O primeiro dia foi reservado para o melhor da Natureza, cultura e tradição. Os visitantes começaram com horas de intensa atividade física pela sempre surpreendente Serra de Leomil, com início em Ariz e fim em Alvite. No alto, visitaram as torres eólicas decoradas pelos conhecidos artistas plásticos Joana Vasconcelos e Vhils e a escultura natural “milagreira”, conhecida como o Penedo da Fonte Santa. Em Alvite, o almoço, um ‘repasto serrano’, foi servido pela Gente da Nave - Associação de Promoção Social de Alvite, com acompanhamento musical popular. Não podia faltar a visita à Casa-Museu, onde assistiram a artesanato feito ao vivo, com as ‘Alvitanas a fazerem Caturnos’.
No segundo dia, trilharam pelo rio Távora, a começar no parque de Campismo da Barragem de Vilar, a Igreja de S. Pelágio, em Vila da Rua, o coreto e a Fonte de S. Francisco. Na Escola Profissional de Moimenta da Beira, esperava-os um típico almoço beirão, inspirado no escritor Aquilino Ribeiro. Conheceram a Quinta do Ribeiro e as ruínas do Convento de S. Francisco, na cave da escola foi-lhes oferecido um Porto de Honra e depois de conhecerem o inigualável centro histórico de Moimenta da Beira, terminaram o dia com uma visita às Caves com prova dos Espumantes Terras do Demo, guiados por Lúcia Lemos.
Foi uma jornada inesquecível e é justo que se agradeça ao Grupo de Montanhismo “Sempre por Maus Caminhos”; ao Presidente da Gente da Nave, Rui Clemêncio; ao Diretor Pedagógico da Escola Profissional de Moimenta da Beira, José António Almeida; à Cooperativa Agrícola do Távora, representada por Lúcia Lemos; e a outras pessoas que quiseram colaborar com a Secção de Promoção de Turismo da Câmara Municipal de Moimenta da Beira.
Fonte: CMMB
Sem comentários:
Enviar um comentário
MoimentaNaNet - MNN