Páginas

quinta-feira, 29 de março de 2018

«Divulgação» - IRS Solidário - AHBV Moimenta da Beira

Com um pequeno gesto pode ajudar a Associação de Bombeiros Voluntários de Moimenta da Beira, destinando 0,5 % do seu IRS, sem qualquer custo!

Veja como é tão fácil ajudar. Siga estes passos:

«Divulgação» - Técnicos da Câmara vão a 42 povoações do concelho ajudar a preencher IRS

E já a partir de terça-feira, 3 de abril, que técnicos da Câmara Municipal de Moimenta da Beira darão início à itinerância pelas povoações do concelho para apoiar os cidadãos que pretenderem preencher a declaração de rendimentos (IRS), em especial os mais idosos, de menor mobilidade, e todos aqueles que sentem maiores dificuldades em enfrentar a burocracia processual do fisco, via online. É que o preenchimento da declaração de IRS é agora feito obrigatoriamente através da internet.
Ao todo, a carrinha itinerante vai percorrer cerca de 420 quilómetros para visitar 42 aglomerados urbanos, repetindo um serviço verdadeiramente público, social e solidário que começou há alguns anos.
O Município disponibilizará também um gabinete fixo no edifício da Câmara Municipal que prestará esse serviço todos os dias da semana e com o seguinte horário: das 09h00 às 12h00, durante o mês de abril, e no horário normal de expediente, das 09h00 às 16h30, no mês de maio.


«Divulgação» - Exposição celebra os 60 anos da publicação de “Quando os Lobos Uivam”, de Aquilino Ribeiro

Dezasseis painéis que refletem sobre a obra mais telúrica de Aquilino Ribeiro estão expostos, até dia 24 de abril, no átrio dos Paços do Concelho de Moimenta da Beira. A mostra celebra os 60 anos de “Quando os Lobos Uivam”, romance que o mestre escreveu e publicou em 1958, em claro desafio e confronto com o velho regime de Oliveira Salazar.
O livro - que a censura, ao confiscá-lo, considerou como “romance panfletário, porque todo ele foi arquitetado para fazer um odioso ataque à atual situação política, escrito numa prosa viril, que classifica o governo de "piratas" e descreve várias Autoridades, Funcionários, Polícia, Guarda Republicana e Tribunais em termos indignos e insultuosos” - retrata a saga dos beirões em defesa dos terrenos baldios durante a ditadura, nos finais das décadas de 1940 e início da seguinte.
Os dezasseis painéis pertencem ao fundo itinerante da Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva que, com Moimenta da Beira e Sernancelhe, integra o território e a geografia sentimental das Terras do Demo.
Fonte: CMMB

quarta-feira, 28 de março de 2018

«Notícia» - Homem invade casa e rouba motoserra

Um homem, de 24 anos, foi detido esta terça-feira (27 de março) pela GNR em Moimenta da Beira por furto no interior de uma residência.
Segundo a força policial, o indivíduo terá arrombado a casa e roubado uma motosserra há cerca de 15 dias. No entanto, os militares receberam a denúncia e realizaram diligências que permitiram recuperar e devolver a peça furtada ao legítimo proprietário.
O suspeito foi constituído arguido e sujeito a termo de identidade e residência.
Fonte: Jornal do Centro

terça-feira, 27 de março de 2018

«Notícia» - Férias Desportivas e Culturais da Páscoa animam dezenas de crianças e jovens do concelho

Oitenta crianças e jovens, dos 6 aos 17 anos, participam desde segunda-feira, 26 de março, nas Férias Desportivas e Culturais da Páscoa organizadas pela Câmara Municipal de Moimenta da Beira. 
O evento, que encerra na quinta-feira, dia 29, com uma deslocação à Serra da Estrela, onde o programa prevê desportos na neve (ski e snowboard), incluiu esta terça-feira atividades no quartel dos Bombeiros Voluntários de Moimenta da Beira e no Auditório Municipal Padre Bento da Guia. 
Nos Bombeiros foram dadas lições de Suporte Básico de Vida e realizados pequenos percursos nas viaturas de incêndio; e no Auditório funcionou um atelier de música. Na quarta-feira é dia de atividades aquáticas, na piscina municipal.
Fonte: CMMB

«Divulgação» - PÁSCOA CELEBRADA POR 80 MÚSICOS EM CONCERTO

A Igreja Paroquial de Vila da Rua, em Moimenta da Beira, recebe esta sexta-feira (30 de março) um concerto de Páscoa com a orquestra sinfónica e o grupo coral das Academias de Música de Moimenta da Beira, Aguiar da Beira, Trancoso e Mêda.
Cláudio Ferreira será o maestro de um coletivo composto por mais de 80 músicos que se integraram no estágio realizado no edifício do Externato Infante D. Henrique durante o verão passado.
A entrada é livre.
Fonte: Jornal do Centro

segunda-feira, 26 de março de 2018

«Notícia» - MULHER E HOMEM APANHADOS POR INCÊNDIOS EM S. PEDRO DO SUL E MOIMENTA DA BEIRA

Uma mulher de 59 anos e um homem de 41 anos foram identificados pela GNR por terem deflagrado incêndios florestais em fevereiro nos concelhos de S. Pedro do Sul e Moimenta da Beira, respetivamente. 

Segundo a força policial, o primeiro destes fogos ocorreu a 21 de fevereiro e foi cometido pela mulher, tendo consumido 1.000 metros quadrados de mato a partir de uma fogueira realizada para cozinhar alimentos. 

O incêndio provocado pelo outro indivíduo realizou-se no dia seguinte no Parque Industrial de Moimenta da Beira, tendo sido gerado a partir de uma queima de resíduos industriais.
Fonte: jornaldocentro.pt

domingo, 25 de março de 2018

sábado, 24 de março de 2018

«Notícia» - Faleceu José Alberto Pereira da Silva

Faleceu hoje, sábado, 24 de março, em Lisboa, aos 68 anos, José Alberto Pereira da Silva (13/06/1949), moimentense, cidadão e autarca dedicado. 

José Lucas, como era conhecido, foi dirigente associativo, membro de muitas agremiações, impulsionador de inúmeras iniciativas de caráter social, cultural e desportivo, e Presidente da Junta de Freguesia de Moimenta da Beira durante vários mandatos.
O presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, José Eduardo Ferreira, manifesta à família, nesta hora de dor e luto, as mais sentidas condolências.
Fonte: CMMB

quinta-feira, 22 de março de 2018

«Divulgação» - História dos arcos do Externato, que abalou ditadura de Salazar, ‘exposta’ no Museu do Design e da Moda, em Lisboa

É uma história de quase seis décadas que abalou a ditadura de Salazar. Meteu agentes da PIDE, guardas da GNR, prisões, ordens e contraordens de Viseu e Lisboa, sinos a tocar a rebate, estudantes em protesto e uma revolução popular. Tudo por causa dos arcos do Externato Infante D. Henrique, em Moimenta da Beira, cujo desenho havia sido inspirado na obra do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, e que o regime quis à força demolir.

As curvas dos arcos de Niemeyer, génio da arquitetura universal, ainda por cima um ‘perigoso’ comunista, eram demasiado arrojadas para um país em ditadura, fechado a novos conceitos artísticos e demasiadamente conservador, e por isso tinham de ser demolidas. Não foram, pese embora a força policial que então se fez sentir. Os estudantes não deixaram e o povo também não, resistindo de forma tão corajosa e comovente.

É esta história de resistência (entre outras) que está exposta no MUDE - Museu do Design e da Moda de Lisboa, integrada na exposição “Tanto Mar – Fluxos Transatlânticos do Design”, que traça um mapa dos fluxos entre Portugal e Brasil no campo do design e da cultura material. A narrativa é contada em texto escrito pela curadora do museu, Bárbara Coutinho, que ao lado pôs a passar, em permanência, a reportagem que a SIC fez a este propósito e que os visitantes podem ali visualizar em ecrã gigante. A exposição foi inaugurada no dia 11 de março e está aberta ao público até 15 de julho no Palácio dos Condes da Calheta (Rua General João de Almeida, 15), na zona de Belém, em Lisboa.

Além do caso dos arcos, a mostra reúne peças de diferentes fases das nossas histórias, desde o período de colonização do Brasil, e centra o foco nos séculos 20 e 21. A seleção inclui cerca de 160 peças, entre móveis, roupas, joias, utensílios, ferramentas, objetos decorativos, painéis de azulejos, tecidos, ilustrações, marcas e publicações.

Os objetos, projetos, móveis, embalagens, peças gráficas e vestuário em exposição remetem tanto para a história, identidade, política, cultura e memória coletiva de cada país (incluindo reinterpretações de algumas marcas e símbolos nacionais), como espelham alguns estereótipos e/ou equívocos das suas representações e imagéticas. Outras peças remetem ainda para a cultura arquitetónica (em que o desenho dos arcos do colégio é um dos exemplos) ou vivem num território híbrido, entre o design e o artesanato.

O edifício do Externato Infante D. Henrique (com os seus arcos) por onde passaram várias gerações de estudantes de Moimenta e da região, vai agora ser classificado pela Câmara Municipal de Moimenta da Beira como Imóvel de Interesse Municipal, uma decisão importantíssima para a sua necessária preservação e valorização. 


Fonte: CMMB

quarta-feira, 21 de março de 2018

«Notícia» - Crianças plantam árvores em Alvite, Leomil e Moimenta da Beira

No dia Mundial da Árvore, da Floresta e da Poesia, comemorado esta quarta-feira, 21 de março, cumpriu-se o programado, na íntegra: cerca de 500 crianças do ensino pré-escolar e 1º ciclo do concelho de Moimenta da Beira deram o seu contributo para tornar mais verde e mais respirável o município. 

Ao todo foram plantados centena e meia de pinheiros mansos e outros arbustos e ainda dezenas de flores nos espaços escolares de Alvite e Leomil e no estádio municipal de Moimenta da Beira, cujo crescimento será acompanhado pelas próprias crianças. Houve ainda, como se impunha, leitura de poesia. O presidente da Câmara Municipal, José Eduardo Ferreira, esteve em todos os momentos, deixando mensagens de sensibilização para a importância da defesa e preservação da árvore e da floresta.
Fonte: CMMB

terça-feira, 20 de março de 2018

«Divulgação» - Férias Desportivas e Culturais da Páscoa incluem ski e snowboard na Serra da Estrela

Estão abertas até sexta-feira, 23 de março, as inscrições para as Férias Desportivas e Culturais da Páscoa 2018 promovidas pela Câmara Municipal de Moimenta da Beira, um período de lazer que decorrerá de 26 a 29 de março destinado às crianças e jovens do concelho com idades compreendidas entre os 6 aos 17 anos. Serão quatro dias cheios de animação com um programa que inclui, entre outras atividades, ski e snowboard na Serra da Estrela.
Nas férias desportivas e culturais as crianças e jovens vão poder ainda participar em atividades expressivas, dança, música, jogos coletivos, atividades aquáticas, entre outras. Tudo na piscina municipal Dr. Amadeu Baptista Ferroa e no pavilhão municipal de Moimenta da Beira.
As inscrições podem ser feitas no pavilhão, piscina, biblioteca e no Balcão Único de Atendimento da Câmara Municipal. Ou ainda pelo e-mail: desporto@cm-moimenta.pt ou contacto telefónico 935 520 110.

domingo, 18 de março de 2018

sábado, 17 de março de 2018

«Notícia» - Nevou com abundância nas zonas altas do concelho

Alvite, Sever, Peva, Segões, S. Martinho, Soutosa, Ariz, Peravelha, Carapito e Semitela, localidades serranas do concelho de Moimenta da Beira que acordaram pintadas de branco. Tudo por causa da neve que caiu, em força, durante as últimas horas da madrugada deste sábado, 17 de março. Ficam as imagens do nevão.






Mais fotos em:

«Notícia» - Homem de 74 anos detido em Moimenta da Beira por posse de arma ilegal

O Comando Territorial de Viseu da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Moimenta da Beira, ontem, no dia 15 de março, deteve um homem de 74 anos por posse ilegal de arma, na localidade de Moimenta da Beira.
Na sequência de diligências de investigação, foi realizada uma busca domiciliária, tendo sido apreendida uma arma de alarme e 119 munições calibre 12.
O detido foi constituído arguido e sujeito à medida de coação de termo de identidade e residência.
Fonte: DaoeDemo.com

«Divulgação» - Passeio Todo-o-Terreno pelo Planalto da Nave, em Alvite, inclui prova de obstáculos

Realiza-se no dia 25 de Março mais um passeio Todo-o-Terreno (TT) em Alvite, Moimenta da Beira. A organização é de um grupo de cidadãos da vila serrana e as inscrições (até um máximo de 80 jipes) estão abertas até dia 22 ou até ao próprio dia se o número limite de participantes não tiver ainda sido atingido.
O programa, além do almoço e do passeio pelos trilhos do Planalto da Nave, numa extensão de 30/35 quilómetros (início às 9h20), inclui ainda uma prova na pista de obstáculos (15h30) criada nas proximidades da estrada que liga Alvite a Sever, destinada a todo o tipo de jipes. Mais informações pelos contactos telefónicos 934 959 447, 939 653 167 ou 910 094 399.
Fonte: CMMB

quinta-feira, 15 de março de 2018

«Divulgação» - Teatro com entrada livre no auditório municipal, dia 29 de março

Três amigos de longa data decidem discutir e refletir sobre as suas vidas após um dos três comprar um quadro totalmente branco. É esta a narrativa de “Um Quadro Branco”, uma peça de teatro cómica que o deixará a pensar, que sobe ao palco do Auditório Municipal Padre Bento da Guia, em Moimenta da Beira, dia 29 de março, a partir das 21 horas.
André Ferreira, Sandra Correia e Carolina Morais são os três amigos. Maggie Ribeiro tem a direção da peça, que é da “Visiunarte - Ateliês de Teatro e Dança”, uma associação de Viseu cujo fim é a inclusão de jovens de risco social económico em atividades artísticas e performativas, tais como teatro e dança.
Teve início de atividade em 2012 como grupo de teatro. Atualmente, já vem sendo reconhecido na zona de Viseu devido aos prémios adquiridos e às causas que representam. Ao longo do tempo a associação tem conseguido reabilitar jovens de meios de risco e com comportamentos de risco e tem já vários casos de sucesso. Em 2015 ganhou o Prémio Revelação do Ano do Festival de Teatro de Viseu, e em 2016 ganhou o prémio de melhor ator e melhor atriz. A associação tem um diverso número de membros e como tal divide-se em várias áreas, desta forma, para além da componente teatral, performativa e social, fazem também animações de casamentos e aniversários.
Maggie Ribeiro, responsável pelo ateliê teatral, é licenciada pela Escola Superior de Educação de Viseu em Artes Plásticas e Multimédia, com pós-graduação em Criação Teatral e a frequentar mestrado em Comunicação Aplicada. Tendo feito já vários projetos na área da arte de performance. É muitas das vezes a autora das peças originais da Visiunarte.


«Notícia» - Câmara atribui 20 prémios de mérito estudantil num total de 30 mil euros

A comissão de análise tinha apenas aprovado 14 candidaturas, mas a Câmara entendeu subir o número para 20, o máximo que o regulamento prevê (1500 euros por prémio, 30 mil euros no total). “Há verba inscrita no orçamento municipal”, justificou o presidente da autarquia. 

A decisão foi tomada na penúltima reunião (19 de fevereiro), onde, por unanimidade, foi deliberado “aprovar a referida lista apresentada pela comissão de análise, a qual, para efeitos de atribuição do prémio de mérito no corrente ano, deve contemplar não só as 14 candidaturas que cumprem os critérios necessários à sua atribuição, mas também as restantes seis que, por cumprirem o critério do mérito, se apresentam com o menor rendimento”.
A atribuição do prémio de mérito tem a finalidade de apoiar o prosseguimento de estudos a estudantes com mérito estudantil, residentes no Município de Moimenta da Beira, e cujas possibilidades económicas não lhes permita fazê-lo apenas pelos seus próprios meios, contribuindo para a formação de quadros superiores nesta área geográfica.
Fonte:CMMB

quarta-feira, 14 de março de 2018

«Meteo» - Tempo instável vai continuar e agora pode trazer neve

Os dados mais recentes mostram que o estado do tempo irá continuar instável nos próximos dias. A primeira situação de destaque deverá ocorrer na sexta-feira, dia 16, altura em que está prevista possibilidade de queda de neve no concelho de Moimenta da Beira e região, em cotas acima de 600/700m, no período da madrugada/início da manhã, e depois acima dos 800/900m no resto do dia. Tal significa que se espera queda de neve em várias zonas de região, em especial nas zonas mais altas do concelho, tais como Alvite, Peravelha, S. Torcato, Caria ou Serra de Leomil. Embora seja menos provável, não se exclui ainda a possibilidade de chegar a poder nevar ao fim da madrugada no centro da vila de Moimenta da Beira. As previsões são da Ibermeteo.
A segunda situação de destaque deverá ocorrer entre sábado e a madrugada de domingo, dias 17 e 18, altura em que se espera novo agravamento do estado do tempo, com precipitação intensa e vento por vezes forte.
A nível de precipitação, para este período, esperam-se acumulados pontualmente elevados quer em intervalos de até 3horas, quer em intervalos de 24h. Em intervalos de até 3horas podem registar-se superiores a 10mm/15mm, sendo que em 24horas se podem registar acumulados a rondar ou até acima de 40mm. Tendo em conta a instabilidade prevista, também não é de excluir a possibilidade de trovoada e granizo. Contudo, como habitual nos casos de trovoada e granizo, caso tal chegue a ocorrer, será pontual e disperso/localizado. Na madrugada de domingo pode ainda no limite registar-se queda de neve acima dos 800/900m, ou seja, nas zonas mais altas da região/Serra de Leomil.
Quanto ao vento, espera-se também que este seja por vezes intenso, sobretudo no final do dia de sábado. As zonas mais altas da região como Alvite, Peravelha, Caria, S. Torcato, S. Martinho e Serra de Leomil deverão, como de costume, ser as mais afetadas por valores de vento e rajada mais elevados, que podem rondar/ultrapassar os 100km/h.
Considerando o cenário previsto será ainda importante considerarem que se podem verificar alguns fenómenos adversos tais como o risco/voo de objetos em suspensão/soltos ou até queda de ramos/árvores, devido à previsão de vento intenso, e ainda a possibilidade de pequenas inundações localizadas em zonas baixas/próximas de cursos de água, fruto da previsão de precipitação intensa em curtos períodos.
Fonte: CMMB

«Notícia» - Depois das sessões de esclarecimento, deve continuar o esforço da limpeza do mato

Após as sessões de esclarecimento, promovidas pela Câmara Municipal (16 em quatro dias), que terminaram na quarta-feira passada com a adesão de cerca de 600 pessoas, a autarquia apela ao dever da continuidade do esforço dos trabalhos de limpeza de mato, ao mesmo tempo que disponibiliza os seus serviços para o cabal esclarecimento de todas as dúvidas suscitadas pelas populações. Esse auxílio é prestado pelo seu Gabinete Florestal através do e-mail: gflorestal@cm-moimenta.pt ou do contacto telefónico: 935 520 111.
As sessões de esclarecimento, que contaram com a prestimosa colaboração da GNR, visaram informar a população sobre a limpeza de mato e espaços florestais, corte e desrama de árvores, com objetivo de evitar (ou minimizar) os efeitos da passagem de incêndios, protegendo as zonas edificadas, as suas populações e as manchas florestais.
Recorda-se que as ações de fiscalização vão decorrer de 16 de março a 30 de Abril nos terrenos das freguesias de primeira prioridade (Alvite, Cabaços, Castelo, Leomil, Moimenta da Beira, União das Freguesias de Paradinha e Nagosa e União das Freguesias de Peravelha, Aldeia de Nacomba e Ariz) e entre 1 e 31 de Maio nas de segunda prioridade (Baldos, Caria, Sarzedo, Sever e União das Freguesias de Peva e Segões).
Fonte: noticiasdeviseu.com

«Divulgação» - Organização da maior concentração de telescópios do país quer voltar a bater o recorde de inscrições

Em apenas dez dias inscreveram-se 43 telescópios e 106 pessoas. E ainda faltam dois meses para o arranque do evento (12 e 13 de maio). É o prenúncio do recorde que a organização da 6ª Concentração de Telescópios em Moimenta da Beira quer voltar a bater, depois dos máximos obtidos na penúltima edição, em 2014: 76 telescópios e 254 participantes.
“A nossa iniciativa está a ser divulgada junto de todos os Astrónomos, Grupos de Astronomia, Observatórios, Centros de Ciência Viva, Escolas e Comunicação Social, e estamos a contar com a presença de cerca de 300/350 pessoas e um número superior a 76 telescópios, batendo o nosso recorde de 2014”, afirma Paulo Sanches, o criador e impulsionador do evento. Se conseguir, o maior ajuntamento de telescópios que se realiza no país, ainda se agigantará mais. Tudo num ano em que a organização vai tentar internacionalizar a iniciativa, convidando para esse efeito algumas Associações de Astronomia Espanholas, próximas do nosso eixo fronteiriço.
A primeira Concentração de Telescópios em Moimenta da Beira foi realizada em 2009, ano em que se comemorava o Ano Internacional da Astronomia, e a segunda no ano seguinte. Depois, a periodicidade passou a bianual: 2012, 2014, 2016 e agora a de 2018, no fim-de-semana de 12 e 13 de maio. A organização é do Clube das Ciências da Escola Básica e Secundária de Moimenta da Beira, com o apoio da Câmara Municipal.
Paulo Sanches diz que o evento persegue vários objetivos, “sendo os principais: divulgar a Astronomia junto da comunidade; concentrar o maior número de telescópios num só evento ou local; dar a conhecer o céu ‘escuro’ da região; promover o concelho de Moimenta da Beira a nível nacional e internacional; e fomentar o conhecimento e convívio entre Astrónomos”.
Do programa desta 6ª edição destaca-se a participação oral do investigador Alexandre Cabral, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço; dos representantes de algumas Associações/Grupos de Astronomia, nomeadamente de Lisboa (Licínio Almeida), Aveiro (José Matos) e Vila Nova de Gaia (Carlos Soares e Luís Lopes). A organização conta ainda com a colaboração da Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores.
Os locais de realização da Concentração de Telescópios serão o Auditório Municipal Padre Bento da Guia e o recinto do Santuário de São Torcato, em Cabaços, onde será realizada uma Observação Noturna do Céu, aberta a toda a comunidade.
Na edição deste ano, o programa vai contemplar ainda a realização de um Passeio científico-cultural pelo concelho de Moimenta da Beira durante a manhã e tarde de domingo, incluindo uma visita ao Sistema Solar à escala do concelho e à Fundação Aquilino Ribeiro.
Fonte: http://noticiasdeviseu.com

sábado, 10 de março de 2018

«Crime» - Detido por violência doméstica


O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vitimas Específicas, deteve um homem de 60 anos, por violência doméstica e posse de arma proibida, em Moimenta da Beira.

No âmbito de diligências de inquérito, que decorriam desde o início de fevereiro, em que o pai agredia fisicamente a filha, de 37 anos, e a ameaçava de morte, foi efetuada uma busca domiciliária e uma em viatura, resultando na apreensão de uma arma transformada, uma navalha de abertura automática e de cinco munições de cal. 6.35 mm.

Depois de ser presente ao Tribunal Judicial de Moimenta da Beira o arguido ficou sujeito à medida de coação de afastamento da residência e proibição de contactos com a vítima.
Fonte: alivefm.pt

«Notícia» - Tempo adverso com vento e chuva vai manter-se durante os próximos dias

O tempo instável que se tem vindo a verificar ao longo das últimas duas semanas em Moimenta da Beira e na região irá continuar nos próximos dias. Assim, no sábado e domingo, dias 10 e 11, as condições climatéricas deverão continuar adversas, em especial a nível de vento e precipitação. Embora com ligeiro desagravamento, o tempo instável deve também verificar-se segunda e terça, dias 12 e 13, devendo voltar a sofrer novo agravamento mais significativo no dia 14, quarta-feira. As previsões são da Ibermeteo.
A nível de precipitação, para sábado e domingo, esperam-se acumulados pontualmente elevados quer em intervalos de até 3horas, quer em intervalos de 24h e 48horas. Em intervalos de até 3horas pode registar-se um ou outro/alguns períodos com acumulados superiores a 10mm/15mm, sendo que em 24horas de podem registar acumulados a rondar ou até acima de 20-30mm e em 48horas a rondar os 50mm. Tendo em conta a instabilidade prevista, também não é de excluir a possibilidade de trovoada e granizo. Contudo, como habitual nos casos de trovoada e granizo, caso tal chegue a ocorrer, será pontual e disperso/localizado. A ocorrência de queda de neve nestes dois dias será pouco provável na generalidade da região, podendo apenas, no limite, registar-se queda de neve acima dos 900/950m na madrugada de domingo, ou seja, nas zonas mais altas da Serra de Leomil.
Quanto ao vento, espera-se também que este seja intenso em alguns/vários períodos. As zonas mais altas do concelho de Moimenta da Beira como Alvite, Peravelha, Caria, S. Torcato, S. Martinho e Serra de Leomil deverão, como de costume, ser as mais afetadas por valores de vento e rajada mais elevados. Tendo em conta o cenário previsto, espera-se que o período de vento mais intenso possa ocorrer entre a noite de sábado e a manhã de domingo, em especial nas zonas mencionadas, onde o valor de rajada máxima se pode aproximar/rondar os 100/110km/h.
Considerando o cenário previsto, recomendamos que será importante ser considerado, atendendo ao mencionado, que se pode verificar o risco/voo de objetos em suspensão/soltos ou até queda de ramos/árvores, devido à previsão de vento intenso, e ainda a possibilidade de pequenas inundações localizadas em zonas baixas/próximas de cursos de água, fruto da previsão de precipitação intensa em curtos períodos.
Fonte: CMMB

quinta-feira, 8 de março de 2018

«Divulgação» - Lançada petição pela construção do IC26 entre Lamego e Trancoso

Um grupo de residentes e naturais do norte do distrito de Viseu lançou uma petição a reclamar a construção do Itinerário Complementar (IC) 26 entre Lamego e Trancoso, uma via que já era muito reivindicada pelas populações e que atravessa os concelhos de Moimenta da Beira, Sernancelhe e Tarouca.
O primeiro signatário do documento foi Cristiano Coelho, vereador do CDS-PP na Câmara de Moimenta da Beira. O democrata-cristão justifica a sua participação com a necessidade de “dignificar todos aqueles que ainda arriscam e pretendem viver no interior” e defende que o IC26 pode alavancar a economia regional e melhorar as acessibilidades.
“O grande intuito é dar competitividade às muitas empresas implementadas nos nossos concelhos, nomeadamente a fileira da maçã em Moimenta da Beira, promover um verdadeiro ambiente económico e dar um futuro diferente do ponto de vista do crescimento populacional”, sustenta Cristiano Coelho.
O vereador lembra ainda que o IC26 já foi mencionado no Plano Nacional Rodoviário há vários anos. “Estava estabelecido que seria uma das estradas a concretizar e em Dezembro de 2011, existiu um pedido do atual IMT [Instituto da Mobilidade e dos Transportes] para a realização de um estudo de impacto ambiental. Sabemos que este estudo foi feito mas ninguém tem conhecimento dos resultados concretos”, reafirma Cristiano Coelho.
Com esta petição pelo IC26, o centrista sublinha que a iniciativa pretende “despertar toda a classe política para a necessidade desta intervenção e ao mesmo tempo, que nos possam dar nota de qual é o ponto da situação”.
O documento que exige a construção da estrada está disponível na Internet e em papel com o objetivo de angariar as quatro mil assinaturas necessárias para que o assunto possa ser debatido na Assembleia da República.

segunda-feira, 5 de março de 2018

«Notícia» - Um moimentense que já foi treinador de futebol em Portugal, Espanha, Panamá, Laos e Índia

É de Sanfins, Moimenta da Beira, foi jogador do CDR na década de 1990 e, até há poucos dias, treinador principal do Aizaw FC, atual campeão da primeira Liga Indiana. Antes, fora já treinador em Portugal, Espanha, Panamá e Laos.
Paulo Jorge Coelho Meneses, ou Xaréu como é conhecido no mundo do futebol, 39 anos de idade (faz 40 no dia 24 deste mês de março), estudou na mesma Universidade que José Mourinho (Faculdade de Motricidade Humana,) e no INEF, em Madrid, Espanha, instituição que tem como máxima referência Rafa Benitez (ex-futebolista espanhol, atualmente treinador do Newcastle) e Javier Miñano como alunos e este último como professor, também.
Pelo orgulho em ser moimentense, fique a conhecer melhor Xaréu, em especial a sua aventura na Índia, na conversa que manteve com “Fair Play”, um website desportivo que pode ler aqui
Fonte: CMMB
 

«Notícia» - Moimenta da Beira reage com satisfação a nova barragem e pede mais uma


A Câmara de Moimenta da Beira reagiu hoje com satisfação ao anúncio governamental da construção da barragem da Boavista no âmbito do programa nacional de regadios, mas exigiu também infraestrutura semelhante na Nave.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a autarquia liderada por José Eduardo Ferreira mostra-se satisfeita com o anúncio feito pelo primeiro-ministro, António Costa, no sábado, mas diz que promete "manter viva a reivindicação" da construção da segunda barragem prevista no Aproveitamento Hidroagrícola de Moimenta da Beira (AHMB), com origem no lugar da Nave, na Serra de Leomil.
O autarca diz ainda estar muito preocupado pelo "facto de o Governo prosseguir com uma política de investimentos no regadio muito concentrada no sul do país, em particular no Alqueva".

As barragens da Boavista (agora contemplada) e a da Nave, investimentos de muitos milhões de euros, "serão determinantes para o reforço do setor da maçã, já que vão assegurar o regadio a muitos hectares de pomares existentes, e permitir que a sua área de plantação possa ser ampliada, como é desejo antigo dos produtores", afirma o autarca, na nota enviada à Lusa.

O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural disse à Lusa no sábado que já foram aprovados 22 projetos no âmbito do Programa Nacional de Regadios, no valor total de 248 milhões de euros.

"Neste momento, já estão aprovados 22 projetos, que correspondem a 248 milhões de euros, sendo que os restantes serão para aprovar até ao final deste ano, para que a execução esteja concluída, o mais tardar, em 2022", disse Capoulas Santos.

De acordo com o responsável, o programa em causa visa instalar em todo o país cerca de 95 mil hectares de regadios, 54 mil de novos regadios e 41 mil correspondentes a modernizações, tendo sido alocado um investimento público na ordem dos 534 milhões de euros.

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou também no sábado que o investimento no setor agrícola, nomeadamente na modernização e criação de regadios, "é estratégico para o país" e permitirá responder "ao desafio imposto pelas alterações climáticas".

"É um grande projeto estratégico para o país. São 500 milhões de investimento que vão permitir aumentar em mais 50 mil hectares as áreas de regadio e modernizar mais 40 mil. Isto melhora a produtividade da nossa agricultura, mas também aumenta a capacidade de reserva e permite uma gestão mais eficiente da água", sublinhou então.
Fonte: DN.pt



domingo, 4 de março de 2018

«Desporto» - Resultados AF Viseu

Divisão de Honra

Resultados



Classificação


Próxima Jornada





1ª Divisão Zona Norte:

Resultados


Classificação


Próxima Jornada


Fonte: ZeroZero.pt

sábado, 3 de março de 2018

«Notícia» - Associação ‘Lobos Uivam’ galardoada no Prémio Nacional Agricultura

O júri do Prémio Nacional Agricultura 2017 acaba de galardoar, com uma ‘Menção Honrosa’, na categoria ‘Associações/Cooperativas’, a Associação de Desenvolvimento Rural ‘Lobos Uivam’ sediada no lugar do Senhor dos Aflitos, freguesia de Caria, concelho de Moimenta da Beira, pela excelência do trabalho de defesa e promoção da floresta que tem desenvolvido ao longo dos anos. O galardão foi entregue em Lisboa, na sexta-feira passada, 1 de março, a Vítor Ferreira, presidente da associação (assinalado na foto), em cerimónia presidida pelo ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos.
O Prémio Nacional de Agricultura promove, incentiva e premeia os casos de sucesso da Agricultura e Agro-indústria, Florestas e Pecuária, enquanto motor de crescimento da economia portuguesa. Nesta edição de 2017, a iniciativa, que é promovida pelo Correio da Manhã, Jornal de Negócios e BPI, distinguiu 17 desses casos de sucesso, entre cerca de 1300 candidaturas. Um orgulho para a associação ‘Lobos Uivam’.
Na sua página online lê-se que a “Associação de Desenvolvimento Rural Lobos Uivam, fundada em 18 de Fevereiro de 1998, (…) tem por objeto a defesa e promoção dos interesses dos produtores e proprietários florestais e o desenvolvimento de preservação e valorização das florestas, dos espaços naturais, da fauna e flora”. Lê-se ainda que o seu trabalho passa também por “promover e, coordenar e participar em ações de carácter económico nomeadamente agropecuário e florestal e/ou sócio cultural de interesse específico em geral, mas necessário ao desenvolvimento do meio rural, que se insere, bem como de uma maneira geral, a valorização do património fundiário e cultural dos seus associados. Tem como área de intervenção a freguesia de Caria e limítrofes. Desde a sua criação já foram feitas intervenções de limpeza e plantação de floresta em 719 hectares das freguesias de Ariz, Peravelha, Caria, Arcozelo e Carregal”.
Ainda no mesmo sítio online é dito que “a Associação de Desenvolvimento Rural Lobos Uivam, nos anos anteriores tem tido como principal objetivo, contribuir para um Desenvolvimento Rural e Sustentável, favorecendo e valorizando os recursos do território, os recursos humanos e o seu conhecimento. Mas reconhecendo a importância que o sector agrícola e florestal, sempre tiveram no desenvolvimento das zonas rurais, e tendo em conta a época em que vivemos, entendeu-se que é cada vez mais necessário, mesmo fundamental, dinamizar, revitalizar e desenvolver outras atividades tradicionais que se perderam no tempo e outras atividades inovadoras, de modo a estancar o êxodo, a combater a desertificação de campos e de escolas. Assim, a nossa associação, representando quase meio milhar de associados, atenta a este fenómeno social e ambiental, abraçou duas causas: a Defesa da Floresta e dos seus Recursos Faunísticos e Florísticos, e a Defesa dos Valores Culturais e Práticas Tradicionais das Populações Rurais, recuperando recursos naturais e ambientais, e velhas tradições, estimulando o desenvolvimento das suas múltiplas potencialidades".
"A Associação dando continuidade ao projeto que tem vindo a executar, centrou a sua intervenção num conjunto de ações que julgamos fundamentais, no sentido de reestruturar o seu funcionamento interno, bem como reforçar as suas linhas de desenvolvimento, no quadro dos objetivos estratégicos que traçou e que tem vindo a aprofundar: 1) Desenvolvimento sustentável da floresta; 2) Ensino e formação profissional; 3) Animação turística, cultural, desportiva e de lazer”.
Fonte: CMMB

«Crime» - Três pessoas identificados por incêndio florestal

O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleos de Proteção Ambiental de Viseu e Moimenta da Beira, nos dias 26 e 28 de fevereiro, identificaram três homens com idades compreendidas entre os 33 e os 76 anos, suspeitos de terem praticado o crime de incêndio florestal, em Viseu e Moimenta da Beira.

No decorrer de ações de patrulhamento, os militares detetaram três ignições com origem no abandono de queimas de sobrantes agrícolas, tendo os mesmos evoluído para incêndios florestais. Após serem efetuadas diligências de investigação foi possível identificar os autores dos incêndios, responsáveis por uma área ardida de 42 000 m2 de mato e arvoredo.
Fonte: Rua Direita