Páginas

terça-feira, 27 de julho de 2021

«Notícia» - Passaporte Do Douro Vai Ser Apresentado Na Quinta-Feira Em Moimenta Da Beira


São 76 pontos de interesse turístico para descobrir e quatro deles situam-se em Moimenta da Beira. É o Passaporte do Douro, um projeto criado pela CIMDOURO que permite aos visitantes conhecer melhor a área geográfica de mais de quatro mil quilómetros quadrados dos 19 municípios que a constituem. A cerimónia de apresentação oficial vai decorrer no Museu do Douro, na cidade do Peso da Régua, na próxima quinta-feira, dia 29 de julho, a partir das 15H30.

No município de Moimenta da Beira, o Passaporte dá a conhecer aos visitantes a Fundação Aquilino Ribeiro, as duas Torres Eólicas ‘pintadas’ por Joana Vasconcelos e Vhils, a Maçã e os Vinhos, dois produtos icónicos de Moimenta, e a Barragem do Vilar.

À passagem por cada um dos pontos de interesse carimbam o Passaporte e quando completar a sua “viagem” pelo território da CIMDOURO o turista receberá um certificado de excelência e uma oferta exclusiva do Instituto do Vinho do Douro e Porto. Para auxiliar os visitantes, está disponível uma aplicação que contém vídeos promocionais dos pontos de interesse indicados por cada município.

Segundo a CIMDOURO o Passaporte “é uma ação que visa mostrar o Douro nas suas diferenças e nas suas riquezas, que elege a monumentalidade, a cultura e as gentes como o mais importante desta imensa região de patrimónios da humanidade e de incomensurável potencial no País e no Mundo”. É igualmente “uma iniciativa que visa impulsionar o turismo no Douro depois do longo período de quase estagnação provocado pela pandemia da Covid-19”.

“Descubra e viva uma experiência única!”.

Fonte: NoticiasDeViseu

quinta-feira, 22 de julho de 2021

«Notícia» - Vão ser criadas mais de 100 novas Equipas de Intervenção Permanente


Vão ser criadas mais de 100 novas Equipas de Intervenção Permanente (EIP) nas Corporações de Bombeiros, o protocolo para a criação das novas E.I.P vai ser assinado esta sexta-feira, 23 de julho,pelas 16h00, em Mação (distrito de Santarém), numa cerimónia presidida pela Secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, e que contará com a presença do Presidente da ANEPC, Duarte da Costa, e do Comandante Nacional, André Fernandes, entre outros representantes de diversas Entidades que integram o sistema nacional de proteção civil.

Criadas em 2001, estas equipas são constituídas por cinco elementos cada, que estão em permanência nos quartéis de bombeiros para ocorrer a qualquer situação de urgência e emergência registada no concelho.

Segundo informação que a Alive FM conseguiu apurar, o distrito de Viseu vai ser reforçado com 9 equipas, entre as quais; as Corporações de Vila Nova de Paiva, Moimenta da Beira, entre outras…

José Requeijo, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Moimenta da Beira e Secretário do Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses, em entrevista à Alive FM, fala destas E.I.P e das suas mais valias, aproveitando a ocasião, fez a previsão da época de incêndios de 2021.

Ouvir entrevista AQUI


Fonte: AliveFM

terça-feira, 20 de julho de 2021

«Divulgação» - Continuam abertas inscrições para o ano letivo 2021/2022 na Escola Profissional de Moimenta da Beira

Sediada na Quinta do Ribeiro, freguesia de Vila Rua, a Escola Profissional de Moimenta da Beira mantém abertas as inscrições para o próximo ano letivo. Ao todo são cinco cursos profissionais, um que dá equivalência ao 9º ano de escolaridade e quatro ao 12º ano.

Oferta formativa

4 cursos profissionais com qualificação profissional de nível 4 e 12º ano

- Técnico de Cozinha/ Pastelaria;

- Técnico de Restaurante/ Bar;

- Técnico de Produção Agropecuária;

- Técnico de Apoio à Gestão Desportiva


1 curso CEF com qualificação profissional de nível 2 e 9º ano

- Cozinheiro(a)

Apoios: ensino totalmente gratuito com subsídios de alimentação, transporte, alojamento, material de estudo e de profissionalização.

Participação no Programa Erasmus e intercâmbios com escolas estrangeiras.

Acesso ao ensino superior em condições vantajosas para diplomados de vias profissionalizantes.

Informações

www.epmoimenta.pt

geral@epmoimenta.pt

254 580 500




Fonte: CMMB

«Notícia» - Núcleo de Investigação Criminal apreendeu sete armas ilegais em Moimenta da Beira

O Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Moimenta da Beira, deteve um homem de 50 anos por posse ilegal de armas e munições, no concelho de Tabuaço.

No âmbito de uma denúncia que o suspeito teria, ilegalmente, diversas armas em casa, os militares da Guarda desenvolveram diligências policiais que culminaram numa busca domiciliária.

Os militares apreenderam três espingardas de caça com lanternas e lasers acoplados, duas carabinas (uma com silenciador), duas pistolas, oito carregadores, três velas de pólvora seca com cordão detonante, quatro detonadores, duas cartucheiras, três coldres, 5,5 metros de cordão detonante, 207 cartuchos, 179 munições de diversos calibres.

O detido foi constituído arguido, e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Moimenta da Beira.

Fonte: AliveFM

sexta-feira, 16 de julho de 2021

«Desporto» - Moimenta da Beira não mexe na equipa técnica e tem o plantel quase fechado

O Moimenta da Beira renovou contrato com o treinador Bruno Santos e com a restante equipa técnica, que assumiu funções no decorrer da temporada passada, cumprindo apenas um total de sete partidas.

Em entrevista ao Jornal do Centro, o técnico afirmou que a renovação era “vontade de ambas as partes”, vendo como “algo natural”, depois de na época transata terem vencido a Taça da Divisão de Honra, por 2-0, frente ao Lamego.

Relativamente aos jogadores pretendidos para a nova época, o treinador sublinhou que o “plantel está praticamente fechado”.

Bruno Santos assume que vai contar “com gente de Moimenta da Beira, com ligações ao clube, para criar a identidade" que pretende.

Já sobre as alterações no modelo competitivo da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Viseu, referiu que estas não foram “as mais corretas, uma vez que vão existir séries que vão ficar desequilibradas face às outras”.

Juntamente com Bruno Santos, o Moimenta da Beira renovou contrato com Fábio Silva e João Diogo, treinadores adjuntos, e com Pedro Nunes, treinador de guarda-redes, mantendo-se , por isso, a mesma equipa técnica da época passada.

Fonte: Jormal do Centro

«Divulgação» - Vacinas sem agendamento para quem tem 40 ou mais anos e com agendamento para maiores de 18 até aos 39 anos

Para o sucesso do Plano de Vacinação em Moimenta da Beira precisamos da colaboração de todos, inclusive dos utentes, pelo que, informa a Autoridade de Saúde local que:

Se tem entre 18 e 39 anos e ainda não foi contactado pela sua unidade de saúde para agendar a vacinação deverá contactar ou deslocar-se ao centro de saúde – só assim poderá ser convocado para a vacinação;

Se tem 40 anos ou mais e não foi infetado pela Covid-19 nos últimos 6 meses, pode deslocar-se ao Centro de Vacinação de Moimenta da Beira para receber a 1ª dose da vacina, mesmo sem agendamento prévio, durante o seu período de funcionamento.

Ser vacinado contra a Covid-19 garante uma proteção adicional contra a doença e as suas complicações, não dispensando as medidas de proteção individual já amplamente divulgadas: higiene das mãos, etiqueta respiratória, uso de máscara e distanciamento físico.

Vacine-se, por si, por todos!

Contactos:

USF Aquilino Ribeiro

• Morada: Avenida da República, 3620-371 Moimenta da Beira
• Telefone: 254 529 251
• E-mail: usf.aquilinoribeiro@arsnorte.min-saude.pt

Biblioteca Municipal

• Morada: Terreiro das Freiras, 3620-356 Moimenta da Beira
• Telefone: 254 520 080
• E-mail: biblioteca@cm-moimenta.pt


quarta-feira, 14 de julho de 2021

«Divulgação» - Inscrições abertas para Academia de Música Quinta do Ribeiro

 Está aberto o período de inscrições para o ano letivo 2021/2022 da Academia de Música Quinta do Ribeiro. As matrículas para as aulas individuais ou em conjunto podem ser feitas aqui, pelo email, na página do Facebook ou pelo contacto telefónico: 963 268 938.

As aulas vão decorrer, como sempre, no Centro Cultural Infante D. Henrique, edifício do antigo Externato, em Moimenta da Beira.

Aulas Individuais: violino, viola d’arco, violoncelo, contrabaixo, piano, acordeão, flauta transversal, clarinete, saxofone, trombone, trompete, tuba/eufónio, guitarra clássica/elétrica, percussão/bateria, baixo elétrico, instrumentos tradicionais e canto.

Conjuntos: formação musical, orquestras, música de câmara e coro.

Cursos: Infantil (3 a 5 anos); Iniciação (6 a 9 anos); Especializado (a partir dos 9 anos); e Curso Livre.


Fonte: CMMB

«Notícia» - Câmara de Moimenta da Beira reduz passivo para pouco mais de 4 milhões de euros


A Câmara Municipal de Moimenta da Beira anunciou que as contas de 2020 apresentaram um saldo positivo na ordem dos 300 mil euros e o endividamento foi reduzido para pouco mais de quatro milhões de euros (ME).

“O saldo positivo de 2020 é de cerca de 300 mil euros, isto, fazendo as contas no novo método, porque houve uma série de alterações na forma de fazer a contabilidade, porque pelo método antigo o saldo seria na ordem de 1,4 ME”, disse à agência Lusa o presidente.

José Eduardo Ferreira explicou que a câmara “apresentou um saldo positivo e, ainda assim, conseguiu reduzir, em 2020, em mais de um milhão de euros o endividamento”, que “era enorme” quando ele assumiu a liderança da autarquia pela primeira vez, em 2009.

“Tinha um passivo de 17 milhões de euros e, em finais de 2020, está reduzido para 4,3 ME, sem nunca deixar de lado os investimentos em todas as freguesias”, destacou o autarca que, “só em obras e de forma direta, ao longo desses anos, foram realizados na ordem dos 18 ME”, sublinhou.

José Eduardo Ferreira afirma que se trata de “um balanço francamente positivo, que demonstra bem a forma clara e rigorosa da ação e gestão municipal por parte do executivo” a que preside desde 2009.

“É a prova da confiança no futuro, porque só se confia no futuro quando se gere muito bem no presente os recursos que temos à nossa disposição. Recursos que deixo e que são uma oportunidade que eu não nunca tive, porque quando entrei, nem dinheiro para pagar a luz havia”, realçou.

Assim, José Eduardo Ferreira defendeu que Moimenta da Beira é hoje um município “mais progressivo, autónomo, mais capaz e com uma situação financeira sólida e sustentável para construir o futuro”.

O relatório de prestação de contas referente ao ano de 2020, aprovado em assembleia municipal, “e certificado por auditor externo, espelha a marca de boa gestão e de contas certas”.

O executivo conseguiu uma “poderosa redução da dívida à banca, que no final de 2009 totalizava perto de nove milhões de euros (8.924.341,71), enquanto no final de 2020 perfazia menos de um milhão (925.359,89)”.

“Adicionalmente, o município estava confrontado com graves situações litigiosas na ordem de vários milhões de euros, que exigiam solução urgente, dos quais tiveram que ser pagos mais de 2,3 milhões de euros, obrigação que foi cumprida. As dívidas foram todas liquidadas e deixou de haver qualquer processo ou ação judicial pendente”, destacou.

A par destas reduções, “a Câmara Municipal de Moimenta da Beira registou também, em diversos exercícios, as maiores taxas de execução dos seus orçamentos”, apesar de a pandemia ter “atrasado investimentos de muitos milhões que só agora estão em curso, depois de alguns prazos terem congelado” na utilização de fundos comunitários.

“No relatório aponta 8,2 ME de investimentos em curso, sendo que 2, 5 ME estão em execução; 5,1 ME adjudicados; e 600 mil euros em concurso”, explicou José Eduardo Ferreira.

Fonte: Jornal do Centro

terça-feira, 13 de julho de 2021

«Notícia» - Caminhante de Santiago estreia albergue da associação “Eu, Peregrino”, em Beira Valente

Faltam 12 dias para as festas de Santiago, no mundo inteiro, e já são muitos os peregrinos que se encontram a percorrer os diversos caminhos de Santiago de Compostela. 2021, é considerado um ano especial para os caminhantes por ser o ‘Jacobeu’, ano em que o dia 25 de julho coincide no domingo. O último celebrou-se há 11 anos.

José Lopes, residente no Porto, é um dos peregrinos portugueses que está a percorrer o Caminho de Torres (Salamanca – Santiago de Compostela), um percurso com 576,9 quilómetros, e foi o primeiro a estrear o albergue “Eu, Peregrino”, criado na antiga escola Primária em Beira Valente, na Freguesia de Leomil. Tem 8 camas, uma cozinha e um espaço de convívio com mesa, cadeiras e televisão.

Quando lá chegou, esta segunda-feira, José Lopes já tinha percorrido cerca de 244 dos 576 Km, e, conta, o edifício onde pernoitaria foi o primeiro que encontrou com as condições de um verdadeiro albergue para receber peregrinos.

“Eu, Peregrino” tem o apoio da Junta de Freguesia de Leomil e também da Câmara Municipal de Moimenta da Beira.

Fonte: CMMB

domingo, 11 de julho de 2021

«Desporto» - Vizela segura Kiko Bondoso com novo contrato: "Magia garantida até 2024"


O Vizela anunciou este domingo a renovação de contrato com Kiko Bondoso. O extremo de 25 anos fica agora ligado ao clube até 2024.

Kiko foi uma peça fundamental da equipa na época passada, que culminou com a subida ao principal escalão. Entre todas as provas, fez 31 jogos e apontou três golos. Parte para a terceira temporada no Vizela, após passagens por Lusitano Vildemoinhos, Ferreira de Aves e Moimenta da Beira.

"Magia garantida até 2024", escreveu o Vizela nas redes sociais.


Fonte: Ojogo.pt

sexta-feira, 9 de julho de 2021

«Divulgação» - Perigo de Incêndio Rural


De acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se um agravamento das condições favoráveis ao incremento do risco de incêndios, devido ao tempo quente e seco, sendo de destacar os seguintes aspetos para as próximas 72 horas: 

Subida da temperatura máxima, com maior incidência nas regiões do Alentejo, Algarve e interior Centro, estendendo-se ao interior Norte; 

Humidade relativa do ar com valores baixos na generalidade do território, sem recuperação noturna;

Vento intenso nas terras altas, soprando por vezes forte;

Condições meteorológicas propícias a ocorrências de comportamento errático dos incêndios, em especial nas regiões do Alentejo e Algarve.

Informação meteorológica em: www.ipma.pt


EFEITOS EXPECTÁVEI

Considerando a previsão meteorológica, esperam-se condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais em especial nas regiões do Algarve, Alentejo, Centro interior, estendendo-se posteriormente ao interior Norte do país.


MEDIDAS PREVENTIVAS 

A Autoridade Nacional de Emergência de Proteção Civil recorda que durante o PERÍODO CRÍTICO (01 de julho a 30 setembro) é: 

⚠ PROIBIDO fazer Queimadas Extensivas SEM AUTORIZAÇÃO. Informe-se na sua câmara municipal ou pelo 808 200 520.

⚠ PROIBIDO fazer Queima de Amontoados SEM COMUNICAÇÃO PRÉVIA/AUTORIZAÇÃO. Informe-se na sua câmara municipal ou pelo 808 200 520. 

⚠ PROIBIDO utilizar fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural salvo se, usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados, para o efeito. 

⚠ PROIBIDO fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais. 

⚠ PROIBIDO lançar balões de mecha acesa e foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal. 

⚠ PROIBIDO fumigar ou desinfestar apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas. 

⚠ PROIBIDO usar motorroçadoras (exceto se possuírem fio de nylon), corta-matos e destroçadores nos dias de Risco Máximo. Evite o uso de grades de discos. 

⚠ OBRIGATÓRIO usar dispositivos de retenção de faíscas e de tapa-chamas nos tubos de escape e chaminés das máquinas de combustão interna e externa nos veículos de transporte pesados e 1 ou 2 extintores de 6 Kg, consoante o peso máximo seja inferior ou superior a 10 toneladas. 

quarta-feira, 7 de julho de 2021

«Divulgação» - Autárquicas: recenseamento eleitoral para os estrangeiros que vivem em Portugal

No âmbito das próximas eleições autárquicas marcadas para o dia 26 de setembro de 2021, o Alto Comissariado para as Migrações, em parceria com a Comissão Nacional de Eleições, divulgou informação sobre os direitos e os requisitos para o recenseamento eleitoral das comunidades imigrantes (estrangeiros) residentes em Portugal.

De acordo com a Declaração n.º 29/2021 do Diário da República n.º 59/2021, Série II, de 2021-03-25 do Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Administração Interna, podem votar nas eleições locais, desde que estejam inscritos no censo do território nacional, todos os cidadãos portugueses (e cidadãos brasileiros com cartão de cidadão ou bilhete de identidade) e os cidadãos dos seguintes países:

• Estados Membros da União Europeia (Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polónia, República Checa, Roménia e Suécia);

• Reino Unido com residência em Portugal anterior ao Brexit;

• Brasil (sem estatuto de igualdade) e Cabo Verde com residência legal em Portugal há mais de dois anos;

• Argentina, Chile, Colômbia, Islândia, Noruega, Nova Zelândia, Peru, Uruguai e Venezuela com residência legal em Portugal há mais de três anos.

Para mais informações consulte o site da Comissão Nacional de Eleições.

Fonte: CMMB

«Desporto» - Divisão de Honra: Presidente do GD de Resende contra o novo modelo competitivo


A Associação de Futebol de Viseu (AFV) reuniu, ontem (6 de julho), com os clubes da Divisão de Honra, para apresentar o modelo competitivo da próxima época desportiva 2021/22.

Vão existir três séries (Norte, Centro e Sul), compostas por oito equipas cada.

Na Zona Norte estão o Resende, Lamelas, Cinfães, Moimenta da Beira, Nespereira, Paivense, Lamego e Parada.

Em entrevista ao Jornal do Centro, Horácio Bernardino, presidente do Grupo Desportivo de Resende, sublinha que não concorda com os novos quadros competitivos.

"Pensamos que poderia ser de outra maneira. Duas séries e não três. Mas, a AFV apresentou e temos de aceitar. Mas se fossem duas séries, era muito melhor e havia verdade desportiva", desabafa.

O presidente do Resende assume que vão lutar, pelo menos, pelo segundo lugar da Zona Norte.

"Iremos tentar ficar nos lugares de apuramento de campeão, por isso iremos lutar pelo segundo lugar", conta.

Nos outros dois grupos, na Zona Centro competem o Lusitano de Vildemoinhos, Campia, Oliveira de Frades, Sátão, Penalva do Castelo, Roriz, Carvalhais e Sampedrense.

Na Zona Sul estão o Molelos, Carregal de Sal, Mangualde, Canas de Senhorim, Moimenta do Dão, Mortágua, Vale de Açores e o Sport Lisboa e Nelas

A série é discutida a duas voltas, num total de 14 jornadas.

Os dois primeiros de cada série e os dois melhores terceiros seguem para a 2ª fase (Apuramento de Campeão).

O pior terceiro classificado e todos os restantes clubes do 4º até ao 8º de cada série seguem para a fase de manutenção.

No final, descem cinco equipas à 1ª Divisão, podendo descer mais uma caso desçam duas equipas do Campeonato de Portugal.

Fonte: Jornal do Centro

segunda-feira, 5 de julho de 2021

«Divulgação» - Município de Moimenta da Beira alarga rede wi-fi gratuita e lança serviço de consulta do Plano Diretor Municipal

O Município de Moimenta da Beira reforça o acesso público à internet sem fios (WIFI4EU), alargando-o a novas zonas, e estreia, ainda, o serviço de consulta ao Plano Diretor Municipal (PDM), com emissão de plantas de localização online.

Os serviços, enquadrados na definição política de maior proximidade entre o cidadão e o Município, resultam de duas candidaturas feitas pela Câmara Municipal de Moimenta da Beira aos fundos europeus, no âmbito do processo de Modernização Administrativa.

A autarquia procedeu à implementação de 13 equipamentos de acesso à rede de internet sem fios, cinco deles colocados em locais exteriores, nomeadamente, nos largos do Tabolado e do Tribunal, na Praceta Comandante Requeijo, no Parque da Alagoa e na Zona Industrial, e oito colocados em edifícios, alguns de valência mista que permitem também a rede para o exterior, designadamente, na Biblioteca e Terreiro das Freiras, Estádio, Pavilhão e respetiva avenida, Central de Camionagem, Externato Infante D. Henrique, Centro Escolar, Bombeiros Voluntários, Armazém Municipal e exterior. O Município pretende, assim, promover a conectividade à internet para uso das comunidades locais.

O segundo serviço disponibiliza aos cidadãos a emissão de plantas de localização necessárias à instrução de pedidos de realização de operações urbanísticas ou plantas avulsas, bem como a consulta online do Plano Diretor Municipal (PDM): Planta de Ordenamento, Planta de Condicionantes e Regulamento, e dos Planos de Pormenor.

Fonte: viseunow.sapo.pt

domingo, 4 de julho de 2021

«Notícia» - Mais de metade da população de Moimenta da Beira vacinada contra a Covid- 19

Setenta e cinco por cento dos habitantes do concelho de Moimenta da Beira já estão vacinados com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Com a vacinação completa encontra-se 58 por cento da população local. Os dados são avançados pelo presidente da Câmara Municipal.

Apesar dos números da vacinação no concelho, José Eduardo Ferreira avisa que isso não dispensa a população de continuar a cumprir as regras de segurança, como o uso de máscara, a lavagem frequente das mãos, o respeito pelo distanciamento físico de dois metros e o cumprimento da etiqueta respiratória.

Segundo o autarca nos últimos tempos, no concelho, não tem havido registo de casos de infeção pelo novo coronavírus.

“Até ontem, segundo informação oficial, não tivemos conhecimento de nenhum caso e nos últimos 60 dias apenas houve registo de dois”, declarou José Eduardo Ferreira, que falou em “acalmia” ao comparar o cenário de hoje com tempos não muito distantes, como em janeiro “mês em que se registaram mais de 500 casos”.

Fonte: Jornal do Centro

«Notícia» - Está lançada a Eurorregião para a cultura do sabugueiro

Com o compromisso comum já assinado no papel, o Norte de Portugal e a Galiza voltaram a aliar-se, desta vez para criarem a eurorregião da cultura do sabugueiro, com o propósito de retirarem da união a vantagem de uma força acrescida para elevar a produção, transformação e consumo da planta aos patamares de uma valorização já percecionada, mas ainda não atingida.

"Não conseguimos parceiros em Portugal para o desenvolvimento de novos produtos à base de sabugueiro, mas encontrámo-los na Galiza", justifica Bruno Cardoso, diretor-geral da InovTerra-Associação para o Desenvolvimento Local, sediada em Tarouca e focalizada na cultura do sabugueiro.

"Na Galiza, já se fazem mais de 30 produtos derivados do sabugueiro, como cervejas, licores, compotas, chocolates...", enumera o dirigente, contrapondo que, "em Portugal, apenas uma empresa faz uso comercial da planta", convertida em chá e na aromatização de vinagres de mel.

O argumentário a favor da cultura autóctone é reforçado com a constatação de ser "um produto muito valorizado lá fora, que poderia ser muito melhor aproveitado cá, criando riqueza em territórios rurais e desfavorecidos".

Bruno Cardoso, muito por via do trabalho singular de promoção que tem feito pelo mundo fora, reconhece que o produto "tem vindo a ser cada vez mais valorizado - com a mesma área plantada, em quatro anos, o quilo de baga de sabugueiro aumentou 12 cêntimos" - e está convicto de tratar-se de uma cultura "muito interessante do ponto de vista da rentabilidade", ousando mesmo dizer que constitui "uma oportunidade para a instalação de jovens agricultores".

Em Portugal, a produção está nas mãos de cerca de 450 produtores, com maior predominância nos concelhos de Tarouca, Tabuaço, Moimenta da Beira, Lamego e Armamar. São cerca de 1500 toneladas de baga fresca por ano, exportada na sua quase totalidade, a que se junta o aproveitamento da flor.

Há três anos, o sabugueiro foi notícia quando se soube que a Universidade de Aveiro tinha concluído um projeto de investigação que comprovava o efeito positivo da baga no controlo da diabetes. A partir daí, juntaram-se outros centros de investigação para desenvolver novas aplicações da planta, mas foi neste ponto que falharam as diligências em Portugal para encontrar parceiros interessados no desenvolvimento e transformação dos produtos, e que acabaram por ser identificados na Galiza.

Daí a assinatura, no dia 24 de junho, em Tarouca, do Protocolo de Cooperação entre a Universidade de Aveiro, a Universidade de Trás-os-Montes, a Associação Inovterra, a Universidade de Santiago de Compostela, empresas portuguesas e espanholas, e o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Norte de Portugal-Galiza, para criação de uma eurorregião da cultura do sabugueiro, patrocinado pela secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira.

Na atualidade, são conhecidas as aplicações da planta na cadeia alimentar, bem como na indústria farmacêutica e na cosmética. Mas a ideia do protocolo é criar condições para melhorar o aproveitamento, desde a produção, no terreno, até à comercialização. Pesquisas laboratoriais fazem parte do plano, bem como missões comerciais conjuntas. A criação de empresas ligadas à fileira é outro dos objetivos.

Fonte: Dinheiro Vivo

sábado, 3 de julho de 2021

«Divulgação» - Abertas as inscrições para as Férias Desportivas e Culturais Verão 2021

 

Está aberto o período de inscrições para as Férias Desportivas e Culturais Verão 2021 de Moimenta da Beira. O evento é destinado às crianças e jovens do concelho e vai desenvolver-se em dois períodos: o primeiro de 12 a 16 de julho, para as crianças dos 6 aos 11 anos de idade; e o segundo de 19 a 23 de julho, para as crianças e jovens dos 12 aos 17 anos. As inscrições estão abertas até dia 9 de julho, para os participantes da 1ª semana, e até ao dia 16 julho, para os participantes da 2ª semana.

O local da inscrição é no Balcão Único de Atendimento da Câmara Municipal, entre as 9 e as 12h30. O limite máximo é de 20 participantes (divididos em 4 grupos de 5); e o mínimo de 5. Áreas de atividades: percursos pedestres, canoagem, atividades desportivas, torneio de boccia e torneio de desportos coletivos. O Horário será sempre das 09h às 12h30. Mais informações através dos contactos telefónicos 925 200 234 e 254 520 070.

Tendo em conta ainda estes tempos de pandemia, o programa privilegiará as atividades ao ar livre e garantirá o cumprimento de todas normas e recomendações de segurança da DGS.

Os beneficiários com escalão da Segurança Social devem comprovar através de declaração atualizada, no ato de inscrição.

Normas e Recomendações

Fonte: CMMB

«Divulgação» - Plano de vacinação em Moimenta da Beira


Da Autoridade de Saúde local chegou a Nota Informativa, que se divulga.

O Plano de Vacinação contra a Covid-19, que arrancou em Portugal em dezembro de 2020, continua a bom ritmo.

A vacinação contra a Covid-19 ocorre quer por agendamento, feito pelo centro de saúde, quer por auto-agendamento, a efetuar no site da vacinação contra a Covid.19. Para as pessoas com 45 anos ou mais, também passa a estar disponível a modalidade “Casa Aberta”, ou seja, podem deslocar-se ao Centro de Vacinação de Moimenta da Beira para receber a 1ª dose, sem agendamento prévio.

Para o sucesso do Plano de Vacinação em Moimenta da Beira precisamos da colaboração de todos, inclusive dos utentes, pelo que:

Se tem 30 anos ou mais e anda não foi contactado pela sua unidade de saúde para agendar a vacinação, é possível que os seus contactos telefónicos não se encontrem atualizados, pelo que deverá contactar o centro de saúde para os verificar e atualizar – só assim poderá ser convocado para a vacinação;

Se tem 30 anos ou mais, também pode proceder ao auto-agendamento através do site da vacinação contra a Covid-19 (disponível em: https://www.sns.gov.pt/vacinacaocovid19/);

Se tem 45 anos ou mais e não foi infetado pela Covid-19 nos últimos 6 meses, pode deslocar-se ao Centro de Vacinação de Moimenta da Beira para receber a 1ª dose da vacina, mesmo sem agendamento prévio, durante o seu período de funcionamento.

A semana que se inicia a 4 de julho é a data estimada para o início da vacinação, por ordem decrescente, da faixa etária dos 18 aos 29 anos.

A vacinação desta faixa etária será feita através da mesma forma, com os utentes a serem contactados pela sua unidade de saúde, sendo que o auto-agendamento ficará, gradualmente, disponível até aos 18 anos.

Ser vacinado contra a Covid-19 garante uma proteção adicional contra a doença e as suas complicações, não dispensando as medidas de proteção individual já amplamente divulgadas: higiene das mãos, etiqueta respiratória, uso de máscara e distanciamento físico.

Aguardamos o seu contacto. Vacine-se, por si, por todos!

Contactos:

USF Aquilino Ribeiro

• Morada: Avenida da República, 3620-371 Moimenta da Beira
• Telefone: 254 529 251
• E-mail: usf.aquilinoribeiro@arsnorte.min-saude.pt 

Biblioteca Municipal

• Morada: Terreiro das Freiras, 3620-356 Moimenta da Beira
• Telefone: 254 520 080
• E-mail: biblioteca@cm-moimenta.pt 

Fonte: CMMB

sexta-feira, 2 de julho de 2021

«Notícia» - Cinco concelhos da região com mais de 120 casos por 100 mil habitantes


Há cinco concelhos da região de Viseu que, segundo a Direção-Geral da Saúde, têm uma taxa de incidência superior a 120 casos de Covid-19 por 100 mil habitantes.

Segundo o balanço epidemiológico desta sexta-feira (2 de julho), Oliveira de Frades é o concelho com a mais alta taxa de incidência com 210 casos, apesar de não estar sob alerta.

Já Viseu, que está em situação de alerta conforme decretado pelo Governo na quinta-feira (dia 1), regista uma incidência de 165 casos. Um número que já tinha sido adiantado pelas autoridades aquando do ponto de situação da pandemia no concelho.

O concelho de Tondela tem uma incidência de 152 infeções, enquanto Castro Daire tem uma taxa de 138 casos e Carregal do Sal 129.

Perto do limiar dos 120 casos está Cinfães, com uma taxa de 111 casos. Seguem-se Penalva do Castelo com 98 casos, Vouzela 94, Santa Comba Dão 86, São Pedro do Sul 84, Mangualde 70, Nelas 62 e Sátão 52.

Já Armamar tem uma incidência de 35 casos e Lamego tem uma taxa de 24 infeções. Moimenta da Beira e Vila Nova de Paiva registam uma incidência de 21 infetados.

Os concelhos com as mais baixas taxas são Tabuaço com 17 casos, Tarouca com 13, Mortágua com 11 e Resende com 10. Aguiar da Beira, Penedono, São João da Pesqueira e Sernancelhe têm taxa nula.

Desde o início da pandemia, a região de Viseu registou mais de 29 mil infetados pela Covid-19.

Fonte: Jornal do Centro

quinta-feira, 1 de julho de 2021

«Notícia» - Espumantes ‘Terras do Demo’ novamente medalhados

Os espumantes Terras do Demo, produzidos pela Cooperativa Agrícola do Távora, em Moimenta da Beira, conquistam mais duas medalhas, na 8ª Edição do Prémio Uva de Ouro 2021, sendo elas, “Ouro” para o ‘Malvasia Fina Bruto (2019)’ e “Prata” para o “Pinot Noir Blanc De Noir (2018)”. 

O “Pinot Noir” produzido em exclusivo para a garrafeira do Continente, é um espumante branco, com tom levemente rosado, feito a partir da casta que lhe dá o nome, reconhecida internacionalmente como uma das castas mais nobres para a produção de espumante. Já o “Malvasia Fina”, branco também, apresenta aspeto límpido, bolha fina e persistente, aroma intenso, primoroso a flores de malvasia, paladar acidez distinta que contribui para um final cheio de presença.

Os prémios foram conquistados em prova cega que contou com enólogos, produtores, sommeliers, wine educators, agrónomos e vitivinicultores que ao longo de cinco dias avaliaram 600 amostras de vinho.

De acordo com a organização as medalhas atribuídas destinam-se a vinhos com pontuações acima dos 80 pontos no caso dos vinhos merecedores da medalha de “Prata”, sendo atribuída a medalha de “Ouro” a vinhos com pontuações superiores a 90 pontos.

O prémio Uva de Ouro é uma iniciativa do Diário de Notícias, Jornal de Notícias e TSF, com o patrocínio do Continente.

Nos últimos quatro anos os espumantes de Moimenta foram distinguidos 13 vezes em diversos concursos nacionais e internacionais.

Fonte: viseunow.sapo.pt