Páginas

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

«Notícia» - Concelhos do Norte do Distrito de Viseu unem-se para criar a Águas do Douro Sul

A Associação de Municípios do Vale do Douro Sul constituiu a associação Águas do Douro Sul.
Segundo a entidade intermunicipal, a nova organização foi criada com o objetivo de gerir os sistemas públicos de captação de água, tratamento e distribuição e drenagem e tratamento de águas residuais.
Fazem parte da nova entidade os concelhos de Armamar, Lamego, Moimenta da Beira, Penedono, Resende, S. João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço e Tarouca, assim como Vila Nova de Foz Côa, do distrito da Guarda.
A associação vai gerir a distribuição da água em baixa e também o saneamento básico. A Águas do Douro Sul também prevê realizar a substituição e remodelação dos sistemas de água, através de uma candidatura a fundos comunitários no âmbito do abastecimento público.
A entidade vai ter sede em Lamego. O presidente da Câmara, Ângelo Moura, diz que a Águas do Douro Sul vai ser uma mais-valia para a região. “Era uma luta para todos os municípios, que permitirá alavancar investimento avultado nesta área que cada município não teria capacidade de concretizar individualmente. Era um projeto que tem anos. O que pretendemos é a criação de uma entidade que faça uma gestão mais profissional e racional, contribuindo para uma resposta mais eficiente e uma gestão de proximidade”, refere o autarca.
Já o presidente da autarquia de Armamar, João Paulo Fonseca, acrescenta que a nova associação vai permitir lançar diversas obras, com o apoio de dinheiros comunitários, no valor de 30 milhões de euros.
“Achamos todos que este seria o caminho a seguir, criando esta associação de municípios para conseguirmos aceder a fundos que são importantes para a renovação das redes de águas domésticos e residuais. Todos os municípios fizeram grandes investimentos neste setor há cerca de 30 anos e percebemos que era necessário fazer renovar esta rede e criar novas infraestruturas, tendo em conta aquilo que é uma obrigação das autarquias na defesa do ambiente”, explica.
A captação e o tratamento continuam a cargo da empresa Águas do Norte. Os órgãos sociais da Águas do Douro Sul vão ser eleitos a 7 de novembro.
Fonte: jornaldocentro.pt

«Notícia» - Barragem de Vilar, Leomil, Praia Fluvial de Segões e Vila da Rua em ‘blog’ de promoção turística

É uma ‘blogger’ que percorre o país (e o mundo) e que escreve sobre essas viagens, aventuras e experiências vividas nelas, tudo acompanhado de fotos, que depois publica no timeoff.pt , o blog que criou em 2017 e que conta já com mais de 400 mil visualizações.

Há dias, entre 17 e 21 de outubro, Ana Maria Pinto reteve-se no concelho e escreveu sobre a Praia Fluvial de Segões, a Barragem de VilarLeomil e Vila da Rua.

*Cique em cima do nome de cada um dos sítios visitados e encontra a reportagem.

Fonte: CMMB

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

«Divulgação» - Serranias, sábado e domingo em Soutosa. Cartaz de gastronomia à antiga, cultura, ambiente e música com Ruizinho de Penacova

Açorda de bacalhau, ossos da suã, entrecosto, sarrabulho, torresmo, arroz de sanchas (míscaros) e feijoada típica. Tudo feito em potes de ferro sobre as brasas que ardem no lajedo perto do largo principal da aldeia de Soutosa. Há ainda o pão caseiro cozido em forno comunitário e doçaria conventual. São as ementas do “Serranias, Festival de Sabores e Tradições” que se vai realizar em Soutosa, Moimenta da Beira, terras de Aquilino Ribeiro, já no próximo fim-de-semana, sábado e domingo, 2 e 3 de novembro.

Mas o programa não vive só de sabores, aposta muito na cultura (há apresentação de livro e concurso de fotografia) e na valorização da natureza (Parque Paiva Natura e caminhada ao longo do Paiva). Pelo meio há muitos momentos musicais e uma feirinha de exposição e venda de produtos regionais. Um cartaz que promete!

PROGRAMA

02 novembro
(sábado)
08h00 | Tradicional Matança do Porco
10h00 | Tradicional Matabicho
12h00 | Tradicional Almoço da Matança do Porco:
Açorda de Bacalhau, Sarrabulho, Torresmos, Batata Cozidas
Papas de Ralão e Maçã de Moimenta da Beira
16h00 | Magusto tradicional com jeropiga
19h00 | Tradicional Ceia da Desmancha do Porco:
Ossos da Suã e Entrecosto, Batata Cozida,
Papas de Ralão e Maçã de Moimenta da Beira
20h30 | Noites Encantadas: apresentação CineEco; atuação do grupo InAkustic (Filipe e Vera); atuação de Joana Almeida, menina revelação; Momentos Poéticos
23h30 | Música: Oskar’Dj e Piratas

03 novembro
(domingo)
09h30 | Apresentação do Parque Paiva Natura e Caminhada
12h00 | Almoço Típico da Época:
Arroz de Sanchas (míscaros), Feijoada Típica e Arroz Doce
13h00 | Atuação do Grupo de Concertinas Diatónicos
14h00 às 15:30H | Entrega de Prémios do Concurso Fotográfico
Apresentação do Livro Antologia Aquiliniana (edição conjunta de União de Freguesias, Baldios e Câmara Municipal)
Momentos musicais com Pedro Castro e Inês Guimarães
15h30 | Concerto do Artista “Ruizinho de Penacova”

Ao longo do dia
Feirinha de Produtos Regionais
Grupo de Animação "Marias Malucas Romeiras de Portugal"
Insufláveis


quinta-feira, 24 de outubro de 2019

«Divulgação» - “Rualidades”, a festa das colheitas em Vila da Rua, Moimenta da Beira, é já no sábado e domingo

É na época de colheitas, fim da época da apanha da maçã e da uva, e no decurso da apanha da castanha, que a freguesia de Vila Rua, Moimenta da Beira, celebra em ambiente festivo o trabalho do campo, exaltando os produtos que a terra lhe dá todos os anos. Mas não só. Aproveita o certame, que se realizará já este fim-de-semana, sábado e domingo, 26 e 27 de outubro, para aclamar igualmente outros produtos manufaturados como os doces tradicionais, doces conventuais, a gastronomia, etc., produtos esses que vão estar expostos e à venda no Largo da Igreja de Vila da Rua.

PROGRAMA
26 de outubro
(sábado)
17h00 – Abertura dos stands
21h00 – Atuação do Grupo de Música Popular “Cantigas na Eira”

27 de outubro
(domingo)
10h00 – Abertura Oficial da Feira
11h30 – Missa das Colheitas
12h30 – Almoço Convívio
15h00 – Tarde Popular
Atuação do Grupo de Concertinas “Diatónicos”


domingo, 20 de outubro de 2019

«Divulgação» - Degustações de maçã na Loja de Turismo, segunda-feira, para comemorar o Dia Mundial da Maçã

Maçã desidratada; bolo de maçã com noz; muffins de maçã e canela; maçãs; e infusão de maçã & canela. É uma mostra pequena, simbólica, para ser degustada por quem visitar a Loja Interativa de Turismo, em Moimenta da Beira, na próxima segunda-feira, 21 de outubro, data em que se comemora o Dia Mundial da Maçã.

A mostra é pequena, sim, e simbólica também, mas reveste-se de significado grande porque na região, Moimenta da Beira é o coração da maçã. E a maçã é fruta que dá saúde, previne doenças do foro oncológico. Tem quercetina, que é um poderoso agente antioxidante que ajuda a afastar as gripes. Fortalece o sistema imunológico. A maçã consegue ainda prevenir o intestino preso, diabetes e enfermidades da pele. Evita também as diabetes, dado que uma das propriedades da maçã é a pectina que ajuda no controlo da glicemia. Purifica o sangue e melhora o sistema nervoso, diminuindo a ansiedade. Hidrata o corpo e repõe as energias. Mantém os dentes brancos e saudáveis, visto que a principal causa das caries dentárias são bactérias e a maçã possui propriedades que matam até 80% desses germes. Também melhora o funcionamento cerebral, evitando doenças como Alzheimer. Por isso é tão importante comer a casca da maçã, visto que é nela que residem a maior parte dos nutrientes.

O Dia Mundial da Maçã assinalou-se pela primeira vez a 21 de outubro de 1990 em Londres e desde então tem sido comemorado um pouco por todo o mundo como data simbólica para organizações que se dedicam à promoção da saúde.
Fonte: CMMB

«Desporto» - Resultados AF Viseu

Divisão Honra:








1ª Divisão Zona Norte:






Fonte: ZeroZero.pt

quinta-feira, 17 de outubro de 2019

«Notícia» - Câmara vai abrir candidaturas para 25 prémios de mérito estudantil, 37.500 mil euros, o valor mais alto de sempre

Têm de estar matriculados no ensino superior (ano letivo 2019/2020), residir no concelho de Moimenta da Beira, ter no máximo 25 anos de idade e ser estudantes de mérito, mas com dificuldades económicas comprovadas que não lhes permitem o prosseguimento dos estudos pelos seus próprios meios. Estes são alguns dos requisitos exigidos para as candidaturas que abrem na próxima segunda-feira, 21 de outubro, e fecham a 18 de novembro. Ao todo, a Câmara Municipal de Moimenta da Beira poderá atribuir até 25 prémios de mérito estudantil, no valor individual de 1500 euros, num total de 37.500 euros. É o montante mais alto de sempre e também o maior número de prémios a atribuir até hoje. Uma aposta reforçada que é concretizada pelo município pelo 6º ano consecutivo.


“A frequência do ensino superior é uma meta que alguns procuram atingir, mas os custos que lhe estão associados dificultam este processo de formação pessoal. Todos os apoios serão, por isso, justos e bem aceites por parte daqueles cujos recursos são poucos e desejam o acesso à formação superior, podendo virem a ter uma oportunidade de o concretizarem”, argumenta José Eduardo Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira.


O regulamento, o boletim de candidatura e o aviso podem ser consultados aqui.
Fonte: CMMB

quarta-feira, 16 de outubro de 2019

«Notícia» - Homem atinge mulher com foice na cabeça em Moimenta da Beira

Um homem atingiu, esta terça-feira à noite, a mulher, de 61 anos, com uma foice na cabeça em Vilar, no concelho de Moimenta da Beira.

Segundo o Jornal de Notícias, o homem foi detido pela Policia Judiciária (PJ) de Vila Real e a vítima foi transportada em estado grave para o hospital de Viseu.

"A vítima foi atingida na cabeça e sofreu um traumatismo craniano", disse o comandante dos bombeiros de Moimenta da Beira, José Requeijo, citado pelo mesmo jornal, que escreve ainda que a mulher se encontra internada e estável.
Fonte: SOL.pt



Reportagem CM:


segunda-feira, 14 de outubro de 2019

«Divulgação» - “Rualidades”, a festa das colheitas em Vila da Rua, Moimenta da Beira, dias 26 e 27 de Outubro

É na época de colheitas, fim da época da apanha da maçã e da uva, e no decurso da apanha da castanha, que a freguesia de Vila Rua, Moimenta da Beira, celebra em ambiente festivo o trabalho do campo, exaltando os produtos que a terra lhe dá todos os anos. Mas não só. Aproveita o certame, que se realizará nos próximos dias 26 e 27 de outubro, para aclamar igualmente outros produtos manufaturados como os doces tradicionais, doces conventuais, a gastronomia, etc., produtos esses que vão estar expostos e à venda no Largo da Igreja de Vila da Rua.
PROGRAMA
26 de outubro
(sábado)
17h00 – Abertura dos stands
21h00 – Atuação do Grupo de Música Popular “Cantigas na Eira”
27 de outubro
(domingo)
10h00 – Abertura Oficial da Feira
11h30 – Missa das Colheitas
12h30 – Almoço Convívio
15h00 – Tarde Popular
Atuação do Grupo de Concertinas “Diatónicos”
Fonte: CMMB

«Notícia» - Campeonato de Portugal de Trial 4x4: Leomil, uma prova “dos diabos”

Seis anos depois, a maior competição de trial 4x4 regressou ao Alto da Portela, em Leomil, Moimenta da Beira, presenteando os participantes da 5ª etapa do Campeonato de Portugal de Trial 4x4 com os “Calhaus do Demo”, assim era conhecido antigamente este espaço, um monte agreste de dificuldades naturais e muito técnicas. Foi este domingo, 13 de outubro, mas o programa teve início no sábado, dia de operação de charme (os veículos estiveram expostos no largo do Tribunal) e de verificações técnicas. Um fim-de-semana de adrenalina.

O vencedor na classe principal foi Cláudio Ferreira (Auto Higino) que já começara em grande este ano de 2019 ao vencer em Valongo. Seguiram-se depois vários azares em Mação e Vila Nova de Famalicão. Em Bragança conseguiu a vitória na classe ‘Super Proto’, mas não em Absoluto. Mas agora em Moimenta da Beira venceu nas duas frentes e voltou a intrometer-se na luta pelo título.

Marcelo Lopes (Team Lucrofusão) continua a ficar muito perto da vitória em termos absolutos. A jogar em casa chegou a andar muito tempo na frente, mas deixou escapar a vitória maior. Ficou em primeiro lugar da ‘Classe Proto’, que agora lidera.

Em ‘Extreme’, Carlos Gomes (Team Rafael e Gomes) voltou às vitórias com mais 6 voltas do que o adversário direto Nuno Matos (Auto Bernardo Capitcho Team).

Na classe de ‘Promoção’ João Fernandes (Jovi Team) entrou em pista a saber que precisava apenas de cumprir o tempo regulamentar para se sagrar campeão. Mal o piloto sabia, no arranque deste CPT4x4, que se ia sagrar campeão nacional em casa.

Mais um campeão encontrado. Na classe ‘UTV/Buggy’ Carlos Martins e João Pinto (Reciclapeças) fizeram a festa em Moimenta da Beira.

Francisco Fonseca (Team Urbano&Urbano) foi o vencedor na classe ‘Fun’, com o excelente registo de 15 voltas à pista.

O CPT 4x4 2019 termina, à semelhança do que é hábito, no concelho de Paredes. A sexta e derradeira etapa está marcada para 17 de Novembro.

Visualizar vídeo da prova aqui



CLASSIFICAÇÕES 

Classe Absoluto
1.º Cláudio Ferreira – Crawler Mercedes – 22 voltas
2.º Marcelo Lopes – Toyota Land Cruiser 250 – 22 voltas
3.º António Henriques – Proto XS5 – 20 voltas

Classe Proto
1.º Marcelo Lopes – Toyota Land Cruiser 250 – 22 voltas
2.º António Henriques – Proto XS5 – 20 voltas
3.º Luís Bacelo – Nissan Patrol – 17 voltas

Classe Super Proto
1.º Cláudio Ferreira – Crawler Mercedes – 22 voltas
2.º Adriano Santos – Crawler BJ40 – 20 voltas
3.º Laurindo Mendonça – Jimny Proto Crawler – 14 voltas

Classe Extreme
1.º Carlos Gomes – Nissan Proto – 23 voltas
2.º Nuno Matos – Land Rover Defender 110 – 17 voltas
3.º Bruno Bastos – Nissan Patrol Y 60 – 14 voltas

Classe Promoção
1.º João Fernandes – Nissan Patrol – 12 voltas

Classe UTV/Buggy
1.º Carlos Martins – Bombardier Can-Am Maverick – 13 voltas

Classe Fun
1.º Francisco Fonseca – Nissan Patrol 260 – 15 voltas
2.º Emanuel Mendes – Nissan Patrol – 13 voltas
3.º Tiago Costa – Nissan Patrol –12 voltas

Fonte: CMMB

domingo, 13 de outubro de 2019

«Desporto» - Resultados AF Viseu

Divisão Honra:






1ª Divisão Zona Norte:





Fonte: ZeroZero.pt

sexta-feira, 11 de outubro de 2019

«Notícia» - Núcleo de Investigação Criminal desmantelou rede de tráfico de droga que atuava em Viseu, Vila Real e Porto

O Núcleo de Investigação Criminal de Moimenta da Beira, deteve 11 pessoas, dez homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 19 e os 47 anos, por tráfico de estupefacientes, nos distritos de Viseu, Vila Real e Porto.

No âmbito de uma investigação, a GNR apurou que o grupo dedicava-se à venda de estupefacientes junto à zona portuária  de Pinhão, vendendo essencialmente a tripulantes e passageiros de navios turísticos que ali atracavam ou faziam escala.

Após a investigação, foi dado cumprimento a dez mandados de detenção, nos concelhos de São João da Pesqueira, Sabrosa, Alijó, Lamego e Matosinhos,

No total foram realizadas 11 buscas domiciliárias e quatro buscas em viaturas, onde foram apreendidas, 261 doses de haxixe, um veículo, 15 telemóveis, uma arma de airsoft; 1 550 euros em numerário.

Os detidos foram presentes ao Tribunal Judicial de Moimenta da Beira.

Esta operação contou com a colaboração de binómios cinotécnicos e dos Núcleos de Investigação Criminal do Comando Territorial de Viseu, do Destacamento Territorial de Moimenta da Beira, do Comando Territorial de Vila Real, da Unidade de Intervenção e da Polícia de Segurança Pública.
Fonte: http://alivefm.pt

quarta-feira, 9 de outubro de 2019

«Divulgação» - Já arrancaram as sessões de exercício físico para pessoas com diabetes. A frequência é gratuita

Tiveram início no passado dia 2 de outubro as sessões de exercício físico do programa “Diabetes em Movimento”, em Moimenta da Beira. Já começaram, é verdade, mas as inscrições continuam abertas até 31 de dezembro de 2019, através de referenciação dos médicos de família das unidades de saúde aderentes. As sessões de exercício decorrem às 2ªs, 4ªs e 6ªs no Pavilhão Municipal de Moimenta de Beira e são monitorizadas por profissionais do exercício físico e por enfermeiros. A participação é gratuita.

O programa é para pessoas com diabetes “tipo 2” e é implementado em parceria entre a USF Aquilino Ribeiro, UCSP Moimenta da Beira e UCC Moimenta da Beira Saudável, o Município de Moimenta da Beira e o ACES Douro Sul da Administração Regional de Saúde do Norte. A coordenação é realizada pelo Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física e pelo Programa Nacional para a Diabetes da Direção-Geral da Saúde.

Este programa de intervenção multi-institucional, multidisciplinar e multicomponente representa um esforço articulado da sociedade para proporcionar uma solução concreta e efetiva de exercício físico para esta população.

A diabetes é um dos principais problemas de saúde pública do nosso país (existem cerca de 1 milhão de pessoas com esta doença crónica em Portugal) e a atividade física é um dos pilares do tratamento, melhorando o controlo metabólico, reduzindo o risco cardiovascular e aumentando a funcionalidade e a qualidade de vida.

Fonte: CMMB


segunda-feira, 7 de outubro de 2019

«Notícia» - Orquestra CemNotas vai abrilhantar noite da Gala Nacional da Luta contra o Cancro

É um convite honroso! A Orquestra CemNotas, de Moimenta da Beira, vai abrilhantar a noite da Gala Nacional da Luta contra o Cancro/Educação para a Saúde que decorrerá no Porto, no dia 22 de Novembro, pelas 21h30, na Aula Magna da Universidade Portucalense, sala com capacidade para cerca de 400 lugares sentados.

“O convite deixou-nos surpresos, não só pela sua dimensão, causa e importância, mas também por todo o seu historial de convidados musicais de honra do nosso país (artistas conceituados e orquestras)”, sublinha Ricardo Pereira, o diretor da Orquestra.

Além de momentos musicais e culturais, o programa da Gala incluirá a audição de ‘estórias’ inspiradoras no âmbito da prevenção do cancro, capacitação e solidariedade, ‘estórias’ de pessoas e entidades que se destacaram na luta contra o cancro e que serão distinguidas neste evento.

A Orquestra CemNotas nasceu em 2013, em Moimenta da Beira, da fusão de talentos e criatividades musicais de alunos com idades compreendidas entre os 6 e os 19 anos! Conta atualmente com mais de 60 crianças e jovens, e é também uma instituição e uma escola de música com uma mensagem positiva para cada um dos seus instrumentistas e executantes, apontando-lhes caminhos afirmativos para a vida futura, profissional ou apenas como cidadão do mundo.
Fonte: CMMB

«Divulgação» - Câmara abre concurso para contratação de quatro técnicos para o combate ao insucesso escolar

A Câmara Municipal de Moimenta da Beira vai implementar um Plano de Combate ao Insucesso Escolar no concelho com o objetivo de diminuir a taxa de abandono escolar. Para o efeito, foi delineado um plano integrado que passa pela estruturação de uma equipa multidisciplinar de quatro técnicos, constituída por um psicólogo, um animador sociocultural, um técnico de educação e um terapeuta da fala, que promoverá o desenvolvimento de novas metodologias e conteúdos pedagógicos, bem como a construção de uma ferramenta de monitorização de todo o meio escolar, visando a criação e ativação de respostas dirigidas aos alunos em situação de risco e de perigo de insucesso escolar e respetivas famílias.

O prazo do concurso para a contratação daqueles quatro técnicos começou hoje, 4 de outubro de 2019, e está aberto até às 23h59 do próximo dia 13 de outubro. Alerta-se, contudo, que quem quiser concorrer tem de se inscrever previamente na plataforma da Contratação Pública que pode ser consultada aqui.

Os concorrentes que queiram obter mais esclarecimentos devem dirigir-se ao Balcão Único de Atendimento que funciona no rés-do-chão do edifício dos Paços do Concelho de Moimenta da Beira ou através do telefone 707 451 451 da Plataforma eletrónica acingov.
Fonte: CMMB

domingo, 6 de outubro de 2019

quinta-feira, 3 de outubro de 2019

«Notícia» - Farto de rendas altas? Estes são os 25 municípios mais baratos em Portugal

Dos 1,86 euros/m2 de Moimenta da Beira, aos 2,62 euros/m2 de Vila Nova de Poiares, conheça os 25 municípios de Portugal, onde o preço da renda por metro quadrado é mais barato.

Para quem está farto dos preços altos praticados em Lisboa e no Porto, existem vários locais em Portugal onde os preços ainda são acessíveis a carteiras mais modestas. Os 25 municípios com o metro quadrado mais barato de Portugal foram divulgados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Na liderança deste ranking surge o município de Vila Nova de Poiares, no distrito de Coimbra, com um valor da renda por metro quadrado de 2,62 euros, seguido por Marco de Canaveses, com 2,61 euros/m2 e por Seia, com 2,59 euros/m2 que fecha o pódio.

No quarto lugar aparece Bragança, com 2,57 euros /m2, um cêntimo a mais que Gouveia, com 2,56 euros m2/. Segue-se Cinfães com 2,55 euros/m2 e Póvoa de Lanhoso, com 2,53 euros/m2, valor idêntico ao que se verifica em Sever do Vouga, no distrito de Aveiro.

Descemos no mapa até Coimbra, onde se encontra o município de Arganil, com um valor de 2,51 euros/m2. O último lugar do top-10 é ocupado por Felgueiras com 2,50 euros/m2, a que se segue Lousada, com 2,43 euros/m2, um cêntimo a mais do que se regista em Mirandela (2,42 euros/m2). Com 2,41 euros/m2 aparece o município de Borba, no distrito de Évora e com menos um cêntimo surgem Baião e Portalegre (2,40 euros/m2).

No 16º lugar surge o município de Valpaços, com 2,39 euros/m2, seguido por Oliveira do Hospital, com 2,37 euros/m2. Mortágua, no distrito de Viseu tem um valor de renda de 2,32 euros/m2, a que se segue Macedo de Cavaleiros, com 2,24 euros/m2.

No 20º posto aparece Lamego, com 2,23 euros/m2 e depois Vila Nova de Foz Côa, com 2,20 euros. Os últimos quatro municípios deste ranking têm um valor de renda por metro quadrado abaixo dos dois euros.

Em 22º lugar surge Belmonte (1.97 euros/m2), seguido por Vila Viçosa (1,93 euros/m2) e de Sátão, no distrito de Viseu, com 1,93 euros/m2. O município com o valor de renda por metro quadrado mais barato de Portugal é o de Moimenta da Beira, com 1,86 euros/m2.


ConcelhoPreço médio por m2 no arrendamento
Vila Nova de Poiares2,62 euros/m2
Marco de Canaveses2,61 euros/m2
Seia2,59 euros/m2
Bragança2,57 euros/m2
Gouveia2,56 euros/m2
Cinfães2,55 euros/m2
Póvoa de Lanhoso2,53 euros/m2
Sever do Vouga2,53 euros/m2
Arganil2,51 euros/m2
Felgueiras2,50 euros/m2
Lousada2,43 euros/m2
Mirandela2,42 euros/m2
Borba2,41 euros/m2
Baião2,40 euros/m2
Portalegre2,40 euros/m2
Valpaços2,39 euros/m2
Oliveira do Hospital2,37 euros/m2
Mortágua2,32 euros/m2
Macedo de Cavaleiros2,24 euros/m2
Lamego2,23 euros/m2
Vila Nova de Foz Côa2,20 euros/m2
Belmonte1,97 euros/m2
Vila Viçosa1,94 euros/m2
Sátão1,93 euros/m2
Moimenta da Beira1,86 euros/m2

Fonte: jornaleconomico.sapo.pt

«Notícia» - Boas expetativas para a campanha da maçã no norte do Distrito de Viseu

Os produtores de Moimenta da Beira esperam que 2019 seja um bom ano para a campanha da maçã. A época já arrancou recentemente e promete trazer bons frutos à região.

Ao Jornal do Centro, o presidente da Cooperativa Agrícola do Távora, João Silva, diz que antevê a maior produção de sempre. “Temos uma grande produção e fruta com qualidade. Estamos a aguardar que as coisas terminem, estamos neste momento nas vermelhas e nas Golden”, afirma.

O dirigente sublinha ainda que foram feitos grandes investimentos, com vista ao aumento da capacidade de frio para mais do dobro face à anterior capacidade, e que foram implementadas novas regras. “Se Deus quiser, vamos ficar com tudo cheio. Também estamos a vender”, diz.

João Silva fala ainda numa das melhores colheitas dos últimos anos, um fator que justifica pela falta de chuva na região de Moimenta. “Não choveu muito, apesar de ter havido água para aguentar os pomares. Isso pode ter a sua marca mais tarde, mas penso que vai ser um ano normal em termos de conservação da fruta. Ela vem boa, tem bons princípios e calibres. É uma boa safra para a região”, remata.

Já a produção da maçã em Armamar aumentou este ano cerca de 10 por cento, um número avançado por José Osório, da Associação de Fruticultores, que se mostra satisfeito com o desenrolar da campanha iniciada há cerca de três semanas.

“A campanha está-nos a correr bem. Há ótima qualidade, penso que está nas melhores condições dos últimos anos”, diz.

Segundo José Osório, a campanha vem compensar as perdas registadas nos últimos anos fruto das intempéries. O fruticultor sublinha, por exemplo, que Armamar já está a exportar para lugares distantes, como o Dubai, e ainda a existência de estruturas de frio na região.
Fonte: JornaldoCentro.pt

quarta-feira, 2 de outubro de 2019

«Notícia» - Recolhidos cerca de 100 quilos de lixo nas margens do Rio Paiva

Cerca de uma centena de pessoas participaram no último fim de semana na iniciativa de recolha de lixo organizada pelo S.O.S. Rio Paiva, nas margens do curso.
Na operação “Vamos Limpar o Rio Paiva”, foram recolhidos cerca de 100 quilos de lixo. Segundo lembra a organização, em comunicado, a iniciativa tem como objetivo “sensibilizar a população para o problema do lixo acumulado nas margens do Rio Paiva, e alertar para os problemas de poluição que afetam este curso de água”, conhecido durante muitos anos como o mais limpo da Europa.
As ações de recolha de lixo decorreram durante toda a manhã nas praias fluviais de Segões e Quinta da Azenha, no concelho de Moimenta da Beira, e em Fráguas e no Parque Urbano de Vila Nova de Paiva, tendo sido recolhidos vários quilos de resíduos, principalmente embalagens, plásticos, pneus e pontas de cigarro.

A campanha prosseguiu na zona de Várzea (Castelo de Paiva). Os voluntários recolheram vários quilos de resíduos deixados pelos turistas ou que foram arrastados pelas correntes.

Este ano, a quantidade de lixo recolhida foi “bastante inferior” à que foi recolhida em edições anteriores da campanha, o que deixou satisfeita a organização. Ainda assim, segundo o S.O.S. Rio Paiva, foram descobertos vestígios de campismo selvagem em alguns locais onde tal não é permitido, restos de fogueiras e vários resíduos deixados pelos campistas.
Desde 2013, nas várias ações de recolha de lixo realizadas em Castelo de Paiva, Cinfães, Arouca, Castro Daire, Vila Nova de Paiva, Moimenta da Beira e Sernancelhe, já foram recolhidos das margens do Rio Paiva mais de uma tonelada de resíduos.
Fonte: JornaldoCentro.pt

«Divulgação» - Aula Aberta (e experimental) de música, sábado à tarde, no antigo Externato. Aprendizagem gratuita

No próximo sábado, dia 5 de outubro, das 14h30 às 17h30, a Academia de Música Quinta do Ribeiro, de Moimenta da Beira, em colaboração com o Conservatório Regional de Música Dr. Azeredo Perdigão, de Viseu, e as Academias de Música de Mêda, Aguiar da Beira, Vila Nova de Foz Côa e Trancoso, promovem uma Aula Aberta, gratuita, de contacto e experimentação de vários instrumentos, no Centro Cultural Infante D. Henrique, antigo Externato, em Moimenta da Beira. 
A iniciativa visa, primordialmente, captar mais alunos para o ensino regular da música ministrado ao longo do ano por aquelas academias. As inscrições para a Aula Aberta devem ser feitas para o contacto telefónico 963 268 938.


Fonte: CMMB