Páginas

quinta-feira, 27 de junho de 2024

«Notícia» - Há 17 câmaras que ainda não começaram a rever PDM e arriscam penalização

Depois de sucessivos adiamentos ao prazo para actualizarem os seus Planos Directores Municipais (PDM), as autarquias que não o fizeram devem começar a ser penalizadas. Há 17 câmaras municipais que poderão ficar sem acesso a fundos nacionais e comunitários (excepto em áreas essenciais como saúde, educação, habitação ou apoio social), uma vez que ainda nem sequer deram início ao processo de alteração do seu principal documento de planeamento.

Em vez dos cinco anos inicialmente previstos para adaptarem os planos ao Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial (RJIGT), que está em vigor desde 2015, os anteriores governos foram prolongando os prazos, a pedido da Associação Nacional de Municípios Portugueses. No total, foram quatro os adiamentos, o último dos quais foi decidido em Dezembro de 2023.

Neste mais recente ajuste de calendário, eram estabelecidas duas datas: as câmaras que ainda não tinham dado início ao processo, teriam até 31 de Maio deste ano para o fazer. A tutela dava ainda até 31 de Dezembro de 2024 para que os processos de revisão sejam concluídos.

Ou seja, deveriam integrar nos PDM o que está previsto no RJIGT de 2015, que termina com a figura dos solos urbanizáveis, fazendo com que os terrenos com essa classificação passem definitivamente a rústicos.

Questionado pelo PÚBLICO, o Ministério da Coesão Territorial refere que há 17 municípios que “não realizaram, nem têm agendado a primeira reunião da comissão consultiva ou a conferência procedimental para a revisão do PDM”.

Sete destas câmaras estão na região Centro (Almeida, Castro Daire, Fornos de Algodres, Idanha-a-Nova, Santa Comba Dão, Sertã, Vouzela), cinco no Algarve (Albufeira, Aljezur, Castro Marim, Portimão, São Brás de Alportel), quatro no Norte (Freixo de Espada à Cinta, Moimenta da Beira, Peso da Régua, Tabuaço) e uma no Alentejo (Gavião).

s estas autarquias só perdem o acesso à candidatura a fundos se se comprovar que o processo não arrancou “por facto imputável ao município”, estabelece o decreto que foi aprovado em conselho de ministros ainda pelo governo do PS, em 21 de Dezembro de 2023.

Fonte: Publico.pt

terça-feira, 25 de junho de 2024

«Notícia» - Casal detido por roubar habitação em Moimenta da Beira

Um homem de 38 anos e uma mulher de 48 anos foram detidos, na passada quarta-feira, 19 de junho, por furto em residência, no concelho de Moimenta da Beira.

No âmbito de uma investigação, que decorria há cerca de três meses, os militares da Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento Territorial de Moimenta da Beira, realizaram diligências que permitiram apurar a identidade dos suspeitos e culminaram com o cumprimento de três mandados de busca domiciliária e dois mandados de busca em veículo.

Foram, ainda, apreendidos cerca de 550 moedas de vários países; 40 peças em metal precioso (ouro, prata e outros); 20 peças de bijuteria; e uma balança de precisão.

Os detidos foram constituídos arguidos e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Moimenta da Beira.

Esta ação contou com o reforço dos militares dos Postos Territoriais de Moimenta da Beira e Sernancelhe e da Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário de Moimenta da Beira.

Fonte: viseunow.pt

domingo, 23 de junho de 2024

«Desporto» - Seleção Nacional sub-20: Portugal despede-se em grande de Moimenta da Beira

Segunda vitória frente à Hungria a contar para o Torneio Internacional de São João 2024, marca o fim do estágio de preparação para o M20 EHF Euro 2024, este sábado; Próximo momento de trabalho arranca a 25 de junho, em Estarreja.

Chegou ao fim mais um estágio de preparação para o M20 EHF Euro 2024, com duas vitórias nos particulares frente à Hungria, em Moimenta da Beira. A última foi conquistada este sábado, por 35-34, num duelo equilibrado e repleto de emoção que foi discutido até ao último segundo.

A comitiva lusa vai voltar a concentrar-se em Estarreja, de 25 a 29 de junho, num estágio que vai trazer a seleção da Chéquia ao nosso país, e a convocatória será divulgada este domingo. O último estágio vai acontecer já em julho, na semana que antecede o Campeonato da Europa.

Fonte: portal.fpa.pt


«Notícia» - Mais de 30 Confrarias reunidas em Moimenta

Oriundas de todo o país, mais de 30 Confrarias estiveram este sábado, 22 de junho, em Moimenta da Beira, para o XIII Capítulo da Confraria Gastronómica da Maçã Portuguesa.

A cerimónia realizada no Auditório Municipal Padre Bento da Guia, elevou à dignidade de 'Confrades de Honra' cinco personalidades (Paulo Figueiredo, Hernâni Dias, José Manuel Matias, Beraldino Pinto e Joaquim Gaspar Alves); e à dignidade de 'Confrades Efetivos' outras cinco personalidades (Mónica Gertrudes, Paulo Guedes, Cidália Lourenço Pinto, Filomena Gomes Carvalho e Vanda Costa Batista).

Antes, porém, o programa incluiu sessão de boas-vindas no Auditório renovado do edifício do IVV e visita às Caves Terras do Demo.

Fonte: centralpress.pt

«Notícia» - Moimenta da Beira celebra padroeiro de forma “digna, composta e preenchida”

As festas sanjoaninas de Moimenta da Beira destacam-se pelo seu calendário diversificado, tendo ao longo do fim-de-semana várias atividades, de cariz cultural, musical, desportivo e religioso. Um programa que, segundo o presidente da câmara municipal, Paulo Figueiredo, permite assinalar esta importante data de forma. “É um dia muito importante para nós. É feriado municipal, e portanto, contamos com a envolvência de toda a comunidade”, afirmou o autarca ao Diário de Viseu. E porque é dia de festa, o município aproveita para deixar algumas marcas, nomeadamente com a inauguração de alguns projetos que vai contar com a presença do secretário de Estado da Administração Local, Hernâni Dias, e do presidente da CCDR Norte, António Cunha.

“Vamos inaugurar alguns projetos que fomos realizando ao longo de dois anos e meio, que também vão, eu diria, embelezar estas festas de São João”, conclui o autarca. 

Mas vamos ao programa pensado para agradar a todos, residentes e visitantes. Hoje, as celebrações arrancam pelas 21h30, em frente a câmara municipal, com Nuno Nunes em palco. Em seguida, sobe ao palco a dupla Nemanus e após o concerto, atuam os DJ’s Pedro Costa e Igor Guimarães. Amanhã, no âmbito do Torneio Municipal Internacional de Andebol de São João, a seleção masculina Sub-20 de Andebol joga contra a seleção da Hungria, pelas 16h00, no Pavilhão Municipal. Pelas 21h30, saem à rua as nove marchas, Arrabalde, Tabolado, Vila da Rua, Alvite, Peva/Segões, Arcozelos, Cabaços e Leomil, por esta ordem, num percurso que terá início no quartel dos Bombeiros Voluntários de Moimenta da Beira, terminando em frente a câmara municipal. A noite de sábado, que é na opinião do presidente da autarquia, “um dos pontos altos” das festas de São João, encerra com as atuações da dupla de DJ’s Pratas e de DJ Ricky Nunes. O domingo começa com a Rota Terras do Demo, organizada pelo Clube de Cicloturismo Pedaladas. 

E, pelas 14h00, tem início o Dia das Freguesias, que engloba um festival de sopas e animação musical com o grupo de Cantares do Município, Unise BombArcas, Grupo de Concertinas e Popular’te. Neste dia, cada localidade mostrará um pouco da sua identidade territorial, através da sua gastronomia e atividades diversas, permitindo aos visitantes conhecer as suas particularidades. 

A noite será marcada pelo arraial, que contará com a atuação dos grupos Impakto e Inseparáveis, culminando num espetáculo de pirotecnia. Finalmente, no dia 24, Dia de São João, padroeiro do município, o programa das festividades começa com a celebração de uma missa em honra do santo. 

Ao final do dia, pelas 18h30, começa a procissão, que sai da paróquia de Moimenta da Beira, e que, segundo o autarca, promete ser “muito digna, composta e preenchida” de devoção e cor. Os festejos serão “fechados com chave de ouro”, pelo baile que se realiza pelas 22h00, em frente a câmara municipal, com animação do grupo musical Albatroz. 

Paulo Figueiredo afirma que o concelho é “bastante efusivo” no que toca a este tipo de celebrações, pois é nítida a dedicação da comunidade na realização das mesmas. As festas são uma organização da Associação de Bombeiros Voluntários de Moimenta da Beira, com o apoio da câmara municipal.
Fonte: diarioviseu.pt

quinta-feira, 20 de junho de 2024

«Reportagem» - Em Viseu, produtores de maçã pedem intervenção na regulação dos preços

 Um ano mais chuvoso não é sinal, propriamente, de um ano de maçã. Mais custos, mais trabalho, mais tratamentos, mas o que assusta os fruticultores é o preço a que será pago o kg da maçã ao produtor.

"Eu acho que o Estado está atento, por informações que nós já tirámos, mas têm de atuar rapidamente para que decalagem entre quem produz, quem guarda o período e quem comercializa não possa ter este diferencial tão relevante", diz João Silva da cooperativa Távora Varosa.

"Nós temos uma diferença entre aquilo que é pago ao produtor e aquilo que o consumidor paga pelo valor final de uma maçã. Temos casos em que o valor é 8/10 vezes superior, dependendo da variedade", explica o produtor João Salgueiro.

O preço dispara e chega a ser 10 vezes superior ao que é pago a quem apanha a fruta da árvore. A cooperativa do Távora Varosa, em Moimenta da Beira, já reuniu com o ministério da agricultura para falar de um problema que não é de hoje e precisa de coragem política.

"Um quilo que maças custa à produção à volta de 25 cêntimos, o custo de uma estrutura para guardar o produto ao longo do ano custa entre 23 a 25 cêntimos e depois é preciso pagar transportes, é preciso garantir uma série de questões, o que deixa muito pouco para distribuir pelos agricultores", conta João Silva.

"Dos custos de produção, todos os anos têm havido aumentos, qualquer que seja o fator de produção, seja a nível de fertilizantes, seja ao nível de produtos fitofarmacêuticos, seja o custo da mão de obra, todos os fatores de produção estão a aumentar. O preço pago ao produtor não tem acompanho esta subida dos fatores de produção", acrescenta João Salgueiro.

A campanha da maçã começará dentro de um mês e a dúvida é sempre a mesma: quanto vão receber este ano os produtores.


Reportagem SIC aqui

«Desporto» - Seleção Nacional sub-20: Portugal a postos para dois testes em Moimenta da Beira

Comandados de Carlos Martingo vão medir forças com a Hungria nos próximos dias 21 e 22 de junho na reta final de mais um estágio de preparação para o M20 EHF Euro 2024 – transmissão em direto na andeboltv.

Desde o dia 17 de junho que a Seleção Nacional sub-20 Masculina se encontra a trabalhar em Moimenta da Beira, em mais um estágio de preparação para o M20 EHF Euro 2024. Agora chegou o momento da competição. Nos próximos dois dias, a contar para o Torneio Internacional de São João 2024, a equipa lusa vai defrontar a congénere da Hungria, em dose dupla, no Pavilhão Municipal de Moimenta da Beira. A transmissão em direto está assegurada pela andeboltv. A entrada é livre.

Para a Seleção Nacional sub-20, recorde-se, este será o sétimo adversário diferente na longa e meticulosa preparação para o Campeonato da Europa da geração que se avizinha, depois dos confronto com a Alemanha, em Serpa, no início de novembro de 2023; França e Espanha, no Torneio 4 Nações, no país vizinho, em janeiro deste ano; Noruega e Suécia, em Estarreja, no mês de março, e Dinamarca, no Torneio Internacional da Maia, em maio.

Fonte: portal.fpa.pt

quarta-feira, 19 de junho de 2024

«Divulgação» - Praia Fluvial da Barragem de Vilar acolhe mais um convívio sénior

Se tem mais de 65 anos e reside no concelho de Moimenta da Beira pode inscrever-se no ‘XI Convívio Sénior’ até dia 21 de junho, na Junta de Freguesia da sua área de residência.

O evento, organizado pela Câmara Municipal, está marcado para o dia 3 de julho, na Praia Fluvial da Barragem de Vilar e contará também com os idosos das instituições de solidariedade social do concelho.

Haverá sardinha assada, carne grelhada e depois baile animado. A ‘ementa’ está feita e assegura muita animação.

PROGRAMA

11h30 - Encontro

12h15 - Almoço

14h30 - Animação/Baile

17h00 - Encerramento

Fonte: CMMB

«Divulgação» - Férias Desportivas e Culturais - Verão 2024

Encontram-se abertas as inscrições para as Férias Desportivas e Culturais - Verão 2024, em Moimenta da Beira. As férias, destinadas às crianças e jovens do concelho, vão desenvolver-se em dois períodos: o primeiro de 1 a 5 de julho para as crianças dos 6 aos 11 anos; e o segundo de 8 a 12 de julho para os jovens dos 12 aos 17 anos.

Inscrições no Balcão Único, no Edifício da Câmara Municipal de Moimenta da Beira.

Programa

+ info: 

925 200 234

desporto@cm-moimenta.pt 

sexta-feira, 14 de junho de 2024

«Divulgação» - Feira Semanal a 23 de Junho

Por coincidir com o feriado municipal (Dia do Padroeiro S. João Baptista), a Feira Quinzenal de Moimenta da Beira que se realizaria na segunda-feira, dia 24 de junho, vai ser antecipada para o dia imediatamente anterior, ou seja, domingo, 23 de junho.



«Notícia» - Moimenta da Beira assina contrato para a construção e reabilitação de habitações

O Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, Paulo Figueiredo, assinou esta quarta-feira, 12 de junho, com os ministros das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, contrato de financiamento para a construção e reabilitação de habitações no concelho.

A cerimónia decorreu na sede da CCDR-Norte, no Porto, onde apenas 39 dos 86 municípios da região norte foram contemplados com estas verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do 1º Direito do Programa Recuperar Portugal: Estratégia Local de Habitação. Há menos de uma semana, a Câmara já assinara com o governo outras verbas do PRR, desta vez para obras de requalificação do Centro de Saúde.

«O contrato que rubricamos hoje vem na senda do que já estamos a construir no terreno em matéria de recuperação de habitações e também de construções novos fogos em vários pontos no nosso concelho», lembra o Presidente da Autarquia, Paulo Figueiredo.

Fonte: ViseuNow

terça-feira, 11 de junho de 2024

«Divulgação» - Colheita de Sangue em Moimenta da Beira

Uma equipa do serviço do Centro de Sangue e da Transplantação de Coimbra (CSTC) vai estar na próxima terça-feira, 18 de junho, das 9 às 13 horas, nas instalações do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira para mais uma campanha de colheita de sangue. A ação é aberta ao público em geral.

Podem doar sangue todas as pessoas com hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50 kg e idade compreendida entre os 18 e 65 anos. Para uma primeira dádiva o limite de idade é aos 60 anos. A doação de sangue pode ser feita de quatro em quatro meses pelas mulheres e de três em três meses pelos homens.

Dê sangue. Salve vidas!

Fonte: CMMB

«Notícia» - Fibra ótica vai chegar a mais de 1250 famílias em Moimenta da Beira

O Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira e a DsTelecom, empresa do grupo DST, acordaram, após reunião realizada entre ambos, numa primeira fase, o aumento do investimento na ampliação da rede de fibra ótica, em várias zonas do município que carecem desta infraestrutura. Segundo a firma sediada em Braga, a nova cobertura deverá chegar a mais de 1250 famílias, no concelho de Moimenta da Beira.

“O nosso objetivo é eliminar as chamadas ‘zonas brancas’ em todo o concelho, possibilitando que a médio prazo todo o espaço territorial do município possa ter cobertura de fibra ótica, no entanto, é um processo que exige algum horizonte temporal para a sua concretização, ainda assim, brevemente será iniciada a expansão da fibra em mais 1250 famílias em diversas localidades do concelho”, assegura o Presidente da Câmara, Paulo Figueiredo.

A expansão da rede de alta velocidade permitirá mitigar as desigualdades territoriais ao nível de telecomunicações e promover a convergência territorial, permitindo aos munícipes o acesso tanto a nível de teletrabalho, dar às empresas condições de comunicações para se implantarem nesses territórios ou mesmo para lazer.

A rede que a Dstelecom se propõe a construir é neutra e multioperador, o que significa que todos os operadores do mercado poderão fornecer os seus serviços de internet, televisão e telefone fixo através da rede em condições de igualdade, evitando a multiplicação de infraestruturas na malha urbana.

Fonte: CMMB

sábado, 8 de junho de 2024

«Divulgação» - Câmara Municipal promove sessão pública de esclarecimento sobre a ARU

É uma iniciativa aberta ao público que visa dar a conhecer os incentivos e benefícios fiscais à reabilitação urbana para imóveis abrangidos pelas 43 ARU’s do concelho, e que contará com a presença de Paulo Figueiredo, Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira.

Realizar-se-á na próxima quarta-feira, dia 12 de junho, às 19 horas, no Auditório Municipal Padre Bento da Guia, em Moimenta da Beira.

Vamos reabilitar os nossos imóveis? Agora pode melhorar a sua casa pagando menos!




Fonte: CMMB

quinta-feira, 6 de junho de 2024

«Notícia» - Homem Detido por Posse Ilegal de Arma e Munições Proibidas em Moimenta da Beira

Um homem de 42 anos foi detido na quarta-feira no concelho de Moimenta da Beira, distrito de Viseu, por posse ilegal de arma e munições proibidas. A detenção resultou de uma investigação da GNR que já decorria há cerca de oito meses.

Segundo um comunicado a que o Notícias de Águeda teve acesso, a investigação focava-se em atividades de tráfico de armas e posse ilegal de armamento. Durante a operação, os militares da GNR detiveram o suspeito e executaram quatro mandados de busca, sendo dois em domicílios e dois em veículos.

A operação culminou na apreensão de quatro caçadeiras, uma espingarda de ar comprimido, uma arma de alarme e 719 munições de diversos calibres.

O detido foi constituído arguido e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Moimenta da Beira. Esta ação da GNR sublinha o empenho das autoridades em combater o tráfico de armas e a posse ilegal de armamento, garantindo assim maior segurança para a comunidade.

Fonte: noticiasdeagueda.sapo.pt

«Desporto» - Moimenta da Beira vai desafiar os mais novos a jogar andebol

Jovens atletas de 22 concelhos do distrito de Viseu vão jogar andebol este sábado, 8 de junho, no Estádio Municipal de Moimenta da Beira no encontro distrital do Andebol4kids 2023/24. A iniciativa acontece depois dos encontros inter-concelhios.

O objetivo é aproximar os mais novos da modalidade. Vão participar jovens atletas de Armamar, Carregal do Sal, Castro Daire, Cinfães, Lamego, Mangualde, Moimenta da Beira, Mortágua, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Penedono, Resende, Santa Comba Dão, São João da Pesqueira, São Pedro do Sul, Sernancelhe, Tabuaço, Tarouca, Tondela, Viseu e Vouzela.

A organização do projeto Andebol4kids é da Associação de Andebol de Viseu, da Federação de Andebol de Portugal, dos Municípios aderentes e dos Agrupamentos de Escolas e dos Clubes de Andebol dos concelhos participantes.

Fonte: Jornal do Centro

terça-feira, 4 de junho de 2024

«Notícia» - Quinta de Vilar compra Desfuta, empresa falida de maçãs de Moimenta da Beira

A empresa Desfruta, uma das maiores operadoras de maçã do país com sede em Moimenta da Beira, foi vendida à Quinta de Vilar por mais de 6,2 milhões de euros.

A quinta localizada no concelho de Sátão conseguiu adquirir os ativos da empresa que tinha declarado insolvência no ano passado depois de ter superado a oferta da credora Frutas Patrícia Pilar, que chegou a propor cinco milhões de euros pela Desfruta.

Mas, segundo escreve esta terça-feira o Jornal de Negócios, a proposta da Quinta de Vilar acabou por ser aceite pela comissão de credores da Desfruta. O recheio chegou a ser posto à venda num leilão eletrónico por um valor-base superior a 12,1 milhões de euros, sem sucesso.

A Desfruta declarou insolvência no verão do ano passado e despediu cerca de 40 trabalhadores por falta de dinheiro para pagar os salários, com dívidas de aproximadamente 11 milhões de euros.

Entre os credores estavam a banca, o Fisco, a Segurança Social, o Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas e a Câmara de Moimenta da Beira.

A Desfruta ainda apresentou um plano de recuperação aos credores, mas o documento acabou por ser chumbado e o Tribunal decretou a liquidação dos ativos.

Agora, com a nova aquisição, a Quinta de Vilar passa a conservar cerca de 18 mil toneladas de maçã, sendo atualmente o maior operador de maçã na região da Beira Alta. Em 2023, o volume de negócios da empresa conhecida pela marca de fruta desidratada Fruut ultrapassou os nove milhões de euros.

Fonte: Jornal do Centro

segunda-feira, 3 de junho de 2024

«Reportagem» - Caminhada noturna “Neon Run” em Moimenta da Beira

Moimenta da Beira recebeu mais de 1000 pessoas que participaram na caminhada noturna, Neon Run. Veja a reportagem deste percurso de 5km com muita cor, animação e desporto.




Fonte: viseunow.pt

«Desporto» - CDR de Moimenta da Beira conquista Taça de Prata AF de Viseu Sub-16

A equipa de Sub-16 do Clube de Desporto e Recreio de Moimenta da Beira venceu, no passado sábado, a edição 2023/24 da Taça de Prata da AF de Viseu, ao derrotar na final o Souselo FC por 2-1. O jogo decorreu no Complexo Desportivo de Castro Daire.

Este título junta-se à Taça de Prata conquistada pela equipa de Sub-14, no passado dia 19 de maio.

Parabéns Guerreiros do Demo!


Fonte: CMMB

«Notícia» - Oferta de meias no Natal significa mais equipamentos para os bombeiros

A campanha de 2023 “Natal a Meias”, numa parceria Calzedonia/TVI/Liga dos Bombeiros Portugueses, resultou na oferta de equipamentos a cerca de quatro dezenas de corporações de bombeiros do país.

O material, num total de 180 capacetes, foi entregue na última quarta-feira, na sede da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), em Lisboa, naquele que foi o culminar da sétima campanha de responsabilidade social da Calzedonia, que decorreu nas lojas físicas e online, de novembro a dezembro de 2023.

Foram ainda entregues a três associações de bombeiros uma ambulância de socorro: Freixo de Espada à Cinta, Crato e Mora.

As restantes corporações abrangidas são das associações da Calheta e S. Roque do Pico (Açores), Feira e Esmoriz (Aveiro), Aljustrel (Beja), Fafe e Riba D´Ave (Braga), Mogadouro (Bragança), Proença-a-Nova e Sertã (Castelo Branco), Tábua e Montemor-o-Velho (Coimbra), Estremoz (Évora), Vila Real de Santo António e Castro Marim (Faro), Famalicão da Serra e Manteigas (Guarda), Carcavelos e São Domingos de Rana, Montelavar e Malveira (Lisboa), S. Vicente e Porto Moniz (Madeira), Castelo de Vide (Portalegre), Marco de Canavezes, Lousada e Penafiel (Porto), Pernes e Almeirim (Santarém), Pinhal Novo e Sesimbra (Setúbal), Vila Praia de Âncora (Viana do Castelo), Cheires e Valpaços (Vila Real) e Moimenta da Beira, Lamego e Penalva do Castelo (Viseu).