Páginas

terça-feira, 31 de outubro de 2023

«Divulgação» - Peditório Nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro de 1 a 5 de novembro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) vai realizar o peditório de rua de 1 a 5 de novembro, em todo o território nacional. A recolha anual de donativos é feita por voluntários que se inscreveram para ajudar esta causa.

Em Moimenta da Beira, como sempre, os voluntários da LPCC também vão estar nas habituais localidades do Concelho a recolher os contributos durante os cinco dias. Para as dádivas, cada um deles andará com uma caixa-mealheiro.

Se não conseguir dar o seu donativo através do peditório de rua poderá fazê-lo através do site da LPCC. Basta selecionar o concelho da sua residência (para que o donativo seja encaminhado para o correspondente Núcleo Regional) e indicar o valor que pretende doar.

As receitas angariadas anualmente nos peditórios nacionais têm constituído, não só, a principal fonte de financiamento da Instituição na sua relação com a comunidade, mas sobretudo o garante da sustentabilidade das atividades que promove no âmbito dos seus 4 eixos de missão: o apoio ao doente oncológico e cuidadores, a promoção da saúde, a prevenção do cancro e o estímulo à formação e investigação em oncologia.

“Contra o Cancro todos contam”.

Fonte: CMMB

segunda-feira, 30 de outubro de 2023

«Notícia» - Casal traficante detido em Moimenta da Beira

Um homem de 46 anos e uma mulher de 36 foram detidos, este domingo, 29 de outubro, por tráfico de estupefacientes, no concelho de Moimenta da Beira.

No âmbito de uma investigação por tráfico de estupefacientes, que decorria há cerca de seis meses, os militares do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Moimenta da Beira deram cumprimento a dois mandados de detenção e quatro mandados de busca, duas domiciliárias e duas em veículos, que culminaram na apreensão de 44 doses de heroína; 27 doses de haxixe; cinco doses de cocaína; duas balanças de precisão; uma arma de fogo modificada; produto de corte de estupefacientes; material de acondicionamento de estupefacientes; três telemóveis; 20 euros em numerário; e dois veículos automóveis. Os detidos foram depois presentes no Tribunal Judicial de Moimenta da Beira.

Esta ação contou com o reforço dos militares dos postos territoriais de Moimenta da Beira e Vila Nova de Paiva.

Fonte: ViseuNow

domingo, 29 de outubro de 2023

«Divulgação» - Câmara ilumina de rosa os Paços do Concelho

O município de Moimenta da Beira vai associar-se na noite de segunda para terça-feira (30 e 31 de outubro) ao Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama, iluminando de rosa a fachada dos Paços do Concelho.

A efeméride tem como principal objetivo “aumentar a sensibilização da população sobre a importância do rastreio preventivo e do diagnóstico precoce”, sublinha a autarquia em comunicado.

Também na segunda-feira, a Câmara de Moimenta da Beira desafia a comunidade a juntar-se a esta iniciativa através do uso de uma peça de vestuário de cor rosa.

O cancro da mama é considerado um problema de saúde pública. Segundo os dados estatísticos mais recentes, o cancro da mama é o mais frequente em Portugal e em todo o mundo.

Em 2020, no nosso país, estima-se que 7.000 mulheres tenham sido diagnosticadas com cancro da mama e que 1.800 tenham morrido com esta doença. Apesar de ser o tipo de cancro mais incidente na mulher, cerca de 1 em cada 100 cancros da mama desenvolvem-se no homem.

Se diagnosticado e tratado precocemente, o cancro da mama tem uma taxa de cura superior a 90 por cento. A prevenção e diagnóstico precoce são fundamentais para o aumento da sobrevivência e manutenção da qualidade de vida da mulher.

Fonte: Jornal do Centro

quinta-feira, 26 de outubro de 2023

«Divulgação» - Serranias está de regresso a Soutosa. É nos dias 4 e 5 de novembro

É a primeira edição pós-pandemia. O “Serranias, Festival de Sabores e Tradições”, está de volta a Soutosa, terras de Aquilino Ribeiro, com um programa gastronómico sempre singular e um enérgico cartaz musical. É no primeiro fim de semana de novembro, dias 4 e 5.

As ementas incluem açorda de bacalhau, ossos da suã e entrecosto, sarrabulho, torresmos e batata cozida, papas de relão, arroz de sanchas (míscaros) e feijoada típica. Tudo cozinhado em potes de ferro dispostos sobre brasas a arderem no lajedo junto ao largo principal da aldeia. Há ainda o pão caseiro cozido em forno comunitário, o arroz doce e a maçã de Moimenta da Beira.

O cartaz musical dos dois dias, esse vai contar com várias atuações em palco instalado no largo. O programa completo pode ser visualizado na imagem. 

O “Serranias” é uma organização conjunta entre os “Baldios Terras de Aquilino Ribeiro”, União das Freguesias de Peva e Segões, Câmara Municipal de Moimenta da Beira, as associações de Soutosa, Peva, S. Martinho e Segões e a Casa Nossa.

Fonte: CMMB

«Divulgação» - Vila da Rua celebra S. Martinho com caminhada e outras atividades

No dia 12 de novembro, domingo, a freguesia de Vila da Rua, em Moimenta da Beira, vai celebrar o São Martinho com várias atividades.

Este ano, a Associação VDR + Vida de Vila da Rua, com o apoio da Junta de Freguesia local, vai dinamizar a “I Caminhada – Rota do Calvário” que se estende ao longo de 10 km. As inscrições para esta atividade são obrigatórias e estão abertas até ao dia 1 de novembro.

Serão dinamizadas outras atividades, entre elas uma Missa Solene na Igreja Paroquial, um almoço convívio aberto a toda a comunidade e ainda o tradicional magusto.

Fonte: ViseuNow

«Divulgação» - Encontro Nacional Comunidade JeePortugal acontece este fim de semana

É já este fim de semana, 28 e 29 de outubro, que Moimenta da Beira recebe pela primeira vez o Encontro Nacional Comunidade JeePortugal.

A sexta edição do passeio turístico anual monomarca (Jeep), sem qualquer componente competitiva, vai contar com a presença de 40 viaturas e cerca de 80 participantes de todo o país.

Nos dois dias são esperadas emoções fortes, com o desafio da condução em todo-o-terreno pelas melhores paisagens do concelho de Moimenta da Beira.

O encontro é organizado pela Comunidade JeePortugal e conta com o apoio da Padaria – Pastelaria “O Tó” e da Câmara Municipal de Moimenta da Beira.

Fonte: ViseuNow

«Notícia» - Moimenta da Beira anuncia novo curso superior para 2024/25

O Externato Infante D. Henrique recebeu no início da semana a cerimónia de boas vindas aos alunos que frequentam os dois Cursos Técnicos Superiores Profissionais (Informática Industrial e Assessoria e Comunicação Organizacional). 

Ao todo, são três turmas ativas com alunos provenientes de diferentes concelhos do distrito de Viseu.Na cerimónia, Hugo Bondoso, vereador do Município de Moimenta da Beira com o pelouro da Educação, anunciou a nova oferta formativa para o próxi­mo ano letivo. 

“Aos dois cursos em funcionamento queremos, em 2024/ 25, acrescentar um terceiro: o de ‘Fruticultura e Viticultura’, em colaboração com a Escola Superior Agrária de Viseu. É uma área que vem responder àquilo que entendemos ser uma das necessidades do nosso território e esperamos que aqui venha ter bastante relevância no âmbito das nossas atividades letivas”. (Foto: Município de Moimenta da Beira)

Fonte: diarioviseu.pt

segunda-feira, 23 de outubro de 2023

«Notícia» - GNR surpreende jovens durante assalto a residência em Moimenta da Beira

A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve, no passado dia 20 de outubro, três jovens, com idades compreendidas entre os 19 e 22 anos, por furto em residência, no concelho de Moimenta da Beira.

"Na sequência de uma denúncia a dar conta de um alegado furto em residência, os militares da Guarda encetaram de imediato diligências policiais que permitiram surpreender os suspeitos em flagrante no interior da residência", revela a força de segurança, num comunicado divulgado esta segunda-feira.

No seguimento da ação, a GNR apurou que os suspeitos "tinham-se introduzido na habitação após arrombamento da porta, motivo que levou às suas detenções em flagrante e à apreensão de diverso material associado à prática do ilícito".

Foi ainda efetuada uma busca domiciliária.

A ação culminou na apreensão de vários bens furtados na residência e numa outra habitação no concelho de Vila Real, nomeadamente três pares de luvas, um passa montanhas, uma mochila, uma réplica de uma arma de fogo, um chifre de marfim, dezenas de moedas de coleção, uma pedra tipo 'âmbar', uma faca de mato de cutelaria, uma adaga e um missal romano.

Os detidos foram constituídos arguidos e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Moimenta da Beira.

Fonte: Notícias ao Minuto

domingo, 22 de outubro de 2023

«Notícia» - Região de Viseu com rendimentos acima do limiar da pobreza

Todos os concelhos da região de Viseu têm rendimentos acima do limiar da pobreza. A conclusão é do Instituto Nacional de Estatística (INE) com base em dados de 2021, o ano mais recente.

Resende é o município onde os rendimentos são mais baixos em todo o distrito. O valor mediano do rendimento anual bruto declarado deduzido do IRS liquidado neste concelho rondou os 7.016 euros há dois anos.

Nessa altura, uma pessoa que ganhasse menos de 6.608 euros ou o equivalente a 551 euros por mês estava abaixo do limiar da pobreza.

Na ‘cauda’ do distrito estão também os concelhos de Cinfães (7.157 euros de rendimento), Tabuaço (7.553 euros), São João da Pesqueira (7.752 euros) e Castro Daire (7.862 euros).

No topo da lista está Viseu, onde os rendimentos são mais altos. Na capital de distrito, os habitantes ganharam em média 10.513 euros. Segue-se Mangualde, com 9.511 euros, e Tondela, com 9.481 euros.

Acima dos 9 mil euros, estão também os concelhos de Nelas (9.452 euros), Oliveira de Frades (9.415 euros), Mortágua (9.382 euros), Carregal do Sal (9.379 euros), Santa Comba Dão (9.364 euros), Vouzela (9.288 euros) e Lamego (9.066 euros).

Já na casa dos 8 mil euros, estão os municípios de São Pedro do Sul (8.979 euros), Sátão (8.771 euros), Tarouca (8.733 euros), Vila Nova de Paiva (8.729 euros), Penalva do Castelo (8.670 euros), Aguiar da Beira (8.605 euros), Moimenta da Beira (8.576 euros), Sernancelhe (8.282 euros) e Armamar (8.034 euros). O INE não tem dados de Penedono.

Em toda a região (incluindo Aguiar da Beira, que integra a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões), o rendimento médio anual ronda os 8.752 euros (uma média de 729 euros por mês).

Mais de um terço das famílias ganha 833 euros/mês e não tem como pagar despesas inesperadas

No Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, que se assinala esta terça-feira (17 de outubro), a Pordata divulgou um retrato sobre a pobreza em Portugal. Segundo a plataforma da Fundação Francisco Manuel dos Santos, um em cada cinco portugueses vivia abaixo do limiar da pobreza em 2021. Entre os grupos mais vulneráveis, está a população idosa.

Também de acordo com a Pordata, que cita dados do INE, mais de um terço das famílias portuguesas ganha 833 euros brutos e não consegue pagar despesas inesperadas. Mais de seis por cento dos agregados admite ter também atrasos nos pagamentos de rendas, prestações ou créditos.

Aumentou ainda a percentagem da população que diz ser incapaz de aquecer convenientemente a casa, sendo que Portugal foi o quarto país da União Europeia com maior proporção de pessoas a dar conta dessa incapacidade.

Por outro lado, “também subiu ligeiramente a proporção da população sem capacidade financeira para assegurar uma refeição de carne, peixe ou equivalente vegetariano de 2 em 2 dias (de 2,4% para 3%) e de pessoas sem capacidade para pagar uma semana de férias por ano, fora de casa (de 36,7% para 37,2%)”, segundo a Pordata.

Os indicadores mais recentes do INE sobre pobreza mostram que, há dois anos, 1,7 milhões de portugueses estavam em risco de pobreza e que 18,5% das crianças e jovens eram pobres, além de ter aumentado o risco nas famílias com dois adultos e duas crianças.

Relativamente à evolução da inflação e ao poder de compra dos portugueses, a Pordata refere que, em 2022, se registou a taxa de inflação mais elevada dos últimos 30 anos e que, a partir de fevereiro do ano passado, se assistiu ao aumento generalizado do preço dos bens e serviços, muito por culpa da guerra na Ucrânia.

“É preciso recuar 30 anos para encontrar uma taxa de inflação superior à de 2022 (7,8% vs. 9,6% em 1992). Desde que há registo, o pico da inflação ocorreu em 1984 (28,5%) e, desde meados de 1995, a inflação foi sempre inferior a 4,5%. Nos anos mais recentes, temos de recuar a 2017 para encontrarmos uma subida nos preços superior a 1,3%”, refere a plataforma.

Como consequência, diminuiu o poder de compra dos portugueses e os 760 euros do salário mínimo nacional equivalem a 678 euros, já que os produtos do cabaz de compra representativos das despesas das famílias encareceram, em média, 12,2%.

A Pordata refere também que em matéria de habitação, em 2022, o preço das casas aumentou 90% face a 2015 – contra 48% da média da União Europeia, enquanto os salários subiram apenas 20%.

Fonte: Jornal do Centro

«Desporto» - Resultados AF Viseu

 Divisão de Honra:







1ª Divisão Zona Norte:



Fonte: ZeroZero.pt

quinta-feira, 19 de outubro de 2023

«Notícia» - Trinta e oito escolas da região de Viseu reconhecidas com bandeira verde

Trinta e oito escolas e 15 municípios do distrito de Viseu foram distinguidos pelo trabalho realizado em 2022/2023 no programa Eco-Escolas, que organizou recentemente em Braga o Dia das Bandeiras Verdes.

Entre as escolas premiadas, estão quinze do concelho de Viseu. Também foram distinguidos estabelecimentos de ensino dos concelhos de Castro Daire, Cinfães, Lamego, Mangualde, Moimenta da Beira, Mortágua, Nelas, Oliveira de Frades, São João da Pesqueira, São Pedro do Sul, Sernancelhe, Tarouca, Vila Nova de Paiva e Vouzela.

As autarquias de Armamar, Castro Daire, Cinfães, Lamego, Mangualde, Moimenta da Beira, Mortágua, Nelas, Oliveira de Frades, São João da Pesqueira, São Pedro do Sul, Tarouca, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela foram reconhecidas como municípios parceiros pelo apoio à implementação deste programa ambiental escolar nos respetivos concelhos.

O evento visou reconhecer o trabalho de todos os que participam no Programa Eco-Escolas, uma iniciativa de âmbito internacional, coordenada em Portugal pela Associação Bandeira Azul e destinada a todos os graus de ensino.

O programa também pretende envolver crianças e jovens na tomada de decisões, envolvendo-os na construção de escolas e comunidades mais sustentáveis.

Participaram no Dia das Bandeiras Verdes cerca de 5.000 pessoas de todo o país, entre alunos, professores, diretores de escolas e representantes dos municípios parceiros do projeto.

Fonte: Jornal do Centro

«Divulgação» - Trabalho realizado nos primeiros dois anos de mandato

Assinalou-se no dia 16 de outubro de 2023 o segundo aniversário da instalação e tomada de posse da Câmara e Assembleia Municipal de Moimenta da Beira, após a eleição autárquica realizada a 26 de setembro de 2021. 

É com grande satisfação que vimos compartilhar com todos os nossos Concidadãos os resultados alcançados nestes primeiros dois anos do nosso mandato. 

Vinte e quatro meses decorridos, desde o dia em que abraçamos este novo projeto de grande dever e responsabilidade, prossegue firme o novo ciclo na governação dos destinos do Município de Moimenta da Beira, período de políticas novas, de rumos novos, de investimentos estruturantes e sólidos e também de dificuldades resultantes do vírus da covid-19, da guerra e da inflação. Ainda assim, pautando a nossa gestão pelo rigor financeiro, sem nunca colocar em causa as contas certas, agradecemos muito toda a confiança que os Moimentenses depositaram e depositam em nós! 

E por isso, temos trabalhado em várias frentes, em várias localidades e freguesias. Temos trabalhado com todos os munícipes e em todas as áreas. Estes são os ‘princípios’ que dão forma à nova identidade do nosso concelho. Desde logo com o surgimento da nova imagem, da nova identidade visual “Moimenta, Força do Interior”, que se associa à identidade e carateriza todo o povo do Concelho Moimentense. 

Desde o início que nos comprometemos em promover o desenvolvimento do nosso Concelho, visando sempre o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida dos nossos Concidadãos. Tendo isso em mente, dedicamos os nossos esforços para implementar uma série de investimentos e melhorias que impactaram positivamente em diversos setores como a ação social, educação, saúde, habitação, cultura, desporto, infraestruturas urbanas, agricultura, sustentabilidade e ambiente, modernização operacional e administrativa, etc. 

Gostaríamos de destacar algumas das principais realizações: 

• Criação e prolongamento do Ensino Superior em Moimenta da Beira, em parceria com a ESTGL (Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego) e IPV (Instituto Politécnico de Viseu); 

• Fomos pioneiros em Portugal pela implementação de um novo software de gestão interna, capaz de melhorar a eficiência do Município para com os Cidadãos; 

• Proporcionamos e apoiamos a realização de diversos eventos culturais, desportivos e recreativos conjuntamente com o apoio e a excelência das nossas coletividades, em todo o Concelho; 

• Implementamos medidas financeiras de Apoio à Natalidade no Concelho; 

• Investimos significativamente, remodelamos, reestruturamos e continuaremos a solucionar vários constrangimentos ambientais relacionados com a eficiência e sustentabilidade do setor de abastecimento de água, saneamento e resíduos urbanos; 

• Investimos e realizamos parcerias em prol da sustentabilidade da nossa fruticultura, apostando na tecnologia anti granizo; 

• Procedemos à aquisição de diversos equipamentos informáticos, máquinas e viaturas; 

• Elaboramos o projeto de regulamento do Código Fiscal e do Investimento de Moimenta da Beira (proposta); 

• Elaboramos os projetos de regulamento de Apoio ao comércio e de incentivos ao empreendedorismo e ao emprego em Moimenta da Beira (proposta); 

• Elaboramos o projeto de criação de Áreas de Reabilitação Urbana (ARU’s) para todas as localidades do Concelho de Moimenta da Beira (possibilitando um conjunto de benefícios fiscais em sede de IVA, IMI, IMT, IRS para os seus promotores e, consequentemente, será dado um importante estímulo à regeneração do edificado destes locais. 

Investimos significativamente no desenvolvimento de infraestruturas e equipamentos, tais como: 

• Requalificação do antigo edifício IVV – Caves Terras do Demo; 

• Reabilitação da Avenida principal de Alvite e pavimentação da variante norte a Alvite – 1.ª fase; 

• Reabilitação do Espaço da Feira e Aquisição de terreno contíguo; 

• Reabilitação da Central de Camionagem – Centro de Mobilidade; 

• Reabilitação da Zona Histórica de Moimenta da Beira; 

• Beneficiação da Estrada Municipal 1197, entre Mileu e a EN 226; 

• Reabilitação do Centro de Acolhimento ao Turista – Parque Paiva Natura – Segões; 

• Construção do Centro Interpretativo do Poder Local; 

• Aquisição do Espaço denominado Quinta da Vitelinha (projeto em curso); 

• Aquisição do imóvel no Largo General Humberto Delgado – destinado a Residência de Estudantes (projeto em curso); 

• Reabilitação do Externato Infante D. Henrique; 

• Reabilitação da Biblioteca Municipal de Moimenta da Beira; 

• Finalização da Ciclovia na EN 226 em Leomil; 

• Finalização da construção do Centro de Recolha de Animais de Companhia intermunicipal (CROAC); 

• Realização dos projetos de reabilitação de bairros sociais em Leomil, Peva, Soutosa e Formiga; 

• Reformulação do projeto da Escola Secundária de Moimenta da Beira; 

• Elaboração do projeto de reabilitação da Estrada 514; 

• Elaboração do Projeto da Variante a Moimenta da Beira; 

• Diversos investimentos realizados em Juntas de Freguesia; 

• entre outros… 

Estes são apenas alguns dos projetos realizados nos primeiros dois anos do nosso mandato, bem como outros não mencionados e realizados pelas nossas Juntas de Freguesia, a quem agradecemos o imprescindível contributo. 

Reconhecemos que há muito trabalho a ser feito, mas a nossa administração continuará empenhada na obtenção das melhores soluções e promover avanços em todas as áreas necessárias para o desenvolvimento do nosso Concelho. 

Agradecemos a confiança depositada na nossa gestão, e reafirmamos o nosso compromisso de continuar a trabalhar incansavelmente juntamente com as nossas Juntas de Freguesia e restantes organizações, para fazer do nosso Concelho um lugar cada vez melhor para se viver. 

A nossa terra e a sua gente são e serão sempre a primeira de todas as nossas prioridades! 

Acreditamos no Concelho de Moimenta da Beira e nos Moimentenses! 

Fonte: gazetarural.com

«Divulgação» - ‘Noite Internacional de Observação da Lua’ é já no próximo sábado à noite

Moimenta da Beira e mais 15 localidades de Portugal vão receber em simultâneo, no próximo sábado, 21 de outubro, a ‘Noite Internacional de Observação da Lua’. Aqui, o evento é organizado pelo Clube das Ciências do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira, com a ajuda dos alunos de Física do 12ºAno, e vai decorrer a partir das 21 horas no Parque da Alagoa, junto à pista de skates.

“Durante a sessão de observação com telescópios será possível observar a Lua, na sua fase de Quarto Crescente, os planetas Júpiter e Saturno, entre outros corpos celestes do céu noturno. A participação no evento é livre e gratuita, e a sua realização estará sempre dependente das condições meteorológicas dessa noite”, esclarece Paulo Sanches, fundador do Clube das Ciências, um apaixonado pela Astronomia e um excecional divulgador da cultura científica e tecnológica em Portugal.

O evento, criado pela NASA, realizou-se pela primeira vez na noite de 18 de setembro de 2010, e a partir daí tornou-se um acontecimento anual realizado em todo o mundo, no mês de setembro ou outubro.

A ‘Noite Internacional de Observação da Lua’ tem como objetivo de promover a observação do satélite natural, apreciação e compreensão da nossa lua e bem como a sua relação com a ciência e exploração planetária da NASA.

Para além de Moimenta da Beira o evento vai decorrer em Colares-Sintra, Aveiro, Coruche, Faro, Funchal, Guimarães, Monsaraz, Ilha Terceira, Ilha de S. Miguel, Portalegre, Santo Tirso, S. Gião-Oliveira do Hospital, Viana do Castelo, Viseu e Vila Nova de Gaia, articulados pela CountingStars, e em mais de 2240 locais espalhados pelo mundo.

O evento conta com o apoio logístico do Município de Moimenta da Beira, designadamente ao nível da iluminação do Parque durante o período da observação de forma a proporcionar uma melhor visualização do céu noturno.

Fonte: CMMB

segunda-feira, 16 de outubro de 2023

«Notícia» - Jovem detido com haxixe em Moimenta da Beira

Um jovem de 17 anos foi detido pela GNR por tráfico de estupefacientes em Moimenta da Beira. O detido fazia parte de um grupo intercetado na passada quinta-feira (12 de outubro) pelos militares durante uma ação de patrulhamento.

Ao se aperceberem da presença da Guarda, os jovens “adotaram um comportamento suspeito”, refere a força policial em comunicado.

“No seguimento da ação, foi realizada uma abordagem, tendo sido possível apurar que o suspeito se encontrava na posse de 14 doses de haxixe, motivo que levou à sua detenção”, acrescenta a GNR.

Os militares fizeram também uma busca domiciliária que culminou na apreensão de uma arma de alarme, várias munições e uma balança de precisão.

O detido foi constituído arguido e os factos foram comunicados ao Tribunal de Moimenta da Beira.

Fonte: Jornal do Centro

«Notícia» - Homem dispara para o ar ao ser abordado pela GNR

Um homem, de 62 anos, disparou dois tiros para o ar ao ser abordado pela GNR, no concelho de Moimenta da Beira, na manhã deste domingo (15 de outubro). As condições em que aconteceram os disparos estão a ser investigadas pela Polícia Judiciária.

A abordagem ao suspeito aconteceu durante uma patrulha da GNR, quando os militares se aperceberam de uma coluna de fumo. Quando chegaram ao local depararam-se com o indivíduo a efetuar uma queima de sobrantes e ao ser interpelado pela GNR disparou a arma, dando dois tiros para o ar.

Apesar dos disparos, nenhum dos intervenientes ficou ferido. Além do homem e dos militares, estava no local e mulher e o filho do suspeito.

Fonte da GNR confirmou a ocorrência e explicou que “a arma não foi disparada na direção aos militares”. “A arma acabou por ser apreendida, o suspeito foi detido e entregue à Polícia Judiciária”, disse.

Fonte: Jornal do Centro

«Divulgação» - RUAlidades: Festa das Colheitas regressa a Vila da Rua no próximo domingo

Vila da Rua, Moimenta da Beira, vai viver no domingo que aí vem, dia 22 de outubro, mais uma edição de RUAlidades, no amplo Largo da Igreja Matriz. A festa, que marca o final da apanha da maçã e da uva e o início da apanha da castanha, celebra também, sempre em ambiente festivo, o trabalho do campo, exaltando os produtos que a terra lhe dá todos os anos.

O dia será preenchido com diversas atividades onde não vai faltar convívio e muita animação. O programa abre às 10h00, hora do início oficial do certame, e prossegue uma hora depois com a ‘Missa das Colheitas’. Às 12h30 é o almoço convívio e às 15h00 a tarde popular animada pela Vivi da Concertina e Amigos. Haverá o tradicional Leilão.

Não falte, vai valer a pena!

Fonte: CMMB

«Desporto» - Jogos AF Viseu

 Divisão de Honra:






1ª Divisão Zona Norte:





Fonte: ZeroZero.pt

sexta-feira, 13 de outubro de 2023

«Notícia» - Moimenta da Beira recebeu gala final do Miss Best Portugal

O pavilhão municipal de Moimenta da Beira foi o palco escolhido para a gala final do Miss Best Portugal. A concurso estavam 14 finalistas, oriundas de várias zonas do país.

A grande vencedora foi Daniela Marques, de 25 anos, natural do concelho de Tábua, no distrito de Coimbra. O título vai levar a jovem a representar Portugal internacionalmente “num dos maiores concursos de beleza do mundo”. Daniela Marques foi ainda eleita pelo público Miss Influencer.

Segundo a jovem, “para além de uma faixa e de uma coroa”, este título significou “trabalho, dedicação e resiliência”.

“Nada é mais forte do que as nossas convicções e posso afirmar que, mesmo sendo de uma pequena vila, nascida e criada numa pequena aldeia, tudo é possível se tivermos força de vontade e se arriscar-mos e não tivermos medo de sair da nossa zona de conforto”, afirmou.

O concurso Miss Best Portugal procura eleger representantes portuguesas para diversos concursos internacionais. Sendo o Miss Global o título principal. As candidatas passam, numa primeira fase, por um casting, onde decorre a primeira seleção e onde são apuradas as finalistas. Posteriormente, e já na fase final do concurso, as candidata realizam diversas provas desde a preparação de um vídeo de apresentação onde procuram defender uma causa e realizar um projeto, as sessões fotográficas, editorias de moda e entrevista. O concurso fecha com a grande final, onde as finalista desfiam com marcas nacionais e põem à prova a sua comunicação em público.

Fonte: Jornal do Centro

«Divulgação» - Eleição intercalar para a Assembleia de Freguesia de Cabaços

Realiza-se no dia 26 de novembro de 2023 a eleição intercalar para a Assembleia de Freguesia de Cabaços, Município de Moimenta da Beira, distrito de Viseu.

​​​​​​​​Através do despacho​​ do Sr. Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, de 13 de setembro de 2023, foi fixado o dia 26​ de novembro de 2023 para a realização da eleição intercalar para a Assembleia de Freguesia de Cabaços, Município de Moimenta da Beira, distrito de Viseu.​

Fonte: portaldoeleitor.pt

«Notícia» - PSD pede avanços no IC26. Autarcas do distrito de Viseu reclamam urgência da estrada

Os deputados do PSD pedem ao Governo que avance com o projeto do IC26, estrada que atravessaria o norte do distrito de Viseu. Os sociais-democratas submeteram, na Assembleia da República, um projeto de resolução dedicado à construção da via, considerando que é essencial para “melhorar a ligação entre os territórios da região Douro”.

O IC26, que tem sido reivindicado há décadas pelos autarcas da região, passaria pelos concelhos de Moimenta da Beira, Sernancelhe, Tarouca e Lamego, entre outros. O PSD quer que o Governo envie os estudos prévios referentes à concretização da estrada, elaborados pela Infraestruturas de Portugal, para avaliação ambiental estratégica, e que seja determinada a elaboração do projeto de obra.

O PSD considera que a construção deste itinerário é “fundamental para a melhoria da interligação dos territórios do interior do país, dado que promove a coesão territorial principalmente na região do Douro, pelas suas características específicas, em particular pela orografia e dimensão geográfica”.

“É inquestionável que a obra do IC26 é um fator decisivo para a coesão territorial da região do Douro, dado que a cada dia que se atrasa o arranque desta obra continua-se a penalizar grandemente a região e a travar o seu desenvolvimento”, diz Hugo Maravilha, deputado eleito por Viseu.

O social-democrata refere ainda que é “incompreensível” que o IC26 ainda não tenha saído do papel, “dado o estimado e importante contributo que pode trazer para o desenvolvimento regional e para a competitividade das empresas”.

Para o PSD, o IC26 iria também preencher a falta de alternativas rodoviárias na região, que é atravessada pela Estrada Nacional 226, que é hoje “uma rua, com casas, lojas, passeios, passadeiras e semáforos” e é “incompatível” com as necessidades do Douro. E defende que o IC26 é “uma construção estratégica” para a zona.

A via também serviria de “corredor estratégico” dos concelhos da CIM Douro com a ligação à fronteira de Vilar Formoso, através da A25, e ao norte do país pela A24, “permitindo transportar a produção regional em direção ao litoral, concretamente dos portos de Leiria e de Aveiro”.

O IC26 também permitiria “quebrar o isolamento dos municípios, devolver competitividade às empresas, as quais passariam a ter uma rápida ligação entre a A24 e o IP2, criar uma acessibilidade essencial para escoar os produtos provenientes da região e potenciar o setor do turismo”, além da segurança rodoviária.

Os deputados do PSD sustentam ainda que o IC26 “representa, atualmente, um interesse nacional e transfronteiriço, dado que será o eixo rodoviário mais direto e rápido entre o noroeste peninsular e o sul de Espanha e permitirá melhorar as condições de navegabilidade no Douro”.

Nova estrada “já tem barbas”, diz autarca

Também os presidentes de câmara pedem urgência. O autarca de Sernancelhe e presidente da Comunidade Intermunicipal do Douro, Carlos Santiago, diz que o IC26 “é um projeto que já tem barbas” e recorda que o projeto já era discutido quando chegou à Câmara de Sernancelhe como vereador em 2002.

Carlos Santiago realça, em declarações ao Jornal de Notícias, que o itinerário complementar é “mais do que ambição, é uma necessidade” da região.

Também o presidente da Câmara de Lamego, Francisco Lopes, realça que a ausência do IC26 “condiciona a mobilidade das pessoas e das mercadorias”. Com o IC5 a funcionar há mais de 10 anos a norte do rio Douro, o autarca lamenta que ainda não exista “uma via adequada para desencravar os concelhos a sul do rio” e que os ligue à A24, ao IP2 e à A25.

O autarca de Lamego admite que a estrada poderá ser feita “por fases”, nomeadamente, primeiro como “variantes alternativas à volta das localidades”.

Fonte: Jornal do Centro

quarta-feira, 11 de outubro de 2023

«Notícia» - Homem detido por atear dois incêndios em Moimenta da Beira

Um homem de 47 anos foi detido em Moimenta da Beira por suspeitas de dois incêndios florestais no concelho, revelou a Polícia Judiciária (PJ), esta quarta-feira, num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.

De acordo com os inspetores os fogos ocorreram no dia 4 de outubro e consumiram áreas de mancha florestal constituídas por mato e povoamento de pinheiro bravo, carvalho e eucalipto, e área agrícola constituída por diversas plantações de castanheiros e ameixeiras, bem como vários edificados, de valor consideravelmente elevado, que apenas não foram consumidos devido à rápida deteção e intervenção dos bombeiros.

O detido vai agora ser presente a interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.

Fonte: Notícias ao Minuto

«Divulgação» - Vem aí o ‘Fim-de-semana Gastronómico’ que dá também descontos no alojamento

A Câmara Municipal de Moimenta da Beira e a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal organizam nos dias 13, 14 e 15 de outubro mais uma edição do ‘Fim-de-semana Gastronómico’. Para além de saborear as iguarias da região, o evento vale também pelos descontos (10%) nas noites de sexta e sábado, nos alojamentos locais aderentes, sendo que o desconto não é acumulável com outras promoções em vigor e com reservas feitas pelas plataformas eletrónicas.

Tal como aconteceu no ano passado, o ‘Fim-de-semana Gastronómico’ volta a coincidir com a iniciativa do “Mês Enogastronómico Moimenta com Sabor”.

Alojamentos aderentes

Casa do Monge (Sever); Quartinho da Tia Dulce (Cruzamento Paraduça); Quinta da Regada do Moinho (Segões); Quinta Sul América (Castelo); Solar dos Correia Alves (Moimenta da Beira); Hotel Verdeal (Moimenta da Beira) e Pico do Meio Dia (Moimenta da Beira).

Fonte: CMMB



«Divulgação» - Exército abre concurso de admissão à categoria de Praças em Regime de Contrato Especial

Estão abertas, até dia 17 de outubro, as inscrições para o concurso de admissão à categoria de Praças em Regime de Contrato Especial. Os candidatos devem ter os seguintes requisitos para admissão:

Idade: igual ou inferior a 24 anos (com o 12.º ano de escolaridade); ou Igual ou inferior a 27 anos (com Licenciatura).

Habilitações exigidas: 12º ano completo ou habilitação legalmente equivalente no Catálogo Nacional de Qualificações.

Se és ou já foste militar nas Forças Armadas – Idade igual ou inferior a 35 anos.

O Regime de Contrato Especial (RCE) corresponde à prestação de serviço militar voluntário por parte dos cidadãos durante um período de tempo limitado (duração legal mínima de 4 anos e máxima de 14 anos), com vista à satisfação das necessidades das Forças Armadas. A Lei de Serviço Militar permite situações funcionais cujo grau de formação e treino, tipo de habilitações académicas e exigências técnicas tornem desejável uma garantia de prestação de serviço mais prolongada. O Decreto-Lei n.º 130/2010, de 14 de dezembro, na sua atual redação, estabelece o Regime de Contrato Especial para prestação do serviço militar.

Mais Informações:

Gabinete de Atendimento ao Público de Lamego

Bloco da Feira, Loja 7, 5100-096 Lamego

Contactos: 254 619 328; 913 774 970 ou 913 774 847

Aviso

Fonte: CMMB

domingo, 8 de outubro de 2023

«Divulgação» - ‘Caminhada Solidária’ sai à rua no dia 15 de outubro, em Peva

No mês em que se celebra o Dia Internacional do Idoso, mês de outubro, a “Casa Nossa – Associação e Solidariedade Social de S. Martinho”, em Peva, vai promover na tarde do dia 15 de outubro, que coincide com um domingo, a 5ª Caminhada Solidária. A receção dos caminhantes está agendada para as 14h30, já o passeio tem saída marcada para as 15 horas.

Feita a inscrição, os organizadores oferecem brindes e um lanche.

Venha caminhar connosco e ajude-se a si mesmo!


Fonte: CMMB

«Notícia» - Jogador de Moimenta da Beira em fuga de Israel após ataques do Hamas

Israel acordou ontem em sobressalto pelos ataques levados a cabo pelo Hamas. As consequências já se fazem sentir e o mundo do futebol não é exceção. Kiko Bondoso, futebolista natural de Moimenta da Beira, teve de sair rapidamente de Israel, estando agora na Grécia, onde espera avião para o regresso a Portugal.

Em declarações ao jornal O Jogo, o avançado revelou que está tudo bem consigo, mas que não ganhou para o susto. “Foi um grande susto, mas está tudo bem comigo. Estou na Grécia, vou para Portugal e já me sinto mais tranquilo", disse.

Kiko Bondoso relatou que acordou este sábado em sobressalto com o barulho das bombas. “Acordei às seis da manhã com o barulho das bombas, que me pareciam estar a rebentar muito perto. Ouviram-se sirenes e foi toda uma confusão que se seguiu. Havia militares nas ruas com armas, mas não presenciei de perto nenhuma outra situação. Estou em Israel há mês e meio, mas foi a primeira vez que vivi algo deste género", contou.

O jogador que representa atualmente o Maccabi de Telavive esclareceu que o clube prontamente ajudou os seus jogadores na fuga do país. “Foi tudo muito rápido, logo de madrugada, com muitos estrondos, as bombas a cair. No início as pessoas tentaram acalmar-nos, dizendo que não era nada de grave, mas durante a dia foi-se percebendo que a situação se ia complicar. Felizmente o clube conseguiu rapidamente bilhetes de avião e conseguimos sair de Israel logo no mesmo dia", manifestou.

Kiko Bondoso conta com passagens por diversos clubes do distrito de Viseu, como o Moimenta da Beira, Ferreira de Aves e Lusitano de Vildemoinhos. O jogador deu o salto para o Vizela, onde alcançou o patamar máximo do futebol português, de onde no início da presente temporada se transferiu para o Maccabi de Telavive, clube israelense.

Fonte: Jornal do Centro

«Desporto» - Resultados AF Viseu

 Divisão de Honra:










1ª Divisão Zona Norte:





Fonte: ZeroZero.pt

sexta-feira, 6 de outubro de 2023

«Divulgação» - Liga Portuguesa Contra o Cancro está a promover campanha de recrutamento para o Peditório Nacional

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a procurar voluntários para participar no Peditório Nacional 2023, que vai voltar à rua entre os dias 1 a 5 de novembro. Sob o mote “Seja herói da Liga. Seja um voluntário no Peditório”, a iniciativa surge com o objetivo de recrutar, de forma voluntária, todos os interessados em participarem nesta angariação de fundos que a Liga promove, em prol do doente oncológico e do seu cuidador.

Para ser voluntário da LPCC não há limite de idade, e a participação pode ser feita à medida da disponibilidade. Para se inscrever basta preencher o formulário de candidatura como Voluntário pontual do peditório no site. Após a submissão do formulário, a candidatura será remetida para o Núcleo Regional da Liga Portuguesa Contra o Cancro do local onde pretende desenvolver o peditório, o qual entrará em contacto oportunamente a fim de lhe prestar as informações necessárias.

O Presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Francisco Cavaleiro de Ferreira, clarifica que “o Peditório Nacional da LPCC é a imprescindível forma de poder dar resposta às muitas necessidades, a vários níveis, que os doentes oncológicos e respetivas famílias enfrentam. Permite ainda apostar na prevenção da doença e na investigação científica através da atribuição de bolsas, apoio a centros de investigação e formação em Oncologia. Por isso, seja voluntário no Peditório Nacional. Seja um herói da LPCC”.

Em Portugal, as doenças oncológicas continuam a ser preponderantes. Segundo os dados adiantados pela Liga, há cerca de 60 mil diagnósticos de cancro por ano, que amiúde levam à morte ou incapacitação dos doentes, impactando gravemente as suas famílias e, em grande plano, a sociedade em geral.

A Liga Portuguesa Contra o Cancro foi fundada em 1941, é uma associação cultural e de serviço social privada e sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo combater e prevenir o cancro.

Seja Voluntário!

“Os doentes oncológicos continuam a precisar de nós”

segunda-feira, 2 de outubro de 2023

«Desporto» - Resultados AF Viseu

 Divisão de Honra:








1ª Divisão Zona Norte:





Fonte: ZeroZero.pt

«Divulgação» - 'Moimenta com Sabor', o melhor da gastronomia local servida à mesa pelos melhores Chefs

Degustar receitas aquilinianas confecionadas por Chefs de referência da cozinha portuguesa. A 2ª edição do ‘Moimenta com Sabor’, promovida pela Câmara Municipal de Moimenta da Beira, vai estender-se durante todo o mês de outubro (Mês Enogastronómico), sempre às sextas e sábados à noite (jantares).

Assim, as melhores iguarias da região começam a ser cozinhadas e servidas à mesa dos restaurantes aderentes do concelho a partir do dia 7 de outubro (jantar de sábado), tudo com o propósito de captar a atenção dos visitantes para os aromas e sabores únicos da região beiro-duriense.

Tal como aconteceu no ano passado, o ‘Moimenta com Sabor’ volta a coincidir com o fim-de-semana gastronómico promovido pela Região de Turismo do Porto e Norte, iniciativa que decorrerá nos dias 13, 14 e 15 de outubro. 

Fonte: CMMB

«Notícia» - Quatro feridos graves após colisão com três veículos ligeiros em Viseu

Uma colisão na tarde deste domingo entre três veículos ligeiros fez cinco feridos, quatro deles considerados graves e um ligeiro, na Estrada Nacional 313 na freguesia de Sarzedo, em Moimenta da Beira, no distrito de Viseu.

Ao que o Porto Canal apurou, um homem de 64 anos encontra-se em estado crítico; outro indivíduo de 79 anos sofreu um trauma torácico; uma mulher com mesma idade apresenta suspeitas de um trauma vertebromedular e o último ferido grave tem um trauma num membro inferior. 

Quatro das vítimas tiveram que ser desencarceradas. O quinto ferido do acidente apresenta ferimentos leves. 

O alerta aos meios de socorro foi dado às 17h24.

No local estiveram três ambulâncias dos Bombeiros Voluntários de Moimenta da Beira, uma ambulância dos Bombeiros Voluntários de Tarouca, a VMER de Viseu, um Helicóptero de Macedo, a Proteção Civil e o SIV de Moimenta da Beira.

Fonte: Porto Canal