Páginas

domingo, 29 de setembro de 2024

«Notícia» - Homem detido por tráfico de droga e posse de arma proibida

Atendendo ao comunicado da Guarda Nacional Republicana (GNR) – Comando Territorial de Viseu, um homem de 18 anos, foi detido por suspeitas de tráfico de droga e posse de arma proibida. A detenção decorreu em Moimenta da Beira nesta passada terça-feira (24 de setembro).

O detido em questão, foi sinalizado pelas autoridades depois de evidenciar um comportamento suspeito ao aperceber-se da presença da GNR. Depois de uma revista e uma busca domiciliária foi-lhe apreendido vário material, como armas e droga. O suspeito tem antecedentes criminais por crimes da mesma natureza.

Material apreendido: Uma réplica de arma de fogo, um sabre, dois bastões de madeira, uma arma de ar comprimido, uma faca borboleta, uma balança de precisão e 8,5 doses de MDMA.

O homem foi constituído arguido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Moimenta da Beira.

Fonte: AliveFM

«Notícia» - Centro Escolar de Moimenta da Beira com obras concluídas

O Centro Escolar de Moimenta da Beira tem agora novas coberturas exteriores que permitem “melhores condições de circulação” nos espaços de acesso, anunciou a Câmara Municipal.

As coberturas – que abrangem as áreas do pré-escolar e do primeiro ciclo – garantem uma “melhor mobilidade por parte de toda a comunidade escolar, entre as portarias e as entradas principais do edifício”, explicou a autarquia.

Ainda na área do primeiro ciclo, também foi criada uma nova área coberta “para os alunos poderem brincar, abrigados da chuva” e foi ainda feita a pavimentação de um espaço junto ao campo de futebol.

Já no próximo mês de outubro, vai ser instalado um novo parque infantil que substituirá o atual, com a reabilitação do piso na zona de implantação.

“Todas estas obras fazem parte do esforço contínuo da autarquia para melhorar as infraestruturas e garantir maior qualidade de vida de todos os que frequentam o Centro Escolar de Moimenta da Beira”, sublinhou a Câmara Municipal.

“São investimentos que permitem a utilização do espaço escolar num ambiente mais cuidado, com maior segurança e conforto”, disse o presidente Paulo Figueiredo.

Fonte: jornaldocentro.pt

quarta-feira, 25 de setembro de 2024

«Divulgação» - Academia de Música Quinta do Ribeiro promove aula experimental, no próximo sábado

A Academia de Música Quinta do Ribeiro, em Moimenta da Beira, vai realizar, no próximo sábado, 28 de setembro, uma aula aberta, e gratuita, a todas as pessoas que sintam curiosidade pela música e queiram experimentar um instrumento musical. A atividade decorrerá no Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira, a partir das 14h30.

Entretanto, conciliando a teoria com a prática e o individual com o coletivo, a Academia de Música Quinta do Ribeiro, com o objetivo de promover, ensinar e explorar a veia musical de cada um através da aprendizagem de instrumentos musicais com professores especializados em cada instrumento e disciplina, tem abertas, até dia 30 de setembro, as inscrições para o ano letivo 2024/25 (depois desta data, a vaga está dependente da disponibilidade do professor de instrumento).

As aulas individuais contemplam violino, viola d’arco, violoncelo, contrabaixo, piano, acordeão, flauta transversal, clarinete, saxofone, trombone, trompete, trompa, tuba, eufónio, guitarra clássica/elétrica, percussão/bateria, baixo elétrico, flauta de bisel e instrumentos tradicionais.

Ao nível dos conjuntos, opção de formação musical, música de câmara e coro.

Os cursos dividem-se nas categorias: Infantil (3 a 5 anos); Iniciação (6 a 10 anos); Especializado (a partir dos 10 anos); e Curso Livre.

Fonte: viseunow.pt

«Divulgação» - Artenave promove caminhada solidária

A associação de solidariedade Artenave Atelier, de Moimenta da Beira, organiza no próximo sábado, 28 de setembro, a 5.ª Caminhada Artenave.

É uma caminhada solidária, já que toda a receita angariada com as inscrições, que custam cinco euros, reverterá para a compra de triciclos destinados à mobilidade dos utentes da associação.

A concentração dos participantes vai ser pelas 09:15, em frente às instalações da Artenave, e o início da caminhada dar-se-á pelas 10:00, para levar os participantes por um percurso com cerca de seis quilómetros.

No final, por volta do meio dia, haverá um lanche convívio entre todos os participantes.

Fonte: estacaodiariajornal.sapo.pt

«Divulgação» - Ensino Superior: 2ª fase de candidaturas ao CTeSP (Fruticultura e Viticultura) aberta de 27 de setembro a 4 de outubro

O prazo de receção da 2ª fase das candidaturas para o Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) de Fruticultura e Viticultura, que vai ser ministrado em Moimenta da Beira no ano letivo 2024/2025, abre na próxima quinta-feira, 27 de setembro, e termina uma semana depois, a 4 de outubro

Mais informações:

ESAV (servicosacademicos@esav.ipv.pt ou 232 240 030)

Município de Moimenta da Beira (254 520 070)



Fonte:CMMB

«Notícia» - Auditório das Caves Terras do Demo recebeu ‘Focus Group’ promovido pela equipa do projeto europeu AgroHub

O ‘Focus Group’ decorreu no sábado, dia 21 de setembro, no Auditório das Caves Terras do Demo (antigo edifício IVV), em Moimenta da Beira. A atividade, promovida pela equipa do projeto europeu AgroHub, foi desenvolvida em parceria entre a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, do Politécnico de Viseu, e a Universidade de Valladolid.

Dedicada aos empreendedores agrícolas, a sessão foi conduzida por Ana Branca, deputada Intermunicipal da CimDouro e membro deste projeto europeu. Ao longo de duas horas, os elementos dos quatro grupos (Moimenta, Távora, Varosa e Douro), tiveram a oportunidade de debater sobre diversos temas como a densidade populacional, emprego, utilização dos solos e culturas agrícolas na área da AgroHub.

A atividade contou com a presença de Miguel Mota, presidente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (ESTGL), representantes da Universidade de Valladolid e do Instituto Politécnico de Viseu, fruticultores representantes da Associação de Fruticultores da Beira Távora e de Romeu Sequeira, vice-presidente da Assembleia Geral da Associação dos Jovens Agricultores de Portugal, entre outros.

O projeto Agro-Hub centra-se na criação da “comunidade Agro-Hub”, um ambiente colaborativo aberto à participação de todos os intervenientes na extensa cadeia de valor da produção agrícola local: produtores, empresas de transformação, marcas de garantia agrícola, cooperativas, comunidades locais e administrações públicas.

Os parceiros envolvidos neste projeto são a Associação Ibérica de Municípios do Rio Douro (AIMRD), a Direção-Geral do Património Cultural da Junta de Castilla y León, a Universidade de Valladolid, a Câmara Oficial de Comércio, Indústria e Serviços de Zamora, o Instituto Politécnico de Viseu, a Comunidade Intermunicipal do Douro e a Comunidade Intermunicipal de Trás-os-Montes.

Fonte: radioribatavora.pt

segunda-feira, 23 de setembro de 2024

«Notícia» - Homem de 23 anos detido em Moimenta da Beira por furto de ciclomotor

O Comando Territorial de Viseu da GNR, através do Posto Territorial de Moimenta da Beira, constituiu arguido, no dia 20 de setembro, um homem de 23 anos por furto e recuperou um ciclomotor furtado.

No seguimento de uma denúncia a dar conta do furto do ciclomotor, os militares da GNR desenvolveram diversas diligências que permitiram localizar um ciclomotor que havia sido roubado em Marco de Canaveses e que já se encontrava para venda. No decorrer da ação, foi efetuada uma busca a uma garagem, no concelho de Moimenta da Beira, que culminou na apreensão do ciclomotor que se encontrava na posse do suspeito. O suspeito foi constituído arguido e os factos comunicados ao Tribunal Judicial do Marco de Canaveses.

Fonte: diarioviseu.pt

domingo, 22 de setembro de 2024

«Divulgação» - “Artenave Atelier” organiza caminhada solidária a 28 de setembro

A associação de solidariedade “Artenave Atelier”, sediada em Moimenta da Beira, organiza, no próximo sábado, 28 de setembro, a Caminhada Artenave. 

A concentração dá-se às 9h15, em frente às instalações. O início da caminhada, com a extensão de 6km, está marcado para as 10h00 e o lanche convívio às 12h00.

A participação tem um custo de 5 euros, que inclui o kit e o reforço. Todo o valor resultante das inscrições reverterá para a compra de triciclos destinados à mobilidade dos utentes da associação.

Para inscrições e mais informações, contactar os números telefónicos 254 583 522 / 917 389 044 ou o email atelier@artenave.org 

Fonte: viseunow.pt

«Notícia» - Moimentense Leonor Ferreira já trabalhou sob as ordens de Francisca Martins

É de Segões e foi chamada pela primeira vez à seleção das quinas. Leonor Troca Ferreira, atual jogadora do Académico de Viseu FC, integrou, esta segunda e terça-feira, 16 e 17 de setembro, o estágio de preparação da Seleção Nacional Feminina Sub-15, na Cidade do Futebol.

A jovem, de 14 anos, foi uma das 44 jogadoras escolhidas pela treinadora nacional, também natural de Viseu, Francisca Martins, para fazer parte dos trabalhos da equipa, ao longo dos dois dias.

A jogadora, que veste esta temporada a camisola do Académico de Viseu FC, já passou pela Casa do Povo de Vila Nova de Paiva e pelas Seleções Distritais da AF de Viseu, onde defendeu vários Torneios Interassociações, sendo o último, a Fase Final da Liga de Ouro Sub-14.

Fonte: viseunow.pt

domingo, 15 de setembro de 2024

«Notícia» - Homem apanhado pela GNR com caçadeira ilegal

Um homem, de 36 anos, foi detido em Moimenta da Beira na posse de uma caçadeira sem documentos.

A detenção foi feita pelo posto Territorial de Moimenta da Beira esta terça-feira (11 de setembro), depois de uma denúncia de disparos com arma de fogo.

“Os militares da Guarda dirigiram-se ao local onde foi possível verificar que o suspeito se encontrava na posse de uma espingarda caçadeira, sem para tal possuir nenhum documento relativo à mesma”, explicou em comunicado a autoridade.

Além da espingarda, os militares detetaram diversos cartuchos, tendo o suspeito sido de “imediato detido”.

No decorrer das diligências, foi ainda efetuada uma busca a um anexo, que culminou na apreensão de diverso material, nomeadamente uma espingarda caçadeira e cinco cartuchos.

O homem foi constituído arguido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Moimenta da Beira.

Fonte: Jornal do Centro

quinta-feira, 12 de setembro de 2024

«Divulgação» - Delfins, Fernando Daniel e Alcoolémia entre os cabeças de cartaz da Expodemo

Alcoolémia, Delfins, Fernando Daniel, Zanova, Les Commandos Percu e Kura são os cabeças de cartaz da Expodemo deste ano, que arranca já no próximo dia 19 de setembro em Moimenta da Beira.

A inauguração – marcada para as 18h00 do primeiro dia do evento – vai contar com a presença do ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes. A iniciativa – que também promove a maçã, a agricultura e a economia de Moimenta da Beira – vai ter quatro dias de animação no centro da vila.

O primeiro dia da Expodemo, que calha a uma quinta-feira, vai contar com o concerto da banda de rock Alcoolémia. Já no dia 20, sexta-feira, os Delfins – que celebram agora os 40 anos de carreira – vão estar em Moimenta da Beira. Já pela noite dentro, chega a DJ Zanova.

A 21 de setembro, sábado, Fernando Daniel vai cantar na Expodemo, num dia em que também se destacam a companhia francesa de artes de rua Les Commandos Percu e o DJ Kura.

O recinto da Expodemo também vai receber outras atrações como o Festival de Estátuas Vivas (que acontece nos dias 21 e 22), as atuações do Apple Dance no dia 19, o concerto da Orquestra CemNotas no dia 20, as festas Apple Party com os DJ’s Pedro Costa, Ruuze, Ricardo Abreu e Caitas, os Piratas + Friends no dia 21 e a Charanga a Cavalo da GNR no dia 20.

A Expodemo encerra a 22 de setembro, domingo.

Fonte: Jornal do Centro

«Notícia» - Moimenta da Beira faz “radar social” para referenciar necessidades do concelho

O presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira disse hoje à agência Lusa que o projeto “radar social” vai referenciar as “reais necessidades” do concelho que é “muito envelhecido” e com pessoas isoladas.

“Sabemos que temos uma população muito envelhecida, pessoas com algumas carências sejam elas económicas ou até familiares, digamos, porque há muita gente isolada com os filhos no estrangeiro. É um flagelo social”, descreveu Paulo Figueiredo.

O autarca notou ainda que esta “é uma população que vive muito da agricultura, sendo que muitas pessoas, pela idade, já nem trabalham” as terras, o que acaba por provocar um “maior isolamento e dificuldades” económicas.

“Com RSI [Rendimento Social de Inserção] temos cerca de 180 famílias, atualmente”, contabilizou o presidente da Câmara de Moimenta da Beira, no distrito de Viseu, cujo projeto “radar social” foi iniciado esta semana.

O projeto é comparticipado a 100% pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e o Município vai “aproveitar a oportunidade para conhecer as reais necessidades” do concelho para, com este “diagnóstico social, ser possível fazer mais coisas”.

Para isso, já foram contratadas “três técnicas que começaram a trabalhar esta semana com a supervisão dos profissionais dos serviços sociais” da Câmara de Moimenta da Beira que “já fez um excelente serviço”.

A nova equipa vai “referenciar e (re)conhecer os problemas de pobreza e exclusão social, em complementaridade com a rede social municipal” dando um “contributo decisivo para a construção, atualização e o enriquecimento do conhecimento do território”.

O “radar social” vai decorrer em 27 meses, dividido em duas fases: “primeira vai fazer-se o diagnóstico social e preparar o plano de desenvolvimento social e o de ação; e na segunda fazer-se a georreferenciação social do território e será posto em prática o plano de ação preparado na primeira fase”.

Fonte: noticiasdeviseu.com

terça-feira, 3 de setembro de 2024

«Notícia» - Despiste de Motociclo faz um ferido grave

Um despiste fez dois feridos, um deles grave, em Moimenta da Beira.

À VTM, o comandante dos bombeiros locais, Carlos Pereira, referiu que “seguiam ambos no

motociclo”. O ferido grave era, ao que sabemos, o condutor da moto.

O alerta para a ocorrência foi dado às 11h58 e no local estão 11 operacionais, apoiados por cinco viaturas e um meio aéreo.

Segundo o comandante, as vítimas são “pai e  filha”. O homem, de 47 anos, foi transportado de helicóptero para o hospital de Santo António, no Porto. Quanto à  filha, “foi para o de Vila Real, para observação”.

Fonte: avozdetrasosmontes.pt

«Notícia» - GNR deteta 21 crimes de contrafação e apreendeu 3.400 artigos

A GNR apreendeu em agosto mais de 3.400 artigos contrafeitos e registou 21 crimes de contrafação numa operação de fiscalização que decorreu em vários pontos do país e abrangeu feiras, mercados, lojas e veículos.

A operação de fiscalização coordenada pela Unidade de Ação Fiscal (UAF), através dos destacamentos do Porto, Coimbra, Évora, Lisboa e Faro, decorreu durante o mês de agosto em vários concelhos do país e teve por objetivo “prevenir e combater o fenómeno da contrafação e da pirataria, minimizando os danos económicos causados por este tipo de comércio ilícito”.

Paços de Ferreira, Póvoa de Varzim, Valença, Moimenta da Beira, Aveiro, Caldas da Rainha, Ponte de Sor, Reguengos de Monsaraz, Ourique, Silves, Albufeira e Loulé foram alvo de 57 ações de fiscalização, que envolveram mais de 120 militares da Guarda Nacional Republicana (GNR), que incidiram em feiras, mercados e lojas e 741 veículos.

A GNR registou 21 crimes de contrafação, 128 contraordenações associadas a falhas na documentação de transporte, uma contraordenação relativa ao imposto sobre álcool e bebidas alcoólicas, uma contraordenação relativa ao imposto sobre veículos e cinco contraordenações rodoviárias.

As ações de fiscalização resultaram ainda na apreensão de 3.466 artigos de vestuário, calçado e acessórios contrafeitos, um veículo que circulava ilegalmente e 2,5 litros de aguardente sem estampilha fiscal.

Fonte: radioregional.pt