São quase oito quilómetros de extensão, entre muros e casario de pedra e uma paisagem verde de perder de vista. É o “Caminho de São Torcato”, um dos seis percursos pedestres do concelho de Moimenta da Beira, que acaba de receber sinalética nova, depois de terem sido feitos trabalhos de marcação ao longo do trilho. Tudo de acordo com o Regulamento da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal. A entidade promotora é a Câmara Municipal de Moimenta da Beira, em colaboração com as Juntas de Freguesia de Moimenta e Cabaços e da “Turi rotas”, uma marca ligada à promoção de percursos pedestres.
O “Caminho de São Torcato” (ou PR4), por razões religiosas, culturais e evidentemente turísticas, pretende dar a conhecer um dos antigos caminhos de romagem do concelho de Moimenta da Beira àquela que, nos finais da Idade Média, já era considerada uma das ermidas mais importantes da Diocese de Lamego, onde se faziam muitas e concorridas peregrinações.
Tendo como tema principal a peregrinação ao Santuário de São Torcato, o percurso oferece diversos pontos de interesse, quer no que respeita ao património edificado, quer do ponto de vista paisagístico.
Geograficamente reparte-se pelas localidades de Moimenta da Beira (ponto de partida no Terreiro das Freiras), Fornos e Cabaços (ponto de chegada o Santuário de S. Torcato).
Outras rotas/percursos que vão ser alvo de trabalhos de requalificação: Rota do Paiva (PR1); Rota do Megalítico (PR2); Rota do Távora (PR3); Rota do Penedo da Pena (PR5) e a Rota da Fonte Santa (PR6).
Mais fotos do percurso no site oficial do Município de Moimenta da Beira: http://www.cm-moimenta.pt/frontoffice/pages/1035?news_id=898
Sem comentários:
Enviar um comentário
MoimentaNaNet - MNN