João Salgueiro tinha raízes no distrito de Viseu, mais concretamente em Moimenta da Beira. O pai, o economista e antigo diretor da CUF era moimentense, do ramo genealógico dos "Salgueiros", assim como o tio, irmão do pai, Eduardo Salgueiro, que foi escritor, poeta, jornalista, editor e lutador antifascista.
João Salgueiro foi presidente da Sedes (Associação para o Desenvolvimento Económico e Social) constituída em 1970, foi subsecretário de Estado do Planeamento antes do 25 de abril, entre 1969 e 1971, mas desentendeu-se com o regime e abandonou o cargo.
Depois da Revolução de Abril foi deputado eleito pelo PSD, vice-governador do Banco de Portugal, presidente do Banco de Fomento Exterior, administrador da Caixa Geral de Depósitos e vice-presidente do Conselho Económico e Social.
Em 2021 o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, evocando o contributo cívico, agraciou-o com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.
O presidente da Câmara Municipal, Paulo Figueiredo, lamenta "o seu desaparecimento" e "endereça à família enlutada as mais sentidas condolências".
Fonte: Jornal do Centro
Sem comentários:
Enviar um comentário
MoimentaNaNet - MNN