Páginas

segunda-feira, 29 de junho de 2020

«Notícia» - PSD de Moimenta da Beira vai concorrer à Câmara coligado com o CDS

Foi uma tarde de eleições na concelhia do PSD em Moimenta da Beira. Numa votação com lista única, dos 20 militantes habilitados a votar, 17 apresentaram-se nas urnas e todos votaram em João Pedro Jesus.

Uma fonte garantiu ao Jornal do Centro que os sociais democratas não têm ainda candidato definido para a candidatura à Câmara de Moimenta da Beira. A mesma fonte confirmou ao Jornal do Centro que o PSD se irá coligar com o CDS na corrida autárquica, tentando, dessa forma, tirar o poder ao Partido Socialista que hoje governa a Câmara de Moimenta. 

Fonte: Jornal do Centro

sexta-feira, 26 de junho de 2020

«Notícia» - Equipamentos desportivos municipais e atividades físicas presenciais – Reabertura

Estando em condições de garantir a retoma da atividade física e de desporto presencial, assim como a reabertura dos equipamentos desportivos municipais, nas condições constantes do despacho de 04 de junho, a mesma acontecerá a partir desta sexta-feira, 26 de junho, com todas as atividades programadas.
Esta decisão é suportada pela garantia da existência de todas as condições de segurança na utilização dos referidos equipamentos, e no acesso a todas as atividades agora reabertas.
Agradecemos a compreensão pelos procedimentos de prevenção sanitária que originaram o encerramento temporário que agora termina, e apelamos ao cumprimento de todas as medidas de contingência adotadas e em vigor.
Fonte:CMMB

quarta-feira, 24 de junho de 2020

«Notícia» - Mulher rouba aliança e vende-a a ourivesaria em Moimenta da Beira

Uma mulher, de 47 anos, foi identificada pela GNR em Moimenta da Beira, por suspeita de furto qualificado.

Os militares intercetaram a mulher, depois de terem recebido a denúncia de um casal de idosos, de 90 e 79 anos, de que teriam sido vítimas de furto de duas peças de ouro.

A GNR iniciou logo a investigação, que culminou na identificação da suspeita, e apurou que a mulher tinha vendido as peças a uma ourivesaria por 220 euros. Os artigos foram recuperados, nomeadamente um fio e uma aliança em ouro.

A suspeita foi constituída arguida. Os factos foram remetidos ao Tribunal de Moimenta da Beira.
Fonte: www.jornaldocentro.pt

terça-feira, 23 de junho de 2020

«Notícia» - Alunos do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira vão estagiar em Sevilha, Espanha

Quatro alunos do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira irão realizar um estágio em Sevilha, Espanha, em maio do próximo ano.

O estágio foi possível através da aprovação do projeto submetido pelo Agrupamento, selecionado pelo programa Erasmus+ KA102, que visa a mobilidade de formandos para fins de aprendizagem.

Os alunos estagiários integram os cursos profissionais de Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores e de Técnico Auxiliar de Saúde.

Segundo explica a Câmara local em comunicado, os objetivos passam por “trocar experiências entre alunos, empresas e decisores de modo a desenvolver novas oportunidades de emprego e estimular os alunos para a consciência sobre as questões europeias”, além de “fornecer aos alunos competências extra em língua estrangeira, o que contribuirá para a sua empregabilidade global e a nível transnacional”, melhorando as suas competências de língua espanhola.

Os alunos terão Apoio Linguístico Online do Erasmus +, sendo esta tarefa acompanhada por um docente de Espanhol do Agrupamento.
Fonte: Jornal do Centro

segunda-feira, 22 de junho de 2020

«Notícia» - Ajudas “imediatas” prometidas pelo Governo ainda não chegaram aos fruticultores

As “medidas imediatas” prometidas há duas semanas pela ministra da Agricultura ainda não chegaram aos fruticultores e agricultores do norte do distrito, que no último fim de semana de maio sofreram graves prejuízos devido à queda de granizo.
De passagem por Moimenta da Beira, e após uma reunião com autarcas das regiões do Douro Sul e da Cova da Beira, Maria do Céu Albuquerque anunciou a criação de uma linha de crédito de apoio à tesouraria e ao fundo de maneio e ainda “uma medida de apoio para restituir o potencial produtivo, nomeadamente quando os pomares ficaram completamente destruídos”, no âmbito do programa de desenvolvimento rural.
Até agora nenhuma destas ajudas chegou ao terreno. De resto os municípios do norte do distrito estão ainda a fazer um levantamento dos prejuízos causados pelo mau tempo.
“Ainda não chegou nenhum tipo de apoio. Estamos a fazer um boletim para os agricultores que tiveram prejuízos preencherem para depois mandarmos para o ministério”, adianta Valdemar Pereira, presidente da Régiefrutas e da Câmara de Tarouca.
Apesar de a avaliação das perdas ainda estar a ser feita no terreno, o município estima que os prejuízos se situem perto dos 2,4 milhões de euros. O grosso deste montante (2,1 milhões) diz respeito à produção de maçã. Também a vinha, cereja e sabugueiro registaram estragos.
Na cultura do sabugueiro, um bago que representa uma importante fatia para a economia de Tarouca, as quebras de produção rondam os 20 por cento. “A campanha deste ano não está muito ameaçada. Já acabou a fase da floração, já está a começar a aparecer o bago e apanha começa no início de agosto”, adianta Valdemar Pereira.
Já os fruticultores de maçã não tiveram tanta sorte. Há produtores com perdas entre os 80 e os 90 por cento.
“Esses são os que se sentem mais e que procuram agora a prevenção e para isso são necessárias redes de cobertura. É isso que eles reclamam mais nesta altura”, conta o autarca, sublinhando que estas redes protegem não só do granizo, como dos escaldões e ajudam a prevenir gastos de água.
Os produtores associados da Cooperativa Agrícola do Távora, sediada em Moimenta da Beira, também ainda estão à espera das prometidas ajudas.
O presidente da organização de produtores, João Silva, não esconde que “gostava que [os auxílios] tivessem chegado no dia seguinte”, ainda assim compreende que este processo tenha que “demorar o seu tempo”.
“Isto tem burocracias, obriga a análises com alguma profundidade. Estamos a falar de muito dinheiro, isto não pode ser um paliativo, tem que ser uma medida estrutural para os agricultores”, defende, salientando que o Governo já tem conhecimento do que aconteceu e das medidas reivindicadas pelos agricultores.
Ta como em Tarouca, na zona de Moimenta da Beira são reclamados apoios para a instalação de coberturas para os pomares.
“A senhora ministra tomou consciência dessa medida, considerada estrutural para a região, e disse que ia ver onde é que podia ir buscar verbas para ajudar os agricultores para que futuramente possam cobrir os seus pomares”, vinca, realçando que “tem que haver uma solução para a região, senão a produção de fruta desaparece”, devido às alterações climáticas.  
Fonte: Jornal do Centro

domingo, 21 de junho de 2020

«Notícia» - População cai no distrito há cinco anos

A população residente na região de Viseu está a descer há cinco anos consecutivos. De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), residiam no distrito em 2019, 350.773 pessoas, menos 10.438 do que no ano anterior. Entre 2015 e 2019, a região perdeu sempre população.

Os municípios que mais perderam população foram Cinfães (menos 226), Tondela (menos 191), Mangualde (menos 108), Castro Daire (menos 105) e Resende (menos 104).

A grande maioria dos concelhos perdeu residentes, mas há municípios que conseguiram inverter a tendência. São os casos de Viseu, que em 2019 tinha 97.249 moradores, mais 258 que no ano anterior, e Tarouca que de 7.761 residentes em 2018 passou para 7.804 no ano seguinte (mais 43). Também os concelhos de Tabuaço (mais 16), Oliveira de Frades (mais 16), Sernancelhe (mais 12) e Moimenta da Beira (mais sete) viram a população aumentar.

A nível nacional, a população aumentou no ano passado em relação a 2018 graças à imigração, com um crescimento efetivo de 0,19 por cento, o que equivale à primeira subida em dez anos, isto segundo as estatísticas avançadas pelo INE.

(Clique na imagem para ampliar)

Fonte: Jornal do Centro

sexta-feira, 19 de junho de 2020

«Notícia» - Moimenta da Beira é "Amiga do Desporto"

O concelho de Moimenta da Beira recebeu recentemente o galardão "Município Amigo do Desporto", atribuído pela Associação Portuguesa de Gestão de Desporto.

Segundo a Câmara, a distinção representa um reconhecimento público “pelas boas práticas implementadas” no âmbito de um dos propósitos do programa, o de promoção da atividade física, melhoria da qualidade dos eventos desportivos e dinamização da programação na área, “contribuindo para o incremento da qualidade de vida das suas populações".

“Todos esses requisitos foram preenchidos, tendo sido levados em conta, para a justa atribuição do galardão, a análise em várias áreas como a organização desportiva, instalações, eventos, programas, estratégias de sustentabilidade ecológica, desporto solidário, parcerias, realidade desportiva, legislação, marketing e inovação”, é explicado no comunicado da autarquia.

O município acrescenta ainda que, na atribuição do prémio, também foram observados critérios como o modelo de gestão implementado e os seus resultados, o desenvolvimento de práticas sustentáveis através do desporto, a abordagem solidária e inclusiva e a abrangência e excelência dos modelos de intervenção.
Fonte: Jornal do Centro

terça-feira, 16 de junho de 2020

«Divulgação» - Escola Profissional abre matrículas para o ano letivo 2020/2021

A Escola Profissional de Moimenta da Beira tem abertas inscrições para o próximo ano letivo 2020/2021. Desta forma, a oferta diz respeito a cinco cursos profissionias, sendo um dos cursos ná área de técnico de Restaurante/Bar, tendo como e os quatro restantes para Técnico de Produção Agropecuária; Técnico de Cozinha/Pastelaria; Técnico de Restaurante/Bar; Técnico de Desporto.
A nível de apoios sociais, estes cursos profissionais garantem subsídio de alimentação, subsídio de transporte, subsídio de alojamento, bolsa de material de estudo, bolsa de profissionalização, seguro escolar e visitas de estudo.
Os interessados poderão obter mais informações através do endereço de correio eletrónico geral@epmoimenta.pt ou, telefonicamente, pelo telefone 254 580 500. 
Fonte: on-centro.pt

sexta-feira, 12 de junho de 2020

«Notícia» - Plataforma electrónica ajuda o comércio local de Moimenta da Beira

Alguns elementos do grupo de cidadãos independente “Vai Acontecer – VA”, que concorreu às últimas eleições autárquicas e outros que se juntaram à iniciativa, criaram uma plataforma online, destinada a ajudar o comércio local de Moimenta da Beira com o nome “Vamos Ajudar – VA” (https://www.vamosajudar-moimenta.pt/contactos/).
“Não se trata de uma atividade de campanha política, mas sim uma iniciativa com sentido de responsabilidade, uma atitude cívica e atenta, materializando a política, naquilo que é o verdadeiro sentido e razão da sua existência – a resolução dos problemas das pessoas, promovendo o bem estar, qualidade de vida e a felicidade das pessoas”, referem os promotores desta iniciatova que nasceu para afzer face à crise prvocada pela Covid-19.
Trata-se de um espaço virtual, dividido em diferentes áreas do comércio local. Em cada um dos espaços, podem as casas comerciais que o desejem, ali ter, livre e gratuitamente, a sua representação, aí podendo disponibilizar contactos e, sobretudo, novos serviços disponibilizados para fazer face às novas necessidades e modalidades de comércio/consumo (ex. take away, entrega ao domicílio, encomendas online,…), bem como promoções, campanhas, entre outros.
“A plataforma pretende ainda ser um veículo de informação e promoção, estimulando a população a viver estes novos tempos mais próximos do comércio local, com mais segurança, com diferentes e novas formas de poder consumir local, em segurança”, referem ainda os promotores.
O site é dirigido ao público em geral, aos munícipes, no sentido de lhes ser colocado ao dispor esta ferramenta na relação com o comércio local, dando a conhecer novos produtos, novos serviços, novas formas de estar e também, como estímulo ao consumo, beneficiando inclusivamente da possibilidade de uso através do telemóvel e com recurso à ferramenta GPS.
Fonte: Jornal do Centro

terça-feira, 9 de junho de 2020

«Notícia» - Barragem de Vilar e Segões, em Moimenta da Beira com "água excelente para banhos"

A qualidade das águas balneares da Albufeira de Vilar e Segões, ambas no concelho de Moimenta da Beira, não podia ser mais alta: “excelente para banhos”.

De acordo com um comunicado do Município de Moimenta da Beira, a classificação é da Agência Portuguesa do Ambiente, a entidade responsável pelas políticas de ambiente e de desenvolvimento sustentável no país.

No distrito de Viseu, e integrado na região norte, só a zona balnear da Folgosa, no concelho de Castro Daire, recebeu idêntica apreciação. E na região centro, também do distrito de Viseu, apenas mais três: Senhora da Ribeira (Santa Comba Dão), Trabulo (Sátão) e S. João do Monte (Tondela).

“A excelência alcançada pelas águas das duas ‘praias fluviais’ de Moimenta da Beira representa não só um fator de segurança na utilização das águas, no contexto sanitário, como também um importante indicador de qualidade ambiental e de desenvolvimento turístico”, pode ainda ler-se no comunicado.
Avança igualmente a autarquia que “considerando a excecionalidade da situação de saúde pública em que o país ainda se encontra, o início da época balnear, a ocupação e a utilização destas duas zonas balneares do concelho, só abrirá oficialmente no dia 04 de julho e encerrará a 13 de setembro”.


Fonte: emissoradasbeiras.pt

domingo, 7 de junho de 2020

«Notícia» - Ministra da Agricultura esteve em Moimenta da Beira e prometeu medidas imediatas para combater prejuízos de intempéries

Maria do Céu Albuquerque, Ministra da Agricultura esteve este sábado , 6 de junho em Moimenta da Beira reunida com mais de duas dezenas de Autarcas, onde prometeu estudar medidas para fazer face aos prejuízos causados pelo granizo do último fim-de-semana nas regiões de Trás-os-Montes, Douro Sul e Cova da Beira.

As referidas medidas, irão dividir-se em duas partes, a primeira, serão medidas imediatas, para fazer face ao prejuízo, a segunda, poderá passar pela criação de uma linha de crédito de apoio à tesouraria ao fundo de maneio.

Os prejuizos causados pela referida intempérie são de muitos milhões de euros, atendendo a este facto o Presidente do Município de Moimenta da Beira, José Eduardo Ferreira, anfitrião deste encontro, reivindicou à adoção de medidas urgentes e o encontro de soluções definitivas, de modo a que, no futuro, os agricultores estejam protegidos das tempestades.

Fonte: alivefm.pt

sexta-feira, 5 de junho de 2020

«Notícia» - Feirinha da Terra reabre com planos de contigência

Reabrirá amanhã, dia 06 de junho, a Feirinha da Terra, ocupando o seu espaço de sempre no Mercado Municipal, em Moimenta da Beira. A reabertura, porém, está condicionada ao cumprimento de um conjunto de regras constantes do Plano de Contingência aprovado por Despacho do Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, José Eduardo Ferreira.

Segundo uma nota da autarquia, o documento limita a lotação do recinto a 30/35 pessoas de cada vez, e desenha trajetos para a circulação de pessoas de modo a que evitar cruzamentos entre elas. Prevê ainda locais de entrada e saída e, entre outras medidas mais, o uso obrigatório de máscara por parte dos feirantes e comerciantes, e também dos clientes; o distanciamento físico adequado entre lugares de venda; as medidas de higiene, como a lavagem das mãos e de etiqueta respiratória.

A adoção deste conjunto de regras torna-se indispensável porque, de acordo com o Município de Moimenta da Beira, as feiras, por tradição, são espaços propensos à aglomeração de um elevado número de pessoas, pelo que, face à atual situação epidemiológica, são locais com especial vulnerabilidade. 
Fonte: emissoradasbeiras.pt

«Notícia» - Ministra da Agricultura reúne em Moimenta da Beira com autarcas dos concelhos afetados pelo granizo

Maria do Céu Albuquerque, Ministra da Agricultura, vai estar este sábado, 6 de junho, em Moimenta da Beira, para uma reunião com os Presidentes dos concelhos que foram mais afetados pela tempestade de granizo do último fim-de-semana. A referida reunião vai decorrer no Auditório Municipal Padre Bento da Guia, a partir das 11 horas.

A Ministra em conjunto com os Autarcas, vai tentar encontrar uma solução, com vista à resolução desta questão, depois vai visitar uma cooperativa e exploração agrícola que foram afetadas, no concelho de Moimenta da Beira.

Ás 15h00, haverá a visita à Cooperativa Agrícola do Távora, 45 minutos depois, segue-se uma visita à exploração de maçã.
Fonte: alivefm.pt

quinta-feira, 4 de junho de 2020

«Notícia» - Rede Expressos repõe mais de 60 ligações antes dos feriados

A Rede Expressos vai repor, na sexta-feira, mais de 60 ligações diárias de autocarro de longo curso entre diversos pontos do país, dias antes de uma semana que se espera de grande circulação de pessoas devido aos feriados, o anúncio foi feito esta quinta-feira pela empresa em comunicado.

Na segunda-feira, a Rede Expressos já tinha reativado outras 20 ligações diárias e em antecipação aos feriados do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas (na quarta-feira) e do Corpo de Deus (na quinta-feira).


A empresa garantiu no comunicado que o reatar das operações vai ter em consideração “as instruções de segurança sanitária emanadas pela Direção-Geral da Saúde”.
Nesse sentido, todos os autocarros irão circular com a lotação limitada a dois terços, o uso de máscara é obrigatório para passageiros e condutores e os veículos de transporte serão higienizados antes e no final de cada trajeto.

Lisboa, Porto, Braga, Coimbra, Covilhã, Faro, Monte Gordo, Loulé, Vila Real, São João da Pesqueira, Lagos, Leiria, Peniche, Chaves, Viseu, Gouveia, Castelo Branco, Vila Real de Santo António, Évora, Beja, Campo Maior, Elvas, Leiria, Guimarães, Abrantes, Alcobaça, Aveiro, Mondim de Basto, Tabuaço, Moimenta da Beira e Guarda são as localidades envolvidas no retomar de ligações hoje anunciado.

A reabertura destes trajetos deixa a Rede Expressos a operar de forma “muito próxima à operação que cobria todo o território nacional” antes das restrições de circulação impostas pela pandemia de Covid-19, numa rede de 42 mil quilómetros que transporta anualmente perto de oito milhões de passageiros.


Portugal contabiliza pelo menos 1.455 mortos associados ao Covid-19 em 33.592 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgado hoje.

O país entrou no dia 3 de maio em situação de calamidade devido à pandemia, que sexta-feira foi prolongado até 14 de junho, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência desde 19 de março.

Fonte: eco.sapo.pt


«Notícia» - Aprovado o Plano Operacional Municipal, um instrumento de defesa da floresta contra incêndios

A Comissão Municipal de Defesa da Floresta (CMDF) aprovou na passada sexta-feira, 29 de maio, o Plano Operacional Municipal (POM) para o presente ano de 2020. O documento sintetiza os meios e as entidades envolvidas nos diferentes níveis de alerta estabelecidos no Dispositivo Integrado das Operações de Proteção e Socorro (DIOPS), definindo com rigor quais os intervenientes e quais as funções das entidades abrangidas nas ações de vigilância e deteção, fiscalização, 1ª intervenção, combate, rescaldo e vigilância pós rescaldo para o município de Moimenta da Beira.
O que se pretende é que o POM seja uma ferramenta que permita uma melhor tomada de decisões, contribuindo para uma resposta mais atempada e eficaz de todos os intervenientes envolvidos nas ações dentro do espaço territorial de Moimenta da Beira.
Consulte o POM 2020 aqui.
Fonte: CMMB

«Divulgação» - Nova distribuição de máscaras à população

É uma segunda entrega de máscaras à população do concelho. Recomeça esta sexta-feira, 5 de junho. A entrega, a cada um dos agregados familiares, volta a ser feita por equipas de colaboradores da Câmara Municipal que se deslocarão às 42 localidades do concelho, tal como aconteceu durante a primeira distribuição, que decorreu de 18 a 25 de maio.

O projeto de produção de máscaras é coordenado pela Câmara Municipal de Moimenta da Beira e foi executado em parceria com a “Legaltex, Lda”, uma empresa de fabricação e comércio de produtos têxteis, entre os quais vestuário hospitalar descartável, com sede em Moimenta da Beira, e também com a colaboração de um conjunto de costureiras do concelho que deram sempre o seu melhor.





Fonte: CMMB

«Notícia» - Reabertura de Equipamentos Desportivos

Reabre a sala de musculação do ginásio e reiniciam as aulas de fitness no estádio, mas tudo com novas regras de segurança
A partir da próxima segunda-feira, 8 de junho, por Despacho do Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, José Eduardo Ferreira, reabre a sala de musculação do Ginásio do Pavilhão Gimnodesportivo Municipal, e reiniciam as aulas de fitness (workout), no Estádio Municipal.
Mas tudo segundo novas regras de segurança. No caso do ginásio, as sessões de treino são por marcação telefónica antecipada e haverá diminuição de lotação e restrição de permanência dos utentes no seu interior; e no caso das aulas de fitness (workout), apesar de ser uma modalidade desportiva individual sem contacto físico, realizada ao ar livre e sem público, as aulas são também por marcação telefónica e com limite máximo de 30 utentes.
O levantamento faseado das restrições e a consequente reabertura progressiva da economia, nomeadamente ao nível dos serviços e instalações em espaços frequentados pelo público, acontecem neste processo de desconfinamento, de acordo com as orientações específicas da DGS, as normas específicas para utilização dos espaços, e sempre tendo em atenção o seu impacto na prevenção e contenção da atual crise pandémica.
Visualize o Despacho aqui.
Visualize as Normas aqui.
Fonte: CMMB

terça-feira, 2 de junho de 2020

«Região» - Providência cautelar para impedir saída de Viseu do helicóptero do INEM


A Câmara de Viseu está a ponderar avançar com uma providência cautelar para impedir a saída do helicóptero do INEM do aeródromo de Viseu. A aeronave, anunciou na segunda-feira (1 de junho) o Instituto, vai ser reposicionada a partir de quinta-feira (dia 4) em Loures. Com esta saída, a região Centro fica sem socorro aéreo do INEM.

O autarca Almeida Henriques salienta que se o helicóptero saísse de Viseu para Santa Comba Dão, onde sempre esteve estacionado até ter sido obrigado a sair por falta de condições da pista, não se ia pronunciar, mas como vai para a região de Lisboa diz que não pode ficar calado e espera que a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões tome uma posição firme.

“Nem eu nem os meus colegas poderemos aceitar que o Governo retire daqui o helicóptero nem que seja necessário meter uma providência cautelar amanhã porque se está a pôr em causa o socorro às pessoas. Hoje (dia 2) mesmo vai ser levada uma proposta para que a CIM tome uma posição de repudio e que a providência seja interposta por esta entidade que tem outro peso, mas se assim não acontecer a Câmara de Viseu avança com ela”, sublinhou o presidente da Câmara.

A deslocalização do helicóptero vai estar em discussão na reunião marcada para esta tarde entre os 14 representantes dos concelhos que englobam a CIM. Entre eles Aguiar da Beira, cujo presidente da Câmara, Joaquim Bonifácio, lembra que tem à disposição no seu concelho um heliporto onde foi investido meio milhão de euros.

“Lamento profundamente que isto tenha acontecido, lamento que as entidades responsáveis não nos tenham contactado. O heliporto tem todas as condições de receber qualquer tipo de aeronave. Sei que no ultimo mês vieram cá os helicópteros para ver como estava a pista e, de um momento para o outro, vai para a zona de Lisboa”, sustentou o autarca, afirmando que o descontentamento tem de chegar “a quem de direito”. “Fez-se o investimento, temos a pista e o helicóptero vai para Loures, é isto o que se pensa do Interior? Continuamos a ser pequeninos”, desabafou.

Segundo Joaquim Bonifácio, a CIM, que já tinha discutido o assunto no âmbito das suas competências, “não pode ficar quieta”.

O helicóptero de emergência médica do INEM vai deixar o Aeródromo Municipal de Viseu e segue para Loures na próxima quinta-feira. Uma decisão que está a deixar as autoridades de saúde e civis apreensivas com a falta de resposta de socorro diferenciadora em toda a região centro. Com o helicóptero vai também a equipa da VMER (Viatura Médica de Emergência e Reanimação).

José Requeijo, representante da Liga de Bombeiros no distrito, considera incompreensível a saída da aeronave da região. “É uma decisão fora do contexto do que se quer de um meio aéreo de primeira intervenção. Vamos ficar aqui com um vazio de cobertura muito grande e pode pôr em causa o socorro às vítimas e a quem necessitar da sua intervenção”, disse o também comandante dos Voluntários de Moimenta da Beira, lembrando que a região é atravessada por vários vias de comunicação com bastante trânsito, nomeadamente o IP3 e a A25.

Já o comandante dos Bombeiros Voluntários de Santa Comba Dão, Hélder Costa, afirmou também estar preocupado com a falta de uma resposta na área do socorro no distrito, mas otimista que a aeronave regresse “à casa mãe”.

Em outubro de 2019, o INEM solicitou ao município de Viseu a permanência do seu helicóptero no aeródromo municipal, devido à inoperacionalidade do heliporto de Santa Comba Dão, uma situação que seria temporária enquanto a pista a sul do distrito não reunisse as condições para voltar a receber a aeronave que ali esteve estacionada nos últimos anos.

O regresso a Santa Comba Dão, segundo o deputado do PS, José Rui Cruz, vai ser uma realidade. O socialista acredita que dentro de dois meses a pista de Santa Comba Dão vai estar pronta. Menos confiante está o deputado do PSD, Pedro Alves, que já questionou o Governo através da Assembleia da República.

Também o presidente da Comissão Política Distrital do CDS, Francisco Mendes da Silva, afirmou "trata-se de uma decisão técnica e politicamente errada, que agrava a situação de discriminação negativa de que o Interior e a Região Centro sofrem".

Ainda na segunda-feira, quando foi conhecida a decisão do INEM, o presidente da Câmara de Viseu disse ter sido surpreendido com o anúncio, lamentando os “argumentos pouco sólidos que estão na base desta decisão”.

O comunicado do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) foi conhecido ao final da tarde de segunda-feira. Nele, lê-se que o helicóptero vai ser relocalizado temporariamente no heliporto de Salemas, em Loures, de forma a manter a operacionalidade deste meio aéreo e “sempre no cumprimento estrito de todos os requisitos e normas aplicáveis à operação aeronáutica”.

No Aeródromo de Viseu, a aeronave "pernoitava" no hangar da empresa IFA – Aviation Training Center. Agora, como o hangar é necessário para a atividade da escola, o helicóptero ficou "desalojado".

A questão da utilização do hangar do IFA já se tinha colocado em fevereiro. na altura, o Jornal do Centro deu conta que o "despejo" estava iminente. Também na altura, o INEM disse que se “encontrava a trabalhar várias possibilidades, em articulação com outras entidades, para encontrar a melhor solução”.
Fonte: Jornal do Centro

«Notícia» - Autarca de Moimenta da Beira defende estruturas para proteger pomares


Uma forte trovoada com queda de granizo e chuva intensa destruiu “grande parte da produção de maçã em Moimenta da Beira, a intempérie que durou cerca de 40 minutos, atingiu em particular as localidades de Caria e Leomil.

Moimenta da Beira é um dos maiores produtores de maçã a nível nacional e por esta altura o fruto já estava “numa fase muito adiantada”.

O granizo destruiu “grande parte ou quase na sua totalidade, a produção agrícola deste ano.

Além dos grandes produtores, foram também afetados os pequenos agricultores e as próprias estruturas locais que trabalham no setor da maçã referiu à Alive Fm, José Eduardo Ferreira, presidente da Câmara de Moimenta da Beira.

O autarca de Moimenta da Beira recorda que uma quebra da produção de maçã pode colocar em causa as relações entre os produtores e as cadeias que abastecem o mercado nacional.

O autarca José Eduardo Ferreira diz que é necessário a partir daqui olhar para o futuro da produção da maçã no concelho de Moimenta da Beira, que segundo o autarca passa pela colocação de cobertura nos pomares, minimizando os prejuízos em dias de intempéries.

O autarca de Moimenta da Beira diz que os seguros agrícolas não são solução para os produtores em condições metrológicas adversas.

Para o presidente da Câmara de Moimenta da Beira, o Governo deve avançar urgentemente com apoios aos produtores de maçã para que venham a ser colocadas coberturas nos pomares minimizando os impactos das condições metrológicas adversas.

Fonte: AliveFM

«Notícia» - Na reabertura do Ensino Pré-Escolar, Câmara ofereceu às crianças chapéus com viseira

O Dia Mundial da Criança, que se comemorou esta segunda-feira, 1 de junho, coincidiu com a reabertura do Ensino Pré-Escolar e, em Moimenta da Beira, como forma de assinalar o regresso às atividades com a proteção necessária, a Câmara Municipal ofereceu, a cada uma das crianças, um chapéu com viseira.
A entrega, feita juntamente com a direção do Agrupamento, aconteceu nas escolas de Alvite, Leomil e Moimenta da Beira depois de sessões de boas vindas a alunos, educadoras e auxiliares realizadas com os cuidados que a atual situação de pandemia exige.
Fonte: CMMB