Páginas

terça-feira, 31 de maio de 2016

«Divulgação» - Passeio pedestre pela serra, em Soutosa, já este domingo

A Associação Cultural e Recreativa de Soutosa (ACRS) vai levar a cabo, já este domingo, 5 de junho, a XVI edição do seu passeio pedestre, “tendo como pano de fundo a beleza da Serra da Nave”, dizem os organizadores. A concentração está marcada para as 8h30, junto às instalações da ACRS.
“Será um pequeno passeio que se desenrolará maioritariamente pela serra”, esclarece a organização, que pretende com este tipo de iniciativas “estimular o convívio, dar a conhecer a beleza rude e riqueza da serra que nos rodeia, contribuindo ainda para uma melhoria do estar físico”.
A ACRS lembra que, “como já é apanágio da nossa região”, todos os participantes serão bem recebidos com um pequeno-almoço em plena serra e almoço nas instalações da associação.
O percurso será de dificuldade média, aconselhado a todas as idades. As inscrições podem ser feitas pelo telemóvel 918 090 074 ou para o endereço eletrónico acrs@soutosa.com.

Fonte: CMMB

segunda-feira, 30 de maio de 2016

«Divulgação» - Carta por Pontos: campanha de divulgação

No âmbito da campanha de divulgação da Carta por Pontos, cujo regime entrará em vigor já a partir da quarta-feira, dia 1 de junho, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) pede que se difundam todos os esclarecimentos junto de todos os munícipes. 




«Notícia» - Alvitana na equipa de investigação da Universidade do Porto que associa a obesidade à infertilidade masculina

Raquel Bernardino, uma jovem moimentense, natural de Alvite, concelho de Moimenta da Beira, integra a equipa da Universidade do Porto que publicou recentemente um artigo na revista “Current Pharmaceutical Design” em que explora o impacto dos hábitos alimentares no potencial reprodutivo masculino, bem como o papel desempenhado pelas hormonas gástricas. A investigadora trabalha no Biomedical Sciences Institute Abel Salazar, Instituto especialmente vocacionado para a Investigação Científica.


sexta-feira, 27 de maio de 2016

«Divulgação» - Vilar promove 1º Festival do Peixe do Rio

Truta e boga fritas na hora. B arbo e carpo em escabeche. E peixinho do rio. Cinco especialidades à mesa do 1º Festival do Peixe do Rio que decorrerá na aldeia de Vilar, Moimenta da Beira, este domingo, 29 de maio, a partir das 15 horas, junto à igreja local.
O evento, porém, não viverá apenas do menu gastronómico, terá um programa de entretenimento musical que vai começar às 15h30, com a atuação do Grupo de Concertinas “Vale do Távora”, prosseguindo às 16h00 com o Rancho Folclórico da Granja (Castro Daire), e terminando às 17h00 com cantares ao desafio com Pedro Cachadinha e Lobo de Felgueiras.
A iniciativa é organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva “Ensaiaplauso”, com o apoio da Junta de Freguesia de Vilar e da Câmara Municipal de Moimenta da Beira. 

quinta-feira, 26 de maio de 2016

«Notícia» - Maior projeto de arte contemporânea do mundo em Moimenta da Beira

Intervenções artísticas de Joana Vasconcelos e Vhils com 100 metros de altura.
Joana Vasconcelos e Vhils foram os artistas convidados, pela Âncora Wind Energia Eólica SA, para assinar duas das maiores obras de arte contemporânea do mundo, em altura – o projeto WindArt.
Os artistas, internacionalmente reconhecidos, projetaram e desenharam os elementos que revestem duas torres eólicas, com cerca de 100 metros de altura e 50 metros de envergadura (pá), num total de 150 metros.
O WindArt celebra a construção do Parque Eólico do Douro Sul, um dos maiores da Europa, com 150MW de potência instalada, num verdadeiro tributo às energias renováveis.
Localizado na Serra de Leomil, em Moimenta da Beira, o projeto WindArt, visa explorar a integração das torres eólicas na paisagem circundante – quer humana, quer natural – estabelecendo um jogo subtil de interação com a mesma, numa simbiose perfeita e de promoção desta região do país.
Para José Manuel Saldanha Bento, Presidente do Conselho de Administração da Ancora Wind Energia Eólica SA, “a energia faz parte da nossa cultura e da nossa identidade – e falar de energia é falar de energia eólica. Atualmente cerca de ¼ da energia consumida em Portugal tem esta origem. Com o WindArt Project, e através de excelentes parceiros, unimos energia a energia, numa celebração à grandiosidade da cultura, recursos naturais e paisagem portuguesas.”
De acordo com José Eduardo Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, “a Serra de Leomil reúne condições únicas de vento num local de extrema beleza – uma zona granítica de transição e paisagem tipicamente beiraltina. Não temos dúvidas de que o projeto WindArt será um marco para a nossa região.”
Joana Vasconcelos carateriza o projeto como “um verdadeiro desafio, pela dimensão e localização inesperadas. Sendo, provavelmente, o maior projeto de arte contemporânea, em altura, do Mundo.”
Centrada na memória e cultura da região, a intervenção de Joana Vasconcelos retrata uma expressão de amor à vila que o acolhe, traduzida no enorme coração direcionado para o centro do município de Moimenta da Beira. O dinamismo do desenho e a explosão de cores remete para a energia gerada pelos ventos da serra, pontuado por estrelas que exaltam a altitude e as excecionais condições para uma observação de um límpido e brilhante céu noturno.
O conceito desenvolvido por Alexandre Farto, Vhils, “simboliza a riqueza de texturas naturais de espécies de árvores da região, estabelecendo uma ligação com os elementos que dão vida e energia ao próprio local. Entre estes elementos gráficos, emerge a forma de um olho humano, que visa representar, simbolicamente, um farol, que humaniza e ilumina o espaço à sua volta.”
Fonte: Jornal Noticias de Viseu

Vídeo CM Moimenta da Beira:
"WindArt Project"

segunda-feira, 23 de maio de 2016

«Divulgação» - Curso intensivo sobre Esgrima Artística tem início já esta semana, em Leomil

Duelos de espada, duelos medievais, a evolução da arma e da esgrima, a luta cénica, as posições de mão, as paradas, os ataques, as saudações de corte. São técnicas que um dos mestres maiores da esgrima artística, em todo o mundo, Eugénio Roque, vai ensinar em Leomil, Moimenta da Beira, já esta semana, de sexta-feira a domingo, 27, 28 e 29 de maio. A iniciativa é inédita no interior do país.
O curso vai fazer reviver os verdadeiros combates épicos dos esgrimistas e duelistas do passado, em especial no último dia, a finalizar o workshop (domingo, 29 de maio, às 14 horas), na aula de demonstração, com todos os formandos, em frente ao edifício da Câmara Municipal, na sede de concelho.
O evento é organizado pela “Karisminovador, Associação”, com o apoio da autarquia, e ainda da Federação das Associações Juvenis do Distrito de Viseu (Fajuvis), do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), Casa do Povo de Leomil e Junta de Freguesia de Leomil. Entretanto, as inscrições (abertas a todos os interessados) já podem ser feitas. Mais informações em: www.facebook.com/karisminovadorkarisminovador@gmail.com; ou pelo contacto telefónico 934 011 221.
Consultar no site da Câmara Municipal de Moimenta da Beira: www.cm-moimenta.pt

Fonte: CMMB

domingo, 22 de maio de 2016

«Reportagem» - Joana Vasconcelos e Vhils desenham torres eólicas

Artistas plásticos Vhils e Joana Vasconcelos assinaram duas das 57 eólicas que integram o parque eólico de Moimenta da Beira. O parque está a celebrar 10 anos a produzir energia renovável

Reportagem TVI:

sexta-feira, 20 de maio de 2016

«Notícia» - "Câmaras e juntas devem ter mais competências"

O secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, defendeu hoje que as câmaras municipais e as juntas de freguesia devem passar a ter mais competências de forma a servirem melhor as pessoas e os territórios.

"Os municípios já têm muitas competências delegadas que funcionam plenamente e a Câmara Municipal pode e deve ter mais competências do que as que já tem", alegou.
Durante a sessão de abertura das "VI Jornadas Cidadania em Ação", em Moimenta da Beira, Carlos Miguel evidenciou que as câmaras municipais têm competências ao nível do 1.º ciclo do ensino básico. No entanto, o ensino obrigatório é atualmente até ao 12.º ano.
"No que se refere aos auxiliares de ação educativa, vigilantes, instalações ou espaços exteriores, é muito mais fácil ser uma câmara municipal a cuidar, desde que tenha meios para isso, do que ser ao nível do Ministério da Educação dizer-se para mudar o telhado ou arranjar a telha", explicou.
Também ao nível da saúde, o secretário de Estado das Autarquias Locais defende que a colocação de telefonistas ou porteiros "deve e pode ser feita ao nível local".
"Nas instalações dos centros de saúde, o vidro que se parte ou a fechadura que encrava é mais facilmente resolúvel através da câmara municipal do que do Ministério da Saúde. É através destas pequenas coisas que interferem no nosso dia-a-dia que se pretende descentralizar", sustentou.
No seu entender, deve-se descentralizar muito para o município, onde em termos executivos existe a Câmara municipal, mas também a junta de freguesia.
"As juntas de freguesia têm de ter um papel decisor em todo este processo, sob pena de as câmaras ficarem afogadas em tarefas e serviços a prestar. Por isso, uma maior delegação de competências também para as juntas de freguesia e, com isso, temos uma administração pública, seja ela central ou local, mais ágil, próxima e servindo melhor as pessoas e o território", destacou.
O representando do Governo aludiu aos muitos entraves que a descentralização pretendida tem pela frente. No entanto, frisou que a vontade para tal "é bastante".
"Assim tenhamos os meios. Um programa de descentralização como este obrigará a ter uma nova Lei das Finanças Locais, que carregue os meios financeiros necessários para que as câmaras, administração local e regional, consigam fazer essas tarefas de forma mais eficaz", concluiu.
As "VI Jornadas Cidadania em Ação", promovidas pelo município de Moimenta da Beira, decorrem até sexta-feira.
Promover medidas de coesão territorial e de desenvolvimento do interior, fomentar o envelhecimento ativo com qualidade e apresentar boas práticas de igualdade de género e estratégias de prevenção e combate à violência estão entre os objetivos do evento.
Fonte: Noticias ao minuto

quarta-feira, 18 de maio de 2016

«Crime» - Detido por posse ilegal de arma


Militares do Núcleo de Investigação Criminal de Moimenta da Beira detiveram ontem, dia 17 de maio, em Sarzedo – Moimenta da Beira, um homem com 64 anos, por posse ilegal de arma.

Foi realizada uma busca domiciliária tendo sido apreendido ao detido:
Uma carabina;
Um revólver;
Um aerossol de defesa;
Uma faca de mato;
167 munições de diversos calibres.

O detido foi presente ao Tribunal de Instância local de Moimenta da Beira, tendo-lhe sido aplicada como medida de coação termo de identidade e residência.
Fonte: GNR

segunda-feira, 16 de maio de 2016

«Homenagem» - Gala da Autoridade Nacional de Protecção Civil

Virgílio Santos (B.V. Moimenta da Beira) foi homenageado.

A  Ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa marcou presença na XII Gala de Homenagem aos Bombeiros de Portugal, realizada dia 14 de maio, no Fórum Lisboa, pela Associação Nacional de Bombeiros Profissionais.
A ministra Constança Urbano de Sousa assistiu  à entrega dos Prémios Prestígio a título póstumo aos familiares dos bombeiros que faleceram em serviço.
Este ano foram homenageados quatro bombeiros das corporações de  Bombeiros Voluntários de Fornos de Algodres, Carcavelos e São Domingos de Rana,  de Moimenta da Beira e do Faial (Açores).
Foram ainda distinguidos com o Prémio Prestígio a Secretária Regional dos Assuntos Sociais da Região Autónoma da Madeira, Rubina Leal, a empresa 4EMES e Vítor Baptista, antigo dirigente da ANBP e chefe da Companhia Bombeiros Sapadores de Coimbra.
Fonte: cmjornal

«Notícia» - Homenagem aos antigos militares falecidos na guerra das ex-colónias

São antigos militares do concelho de Moimenta da Beira que se juntam, todos os anos, para comemorar o aniversário da construção do monumento erguido na vila em homenagem aos combatentes do concelho falecidos nas ex-colónias, no período de 1961 a 1975, quando cumpriam o serviço militar obrigatório. Este domingo passado, 15 de maio, juntaram-se mais de três dezenas. 
Houve deposição de flores no monumento e almoço convívio. Tratou-se do sétimo aniversário.
Fonte: CMMB

domingo, 15 de maio de 2016

«Divulgação» - Secretário de Estado das Autarquias Locais na sessão de abertura das Jornadas de Cidadania

Carlos Miguel, secretário de estado das Autarquia Locais, vai estar em Moimenta da Beira na próxima quinta-feira, 19 de maio, às 10 horas, para a sessão de abertura das “VI Jornadas Cidadania em Ação” que se realizarão no auditório municipal padre Bento da Guia.
O governante, que é licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa (advogado durante 17 anos), foi presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, de 2004 até 2015. Antes, exerceu a vice-presidência na mesma autarquia, entre 2002 e 2004. Foi ainda presidente da Comunidade Intermunicipal do Oeste e membro suplente do Conselho Económico e Social.
As “VI Jornadas Cidadania em Ação”, dias 19 e 20 de maio, têm este ano como objetivos:
1) Promover medidas de coesão territorial e de desenvolvimento do interior.
2) Fomentar o envelhecimento ativo com qualidade.
3) Apresentar boas práticas de igualdade de género e estratégias de prevenção e combate à violência.
Fonte: CMMB

«Evento» - Apesar da chuva a Concentração de Telescópios voltou a ser um grandioso sucesso

Mesmo com as más condições meteorológicas que se fizeram sentir no fim-de-semana passado (7 e 8 de maio), a 5ª Concentração de Telescópios de Moimenta da Beira foi um êxito absoluto. Os números não enganam, confirmam o sucesso, já que das 315 pré-inscrições recebidas, incluindo-se a organização, estiveram presentes 248 participantes. Quanto ao número de Telescópios, estavam pré-inscritos 89, tendo mesmo assim respondido à chamada 61, incluindo os solares.
Toda a programação da tarde decorreu no Auditório Municipal Padre Bento da Guia, que se encheu por completo, e onde decorreram memoráveis palestras proferidas por João Fernandes, do Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra; José Matos, da Associação de Física da Universidade de Aveiro; Máximo Ferreira, do Centro de Ciência Viva de Constância; e de Carlos Herdeiro, do Departamento de Física da Universidade de Aveiro.
Ainda durante a tarde, foi feita uma homenagem sentida a dois astrónomos amadores que faleceram recentemente: Alberto Fernando e João Alveirinho Correia, que tinham participado em anteriores edições da Concentração de Telescópios. O tributo foi prestado por Paulo Sanches, a alma do evento.
E porque a chuva não deu tréguas e o céu esteve sempre nublado, não foi possível a deslocação para o Santuário de S. Torcato, em Cabaços. Por isso, toda a programação e logística da noite foi transferida para a Escola Secundária, onde foi montado um plano B que permitiu realizar todas as atividades previstas, com exceção da Observação Noturna do Céu. Mesmo assim, e com a boa vontade de todos, os astrónomos presentes montaram os telescópios na Sala de Convívio dos alunos, que se encheu com mais de 50 de todos os tipos e tamanhos, o que permitiu uma agradável exposição e um aprazível convívio entre todos. Entre os telescópios expostos, estiveram os dois maiores do país pertencentes a astrónomos amadores. 
Para “mostrar” o Céu noturno aos presentes, foram instalados na Cantina dois Planetários Insufláveis, que em sessões de 20 minutos tentaram minimizar as contrariedades do tempo nublado e chuvoso da noite.
Terminou-se a noite com um pequeno espetáculo laser-musical e um brinde às Estrelas e aos Astrónomos, tendo sido tirada uma “foto de família” para memória futura.
Fonte: CMMB

quarta-feira, 11 de maio de 2016

«Divulgação» - Ajudar a travar a praga da vespa das gralhas do castanheiro

O Ministério da Agricultura, através da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN), vem informar que nos concelhos de Valpaços e de Vinhais foram, muito recentemente, detetados dois focos de vespa das galhas do castanheiro em plantações recentes (2015/2016). E, por isso, emitiu a seguinte nota:
“As galhas foram destruídas de imediato, pelo que ainda existe uma possibilidade de não ocorrer a expansão da praga e deste modo não haver consequências na produção de castanha. No entanto, estes locais continuarão a estar sob vigilância, particularmente durante este mês de maio, antes da saída das vespas adultas, de modo a continuamente serem cortadas e destruídas novas galhas que vão surgindo.
Face à perigosidade e dado que os estados fenológicos das novas plantações de castanheiro, já permitem observar a presença de galhas, alertamos todos os envolvidos nesta cultura, para procederem de imediato à vigilância das suas plantas e no caso de observação dos sintomas característicos, cortarem de imediato as galhas, antes da saída dos insetos adultos, destruí-las pela queima ou simplesmente enterrá-las. Este procedimento deve ter um caráter semanal.
Ao verificar a presença da praga, comunicar urgentemente à DRAPN pelo telf. 229 574 010 ou preferencialmente para o mail: amaliaxavier@drapnorte.pt
Apela-se a uma intensa divulgação desta informação, pois só com a colaboração de todos será possível travar a entrada e dispersão da vespa das galhas do castanheiro na vossa região. Em anexo vai um cartaz de alerta, que pedimos seja divulgado e afixado em locais de acesso público, e um folheto informativo (frente e verso), prontos para impressão e distribuição em pontos fulcrais como: Juntas de Freguesia, Paróquias, Cafés, Restaurantes, Praças de Táxi, Escolas, Associações, etc.”
Fonte: CMMB

«Notícia» - Espumante Terras do Demo conquista medalha de ouro em concurso mundial de vinhos

O espumante Terras do Demo “olho-de-perdiz” (rosé), colheita de 2014 e produzido pela Cooperativa Agrícola do Távora, de Moimenta da Beira, foi distinguido com uma medalha de ouro num concurso mundial.
Segundo a Câmara de Moimenta da Beira, o prémio foi arrecadado no Concurso Mundial de Bruxelas, “uma competição itinerante que este ano se realizou na cidade de Plovdiv, na Bulgária”, e durante a qual “foram avaliados mais de 8.750 vinhos, de 51 países”, por um painel que incluiu cerca de 300 provadores de 54 países.
A autarquia lembra que, já em fevereiro de 2015, o mesmo espumante – feito a partir da casta Touriga Nacional – tinha conquistado uma medalha de ouro no Sakura Japan Women’s Wine Awards, considerado o maior concurso de vinhos do Japão.
“Os prémios que tem alcançado constituem uma honraria ímpar para uma das marcas mais distintas produzida dentro do território do município de Moimenta da Beira”, sublinha.
Fonte: As Beiras Online

«Desporto» - Jogos CDR

Resultados:




Classificação:



Próxima Jornada:

domingo, 8 de maio de 2016

«Notícia» - Maçã de Moimenta da Beira é rainha na Feira ibérica de Turismo

Produzido pela Associação de Fruticultores Beira Távora, o sumo de maçã é uma das mais recentes novidades na região das Terras do Demo. Surgiu na edição da Expodemo do ano passado e tem sido feito, apenas, nas representações em que a associção participa. Segundo Humberto Matos, da Associação de Fruticultores Beira Távora, é sumo “belíssimo”, não leva quaisquer aditivos e a maçã utilizada é a de melhor qualidade.
Acrescenta que o objetivo é fomentar a indústria de transformação na região e divulgar a maçã do Douro Sul, levando as pastelarias a vender o produto. “Se vendem sumos de laranja, também podem oferecer ao clientes este bom sumo de nossa maçã que é muito delicioso”, acrescenta o fruticultor.
No processo é utilizado um único tipo de maçã ou a combinação de vários tipos. Existindo assim uma distinção de sabores que é percetível aos paladares mais atentos. As reações têm sido positivas e no futuro já se pensa na criação de uma cidra de maçã.

Nata de maçã já conquistou paladares
A “Nata do Demo” é outra das novidades da região que vai à FIT. Criada há três anos e lançada na 2ª Edição da Expodemo, é um pastel de nata com maçã que já este ano foi apresentada na Feira Internacional de Lisboa (FIL). Fernando Fonseca, dono da Pastelaria Martins, que produz o doce, garante que a “nata do Demo” tem tido respostas positivas e que existe procura específica. “Numa altura de crise, foi uma boa aposta e os resultados têm sido bons”, remata.
Região de Viseu na FIT
Na 3ª edição da Feira Ibérica de Turismo, que segundo a organização, pretende estimular o relacionamento comercial entre os países da Península Ibérica e promover o que se faz por cá, Moimenta da Beira é um dos municípios do distrito de Viseu presentes e que pela primeira vez participará com um stand próprio. Entre a centena de expositores oriundos de diversas regiões de Portugal e Espanha vão estar também a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões e os municípios de Penedono, Carregal do Sal e Aguiar da Beira.
Fonte: JornaldoCentro.pt

sexta-feira, 6 de maio de 2016

«Notícia» - Moimenta da Beira tem um vice-campeão nacional de Culturismo

Nuno Duarte, de Moimenta da Beira, sagrou-se recentemente vice-campeão nacional de Culturismo Clássico, até 1,75m. O superatleta, que na competição representava a Casa do Benfica de Moimenta da Beira, já uns dias antes tinha conquistado o título de campeão regional norte e campeão absoluto Overall, também em Culturismo Clássico. Uma proeza alcançada que ganha contornos mais poderosos tendo em conta que o atleta está no mundo do culturismo há apenas dois anos e meio.
Conta Nuno Duarte que entrou na modalidade “como ‘leigo’, apenas com o intuito de alcançar a melhor qualidade física possível, já que não tinha qualquer conhecimento na matéria”.
Depois, ao longo dos meses, foi lendo, trocando informação com outros atletas e praticantes da modalidade “até ter decido competir, mas apenas com o objetivo de ter uma experiência diferente”, lembra o atleta moimentense, que participou na primeira competição (Taça de Portugal) em Novembro de 2013, num open (sem categoria de peso) no qual acabou por não se qualificar no top 12.
Porém, após esta estreia pouco auspiciosa, logo conseguiria, em Maio de 2014, o 4º lugar no Campeonato Regional Norte, Categoria até 75kg, e, ainda nesse mesmo ano, em Novembro, na Taça Carlos Rebolo (antiga Taça de Portugal, o 5º lugar.
Depois, em Maio de 2015, na Regional Norte em Culturismo Clássico, alcançou o 2º lugar e, também no mesmo mês, no Campeonato Nacional, obteve o 3º lugar da competição.
Fonte: LafoesFM

quarta-feira, 4 de maio de 2016

«Notícia» - Em Alvite já nasceram quatro crianças este ano

Em Alvite o bulício das crianças faz parte da vila, mas as brincadeiras da pequenada não escondem o declínio demográfico. Até final de 2016 podem nascer, a avaliar pelo número de grávidas, mais duas dezenas. E isto numa freguesia sem creche ou centro de saúde mas onde a família tem um peso significativo nas ajudas que dá aos jovens pais. A última criança a nascer aqui foi o pequeno Gabriel, e "à semelhança de todos os outros foi uma festa na vila".
O Gabriel nasceu, tal como o irmão, de cesariana. Por enquanto Susana Figueiredo, de 31 anos, está de licença de maternidade mas regressar ao trabalho "não será problema. Há sempre a família para tomar conta dele quando voltar a trabalhar", diz esta mãe.
Mais à frente encontramos Inês Rebelo, 33 anos. Com três filhos, o último nascido já este ano, esta mulher também não se preocupa com o facto de "aqui não haver creche. Há avós e tias que ajudam, tal como já ajudaram nos outros filhos", diz esta mulher que "sempre quis ter uma família grande e todas as crianças foram desejadas".
Nos primeiros quatro meses deste ano nasceram quatro crianças em Alvite. Um raio de esperança que não quebra, contudo, a sentença demográfica. Modesta Figueiredo, professora aposentada, mostra a evidência da realidade com a frequência escolar: "já tivemos 8 professoras e outras tantas turmas. Hoje temos apenas duas". Mas a renovação das gerações não faz sumir a realidade e por cada 100 jovens há 166 idosos.
Fonte: TSF.pt

segunda-feira, 2 de maio de 2016

«Divulgação» - Maior concentração de telescópios já com recorde batido

É a maior concentração de telescópios do país, e realiza-se este fim-de-semana (7 e 8 de maio) em Moimenta da Beira, já com um recorde de inscrições garantido: 84 telescópios e 290 participantes (até agora) oriundos de todo o país. O evento, que inclui palestras temáticas e observações noturnas do céu durante a noite de sábado e a madrugada de domingo, é organizado pelo Clube das Ciências da Escola Básica e Secundária de Moimenta da Beira, desde 2009 (bianualmente a partir de 2010), sempre em crescendo e com enormíssimo sucesso.
A iniciativa entra este ano na 5ª edição, com o apoio empenhado da Câmara Municipal, e tem como principais objetivos: divulgar a Astronomia junto da Comunidade; concentrar o maior número de Telescópios num só evento ou local; dar a conhecer o céu “escuro” da região; promover o concelho de Moimenta da Beira a nível nacional; e impulsionar o conhecimento e convívio entre Astrónomos.
Os locais de realização da Concentração de Telescópios serão o Auditório Municipal Padre Bento da Guia e o recinto do Santuário de São Torcato, nas proximidades da aldeia de Cabaços, onde será realizada uma observação noturna do céu, aberta a toda a comunidade. Toda a informação sobre esta iniciativa está disponível no site com o endereço:http://www.astropt.org/…/concentracao-de-telescopios-em-mo…/
Qualquer contacto que seja necessário com a organização, deverá ser feito com Paulo Sanches (telemóvel — 966492920), o criador das concentrações e a alma do evento.
Programa
7 de maio (sábado)

14h00 – Receção aos participantes
(Auditório Municipal Padre Bento da Guia)
14h30 – Sessão de Abertura
15h00 – Palestra “O nosso vizinho Marciano”
(José Matos, da FISUA – Associação de Física da Universidade de Aveiro)
15h45 – Palestra “O Sol, uma estrela entre muitas”
(João Fernandes, Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra)
16h30 – Observação Solar e Lanche Convívio
17h15 – Palestra “O trânsito de Mercúrio de 9 de maio de 2016”
(Máximo Ferreira, Centro Ciência Viva de Constância)
17h30 – Palestra “Ondas Gravitacionais: a verdadeira música celestial”
(Carlos Herdeiro, Departamento de Física da Universidade de Aveiro)
18h15 – “As nossas estrelas” + Informações úteis
(Paulo Sanches, Clube das Ciências de Moimenta da Beira)
18h45 – Saída para Cabaços
(Santuário de S. Torcato)
19h00 – Montagem de telescópios e conversa com os astrónomos
20h00 – Jantar Convívio (só para participantes)
21h00 – Momento Musical com os “Master Class”
(Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira)
21h30 – Início da Observação Noturna do Céu
22h00 – Palestra “A Via Láctea”
(Luís Lopes, OAPBG – Observatório Astronómico do parque Biológico de Gaia
22h30 – Passeio guiado pelo Céu
(Luís Lopes, OAPBG)
23h30 – “Um brinde às estrelas”

8 de maio (domingo)
00h01 – Continuação das Observações
00h05 – Um passeio pelas estrelas 
(José Matos, FISUA)
00h45 – Chocolate quente
01h00 – Tertúlia Astronómica (tema livre)
02h00 – Ceia (G)Astronómica
06h21 – Encerramento (nascer do Sol)


«Divulgação» - Moimenta da Beira promove-se na Feira Ibérica de Turismo

É mais uma operação de charme de promoção turística do município de Moimenta da Beira, desta vez na cidade da Guarda onde o concelho irá participar, pela primeira vez (com stand próprio), na Feira Ibérica de Turismo (FIT), já a partir desta quinta-feira, 5 de maio, até domingo, dia 8.
O certame terá lugar no Parque Urbano do Rio Diz, com uma vasta área de expositores, espaços destinados à formação, com destaque para osseminários e os workshops transfronteiriços, zona de restauração, degustação, atividades lúdicas e desportivas indoor e outdoor, um espaço onde operadores e agentes do setor do turismo terão a oportunidade de apresentar e promover os seus produtos, serviços e recursos.
A FIT, que se realiza este ano pela terceira vez consecutiva, contou em 2015 com uma área total coberta de 6.510 metros quadrados, recebeu 30 000 visitantes, tendo marcado presença mais de 100 expositores de diversas regiões de Portugal e Espanha e dos mais variados campos de atuação do setor turístico, públicos e privados.
Este ano tem como país convidado o Brasil, passando assim a FIT a ter um cariz mais internacional, e ainda no panorama ibérico a Região Espanhola de Castela e Leão é também a primeira Comunidade Autónoma convidada a participar no certame.
Programa
(Stand de Moimenta da Beira)

5 de maio (quinta-feira, stand aberto das 17h00 às 00h00)
- 17h15m - Prova de Espumante Terras do Demo | CAT- Cooperativa Agrícola do Távora
- 17h30m - Apresentação “Nata do Demo” | Pastelaria Martins

6 de maio (sexta-feira, stand aberto das 12h00 às 00H00)
- 15h00m - Apresentação Sumo Natural de Maçã, pela Associação de Fruticultores Beira Távora 
- 17h00m - Prova de Espumante Terras do Demo | CAT-Cooperativa Agrícola do Távora

7 de maio (sábado, stand aberto das 12h00 às 00h00)
- 16h00m - Prova Cocktail “Ar d’ Rio” – Espumante Terras do Demo & Maçã (Bar Ar D’ Rio)
- 17h30m - Demonstração de Competências do Curso de Restauração da Escola Profissional de Moimenta da Beira
- 18h45m - Prova de Espumante Terras do Demo | CAT-Cooperativa Agrícola do Távora

8 de maio (dominho, stand aberto das 12h00 às 20h00)
- 14h00m - Distribuição da Maçã Moimentense pelo Grupo de Animação “ Marias Malucas Romeiras de Portugal”
- 17h00m - Prova de Espumante Terras do Demo | CAT-Cooperativa Agrícola do Távora

Fonte: CMMB

domingo, 1 de maio de 2016

«Divulgação» - Campeões Europeus de Patinagem Artística no Sarau Desportivo

Ana e Pedro Walgode são uma espécie de Ferrari da patinagem artística. São Campeões da Europa em pares, e medalhas de bronze do Campeonato do Mundo, no escalão sénior, também em pares. Exigentes, destemidos e perfeccionistas, honraram Portugal (em 2015) com prémios nunca antes alcançados por um par sénior português na modalidade. Uma honra que Moimenta da Beira sentirá também no dia 8 de maio, quando atuarem no Sarau Desportivo (7ª edição) que se realizará no Pavilhão Municipal da vila, a partir das 17 horas, com entrada livre.

A honraria, porém, não ficará por aqui. É que ao campeoníssimo par de patinagem artística, outro de igual valia se juntará, mas de outra modalidade, a dança. Alfredo e Mariana, finalistas do programa de talentos da RTP1 (Got Talent Portugal), também prometem encantar o público pela excelência da dança e forças combinadas. Alfredo já foi campeão nacional júnior e sénior, e Mariana já venceu o campeonato nacional júnior elite. Ambos já participaram em vários Campeonatos do Mundo. Quando se juntaram, foram logo campeões nacionais de Elite Sénior.

Ao talento dos dois pares, um sublinhado também para o número recorde de presenças de grupos e escolas de dança e ginástica que estarão presentes (e atuarão) no VII Sarau Desportivo, que é organizado pela Câmara Municipal de Municipal de Moimenta da Beira, 10 ao todo. A saber: Equipa de Ginástica do Município de Moimenta da Beira, a Escola de Dança Arabesque, o Grupo de Dança da AMAI, o Grupo de Dança da Santa Casa da Misericórdia, a Dança Criativa, o Grupo de Zumba da Professora Sara Fernandes, a Cheerleaders do CDR, o Agrupamento de Escolas do CERCO, a Albigym e o Dream Dance.
Fonte: CMMB

«Divulgação» - “Laço Humano” com centenas de crianças

O azul dos chapéus, numa alusão ao “Laço Azul” que simboliza a luta contra a violência infantil, invadiu a praceta que ladeia o Palácio da Justiça de Moimenta da Beira. O ajuntamento de centenas de crianças do 1º ciclo do concelho aconteceu esta sexta-feira, 29 de abril. Uma iniciativa da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Moimenta da Beira que desta forma se associou à campanha de sensibilização promovida pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção de Crianças e Jovens, relativa ao Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância.

A campanha decorreu durante o mês de abril, período em que foram desenvolvidas algumas atividades com o principal objetivo de consciencializar as famílias (e toda a comunidade) para a importância da prevenção dos maus tratos na infância e juventude.

Destaque para a sessão “Equipas Multidisciplinares / Implementação de Tutorias”, promovida pela CPCJ em colaboração com a Comissão Nacional, desenvolvida na Semana Cultural do Agrupamento de Escolas e dirigido a professores, funcionários e técnicos.

E ainda a ação de colocação de “lonas” alusivas ao Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, nos equipamentos desportivos da sede do concelho.

As atividades desenvolvidas tiveram o patrocínio do Minipreço, Maxipc e Cerdama.
Fonte: CMMB