Falecido em 2017, aos 86 anos, Alexandre Gomes Cardia foi presidente da autarquia de Moimenta da Beira entre 1985 e 1993, tendo sido eleito pelo CDS. Foi ainda vereador durante três mandatos, membro da Assembleia Municipal e presidente da Assembleia de Freguesia de Moimenta da Beira.
O antigo autarca foi homenageado no 25 de Abril com a inauguração do monumento dedicado em seu nome e que projeta a ideia do movimento. O filho mais velho, Francisco Cardia, diz rever-se na escultura, considerando que representa o pai “como um ser inquieto, que não conseguia estar parado e tinha que se mexer constantemente”.
A imagem mostra também um homem que olha para o horizonte. "O Cardia era assim conhecido por todos nós", lembra o filho.
Ao longo da sua vida, também desempenhou outras funções no seio do concelho, tendo sido fundador e presidente da Casa do Povo de Moimenta da Beira, presidente do Clube de Desporto e Recreio, do Rancho Folclórico de Moimenta da Beira e do antigo Grémio da Lavoura.
A festa de homenagem foi promovida pela Assembleia Municipal. Na sessão de preito estiveram presentes os familiares do homenageado, o autor da escultura, Daniel Castro Gamelas, os membros do Executivo e da Assembleia Municipal, os presidentes das juntas de freguesia, ex-autarcas e populares.
Fonte: Jornal do Centro
Sem comentários:
Enviar um comentário
MoimentaNaNet - MNN