Páginas

sábado, 30 de dezembro de 2017

«Notícia» - “Terras do Demo” entre os 10 bons espumantes a menos de 10 euros

Com a Passagem de Ano aí à porta, nada melhor do que sugestões avalizadas sobre os melhores espumantes para degustar nos festejos de fim-de-ano. Entre os 10 bons que se podem comprar a menos de 10 euros, está um “Terras do Demo”, Bruto. A sugestão é de Mário Rodrigues, crítico de vinhos e gastronomia e fundador do “Alivetaste”, o portal português de gastronomia, vinhos e hotelaria mais visto no mundo, segundo a Amazon.
O “Terras do Demo”, Brut, de cor citrina, aroma com notas abaunilhadas que lhe conferem um paladar fresco, acompanha pratos de carne assada, é vendido no mercado a 7,5 euros. A marca é produzida pela Cooperativa Agrícola do Távora, sediada em Moimenta da Beira. 

Os outros espumantes sugeridos: Murganheira Reserva Meio Seco (8 euros); Quinta das Bageiras Bruto Rose 2015 (6,5 euros); Cabriz Bruto 2012 (8 euros); Ribeiro Santo Pinha Bruto (7 euros); Marquês de Marialva Arinto Reserva 2014 (7 euros); Murganheira Malvasia Fina Bruto (9 euros); Filipa Pato 3B Brut Nature (9 euros); Campolargo Clarete 2013 (9,5 euros) e Quinta do Gradil Brut Nature (8 euros). 

«Divulgação» - A tradição da “Queima do Velho” em Moimenta da Beira

“Traga o espumante, o bolo-rei e roupa velha vestida do avesso”. O repto, que repete sempre, é da organização da “Queima do Velho” que este ano volta a realizar-se em Moimenta da Beira na derradeira noite do ano que está aí à porta. A tradição cumpre-se novamente!
O programa tem marcada a concentração no Largo da Portelinha, no Arrabalde, por volta das 22h00, e a saída do velho e do grupo de concertinas que o acompanha, uma hora depois. O povo, esse vai juntando-se engrossando o cortejo que incorpora também homens que carregam luminárias a arder, um falso padre e muitas carpideiras que gritam em altos brados a ‘morte’ do velho.
O percurso atravessa as principais ruas da vila e demora cerca de 45 minutos até chegar ao Largo da Fonte de S. João, também no Arrabalde, onde decorrerá todo o ritual que se inicia quando da torre da igreja matriz, ali ao lado, se começar a ouvir as doze badaladas. É então que se lança fogo ao velho e se dá as boas vindas ao ano novo. Depois, há festa e animação de rua com espumante Terras do Demo e bolo-rei.
A não perder!


«Divulgação» - Mais de 100 músicos no Concerto de Natal e Fim-de-Ano da Casa do Povo de Leomil

Mais de uma centena de músicos de quatro academias, um orfeão e um grupo coral, dirigidos por três maestros, participam no Concerto de Natal e Fim-de-Ano que terá lugar no salão principal da Casa do Povo de Leomil, Moimenta da Beira, no próximo sábado, 30 de dezembro, a partir das 21 horas. A entrada é livre.
São músicos de uma Orquestra Sinfónica formada por executantes de quatro academias sediadas em quatro concelhos: Moimenta da Beira (Academia de Música Quinta do Ribeiro); Mêda (Centro de Formação Musical); Aguiar da Beira (Escola de Música da ADRC); e Trancoso (Academia de Música). A que se juntarão um orfeão (da Mêda) e um grupo coral (da Paróquia de Leomil). Os mais de 100 elementos serão dirigidos por três maestros: Cláudio Ferreira, Sérgio Mady e Joel Valente.


terça-feira, 26 de dezembro de 2017

«Notícia» - Incêndio destrói parte de habitação em Moimenta da Beira

Um incêndio destruiu, no passado dia 23, parte de uma casa na freguesia de Rua, no concelho de Moimenta da Beira, que é habitada por duas idosas.
De acordo com o comandante dos bombeiros locais, José Requeigo, o alerta para o fogo na habitação foi dado cerca das 17h30. As chamas destruíram uma cozinha e dois quartos, tendo o primeiro andar da moradia ficado “inabitável”. Como parte da habitação não foi afetada pelo fogo, não houve necessidade de realojar as idosas, que têm cerca de 70 anos.
Segundo José Requeijo, o incêndio começou na cozinha e poderá ter sido causado por uma lareira.
No local estiveram os bombeiros de Moimenta da Beira com seis viaturas e 17 homens. 
Fonte: jornaldocentro.pt

sábado, 23 de dezembro de 2017

«Notícia» - Explosão mata mulher e fere marido em Moimenta da Beira

A explosão de uma botija de gás na cozinha de uma habitação em Sanfins, Moimenta da Beira, provocou esta manhã de sexta-feira a morte de uma mulher de 55 anos e causou também ferimento ligeiros ao marido. O alerta foi dado às 11.30 horas.

Segundo o relações públicas da GNR de Viseu, tenente-coronel António Dias, as duas vítimas encontravam-se na vivenda na altura da explosão.

"A botija estava na cozinha e explodiu, causando a morte da senhora. O marido estaria no quarto e sofreu apenas queimaduras ligeiras numa das mãos porque a explosão se dirigiu para o exterior", explicou.

Segundo explicou o mesmo oficial, a cozinha ficou destruída.

Nas operações de socorro estiveram os bombeiros voluntários de Moimenta da Beira.

A Polícia Judiciária já foi chamada para investigar.
Fonte: JN.pt




Reportagem SIC:

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

«Divulgação» - Vote nos dois projetos de Moimenta da Beira aprovados pela “Missão Continente 2017”

Um é da Unidade de Cuidados à Comunidade (UCC) de Moimenta da Beira do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Douro Sul, e o outro da Associação de Cultura, Recreio e Solidariedade Social de Vila da Rua. Para serem postos em prática, precisam do seu voto online. A data limite é 29 de dezembro.

Os dois projetos candidatados à “Missão Continente 2017” cumprem o espírito dos objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas relacionados com o tema da Alimentação, nas áreas de Alimentação Saudável, Desperdício Alimentar e Inclusão Social, que adotam modelos e programas de funcionamento de economia circular.

A UCC de Moimenta da Beira, tendo como propósito o consumo de refeições saudáveis, candidatou o projeto “Construir 6 refeições” com o qual pretende efetuar sessões de promoção e educação para a saúde a todas as crianças a frequentar o 1º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira. Segundo dados do Instituto Nacional de Saúde, os gastos com a obesidade em Portugal atingem os 235 milhões de euros, dados que se mostram bastante preocupantes quando se tem verificado um aumento muito significativo desta epidemia, prevendo-se que em 2025 metade da população será obesa. Tendo em conta o aumento significativo da obesidade e os gastos que acarreta em Portugal, a solução é adotar uma atitude preventiva e é nessa solução que estamos a apostar com este projeto.

A Associação de Cultura, Recreio e Solidariedade Social de Vila da Rua candidatou o "Uma colher de esperança" que consiste basicamente em combater o desperdício alimentar que existe no Agrupamento de Escolas, nos restaurantes do concelho, bem como na Associação de Cultura, Recreio e Solidariedade Social da Vila da Rua (ACRSSVR), fazendo chegar esses alimentos às famílias mais necessitadas. Inicialmente é realizado uma avaliação pelos Técnicos, nomeadamente Psicólogo do Agrupamento de Escolas e Assistente Social da ACRSSVR, das situações sinalizadas, pelos professores, comunidade, juntas, a nível de carência alimentar para apurar a veracidade das situações e verificar se não existe sobreposição de apoio alimentar. Caso o parecer seja positivo, contacta-se o representante do agregado familiar a fim de explicar o funcionamento do projeto, apurar condições sócio económicas e agendar visita domiciliária. A entrega das refeições é realizada diariamente, com exceção de fins-de-semana, consistindo na recolha das marmitas nos locais aderentes ao projeto (restaurantes, agrupamento e instituição), após a hora de almoço, onde se procede à recolha (em marmitas individuais) e posteriormente entregue no domicílio das famílias. O transporte e entrega das refeições ficam a cargo da Instituição parceira.

VOTAR ONLINE:

(UCC de Moimenta da Beira do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Douro Sul)

(Associação de Cultura, Recreio e Solidariedade Social de Vila da Rua)

Fonte: CMMB

domingo, 17 de dezembro de 2017

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

«Natal 2017» - Crianças, às centenas, nem queriam acreditar que o Pai Natal chegaria… chegou e encantou

O Pai Natal está cá? É mesmo verdade que ele vai estar aqui connosco? Quando chega o Pai Natal? Impacientes, as crianças nem queriam acreditar que o homem das barbas longas, vestido de vermelho, estava ali a chegar, não dos céus, no trenó puxado por renas voadoras, mas num vetusto carro dos Bombeiros Voluntários.
“Ho ho ho”, clamou da janela, de sino na mão e sorriso rasgado, mesmo em frente aos Paços do Concelho de Moimenta da Beira, a poucos metros da pequenada incrédula que ali se juntou, às centenas, à sua espera, enquanto ouviam cânticos de natal do Grupo de Cantares da Câmara Municipal de Moimenta da Beira. Dali seguiram-no até ao Terreiro das Freiras, lugar que será morada do Pai Natal, desde hoje, 14, até segunda-feira, dia 18.
Os primeiros momentos com ele foram de cumprimentos, afetuosos. Beijos, muitos beijos e abraços. E mesmo ali presente, sentado num trono, ainda havia crianças céticas. O ceticismo só acabaria depois do abraço e do beijo.
Entre a pequenada viram-se várias figuras mitológicas da quadra natalícia. Tudo para gáudio das crianças.
O Programa dos restantes quatro dias incluirá ateliers, sessões fotográficas com o Pai Natal (selfies), animação de rua, o mercadinho de Natal (no sábado), concerto da orquestra “CemNotas” (domingo) e teatro “O Principezinho” (na segunda-feira).


«Divulgação» - Central eólica pintada por artistas portugueses é única no mundo

A estação de energia eólica de Âncora, em Moimenta da Beira, foi inaugurada há pouco mais de um ano e é quase um caso único no mundo. Além de produzir energia elétrica a partir de fontes renováveis, foi escolhida para fazer parte do projeto WindArt, financiado pela empresa que gere esta central, a Senvion. Além de produzir 150 MW de energia, também foi pintada por dois artistas portugueses, Joana Vasconcelos e Alexandre Farto, mais conhecido como Vhils.
O projeto WindArt começou em 2014 quando a Senvion contratou dois artistas australianos para dar cor à estação eólica de Hepburn Wind, na Austrália. Dois anos depois, foi a vez do projeto português, que necessitou de atenção especial nos impactos paisagístico e ambiental, para produzir algo distinto do projeto anterior. Agora, a empresa alemã fez algo diferente, com um concerto de música étnica no topo de uma turbina em Gaspé, na zona francófona do Canadá.
Fonte: Motor24

«Divulgação» - Inscrições abertas para as Férias Desportivas e Culturais, Natal 2017

O público-alvo abarca as crianças e jovens do concelho de Moimenta da Beira com idades compreendidas dos 6 aos 17 anos. E as inscrições estão abertas até sexta-feira, 15 de dezembro, no pavilhão municipal, na piscina, na biblioteca e no Balcão Único de Atendimento. Informações podem ser solicitadas pelo e-mail: desporto@cm-moimenta.pt  ou pelo contacto telefónico 935 520 110.
As “Férias Desportivas e Culturais – Natal 2017”, promovidas pela Câmara Municipal em parceria com o Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira, vão decorrer já na próxima semana, de 18 a 20. Três dias repletos de atividades que incluem uma visita ao “Perlim”, o maior Parque Temático de Natal do país, um espaço de mais de quatro hectares, em Santa Maria da Feira, de flora centenária, cheio de animação e diversão, uma espécie da Terra dos Sonhos, que promete encantar e fazer sonhar meninos e meninas de todas as idades!


terça-feira, 12 de dezembro de 2017

«Divulgação» - Livros à venda a preços simbólicos na Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro, em Moimenta da Beira

Últimas edições, livros de todos os géneros literários, desde infanto-juvenil e adultos, de temáticas diversificadas como filosofia, antropologia, história, sociologia, ficção, poesia nacional e estrangeira, etc. Tudo à venda, desde um euro. Sim, leu bem, um euro, no átrio na Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro, em Moimenta da Beira, a partir desta terça-feira, 12 de dezembro, até ao último dia do ano.

É uma campanha de Natal que se repete há alguns anos. Sempre com enorme sucesso. A aquisição dos livros expostos desenvolve-se dentro do horário normal da biblioteca: 9h30/12h30 – 14h00/18h00 (de segunda a sexta-feira); 10h00/12h30 – 14h00/17h00 (sábados).

Aproveite!

«Divulgação» - Este Inverno proteja-se contra o frio e vacine-se contra a gripe

As previsões da meteorologia indicam a ocorrência de tempo frio e seco para os próximos dias, por isso, a Direção-Geral da Saúde (DGS), considerando o possível impacto na saúde fruto destas condições, recomenda a adoção das seguintes medidas:

Vacine-se contra a gripe
. Contacte o seu Centro de Saúde. Se não for abrangido pela vacinação gratuita pode, com prescrição médica, adquirir a vacina na Farmácia (comparticipação de 37%);

Proteja-se do frio:
· Mantenha o corpo quente – use luvas, cachecol, gorro/chapéu, calçado e roupa quente, utilizando várias camadas de roupa;
· Hidrate-se: ingira líquidos e sopas;

Mantenha a casa quente:
· Verifique se os equipamentos de aquecimento estão em condições de ser usados e o estado de limpeza da chaminé da lareira;
· Se utilizar lareiras, braseiras, salamandras ou equipamentos de aquecimento a gás ventile as divisões da casa. A acumulação de gases pode causar intoxicação ou morte;
· No exterior, tenha cuidado com quedas;

Mantenha-se especialmente atento se tiver algum problema de saúde:
· Tome os medicamentos para a sua doença conforme a indicação do seu médico;
· Não tome antibióticos sem indicação médica;
· Não vá de imediato para a Urgência Hospitalar; se necessário contacte o SNS 24 através do 808 24 24 24, ou 112 ou o seu médico assistente;

Mantenha-se em contacto e atento aos outros, ajude-os a protegerem-se.


domingo, 10 de dezembro de 2017

«Notícia» - Almeida Henriques reeleito vice presidente da ANMP

O presidente da Câmara Municipal de Viseu foi reeleito este sábado, 9 de Dezembro, vice presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) durante o congresso da entidade que decorreu em Portimão. 
Almeida Henriques integra o Conselho diretivo na 5ª posição. Como substituto surge para o Conselho directivo, José Eduardo Ferreira autarca de Moimenta da Beira.
Manuel Machado, autarca de Coimbra, foi reeleito presidente da associação com 83% dos votos expressos pelos autarcas presentes no congresso.
Mais de 800 congressistas participam na reunião magna da ANMP, subordinada ao tema “Descentralizar Portugal, Poder Local”.
Para o Conselho Fiscal surge como substituto o presidente da autarquia de Nelas, José Borges da Silva.

No Conselho geral surgem diversos autarcas do distrito viseense como efetivos:
José António Jesus, Tondela
Ângelo Moura, Lamego
Armando Mourisco, Cinfães
Carlos Carvalho, Tabuaço
Vitor Figueiredo, S. Pedro do Sul
Leonel Gouveia, Santa Comba Dão

Como substitutos para o Conselho geral:
Carlos Carvalho, Penedono
Rui Ladeira, Vouzela
Manuel Trindade, Resende
João Paulo Fonseca, Armamar
Francisco Carvalho, Penalva do Castelo

Fonte: Jornal do Centro

sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

«Notícia» - Vento, chuva e possibilidade de queda de neve na madrugada/manhã de segunda-feira

A previsão indica que o estado do tempo deverá sofrer um agravamento bastante significativo entre domingo e segunda-feira, dias 10 e 11 de Dezembro, fruto da passagem de um sistema frontal frio com elevada atividade. Os efeitos de tal sistema frontal deverão fazer-se sentir em toda a região de Moimenta da Beira, quer a nível de precipitação, quer a nível de vento, em especial nas zonas mais montanhosas. Ainda nos pontos mais altos, há possibilidade de queda de neve na madrugada/manhã de segunda-feira, dia 11. O período mais crítico, porém, deverá ocorrer entre o fim da tarde de domingo, dia 10 e a madrugada/manhã de segunda-feira. As previsões são da Ibermeteo.
A nível de precipitação, esperam-se acumulados significativos em intervalos de 24horas (entre o fim da tarde de domingo e a manhã de segunda-feira), que podem rondar/ultrapassar ligeiramente os 50mm. Além dos acumulados elevados em 24horas, esperam-se também acumulados elevados em curtos períodos, podendo registar-se acumulados perto de 20mm em intervalos de até 3horas. Referência ainda para o facto de, na madrugada/manhã de segunda-feira, poder ainda ocorrer algum aguaceiro/precipitação, que poderá ser de neve acima dos 800-900m de altitude, ou seja, poderá já ocorrer queda de neve nos pontos mais altos da região, tais como S. Martinho, Caria, Alvite, Peravelha, S. Torcato e sobretudo Serra de Leomil.
Esperam-se também condições bastante adversas a nível de vento, sendo que se espera, também no período acima mencionado, vento forte, pontualmente muito forte. As zonas montanhosas atrás referidas serão aquelas onde os valores de rajada máxima deverão ser mais elevados, podendo ser próximos de 100-120km/h.
Tendo em conta o padrão previsto recomenda-se a atenção para as seguintes situações:
1) Possibilidade queda/voo de alguns objetos, como ramos ou outros objetos leves/em suspensão, fruto do vento intenso;
2) Possibilidade de pequenas inundações/subida de cursos de água, fruto da elevada quantidade de precipitação prevista;
3) Especial cuidado e atenção na condução, quer por efeito do vento, quer por efeito da precipitação

Fonte: CMMB

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

«Divulgação» - O Pai Natal vai andar pelo Centro Histórico de Moimenta da Beira

Cinco dias a espalhar magia e a fazer sonhar as crianças. O Pai Natal vai andar pelo Terreiro das Freiras, a praça mais emblemática do centro histórico de Moimenta da Beira, durante as tardes de 14 a 18 de dezembro. Serão dias cheios de atividades natalícias, momentos inesquecíveis para as crianças, em especial nos encontros com Pai Natal, que proporcionarão oportunidades para as ‘selfies’ e para as conversas que vão poder manter com ele. Tudo numa tenda gigante que ali será instalada.

Barbas longas, brancas, vestido de vermelho, o Pai Natal chegará ao Terreiro das Freiras ao início da tarde do primeiro dia do evento, 14 de dezembro, depois do desfile em parada, com figuras alusivas ao mundo da Disney e muitas crianças no cortejo, que partirá do edifício dos Paços do Concelho.  

PROGRAMA DE ATIVIDADES
Dia 14 (quinta-feira)
- Concentração na Câmara Municipal (14h00)
- Cânticos Natalícios - Grupo Coral CMMB
- Chegada do Pai Natal
- Parada Pai Natal e figuras alusivas à Disney com desfile até à Casa Pai Natal, no Terreiro das Freiras
- Feira do Livro

Dia 15 (sexta- feira)
- Fotografia com o Pai Natal
- Animação de Rua

Dia 16 (sábado)
- Mercado de Natal (Artesanato Local)
- Contador de Histórias – UNISE (15h00)
- Animação de Rua

Dia 17 (domingo)
- Concerto de Natal pela “Orquestra CemNotas” (15h00)
- Animação de Rua

Dia 18 (segunda-Feira)
- Teatro de Natal: “O Principezinho” (15h00)
- Animação de Rua

Todos os dias: Cânticos Natalícios; Oficina das Artes (Ateliers com material reciclado); Casa do Pai Natal (Conversa e Fotografia com Pai Natal)


«Divulgação» - Junte-se ao Arcozelo da Torre e ajude também as vítimas dos incêndios

A Comissão de Festas de Nossa Senhora dos Remédios, de Arcozelo da Torre, Moimenta da Beira (comissão cessante 2016/2017), vai entregar no próximo domingo, dia 10 de Dezembro, 200 sacos de cimento para as freguesias de Dardavaz e Lajeosa do Dão, ambas do Município de Tondela, que serão usados para a reconstrução de casas destruídas pelos incêndios. “Não conseguimos ficar indiferentes ao rasto de destruição que se verificou este Verão. E, uma vez que o Natal é solidariedade, aqui está uma forma de ajudar quem mais precisa", justifica Vítor Gomes, um dos mordomos da Comissão de Festas.
Será a empresa de materiais de construção “João Batista e Filhos”, de Moimenta da Beira, que vai oferecer o transporte dos sacos de cimento. E, uma vez que o camião tem capacidade para levar mais carga, apela-se a quem estiver interessado em juntar-se a esta causa e queira oferecer alguns materiais ou bens, que entre em contato com Vítor Gomes (925 200 304).
Fonte: CMMB

domingo, 3 de dezembro de 2017

«Desporto» - Resultados AF Viseu

Divisão de Honra

 Resultados:


Classificação:


Próxima Jornada:



1ª Divisão Zona Norte

 Resultados:


Classificação:


Próxima Jornada:

Fonte: ZeroZero.pt

«Notícia» - PJ ainda não ouviu vítima assediada por médico

Menor terá sido apalpada e elogiada pelo suspeito. Caso ocorreu em Moimenta da Beira.

A adolescente de 15 anos que foi vítima de assédio e importunação sexual por parte de um médico, durante uma consulta médica, em Moimenta da Beira, ainda não foi ouvida pela PJ.  

O caso aconteceu na noite de sexta-feira no serviço de Urgência Básica de Moimenta da Beira e não no Centro de Saúde, como erradamente o CM noticiou no sábado. 

A menor entrou no consultório com a mãe e na consulta terá sido apalpada e elogiada pelo suspeito. A menor ficou afetada com o caso.

Fonte: Correio da Manhã

«Divulgação» - Em Moimenta da Beira cada tonelada de papel vale 100 euros em alimentos

As Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira promovem localmente, a partir do dia 1 de dezembro, até dia 31 de janeiro de 2018, a campanha “Papel por Alimentos”, que nacionalmente é desenvolvida pela Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares.

A ação tem contornos ambienteis e de solidariedade já que todo o papel recolhido é convertido em produtos alimentares a distribuir pelos mais carenciados. Por cada tonelada de papel recolhido, é entregue aos Bancos Alimentares Contra a Fome o equivalente a 100 euros em produtos alimentares básicos, por empresas certificadas de recolha e tratamento de resíduos.

Em Moimenta da Beira a entrega do papel deve ser feita nas Bibliotecas Escolares, na Biblioteca Municipal ou nos Bombeiros Voluntários, entidades que se associaram à campanha. Podem ser entregues os seguintes tipos de papel: jornais, revistas, folhetos, cadernos, fotocópias, etc.

A Campanha "Papel por Alimentos" integra-se ainda num ideal mais vasto de sensibilização para a importância do papel de cada pessoa na sociedade e no mundo e para a possibilidade de recuperar e reutilizar coisas que parecem não ter valor.