O historiador Jaime Ricardo Gouveia, natural de Leomil, Moimenta da Beira, tomou posse como diretor da Federação do Folclore Português no passado dia 5 de janeiro na sede desta Instituição, em Arcozelo, Vila Nova de Gaia. Jaime Ricardo Gouveia é o primeiro moimentense eleito para funções diretivas da Federação do Folclore Português.
Jaime Gouveia será diretor da zona das Beiras: Beira Alta (Dão e Lafões), Beira Alta Serrana e Beira Baixa, com responsabilidades nas áreas do Centro de Documentação e dos Estudos Etnográficos, e ainda de Formação.
Na área do Folclore importa realçar, até para sustentar a sua eleição, os estudos que tem publicado, entre artigos e livros sobre História Local, Etnografia e Folclore, grande parte dos quais referentes ao concelho de Moimenta da Beira. Lembrar também que foi presidente do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Leomil, e ter no seu consulado colocado o Rancho na Federação. Foi ainda Conselheiro Técnico da Federação na Região de Trás-os-Montes, Alto Douro e Douro Sul, nomeado entre 2013 e 2016 pelo presidente Fernando Ferreira e entre 2017 e 2019 pelo presidente Daniel Café.
O historiador Jaime Ricardo Gouveia é natural de Leomil, no concelho de Moimenta da Beira e investigador do Centro de História da Sociedade e da Cultura da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Fonte: On-Centro.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário
MoimentaNaNet - MNN