sábado, 18 de janeiro de 2025

«Divulgação» - Norte do distrito de Viseu apresenta os melhores pratos nos Fins de Semana Gastronómicos

O norte do distrito de Viseu participa na 16.ª edição dos Fins de Semana Gastronómicos, que vão decorrer ao longo deste ano em grande parte dos concelhos da zona Norte do país.

Os concelhos de Penedono e São João da Pesqueira são os primeiros do distrito de Viseu a acolher a iniciativa do Turismo do Porto e Norte, no fim de semana de 28 de fevereiro a 2 de março.

Seguem-se Tabuaço (18 a 20 de abril), Armamar (25 a 27 de abril), Resende (23 a 25 de maio), Cinfães (30 de maio a 1 de junho) e Moimenta da Beira (17 a 19 de outubro).

Entre as propostas que cada um destes municípios do norte do distrito de Viseu vai apresentar nos Fins de Semana Gastronómicos, estão tábua de enchidos e queijos, cabrito assado no forno de lenha e pudim de castanhas (Penedono) e peixes do rio, pataniscas de bacalhau com arroz de feijão e aletria (São João da Pesqueira).

Também vão estar na mesa fumeiros, carnes fumadas, cabrito assado com batata assada e arroz de forno e pudim de ovos (Tabuaço), bem como alheira de maçã, cabritinho de Armamar acompanhado por batata assada e arroz de forno e tarte de maçã de montanha (Armamar).

Também não vão faltar iguarias como o anho assado em forno a lenha e as cavacas de Resende (Resende), a posta de vitela arouquesa acompanhada de batata a murro e arroz de forno e os bolinhos de manteiga (Cinfães), e a marrã de São Francisco e o arroz doce (Moimenta da Beira).

Para a 16.ª edição dos Fins de Semana Gastronómicos, aderiram 75 municípios que, em 32 etapas ao longo do ano e através dos seus restaurantes e hotéis, mostrarão os seus pratos típicos. Ao todo, participam 908 restaurantes, 680 alojamentos e 255 espaços de enoturismo que vão dar a conhecer mais de 200 refeições.

Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte, realça que a gastronomia e os vinhos são uma mais-valia fundamental da região. Além da comida, os Fins de Semana Gastronómicos também levam os municípios a preparar pacotes especiais que vão desde descontos em entradas de museus a visitas guiadas e experiências endógenas.

Fonte: Jornal do Centro

Sem comentários: