Margarida Cardoso sobre o sucesso de vendas e o êxito de penetração no mercado nacional e estrangeiro do espumante “Terras do Demo”, produzido pela Cooperativa Agrícola do Távora, de Moimenta da Beira.

É uma ‘lança em áfrica’ já que se trata do maior jornal de referência português, que pode ajudar a catapultar ainda mais a marca “Terras do Demo”. E a que se junta ainda o facto da peça de reportagem sair na última semana do ano, coincidindo com a passagem de ano, período alto e de excelência de venda e consumo de espumante.

Fonte: CMMB

«Divulgação» - Tradição da “Queima do Velho” volta a ser cumprida

É um ritual pagão que se cumpre há anos em Moimenta da Beira, na noite da passagem de ano. Há cortejo fúnebre com o velho (de palha) no esquife, um falso padre, as luminárias a ‘pingarem’ fogo, música a preceito a ditar o ritmo e as carpideiras da ordem num berreiro pelo lusco-fusco fora. O povo, que se vai juntando ao longo do percurso, acompanha a marcha do princípio ao fim. O fogo ao velho, esse é lançado mal estalam as doze badaladas do relógio d a torre da vetusta igreja matriz da vila. A organização é da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, coim o apoio da Junta de Freguesia e da Cooperativa Agrícola do Távora.

A cerimónia começa às 22h30, na Portelinha/Arrabalde, onde se juntam os figurantes, e saída do velho acontece meia hora depois. O percurso, em cortejo, atravessa as principais ruas da vila e chega à Fonte de S. João, já no Arrabalde, minutos antes da meia-noite, onde já ardem cepos de madeira que queimarão o velho de palha em segundos.

Para o ritual, a organização sugere que o povo traje roupa velha e vestida ao contrário. E que leve também espumante e bolo rei para a festa que se seguirá depois da meia-noite.

A queima do velho é uma tradição celebrada como rito de passagem que simboliza a morte do ano velho, o fim do ano, e a entrada do novo.




quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Feliz Natal

Um Santo e Feliz Natal são os votos da equipa do blogue MoimentaNaNet!


segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

«Desporto» - Resultados

Campeonato Nacional de Seniores:


1ª Divisão AF Viseu:

Fonte: ZeroZero

domingo, 21 de dezembro de 2014

«Crime» - Homem detido por posse de explosivos e de arma ilegal em Moimenta da Beira

Militares do Núcleo de Investigação Criminal de Moimenta da Beira detiveram, ontem, em Sendim – Tabuaço, um homem com 63 anos de idade, pela prática do crime de posse de explosivos e arma ilegal.

"A detenção ocorreu na sequência de uma investigação que culminou na realização de uma busca domiciliária tendo sido apreendido uma arma de fogo, 82 munições, 23 velas de gelamonite, 22 detonadores e 15 metros de cordão lento", revelou hoje a GNR em comunicado.

O detido foi presente ao Tribunal de Instância Local de Moimenta da Beira durante o dia de hoje.
Fonte: centrotv.pt

sábado, 20 de dezembro de 2014

«Natal 2014» - Moimenta da Beira com espírito natalício

Às montras iluminadas, que já emprestam à urbe um ambiente natalício, juntam-se agora o Jardim do Tabolado e a fachada do edifício dos Paços do Concelho, pejados de cenários de luz, e ainda cinco rotundas da vila ornamentadas com motivos natalícios. É o espírito de Natal que ganha espaço em Moimenta da Beira.
Neste trabalho, que dá cor e alegria à vila do poeta Luís Veiga Leitão, cinco instituições colaboraram activamente na decoração das cinco rotundas: a Escola Profissional de Moimenta da Beira, na rotunda do Alto do Pombo (entrada sul da vila); a Universidade Sénior, na do Alto do Facho (entrada norte); a escola do 1º ciclo e pré-escolar, na do Bairro de Nossa Senhora de Fátima; a Santa Casa da Misericórdia, na rotunda da Central de Camionagem; e a Associação Moimentense de Apoio à Infância (AMAI), na da Cooperativa Agrícola do Távora. 
Fonte: CMMB

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

«Natal 2014» - Miniférias desportivas e culturais de Natal

Começaram esta quarta-feira, 17 de dezembro (e terminam na sexta, dia 19), as miniférias desportivas e culturais de Natal promovidas pela Câmara Municipal de Moimenta da Beira. Inscreveram-se ao todo 41 crianças e jovens do concelho, dos 6 aos 17 anos.

O programa incluiu, neste primeiro dia, jogos lúdicos-desportivos, de manhã, e exercícios de defesa pessoal, à tarde. Amanhã, quarta-feira, há jogos aquáticos no período da manhã, e uma sessão de teatro no da tarde. Na sexta-feira, último dos três dias, a manhã e a tarde são inteiramente dedicadas à prática e ensinamentos de Aikido e lições de primeiros socorros.
Fonte: CMMB

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

«Divulgação» - Coro de Tomar dá concerto de Natal em Leomil, este sábado

O coro misto “Canto Firme”, da cidade de Tomar, actua este sábado, 20 de dezembro, às 21 horas, na Igreja Paroquial de Leomil, Moimenta da Beira, sob a regência do maestro António Corvelo de Sousa. São cerca de meia centena de vozes mistas que interpretarão temas musicais diversificados. O acesso ao concerto é livre. A organização é da Câmara Municipal de Moimenta da Beira. 

O coro “Canto Firme nasceu em 1980 de uma Sociedade musical centenária de Tomar e é uma associação que tem por fim contribuir para o desenvolvimento cultural da sua região, do seu país, fundamentalmente através do canto e de outras formas de cultura.

António Corvelo de Sousa, o maestro que é também o seu director artístico e que tem raízes em Leomil, é diplomado em Piano e Composição na classe do Professor Mário de Sousa Santos, e licenciado em Ciências Musicais e Mestre em Musicologia Histórica pela Universidade Nova de Lisboa, com a apresentação de uma Tese sobre Fernando Lopes-Graça, (Tomar, 17 de Dezembro de 1906 – Parede, Cascais, 27 de Novembro de 1994), considerado um dos maiores maestros e compositores portugueses do século XX.
Fonte: Local.pt

«Crime» - Apanhado a dormir em carro furtado

Menor esteve fugido durante quatro dias em Moimenta da Beira.

Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/detalhe/apanhado_a_dormir_em_carro_furtado.html


A GNR de Moimenta da Beira identificou ontem um menor que tinha fugido de um lar de infância e juventude especializado. 
Durante os quatro dias em que esteve fugido, realizou vários furtos a residências e veículos nos concelhos de Penalva do Castelo, Mangualde, Tondela e Aguiar da Beira. 
 O caso tem contornos caricatos, uma vez que o menor foi apanhado pela GNR a dormir dentro de um carro furtado. 
Foi apreendido diverso material, como um computador portátil, cinco telemóveis, dinheiro, uma mala com vários documentos e um relógio. O menor foi outra vez entregue à instituição.

 Fonte: Correio da Manhã

«Desporto» - Resultados Futebol

Campeonato Nacional de Séniores:


1ª Divisão AF Viseu Zona Norte:

Fonte: ZeroZero.pt

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

«Natal 2014» - Comércio com montras iluminadas

Cerca de 80 comerciantes do concelho de Moimenta da Beira já aderiram ao projecto “Montras Iluminadas 2014”, iniciativa da Câmara Municipal, que decorre desde 8 de dezembro e termina no Dia de Reis, 6 de Janeiro de 2015. Quem se juntou (e ainda pode juntar) terá apenas de decorar e iluminar, a seu gosto, as montras que têm de ser visíveis para a via pública. No fim da acção todos receberão um diploma de participação e um pequeno Cabaz de Reis.

Tudo para, argumenta a autarquia, “animar, dinamizar e envolver os comerciantes num espírito de união, família e festa, e assim enfrentar, com maior ânimo, as dificuldades emanadas por esta conjuntura que nos assola”.

Justifica ainda a edilidade que “face aos constrangimentos económicos de que todos temos sido alvo, esta parece-nos ser a melhor estratégia para não esquecermos esta quadra, que sempre foi motivo de união de famílias, amigos, convívio e alegria, poupando recursos cada vez mais escassos, mas não deixando por isso de dinamizar e promover o nosso comércio local, ao mesmo tempo que se oferece às pessoas que nos visitam diariamente um deambular pelas ruas do concelho entre um cenário de luz e motivos natalícios”.
Fonte: CMMB

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

«Solidariedade» - Campanha de recolha de alimentos

Este fim-de-semana, sexta, sábado e domingo, dias 12, 13 e 14 de dezembro, vai decorrer em Moimenta da Beira uma campanha de recolha de alimentos, nos supermercados da vila, destinada às famílias carenciadas do concelho sinalizadas pelos serviços de Acção Social da Câmara Municipal, Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco e serviço local da Segurança Social.

Paralelamente acontecerá também uma angariação de brinquedos na creche, no pré-escolar e na ATL da Santa Casa da Misericórdia de Moimenta da Beira e ainda nos jardins-de-infância de Leomil, Sanfins e na EB1 de Leomil.

Os géneros alimentares e o material infanto-juvenil resultante das dádivas vão ser entregues aquelas famílias na semana que antecede o natal, de 17 a 23.

A iniciativa é da Câmara Municipal de Moimenta da Beira através do Banco Local de Voluntariado e conta com o apoio do Agrupamento de escolas do município.   
 Fonte: CMMB

«Notícia» - Miniférias desportivas de Natal em Moimenta da Beira

Estão abertas as inscrições, até dia 15 de dezembro, para as miniférias desportivas de Natal que a Câmara Municipal, com o apoio do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira, organiza e promove já na quarta, quinta e sexta-feira da próxima semana, dias 17, 18 e 19. A iniciativa é destinada às crianças e jovens do concelho (dos 6 aos 17 anos) em idade escolar.
 
O programa dos três dias inclui jogos lúdicos e desportivos, teatro, aikido, defesa pessoal, jogos aquáticos e lições de primeiros socorros.

As inscrições podem ser feitas no pavilhão municipal (254 581 002), na piscina (254 529 161), na biblioteca (254 520 080) e nos serviços sociais da Câmara Municipal (254 520 074). Mais informações são prestadas pelo Gabinete de Desporto através dos telefones 925 200 232 e 925 200 250.
Fonte: Local.pt

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

«Divulgação» - “A escola está a tornar-se para as crianças uma batalha e não um prazer”

O mundo evoluiu, avançou de forma vertiginosa, mas a escola não mudou, o modelo está descontextualizado, desenraizado da realidade, não é uma escola criativa, é uma escola de massas, de ensino standarizado, e está a tornar-se para as crianças uma batalha e não um prazer frequentá-la na parte dos países do mundo”. A afirmação, crua e dura, é da ex-vice ministra da Educação de Angola, Alexandra Simeão, e foi proferida esta terça-feira, 2 de dezembro, em Moimenta da Beira, numa sala cheia de alunos e professores, durante uma conferência feita a convite da autarquia.

A antiga governante considera que a escola e o seu modelo “jurássico” de ensino têm de mudar para conseguir tornar as crianças e os jovens em “heróis” para a vida.

A prelecção que a Alexandra Simeão intitulou de “A Grande Mentira” centrou-se também nos princípios fundamentais da Liberdade, Fraternidade e Igualdade saídos da Revolução francesa. A ex-vice ministra da Educação de Angola referiu-se à ‘grande mentira’ a propósito da propalada igualdade. “Somos todos iguais perante a lei, mas a igualdade é apenas formal. Definitivamente, no século XXI não tem sentido falarmos que há pessoas iguais, que as pessoas nascem todas com os mesmos direitos, porque não nascem, de facto. Os ricos não são iguais aos pobres, o inteligente distingue-se dos demais”, denunciou a conferencista.

Alexandra de Victória Pereira Simeão, que gosta de se apresentar como educadora, activista e mãe, nasceu em Luanda no dia 12 de Setembro de 1966. Em 1975 sai de Angola com os seus pais e vivem exilados em Portugal até regressar a Angola em 1992. Entre 1997 e 2008 desempenhou as funções de Vice-Ministra da Educação para a Acção Social, no âmbito do Governo de Unidade e Reconciliação Nacional, pelo Partido Liberal Democrático, onde também era Secretária para as Relações Internacionais. É licenciada em Estudos Artísticos (Literatura e Arte) com um Minor em História Geral e mãe de três rapazes. 

O seu activismo levou-a para projectos de solidariedade como a Campanha de Educação sobre a Anemia Falciforme e também a apoiar o Centro de Acolhimento da Mãe Madalena, no bairro Cazenga, um dos mais populosos da cidade de Luanda. É uma apaixonada por Angola, este grande país, mas sobretudo pelos angolanos que são a sua preocupação diária.
Fonte: CMMB

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

«Divulgação» - Moimenta da Beira comemora o Dia Internacional do Voluntariado

Amanhã, sexta-feira, 5 de dezembro, comemora-se o Dia Internacional do Voluntariado. A data vai ser assinalada em Moimenta da Beira com um colóquio no auditório da Escola Secundária, a partir das 10 horas, promovido pela Câmara Municipal, através do seu projecto do Banco Local de Voluntariado (BVL), e pelo Agrupamento de Escolas no âmbito da Rede Social.

Margarida Chaves, coordenadora do Banco Local de Voluntariado de Mangualde, é a primeira oradora, e falará sobre o funcionamento do ‘seu’ BVL e das boas práticas.

Paula Teixeira, educadora de infância da Associação Moimentense de Apoio à Infância (AMAI), abordará as “Experiências da Organização Promotora de Voluntariado”.

Dani Santos, do Centro de Bem-Estar e Repouso da Paróquia de Sever, dará o seu testemunho enquanto voluntário.

O presidente da Câmara Municipal, José Eduardo Ferreira, e o director do Agrupamento de Escolas, Alcides Sarmento, farão a sessão de abertura às 10 horas, e Susana Lemos, vereadora da Acção Social, a sessão de encerramento, às 11h40.

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

«Literatura» - António Bondoso lança novo livro

Este sábado, 6 de dezembro, pelas 16 horas, na Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro, em Moimenta da Beira, António Bondoso, jornalista, lança “Em Agosto… a luz do teu rosto!”, um livro que faz uma incursão pelos meandros do antigo regime e pelo fim do império. A apresentação estará a cargo de Ricardo Bordalo, também jornalista. A Câmara Municipal de Moimenta da Beira e o autor ficarão muito honrados com a sua presença na sessão.

Em prosa e em poesia a obra de António Bondoso percorre os ciclos mais importantes da história dos municípios e dos países em referência nos últimos 60 anos. 
“Em Agosto… a luz do teu rosto!” é uma história com muitas “estórias” dentro e que relatam o encontro de Moimenta da Beira e de Moncorvo nas ilhas de S. Tomé e Príncipe, num vai e vem que se prolonga pelas vivências dos protagonistas na difícil emigração para África no início dos anos de 1950, depois a descolonização e, já no final do século, tem o seu epílogo em Macau em 1999.
Fonte: CMMB
 

«Divulgação» - Próxima feira quinzenal transferida para terça-feira

Em virtude da próxima feira quinzenal de Moimenta da Beira coincidir com o feriado nacional de 8 dezembro, Dia da Imaculada Conceição, Padroeira de Portugal, decidiu o presidente da autarquia, José Eduardo Ferreira, transferi-la para o dia seguinte, terça-feira, 9 de dezembro de 2014, nos termos do Regulamento de Feiras e Mercados em vigor neste município.
 
Fonte: CMMB

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

«Divulgação» - “Trampolim”, Agenda Municipal de dezembro

Aí está a Agenda Municipal de dezembro 2014, a “Trampolim” nº 28, que dá nota ao que de mais relevante se passará durante este mês, no concelho de Moimenta da Beira.

Inclui o calendário desportivo, as exposições da galeria municipal, as miniférias desportivas de Natal, o lançamento de um livro, a queima do velho, uma tradição que se revive em Moimenta da Beira na última noite do ano, uma campanha de recolha de alimentos e a celebração do Dia Internacional do Voluntariado.



«Divulgação» - Ex-ministra da Educação de Angola dá conferência em Moimenta da Beira

Alexandra Simeão, ex-vice ministra da educação de Angola, dá esta terça-feira (15h30), 2 de dezembro, em Moimenta da Beira, no auditório da Escola Secundária, uma conferência que intitulou de “A Grande Mentira”. A entrada é livre.
 
O tema centra-se nos princípios fundamentais da Liberdade, Fraternidade e Igualdade, e na Educação, nos seus modelos educativos que considera “estáticos e jurássicos”, e na ‘grande mentira’ que tem a ver com a igualdade. “Somos iguais perante a lei, mas a liberdade é apenas formal. Definitivamente, no século XXI não tem sentido falarmos que há pessoas iguais, que as pessoas nascem todas com os mesmos direitos, porque não nascem, de facto. Os ricos não são iguais aos pobres, o inteligente distingue-se dos demais”, afirma a conferencista.

Alexandra de Victória Pereira Simeão, que gosta de se apresentar como educadora, activista e mãe, nasceu em Luanda no dia 12 de Setembro de 1966. Em 1975 sai de Angola com os seus pais e vivem exilados em Portugal até regressar a Angola em 1992. Entre 1997 e 2008 desempenhou as funções de Vice-Ministra da Educação para a Acção Social, no âmbito do Governo de Unidade e Reconciliação Nacional, pelo Partido Liberal Democrático, onde também era Secretária para as Relações Internacionais. É licenciada em Estudos Artísticos (Literatura e Arte) com um Minor em História Geral e mãe de três rapazes.
O seu activismo levou- a para projectos de solidariedade como a Campanha de Educação sobre a Anemia Falciforme e também a apoiar o Centro de Acolhimento da Mãe Madalena, no bairro Cazenga, um dos mais populosos da cidade de Luanda. É uma apaixonada por Angola, este grande país, mas sobretudo pelos angolanos que são a sua preocupação diária.
Fonte: Local.pt