Páginas

segunda-feira, 29 de julho de 2019

«Notícia» - Saiba onde estão os postos de abastecimento em situação de crise

Metade dos concelhos do distrito de Viseu não possui qualquer bomba de gasolina na Rede Estratégica de Postos de Abastecimento para veículos em geral, uma rede que foi actualizada pela Entidade Nacional Para o Setor Energético por causa da ameaça da greve dos motoristas, que está marcada para o dia 12 de agosto.
O distrito possui no total 15 locais, onde o cidadão pode abastecer em situação de crise energética. Viseu tem dois postos, enquanto que os concelhos de Carregal do Sal, Castro Daire, Cinfães, Lamego, Mangualde, Moimenta da Beira, Mortágua, Nelas, Santa Comba Dão, S. João da Pesqueira, S. Pedro do Sul, Vila Nova de Paiva e Vouzela possuem apenas um posto de abastecimento.
Já a Rede Estratégica de Postos de Abastecimento para veículos prioritários, como ambulâncias e viaturas da polícia, possui apenas um posto, que fica localizado na cidade de Mangualde.

Fonte: Jornal do Centro


quinta-feira, 25 de julho de 2019

«Divulgação» - Em Agosto, inscrições abertas para duas novas atividades na Biblioteca Municipal de Moimenta da Beira

Durante o mês de Agosto, a Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro, em Moimenta da Beira, terá duas novas atividades, uma a pensar nos mais novos e a outra nos adultos. A “Agora é Que Vai For”, destina-se a crianças dos 8 aos 12 e inclui as mais diversas atividades ligadas à palavra, a “brincar” ou a sério. Desde jogos, desafios de trava-línguas, elaboração de textos cómicos, criação de letras musicais ou lengalengas, as experiências são variadas e pretendem despertar nos participantes o gosto por novas abordagens à escrita e à leitura, em experiências que se querem marcantes e divertidas.
Para os adultos, com idades a partir dos 18, a Biblioteca abre portas a “Coisas de Gente Grande – Encontros Criativos de Palavras à Solta”. Porque a palavra tem o poder de libertar e de reprimir, as sessões desafiam os participantes ao confronto com as próprias emoções, boas e más, através da abordagem de temas como os boatos, os mal-entendidos, a comunicação manipulada; e o seu lado luminoso, o da cura, do amor, do sonho. As sessões incluem a escrita de pequenos textos através da evocação de uma simples palavra/memória, desafios surpresa, interpretação livre de trechos literários, entre muitas outras coisas.
As duas atividades são abertas ao público e gratuitas. Mas obrigam a inscrição: pelo e-mail biblioteca@cm-moimenta.pt ou pelo contacto telefónico 254 520 080.

Fonte: CMMB

«Divulgação» - Marcha de S. João 2019 da Quinta do Ribeiro exposta no átrio dos Paços do Concelho

Os arcos pintados que alunos e professores da Escola Profissional da Quinta do Ribeiro levaram às Marchas Populares das Festas de S. João 2019, em Moimenta da Beira, estão expostos no átrio dos Paços do Concelho até dia 12 de setembro.

O valor patrimonial do espaço daquela quinta localizada na Vila da Rua está ali representado com arte. A mostra, que inclui ainda uma réplica em miniatura do Convento de S. Francisco, e fotos daquela marcha popular nas festas sanjoaninas, merece visita.
Fonte: CMMB

«Notícia» - Expodemo cresce com parceiros, patrocínios e apoios empresariais

A Expodemo, em Moimenta da Beira, coração da maçã, não cresceu nem se agigantou sozinha. Ergueu-se e eleva-se com os imprescindíveis apoios, patrocínios e parcerias das instituições e organizações locais, regionais e nacionais. O apoio, empenhado e repetido, do seu principal parceiro, a Caixa Agrícola do Vale do Távora e Douro, é disso o exemplo maior, tanto mais tratando-se de uma instituição financeira enraizada há décadas na região, onde conta com uma rede de 13 agências nos concelhos de Moimenta da Beira, Aguiar da Beira, Armamar, Penedono, Sernancelhe, Tabuaço e Trancoso, que no conjunto constituem uma equipa de cerca de 55 colaboradores, formada para atender com base em valores como a simpatia, profissionalismo, conhecimento e privilegiando uma atitude de confiança com os clientes.
Depois, há uma lista de sete patrocinadores importantes, decisivos para a caminhada que começou em 2012: Domplex, Insercol, Mapfre Seguros, Minipreço, Sagres, SGL e Intermarché, estes dois últimos pela primeira vez. Os sete patrocinadores constituem outras tantas empresas de peso no panorama nacional que trabalham em força na nossa região, engrandecendo-a.

Finalmente um rol de outras organizações empresariais de forte implantação local e de setores industriais variados, algumas com sede no concelho de Moimenta da Beira e de forte pendor exportador, que dão emprego a um número significativo de pessoas: Polimagra, Canalbeira, Xerocar, Macodemo, Resinorte e Transdev. Resta a Beira Douro – Associação de Desenvolvimento do Vale do Douro, connosco desde a primeira edição. Obrigado! Todos juntos agigantam ainda mais a Expodemo!

A Expodemo vai realizar-se este ano de 2019 nos dias 13, 14 e 15 de setembro, como sempre um fim-de-semana alargado (sexta, sábado e domingo), e acolhe o melhor cartaz de todos os certames da região, certame que já tem um público fiel, mas promete boas sensações a todos. O evento é uma feira de negócios, é a Festa da Maçã, fruto da terra, das raízes e da Luz, que se assume hoje como um importante cartaz turístico e cultural organizado pela Câmara Municipal de Moimenta da Beira, coração da maçã.
Fonte: on-centro.pt

terça-feira, 23 de julho de 2019

«Divulgação» - 24 Horas seguidas de Futsal em Moimenta da Beira


Serão 24 horas seguidas de Futsal no Pavilhão Municipal de Moimenta da Beira. 
Vai começar no sábado, 27 de julho, às 15 horas, e acabar no dia seguinte, domingo, à mesma hora. 

O mega-torneio é organizado pela Comissão de Finalistas 2019/2020 do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira e tem o apoio do Município.

Há prémios para os três primeiros classificados.
As inscrições (abertas a todos os interessados) podem ser feitas até dia 25 de julho através dos contactos telefónicos 935 951 394 ou 938 526 050.
Fonte: Jornal do Centro

segunda-feira, 22 de julho de 2019

«Notícia» - Está aberto o período de inscrições para expositores da Expodemo 2019

Abriu esta segunda-feira, 22 de Julho, o período de inscrições para a participação de expositores na edição de 2019 da Expodemo. O prazo será encerrado assim que os espaços disponíveis esgotarem. O ano passado foram todos reservados em menos de uma semana. Os formulários de inscrição (comerciais, comércio ambulante, restauração/gastronomia, artesanato, associações/instituições e área descoberta) podem ser solicitados pelo e-mail expodemo@cm-moimenta.pt ou retirados do site do Município.
A Expodemo é promovida pela Câmara Municipal de Moimenta da Beira e vai decorrer de 13 a 15 de setembro no miolo mais urbano da vila. Três dias com o melhor cartaz de todos os certames da região, certame que já tem um público fiel, mas promete boas sensações a todos.
O evento é uma feira de negócios, é a Festa da Maçã, fruto da terra, das raízes e da Luz, que se assume hoje como um relevantíssimo cartaz turístico e cultural de Moimenta da Beira e da região, coração da maçã.
Fonte: CMMB

«Divulgação» - Feira de Caça e do Espaço Rural da Nave em Alvite, Moimenta da Beira

Largada de perdizes, prova de trabalho de cão coelheiro, avaliações morfológicas de cães, prova de caça à perdiz, demostrações de cães de rasto ao javali e até uma mesa-redonda para se falar sobre “A lei e a caça”. Faz tudo parte do programa da IX Feira de Caça e do Espaço Rural da Nave em Alvite, Moimenta da Beira, no fim-de-semana de 27 e 28 de julho. A organização é da Associação de Caçadores de Alvite e conta com o apoio da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, Junta de Freguesia de Alvite, Federação “Serras Vivas” de Soutosa e Confederação Nacional dos Caçadores Portugueses.
PROGRAMA
27 Julho (sábado)
“Caça Grossa”
08H00 - Largada de Perdizes (organização: Federação Serras Vivas - Soutosa (Zona de Caça Municipal Terras do Demo)
12h30 - Almoço Convívio
14h30 - Abertura Oficial da Feira
- José Eduardo Ferreira (Presidente CM Moimenta da Beira)
14h45 - A Lei e a Caça (Mesa Redonda)
15h30 - Concurso de Morfologia e Genética de Cães de Matilha
(Avaliação Morfológica dos Cães de Matilha)
16h30 - Demonstração de Cães de Rasto ao Javali
28 Julho (domingo)
“Caça de Pelo e Caça de Pena”
08h30 - Abertura da Feira
09h00 - Prova de Trabalho de Cão Coelheiro
- 09h30 - Eliminatórias
- 15h00 - Semi-Final
- 17h00 - Final
09h00 - Prova de Caça à Perdiz
11h00 - Início do Concurso de Morfologia de Podengo
12h30 - Almoço Convívio
16h00 - Avaliação Morfológica dos Podengos em Exposição
(Eleição dos melhores exemplares em exposição na Feira)
18h30 - Entrega de Prémios
19h00 - Encerramento da Feira
Fonte: CMMB

quinta-feira, 18 de julho de 2019

«Notícia» - Proteção Civil alerta para aumento do risco de incêndios

De acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se a partir de sexta-feira, dia 19 de julho, uma subida gradual da temperatura máxima e a diminuição da humidade relativa”, sublinha em comunicado a Proteção Civil.

Face às condições meteorológicas previstas para sexta-feira, sábado e domingo, a estrutura aponta para um aumento do risco de incêndio, com condições favoráveis a uma rápida propagação de chamas.

O risco é particularmente acentuado “nos concelhos com níveis que variam entre elevado a máximo”. Isto nos distritos de Beja, Bragança, Castelo Branco, Évora, faro, Guarda, Portalegre, Santarém, Setúbal, Vila Real e Viseu.

Espera-se assim “tempo seco com condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais”.


“Adequação de comportamentos”

A Autoridade de Emergência e Proteção Civil lembra ainda que, em locais onde o risco de incêndio seja muito elevado ou máximo, é proibida “a queima de matos cortados e amontoados, o uso de fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural, exceto se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito, o lançamento de balões com mecha acesa e de foguetes ou o fumigar ou desinfetar apiários, exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas”.

A Proteção Civil recomenda, por último, uma “adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural”.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou esta quinta-feira debaixo de aviso amarelo, por causa da subida de temperaturas, os distritos de Évora, Guarda, Castelo Branco, e Portalegre. Este aviso deverá vigorar até às 18h00 de sexta-feira.

O aviso amarelo é o terceiro de uma escala de quatro. Indica um quadro de risco para terminadas atividades que dependam da situação meteorológica.
Fonte: RTP.pt

«Divulgação» - Show Internacional de Hidroaviões na Albufeira de Vilar

É já no próximo fim-de-semana, dias 20 e 21 de julho, partir das 10h00, que se realizará mais um show de hidroaviões, desta vez com participantes estrangeiros, nas águas da Albufeira de Vilar, perto da praia fluvial, no concelho de Moimenta da Beira.

O show é uma espécie de ‘Air Race’, mas em versão de dimensões pequenas de hidroaviões telecomandados. Modelos em miniaturas, ou nem tanto, já que alguns chegam a ter mais de dois metros de envergadura.

O evento, que deverá juntar algumas dezenas de protótipos e de ‘pilotos’, capazes das maiores e mais arriscadas acrobacias aéreas, é organizado pelo Clube de Aeromodelismo do Norte com o apoio da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, dos Bombeiros Voluntários e do bar “Ar d’Rio”. Mais informações em: www.can.pt.
Fonte: Emissora das Beiras

quarta-feira, 17 de julho de 2019

«Notícia» - Utente da Artenave ganha ouro na Dinamarca

André Carvalho Pinto é um atleta da modalidade de Tricicleta da Associação Mover Viseu. Nasceu no dia 30 de novembro de 1983, na freguesia de São Cosmado, concelho de Armamar, e é utente da Artenave, em Moimenta da Beira, onde frequenta o Centro da Atividades Ocupacionais daquela instituição que trabalha, há décadas, na promoção social da população, através de atividades de reabilitação social, de inserção profissional e emprego dos mais vulneráveis.
Ora, o André Pinto, conseguiu uma proeza enorme. Participou nas provas de 100 e 400 metros de Tricicleta, alcançando a medalha de ouro nos 400m, tendo elevado ao mais alto nível o nome do distrito de Viseu e de Portugal.
Aconteceu tudo na cidade de Frederiksber, na Dinamarca, no “RaceRunning Developmet Camp e CPISRA Internacional Cup” que decorreu de 7 a 14 de julho e onde estiveram representados 18 países com 114 atletas num total de 400 participantes entre técnicos e acompanhantes. A seleção portuguesa fez-se representar por quatro atletas, sendo dois do Porto, um de Coimbra e o André Pinto a representar o Distrito de Viseu.
Fonte: CMMB

segunda-feira, 15 de julho de 2019

«Divulgação» - Passeio de Motos e Motorizadas com partida em Beira Valente, Moimenta da Beira

No próximo domingo, dia 21 de julho, a associação ‘Os Valentes da Sach’ promove o “1º Passeio de Motos e Motorizadas“ com meta de partida em Beira Valente, freguesia de Leomil, concelho de Moimenta da Beira. A concentração está marcada para as 9 horas, junto à Capela da aldeia, e podem participar todos os amigos e fãs daqueles veículos motorizados.
O programa inclui pequeno-almoço, almoço e convívio durante a tarde com umas pequenas brincadeiras. As inscrições podem ser feitas pelos contactos telefónicos: 933 078 210 ou 961 337 635.
Fonte: CMMB

quinta-feira, 11 de julho de 2019

«Notícia» - Faleceu Humberto Matos, antigo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira



Faleceu hoje, quinta-feira, 11 de julho, com 66 anos, António Humberto de Paiva Matos, antigo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira e atual Presidente da Direção da Associação de Fruticultores da Beira Távora.

Embora nascido em João Belo (hoje cidade de Xai-Xai), Moçambique, a 25 de janeiro de 1953, tinha as raízes todas (paternas e maternas) na freguesia de Sever, concelho de Moimenta da Beira, Município onde cedo ingressou na vida autárquica, primeiro como Vereador Municipal (1976) e depois como Deputado Municipal (1979). Interromperia a atividade política em 1984 para iniciar funções profissionais como quadro superior nas Direções Regionais de Agricultura da Beira Litoral (1984-1991) e Trás-os-Montes (1991-1994), enquanto Engenheiro Técnico Agrário.

Voltaria à vida autárquica em 1994 como Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, e depois como Vereador eleito em 1998 até 2009, tendo exercido em dois dos mandatos o cargo de Vice-Presidente da Câmara.

Mesmo investido nestas funções, foi sempre um apaixonado pela agricultura e a sua modernização no concelho e na região. Era fruticultor e um defensor acérrimo de uma agricultura inovadora, sempre preocupado com o estado da lavoura.

O Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, José Eduardo Ferreira, considerou-o sempre “um Grande Homem, de uma dedicação exemplar às causas públicas, ao longo de décadas, nunca deixando esmorecer o seu interesse por tudo o que nos diz respeito, independentemente das circunstâncias ou das funções que exerceu, e foram tantas, umas e as outras”.

O autarca, lamentando profundamente a sua perda, endereça à família as suas mais sinceras condolências. O corpo de António Humberto de Paiva Matos vai estar, a partir desta tarde, em câmara ardente na Capela do Espírito Santo, em Granjinha, Sever, realizando-se o seu funeral a partir da Igreja Matriz de Sever, onde será celebrada missa de corpo presente, amanhã, sexta-feira, 12 de julho, às 16 horas, seguindo para o cemitério da mesma localidade.
Fonte: noticiasdeviseu.com

«Notícia» - Concelhos do Distrito vão receber apoios para centros de recolha animal

Três agrupamentos de municípios do distrito de Viseu vão receber apoio do Governo para a construção de centros de recolha de animais de companhia.
Um dos agrupamentos envolve Resende e Baião, que elaboraram uma candidatura que foi aprovada, sendo que a infraestrutura vai ser construída em Resende. O presidente da Câmara local, Garcez Trindade, diz ao Jornal do Centro que no concelho já existe um espaço disponível para o centro, “que está praticamente infraestruturado”.
“Há todas as condições para se iniciar a instalação do centro de recolha de animais. Portanto, a candidatura foi-nos entregue e temos de fazer o termo de aceitação. A partir daí, basta desenvolver ao máximo para alcançarmos o nosso objetivo”, afirma.
Outro agrupamento contemplado envolve os concelhos de Penedono, Sernancelhe e S. João da Pesqueira.
Também Moimenta da Beira, Armamar e Tabuaço vão poder contar com um centro de recolha de animais de companhia, de modo a responder às necessidades concelhias. A liderar o processo está a Câmara moimentense. Ao Jornal do Centro, o presidente José Eduardo Ferreira diz que se trata de uma mais valia para os três concelhos.
“O centro é indispensável para dar cumprimento às exigências das nossas populações e é uma forma de podermos cumprir a legislação em vigor, que tem sofrido alterações recentes que colocam novas exigências aos municípios no tratamento dos animais”, sublinha o autarca.
José Eduardo Ferreira acrescenta que Moimenta da Beira também já tem um centro de recolha existente, “mas que não tem as condições adequadas às respostas que agora se exigem, nem às necessidades do concelho e de outros municípios”.
A nível nacional, são 16 os municípios e quatro agrupamentos de municípios que vão usufruir de mais de um milhão de euros do Governo para apoiar a construção e modernização de centros de recolha de animais de companhia.
Fonte: Jornal do Centro

«Divulgação» - Expodemo 19’, período de inscrições para expositores abre no dia 22 de julho

O período de inscrições para a participação de expositores na edição de 2019 da Expodemo, abrirá no próximo dia 22 de julho e será encerrado assim que os espaços disponíveis esgotarem. O ano passado foram todos reservados em menos de uma semana. O evento, promovido pela Câmara Municipal de Moimenta da Beira, decorre de 13 a 15 de setembro no miolo mais urbano da vila.
A Expodemo acolhe o melhor cartaz de todos os certames da região, certame que já tem um público fiel, mas promete boas sensações a todos. O evento é uma feira de negócios, é a Festa da Maçã, fruto da terra, das raízes e da Luz, que se assume hoje como um relevantíssimo cartaz turístico e cultural de Moimenta da Beira, coração da maçã.

quarta-feira, 10 de julho de 2019

«Notícia» - Escola de Andebol de Moimenta da Beira participou no maior Torneio de Andebol de Portugal

Trinta atletas de dois escalões (iniciados masculino e feminino) da Escola de Andebol de Moimenta da Beira participaram durante cinco dias (3 a 7 de julho) no “Handball Cup 2019”, o maior Torneio de Andebol de Portugal, na cidade de Paredes, que reuniu cerca de 3.500 atletas daqueles dois escalões que disputaram 600 jogos em 14 pavilhões desportivos.
Foi o fim da época desportiva 2018/2019, altura para a Escola de Andebol de Moimenta da Beira aproveitar para agradecer a colaboração de todas as entidades envolvidas: Câmara Municipal, Patrocinadores, Colaboradores, Dirigentes, Pais e Atletas, por todo o trabalho desenvolvido.
Fonte: CMMB

segunda-feira, 8 de julho de 2019

«Notícia» - Moimenta da Beira - 13 detidos por tráfico de estupefacientes


O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação Criminal de Moimenta da Beira, dia 05 de julho, deteve oito homens e cinco mulheres, com idades compreendidas entre os 17 e 43 anos, pela prática do crime de tráfico de estupefacientes, em Moimenta da Beira.

As detenções ocorreram na sequência de uma Operação Especial de Prevenção Criminal, por ocasião da realização do Festival Portugal 2019 “INFECTED”, tendo sido detetado e apreendido o seguinte:

301 doses de haxixe;
29 doses cocaína;
20 pastilhas de ecstasy;
14 doses de liamba;
Oito doses de MDMA.

A ação contou com a colaboração de militares dos Postos Territoriais de Moimenta da Beira, Sernancelhe e do Destacamento Territorial de Moimenta da Beira.

Os detidos vão ser presentes, hoje, no Tribunal Judicial de Moimenta da Beira.
Fonte: GNR.pt

«Divulgação» - Mercado dos Judeus estimula Festas de São Tiago, em Leomil, Moimenta da Beira

No dia 12 de julho, exatamente uma semana antes do início das Festas de São Tiago, Padroeiro da Freguesia de Leomil, Moimenta da Beira, tem lugar o Mercado dos Judeus, evento que faz jus à memória da presença judaica na antiquíssima vila de Leomil. É no fim-de-semana de 12, 13 e 14 de julho que esses tempos de judeus são enfatizados num programa que recria um regresso ao passado com passeios de charrete, desfile etnográfico, malabaristas, artesanato, gastronomia, folclore, animação, música, jogos tradicionais, entre outras iniciativas.
Depois, na semana seguinte, e durante oito dias, de 19 a 26 de julho, Leomil celebrará então o seu Padroeiro, São Tiago, com um cartaz recheado de eventos musicais e de diversão muito variada, com os promotores dos festejos a garantirem ‘barraca típica aberta todos os dias’. A organização é da Junta de Freguesia de Leomil com o apoio da Câmara Municipal de Moimenta da Beira e da associação “Coletivo de Melhoramentos”.
PROGRAMA
MERCADO DOS JUDEUS
12 Julho (sexta-feira)
18h00 - Abertura do mercado
21h00 - Orquestra CemNotas
13 Julho (sábado)
14h00 - Abertura do mercado
16h00 - Animação de rua:
- Marias Malucas
- Grupo de Concertinas do Vale do Távora
- Passeio de charrete e carrocel
20h30 - Desfile Etnográfico
21h00 - XXXIV Festival de Folclore do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Leomil
14 Julho (domingo)
14h00 - Abertura do mercado
16h00 - Animação de rua:
- Marias Malucas
- Cantares à desgarrada
- Passeios de charrete e carrocel
- Grupo tribal – malabaristas e espetáculo de fogo
21h00 - Noite de fados:
- Fadistas: Sílvia e Tozé Morais

SÃO TIAGO
19 Julho (sexta-feira)
21h00 - Memórias & Tradições
00h00 - Dj’s La Gramola Iker & Estevan (Espanha)
20 Julho (sábado)
21h00 - Regresso ao Passado com Vitor A. Ferreira
00h00 - Dj’s La Gramola Marcos & Carlos Briatore (Espanha)
21 Julho (domingo)
22h00 - Grupo Nova Dimensão
22 Julho (segunda-feira)
22h00 - USKADKASA
23 Julho (terça-feira)
22h00 - Função Pública
24 Julho (quarta-feira)
22h00 - Orquestra Costa Verde
00h00 - Espetáculo piromusical
25 Julho (quinta-feira)
08h00 - Arruada pelas ruas da freguesia com as bandas:
- Banda Filarmónica de Sernancelhe
- Banda Filarmónica de Magueija
11H30 - Missa solene seguida de majestosa Procissão em Honra de São Tiago
15h00 - Concerto das Bandas Musicais
22h00 - Banda ARKADIA
26 Julho (sexta-feira)
22h00 - Banda INEM
Fonte: CMMB

«Notícia» - Mais um Juiz de Moimenta da Beira Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça

Fernando Jorge Dias, Juiz Desembargador do Tribunal da Relação de Coimbra, que é natural de Granja do Paiva, freguesia de Caria, concelho de Moimenta da Beira, tomou posse ontem, quinta-feira, 4 de julho, do cargo de Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça. A sua nomeação tinha sido deliberada há um mês em Plenário Ordinário do Conselho Superior da Magistratura. O novo Juiz Conselheiro segue as pisadas do irmão Manuel Artur Dias (infelizmente falecido) também nascido e criado em Granja do Paiva, que havia sido nomeado para o mesmo cargo no dia 26 de novembro de 2014.
O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) é um órgão superior da hierarquia dos tribunais judiciais, sem prejuízo da competência própria do Tribunal Constitucional. Com sede em Lisboa, tem competência em todo o território e compreende secções em matéria cível, em matéria penal e em matéria social, e ainda uma secção para julgamento dos recursos das deliberações do Conselho Superior da Magistratura. Conta com um quadro de 60 juízes, a que acrescem 4 juízes militares, um por cada ramo das Forças Armadas e um pela Guarda Nacional Republicana.
No STJ, o Ministério Público (MP) é representado pelo Procurador-Geral da República, que se pode fazer coadjuvar e substituir pelo Vice-Procurador-Geral da República e por oito procuradores-gerais-adjuntos, exercendo estes últimos os cargos em comissão de serviço e sendo coadjuvados por assessores, também magistrados do MP. A coordenação da representação do MP no STJ é assegurada por um dos procuradores-gerais-adjuntos, designado, bienalmente, pelo Procurador-Geral da República.
Fonte: CMMB

quarta-feira, 3 de julho de 2019

«Notícia» - Ele sonhou e a obra nasceu. Será este o castelo mais insólito de Portugal?

Adriano dos Santos sempre sonhou ter um castelo, mais precisamente há 20 anos. Hoje continua a ser edificado pelas mãos do próprio - com a ajuda dos dois filhos - tornando-se uma atração turística em Sernancelhe, distrito de Viseu.

Adriano dos Santos nasceu em Leomil, no concelho de Moimenta da Beira, mas acabou por mudar-se para a freguesia de Lamosa, em Sernancelhe, depois de se ter casado. Já na altura sonhava com ter um castelo, igual à dos contos de fadas.
“Sempre gostei de castelos e dessas coisas assim do tempo medieval e sempre quis fazer uma coisa diferente no terreno”, disse Adriano, em declarações ao site Vortex Magazine, que acabou mesmo por fazer da sua casa um palácio.
As obras começaram há dez anos, mas ainda não terminadas, apesar de já se ver torres e pináculos, estando rodeados de uma muralha imponente, assim com um jardim e a residência de Adriano e família. Idealizado há mais de 20 anos, Adriano tinha ideias todos os dias.
"Para não as perder da memória, desenhava-as logo no chão. Depois passava-as para o papel e escolhia a melhor. Pouco tempo depois já tinha colocado uma pedra".
A obsessão por castelos vem da infância, quando colecionava figuras relacionadas com construções amuralhadas, palácios e fortes. O castelo não passa despercebido a quem por lá passa e hoje é uma verdadeira atracção turística, ficando à saída da aldeia de Lamosa.
Claro que uma obra desta natureza, em pleno século XXI, foi alvo de vários embargos: “Se fosse mostrar o projeto à Câmara, era logo tudo chumbado”, confessa Adriano, que mesmo assim viu várias vezes a sua obra ser embargada pelos fiscais municipais.
“Não me saíam aqui da porta. Um dia fui à Câmara e falei com um dos vereadores. Nunca mais cá voltaram”, disse, referindo que "ainda vai ser necessário muito dinheiro para acabar e montar tudo", ponderando ainda candidatar o projeto aos fundos estruturais.
De forma a rentabilizar o castelo, Adriano está a pensar em transformar o castelo num restaurante. “É uma coisa diferente, pode ser que dê resultado”.
Toda a obra foi construída exclusivamente pelo próprio Adriano e pelos dois filhos, tendo já dispensado 350 mil euros. No total, está incluído o custo do trabalho pessoal: “Uma coisa que eu veja, consigo logo engenhá-la. Isto tem ido aos poucos. Umas vezes depressa de mais, outras devagar. Às vezes, desanimo, mas é sempre por pouco tempo”, garantiu.
“Às vezes, é uma romaria à porta. Há dias em que digo que o dono não está e lá se vão embora. Só assim é que consigo ter paz para acabar a obra”.
Quatro quilómetros é a distância que separa o Castelo de Adriano da aldeia de Lamosa, onde está o famoso santuário da Lapa, um dos mais concorridos da região.
“Nos dias de romaria, muita gente faz um desvio e passa por aqui para o admirar”, desabafou.
Fonte: viagens.sapo.pt


«Divulgação» - Caminhar pela Saúde e pelos Afetos, em Alvite, Moimenta da Beira

No próximo sábado, 6 de julho, às 14h30, o Centro Comunitário de Alvite promove uma caminhada “pela Saúde” e “pelos Afetos” aberta a toda a comunidade. O programa inclui rastreios de saúde e lanche partilhado. Tudo no âmbito do “Lar com Vida”.
Caminhar é a forma mais simples de praticar exercício físico. É gratuito e não implica idas ao ginásio, basta um espaço aberto. Caminhar é também um dos exercícios mais indicados para quem se quer manter ativo, enérgico e independente, mesmo numa idade avançada. Mas as vantagens da caminhada vão muito além das questões práticas, estando documentados vários benefícios para a saúde. Por exemplo, sabia que ajuda a melhorar o sono e que potencia o funcionamento do cérebro?
Fonte: CMMB

terça-feira, 2 de julho de 2019

«Divulgação» - Inscrições abertas para Passeio de Motorizadas em Peva, Moimenta da Beira

“Os Amigos das 50”, que é como quem diz “os amigos dos veículos motorizados cuja cilindrada não exceda 50 cm3” realizam no próximo domingo, 7 de julho, com partida em Peva, Moimenta da Beira, o “8º Passeio Convívio”. A concentração está marcada para as 8h30 e o pequeno-almoço para as 9 horas. O programa inclui almoço, cerca das 13 horas, e lanche às 17 horas. A organização é da Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Peva e as inscrições podem ser feitas pelos contactos telefónicos: 936 686 451 ou 936 656 364.
Fonte: CMMB

«Notícia» - Convívio Sénior na Praia Fluvial de Segões, Moimenta da Beira

Foi mais um Convívio Sénior na Praia Fluvial de Segões, Moimenta da Beira. O evento desta terça-feira, 2 de julho, juntou utentes de onze instituições de solidariedade social do concelho para uma bela sardinhada ao almoço e depois bailarico animado ao longo da tarde. Apoiaram a iniciativa os Bombeiros Voluntários e a equipa de enfermagem da UCC de Moimenta da Beira no rastreio de saúde.
IPSS presentes: Santa Casa da Misericórdia de Moimenta da Beira; UNISE; ARATI; Centro Social Paroquial Casimiro e Elvira Lemos, Caria; Centro de Bem-Estar e Repouso da Paróquia de Sever; Centro Comunitário de Alvite; Casa Nossa, S. Martinho de Peva; Centro de Solidariedade Social Cabacense, Cabaços; Obra kolping de Castelo; Lar da Casa do Povo de Leomil; e Associação de Cultura, Recreio e Solidariedade Social de Vila da Rua.

«Divulgação» - “Resistência” no palco maior da Expodemo, dia 13 de setembro, em Moimenta da Beira

É uma das bandas de maior sucesso em Portugal. Um supergrupo que junta em concerto uma constelação de estrelas única. Nove, todas com brilho próprio: Tim, dos Xutos & Pontapés (voz e guitarra); Miguel Ângelo, dos Delfins (voz); Olavo Bilac, dos Santos & Pecadores (voz); Alexandre Frazão (bateria); Fernando Cunha (voz e guitarra 12 cordas); Fernando Júdice (baixo); José Salgueiro (percussões), Mário Delgado (guitarra) e Pedro Jóia (guitarra clássica). A banda vai subir ao palco maior da Expodemo, dia 13 de setembro, às 22h30, em Moimenta da Beira.
Os “Resistência” nasceram em 1991. A estreia com ‘Palavras ao Vento’ foi fulgurante. Depois, deram balanço ao tema original dos Sitiados “A noite”. Esta versão dos Resistência ganhou tal dimensão que a música mais facilmente lhes é atribuída do que aos próprios autores. Acontece o mesmo com o tema “Amanhã é Sempre Longe Demais”, dos Rádio Macau. Mas não pensem que são apenas dois acasos fortuitos. Quem nunca disse que gostava de “Nasce Selvagem” ou “Não sou o único”, dos Resistência? Pois… na verdade, são temas dos Delfins e dos Xutos & Pontapés, respetivamente.
Já resistem há quase três décadas. Até quando resistirão? Miguel Ângelo lembra Cohen, que cantou até ao final, Dylan, que não para (“continua numa never ending tour”), os Stones idem. Por isso, diz: “Somos um coletivo que quando tem disponibilidade se junta, vai para a estrada e faz concertos. Até quando iremos? Até ao fim. É, para já, o nosso pacto.”
A Expodemo, em Moimenta da Beira, vai realizar-se este ano de 2019 nos dias 13, 14 e 15 de setembro, como sempre um fim-de-semana alargado (sexta, sábado e domingo) para acolher o melhor cartaz de todos os certames da região, certame que já tem um público fiel, mas promete boas sensações a todos. O evento é uma feira de negócios, é a Festa da Maçã, fruto da terra, das raízes e da Luz, que se assume hoje como um importante cartaz turístico e cultural organizado pela Câmara Municipal de Moimenta da Beira, coração da maçã.
Fonte: CMMB