Páginas

terça-feira, 24 de julho de 2012

«Divulgação» - Aulas de artesanato ao vivo

Estão abertas inscrições para seis workshops de artesanato que terão lugar na Galeria de Exposições do Mercado Municipal de Moimenta da Beira. O primeiro realiza-se já este sábado à tarde, 28 de Julho, com a formadora Regina Sobral a demonstrar como se trabalha e se aplicam as melhores técnicas na arte de bem-fazer “Telhas Decorativas”.

Os outros cinco workshops, sempre à tarde, cinco formadores, todos experientes e  especialistas, ensinarão a manejar instrumentos para a manufactura de “Meias de 5 agulhas”, pelo formador Armindo Ribeiro; “Vassouras PET”, por Marize; “Pontos de Crochê”, por Maria Sousa Oliveira; “Pintura em Tecido”, por Maria Julieta Bondoso Ferreira; e “Terço de Croché & Contas”, novamente pela formadora Maria
Sousa Oliveira.

A iniciativa é da Câmara Municipal de Moimenta da Beira e decorre no âmbito da  II Feira de Artesanato e Arte Popular. As inscrições deverão ser feitas no Posto de Turismo, com o telefone 254 520 103.

Fonte: ViseuMais


«Natureza» - CERVAS liberta 30 aves selvagens recuperadas na Guarda

O Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS) vai libertar, a partir de domingo, 30 aves selvagens em concelhos dos distritos de Guarda, Viseu, Coimbra, Aveiro e Castelo Branco, que recuperou de ferimentos ou de estados de debilidade.
As aves foram recuperadas depois de recolhidas feridas, debilitadas ou após saírem precocemente dos seus ninhos.
Nalguns casos as devoluções à Natureza serão integradas em eventos, como são os casos da II Feira de Caça da Nave, em Alvite (Moimenta da Beira), ou do Festival Danças na Água, em Ratoeira (Celorico da Beira), numa perspetiva de educação ambiental.
A maior parte das espécies são aves de rapina noturnas, nomeadamente um bufo real, mochos galegos, corujas do mato e corujas das torres.
Fazem ainda parte deste grupo aves de rapina diurnas, como uma ógea, águias de asa redonda e milhafres pretos. Outras aves como cegonhas brancas, andorinhões pretos e andorinhões pálidos regressarão também aos céus.
O CERVAS é uma estrutura do Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE)/Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB), instalado em Gouveia. Desde o início da sua atividade, em 2006, já devolveu à Natureza cerca de 800 animais selvagens, maioritariamente aves.

Fonte: Asbeiras.pt

segunda-feira, 23 de julho de 2012

«Divulgação» - Feira de Artezanato e Arte popular


Aí está a segunda edição da Feira de Artesanato e Arte Popular que junta o trabalho de duas dezenas de artesãos do concelho, de 28 de Julho a 9 de Agosto. São peças trabalhadas com mestria feitas em madeira, estanho e ferro. Mas não só. Há ainda artefactos em pano, pinturas em tecido, acessórios de moda, malhas, arranjos florais e telhas decorativas. Vai tudo estar exposto no Salão de Exposições do Mercado Municipal de Moimenta da Beira. A organização volta a ser da autarquia.

O evento, que pretende ser uma via de promoção do artesanato local, pode ser apreciado de segunda a sexta-feira das 9h30 às 17h30 (encerra à hora de almoço) e aos sábados e domingos à tarde (14h00/18h00).

Fonte: ViseuMais

«Divulgação» - Festas de S. Tiago em Leomil

Sete dias de festa, de 20 a 26 de Julho. Mas o dia maior, mais intenso e agitado é o de S. Tiago, padroeiro de Leomil, 25 de Julho, razão dos festejos que começam manhã cedo com uma arruada pela banda Musical de Sendim (08h00) e prosseguem às 11h00 com a missa solene que inclui sermão em honra do padroeiro. Às 12h30 tem início a procissão, majestosa como sempre, e à tarde (15h30) há concerto pela Banda Musical de Sendim. Já à noite (22h30), sobe ao palco o grupo “Função Publika”. O baile vai prolongar-se madrugada adentro.

Nos restantes dias, relevo para o domingo, 22 de Julho, preenchido com o Festival de Folclore da Casa do Povo de Leomil, a partir das 16h00, e para a noite de terça-feira, 24, com uma grandiosa partida de fogo de artifício à meia-noite. 


domingo, 22 de julho de 2012

«Divulgação» - Passeio de motorizadas em Sever


É mais um passeio de motoretas, motorizadas ou ciclomotores, desta vez em Sever, sábado, 4 de Agosto, com partida às 9 horas. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no ‘Café Bento’s Bar e “Café Barracão’ ou através dos telefones 938 636 576 e 935 821 501. A organização é do Centro Social e Cultural de Sever mas a Junta de Freguesia da terra e a Câmara Municipal de Moimenta da Beira colaboram também.

O passeio vai até ao monte de Santa Helena, já na freguesia de Tarouca, onde será servido o pequeno-almoço no espaço do santuário. A extensão do percurso ronda os 35 quilómetros (ida e volta).

O evento, que inclui ainda almoço e jantar para quem se inscrever, está inserido na “Festa da Amizade”, com cartaz mais alargado. Consta do programa um jogo de futsal no polidesportivo de Sever, às 17h30, e música latino-portuguesa por um Dj, a partir das 22h00 na sede do Centro Social e Cultural de Sever. Sempre com bar de comes e bebes aberto.

Fonte: CM Moimenta da Beira

«Arqueologia» - O canal de irrigação da Prata e da Levada


Canal de irrigação da Prata e da Levada

Como é visível na imagem, estamos perante um trabalho impressionante de rega que se harmoniza perfeitamente com o ambiente circundante.

Outra estrutura rural com interesse patrimonial no concelho de Moimenta da Beira, quer a nível construtivo quer pela importância que tem tido durante várias gerações do ponto de vista da irrigação agrícola, é certamente o extenso canal da Prata e da Levada.
Com efeito, desde a sua nascente, através de dezenas de regos[1] construídos em pedra (granito), encaixados uns nos outros (alguns atingindo extraordinariamente 2,50 m de comprimento e 0,40 m de altura), a água tem chegado discretamente, serpenteando alternadamente zonas habitadas, cultivadas e de floresta, a uma parte significativa dos campos agrícolas da freguesia moimentense, pelo menos desde a primeira metade do século XVIII[2].

Publicado no Jornal Beirão (86.ª edição)




[1] A limpeza destes condutores de água é assegurada periodicamente pela Junta de Freguesia de Moimenta da Beira.
[2] Atendendo ao registo do seguinte ato de posse: «a posse real, actual, cível e corporal da água da fonte da Prata e da Levada do Corgo de Aldeia e sua Ínsua, onde se ajuntam, no dia de segunda-feira de manhã até à noite, para elas regarem e mandarem regar sua cerca e para tudo o mais de suas necessárias», no qual as freiras do Convento de Nossa Senhora da Purificação deixaram de ter direito à água da Prata e da Levada durante dois dias por semana, passando a ter direito apenas à segunda-feira desde o nascer do sol ao pôr do sol. Este direito ainda hoje é mantido pela família proprietária do referido convento.
A posse foi dada às freiras em conformidade com uma provisão régia, pelo escrivão João Correia Soares, Meirinho desta correição, tendo como testemunhas Francisco de Figueiredo Coutinho (de Moimenta da Beira) e o Cipriano de Sá Rebelo Aranha, dono da Quinta da Ribeira do Tedo (dos Arcozelos), pondo termo a sérias querelas com o povo e outros utentes desta água.
Informação extraída da seguinte bibliografia: GUIA, A. Bento da (2001) – As Vinte Freguesias de Moimenta da Beira. 3.ª ed. Viseu: Eden Gráfico, página 273.

Autor: José Carlos Santos
 

sábado, 21 de julho de 2012

«Crime» - Detido com armas

Um homem de 66 anos foi detido em Moimenta da Beira, no âmbito de um inquérito de violência doméstica. A GNR apreendeu-lhe duas armas ilegais: uma espingarda de caça de calibre 12 e uma pistola de 6,35 mm. O detido tinha ainda várias munições.

Fonte: Correio da Manhã

terça-feira, 17 de julho de 2012

«Convite» - Noite de fado vadio


Nos jardins da biblioteca municipal Aquilino Ribeiro vai ouvir-se fado esta quinta-feira à noite, 19 de Julho, a partir das 21 horas. Fado vadio, boémio, fado cantado com emoção.
No espaço será recriado um pátio à moda de Alfama, com pormenor, com vida e com alma. Tudo a preceito para a voz de Tozé Morais se escutar com o coração, ao som da guitarra de Ramon e da viola de João Paulo Correia.
É a primeira vez que o trio se junta. E o que se espera é que a experiência de Moimenta da Beira frutifique e lance o grupo para outras interpretações, para outras actuações.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

«Divulgação» - Festival Nacional de Folclore


Este domingo, 22 de Julho, terá lugar em Leomil, no Largo Dr. António de Sèves, o XXVII Festival Nacional de Folclore. É organizado pelo Rancho da Casa do Povo de Leomil e iniciar-se-á pelas 15h00 com desfile entre a Casa do Povo e o largo arborizado que bordeja a estrada nacional, salão de visitas de Leomil. Aqui, haverá entrega de lembranças e seguir-se-ão depois as representações dos grupos presentes. 

Além do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Leomil, membro da Federação do Folclore Português desde o ano passado, estarão presentes grupos federados, criteriosamente selecionados, nomeadamente: Rancho Folclórico de Torres Novas – Ribatejo; Grupo Típico O Cancioneiro de Castelo Branco – Beira Baixa; Grupo Os Serranos de Belazaima do Chão – Baixo Vouga, Beira Litoral e Grupo Folclórico As Lavradeiras de Parada de Gatim – Minho.
Este é, de há largos anos a esta parte, um dos momentos altos das festividades em honra do S. Tiago, protagonizado por este grupo de Folclore que no dia 28 de Maio totalizou 34 anos.

sábado, 14 de julho de 2012

«Evento» - Animação nas margens do Paiva

Duas centenas de idosos conversam animados à volta de mesas de pedra, com o rio Paiva quase a correr aos pés, e almoço ali servido à sombra frondosa das árvores. A ementa deliciou. Foi sardinha assada, febras na brasa, caldo verde e bailarico animado no fim.

Foi o segundo convívio sénior que a autarquia organizou no âmbito da sua rede social. Voltou a ter lugar na praia fluvial de Segões e realizou-se esta quinta-feira, 12 de Julho, um dia solarengo para os idosos das instituições de solidariedade social do concelho.

O evento coincidiu com as comemorações do Ano Europeu do Envelhecimento Activo e, destaca o presidente da autarquia, “contribuiu para fomentar a qualidade de vida da população sénior do concelho, desenvolvendo as vertentes sociais e pessoais e rompendo assim com situações de isolamento”. 

«Férias» - Férias em movimento, férias diferentes

São crianças iguais às outras, com os mesmos direitos, mas com menos oportunidades de acesso a momentos de lazer, longe do espaço onde vivem, como ir à praia, passear em grupo ou fazer um piquenique, em plena praia também.

Pois bem, a um grupo de 12 dessas crianças, oriundas de agregados familiares carenciados do concelho, a autarquia voltou a proporcionar tudo aquilo, e durante três dias seguidos.

Foram a três praias diferentes: à Figueira da Foz, na segunda-feira passada; no dia seguinte, à praia da Barra, em Aveiro; e na quarta-feira, de novo à praia, mas à da Costa Nova, também em Aveiro. Os almoços, esses foram igualmente em locais distintos: na segunda e terça-feira, piquenique na praia; e na quarta, almoço no Fórum de Aveiro, e depois regresso à praia.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

«Divulgação» - Feira de Caça da Nave em Alvite

Estreou-se apenas há um ano e conquistou logo o estatuto de a maior Feira da Caça de todas as que se realizam de entre Douro e Mondego. A garantia é dos organizadores, que estão a preparar uma segunda edição ainda maior e mais diversificada. "Vai ser de excelência", assegura Rui Clemêncio, presidente da direcção da Associação de Caçadores de Alvite, a entidade promotora.
O programa ainda não está fechado, apesar do certame estar já à porta, mas promete sucesso pelas novidades que comporta o cartaz. A II Feira de Caça da Nave, em Alvite, realiza-se no fim-de-semana de 21 e 22 de Julho. Dois dias, em vez de um, e mais de uma dezena de actividades programadas, algumas pioneiras no país, como a prova de trabalho de cães coelheiros; e outras inovadoras, como a corrida de galgos, a largada de perdizes e o concurso do melhor exemplar canino da feira. Há ainda outra novidade: a libertação de um falcão, ave de rapina, um dos animais mais velozes do mundo. Em voo picado chega a atingir velocidades superiores a 300 Km/hora.
De resto, o cartaz volta a contemplar espaços expositivos, todos ligados à actividade cigética, venda de cães (o ano passado estiveram mais de 300), uma mostra da fauna selvagem com o coelho bravo, a perdiz vermelha e o javali.
O presidente da autarquia, José Eduardo Ferreira, que presidirá à cerimónia de abertura, sublinha que o certame valoriza acima de tudo os recursos do território. “A caça é um bem económico com um valor significativo e um factor de valorização da nossa zona. Temos belíssimas serras, temos de aproveitar os nossos recursos e integrá-los nos roteiros turísticos”, enfatiza o autarca.