Páginas

terça-feira, 29 de novembro de 2016

«Natal 2016» - Montras do comércio local iluminadas em dezembro até ao Dia de Reis

Estão abertas as inscrições (até dia 2 de Dezembro) para o comércio local do concelho de Moimenta da Beira poder aderir às “Montras Iluminadas”, uma ação promovida pela Câmara Municipal que visa ajudar a dinamizar e a estimular o negócio dos estabelecimentos comerciais e também dar mais vida, luz e cor aos núcleos urbanos durante a quadra natalícia. A inscrição é gratuita.

Para participar, os comerciantes terão apenas de decorar e iluminar, a seu gosto, o seu ponto de venda com motivos natalícios, sendo que a iluminação é de carácter obrigatório. Depois, em cada montra deverá ser colocado o ‘dístico’ a fornecer pela entidade organizadora com a indicação que é um estabelecimento aderente desta ação.

As montras deverão estar devidamente iluminadas de 8 de Dezembro de 2016 a 6 de Janeiro de 2017, Dia de Reis, altura em que todos os que aderiram à iniciativa receberão um Diploma de Participação e um Cabaz de Reis, que deverão ser levantados no Gabinete de Turismo a partir desse dia.

As fichas de inscrição devem ser entregues no Posto de Turismo de Moimenta da Beira ou na Biblioteca Municipal, ou ainda enviadas para o e-mail: posto-turismo@cm-moimenta.pt.


«Divulgação» - Contra a pena de morte no mundo vão acender-se velas na escadaria da Câmara

A Câmara Municipal de Moimenta da Beira associa-se, uma vez mais, à iniciativa da Comunidade de Santo Egídio “Cidades pela Vida - Cidades contra a pena de Morte”, acendendo na escadaria exterior da Câmara Municipal, na próxima quarta-feira, 30 de novembro (17 horas), 97 velas brancas simbolizando o número de países que já aboliram a pena de morte. Tudo em estreita parceria com a Amnistia Internacional (Núcleo de Viseu) e alunos do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira.
A efeméride comemora o primeiro decreto de abolição da pena de morte na Europa, assinado em 30 de novembro de 1786 por Leopoldo II do Grão-ducado de Toscana, mas a iniciativa das velas acesas só se celebra desde 2002 e conta este ano com a participação de mais de duas mil cidades e localidades em cerca de uma centena de países, configurando um movimento global para despertar consciências e envolver as instituições na procura de um sistema judicial que recuse a pena capital e respeite a vida.


segunda-feira, 28 de novembro de 2016

«Divulgação» - Contra a pena de morte no mundo vão acender-se velas na escadaria da Câmara

A Câmara Municipal de Moimenta da Beira associa-se, uma vez mais, à iniciativa da Comunidade de Santo Egídio “Cidades pela Vida - Cidades contra a pena de Morte”, acendendo na escadaria exterior da Câmara Municipal, na próxima quarta-feira, 30 de Novembro (17 horas), 97 velas brancas simbolizando o número de países que já aboliram a pena de morte. Tudo em estreita parceria com a Amnistia Internacional (Núcleo de Viseu) e alunos do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira.
A efeméride comemora o primeiro decreto de abolição da pena de morte na Europa, assinado em 30 de novembro de 1786 por Leopoldo II do Grão-ducado de Toscana, mas a iniciativa das velas acesas só se celebra desde 2002 e conta este ano com a participação de mais de duas mil cidades e localidades em cerca de uma centena de países, configurando um movimento global para despertar consciências e envolver as instituições na procura de um sistema judicial que recuse a pena capital e respeite a vida.
Participe nesta causa nobre!
Fonte: CMMB

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

«Divulgação» - Eduardo Rocha fala ao “Porto Canal” sobre o fim-de-semana gastronómico em Moimenta da Beira

Depois do Festival Serranias, em Soutosa, há menos de um mês, o município de Moimenta da Beira voltou à estação de televisão “Porto Canal”, agora para dar a conhecer o fim-de-semana gastronómico que vai acontecer nos próximos dias 2, 3 e 4 de dezembro. Do evento, falou com autoridade, e em representação das casas aderentes (quatro restaurantes e sete unidades de alojamento do concelho), Eduardo Rocha, do empreendimento turístico “Moinhos da Tia Antoninha”. A entrevista, transmitida esta terça-feira, 22 de novembro, pode ser visualizada clicando no link que aparece no fim do texto.

A ementa para esse fim-de-semana é coelho assado com carqueja, e a sobremesa doce de abóbora com queijo fresco. Os restaurantes aderentes oferecem, a cada cliente, um copo de vinho de boas vindas. Já os alojamentos fazem descontos de 20% nas noites de sexta e sábado. Para todos haverá ainda a oferta de vales de entrada de visita à Fundação Aquilino Ribeiro, em Soutosa.

Aderiram os restaurantes: Moinhos Tia Antoninha (254 588 095); Peto Real (254 584 061); Prato Dourado (254 583 257) e Quinta do Melião (254 588 143). E as unidades de alojamento: Casa da Legião (919 439 663); Casa do Monge (968 628 069); Hotel Verdeal (254 584 061); Moinhos Tia Antoninha (254 588 095); Quinta da Regada do Moinho (964 320 540); Quinta Sul América (966 125 887) e Solar Correia Alves (919 439 663).

Ao todo, na área geográfica abrangida pela “Porto e Norte de Portugal”, num total de 75 municípios, os empreendimentos turísticos aderentes são mais de 450, e os restaurantes mais de 1000. O evento, que já vai na IX edição, começou no passado dia 4 de novembro e termina a 28 de maio de 2017.

Visualizar a entrevista (minuto 53.30’) em: http://portocanal.sapo.pt/um_video/YLZQW1qgccVzpDEugqiw

Fonte: CMMB

terça-feira, 22 de novembro de 2016

«Divulgação» - Nove sopas de nove sabores diferentes no Festival das Sopas, domingo, na aldeia de Vilar

Este domingo que aí vem, 27 de Novembro, a partir das 15 horas, realiza-se a 3ª edição do “Festival das Sopas”, na aldeia de Vilar, Moimenta da Beira. Nove sopas com nove sabores diferentes serão servidas no salão da Junta de Freguesia local. A organização é da Associação Cultural, Recreativa e Desportiva “Concertinas do Vale do Távora”. O evento é aberto ao público em geral.

Sopa de Caril com Maçã (confecionada pela Quinta do Melião, Arcas-Sever/Mtª da Beira)); Sopa à CBERP (Lar de Sever, MTª da Beira); Caldo Verde à moda da “Alma Francesinha” (Mtª da Beira); Sopa de Tomate com Sardinha (João de Paredes – Paredes da Beira/S. João da Pesqueira); Sopa de Cogumelos Xitak com Camarão (Restaurante Coisas da Aldeia, Mtª da Beira); Sopa de Miúdos (Associação Manta Verde, Lamosa/Sernancelhe); Sopa de Legumes (Associação de Concertinas de Riodades, S. João da Pesqueira); Sopa de Ervilha com Bacon à Verde Gaio (Restaurante Verde Gaio, Viseu); e Sopa da Pedra (Restaurante Santo Amaro, Alvite/Mtªa da Beira).


segunda-feira, 21 de novembro de 2016

«Reportagem» - SIC foi ouvir casal de Segões

João Santos e Amélia Rocha, um casal da aldeia de Segões, Moimenta da Beira, foram entrevistados pela SIC, a propósito do Dia Mundial da Televisão, que se comemora hoje, segunda-feira, 21 de novembro. A reportagem será transmitida daqui a pouco, à hora de almoço, durante o “Jornal da Uma” que tem início às 13 horas.

O Dia Mundial da Televisão foi proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em dezembro de 1996, após o primeiro Fórum Mundial de Televisão, a 21 de novembro de 1996.

Em Portugal a televisão começou a ser transmitida em 1957, na Rádio e Televisão de Portugal (RTP), a preto e branco. O primeiro programa a cores a ser transmitido foi o Festival da Canção de 1980. Nos anos 90 chegaram os dois canais privados: A SIC em 1992 e a TVI em 1993.
Fonte: CMMB


Reportagem SIC:


«Divulgação» - Centro de Marcha e Corrida comemora um ano com atividades desportivas gratuitas para toda a população

Abriu há um ano com uma forte preocupação de promover hábitos saudáveis de vida, através da marcha e da corrida com o adequado enquadramento técnico, um objetivo que tem vindo a alcançar dia a dia. Por isso, a comemoração dos primeiros 365 dias do Centro de Marcha e Corrida Terras do Demo, em Moimenta da Beira, faz sentido que se celebre. E vai celebrar-se no dia 26 de Novembro com uma caminhada (4 Km) e uma corrida (10 km), que incluem atividades desportivas gratuitas para toda a população.

O programa prevê a receção dos participantes, às 15h30, no Pavilhão Municipal de Moimenta da Beira, e a saída desse local para a caminhada (4km) e corrida (10km) com o apoio técnico e exercícios adequados de aquecimento e alongamentos.

No caso das condições climatéricas não permitirem a realização das atividades ao ar livre, serão realizados exercícios de workout e reforço muscular com acompanhamento técnico, no Pavilhão Municipal.

A inscrição (ou pedidos de mais informações) deve ser feita nos seguintes locais: Pavilhão Municipal; Piscina Municipal; Biblioteca Municipal; Balcão Único da Câmara Municipal. Ou para o e-mail desporto@cm-moimenta.pt; ou ainda os contactos telefónicos 254 520 070 / 935 520 090.


quinta-feira, 17 de novembro de 2016

«Divulgação» - Fim-de-semana gastronómico em Moimenta da Beira: 2, 3 e 4 de dezembro

É mais um fim-de-semana gastronómico promovido pela entidade de turismo da “Porto e Norte de Portugal”, com o apoio da Câmara Municipal de Moimenta da Beira. A iniciativa vai decorrer dos dias 2, 3 e 4 de Dezembro (sexta, sábado e domingo) e conseguiu a adesão de quatro restaurantes e sete unidades de alojamento do concelho de Moimenta da Beira.

A ementa, especial, é coelho assado com carqueja, e a sobremesa doce de abóbora com queijo fresco. Os restaurantes aderentes oferecem, a cada cliente, um copo de vinho de boas vindas. Já os alojamentos fazem descontos de 20% nas noites de sexta e sábado. Para todos haverá ainda a oferta de vales de entrada de visita à Fundação Aquilino Ribeiro, em Soutosa.

Aderiram os restaurantes: Moinhos Tia Antoninha (254 588 095); Peto Real (254 584 061); Prato Dourado (254 583 257) e Quinta do Melião (254 588 143). E as unidades de alojamento são: Casa da Legião (919 439 663); Casa do Monge (968 628 069); Hotel Verdeal (254 584 061); Moinhos Tia Antoninha (254 588 095); Quinta da Regada do Moinho (964 320 540); Quinta Sul América (966 125 887) e Solar Correia Alves (919 439 663).

Ao todo, na área geográfica abrangida pela “Porto e Norte de Portugal”, num total de 75 municípios, os empreendimentos turísticos aderentes são mais de 450, e os restaurantes mais de 1000. O evento, que já vai na IX edição, começou no passado dia 4 de Novembro e termina a 28 de maio de 2017.
Fonte: CMMB

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

«Notícia» - Peditório rendeu mais de sete mil euros

O peditório do núcleo de Moimenta da Beira da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), que decorreu de 29 de outubro a 1 de Novembro, em 31 localidades do concelho, rendeu mais de sete mil euros (7.130,35). A iniciativa foi louvada pelo coordenador do departamento de angariação de fundos da Região Norte da LPCC, Artur Fernandes, que em nome da Liga Portuguesa Contra o Cancro-NRN, agradece à Câmara Municipal de Moimenta da Beira “todo o apoio que vem prestando à Instituição, bem como o trabalho de operacionalização do Peditório Nacional em toda a área do respetivo concelho”. Um sublinhado ainda para o empenho do trabalho dos vários cidadãos que se disponibilizaram para esta nobre causa.

Dádivas alcançadas por localidade:

Aldeia de Nacomba................ 156,31 €
Alvite.......................................283,58 €
Arcas..........................................67,43 €
Arcozelo da Torre....................185,06 €
Arcozelo do Cabo....................304,28 €
Ariz..........................................159,97 €
Baldos......................................153,09 €
Barragem de Vilar.....................57,15 €
Beira Valente...........................134,20 €
Cabaços...................................293,48 €
Carapito.....................................40,84 €
Caria........................................371,55 €
Castelo.....................................243,12 €
Granjinha.....................................7,48 €
Leomil.....................................273,23 €
Moimenta da Beira...............2.290,56 €
Nagosa.......................................51,63 €
Paçô...........................................79,52 €
Paradinha.................................181,42 €
Paraduça..................................123,13 €
Peravelha...................................63,34 €
Peva.........................................147,41 €
Porto da Nave............................89,82 €
S. Martinho..............................140,91 €
Sanfins.....................................187,34 €
Sarzedo......................................51,54 €
Segões.....................................122,00 €
Semitela....................................66,52 €
Sever.........................................92,79 €
Toitam.......................................22,65 €
Vila da Rua.............................556,83 €

TOTAL................................7.130,35 €

Fonte: CMMB

«Divulgação» - Histórias, pensamentos soltos e vivências de Alvite contadas em livro por Ondina Freixo

“Palavras e pensamentos soltos ou outras formas de nave(g)ar”, assim se intitula o livro de Ondina Freixo que vai ser lançado no próximo sábado, 19 de Novembro, às 16 horas, na Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro, em Moimenta da Beira. A cerimónia de apresentação é pública. O livro tem a chancela da “Chiado Editora”.

A autora, que edita pela terceira vez, não assume tratar-se (pelo menos completamente) de uma obra autobiográfica. Admite, porém, que são as suas vivências em Alvite, vila onde nasceu, as histórias e os pensamentos das gentes da terra que preenchem o livro, volumoso, de 286 páginas.

Lurdes Silva, professora, como é também a autora, escreve no prefácio que “… As palavras, mesmo que às vezes apenas implicitamente, navegam sempre em torno de um ventre fértil representado pela serra-Terra-Nave-Mãe, vinculando- se a um quotidiano aleatório de pensamentos soltos que nos contam histórias de vida. A própria vida da autora. Uma vida que acontece em ambiente idílico onde os valores culturais se proclamam e se confundem com as próprias raízes das urzes e das giestas. Nessa aldeia, em plena serra da Nave, desde cedo as pessoas aprenderam a lidar com os elementos da natureza, numa transfiguração adaptativa de sobrevivência e identitária de um povo que mesmo na fisionomia se aproxima, estranhamente, ao povo cigano ainda que não haja evidências sobre esse hipotético vértice genealógico…”.
Fonte: CMMB

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

«Notícia» - Morreu Miguel Veiga, tinha raízes em Moimenta da Beira

Miguel Veiga, advogado, uma das personalidades mais cultas e ilustres da cidade do Porto, e um dos fundadores do PSD (então PPD), em 1974, ao lado de Francisco Sá Carneiro, Magalhães Mota e Pinto Balsemão, morreu esta segunda-feira, 14 de novembro.

Tinha 80 anos de idade e nascera no Porto (30 de junho de 1936), mas as raízes paternas, a dos “Veigas”, eram todas de Moimenta da Beira, e, quer o pai, Luiz Veiga, quer o tio, Pedro Veiga, advogados como Miguel, e com vasta obra publicada, foram também eles figuras ilustres do Porto e estiveram ambos ligados a movimentos culturais e cívico anti-regime.

Miguel Luís Kolback da Veiga (a mãe era francesa, que cursou Filosofia na Sorbonne) era licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra (1959), e fez carreira na advocacia. Deputado à Assembleia Constituinte (1975), apoiou, não obstante o seu vínculo partidário, Mário Soares na primeira candidatura à presidência da república.

Foi condecorado com a Grande Oficial da Ordem da Liberdade, sendo também membro do Conselho das Ordens Honoríficas. Em 2007 foi agraciado pela Câmara Municipal do Porto com a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro.

Tem obra publicada, de que se destaca: “Francisco Sá Carneiro - 20 Anos depois”; “Um Advogado em Redor das Letras à Volta do Porto”; “A Consciência Entre o Lícito e o Ilícito”; e “Os Poemas da Minha Vida”.

Homem culto que viveu rodeado de livros, tinha, na casa onde vivia, na Foz, e no escritório, perto da Avenida do Aliados, nas paredes e no mobiliário, objetos belos, vidros, móveis, frases de poetas. Era um amante das artes, e guardava, entre outras obras, quadros de Menez, mulheres nuas de Cutileiro e um desenho que Mário Botas fez para ele.
Fonte: CMMB

«Notícia» - Aquilino Ribeiro continua a inspirar Moimenta da Beira

Vinhos, espumantes, enchidos, eventos, um jornal e uma revista inspiraram-se nos títulos das obras de Aquilino Ribeiro para ganharem visibilidade, mas também para homenagear um dos maiores mestres da literatura nacional, trasladado para o Panteão Nacional em 2007.
"Temos desde há décadas uma ligação grande entre o escritor Aquilino Ribeiro e os nossos produtos. Os nossos produtos mais conhecidos têm nomes relacionados com o mestre", sublinha o presidente da Câmara de Moimenta da Beira, José Eduardo Ferreira.

Quem conhece a vida e obra do escritor Aquilino Ribeiro facilmente lhe reconhece a autoria do livro 'Terras do Demo', mas são as gentes desta região que melhor se reveem nesta expressão que, de tão bem os caracterizar, passou a ser adotada como marca para diferentes produtos.
Para o autarca de Moimenta da Beira, "é muito importante conseguir manter viva a memória do mestre, quer através da sua literatura, quer através das referências que faz na sua própria obra".
"São referências à nossa região e aos nossos produtos, pois fala como ninguém das nossas frutas e do nosso vinho: o que estamos a fazer é aproveitar exaustivamente as referências do mestre na sua obra aos nossos produtos. No fundo, é dar visibilidade a Aquilino Ribeiro através dos nossos produtos e com eles aproveitar a notoriedade que o mestre tem a nível nacional e até internacional", sustenta.
No seu entender, o mestre Aquilino Ribeiro - autor de obras como 'Quando os lobos uivam', 'A casa grande de Romarigães' e 'O Malhadinhas' - é inesgotável e a melhor forma de distinção passa por "ligar os produtos à cultura".
"Esta ligação com o mestre garante que os nossos produtos se mantenham sempre distintos e inconfundíveis. Aquilino Ribeiro é um referencial que não tem limites e, portanto, nós aproveitamos há décadas o mestre e a sua obra e, no futuro, vamos continuar a aproveitar e até reforçar esse aproveitamento", defende.
O evento anual 'Expodemo', que não é mais do que uma mostra de atividades, produtos e serviços da região, é mais uma referência ao escritor e às suas obras.
"Faz-se em Moimenta da Beira, mas em completa abertura à região, ao país e até além-fronteiras. Faz sentido a internacionalização e este ano vamos fazê-lo com mais convicção, com organizações espanholas e de uma forma mais duradoura: queremos que este mercado ibérico passe a ter grande expressão na Expodemo, à semelhança da abertura que o mestre também tinha e na qual queremos basear o nosso desenvolvimento", afirma.
Como não podia deixar de ser, o escritor deu nome a uma fundação, que tem uma composição tripartida no seu conselho de administração, concretamente Moimenta da Beira, Sernancelhe e Vila Nova de Paiva, sendo a presidência rotativa de dois em dois anos.
Até a revista municipal, intitulada 'Alcançar', tem a ver com a divisa do escritor 'alcança quem não cansa'.
Com quase seis anos de existência, esta revista, que sai de três em três meses, tem a particularidade de "divulgar o que de melhor se faz no município, não só em relação à atividade municipal, como abrange também a atividade das instituições e empresas do concelho".
Além disto, em todas as suas edições "há sempre uma referência a Aquilino, à sua vida, à sua obra, ao seu espaço, à forma como aborda cada uma das suas áreas de vivência".
O jornal local, um quinzenário com cerca de 20 anos, também adotou o nome 'Terras do Demo'.
"Não há dúvidas de que a marca 'Terras do Demo' é uma grande referência. Já há 40 anos, o meu antecessor, o comendador Acácio Osório, já falecido, teve a feliz ideia de pedir autorização à família de Aquilino Ribeiro para colocar esse nome a um vinho branco", lembra o presidente da Cooperativa Agrícola do Távora, João Silva.
Mais tarde, já na sua 'era', corria o ano de 2003, lançaram-se no fabrico de espumantes com a mesma marca: 'Terras do Demo'.
"Dada a sua qualidade, caíram e continuam a cair no gosto do consumidor português, mas também estrangeiro. A partir daí surgiu também a marca de vinhos 'O Malhadinhas', título do grande romance do escritor, que muito nos honra e faz parte da nossa gama de marcas de vinhos brancos, tintos e rosés", revela o presidente da Cooperativa.
Para homenagear o escritor e a sua família foram também pensados os vinhos 'Aquilinus'.
"Costumo dizer que quando se bebe um dos nossos copos de espumante fazemos uma homenagem a Aquilino Ribeiro, da mesma maneira que quando se lê uma obra de Aquilino, apetece-nos beber um pouco dos aromas que sobem aquelas encostas do Távora e se aninham ali junto a Moimenta da Beira, onde temos a nossa cooperativa", diz.
João Silva tem dificuldade em perceber se o vinho se serve da literatura e do escritor ou se é contrário.
No entanto, tem uma certeza: "Ambos casam muito bem e o escritor é indiscutivelmente uma grande referência da literatura nacional e internacional. E nós sabemos honrá-lo, escolhendo um produto de grande qualidade para o homenagear".
Fonte: Noticias ao Minuto

»Divulgação» - Vídeo da entrevista a João Silva para o programa “Sociedade Civil”, da RTP2

O enfoque foi a maçã, mas João Silva, presidente da Cooperativa Agrícola do Távora, sediada em Moimenta da Beira, falou também da marca “Terras do Demo” (espumantes e vinhos). 

A entrevista foi transmitida na passada sexta-feira, 11 de novembro, e o vídeo de 60 minutos da conversa, que envolveu também a nutricionista Ana Isabel Ribeiro, pode ser visualizado em: http://www.rtp.pt/play/p2317/e258846/sociedade-civil

domingo, 13 de novembro de 2016

«Notícia» - Câmara dá prémios de mérito estudantil que podem chegar aos 30 mil euros

Têm de estar matriculados no ensino superior, residir no concelho de Moimenta da Beira, ter no máximo 25 anos de idade e ser estudantes de mérito, mas com dificuldades económicas comprovadas que não lhes permitem o prosseguimento dos estudos pelos seus próprios meios. Estes são alguns dos requisitos exigidos para as candidaturas que abrem na próxima segunda-feira, 14 de novembro, e fecham 15 dias depois, a 28. Ao todo, a Câmara Municipal de Moimenta da Beira poderá atribuir até 20 prémios de mérito estudantil, no valor individual de 1500 euros, num total de 30 mil euros. Uma aposta que é concretizada pelo município pelo 3º ano consecutivo.

“A frequência do ensino superior é uma meta que alguns procuram atingir, mas os custos que lhe estão associados dificultam este processo de formação pessoal. Todos os apoios serão, por isso, justos e bem aceites por parte daqueles cujos recursos são poucos e desejam o acesso à formação superior, podendo virem a ter uma oportunidade de o concretizarem”, argumenta José Eduardo Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira.

O regulamento, o boletim de candidatura e o aviso seguem em anexo, mas podem também ser consultados na página oficial do município em: http://www.cm-moimenta.pt/frontoffice/pages/1035?news_id=719.
Fonte: CMMB

«Desporto» - Resultados Futebol

Campeonato de Portugal Série C:




Fonte: ZeroZero.pt

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

«Divulgação» - Festival Serranias premiou as melhores fotografias

Uma imagem do Santuário de Santo Antão, em Peva, Moimenta da Beira, captada pela objetiva de Carlos Nabais, ganhou o 1º prémio do Concurso de Fotografia do Festival “Serranias – Sabores e Tradições” que decorreu no fim-de-semana de 5 e 6 de Novembro, em Soutosa, Moimenta da Beira.

No pódio, ficaram ainda outras duas imagens que venceram, ex aequo, o 2º prémio: o Penedo da Fonte Santa, em Peravelha, foto a preto e branco, por Paulo Chaves; e um troço do rio Paiva, na zona Segões, captada por Joana Faro. No 3º lugar posicionou-se o "Homem de Peva", sob o guarda-chuva, tirada por Nuno Correia, também a preto e branco.

Um sublinhado para o valor pecuniário atribuído aos três primeiros classificados pela organização do Serranias: 250 euros para o vencedor; 100 para os dois 2ºs classificados; e 50 para o 3º. Foram ainda atribuídas 11 menções honrosas e todos os participantes obtiveram certificado de participação. Ao todo, concorreram 82 fotografias, todas com imagens relativas à área geográfica do concelho de Moimenta da Beira, com impunha o regulamento.


«Divulgação» - Serões da Quinta (do Ribeiro) no dia de S. Martinho

É mais um serão que alia a gastronomia à cultura na Quinta do Ribeiro, freguesia de Vila da Rua, no espaço da Escola Profissional de Moimenta da Beira. Desta vez no dia de S. Martinho, 11 de Novembro, a partir das 19 horas. As reservas de mesa devem ser feitas para o e-mail efore-beiras@sapo.pt ou para o contacto telefónico 254 580 500.

O cardápio dos “Serões da Quinta” volta a ser dos ‘deuses’. O cocktail de boas vindas é um Tártaro de presunto com salada de rúcula e molho norueguês. A entrada é uma Tosta de moiro com puré de maçã e cebola balsâmica. O prato principal, esse é uma Barriga de porco assado no forno com puré de batata-doce, espinafres e legumes salteados. A sobremesa: Folhado mousse de castanha – Shot Jeropiga, Bolo da Quinta e Castanhas assadas. Os vinhos a servir serão “Terras do Demo” e mais Jeropiga.

Depois do repasto há café concerto com Xico Mendes; pintura ao vivo por Pedro Albuquerque; exposição e declamação de poemas de Fernando Pessoa.

A não perder!

terça-feira, 8 de novembro de 2016

«Notícia» - Vai fazer 100 anos no domingo e ainda racha a lenha e vai ao café todos os dias


Lúcido e ágil fisicamente, e uma memória prodigiosa, um cérebro carregado de lembranças tão extraordinário que na freguesia tem o apelido de “GPS humano”, porque é a ele que recorrem sempre os proprietários de terrenos na hora de serem repostas as marcações e delimitações dos campos agrícolas ou urbanos. É que ninguém na freguesia tem memória mais antiga (e ainda tão espantosamente viva e funcional) que Joaquim Carvalho, ou “Joaquim da Quinta”, como é mais conhecido em Granjinha, povoação anexa da freguesia de Sever, concelho de Moimenta da Beira, onde nasceu há 100 anos, centenário que vai comemorar no próximo domingo, 13 de Novembro, primeiro entre a família, os amigos, e depois com toda a população num magusto tradicional.

À memória perfeita que ainda preserva, Joaquim Carvalho, viúvo há 14 anos, quatro filhos, junta a agilidade física. “Ainda racha a lenha para a lareira e vai ao café todos os dias”, lembra Armandina, a mais velha dos filhos, com 73 anos, acrescentando que o pai “também semeia e arranca batatas, bebe o seu copinho de vinho e cozinha para si quando é necessário”.

Frequentou a escola aos 12 anos, mas saiu mal aprendeu a escrever o nome, porque, diz o filho mais novo, António, de 62 anos, “teve de ir trabalhar ao dia para ajudar a engordar o parco rendimento familiar”. “Naquela altura comíamos todos do mesmo prato”, lembra o idoso, que fala ainda do tempo de trabalho duro no Douro.
Fonte: CMMB

«Divulgação» - Festival Serranias encheu-se de sabores e tradições

O genuíno da gustação, dos usos e costumes, da memória e das tradições voltou a marcar o programa do festival Serranias que decorreu durante o fim-de-semana passado, 5 e 6 de Novembro, em Soutosa, Moimenta da Beira, terras de Aquilino Ribeiro, pelo segundo ano consecutivo. O cartaz cumpriu-se na íntegra, apesar da ameaça de mau tempo, que amainaria entretanto.

No primeiro dia realizou-se a matança do porco, saboreou-se o matabicho, o almoço e ceia tradicionais, e as castanhas foram assadas à antiga. Pelo meio, houve ainda o lançamento de um livro (Sete concelhos, um território) apresentado pelo reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. O dia fechou com a atuação da orquestra “CemNotas” e do Grupo de Cantares da Câmara Municipal de Moimenta da Beira.

No segundo e último dia, o passeio micológico, entre os cogumelos, levou muita gente às Terras do Demo, manhã cedo. À tarde, quem quis foi apreciar a exposição de fotografias e assistir à cerimónia de entrega de prémios das melhores imagens a concurso. O festival encerrou com a artista popular Mónica Sintra.

Ao longo do certame houve expositores, tasquinhas, castanhas assadas, grupos de concertinas, Marias Malucas e um insuflável que manteve as crianças alegres.
Fonte: CMMB

domingo, 6 de novembro de 2016

«Desporto» - Resultados Futebol

Campeonato Portugal:






1ª Divisão AF Viseu Zona Norte:





Fonte: ZeroZero.pt

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

«Notícia» - SUB abriu há sete anos e tem hoje equipa médica mais estável

Começou a funcionar em contentores, há sete anos (3 de Novembro de 2009), data comemorada esta quinta-feira passada, e mudou-se para o edifício novo, construído de raiz, três anos e poucos meses depois, em Abril de 2013. Em Outubro do mesmo ano (dia 3) foi inaugurado oficialmente pelo então secretário de estado adjunto do ministro da Saúde, Fernando Leal da Costa, que classificou os serviços e o imóvel como “dos melhores do país”.

Sete anos decorridos de funcionamento do Serviço de Urgência Básica (SUB) de Moimenta da Beira, a sua coordenadora e médica Elisa Bento da Guia, é perentória: “O SUB presta um serviço insubstituível, resolvendo muitas situações de urgência e colmatando casos que não têm resolução imediata noutro sítio”.

Entretanto, um sublinhado para o corpo médico que se tornou mais estável, melhorando significativamente os serviços e os cuidados, apesar do aumento do número de atendimentos feitos: 21.202 no último ano, e da área geográfica de proveniência dos doentes: Moimenta da Beira (10.484 pacientes atendidos), Tabuaço (1.815), Sernancelhe (2.991), Penedono (778), S. João da Pesqueira (1.229), Vila Nova de Paiva (1.927), Armamar (975) e ainda, embora em menor número, Aguiar da Beira, Sátão, Castro Daire, Tarouca, entre outros.

Enfermeiros são três (um deles da ambulância SIV, do INEM) que, tal como os médicos, asseguram o atendimento 24 horas por dia. Funcionam no distrito de Viseu, além de Moimenta, os SUB de S. Pedro do Sul, Tondela, Lamego e Cinfães.
Fonte: CMMB

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

«Divulgação» - Festival Serranias: apresentação de livro

O município de Moimenta da Beira tem características e potencial para a implantação de uma unidade industrial do setor metalomecânico, investimento pretendido pela empresa “EGSP – Energia e Sistemas de Potência, Ldª”, que financiou uma dissertação de mestrado coordenada por Margarida Correia Marques, docente da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), agora publicada em livro que vai ser apresentado sábado, 5 de novembro, às 15h00 (primeiro dia do Festival “Serranias – Sabores e Tradições”) na Fundação Aquilino Ribeiro, em Soutosa, Moimenta da Beira, pelo próprio reitor da UTAD.

A tese estuda a geografia de sete concelhos (Moimenta da Beira, Aguiar da Beira, Castro Daire, Sátão, Sernancelhe, Tarouca e Vila Nova de Paiva) sob o ponto de vista ambiental e socioeconómico, analisando os riscos mas também as mais-valias relativamente ao setor metalúrgico e metalomecânico tendo em conta a implantação da referida unidade industrial num destes sete municípios, uns com mais e outros com menos potencial.

A obra contribui fortemente para o conhecimento de um território enquanto espaço identitário, ambiental e económico, resultado do cruzamento entre diferentes olhares e abordagens disciplinares, sob a perspetiva da empresa que aqui pretende investir no futuro imediato. É esta visão panorâmica dos sete concelhos que, no final da obra e como corolário do trabalho realizado, permite cunhar a área territorial em análise como o cerne do Entre-Norte-e-Centro.

Visualizar mais informações sobre o programa do festival “Serranias” em:

Fonte:CMMB