Fonte: RTP.pt e CNNPortugal.pt
Ao todo, segundo dados facultados pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, dos 8.378 eleitores inscritos, houve 7.703 pessoas que compareceram às urnas para o voto antecipado em mobilidade.
A taxa mais elevada de participação pertence ao concelho de Mortágua, com 99,17 por cento, sendo que, dos 121 inscritos, apenas um faltou no último domingo.
Já a taxa mais baixa é de S. Pedro do Sul, com 89,03 por cento. Neste concelho, 276 dos 310 eleitores inscritos participaram no voto antecipado.
Quanto ao número de eleitores, Viseu foi o que mais destacou com 3.320 dos 3.627 inscritos a votarem na Escola da Ribeira, onde decorreu o voto antecipado. O top 3 é completado por Lamego (dos 616 votantes inscritos, houve 554 que compareceram) e Tondela (dos 512 inscritos, 478 votaram).
Já Vila Nova de Paiva também registou uma elevada afluência às mesas de voto, com 50 dos 51 inscritos a votar, resultando numa taxa de participação de 98,04 por cento.
Seguem-se Carregal do Sal (96,23 por cento, 212 inscritos e 204 votantes que foram); Nelas (94,74 por cento, 285 inscritos e 270 eleitores); Vouzela (94,63 por cento, 149 inscritos e 141 eleitores), e Oliveira de Frades (94,01 por cento, 217 inscritos e 204 eleitores).
Com taxas de participação a rondar os 93 por cento, estão Armamar (93,81%), Resende (93,65%), Moimenta da Beira (93,63%), Penedono (93,48%), Tondela (93,36%), Santa Comba Dão (93,23%) e Tabuaço (93,10%).
A lista continua com Sernancelhe (92,45%), Tarouca (91,23%), Viseu (91,54%), Sátão (90,85%), Castro Daire (90,61%), S. João da Pesqueira (90,54%) e Mangualde (90,22%).
O balanço conclui com Lamego (89,94%), Penalva do Castelo (89,83%) e Cinfães (89,30%).
Em todo o país, segundo o Ministério da Administração Interna, 285.848 eleitores votaram antecipadamente para as eleições legislativas de 30 de janeiro, correspondendo a 90,51 por cento dos 315.785 que se inscreveram para o voto antecipado em mobilidade.
De acordo com os dados finais enviados pelos 308 municípios à Administração Eleitoral, os distritos de Évora (95,50%), Bragança (94,86%) e Castelo Branco (94,75%) foram os que registaram maior taxa de participação face ao número de eleitores inscritos.
Os inscritos que não foram votar ainda podem exercer o seu direito já neste domingo, dia de eleição.
Fonte: Jornal do Centro
O Conselho de Ministros aprovou na passada quinta-feira, 20 de janeiro, a resolução que permite que pessoas em confinamento possam exercer o seu direito de voto nas eleições de dia 30 de janeiro, assegurando simultaneamente o respeito pelo direito à proteção da saúde de todos.
A resolução recomenda que os cidadãos em confinamento por infeção pelo SARS-CoV-2 ou por serem contactos de alto risco se desloquem às mesas de voto entre as 18h00 e as 19h00, no dia 30 de janeiro, cumprindo as medidas sanitárias e de saúde pública. Recomenda ainda que os restantes eleitores devem privilegiar o período entre as 8h00 e as 18h00.
Segundo o parecer técnico da Direção-Geral da Saúde, a deslocação dos eleitores em confinamento entre o domicílio ou local de confinamento e o local de votação deverá ser realizada em condições de total segurança através do uso permanente de máscara facial cirúrgica ou máscara FFP2 e do uso de transporte individual ou deslocação a pé, não sendo recomendada a utilização de transportes públicos coletivos e individuais de passageiros.
O parecer refere, ainda, que todos os eleitores devem:
- Utilizar máscara cirúrgica ou máscara FFP2 de forma adequada, durante todo o processo eleitoral;
- Manter o afastamento recomendado, enquanto aguardam a sua vez para votar;
- Desinfetar as mãos antes de votar;
- Utilizar de preferência uma caneta ou esferográfica própria para votar;
- Desinfetar as mãos depois de votar e antes de sair do local de votação.
Fonte: CMMB
A operação contará com deslocamentos apeados, bem como com viaturas. O comandante do Centro, Coronel António Fernandes de Oliveira, garante que “em todas as ações do exercício serão executadas rigorosas medidas de segurança no sentido de salvaguarda de pessoas e bens”.
Fonte: CMMB
O projeto, que é da Câmara Municipal de Moimenta da Beira e foi cofinanciado pelo Programa Leader, pretende revisitar e valorizar a história dos oito concelhos que existiram no atual território de Moimenta da Beira, as suas personagens principais e o seu papel na construção, organização do municipalismo, contando a história dessa relação com a comunidade.
Tudo com recurso às novas tecnologias que permitirão aos visitantes do espaço descobrir e interagir de uma forma sensorial e emotiva conteúdos da narrativa histórica dos antigos oito concelhos, cientificamente correta e facilmente entendível, entre textos, mapas e imagens dos monumentos mais representativos e simbólicos à época da existência jurídica enquanto concelho. Existiam então os concelhos de: 1) Caria; 2) Castelo; 3) Leomil; 4) Moimenta da Beira; 5) Nagosa; 6) Paçô; 7) Peravelha; 8) Sever.
Será na sala principal do edifício, requalificada e adaptada às novas funções, que tudo vai funcionar em ambiente tecnológico. O desenvolvimento da exposição e temas incluirá conteúdos museológicos e mobiliário urbano como módulos expositivos e mesa interativa com tecnologia de toque por infravermelhos. O espaço terá identidade própria e será criado merchandising do Centro de Interpretação.
Em paralelo, o projeto desenvolverá uma App interativa que vai incluir, além de todas as informações relacionadas com o Centro, um roteiro turístico de visitação aos antigos oito concelhos que existiram até à reforma administrativa do mapa territorial de Portugal Continental iniciada por Mouzinho da Silveira no século XIX.
Fonte: viseunow.sapo.pt
O Município de Moimenta da Beira abriu, até dia 21 de janeiro, as inscrições para as 5ªs Caminhadas/Corridas Aquilinianas que vão desta vez denominar-se “A Via Sinuosa”.
A atividade vai decorrer entre os dias 22 a 30 deste mês e, tal como as quatro anteriores, os interessados podem decidir fazer os trajetos sozinhos, com a família ou amigos.
Há, porém, «uma caminhada marcada para dia 23 (9h30) que será acompanhada por técnicos do desporto. Nesse dia, realiza-se também o 5º percurso “Caminhe com o Doutor” (9h30), uma iniciativa feita em parceria com a Unidade de Saúde Local (USF Aquilino Ribeiro) através do Programa, Walk with the Doc disseminado em vários continentes e que consiste em reunir um grupo de pessoas em data, hora e local previamente marcados/divulgados para uma pequena sessão informativa acerca de hábitos de vida saudáveis seguido de uma caminhada, que permita a interação entre todos e esclarecimento de dúvida com o(s) profissional(ais) de saúde», esclarece o município.
A participação nas Caminhadas/Corridas Aquilinianas é gratuita, mas necessita de inscrição obrigatória. Esta pode ser feita no site da Câmara Municipal de Moimenta da Beira ao preencher o formulário, ou no Facebook do Desporto.
Depois de efetuar a inscrição irá receber confirmação através de SMS, Email ou whatsApp. A participação será validada pelo envio de uma foto sua (no percurso), um ficheiro GPX ou através de um “Print Screen” do seu percurso (no caso tenha App do telemóvel) para o Email ou WhatsApp do Gabinete de Desporto.
(Sugestão: pode gravar o seu percurso com um telemóvel e uma aplicação de tracking, exemplo Strava).
A organização informa que os caminhos serão marcados com tinta biodegradável, e apela também a todos os participantes que não utilizem garrafas de plástico, ou qualquer material não biodegradável. “Pratique Plogging…uma nova modalidade que mistura atividade física com recolha de lixo”.
Para mais informações, dúvidas e ajuda na inscrição, por favor, envie mensagem para 935 520 110, para WhatsApp do desporto ou ainda para o Email desporto@cm-moimenta.pt
Fonte: viseunow.sapo.pt
As chamas consumiram uma habitação, localizada numa povoação com várias casas em ruínas e desabitadas, disse ao Jornal do Centro o comandante dos Bombeiros Voluntários de Moimenta da Beira, José Requeijo.
"Fomos alertados para um incêndio na povoação de São Martinho de Peva, pelas 10 da manhã, ao chegarmos ao local encontramos uma habitação já tomada pelas chamas. A nossa preocupação foi confinar o incêndio ao edifício, onde contiguamente existia a casa residencial dos proprietários, o que conseguimos", explicou.
Do incêndio não resultaram feridos nem desalojados, já que se tratava de uma segunda habitação de um casal de idosos, uma mulher de 78 e um homem de 80.
"Não houve feridos, nem resultaram desalojados já que os proprietários residem habitualmente numa casa ao lado. Apenas a senhora mostrava sinais de ansiedade e algum stress, foi avaliada por uma equipa de emergência médica dos bombeiros de Moimenta, não quis deslocar-se ao serviço de urgência para ser avaliada e está já em casa", concluiu.
O alerta foi dado às 10h17, no local estiveram 22 operacionais, apoiados por oito veículos, entre Bombeiros Voluntários de Moimenta da Beira e GNR.
Fonte: Jornal do Centro
O Concurso das Montras Iluminadas mais belas foi ganho por “Neide Cabeleireira”, que conquistou também uma das três menções honrosas das montras mais ecológicas e amigas do ambiente (eco). Foi a escolha do júri desta iniciativa que a Câmara Municipal de Moimenta da Beira promoveu durante a última quadra Natalícia e de Reis e que contou com a participação recorde de estabelecimentos aderentes.
Também os 100 vencedores do Sorteio de Natal das Compras no Comércio Local começaram a levantar o respetivo prémio (100 euros em vales de compras) no Balcão Único de Atendimento, localizado no rés-do-chão dos Paços do Concelho. Os nomes não são publicados por respeito ao Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados.
A cerimónia de entrega dos prémios decorreu esta quarta-feira, 12 de janeiro, e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Paulo Figueiredo, que se fez acompanhar da Vereadora da Cultura e Turismo, Mónica Gertrudes.
VENCEDORES
Montras Iluminadas
1º Prémio: Neide Cabeleireira (Vale de 100€)
2º Prémio: Baú Decor (Vale de 50€)
3º Prémio: Salão Cabeleireiro "Miguel" (Vale de 30€)
3º Prémio: Agulha e Dedal (Vale de 30€)
Eco-Montra
“Neide Cabeleireira” (Menção Honrosa)
“Sáfia - Gabinete de Estética” (Menção Honrosa)
“Odisseia GPS” (Menção Honrosa)
Fonte: CMMB
São mais de 21 milhões de euros (21.250.000), o valor do Orçamento da Câmara Municipal de Moimenta da Beira para 2022.
Trata-se do maior de sempre, superando o anterior, de 2021, em mais de 4 milhões de euros, e foi aprovado por maioria, primeiro no Executivo e depois na Assembleia Municipal.
“É um orçamento ambicioso”, admite o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Figueiredo. E é também “incomparável”, acrescenta.
“É ambicioso porque contempla e reflete oportunidades únicas e irrepetíveis ainda disponíveis nesta fase do Portugal 2020”, e pode vir ainda a aproveitar do PRR e do Portugal 2030 “de onde se espera que possam vir a ser obtidos apoios para diversas áreas e projetos estratégicos”. E é incomparável “porque apresenta valores inerentes a investimentos em curso e novos investimentos em eixos estratégicos prioritários assentes na economia, educação, saúde e ação social, habitação, agricultura, turismo, modernização, ambiente e sustentabilidade, inovação, coesão e qualidade de vida dos Moimentenses”, bem como, contempla também as transferências de competências para o Município no âmbito da educação, segurança social e saúde, entre outras áreas.
É ainda um orçamento “amigo das famílias e das empresas” porque vai manter taxas mínimas nos impostos municipais, como é caso do IMI, a aplicação do IMI familiar; da redução de 0,5% na taxa de IRS; e da isenção total da derrama para micro, pequenas e médias empresas com um volume de negócios inferior a 150 mil euros, e de 1% para as restantes. “Com estas medidas pretendemos possibilitar a redução do esforço fiscal das famílias e das empresas, com o intuito de aumentar o rendimento disponível das famílias e a capacidade de investimento e de criação de empregos das empresas”, explica o Presidente da Câmara Municipal.
Entre os investimentos já aprovados, destacam-se a requalificação do antigo edifício do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), no complexo da Adega; a reabilitação da avenida principal de Alvite; a requalificação e modernização das instalações da escola secundária; a ciclovia entre os aglomerados urbanos de Moimenta da Beira e Leomil; a continuação da reabilitação do largo General Humberto Delgado; a criação do Centro de Acolhimento ao Turista, na praia fluvial de Segões; e a transformação digital do Município de Moimenta da Beira.
Entre as obras projetadas para 2021-2025, e ainda iniciativas de âmbito social, destacam-se a reformulação da Central de Camionagem em Centro de Mobilidade Avançada; a modernização do espaço da Feira Quinzenal e sua zona envolvente; a implementação de soluções anti granizo de apoio à fruticultura; as barragens de regadio da Nave e da Boavista; a beneficiação da EM Mileu-Vila da Rua; a conceção e projeto da EN329 à EN323, Vila Nova de Paiva-Moimenta da Beira; projeto técnico e execução da ligação da EN329 à EN323, entre Peravelha e Vila Nova de Paiva; reabilitação parcial da EM514-EN323; reabilitação da estrada entre a EN323 e a freguesia de Vilar; requalificação dos arruamentos no Bairro de Nossa Senhora de Fátima; remodelação da zona envolvente da Capela do Mártir; Estudo do Adventure Aqua Park – Parque de Lazer Aquático; a construção de um novo armazém municipal; a requalificação dos edifícios escolares de Alvite, Leomil e Externato Infante D. Henrique; o projeto e remodelação de arruamentos e espaços envolventes dos bairros da Formiga, Noruega, Soutosa e Nagosa; a implementação do projeto de comparticipação de apoio à natalidade; a comparticipação dos medicamentos a idosos com baixos rendimentos; o Seguro de Saúde gratuito para crianças e jovens durante o seu percurso escolar obrigatório; o estudo e projeto de acesso à Cabeça Gorda, criação de um miradouro, passadiços (Maias-Cabeça Gorda-Santuário de S. Torcato); estudo para a construção do caminho Cabaços-Fornos, aproximação de Cabaços e Baldos a Moimenta da Beira; Parques de Lazer Sénior; estudo e projeto para a criação da Estância Turística da Barragem de Vilar, Aquisição de terrenos estratégicos, etc.
“Em suma, o Orçamento (e plano plurianual) prosseguirá uma estratégia bem definida, onde se continuará a procurar captar novos investimentos públicos e privados que promovam a criação de emprego sustentável e a fixação de pessoas, mantendo sempre a política de contas exatas, rigor na gestão financeira, permitindo a implementação das melhores práticas na resposta ao Munícipe e a sustentabilidade do Município”, enfatiza Paulo Figueiredo.
Fonte: viseunow.sapo.pt
O concelho de Moimenta da Beira conta com duas equipas na 2ª Fase do Campeonato Distrital de Futsal para o apuramento de Campeão: CDR Moimenta da Beira e Gente da Nave Alvite, que foram duas das oito apuradas.
A equipa do Gente da Nave venceu a Série Centro, com 28 pontos em 30 possíveis, obtendo o melhor ataque e a melhor defesa de todas as séries. A equipa do CDR apurou-se como melhor 3º classificado, também na Série Centro, com 18 pontos.
As formações que irão disputar esta 2ª Fase de Campeão, além das duas do concelho, são: Cinfães, Ajab Tabuaço, Unidos da Estação, Pedreles, Rio de Moinhos e Hda Cinfães.
Fonte: maisbeiras.sapo.pt
ALGUMAS FIGURAS DA MINHA VIDA - JOSÉ CUNHASALGUEIRO
«(…)
Sendo ainda adolescente, sei que me «acompanhou» desde que nasci em 1950. Ali
no Largo das Cinco Ruas, amigo da família, particularmente de meus pais, sendo
a minha mãe – por via do casamento da irmã Clementina com António Salgueiro –
portadora dessa proximidade. E depois a vizinhança e esse convívio saudável de
um dos pólos da Vila. Das Cinco Ruas ao Terreiro e ao Convento eram apenas umas
dezenas de metros. Mas era o centro de uma animação permanente, vivida com
imaginação – a grande fortuna de então.(…)»
TEXTO COMPLETO EM
https://palavrasemviagem.blogspot.com/2022/01/algumas-figuras-da-minha-vida-jose.html
O comandante dos Bombeiros Voluntários de Moimenta da Beira, José Requeijo, falou com a rádio Riba-Távora.
Ouça aqui as suas declarações AQUI
Fonte: radioribatavora.pt
O Rio Paiva, que já foi considerado outrora o rio mais limpo da Europa, está a receber na aldeia de Pêra Velha, em Moimenta da Beira, descargas de fossas diretamente para as suas águas e terrenos próximos, o que está a criar problemas ambientais.
Segundo uma notícia do Jornal Interior do Avesso, este teve conhecimentos de três focos de poluição na aldeia referida de Pêra Velha. Um destes focos, tal como refere o citado Jornal, consiste numa fossa instalada pela Câmara Municipal de Moimenta da Beira, num terreno privado, há cerca de 28 anos, que está a transbordar para o terreno ao lado, tornando-o improdutivo.
A Câmara de Moimenta da Beira está a par da situação já há dois anos, tendo, inclusive, enviado técnicos para averiguar a situação. De qualquer das formas o problema persiste e continua por resolver.
Um segundo foco de poluição é outra fossa entubada para descarregar diretamente no rio Paiva, conforme ilustra a imagem. Este curso de água que já foi várias vezes considerado o menos poluído da Europa, e está classificado na Rede Natura 2000, apresenta uma elevada biodiversidade de espécies, habitats e ecossistemas, alguns dos quais prioritários a nível europeu. A última situação registada dá nota de uma terceira fossa, a cerca de 12 metros do rio Paiva, onde se verificam efluentes a “céu aberto”.
Fonte: discurso-directo.com e Jornal Interior do Avesso
Entretanto, e pela primeira vez, serão avaliadas presencialmente, também a partir desta quinta-feira, as Montras Iluminadas que se candidataram ao respetivo concurso. Os prémios para a melhor, mais bonita e criativa montra iluminada, segundo o júri, deverão ser entregues durante a próxima semana.
“Toda esta ação de Natal e Reis tem como objetivo dinamizar a economia local e valorizar o comércio tradicional, tornando-o mais atrativo durante a quadra Natalícia e de Reis. Além disso, é também nossa pretensão impulsionar o envolvimento dos empresários e comerciantes do comércio local a revitalizar o comércio através da promoção das manifestações artísticas e do estímulo do espírito criativo”, explica Mónica Gertrudes, a Vereadora do Turismo e Cultura.
Fonte: CMMB
Trata-se de uma importante oportunidade para os nossos empresários, que têm a possibilidade de aderir e estar por dentro destes dois planos que, segundo o Governo, dispõem de 12,26 mil milhões de euros para apoios às empresas.
Depois da TVI, na última noite de 2021, chegou a vez da CNN Portugal dar também destaque ao espumante Terras do Demo, produzido pela Cooperativa Agrícola do Távora, em Moimenta da Beira. Foi na manhã do primeiro dia de 2022, através de uma reportagem feita pelo Viseu Now para aquela estação de televisão, só possível graças à parceria recentemente assinada entre ambos.
Este trabalho de reportagem pode ainda ser visualizado nas várias plataformas do Viseu Now, excelente portal de comunicação online de informação geral vocacionado para o todo o distrito de Viseu.