Os concelhos de Penedono e São João da Pesqueira são os primeiros do distrito de Viseu a acolher a iniciativa do Turismo do Porto e Norte, no fim de semana de 28 de fevereiro a 2 de março.
Seguem-se Tabuaço (18 a 20 de abril), Armamar (25 a 27 de abril), Resende (23 a 25 de maio), Cinfães (30 de maio a 1 de junho) e Moimenta da Beira (17 a 19 de outubro).
Entre as propostas que cada um destes municípios do norte do distrito de Viseu vai apresentar nos Fins de Semana Gastronómicos, estão tábua de enchidos e queijos, cabrito assado no forno de lenha e pudim de castanhas (Penedono) e peixes do rio, pataniscas de bacalhau com arroz de feijão e aletria (São João da Pesqueira).
Também vão estar na mesa fumeiros, carnes fumadas, cabrito assado com batata assada e arroz de forno e pudim de ovos (Tabuaço), bem como alheira de maçã, cabritinho de Armamar acompanhado por batata assada e arroz de forno e tarte de maçã de montanha (Armamar).
Também não vão faltar iguarias como o anho assado em forno a lenha e as cavacas de Resende (Resende), a posta de vitela arouquesa acompanhada de batata a murro e arroz de forno e os bolinhos de manteiga (Cinfães), e a marrã de São Francisco e o arroz doce (Moimenta da Beira).
Para a 16.ª edição dos Fins de Semana Gastronómicos, aderiram 75 municípios que, em 32 etapas ao longo do ano e através dos seus restaurantes e hotéis, mostrarão os seus pratos típicos. Ao todo, participam 908 restaurantes, 680 alojamentos e 255 espaços de enoturismo que vão dar a conhecer mais de 200 refeições.
Sem comentários:
Enviar um comentário
MoimentaNaNet - MNN