Páginas

quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

«Notícia» - Kiko Bondoso vence primeiro título em Israel

Kiko Bondoso venceu o primeiro título internacional da carreira. O jovem futebolista de 28 anos conquistou a Taça da Liga Israelita ao serviço do Maccabi Telavive. A formação israelita levantou pela oitava vez o troféu. A vitória foi alcançada diante do Maccabi Haifa nas grandes penalidades.

No final do tempo regulamentar, o resultado estava empatado a 0-0. Os dois rivais foram então para o desempate por penáltis, sem prolongamento, conforme exigido pelas regras da Taça da Liga israelita.

O presidente da Câmara de Moimenta da Beira, Paulo Figueiredo, diz que “sabermos que a nossa gente, neste caso o Kiko Bondoso brilha no estrangeiro é sempre uma excelente notícia”. “Estamos muito felizes”, sublinha o autarca.

Quanto ao campeonato, o clube de Kiko Bondoso lidera a prova quando a Primeira divisão israelita se encaminha para o final. A oito jogos do fim, o Maccabi Telavive tem 43 pontos, mais um do que o rival Maccabi Haifa. Kiko e companhia somam 13 vitórias, quatro empates e apenas uma derrota.

Fonte: Jornal do Centro

«Notícia» - Campeonato Nacional de Corrida em Montanha: uma das duas variantes da disciplina será disputada em Moimenta da Beira

A Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) divulgou esta segunda-feira, 29 de janeiro, que o Campeonato Nacional de Corrida em Montanha vai ser disputado, pela primeira vez, nas duas variantes da disciplina: subir (up Hill) e subir/descer (up down).

Assim, a competição vai decorrer em duas jornadas distintas: a primeira terá lugar em Cinfães, na serra de Montemuro, na variante “subir”, no dia 6 de abril, conjuntamente com a prova Grande Prémio de Montanha de Cinfães. Já a segunda irá decorrer no dia 21 de abril, na variante “subir/descer”, em Moimenta da Beira, em conjunto com a prova Moimenta Run – Rota da Cabeça Gorda.

As provas contam com a organização conjunta da Federação Portuguesa de Atletismo, da Associação de Atletismo de Viseu, do Município de Cinfães, do CD Leomil e do Município de Moimenta da Beira e servirão de observação para a escolha da representação nacional no Campeonato da Europa de Corrida em Montanha a disputar em Annecy (França) de 30 de maio a 2 de junho de 2024.

A FPA informa ainda que ambas as provas integram a realização do Campeonato Nacional de Corrida em Montanha para os escalões de veteranos promovidos pela Associação Nacional de Atletas Veteranos.

Fonte: CMMB

sábado, 27 de janeiro de 2024

«Divulgação» - Artesanato de Alvite no programa “Aqui Portugal” na RTP1 dia 28 de janeiro

No próximo domingo, 28 de janeiro, a partir das 14 horas, o riquíssimo e original artesanato de Alvite vai estar em destaque no “Aqui Portugal”, programa da RTP1 que será transmitido em direto da Quinta da Malafaia, em Esposende.

Para dar a conhecer aos quatro cantos do mundo as ‘Capuchas de Burel’ e os ‘Caturnos’, meias de lã tricotadas à mão pelas mulheres desta tão caraterística vila serra de Moimenta da Beira, estará uma comitiva de Alvite, que falará sobre estes produtos artesanais mais usados no inverno.

Fonte: RRTávora

«Notícia» - Moimenta da Beira está a contratar professor para AEC'S

A Câmara de Moimenta da Beira abriu concurso para a contratação de um professor de Atividades Lúdico-Expressivas nas atividades de enriquecimento curricular organizadas para as crianças do primeiro ciclo no Agrupamento de Escolas local.

O novo técnico deverá cumprir um horário de seis horas semanais. O aviso publicado pela autarquia sublinha que os contratos de trabalho vigoram “a termo resolutivo e a tempo parcial” durante o atual ano letivo. “Os contratos não se convertem em contratos por tempo indeterminado, nem estão sujeitos a renovação automática”, acrescenta.

O professor será contratado tendo em conta os critérios de formação académica e experiência profissional.

“As funções serão desempenhadas no âmbito das atividades de enriquecimento curricular no Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira, sem prejuízo dos técnicos a contratar ainda poderem ser chamados a prestar apoio pedagógico fora dos horários e dias de trabalho inicialmente estabelecidos durante o período de interrupção letiva e em iniciativas do município, ou em iniciativas e atividades em que o município seja parceiro e estejam relacionadas com as crianças do pré-escolar ou do ensino básico”, refere o mesmo aviso.

Fonte: Jornal do Centro

quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

«Notícia» - Um ferido grave em colisão entre carro e moto em Moimenta da Beira

Uma colisão entre um carro e uma moto, esta quarta-feira, na Estrada Nacional 323, na freguesia de Caria, município de Moimenta da Beira, distrito de Viseu, provocou um ferido grave.

Ao que o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Douro confirmou ao Notícias ao Minuto, a vítima foi transportada ao Hospital São Teotónio, em Viseu.

No local estiveram os Bombeiros Voluntários de Moimenta da Beira e uma Ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV).

O alerta foi dado às 14h07 e, a tomar conta da ocorrência esteve a Guarda Nacional Republicana (GNR).

Fonte: Noticias ao Minuto

«Divulgação» - Prazo de candidaturas ao Conselho Nacional de Crianças e Jovens vigora até 10 de fevereiro

A Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ) informa que o prazo da 2ª edição de candidaturas para a participação no Conselho Nacional de Crianças e Jovens (CNCJ) foi prorrogado até dia 10 de fevereiro.

Esta iniciativa, que visa dar voz às experiências, preocupações, necessidades e expectativas das crianças e jovens, cuja ação deverá ter impacto nas políticas públicas, dirige-se a todas as crianças e jovens residentes em território nacional, com idades compreendidas entre os 8 e os 15 anos, pretendendo-se chegar a crianças oriundas dos mais diversos contextos e realidades sociais. Se queres que a tua voz seja ouvida, e queres fazer parte da mudança, candidata-te!

A comunicação dos resultados decorrerá entre 21 de março e 5 de abril. O mandato dos conselheiros e das Conselheiras que forem selecionados/as será de 3 anos, entre junho de 2024 e junho de 2027.

A CNPDPCJ é uma entidade de referência para a efetiva concretização dos Direitos de todas as crianças e jovens em Portugal, nomeadamente no que respeita ao direito à participação, consagrado no artigo 12º da Convenção dos Direitos da Criança.

Para qualquer esclarecimento adicional, poderás contactar a equipa técnica da CNPDPCJ responsável pela gestão e acompanhamento do Conselho Nacional de Crianças e Jovens, através do endereço eletrónico cn.criancas.jovens@cnpdpcj.pt ou do telefone 300 509 717.

Fonte: CMMB

«Divulgação» - Exército: Concurso de admissão ao Regime de Contrato para a Categoria de Praças

Se és jovem e queres seguir a carreira militar, o Exército Português tem a decorrer o concurso de admissão ao Regime de Contrato para a Categoria de Praças.

Quais são as condições gerais?

Ter nacionalidade portuguesa; ter no mínimo 18 anos de idade; ter aptidão psicofísica adequada; não estar inibido ou interditado do exercício de funções públicas; não ter sido condenado criminalmente em pena de prisão efetiva e satisfazer os padrões exigidos nas Provas de Classificação e Seleção.

Quais são as condições especiais?

- Habilitações Literárias:

9º ano - Idade máxima: 24 anos

12º ano - Idade máxima: 24 anos

Licenciatura e/ou Mestrado - Idade máxima: 27 anos

Licenciatura em Medicina - Idade máxima: 30 anos

 

- Altura mínima:

1,60m para o sexo masculino

1,56m para o sexo feminino

- Altura máxima:

1,90m para ambos os sexos

“Mostra a tua garra!

 

Candidata-te aqui

 

  • Militares do Centro de Tropas de Operações Especiais em treino operacional
  • Treino duro, combate fácil
  • Snipers de Operações Especiais. “One shot, one kill”

 

+info:

WhatsApp - 800 20 12 74

Facebook - Messenger

Instagram - Direct Messager

Email - recrutamento@exercito.pt 

Telefone - 800 20 12 74 (chamada gratuita)

Fonte: CMMB

domingo, 21 de janeiro de 2024

«Desporto» - Resultados AF Viseu

 Divisão de Honra:








1ª Divisão Zona Norte:




Fonte: ZeroZero.pt

quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

«Notícia» - Urgência de Moimenta da Beira passa a integrar ULS de Trás-os-Montes e Alto Douro

O serviço de urgência básica de Moimenta da Beira integra agora a Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro (ULSTMAD). Esta alteração, decorrente da reforma do Serviço Nacional de Saúde, vai permitir a partilha de informação clínica com as outras unidades de saúde que integram a recém-criada instituição.

Graças a este projeto, a urgência de Moimenta da Beira - que registou 27 591 episódios em 2023 - vai permitir que os utentes acedam aos serviços de análises clínicas, eletrocardiogramas e radiografias. A iniciativa acontece de forma partilhada nas urgências que fazem parte da ULSTMAD.

A instituição de saúde está a integrar os sistemas de informação clínica das urgências de Moimenta e Montalegre com os cuidados hospitalares da região, procurando fazer “um avanço significativo na prestação de cuidados de saúde”, destaca em comunicado a ULSTMAD.

Este processo visa proporcionar aos profissionais de saúde um acesso rápido e abrangente à informação clínica e permitir “uma tomada de decisão clínica mais informada”, realça.

O diretor do Serviço de Gestão de Informação da ULSTMAD, Victor Costa, destaca que até, ao final de janeiro, "para além dos serviços de urgência, o acesso integrado aos resultados dos Meios Complementares de Diagnóstico, estará disponível para todos os profissionais clínicos da ULSTMAD".

A coordenadora da urgência básica de Moimenta da Beira, Elisa Bento da Guia, realça que esta iniciativa “não só elimina deslocações desnecessárias como também fortalece a base de conhecimento dos profissionais de saúde".

Além disso, o projeto "também permite uma abordagem mais fundamentada na prestação de cuidados", refere o coordenador da urgência de Montalegre, Eugénio Fecha.

O Conselho de Administração da ULSTMAD reitera que este projeto visa recorrer à tecnologia para melhorar a eficiência e qualidade dos serviços de saúde prestados à comunidade. Este passo renovador representa um avanço significativo na integração dos cuidados de saúde, garantindo uma resposta mais eficaz às necessidades dos utentes.

A ULSTMAD também integrou o Hospital de Lamego e os centros de saúde do ACES Douro Sul (que inclui o norte do distrito de Viseu), entre outras unidades.

Fonte: Jornal do Centro

terça-feira, 16 de janeiro de 2024

«Divulgação» - Mileu cumpre tradição com Festas de Mártir S. Sebastião nos dias 19 e 20

 Mileu, no concelho de Moimenta da Beira, celebra o Mártir de S. Sebastião, com dois dias de festa, 19 e 20 de janeiro.

O programa tem início na sexta-feira, pelas 19h00, com um jantar convívio, seguido de uma atuação do grupo musical Hàbillô, às 22 horas.

No sábado, dia de S. Sebastião, será celebrada, às 11 horas, a missa em honra do protetor contra a peste, a fome e a guerra. Às 12h30 haverá um almoço convívio, e à noite pelas 22 horas, subirá ao palco o grupo musical “Trovão”.

A comissão de festas informa que o almoço e o jantar convívio têm inscrição prévia.



«Divulgação» - Teatro Musical ” O Rei do Espetáculo ” no Auditório Padre Bento da Guia dia 20 de janeiro

É uma peça que relata a história de Phineas Taylor Barnum, um homem do espetáculo conhecido por ter uma tendência peculiar de enganar o seu público e que decidiu montar um circo com pessoas que possuíam características únicas, na esperança de ficar famoso.

“𝙊 𝙍𝙚𝙞 𝙙𝙤 𝙀𝙨𝙥𝙚𝙩𝙖́𝙘𝙪𝙡𝙤”, da companhia Visiunarte de Viseu, que abre este ano a programação cultural do Auditório Municipal, sobe ao palco no próximo dia 𝟮𝟬 𝙙𝙚 𝙟𝙖𝙣𝙚𝙞𝙧𝙤, 𝙖̀𝙨 𝟮𝟭 𝙝𝙤𝙧𝙖𝙨. A entrada é grátis! Os bilhetes podem ser levantados na Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro ao longo da semana de 15 a 20 deste mês.


Fonte: RRTavora

domingo, 14 de janeiro de 2024

«Desporto» - Resultados AF Viseu

 Divisão de Honra:







1ª Divisão Zona Norte:






Fonte: ZeroZero.pt


sábado, 13 de janeiro de 2024

«Divulgação» - Moimenta da Beira celebra Mártir São Sebastião

Nos dias 19 e 20 de janeiro, Moimenta da Beira vai ser palco das festas em honra de Mártir São Sebastião.

Do programa destaca-se o dia 20 de janeiro dedicado ao santo protetor da fome, da peste e da guerra, cujo programa inicia às 7h da manhã com a alvorada de morteiros, prosseguindo com a chegada da Sociedade Filarmónica Lobelhense. Às 10h ocorrerá o Hastear da Bandeira, e às 11h a missa em honra do Mártir São Sebastião, na Igreja Paroquial de Moimenta da Beira, de onde sairá a procissão no final da eucaristia. Pelas 21h30, a festa continua com o grupo musical “Cordas Soltas”, e o resto da noite ficará nas mãos do DJ Ruzze.

A organização é da comissão de festas em honra de São Sebastião e conta com o apoio da Câmara Municipal de Moimenta da Beira e da Junta de Freguesia local.

Programa

Sexta | 19 janeiro

21h30 – Atuação do Grupo Musical “Inseparáveis”

00h00 – Partida de fogo-de-artifício


Sábado | 20 janeiro

07h00 – Alvorada de Morteiros

08h00 – Chegada da Sociedade Filarmónica Lobelhense

10h00 – Hastear da Bandeira

11h00 – Missa na Igreja Paroquial

12h00 – Procissão em honra do Mártir São Sebastião

21h30 – Atuação grupo musical “Cordas Soltas”

02h00 – DJ Ruzze

Fonte: ViseuNow.pt

«Notícia» - 20 escolas da região Requali cadas nos próximos 10 anos

São 20 os estabelecimentos de ensino identificados com necessidade de sofrer obras de melhoria. Uma das primeiras a ser intervencionada será a Secundária Camilo Castelo Branco, em Vila Real, já que é a única que está sinalizada com prioridade muito urgente.

Com necessidades urgentes estão listadas as escolas Morgado de Mateus e Monsenhor Jerónimo do Amaral, também em Vila Real, a Abel Botelho em Tabuaço, a Padre João Rodrigues em Veiga, Sernancelhe, a Álvaro Coutinho – o Magriço em Penedono, a Básica e Secundária de Moimenta da Beira, a Professor António da Natividade em Mesão Frio, a Básica e Secundária de Macedo de Cavaleiros, a Básica de Lamego e a Básica e Secundária da Sé, na mesma localidade, a Básica de Vidago em Chaves, a Miguel Torga em Bragança, a Gomes Teixeira em Armamar e a D. Sancho II em Alijó.

Consideradas prioritárias estão as escolas Paulo Quintela em Bragança, a Fernão de Magalhães e a Nadir Afonso, ambas em Chaves, a de São João da Pesqueira, e a Diogo Cão em Vila Real, devendo estas ser as últimas da região a ser requalificadas.

Fazem parte do mapeamento de edifícios e equipamentos escolares do 2.º e 3.º ciclos e secundário, que necessitam de novas infraestruturas ou de intervenções de requalificação e modernização de grande dimensão. A lista que resultou deste processo incluiu 451 escolas. Podem, no entanto, vir a ser incluídas outros estabelecimentos de ensino, isto caso o respetivo município e Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) venham a comprovar uma idêntica necessidade de intervenção.

Fonte: avozdetrasosmontes.pt

«Notícia» - Futuro da maçã discutido em Moimenta da Beira

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN) dinamizou na terça-feira (9 de janeiro) uma reunião de trabalho sobre o futuro da maçã na região de Moimenta da Beira, que é uma das principais produtoras nacionais deste fruto.

A reunião serviu para “pensar o futuro da maçã” e decorreu no novo espaço de visitação das Caves Terras do Demo, tendo sido promovida “ao mais alto nível” pelo presidente da CCDRN, António Cunha, revelou em comunicado a Câmara de Moimenta da Beira.

O encontro juntou académicos e figuras ligadas à ciência, investigação e inovação, entre os quais os presidentes dos Institutos Politécnicos de Viseu (José Costa) e de Bragança (Orlando Rodrigues), o antigo reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, António Fontainhas Fernandes, o vice-presidente da CCDRN, Beraldino Pinto, e o presidente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, Miguel Mota, entre outros.

À mesa estiveram também sentados a vereadora com os pelouros da Agricultura, Floresta e Recursos Cinegéticos, Turismo e Cultura na autarquia de Moimenta, Mónica Gertrudes, o presidente da Cooperativa Agrícola do Távora, João Silva, e António Júlio Cartageno Ferreira, um investigador agrícola das regiões do Douro e das Beiras com mais de meio século de experiência.

Antes da reunião de trabalho, a comitiva fez uma visita às instalações da Cooperativa Agrícola do Távora e às Caves Terras do Demo.

Fonte: Jornal do Centro

quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

«Notícia» - Dono da Fruut quer comprar empresa falida de Moimenta da Beira

O empresário Henrique Cabral Menezes, dono da marca de fruta desidratada Fruut, quer comprar uma empresa de maçãs falida em Moimenta da Beira. O gestor, que foi administrador financeiro da Caixa Geral de Depósitos (CGD), está disposto a pagar até seis milhões de euros para ficar com a Desfruta.

A informação é avançada pelo Jornal de Negócios. A Desfruta declarou insolvência no último verão e despediu os cerca de 40 trabalhadores por falta de dinheiro para pagar os salários, tendo dívidas de aproximadamente 11 milhões de euros. A empresa ainda apresentou um plano de recuperação aos credores, mas o documento acabou por ser chumbado e o Tribunal decretou a liquidação dos ativos.

Agora, Henrique Cabral Menezes mostra-se disponível para comprar a Desfruta. O empresário adianta que, com esta aquisição, passaria a conservar 18 mil toneladas espalhadas por quatro instalações.

Henrique Menezes já investiu 15 milhões de euros no setor das maçãs desde 2017, depois de ter renunciado à administração da CGD. Nesse ano, deixou Lisboa e regressou a Viseu para gerir o negócio familiar da Quinta de Vilar. O empresário tem agora 65 hectares de produção, a maioria (42) no concelho de Sátão.

Desde que o projeto da Fruut arrancou há mais de dez anos, já foram salvas quase 10 mil toneladas de fruta e vendidas 25 milhões de embalagens em 35 países.

Em maio passado, a Quinta de Vilar comprou a empresa Frutas Cruzeiro em Armamar por quatro milhões de euros, tornando-se dona da maior operadora de capacidade de conservação da maçã na zona da Beira Interior e passando a conservar 12 700 toneladas de fruta fresca.

Em 2023, o volume de negócios do grupo de Henrique Menezes ultrapassou os nove milhões de euros. Para 2024, a expetativa é atingir os 11 milhões de euros. A Quinta de Vilar emprega atualmente 73 pessoas, das quais 28 estão alocadas à Fruut.

As exportações representaram 45 por cento das vendas da Quinta de Vilar, com destaque para os mercados inglês, espanhol, escandinavo, holandês, israelita e coreano.

Fonte: Jornal do Centro

«Divulgação» - Quinta do Ribeiro recebeu o 1º Cross dos Reis

A Quinta do Ribeiro, em Vila da Rua, Moimenta da Beira, recebeu, no último sábado, 06 de janeiro, o 1º Cross dos Reis – Moimenta da Beira Run, organizado pelo Clube Desportivo de Leomil, com a colaboração do Município de Moimenta da Beira, da Escola Profissional de Moimenta da Beira, da Associação de Atletismo de Viseu e da Federação Portuguesa de Atletismo. A prova decorreu em simultâneo com o 23º Campeonato Distrital de Corta-Mato Curto (Juniores/Seniores), com o 23º Campeonato Distrital de Benjamins e com o 46º Campeonato Distrital de Veteranos.

Na cerimónia de entrega dos prémios esteve presente o Vice-presidente da Câmara, António Caiado.

Fonte: Emissora das Beiras

terça-feira, 9 de janeiro de 2024

«Divulgação» - Montras Iluminadas 2023: Município de Moimenta da Beira divulga as vencedoras

Já são conhecidos os vencedores do concurso “Montras iluminadas” que decorreu em Moimenta da Beira durante a quadra Natalícia e de Reis (de 27 de novembro de 2023 a 4 de janeiro de 2024).

A iniciativa, promovida pela autarquia local, contou com 22 montras em competição nas três modalidades: Eco Montra, Montra Original e Montra Eleita pelo Público.

E as vencedoras foram:

Eco Montra: Agulha e Dedal (Fátima Ferreira Xavier)

Montra Original: O Baú Decor

Montra Eleita pelo Público: Contas Reais


Fonte: CMMB

«Divulgação» - Janeiras de Encanto: Coro Satense Albano Martins de Sousa vai atuar na Igreja Matriz

O Coro Satense Albano Martins de Sousa, dirigido pelo maestro brasileiro Daniel Bordignon, vai apresentar no próximo sexta-feira, 12 de janeiro, às 21h30, as “Janeiras de Encanto” na Igreja Matriz de Moimenta da Beira.

O evento, que promete encantar o público, será a terceira exibição no âmbito do programa que marcou a estreia do Coro Satense formado por cantores locais. A iniciativa é da Junta de Freguesia de Moimenta da Beira e conta com o apoio da Câmara Municipal.


Fonte: CMMB

domingo, 7 de janeiro de 2024

«Reportagem» - Convento de São Francisco em Moimenta da Beira espera apoio para reconstrução

O convento de São Francisco em Moimenta da Beira está abandonado e sem apoio à sua conservação. O monumento histórico foi fonte inspiração para o romance A Via Sinuosa de Aquilino Ribeiro.

Foi erguido por volta de 1440, mas do imponente convento de São Francisco resta pouco mais que a memória. A existência que o tempo se encarregou-se de atribuir a passagem por estás terra de Francisco de Assis. Quando percorria o caminho de Santiago, foi nesta região que parou para saciar a sede.

A propriedade é atualmente da Fundação Rodrigues Silveira, que se dedica à formação e produção agrícola. Os mais de 40 hectares da propriedade estão cuidados, mas a fundação reconhece ser incapaz de segurar em pé a riqueza histórica.

O convento abrigava monges a viver de forma modesta e do trabalho das terras. Curiosamente foi a vinha que tomou conta do espaço que antes era uma igreja um dormitório. A extinção das ordens religiosa em 1834 foi o início do fim, mas o despedrar deste espaço e o desaparecimento da arte sacra começou com a implantação da República.

Resta a memória: Aquilino Ribeiro escreveu, há mais de um século, “A Via Sinuosa”, talvez antevendo que as palavras seriam o pouco que iria chegar aos dias de hoje. A obra reeditada pela autarquia de Moimenta da Beira na passagem dos 60 anos da morte do escritor, são talvez o melhor apelo de que o espaço não pode continuar ao sabor do tempo.

Todos os anos, no dia 4 de outubro, dia de São Francisco, realiza-se uma feira franca nos arredores das ruínas. Sempre com a esperança que o convento recupere a dignidade de outros tempos.

Ver Reportagem AQUI


Fonte: SIC Notícias

«Divulgação» - Tradicional Festa de Santo Antão volta a realizar-se em Peva a 21 de janeiro

A localidade de Peva, em Moimenta da Beira, organiza, uma vez mais, a tradicional Festa em Honra de Santo Antão, no domingo, 21 de janeiro.

«O programa do padroeiro dos animais é sempre carregado de tradições populares, eminentemente pagãs, mas também religiosas, que atrai sempre muita gente», explica a autarquia.

O programa inicia às 8h30 com romagens ao santuário com oferendas, pelas 11h00 decorre a eucaristia solenizada e a procissão na Igreja Paroquial e uma hora depois acontece a bênção dos animais. A tarde arranca com a realização do leilão das oferendas às 14h00 e a festa continua às 15h00 com a marrada de carneiros e luta de bois, seguido da cagadela da vaca às 16h30. Esta últma iniciativa terá um borrego como primeiro prémio. O recinto terá ainda bar aberto, com petiscos regionais.

A organização é de uma comissão de festas constituída por populares da aldeia, que conta com os apoios da União de Freguesias de Peva e Segões e da associação “Baldios, Terras de Aquilino Ribeiro”, em parceria com a Câmara Municipal.

Fonte: ViseuNow


«Desporto» - Decorreu nos dias 5 e 6 de janeiro o Torneio Internacional Terras do Demo no Pavilhão Municipal de Moimenta da Beira

A Seleção Portuguesa Sub-18 de Andebol venceu ontem à tarde, no Pavilhão Municipal de Moimenta da Beira, o segundo e último duelo frente à seleção Dinamarquesa por 28-27.

Porém, a vitória não foi suficiente para conquistar o Torneiro Internacional Terras do Demo, uma vez que a formação portuguesa terminou a competição com uma desvantagem de cinco golos em relação aos nórdicos, que venceram o primeiro desafio por 32-26.

Os encontro tiveram uma excelente moldura humana a presenciar os jogos e foi animado com as atuações dos Dezpassitos.

Fonte: RRTávora


quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

«Desporto» - Seleção Portuguesa Sub-18 masculina de andebol já treina em Moimenta da Beira

A Seleção Nacional Sub-18 Masculina de Andebol está concentrada desde ontem, 2 de janeiro, no Pavilhão Municipal de Moimenta da Beira, para um curto período de estágio que terminará com dois duelos frente à Dinamarca, nos dias 5 e 6. O Selecionador Português, João Varejão, afirmou no final deste segundo dia de estágio, que a preparação para os dois desafios com a Dinamarca “está a correr muito bem”.

Nos treinos de preparação para o Torneio Internacional Terras do Demo há dois atletas Moimentenses: Leonardo Ferraz e Rodrigo Queridinha. “Nós procuramos ter sempre alguma atenção com os locais onde estagiamos. É o caso do Leonardo e do Rodrigo que, não sendo chamados à convocatória final para os dois encontros, são parte ativa nos treinos”, explica a Federação de Andebol de Portugal.

O programa desportivo vai incluir períodos de estágios, contactos com escolas e instituições, uma palestra sob o tema “Relação Clube-Escola” proferida pelo Prof. João Varejão, treinador de Andebol e um dos selecionadores nacionais.

Fonte: radioribatavora.pt

quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

«Divulgação» - Gripe A: informação valiosa

O aumento de casos de Gripe A, nos últimos dias em Portugal, está a levar a uma desmesurada corrida aos hospitais e a provocar elevados tempos de espera nos serviços de urgências.

Conheça as medidas preventivas recomendadas pela Direção-Geral da Saúde e adote-as. Se adoecer, e os sintomas se agravarem, ligue primeiro para SNS 24 (808 24 24 24) antes de se dirigir às urgências.

Proteja-se! Mantenha o distanciamento social, utilize máscara e lave as mãos com frequência.

Para Mais informações - https://bit.ly/sns24-gripe-a








Fonte: CMMB