O Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, José Eduardo Ferreira, admitiu hoje, em entrevistas que concedeu à Rádio Riba-Távora, Rádio Jornal do Centro e Rádio Escuro, que pode ter havido um erro do Governo central ao incluir o concelho na lista dos 121 municípios que genericamente cumprem o critério de mais de 240 novos infetados por 100 mil habitantes, e que por isso são considerados de risco elevado. “Enquanto avaliamos e esperamos pela resposta às dúvidas que levantamos, vamos cumprir com todas as novas regras a partir de 4 de novembro”, afirmou o autarca.
José Eduardo Ferreira acredita que o erro do Governo possa estar associado ao excesso de trabalho que a pandemia tem exigido, mas gostava que fosse corrigido e o concelho retirado daquela lista.
As contas que o autarca faz são diferentes das do Governo, desde logo porque não entra o número de casos surgidos no surto no Lar de Alvite. “Não tem de entrar porque se trata de uma exceção. É o próprio Governo que admite, porque são surtos localizados onde as pessoas estão em confinamento, isoladas e a serem acompanhadas no próprio lar”.
Ora, retirando o surto da equação, José Eduardo Ferreira fala em apenas um caso positivo verificado nos últimos 14 dias, muito longe dos 24 que o concelho podia registar para ainda ficar de fora da tal lista dos 121. E se o período for alargado às três semanas, o total de casos positivos é apenas de 11, ainda muito aquém daquele critério, mesmo juntando os 3 casos das colaboradoras do Lar de Alvite.
No conjunto das novas regras a cumprir a partir de 4 de novembro, e que se estendem até às 23h59 do dia 19 de novembro, o autarca contesta também a proibição das feiras. “Nenhum caso de covid-19 foi ali registado, por isso não faz sentido proibir a sua realização”, sustenta o Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira.
Entretanto, já depois das entrevistas concedidas pelo autarca, o Governo recuou, permitindo a realização das feiras “desde que autorizadas pelos presidentes das Câmara Municipais”.
Entrevista à Rádio Riba-Távora (completa)
Entrevista à Rádio Jornal do Centro (excertos)
Entrevista à Rádio Escuro (excertos)
MEDIDAS PARA CONCELHOS COM RISCO ELEVADO (A PARTIR DE 4 DE NOVEMBRO)
Sem comentários:
Enviar um comentário
MoimentaNaNet - MNN