Os autarcas de Vilar e Faia, nos concelhos de Moimenta da Beira e Sernancelhe, admitem que a Barragem de Vilar está "desajustada" para banhos, depois do aviso deixado pela Agência Portuguesa do Ambiente.
A APA desaconselhou na quarta-feira (6 de julho) a ida a banhos naquela que é hoje uma das infraestruturas com menos água no país. A albufeira, que serve os concelhos de Moimenta da Beira, Sernancelhe e Tabuaço, tem apenas 15 por cento de água devido à seca e foi distinguida com o selo "Qualidade de Ouro" da associação ambientalista Quercus.
Em Moimenta, o presidente da Junta de Freguesia de Vilar, António Nascimento, diz que compreende a situação e concorda com a medida da APA, lembrando que a albufeira pode constituir um perigo para quem não sabe nadar, “porque tão depressa tem a água pelos joelhos, mas, de um momento para outro, a pessoa fica toda submersa”.
O autarca diz que a inclinação da albufeira está muito elevada e que a barragem nunca teve tão pouca água como agora. “Recordo-me de uma altura em que a barragem rebentou e desceu para este nível, mas, fora disso, a água nunca esteve tão baixa como está este ano”, reconhece.
O presidente da junta garante também que, para já, o abastecimento às populações está garantido. “Não deverá estar em causa, mas para outras coisas como a rega dos pomares, não sei se vai aguentar muito tempo”, acrescenta.
Já na freguesia da Faia, em Sernancelhe, o autarca Carlos Teles assume que a medida vai ter impacto na economia e no turismo local, lembrando que, no verão, a barragem era frequentada “principalmente aos fins de semana por milhares de pessoas”.
Mesmo assim, o presidente da Junta local alerta também para os perigos de se nadar na albufeira.
“Estou meio de acordo (com a medida) porque a barragem encontra-se num sítio que é um bocado perigoso, porque está em antigos terrenos de cultivo e tem muros, poços e muito lodo. É bom que se dê atenção a isto, principalmente às crianças e a quem não sabe nadar, porque a barragem está desajustada para banhos”, alerta.
Fonte: Jornal do Centro
Sem comentários:
Enviar um comentário
MoimentaNaNet - MNN