Páginas

«Notícias» - Governo e autarquias investem 46 milhões para requalificar escolas

A secretária de Estado Adjunta e da Educação e representantes de 23 municípios do Norte do país celebraram hoje, em Mondim de Basto, protocolos para requalificar 25 escolas, num investimento de cerca de 46 milhões de euros.
"Este é o culminar de um processo colaborativo enriquecedor que me deixa pessoalmente e ao Ministério da Educação muitíssimo satisfeitos", comentou Alexandra Leitão, no final da sessão oficial.
Segundo a secretária de Estado, os protocolos celebrados com os municípios são "a demonstração da possibilidade de colaborar ao nível nacional e ao nível local, por forma a melhorar as infraestruturas essenciais".
"Não há infraestruturas mais importantes num país que as escolas", assinalou ainda.
O investimento hoje anunciado, que comporta estabelecimentos de vários graus, do básico ao secundário, é comparticipado por fundos do atual quadro comunitário (Portugal 2020). No contexto nacional, estão previstas intervenções em escolas em mais de 70 municípios, com um investimento público de 200 milhões de euros.
Alexandra Leitão disse haver vontade da tutela no sentido de que as obras possam arrancar rapidamente, já em 2017, contribuindo "para a coesão territorial, numa parceira profícua com as autarquias, a bem dos cidadãos".
A propósito, elogiou a generosidade dos autarcas e a preocupação que evidenciam de "promoção da escola pública de qualidade e inclusiva".
"As escolas renovadas são o legado que vamos deixar ao futuro", comentou na sua intervenção, quando falava para vários presidentes de câmara e vereadores das regiões do Ave, Tâmega e Sousa e Trás-os-Montes.

Na sessão de hoje foram celebrados acordos com os municípios de Alfândega da Fé, Amarante, Baião, Carrazeda de Ansiães, Celorico de Basto, Fafe, Lamego, Miranda do Douro, Mirandela, Moimenta da Beira, Mogadouro, Mondim de Basto, Murça, Paços de Ferreira, Penafiel, Póvoa do Lanhoso, Torre de Moncorvo, Vieira do Minho, Vila Flor, Vila Nova de Famalicão, Vila Real, Vinhas e Vizela.
Fonte: noticias ao minuto

terça-feira, 27 de setembro de 2016

«Agricultura» -Armamar e Moimenta da Beira com quebra de 40% na produção de maçã

Os dois maiores produtores de maçã da região sofreram este ano uma quebra na ordem dos 40% na produção. Produtores afirmam que esta quebra resulta dos “problemas climatéricos”, no entanto as chuvas que se fizeram sentir recentemente “salvaram” a colheita deste ano.

“Este ano não houve inverno, precisamos há volta de 1000 horas de frio a começar a contar a partir do mês de novembro e o que aconteceu foi que tivemos o frio quase em março”, explicou ao VivaDouro José Maurício Fonseca, produtor de Armamar.

Sócio numa empresa familiar que produz cerca de 1200 toneladas de maçã anualmente e exporta praticamente toda a produção para Espanha, José Maurício Fonseca acredita que a quebra se vai situar nos 30%. A quebra não é superior devido ao facto de a maior produção da empresa ser a variedade Golden e a mais afetada é a Fuji, “é uma variedade tardia e que este ano sofreu bastante”, afirmou.

Também a região de Moimenta da Beira, teve este ano “uma quebra significativa”, que ronda os 45%, sendo “superior em algumas variedades”, explica João Silva, presidente da Cooperativa Agrícola do Távora, que fica sediada em Moimenta da Beira.

Na opinião de João Silva, as condições climatéricas estiveram na origem do problema, “a falta de frio na altura da floração e depois condições também muito acutilantes de chuva que impediu os crescimentos nalguns casos e noutros até provocou algumas doenças da fruta, tudo isto junto contribuiu para a quebra na produção”, afirmou o presidente da Cooperativa.

Miguel Vaz produz cerca de 8 mil toneladas de maçã anualmente e exporta para países como o Dubai, a Inglaterra, Angola e Guiné. Também o produtor de Moimenta da Beira sentiu uma quebra na produção este ano, “a chuva prejudicou imenso e agora o calor também acabou por prejudicar”, explicou ao VivaDouro.

Chuvas “salvam” colheita da maçã
Apesar da quebra na produção, as chuvas que caíram recentemente “salvaram” a colheita da maçã, trazendo cor e calibre ao fruto. Os últimos aguaceiros tinham sido no mês de maio.
“A chuva veio ajudar porque este ano praticamente ainda não tinha chovido e vai ter importância na qualidade final dos calibres”, revela José Maurício Fonseca.

Para João Silva, presidente da Cooperativa Agrícola do Távora, estas chuvas “foram ouro”. “Foi pena cair pouca, mas já caiu razoavelmente o que permitiu melhorar a qualidade das uvas, e também a qualidade e a cor das maçãs”.

Estas chuvas também vieram contribuir para a qualidade do fruto, “se não tivessem acontecido situações de chuva eu se calhar ia dizer que a qualidade ia ser um pouco inferior. Nós dependemos da natureza e a chuva é a alma disto tudo e neste momento as perspetivas são melhores”, afirmou José Maurício Fonseca.

 “Temos muito boa qualidade de fruta. As chuvas vieram ajudar, as maçãs ganharam um bocadinho de tamanho, vai aumentar o calibre e o preço está muito interessante o que quer dizer que a qualidade é muito boa”, completou Ricardo Tojal, produtor de maçã em Moimenta da Beira.

Devido a esta diminuição de produção, o preço do fruto quando for para o mercado é ligeiramente mais caro que em 2015, notícia que acaba por ser bem recebida pelos produtores, “vamos esperar uma melhoria nos preços porque doutra maneira vai ser complicado para o agricultor”, concluiu Miguel Vaz.
Fonte: VivaDouro

«Crime» - Detido por tráfico de estupefacientes

Militares do Núcleo de Investigação Criminal de Moimenta da Beira detiveram, ontem, dia 26 de setembro, em Ariz, um homem de 40 anos, por tráfico de estupefacientes.
A detenção ocorreu na sequência de diligências que culminaram com a apreensão de 191 doses de haxixe.
O detido foi hoje presente a tribunal.
Fonte: AliveFM

«Divulgação» - Concurso de fotografia dá prémios em dinheiro aos três primeiros classificados

Está aberto o concurso de fotografia “Olhares”, inserido no programa do 2º Festival “Serranias - Sabores e Tradições”, evento que terá lugar em Soutosa, Moimenta da Beira, no fim-de-semana de 5 e 6 de novembro. As melhores imagens, eleitas por um júri, serão premiadas. A primeira classificada com 250 euros; a segunda com 100; e a terceira com 50. Serão ainda atribuídas menções honrosas e todos os concorrentes receberão um certificado de participação. A entrega dos trabalhos já decorre desde o dia 11 de setembro e estende-se até 27 de outubro. O tema é livre, porém, o regulamento só aceita registos fotográficos feitos na zona geográfica do concelho de Moimenta da Beira.

O concurso pretende incentivar a criação fotográfica enquanto forma de expressão artística; divulgar a criatividade daqueles que gostam e dedicam tempo ao prazer de captar e fixar imagens; dar a conhecer a beleza captada pelo olhar; e sensibilizar através da imagem para a preservação do património natural, histórico, cultural. Eventuais esclarecimentos devem ser solicitados à organização através do e-mail: fotodemo2015@gmail.com

O primeiro festival “Serranias - Sabores e Tradições” realizou-se o ano passado nos dias 7 e 8 de novembro. Foi um evento de cultura multifacetada, com recriações de tradições e costumes locais, matança do porco que deu almoço e jantar/ceia, passeio pedestre, magusto, um espaço cultural marcado pela apresentação de um livro, feira rural, animação, música, colóquios de interesse regional sobre a castanha e o mel, feirinha de produtos regionais e o concurso de fotografia, como acontecerá na edição deste ano.
Fonte: CMMB

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

«Notícia» - Militares em exercício terrestre na Barragem de Vilar

A partir desta segunda-feira, 26 de Setembro, e até quinta, dia 29, forças militares da Brigada de Intervenção Rápida do Centro de Tropas de Operações Especiais vão realizar um exercício terrestre, sem execução de fogos reais, na zona da Barragem de Vilar, abrangendo as áreas dos concelhos de Moimenta da Beira e Sernancelhe.
Este exercício constará de movimentações das forças, quer apeadas quer com viaturas. Em todas as ações do exercício, garantem as chefias do Exército Português, “serão executadas rigorosas medidas de segurança no sentido da salvaguarda de pessoas e bens”.  
Fonte: CMMB

sábado, 24 de setembro de 2016

«Desporto» - Moimenta Beira 0-0 (1-3 gp) União Madeira: Guerreiros do Demo só cairam na lotaria

O Moimenta da Beira foi este sábado eliminado da Taça de Portugal depois de perder apenas no desempate por grandes penalidades por 1-3 depois de um 0-0 no final dos 120 minutos.

O emblema agora treinado por Rui Cordeiro (fez a sua estreia) esteve muito perto de fazer história mas acabou por cair na 'lotaria' dos penáltis com o veterano e experiente guardião Nilson a defender 3 pontapés da marca dos 11 metros.

Num jogo muito equilibrado ficou na retina uma grande oportunidade aos 67' que Sorrilha acabou por falhar na cara de Nilson, sendo que mesmo em superioridade numérica, depois da expulsão de Marco Túlio no prolongamento, os azuis e brancos nunca conseguiram desatar o nó do empate.
No desempate das grandes penalidades Sorrilha, Eduardo e Herculano falharam para o Moimenta da Beira, já Tinoco, Nuno Viveiros e Carlos Manuel bateram Kevin e colocaram o União da Madeira na 

III eliminatória da Taça de Portugal.
Ficha de jogo:

Estádio Municipal Moimenta da Beira

Moimenta Beira: Kevin; Carreira, Sunday, Peixoto, Herculano, Dani (Luís Carlos, 114'); Ruizinho (Gonçalo Eduardo, 82'), André (João Soares, 101'); Kiko Sorrilha;
Suplentes não utilizados: Márcio, João Miguel, Miguel, Simão;
Treinador: Rui Cordeiro

União da Madeira: Nilson; Allef, Tiago Ferreira, Carlos Manuel, N'Sor (Porcellis, 83'); Hugo Firmino (Nuno Viveiros, 58'), Tinoco, Marco Túlio; Caminata, Rodrigo Henrique, Rafael Barbosa (Breitner, 95');
Suplentes não utilizados: Tony, Tiago Moreira, Jaime, Ryan;
Treinador: Filipe Rocha
Disciplina: Cartão amarelo a Marco Túlio (10' e 102'), Dani (71'), Eduardo (118'); Cartão vermelho por acumulação a Marco Túlio (102');

Fonte: DSport

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

«ExpoDemo 2016» - Rosto gigante na parede do auditório municipal

Semblante rugado, olhar fixo no vazio e o cariz áspero de uma vida de trabalho agreste. São as marcas do rosto imenso que Daniel Eime, artista urbano, deixou para a posteridade numa das paredes laterais do auditório municipal padre Bento da Guia, em Moimenta da Beira.
Utilizou a técnica de stencil, pintando o rosto no âmbito da programação geral da Expodemo - Mostra de Produtos, Atividades e Serviço da Região que decorreu em Moimenta da Beira de 16 a 18 de Setembro. Foi mais um ato de cultura do certame. 
Daneil Eime, após a graduação em Cenografia, começou a trabalhar nesta área, mas desde 2011 que tem vivido exclusivamente para a arte de rua e pintura. Aprendeu o ofício nas ruas com a idade de 16 anos, começando como graffiti, seguido pela experimentação em vários métodos de expressão artística, incluindo o uso de adesivos e cartazes, culminando com a exploração atual de stencil. Esta técnica tem sido o núcleo das suas obras desde 2008, estando presente em todas as pinturas que produziu desde essa data.
Sendo reconhecido pelos seus murais de grande escala e stencils muito detalhados, as obras de Daniel Eime retratam personagens intrigantes que lançam olhares enigmáticos, muitas vezes combinados com elementos abstratos. As suas obras aspiram a captar o brilho interno das suas personagens, com cada linha nos seus rostos que contam a história das suas próprias vidas.
Participou em vários festivais de arte de rua e em exposições individuais e coletivas em todo o mundo.
Fonte: CMMB

«Divulgação» - Arte de Arnaldo Macedo continua exposta depois da Expodemo

No átrio dos Paços do Concelho, em Moimenta da Beira, mantém-se exposta, até dia 30 de Setembro, a mostra de pintura de Arnaldo Macedo, artista plástico surrealista que a autarquia convidou para a Expodemo. A exposição foi inaugurada no primeiro dia do certame, 16 de Setembro, e desde aí tem sido procurada e apreciada. Foi um dos variadíssimos atos de cultura que preencheram o cartaz do evento que terminou no domingo passado, 18 de Setembro.


O enfoque do génio de Arnaldo Macedo é no fruto proibido. A maçã povoa-lhe o imaginário e a tela. Essa maçã que é símbolo maior da Expodemo, e que preenche o talento do artista, aparece nos quadros que Arnaldo reuniu para a exposição “Interior inconstante da maçã”, mostra que se mantém até ao fim deste mês de Setembro. Visita a não perder!
Fonte: CMMB

domingo, 18 de setembro de 2016

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

«ExpoDemo 2016» - Daniel Eime, artista urbano, pinta mural gigante no auditório

Uma parede lateral do auditório municipal padre Bento da Guia, em Moimenta da Beira, está a ser intervencionada, segundo a técnica de stencil, pelo artista de rua Daneil Eime, no âmbito da programação da Expodemo - Mostra de Produtos, Atividades e Serviço da Região. No mural de grandes dimensões aparecerá o rosto de uma idosa de olhar expressivo, marcas faciais e cabelo grisalho resultante da idade. 
Daneil Eime, após a graduação em Cenografia, começou a trabalhar nesta área, mas desde 2011 que tem vivido exclusivamente para a arte de rua e pintura. Aprendeu o ofício nas ruas com a idade de 16 anos, começando como graffiti, seguido pela experimentação em vários métodos de expressão artísti ca, incluindo o uso de adesivos e cartazes, culminando com a exploração atual de stencil. Esta técnica tem sido o núcleo das suas obras desde 2008, estando presente em todas as pinturas que produziu desde essa data.
Sendo reconhecido pelos seus murais de grande escala e stencils muito detalhados, as obras de Daniel Eime retratam personagens intrigantes que lançam olhares enigmáticos, muitas vezes combinados com elementos abstratos. As suas obras aspiram a captar o brilho interno das suas personagens, com cada linha nos seus rostos que contam a história das suas próprias vidas.
Participou em vários festivais de arte de rua e em exposições individuais e coletivas em todo o mundo.
Fonte: CMMB

«Desporto» - Moimenta da Beira 3-4 P. Castelo: Super final ‘caiu’ para os penalvenses

O Penalva do Castelo conquistou esta quarta-feira a Supertaça da AF Viseu depois de vencer o Moimenta da Beira por 3-4 após prolongamento. Num grande jogo com muitos golos e constantes mudanças no marcador, os penalvenses levantaram o 'caneco' no Fontelo.
A partida começou praticamente com o golo do Moimenta da Beira com Eduardo a fazer o 1-0 logo aos 8'. Numa primeira parte bem disputada o Penalva do Castelo teve quase sempre mais bola mas foram os azuis e brancos que desperdiçaram as melhores oportunidades.
A segunda parte foi praticamente tirada a papel químico com André Jorge a fazer o 2-0 aos 65' na recarga a um livre direto de Sunday. A partir daí os 'Guerreiros do Demo' dominaram a seu belo prazer.
No entanto os penalvenses voltaram à discussão do resultado quando Naka, servido por Kokora, fez o 2-1, relançando um jogo que parecia decidido.
Mais motivados os pupilos de Jorge Vieira chegaram ao empate aos 71' quando Egipto fez o 2-2 depois de um canto batido por Rafa num lance com muitas culpas para o guardião Kevin. 
As maiores emoções ainda estavam para vir com Sunday a fazer golo na própria baliza depois de uma grande jogada de Naka pela esquerda deixando o Penalva do Castelo na frente por 2-3 aos 87' e quando parecia que tudo estava decidido, o Moimenta da Beira ainda voltou a empatar por Ruizinho num lance em que o guarda-redes subiu à área adversária e rematou, de forma acrobática, com Ruizinho a ditar o 3-3 aos 92', num resultado que durou até ao apito final.
O prolongamento trouxe ainda mais emoção e futebol de qualidade com duas equipas a jogarem para vencer com o Penalva do Castelo a voltar a adiantar-se com Kokora a fazer o 3-4 aos 111' numa grande jogada entre Egipto e Naka.
O resultado acabou por não mais se alterar até ao fim, com o Penalva do Castelo a fazer a festa em pleno relvado do Estádio do Fontelo.
Fonte: Dsport

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

«ExpoDemo 2016» - Uma mulher e dois homens estátuas vivas no recinto da Expodemo‏

Cartoonette, mulher estátua que foi a artista principal do Festival de Estátuas Vivas de Rehovot, em Israel, vai estar em Moimenta da Beira, durante a Expodemo, que começa já esta sexta-feira, 16 de Setembro, e se prolonga pelo fim de semana (17 e 18). Desempenhará a performance artística de uma personagem animada que escapou de um desenho para o mundo real. Cartoonette cativará a audiência com a sua aparência e bom humor.
No recinto da Expodemo estará ainda a dupla “Strapafourd” com “La Bohéme”, um trabalho cómico-teatral de estátua viva composto por dois personagens: dois espadachins franceses do séc. XVII. A cena decorre num dos seus momentos de lazer boémio, em que os dois homens interagem com a contínua inspiração induzida pelo vinho. O figurino da época, com produção plástica adequada, é complementado por diversos elementos cénicos.
(clique na imagem para ampliar)
Fonte: CMMB

«Notícia» - Autarca de Moimenta da Beira contesta isenção automática do IMI

O presidente da Câmara de Moimenta da Beira está contra a isenção automática do Imposto Municipal Sobe Imóveis (IMI) que está prevista na nova lei. Segundo José Eduardo Ferreira, esta medida já “fez com que as autarquias perdessem muitos milhões de euros” deste imposto.
Mais grave que isso na opinião do autarca é o facto de as Finanças ao “terem-se apercebido que terá havido um erro na legislação” começaram “a impelir os emigrantes, que até aqui não estavam isentos de IMI, a mudar a sua residência [para o estrangeiro] para perderem essa isenção” o que tem “provocado que um conjunto de cidadãos deixem de ter ligação fiscal permanente ao seu país [natal]”.
“Eu oponho-me a isso. Todos os anos ponho aqui uns cartazes de boas-vindas aos emigrantes a dizer que gosto muito de os cá ter e portanto é um contrasenso. Não quero que os emigrantes que querem ter residência oficial em Portugal sejam impelidos a mudá-la.
A questão da isenção automática tem que ser resolvida de outra forma. É uma questão técnico- fiscal e há muitas maneiras de a resolver”, defende. José Eduardo Ferreira diz desconhecer o número de famílias ue o concelho já perdeu por não ter acesso aos dados fiscais, acrescentado já ter feito “diligências junto das Finanças e da Associação Nacional de Municípios para acabar com esta situação” que pode ter impacto a vários níveis, até por exemplo nas transferências do Orçamento de Estado que está dependente do número de habitantes.
Fonte: Jornal do Centro

sábado, 10 de setembro de 2016

«Desporto» - Festa da Taça de Portugal em Moimenta da Beira

Sorteio Taça de Portugal Placard


2ª Eliminatória 
CDR Moimenta da Beira (CPP) - União da Madeira (Liga Ledman Pro)
Dia 25 de Setembro.



Fonte: Facebook do CDR

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

«ExpoDemo 2016» - “Somos Portugal”, da TVI, já anda em Moimenta da Beira

A equipa de exteriores do programa “Somos Portugal”, da TVI, está em Moimenta da Beira desde esta quarta-feira, 7 de setembro, até sexta, dia 9, em trabalhos de reportagem para a emissão do programa que será transmitido em direto no domingo da Expodemo, 18 d e setembro, emissão que este ano começará mais cedo (cerca das 12h30, até às 20h00).
Manuel Melo, o popular ator e personagem do programa de entretenimento da TVI, líder de audiências, está em Moimenta da Beira acompanhado de Afonso Azevedo Gomes, coordenador de exteriores do programa, e do cameraman José Rato.
O trabalho destes três dias envolve entrevistas e gravações várias sobre conteúdos de elogio ao labor de empresários turísticos e industriais e à mais-valia paisagística e patrimonial do concelho de Moimenta da Beira.
Tudo para ver e acompanhar no domingo da Expodemo, 18 de setembro, durante o “Somos Portugal”.
Fonte: CMMB

«Expodemo 2016» - Ministro da Agricultura preside à cerimónia de abertura oficial da Expodemo

O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, vai presidir à cerimónia de abertura oficial da Expodemo – Mostra de Produtos, Atividades e Serviços da Região, às 18 horas do dia 16 de setembro de 2016, no palco principal do evento, em frente aos Paços do Concelho, em Moimenta da Beira. O governante inaugurará de seguida a exposição de pintura de Arnaldo Macedo “Interior Inconstante da MAÇÔ, no átrio da Câmara Municipal, e fará depois a visita ao recinto do certame e aos cerca de 140 expositores presentes. A cerimónia de abertura oficial é pública.
É a 5ª edição da Expodemo, a maior de sempre, que vai durar três dias (16, 17 e 18 de setembro) e desenvolver-se no miolo mais urbano da vila de Moimenta da Beira.
São mais expositores, mais área coberta e mais espetáculos de rua, dezasseis ao todo. Mais produtores de maçã e de vinho, mais horas de televisão em direto e mais gastronomia regional. Mais luz, mais cor, mais cultura, e a presença forte de Espanha, país convidado, representado por várias empresas de renome e por música e dança flamenca ao vivo e arte circense de rua. Um cartaz de luxo!
Vitorino é a estrela-maior do primeiro dia do certame, 16 de setembro. O concerto é às 22 horas. O cantor de Abril, e a sua banda, não atuarão sozinhos, terão no palco a companhia do Grupo Coral “Os Camponeses de Pias”, intérprete-maior do Cante Alentejano, género musical declarado há menos de dois anos património Imaterial da Humanidade. Uma honra para Moimenta da Beira e região.
Fonte: CMMB

domingo, 4 de setembro de 2016

«Resultados» - Taça de Portugal

CDR passa à próxima fase da Taça de Portugal:




Fonte: Facebook CDR