Páginas

terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

«Notícia» - Escola de atletismo de Leomil esteve em grande nos campeonatos distritais

Um campeão distrital de seniores (Nelson Gomes). Um vice-campeão infantil (Márcio Jubilado). E um primeiro lugar no pódio alcançado pela equipa masculina, escalão infantis. São resultados fantásticos conseguidos pela Escola de Atletismo “Trilhos da Maçã”, do Clube Desportivo de Leomil, Moimenta da Beira, no penúltimo fim-de-semana, no decorrer do Campeonato Distrital de Corta Mato da Associação de Atletismo de Viseu. A equipa de Leomil levou, ao todo, 13 atletas distribuídos pelos vários escalões.
Fonte: CMMB

«Notícia» - Nagosa ganhou prémio de 20 mil euros (mais carro topo de gama) do “Somos Portugal”, da TVI

O prémio do programa “Somos Portugal”, da TVI, transmitido ontem de Torres Vedras, saiu a Cecília Fernandes, de Nagosa, Moimenta da Beira. Foram 20 mil euros (em cartão), mais um automóvel topo de gama (Audi A4) no valor de 45 mil euros. Cecília Fernandes (esposa de Nelson Fernandes) é mãe de Nelcina, que explora com o marido Carlos um café à entrada da aldeia. Parabéns!

Recorde-se que o programa "Somos Portugal", vai voltar a ser transmitido de Moimenta da Beira, pela quinta vez consecutiva, do palco da Expodemo, dia 24 de Setembro deste ano. 
Pode ver e ouvir o vídeo do telefonema, quase no fim do programa, decorridas cinco horas e 54 minutos (5.54.19’): http://www.tvi.iol.pt/programa/somos-portugal/53c6b39f3004dc006243d51f/videos/--/videos--somospt/video/58b34e540cf2b10cb661575b/1

domingo, 26 de fevereiro de 2017

«Desporto» - Resultados

Resultados:



Classificação:



Próxima Jornada:

sábado, 25 de fevereiro de 2017

«Carnaval 2017» - Quase 500 crianças em desfile de carnaval pela avenida 25 de abril

Um colorido imenso de cores mil. Um desfile carnavalesco de perder de vista. Eram quase 500 crianças do ensino pré-escolar e do 1º ciclo da Escola Básica, da Associação Moimentense de Apoio à Infância (AMAI) e da Santa Casa da Misericórdia de Moimenta da Beira. Aconteceu na manhã desta sexta-feira, 24 de Fevereiro, na avenida 25 de abril, a mais central e movimentada da vila e sede de concelho.

Mais fotos em:

«Divulgação» - Festas e Romarias pelas 46 povoações do concelho de Moimenta da Beira

Oito realizam-se nos dois primeiros meses do ano, Janeiro e Fevereiro. As restantes 71, de Março a Dezembro. Serão 79 as festas e romarias que têm lugar todos os anos nas 46 povoações do concelho de Moimenta da Beira. Grande parte delas realiza-se durante o verão, em especial em Agosto, o mês mais festivo, com 29 eventos, depois Junho, com 12, e Setembro, com 8. O santo mais celebrado é Nossa Senhora de Fátima, depois Santa Bárbara. S. Miguel e o Mártir S. Sebastião.
A lista completa está disponível no site oficial da Câmara Municipal, no menu da área ‘Visitar’ (sub-menu ‘Festas e Romarias’: http://www.cm-moimenta.pt/pages/1169) ou no da área ‘Município’ (sub-menu ‘Freguesias’: http://www.cm-moimenta.pt/pages/645).

«Divulgação» - Fotos inéditas da construção da Barragem de Vilar, entre 1958 e 1965

São três fotos raras da construção da Barragem de Vilar, erguida entre 1958 (início) e 1965 (inauguração) num troço do rio Távora perto da aldeia de Vilar, Moimenta da Beira, e da freguesia de Fonte Arcada, Sernancelhe. As três imagens, a preto e branco, pertencem ao espólio da APA/IST, e foram tornadas públicas pela “H2O 1001 – Mil e uma Águas”.
O promotor da obra foi a Companhia Portuguesa de Produção de Eletricidade, SA; a projetista, a Hidro Elétrica do Douro; e a construtora, a “Luso - Dana, Ldª”. O ano de projeto, 1958; e o da conclusão e inauguração, pelo então Presidente da República almirante Américo Tomaz, 1965.
A Barragem de Vilar serve para criar uma albufeira, que para além de regularizar os caudais deste rio serve para abastecer de água a central hidroelétrica de Tabuaço (destinada à produção de energia elétrica), que fica a cerca de 5 km da vila com o mesmo nome, Tabuaço. Serve ainda para fins turísticos, existindo perto da povoação de Vilar, uma praia fluvial classificada.
Possui uma altura de 58 m acima da fundação (55 m acima do terreno natural) e um comprimento de coroamento de 240 m. A capacidade instalada de produção de energia elétrica é de 58 MW.
A albufeira de Vilar é também utilizada atualmente para a captação de água destinada ao abastecimento público de diversos municípios da região.



«Notícia» - Finlandês, tetracampeão de ralis, elogia “condições únicas” da Serra de Leomil

O tetracampeão finlandês de ralis, Jari Ketomaa, e o tricampeão campeão nacional, Ricardo Moura, consideram os troços em terra batida, da Serra de Leomil, em Moimenta da Beira, de excelência e com “condições únicas” para treinos de equipas do mundial e mesmo para a realização de ralis.

O campeão finlandês, que esteve esta quarta-feira, 22 de fevereiro, a treinar num dos pisos de terra da serra, mostrou-se empolgado e arrebatado. Tal como Ricardo Moura, o campeão português que deu espetáculo no mesmo traçado, quinze dias antes. Um e outro ao volante de um Ford Fiesta R5.

Ainda este mês de fevereiro o piloto Joaquim Alves e o navegador Luis Ramalho, também ao volante de um Ford Fiesta R5, escolheram a serra para trabalhos de preparação do Rali de Fafe, tendo ao longo de um dia desenvolvido o seu bólide. O mesmo fez Aloísio Monteiro, piloto que disputa o Troféu Ibérico 2017 ao volante de um Renault Clio R3.

A serra é ainda elogiada por outros pilotos e navegadores da equipa ARC que, pela voz do seu responsável, Augusto Ramiro, atestam a qualidade dos traçados, designadamente pela diversidade de pisos e a sua mais-valia para o desenvolvimento deste tipo de ações, e no futuro para a realização de treinos de equipas do mundial e a realização de ralis.

Há algum tempo que a Serra de Leomil tem vindo a ser escolhida pelos grandes campeões de ralis e a equipa ARC Sport ali tem treinado para melhor preparar todos os seus intervenientes para as duras provas em que está empenhada.

Visualizar vídeos de treinos feitos na Serra de Leomil:


terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

«Notícia» - 7 detidos por tráfico de estupefacientes


O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação Criminal de Moimenta da Beira, detiveram nos dias 18 e 19 de Fevereiro, sete homens com idades compreendidas entre os 19 e 45 anos, por tráfico de estupefacientes, em Moimenta da Beira e Sernancelhe.

Os indivíduos foram detidos no âmbito de uma operação de fiscalização num estabelecimento noturno, tendo sido apreendido:
•         242 doses de haxixe;
•         75 doses de anfetaminas (MDMA);
•         59 doses de cocaína;
•         15 doses de cannabis;
•         Dois selos LSD;
•         500 euros.

Foram também identificados 19 homens e mulheres por consumo de estupefacientes.

Os detidos vão ser presentes no Tribunal Judicial de Moimenta da Beira no decorrer do dia de hoje (21-02-2017).

Fonte: Noticias de Resende

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

«Divulgação» - Luís Ribeiro, moimentense, jornalista da revista “Visão”, publica novo livro

É o segundo livro de Luís Ribeiro. Um e outro são sobre Lisboa, mas o autor é moimentense, tem raízes em Paradinha, Moimenta da Beira. Em novembro de 2012 publicou “Histórias do Tejo”, 304 páginas. E há menos de um mês “Era uma Vez Lisboa”, 280 páginas, ambos de “A Esfera do Livros”. Os livros deverão ser apresentados em Moimenta da Beira em data a anunciar.

No “Histórias do Tejo” fala do rio que viu chegar os fenícios, e os romanos, e foi fundamental para a conquista de Lisboa por D. Afonso Henriques; do rio que viu sair caravelas e naus; do rio que assistiu à queda da monarquia e à Revolução dos Cravos.

Em “Era uma Vez Lisboa”, Luís Ribeiro revela uma cidade única e singular que tantas vezes calcorreamos, mas da qual, por vezes, tão pouco sabemos.

Luís Ribeiro é jornalista da revista “Visão” desde 1999. Teve o seu batismo de fogo quatro meses depois, ao ser enviado para São Jorge, nos Açores, para cobrir o acidente do voo ATP SP530M, que matou 35 pessoas. Daí para cá, já fez reportagens na Gronelândia e em Svalbard, território norueguês, onde assistiu, em direto, às consequências do aquecimento global no Ártico; viajou para o Paquistão, de onde escreveu a história do atentado que matou Benazir Bhutto; passou pelo deserto do Saara e pelas bases militares da NATO em Sarajevo e no Kosovo; cobriu as trágicas enxurradas de 2007, em Moçambique, e de 2010 na Madeira. Entretanto, em 2004, venceu o Prémio Nacional de Imprensa “Jornalismo pela Tolerância”, atribuído pelo Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas, com a reportagem “De Portugal, com amor”, feito na Ucrânia durante a Revolução Laranja.

Para conhecer melhor Luís Ribeiro (foto de José Carlos Carvalho), ver entrevista concedida à RTP Memória, a propósito do seu primeiro livro “Histórias do Tejo”: http://www.rtp.pt/play/p692/e100347/ha-conversa
Fonte: CMMB

domingo, 19 de fevereiro de 2017

«Divulgação» - Inscrições abertas para cursos de teatro na Galeria Luís Veiga Leitão, em Moimenta da Beira

São formações que vão durar nove meses nas áreas da interpretação e em técnicas de luz e som, previstas para terem início já durante o próximo mês de Março, na Galeria Luís Veiga Leitão, que ocupa o piso superior do edifício do Auditório Municipal Padre Bento da Guia, em Moimenta da Beira. As inscrições estão abertas e os horários serão feitos e acertados à medida dos formandos. Há cursos para crianças dos 6 aos 13 anos, e para jovens e adultos a partir dos 14 anos de idade. Mais informações pelos contactos telefónicos 938 525 725 ou 934 011 221.

A iniciativa é da “Karisminovador ”, uma associação sediada em Ariz, e a formação estará a cargo de Luís Alexandre, encenador e ator profissional há mais de década e meia, que já fez parte de elencos da Companhia Nacional de Teatro; já participou em cinema, designadamente no elenco do filme de João Mário Grilo “A Falha”; e entrou também em várias produções televisivas nacionais como “Morangos Com Açúcar“; “Baía das Mulheres”; "O Último Beijo"; “Estação da minha vida”; “Ganância”; “Anjo selvagem”; e “Super Pai”.
Fonte: CMMB

«Desporto» - Resultados

Resultados:


Classificação:



Próxima Jornada:

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

«Divulgação» - Baixo-relevo do tribunal de Moimenta é da autoria de uma das maiores escultoras portuguesas

O baixo-relevo que está incrustado na parede do tribunal judicial de Moimenta da Beira é da autoria de Irene Vilar, uma das maiores escultoras portuguesas que encheu o país com obras belíssimas que são ao mesmo tempo grandes referências da cultura portuguesa. É uma curiosidade artística que se desvenda finalmente, depois de quase meio século da obra feita, entregue e afixada.
A escultura, em baixo-relevo, que simboliza a “árvore da ciência do bem e do mal”, importante elemento da crença judaico-cristã, terá sido cravada na parede do tribunal no início da década de 1970, aquando da construção daquela ala contígua ao edifício dos Paços do Concelho. Ao que sabe, não houve cerimónia oficial de apresentação da obra da artista, o que a conservou no anonimato. Até agora!
Irene Vilar, que nasceu em Matosinhos (1930) e faleceu no Porto (2008), é autora de uma vasta obra de escultura, medalhística, numismática e de ourivesaria. Licenciou-se pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto, com 20 valores, na tese de Escultura, tendo sido discípula de Barata Feyo e Dórdio Gomes.
O Jornal de Notícias, numa breve biografia, conta que depois de formada foi bolseira do Instituto de Alta Cultura e da Fundação Calouste Gulbenkian, no estrangeiro.
Participou, com escultura e medalhística, nas grandes exposições realizadas em Portugal, entre as quais "Cristo fonte de esperança" (Porto), "Morte e Transfiguração" (Sociedade Nacional de Belas Artes - SNBA, Lisboa), "Natividade 2000" (Mosteiro dos Jerónimos) e "100 anos - 100 artistas" (SNBA, Lisboa).
A sua obra escultórica encontra-se dispersa por Portugal, Alemanha, África do Sul, Brasil, Bélgica, Holanda e Macau, tendo sido apresentada em duas exposições recentes: "Modelar o mistério", Lisboa, Universidade Católica Portuguesa (2003) e "Do gesto ao gesso", Matosinhos (2004).
Irene Vilar representou Portugal em diversos certames internacionais, nomeadamente nas Bienais de São Paulo, Paris, Colónia, Roma, Florença, Estocolmo, Londres, Helsínquia, Budapeste, Neuchâtel, Weimar e Roterdão.
Realizou, de entre muitos outros, os monumentos a Camões, Garcia de Orta e Guilhermina Suggia, no Porto; ao Bombeiro, em Paredes; ao Artilheiro no Regimento de Artilharia 5, em Vila Nova de Gaia; a São Rosendo, em Santo Tirso; ao Pescador, a Florbela Espanca e a Abel Salazar, em Matosinhos; a São Miguel Arcanjo no Comando-Geral da PSP, em Lisboa; a D. António Ferreira Gomes, ao Padre Américo, assim como o conjunto de nove esculturas na Rotunda do Cameirinho, em Penafiel.
Concebeu vários monumentos a Fernando Pessoa, nomeadamente em Durban (África do Sul), São Paulo (Brasil) e em Ixelles, Bruxelas, na Bélgica. A convite do Governo de Macau executou, em 1996, o Monumento Abraço para o Jardim Luís de Camões.
De carácter monumental são igualmente as esculturas para o Sheraton Porto Hotel, a fonte Universo para o SMAS, no Porto; Mundo para os jardins do CAM, da Fundação Calouste Gulbenkian. São também da sua autoria o Monumento aos 500 Anos do Teatro, em Guimarães (2003) e a estátua da Imaculada Conceição para os jardins da Universidade Católica, em Lisboa (2004).
Executou vários baixos-relevos para os tribunais de Valença, Moimenta da Beira, Paços de Ferreira, Porto e Santo Tirso. Da vasta e inovadora produção no universo da expressão cristã, deu corpo a obras como: Cristo Ressuscitado, na Igreja dos Padres Carmelitas, na Foz do Douro (Porto) e São Miguel, na Igreja da Maia, entre muitos outros.
Está representada em coleções particulares e oficiais, nomeadamente da Secretaria de Estado da Cultura, Museu Amadeo Souza-Cardoso, Biblioteca-Museu de Vila Franca de Xira, Museu Nacional de Soares dos Reis, no Porto, Museu do Chiado, em Lisboa, Património Artístico de Matosinhos, entre outras.
Para a Imprensa Nacional-Casa da Moeda executou várias moedas, destacando-se as da Batalha de Ourique, D. Afonso Henriques, de Amadeo Souza-Cardozo, Antero de Quental, Camilo Castelo Branco, Pauliteiros, Banco de Portugal e Porto 2001, Capital Europeia da Cultura.
Em 1991, foi publicada uma obra com parte da sua criação escultórica, intitulada "Irene Vilar: quem me dirá quem sou?", com texto de Maria da Glória Padrão.
Irene Vilar recebeu várias distinções, nomeadamente as de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique; Medalha de Mérito, grau Ouro, da Câmara Municipal do Porto; Cidadã do Ano 1989/90, do Lyon's Club de Matosinhos; e Medalha de Mérito Dourada da Câmara Municipal de Matosinhos.

sábado, 11 de fevereiro de 2017

«Notícia» - Moimenta da Beira passou a integrar a Rede de Judiarias de Portugal

Os sinais (e as marcas) da presença de judeus no concelho de Moimenta da Beira, documentada desde o crepúsculo da Idade Média, estão ainda hoje espalhados pelo território moimentense, e são muito significativos. Essa presença foi tão forte que ficou o epíteto de “judeus” aos habitantes de Leomil, a maior freguesia em área. Mas há mais reminiscências ‘guardadas’ noutras aldeias seculares do concelho, como Cabaços, onde se encontram segredos de outros tempos em casas antigas onde as pedras dos portais estão marcadas pela devoção e pelo medo. Embora os pós já preencham os vazios, os cunhos perpetuados no granito imortalizam a história das famílias judias e cristãs-novas que as habitaram. A “Casa da Moimenta” ou a “Casa do carrasco”, como também é conhecida, imóvel situado no centro histórico da sede de concelho, cuja aquisição foi decidida pela Câmara Municipal, é outro testemunho vivo da presença de judeus.

É por isso que Moimenta da Beira, terra de escritores e de escritas, onde ainda se sente a alma sefardita (termo usado para referir aos descendentes de judeus originários de Portugal e Espanha) num sopro de vento, longo e persistente, com memórias de inquisições, tormentos e de paz, passou a integrar a Rede de Judiarias de Portugal, associação que já congrega outros 36 municípios de norte a sul de Portugal. São eles: Alenquer; Almeida; Belmonte; Bragança; Castelo Branco; Cascais; Castelo de Vide; Covilhã; Elvas; Évora; Figueira de Castelo Rodrigo; Fornos de Algodres; Freixo de Espada à Cinta; Fundão; Gouveia; Guarda; Idanha-a-Nova; Lamego; Leiria; Lisboa; Manteigas; Mêda; Penamacor; Penedono; Pinhel; Porto; Reguengos de Monsaraz; S. João da Pesqueira; Sabugal; Seia, Tomar; Torre de Moncorvo; Torres Vedras; Trancoso, Vila Nova de Foz Côa e Vila Nova de Paiva.

No site oficial da Rede de Judiarias de Portugal - Rotas de Sefarad, é referido que a Rede “é uma associação com carácter público mas de direito privado e que tem por fim uma atuação conjunta, na defesa do património urbanístico, arquitetónico, ambiental, histórico e cultural, relacionado com a herança judaica. Assim, a Rede de Judiarias de Portugal, fundada em 17 de Março de 2011, pretende conjugar a valorização histórica e patrimonial com a promoção turística, ação que ajudará igualmente a descobrir uma forte componente da identidade portuguesa e peninsular”, uma estratégia que pode potencializar muito o concelho de Moimenta da Beira em variadíssimas áreas do turismo cultural e patrimonial.  

O contributo dos judeus portugueses para a história do mundo foi enorme; desde a ciência náutica que há mais de 500 anos deu ao país um avanço decisivo para o início da globalização, à evolução da economia mundial e da medicina, muitos foram os sectores em que o papel dos sefarditas nacionais se tornou preponderante.
Fonte:CMMB

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

«Meteo» - Pode nevar na madrugada de hoje para amanhã nas zonas mais altas do concelho

Segundo a “Ibermeteo”, o tempo instável e precipitação deverão regressar na noite/madrugada de hoje para amanhã, 9 para 10 de Fevereiro. E essa instabilidade, embora os acumulados de precipitação devam ser reduzidos/moderados, pode muito bem ocorrer sob a forma de neve nos pontos mais altos do concelho e região de Moimenta da Beira.

Na próxima noite/madrugada, 9 para 10, poderá já nevar acima dos 850/950m de altitude, ou seja, existe possibilidade de tal se verificar sobretudo nas zonas mais altas da Serra de Leomil. Na madrugada/manhã de amanhã, dia 10, a cota de neve deverá baixar para os 700/850m de altitude, embora a precipitação deva ser já num regime de aguaceiros fracos e mais pontuais/esporádicos. Ainda assim, nas zonas mais altas do concelho, acima das altitudes mencionadas, como Alvite, Caria, Peravelha, Serra de Leomil ou S. Torcato, existe possibilidade de se verificar queda de neve. No entanto, os acumulados no solo deverão ser nulos/reduzidos, já que a precipitação deverá ocorrer de um modo geral fraca e dispersa.

Referência ainda para o vento que, embora maioritariamente moderado, poderá pontualmente ser mais intenso na próxima noite/madrugada e na madrugada de sábado, dia 11. Nestes períodos e nas zonas acima mencionadas, os valores de rajada máxima podem aproximar-se/rondar os 70km/h.
Fonte:CMMB

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

«Divulgação» - Ofertas de emprego no distrito de Viseu podem agora ser consultadas no site oficial da Câmara


O site oficial da Câmara Municipal de Moimenta da Beira passa a disponibilizar, a partir de agora, o mapa emitido pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) com as ofertas de emprego em todo o distrito de Viseu (e algumas de Vila Real e Guarda). A informação será atualizada em função do ritmo de envio das listagens feitas pelo IEFP.


É mais um conteúdo de serviço público que é prestado por esta plataforma digital do município disponível em: http://www.cm-moimenta.pt/pages/883

«Notícia» - Detido em Moimenta da Beira por posse de armas ilegais

O Comando Territorial de Viseu, através do Posto Territorial de Moimenta da Beira, no dia 6 de fevereiro deteve um homem de 27 anos, por posse de armas ilegais, em Moimenta da Beira.

No âmbito de uma ação de fiscalização rodoviária, os militares abordaram uma viatura onde foi apreendido um aerossol de defesa e duas armas brancas, uma das quais dissimulada sob a forma de um cartão de crédito.

O suspeito foi constituído arguido e sujeito a termo de identidade e residência.
Fonte:AliveFm.pt

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

«Divulgação» - Passeio Todo-o-Terreno de Baldos inclui no fim prova de obstáculos para os mais audazes

É a sexta edição do Passeio Todo-o-Terreno que tem meta de partida na freguesia de Baldos, Moimenta da Beira, no primeiro domingo de Março, dia 5. O evento é para jipes e motos de todo o género e, o programa inclui no fim uma prova de ‘trial’ em pista de obstáculos para os mais audazes mostrarem as suas capacidades e perícia, um momento que é sempre inesquecível e ímpar.

Sobre o passeio TT propriamente dito, esse deverá começar às 9 horas e percorrerá, além do norte do concelho de Moimenta da Beira, áreas de outros territórios vizinhos como Tabuaço e S. João da Pesqueira. As motas deverão cumprir um percurso aproximado de 80 quilómetros, e os jipes de 50 a 60, quase sempre em trilhos de terra batida.

O evento é organizado pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Baldos “Os Gatos”, com o apoio da Câmara Municipal, e as inscrições estarão abertas até à hora de arranque do passeio pelos contactos telefónicos 969 549 459, 919 748 592, 932 583 280 e 926 022 467 ou pelo e-mail assoc.gatos.baldos@sapo.pt

Vídeo de edição anterior: https://www.youtube.com/watch?v=ToXrmHVJfwY


«Notícia» - Escola Profissional dá formação em “Podas de vinha”

Trinta vagas, trinta inscritos e trinta participantes. O curso de formação em “Podas de vinha” teve adesão plena. Foi promovido há pouco mais de 15 dias (21 de Janeiro), pela Escola Profissional de Moimenta da Beira, que já prepara outros. “Este foi o primeiro de muitos outros cursos de formação que aí vêm”, revela a escola.

A formação sobre como podar vinhas foi organizada pelo formador João Salgueiro, no âmbito do plano de atividades do curso Técnico de Produção Agropecuária, e dinamizada por Rosa Guilherme, licenciada em Engenharia Agropecuária, mestre em Ecologia, doutoranda no programa doutoral de Tecnologias Agroindustriais, especialista na área da produção agrícola e animal, técnica superior da Escola Superior Agrária de Coimbra e coautora de livros. A investigadora faz parte dos órgãos sociais da Associação Portuguesa de Horticultura.

O curso foi teórico e prático e abordou conteúdos sobre a videira (ciclo vegetativo, hábitos de frutificação da videira); a poda (tipos de poda, sistema de poda); a realização dos cortes; os cuidados a observar; ferramentas de poda e a prática de poda.

O almoço dos 30 formandos foi confecionado e servido pelos alunos e formadores dos cursos Técnicos de Restauração e Empregados de Restaurante/Bar. O Centro Agrícola de Moimenta da Beira colaborou como entidade parceira da ação.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

«Notícia» - Empréstimo pode ser pago em 20 anos, mas câmara quer liquidá-lo em 4, poupando 600 mil euros só em juros

Um empréstimo de 2,4 milhões de euros, com prazo de pagamento de 20 anos, contraído pela Câmara Municipal de Moimenta da Beira, deverá ser liquidado até Dezembro de 2017, 16 anos antes do previsto. A antecipação do pagamento vai permitir poupar aos cofres da autarquia 588 mil euros, só em juros.

Na verdade, e tendo em conta critérios de boa gestão, a estratégia de antecipar pagamentos deste empréstimo foi planeada pela autarquia desde início, com amortizações de capital e de juros logo a partir de maio de 2014. As sete primeiras, de maio de 2014 a novembro de 2015, fizeram baixar o valor do empréstimo em 280 mil euros. Mas foram três grandes amortizações que mais contribuíram para sua redução: a primeira, de 727 mil euros, em Janeiro de 2016; e a segunda e terceira, de 450 mil e 277 mil euros, um ano depois, Janeiro deste ano. Contas feitas, falta apenas liquidar 646 mil euros, valor que a Câmara quer pagar até Dezembro de 2017.

O empréstimo foi celebrado no âmbito do Programa de Apoio à Economia Local (PAEL), que permitiu à autarquia a regularização do pagamento de dívidas de curto prazo a fornecedores. A primeira tranche, no valor de 1.447.492,31 euros, correspondente a 60% do valor do empréstimo contratado, foi recebida no dia 5 de Dezembro de 2013, tendo a Câmara Municipal procedido de imediato ao pagamento das faturas em atraso abrangidas por este empréstimo. A segunda, no valor de 482.497,44 euros, correspondente a 20% do valor do empréstimo contratado, foi recebida no dia 7 de Março de 2014. E finalmente a terceira tranche, no valor de 482.497,43 euros, foi recebida em 28 de Abril de 2014, tendo a Câmara, em ambos os casos, procedido logo ao respetivo pagamento das faturas em atraso.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

«Divulgação» - Fundação Aquilino Ribeiro e Museu Abel Manta vão cooperar culturalmente

“Efetivar trocas culturais, entre as duas instituições, nomeadamente a nível de palestras, colóquios e exposições”. É o que diz a cláusula primeira do “Protocolo de Cooperação Cultural” assinado esta quinta-feira, 2 de Fevereiro, entre a “Fundação Aquilino Ribeiro – Casa Museu Biblioteca”, sediada em Soutosa, Moimenta da Beira, e o “Museu de Arte Moderna Abel Manta”, com sede em Gouveia.

Os subscritores assumem no documento que a cooperação cultural se destina à “mais ampla difusão destes dois grandes artistas portugueses do século XX, do domínio da literatura e das artes plásticas, destacando os afetivos laços de união e focalizando um abrangente período da nossa contemporaneidade estética”.

O protocolo foi assinado em Soutosa pelos presidentes das Câmaras Municipais de Moimenta da Beira (José Eduardo Ferreira), Sernancelhe (Carlos Santiago) e Vila Nova de Paiva (José Morgado). Os três autarcas, dos três concelhos das “Terras do Demo”, representam o Conselho Administração da Fundação Aquilino Ribeiro. Em nome do Museu Abel Manta assinou o presidente da Câmara de Gouveia, Luís Tadeu.

Abel Manta, figura maior da primeira geração de pintores modernistas portugueses, além de amigo, “foi um dos 44 ilustradores da extensa obra literária de Aquilino Ribeiro”, lembrou Paulo Neto, aquiliniano dos ‘sete costados’, que foi cicerone da visita feita à Fundação logo após a cerimónia de assinatura do protocolo. Abel Manta foi ainda autor de várias capas de livros de Aquilino: “Terras do Demo”, “Andam faunos pelos bosques”, entre outras.   

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

«Alerta» - Chuva e vento pelo menos até domingo

Os dados mais recentes mostram que o tempo instável deverá continuar nos próximos dias, devendo também sofrer um agravamento que deverá afetar Moimenta da Beira e a região. Tal dever-se-á à passagem de sucessivos sistemas frontais, provenientes do Atlântico. O efeito das referidas depressões deverá já começar a fazer-se sentir a partir do fim do dia de hoje, quarta-feira, 1 de Fevereiro, com chegada de precipitação. Assim, segundo a Ibermeteo, até domingo, dia 5, teremos:

Para amanhã, quinta-feira, dia 2, espera-se um dia com precipitação, que deverá ser em geral moderada, devendo também ser por vezes persistente, em especial durante a manhã. Para este dia, especial destaque para o vento, que deverá por vezes ser forte e com valores de rajada máxima que podem já superar os 90km/h, em especial nas zonas mais altas do concelho de Moimenta da Beira, como a Serra de Leomil, Alvite, S. Torcato, Peravelha, Caria ou S. Martinho.

Para sexta-feira, 3, esperam-se condições ainda mais adversas, tanto a nível de vento como de precipitação. Deste modo, espera-se mais um dia com precipitação que, pode por vezes ser forte e persistente, em especial na madrugada e no fim do dia. Os acumulados poderão superar os 10mm em menos de 3horas (podendo no limite ser próximos de 20mm em menos de 3horas), devendo aproximar-se/rondar os 50 a 60mm em 24horas. Será também mais um dia com vento forte, pontualmente muito forte, em especial nas zonas montanhosas e mais altas (acima mencionadas), onde os valores de rajada máxima podem atingir os 100 a 110km/h. Os períodos com vento mais intenso deverão também ocorrer na madrugada de sexta e ainda na noite de sexta para sábado.

Para sábado e domingo ainda se espera tempo instável, mas deverá ser menos adverso do que para sexta-feira. Ainda assim, a precipitação prevista pode ainda ser pontualmente forte (em especial na madrugada de sábado), podendo novamente verificarem-se acumulados superiores a 10mm em menos de 3horas e que podem rondar aproximar-se dos 30mm em 24horas, entre a madrugada de sábado e domingo. Volta também a estar previsto vento por vezes forte, com o valor da rajada máxima a poder aproximar-se/rondar os 80 a 90km/h nas zonas montanhosas acima mencionadas. O estado do tempo deverá começar a melhorar com o avanço do dia de domingo.

«Divulgação» - Mais de 12 mil atendimentos no primeiro ano de funcionamento do Balcão Único

1 de fevereiro de 2017. Faz hoje um ano que entrou em funcionamento o Balcão Único de Atendimento (BUA), um serviço da Câmara Municipal de Moimenta da Beira que passou a centralizar num só espaço todo o atendimento da autarquia, de modo a responder com rapidez, transparência e eficácia às solicitações e necessidades dos munícipes. Um ano completa também a entrada em vigor do horário contínuo: 09h00 – 16h30 (não fecha à hora de almoço).

A criação do BUA é o rosto mais visível da reestruturação dos serviços municipais resultante da implementação do Programa de Modernização Administrativa. A sua entrada em funcionamento revolucionou o contacto com os cidadãos, facilitando sobremaneira a relação destes com a Câmara Municipal.

E decorrido um ano, o balanco já se pode (e deve) fazer. E os números são expressivos. Mais de 12 mil atendimentos (12.651): 9.196 nos dois pontos de atendimento personalizado, e 3.455 no serviço de tesouraria, que funciona no mesmo balcão. De todos os números, um sublinhado para os meses de maior afluência coincidirem com o Inverno e a Primavera, sendo abril o mais concorrido de todos, com 1.036 pessoas atendidas (cerca de 50 por dia), seguido de fevereiro com 1.029.

O BUA está instalado numa sala do rés-do-chão do edifício dos Paços do Concelho, onde os cidadãos encontram três pontos de atendimento, dois de informações gerais e o outro de serviços de tesouraria. O atendimento é personalizado, feito por uma equipa constituída por colaboradores qualificados, e centrado apenas no cidadão, organizando a informação e os serviços em torno das suas necessidades, prestadas naquele único local e preferencialmente num único momento.

O Balcão Único foi criado ao abrigo do Programa Simplex Autárquico, que visa a simplificação dos procedimentos na administração autárquica e que assenta no princípio de cooperação entre os municípios aderentes e os organismos da administração central, tendo em vista melhorar a qualidade de serviços prestados aos cidadãos e às empresas.

Balcão Único de Atendimento   
(informações gerais)
Fevereiro ……… 1.029
Março ……………… 864
Abril ……………… 1.036                                   
Maio ……………….. 922                                   
Junho ……………..  926                                    
Julho ……………….. 856                                   
Agosto …………….  879                                   
Setembro ……….  683                                    
Outubro ………….  641
Novembro ………. 725
Dezembro ………. 635
TOTAL   ……….  9.196

Atendimento por áreas
Águas …………… 7. 515
Urbanismo ……     712
Feiras ……………. 47
Atend. Geral ....      922
TOTAL ………….. 9.196

Balcão Único de Atendimento
(Tesouraria)
Passes escolares ………………….. 2.046
Rendas ………………………………470
Rendas habitações e outros ….     99
Prestação serviços diretos …....   375
Terrados Feira ………………………..  109
Pagamentos serviços água
(ramais, contratos, etc.) ……….    255
Cemitérios …………………………..      101
TOTAL ……………………………….. 3.455