Páginas

terça-feira, 16 de dezembro de 2025

«Notícia» - Seis detidos e várias armas apreendidas em megaoperação da GNR

Uma megaoperação da Guarda Nacional Republicana (GNR) nos concelhos de Vila Nova de Paiva, Moimenta da Beira e Paredes resultou esta terça-feira na detenção de seis pessoas e na apreensão de várias armas de fogo.

O tenente Tiago Figueiredo, comandante da GNR de Moimenta da Beira, explica que a investigação, iniciada em agosto, "tinha como base a ocorrência de vários desacatos em que foi utilizado o armamento agora apreendido".

Em causa estão possíveis crimes de ameaça agravada, ofensa a integridade física qualificada e detenção de arma proibida.

Cerca de 80 militares da GNR estiveram envolvidos nesta megaoperação que decorreu em três concelhos do país.


Reportagem SIC, para ver clique AQUI:



Fonte: SIC.pt

domingo, 14 de dezembro de 2025

«Divulgação» - Autarcas de Moimenta da Beira presentes no XXVII Congresso da ANMP

O Município de Moimenta da Beira esteve representado no XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que decorre em Viana do Castelo, reunindo autarcas de todo o país sob o lema “Poder Local - A proximidade que transforma Portugal”.

O concelho marcou presença através do Presidente da Câmara Municipal, Paulo Figueiredo, do Presidente da Assembleia Municipal, João Xavier, e de Márcio Monteiro, Presidente da Junta de Freguesia de Cabaços, em representação dos Presidentes de Junta do concelho.

No decorrer do Congresso, o Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, Paulo Figueiredo, passou a integrar a Mesa do Congresso da ANMP na qualidade de Vogal Efetivo, cargo que declara assumir com elevada honra sob a liderança de Luísa Salgueiro. Esta nova função sucede ao exercício anterior enquanto Vice-Presidente da ANMP, desempenhado num mandato liderado por Carlos Moedas.

Com este evento foi igualmente eleito Pedro Pimpão, Presidente da Câmara Municipal de Pombal, como Presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, iniciando-se assim um novo ciclo de liderança da ANMP.

A presença dos autarcas de Moimenta da Beira neste Congresso reforça o envolvimento ativo do Município nos órgãos nacionais do poder local, contribuindo para a defesa dos interesses do território e para o fortalecimento da proximidade democrática.

Fonte: CMMB

«Notícia» - EXPODEMO nomeada para os Iberian Festival Awards

A EXPODEMO, de Moimenta da Beira, foi nomeada, pela primeira vez, para os Iberian Festival Awards, um dos mais prestigiados reconhecimentos dedicados a festivais e eventos da Península Ibérica, na categoria “Best Festivity”,

A votação encontra-se aberta ao público até ao dia 15 de janeiro, sendo que pode votar EXPODEMO na opção 13 da lista de candidatos.

"Esta nomeação representa um importante reconhecimento do impacto cultural e festivo do evento, bem como do trabalho desenvolvido na valorização do interior do país", salientou a Câmara Municipal de Moimenta da Beira, que apela à participação de todos para apoiar a EXPODEMO nesta distinção.


Para votar:
Aqui (opção 13)

Fonte: Diário de Viseu

quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

«Divulgação» - 15.ª edição da Campanha de Recolha de Alimentos

O Município de Moimenta da Beira promove, nos dias 12, 13 e 14 de dezembro, a 15.ª edição da campanha solidária de recolha de alimentos. A iniciativa decorrerá nos supermercados Intermarché, Auchan/Minipreço, Meu Super e Supermercado Avenida, em parceria com a Rede Social, o Banco Local de Voluntariado e o Agrupamento de Escolas.

Os bens alimentares doados serão recolhidos pelos voluntários e distribuídos pelos agregados familiares do concelho com maiores dificuldades económicas, previamente sinalizados pelo Gabinete de Ação Social. A campanha mantém o propósito de mobilizar a comunidade para os valores da entreajuda e da solidariedade, especialmente nesta época do ano.

Seja solidário. O seu gesto faz a diferença.

Fonte: CMMB


«Notícia» - Descoberta rede suspeita de tráfico de droga. Investigação decorria desde 2023

Quatro homens, entre os 26 e 31 anos, foram detidos e quatro mulheres, entre os 25 e 47 anos, foram constituídas arguidas, todos por suspeita do crime de tráfico de estupefacientes em Lamego, Mangualde e Moimenta da Beira (distrito de Viseu) e no Porto, tendo o processo seguido para o Tribunal de Viseu.

Segundo uma nota de imprensa do Comando Territorial de Viseu da GNR as detenções, concretizadas pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Viseu, em colaboração com a PSP, acontecerem no âmbito de uma investigação que decorria desde 2023 e do qual resultaram 20 buscas, nove domiciliárias, dez em veículos e uma em armazém.

Das buscas foi apreendido o seguinte material: três pistolas; uma caçadeira; um aerossol; 191,6 doses de haxixe; 62 doses de MDMA; 43,5 doses de cocaína; 5,9 doses de canábis; nove gramas de LSD; 11,5 gramas de anfetaminas; 2.355 euros em numerário; 21 telemóveis; um computador; quatro balanças de precisão e material de corte e acondicionamento de estupefaciente.

Fonte: Jornal do Centro

domingo, 7 de dezembro de 2025

«Divulgação» - Programa E-Lar: candidaturas abrem a 11 de dezembro

Informam-se todos os munícipes que a nova fase de candidaturas ao Programa E-Lar terá início no próximo dia 11 de dezembro, uma iniciativa nacional que apoia a substituição de equipamentos a gás por soluções elétricas mais efficientes, promovendo a eficiência energética e a descarbonização das habitações.

O programa é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e gerido pelo Fundo Ambiental, contando nesta fase com um reforço de verbas superior a 60 milhões de euros, duplicando praticamente a dotação da fase anterior.


 O que é o Programa E-Lar?

O E-Lar destina-se a apoiar os cidadãos na substituição de fogões, fornos e esquentadores a gás por equipamentos elétricos mais eficientes, como placas elétricas ou de indução, fornos elétricos e termoacumuladores, contribuindo para a redução do consumo de energia, maior segurança nas habitações e menor dependência de combustíveis fósseis.

 


Quem pode candidatar-se

Podem apresentar candidatura todos os cidadãos maiores de idade com contrato de fornecimento de eletricidade em Portugal Continental, enquadrando-se num dos seguintes grupos:

- Beneficiários de programas públicos de reabilitação urbana;

- Famílias com Tarifa Social de Energia Elétrica;

- Restantes agregados familiares.

- Montantes de apoio


O apoio é atribuído através de vouchers E-Lar, com valores que variam consoante o perfil do agregado:

- Até 1.683 euros para os agregados mais vulneráveis, podendo incluir equipamentos, transporte e instalação;

- Até cerca de 1.100 euros para os restantes agregados familiares, abrangendo a aquisição dos equipamentos.


Estão incluídos no programa equipamentos como placas elétricas, fornos elétricos, conjuntos placa + forno e termoacumuladores.


Como apresentar candidatura

A candidatura é efetuada exclusivamente online, através da plataforma do Fundo Ambiental. Após validação, o beneficiário recebe um voucher que pode ser utilizado numa loja aderente para a aquisição do equipamento elegível.

Para submeter a candidatura, os interessados devem garantir que têm consigo, m data de abertura do formulário, a seguinte informação:

Nome completo do candidato;

Número de Identifficação Fiscal (NIF);

Número de Identifficação da Segurança Social (NISS);

Morada completa;

Código de Ponto de Entrega (CPE) da instalação de eletricidade (disponível na fatura da luz);

Fotograffia do equipamento antigo a substituir (fogão, forno ou esquentador a gás).


Atendendo à elevada procura registada na fase anterior do programa, o Município recomenda aos munícipes interessados que preparem com antecedência a documentação necessária e submetam a candidatura logo nos primeiros dias da abertura.

Para mais informações sobre o Programa E-Lar, os interessados devem acompanhar os esclarecimentos disponibilizados pelo Fundo Ambiental, entidade responsável pela gestão das candidaturas.

Fonte: CMMB

«Divulgação» - Município de Moimenta da Beira abre candidaturas aos Prémios de Mérito e Excelência e ao Prémio de Mérito para alunos com dificuldades económicas

O Município de Moimenta da Beira vai atribuir, no ano letivo de 2025/2026, um total de trinta prémios destinados a estudantes do ensino superior, num investimento que reforça o compromisso municipal com a educação, a igualdade de oportunidades e o reconhecimento do mérito académico.

Serão disponibilizados 20 Prémios de Mérito, no valor de 1.500 euros cada, destinados a alunos com dificuldades económicas que estejam matriculados no ensino superior em Portugal, frequentando cursos que confiram, pelo menos, o nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações. A atribuição destes prémios cumpre o estipulado no artigo 4.º do Regulamento Municipal de Moimenta da Beira para Atribuição de Prémios de Mérito a Alunos com Dificuldades Económicas.

Paralelamente, serão atribuídos 10 Prémios de Excelência e Mérito Escolar, igualmente no valor de 1.500 euros, dirigidos a estudantes que, no ano letivo anterior, tenham obtido aproveitamento académico excecional, conforme as normas orientadoras aprovadas em reunião da Câmara Municipal realizada a 16 de novembro de 2023.

O período para apresentação de candidaturas decorre entre 8 e 19 de dezembro de 2025, estando todos os estudantes interessados convidados a submeter a sua candidatura dentro do prazo estabelecido, presencialmente no Balcão Único de Atendimento ou através do balcão eletrónico, no site do Município.

+informação (aviso, normas e regulamento)

Formulário de candidatura

Fonte:CMMB

segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

«Divulgação» - CDR Moimenta da Beira visita Moreirense e Kiko Bondoso

O Comendador recebeu, no dia 29, a visita do C.D.R. Moimenta da Beira, que se deslocou a Moreira de Cónegos para assistir ao encontro e, em particular, para prestar apoio a Kiko Bondoso.

A comitiva, composta por atletas e membros do staff, realizou mais de duas horas de viagem com um propósito claro: homenagear e incentivar Kiko Bondoso, atleta que iniciou o seu percurso desportivo em Moimenta da Beira e que hoje se afirma como um exemplo inspirador para os jovens do clube.

Durante a visita, o responsável do C.D.R. Moimenta da Beira, Bruno Santos foi recebido pelo CEO da Moreirense Futebol Clube - Futebol, SAD, Pedro Magalhães momento que proporcionou uma cordial troca de impressões e a partilha de uma lembrança institucional entre ambas as entidades.

O Comendador e a Vila de Moreira de Cónegos agradecem a presença da comitiva, reiterando que as portas do nosso estádio e da nossa comunidade estarão sempre abertas para o C.D.R. Moimenta da Beira.


Fonte: moreirensefc.pt

«Notícia» - Ambicionávamos muito trazer o ensino superior para Moimenta da Beira

O concelho de Moimenta da Beira viu concretizado um projeto ansiado há muitos anos. Para tal, recebeu, na segunda-feira, a visita do ministro da Presidência, António Leitão Amaro, que inaugurou a nova Residência Municipal de Estudantes de Moimenta da Beira, assinalando um marco importante para o reforço da coesão territorial e da oferta educativa no interior do país.

A sessão teve início no Salão Nobre da Câmara Municipal, seguindo-se uma visita guiada ao edifício totalmente reabilitado. Durante o percurso foram apresentados os principais objetivos da infraestrutura, a sua capacidade de alojamento e o impacto esperado na atração e fixação de jovens no concelho.

António Leitão Amaro sublinhou a importância simbólica e prática do investimento, assumindo a sua ligação ao território.

“Tenho assumidamente o coração aqui e torno isso prioridade política que já se pode ver. Mas eu quero mais e quero poder trazer mais coisas para esta terra, porque nós temos a obrigação de devolver as oportunidades que as nossas comunidades nos deram”, referiu.

A Residência Municipal de Estudantes representa um investimento superior a meio milhão de euros e foi concebida para apoiar jovens que escolham a Moimenta da Beira como destino para prosseguir os seus estudos. Localizada no Largo do Tabolado, dispõe de quartos individuais e duplos, salas de estudo, cozinha equipada, refeitório, sala de convívio e áreas exteriores, assegurando condições de conforto e funcionalidade.

Durante a inauguração, o presidente da Câmara Municipal, Paulo Figueiredo, destacou o caráter estruturante deste passo para o futuro educativo do concelho.

“É uma enorme honra termos entre nós um membro do nosso Governo para inaugurar e visitar um investimento realizado pelo município através de uma candidatura no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Este investimento resulta de um projeto que muito ambicionámos no passado, que foi trazer o ensino superior para Moimenta da Beira”, enfatizou.

Recordou-se ainda o protocolo celebrado em 2022 entre o Município e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (Instituto Politécnico de Viseu),que possibilitou a oferta de cursos superiores em Moimenta da Beira, consolidando agora uma resposta de alojamento que acompanha o crescimento desta nova realidade académica.

A presença do ministro, que reuniu igualmente com representantes da sociedade civil, “reforçou a centralidade do investimento no desenvolvimento sustentável e na criação de oportunidades para os jovens do território. Um sinal claro de que políticas públicas ancoradas no território continuam a ser determinantes para enfrentar os desafios do interior”, concluiu a autarquia.

Fonte: Diário de Viseu