Páginas

quinta-feira, 30 de abril de 2020

«Notícia» - Plano de desconfinamento COVID-19

O primeiro-ministro António Costa apresentou esta quinta-feira o plano de desconfinamento aprovado em Conselho de Ministros, que será aplicado depois do levantamento do estado de emergência que termina no dia 2 de maio. O plano está divido em três fases: 4 de maio, 18 de maio e 1 de junho.

(clique na imagem para ampliar)

«Divulgação» - E que tal ler um eBook? Experimente enquanto está em casa! Mais três livros para si

Enquanto ainda cumprimos o confinamento aconselhado, voltamos a si com esta ação louvável da Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro, em Moimenta da Beira, de continuar a disponibilizar semanalmente três eBooks (livros em formato digital) para ler em casa. Para os visualizar basta clicar em cima dos títulos (a azul) ou das imagens das capas.
“Os Pobres”, de Raul Brandão
“O Sonho do Corona”, de Maria Dantas Gouveia e Joana Araújo Espiñal

ebook "Os Pobres"  ebook "O sonho do corona"  





Fonte: CMMB

quarta-feira, 29 de abril de 2020

«Divulgação» - Porta 65/Jovem: Arrendamento jovem de habitação, candidaturas abertas

O Programa Porta 65/Jovem é um sistema de apoio financeiro ao arrendamento por jovens que vivem isolados, constituídos em agregados, ou em coabitação, regulado por um conjunto de diplomas legais. Este programa apoia o arrendamento jovem de habitação para residência permanente, atribuindo uma percentagem de valor da renda como subvenção mensal. As candidaturas, essas estão abertas até às 17 horas do dia 25 de maio. O Gabinete da Ação Social da Câmara Municipal de Moimenta da Beira está disponível para auxiliar todos os interessados, nesta fase preferencialmente através do contacto telefónico 254 520 074.

Podem candidatar-se jovens com idade igual ou superior a 18 anos e inferior a 35 anos (no caso de um casal de jovens, um dos elementos pode ter 36 anos, o outro elemento 34 anos, no máximo).

Mais informações aqui.

Fonte: CMMB

terça-feira, 28 de abril de 2020

«Notícia» - Destacamento Territorial de Moimenta da Beira da GNR tem guardas-florestais pela primeira vez

O Destacamento Territorial de Moimenta da Beira da GNR, que integra também os concelhos de Tabuaço, Penedono, S. João da Pesqueira, Sernancelhe e Vila Nova de Paiva, passou a contar, pela primeira vez, nos seus quadros efectivos, com guardas-florestais. Foram quatro de uma só vez, que entraram ao serviço no início da semana passada.

O relações públicas da GNR de Viseu, tenente-coronel Adriano Resende, explica que o papel de um guarda-florestal é o de fiscalizar a caça, a pesca e a floresta, “dando bastante enfoque aos incêndios, nomeadamente na sua validação e na investigação das causas”.
Fonte: CMMB

«Divulgação» - Em casa, mantenha-se ativo! O Município de Moimenta da Beira ajuda

A iniciativa é dos técnicos de desporto do Município de Moimenta da Beira que, seguindo as recomendações da DGS para ficar em casa, ajudam a manter-se ativo enquanto permanece no seu domicílio, disponibilizando sugestões de treino que pode realizar. A velocidade de execução e o número de repetições dos exercícios variam consoante a capacidade física de cada um.




sábado, 25 de abril de 2020

«IRS Solidário» - Ajude quem nos ajuda!

IRS Solidário - Ajude os Bombeiros Voluntários de Moimenta da Beira (destine 0,5% do seu IRS, sem custos para si)



«Divulgação» - Informação Epidemiológica (25 de abril)

Casos confirmados – 11
Não obstante o ACES Douro Sul, agrupamento de centros de saúde de que faz parte Moimenta da Beira, ter retomado recentemente o envio de alguma informação oficial, anulando assim uma medida a que sempre nos opusemos, uma retoma que, acreditamos, tenha sido um primeiro passo para o restabelecimento da normalidade no que respeita à partilha de informação entre entidades que trabalham para os mesmos objetivos, e as mesmas pessoas, reafirmamos que vamos continuar muito prudentes na divulgação da informação, respeitando o segredo estatístico a que estamos obrigados, e o direito à privacidade de cada cidadão e das respetivas famílias.
Mantemos a convicção de que a situação de fragilidade em que alguns cidadãos, e respetivas famílias, se encontram, é motivo para os respeitarmos ainda mais, na sua integridade, não deixando, contudo, de fazer o que nos compete, para assegurar o bem-estar e a segurança de toda a população.
Toda a informação é decisiva para podermos ajudar. Precisamos mesmo de estar na posse de toda informação.

INFORMAÇÕES
- Hoje, sábado, mantém-se o número de casos confirmados relativamente aos últimos cinco dias e, como sempre, nos termos do conhecimento a que temos acesso, continuam a ser tomadas todas as medidas adequadas a salvaguardar as respetivas condições de saúde;
- Voltamos a asseverar que todos os casos que o justificam, preservam as condições de confinamento ou de isolamento profilático, para os próprios e para os respetivos contactos, mantendo as autoridades de segurança a respetiva vigilância;
- Relativamente à continuação da realização de testes, alertamos de novo que o seu reforço pode levar à deteção de novos casos, que serão imediatamente levados em consideração, para todos os efeitos;
- Como temos afirmado, mantemos a confiança em todo o trabalho das autoridades, feito sempre com a discrição que se justifica, e nos respeito pela privacidade de cada um, para manter um elevado nível de segurança;
- Preservaremos, por mais algum tempo, este grande esforço colectivo, tudo uma questão de saúde, para cada um, mas também de respeito, por todos. Ninguém tem o direito de colocar em causa o esforço e o risco que tantos correm, por todos.
Obrigado a todos!
Fonte: CMMB

«Divulgação» - Serviço de Apoio às Empresas, aos Empresários e aos Trabalhadores

A Câmara Municipal de Moimenta da Beira criou um serviço de apoio, que pode ser acedido através de um Documento de “Perguntas e Respostas” FAQ, que será atualizado permanentemente, e ainda por uma Linha de Apoio no Município (telefone e e-mail) destinado às Empresas, aos Empresários e aos Trabalhadores do concelho afetados pela pandemia provocada pelo novo coronavírus Covid-19.
Este serviço visa contribuir para dissipar dúvidas, assegurar apoio técnico nas questões laborais e informar os interessados sobre as medidas de apoio já conhecidas, e as que entretanto forem surgindo. As medidas revestem-se de um caráter “excecional, temporário e transitório”, mas podem ser decisivas para assegurar a manutenção dos postos de trabalho e das condições de retoma da economia que todos desejamos.
Utilize o serviço de apoio. Conte connosco!
Documentos de “Perguntas e Respostas” (FAQ)
 Fonte: CMMB

quinta-feira, 23 de abril de 2020

«Divulgação» - Moimenta da Beira assinala 25 de Abril com programa digital

Face ao atual contexto de pandemia Covid-19 e às recomendações de isolamento social emanadas das autoridades de saúde, o Município de Moimenta da Beira vai comemorar o 25 de Abril com um programa em formato digital, para o qual o Presidente da Assembleia Municipal, Alcides Sarmento, e o Presidente da Câmara Municipal, José Eduardo Ferreira, convidam toda a população a visualizar e a acompanhar, a partir das 10 horas daquele dia, através das plataformas digitais da Autarquia (site e facebook).




«Divulgação» - E que tal ler um eBook? Experimente enquanto está em casa! Mais três livros para si

No Dia Mundial do Livro, que se comemora esta quinta-feira, 23 de Abril, e numa altura que se cumpre ainda em casa o confinamento aconselhado, lembramo-nos ainda mais de si e da sua família, reiterando esta ação louvável da Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro, em Moimenta da Beira, de continuar a disponibilizar semanalmente três eBooks (livros em formato digital) para ler em casa. Para os visualizar basta clicar em cima dos títulos (a azul) ou das imagens das capas.
- “Vagens na Minha Terra”, de Almeida Garret
- “A Fada Palavrinha e o Gigante da Biblioteca”, de Luísa Ducla Soares



quarta-feira, 22 de abril de 2020

«Notícia» - Posto de Carregamento de Veículos Elétricos já está em funcionamento

Já está em funcionamento o Posto de Carregamento de Veículos Elétricos (PCVE), em Moimenta da Beira. Foi instalado na Rua General Humberto Delgado, perto da Central de Camionagem, e tem dois pontos de carregamento de potências até 22 KW. É a Câmara Municipal que assegura todas as despesas associadas com o consumo de energia elétrica, ficando o PCVE a funcionar gratuitamente para os seus utilizadores até à entrada da exploração pelo operador vencedor do concurso, que assumirá então, a partir dessa data, toda a despesa com o consumo dessa energia elétrica.
Para aceder ao PCVE, os utilizadores terão de contratar com um Comercializador de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME) o fornecimento de um cartão que permite acionar qualquer posto de carregamento ligado à rede Mobi.E. Para se ligar a esta rede basta dirigir-se ao site da empresa (aqui) e, estando lá, ser-lhe-á então solicitado o preenchimento de vários campos obrigatórios e, após terminar o registo, o pedido é processado e o cartão MOBI.E enviado para a morada indicada. O prazo médio de entrega do cartão é de 10 dias úteis a contar da finalização do pedido.

Coordenadas da localização exata do PCVE de Moimenta da Beira:
Latitude: N 40 58’ 42,6’’, Longitude: W 7 36’ 50,4’’

Fonte: CMMB

«Divulgação» - Testes COVID-19 na ADC de Moimenta da Beira

É um guia de procedimentos de “como fazer e agir”, relativamente ao teste à Covid-19, que aqui divulgamos. Uma informação utilíssima e importante no acesso aos testes que a ADC de Moimenta da Beira já faz e vai continuar a fazer. Pela sua saúde e pelo bem de todos!
A ADC, além de Moimenta da Beira, serve também as populações dos concelhos de Penedono, Sernancelhe e Tabuaço.

Fonte: CMMB

«Notícia» - Faleceu o padre Hermínio Bernardo dos Santos

A Diocese de Lamego anunciou o falecimento do padre Hermínio Bernardo dos Santos, de 87 anos de idade, no Lar Sacerdotal do Porto.
O sacerdote, antigo pároco de Samodães, morreu no passaado sábado e foi sepultado em Vila da Rua (concelho de Moimenta da Beira), sua terra natal, seguindo as normas em vigor atualmente para os funerais.
O falecido padre entrou no seminário depois de ter ficado viúvo; tinha 10 filhos.
O padre Hermínio Bernardo dos Santos foi ordenado a 29 de julho de 2006, na Sé de Lamego, com 73 anos de idade.
D. António Couto, bispo de Lamego, “faz saber da sua oração e comunhão, agradecendo a Deus o dom da vida deste irmão sacerdote, com o todo o percurso de vida, na vivência do Matrimónio e na riqueza da paternidade, primeiro biológica e depois sacerdotal”.
“Também em nome do presbitério de Lamego, D. António partilha este momento de sofrimento e luto, com os familiares mais diretos, mormente os seus descendentes e confia-o, na oração ao Deus da Vida, Aquele que ressuscitou Jesus Cristo, também a nós nos ressuscitará”, assinala uma nota divulgada pela diocese.
Fonte: agencia.ecclesia.pt

sábado, 18 de abril de 2020

«Notícia» - Moimenta da Beira disponibiliza 30 camas em antiga escola primária

A Câmara de Moimenta da Beira informou esta sexta-feira (17 de abril) que instalou 30 camas em cinco salas da antiga escola primária D. Carolina Guedes, a primeira fase de mais duas, que no final irão disponibilizar mais 70 camas.
“O primeiro espaço de retaguarda para acolher casos relacionados com a Covid-19 no concelho está já instalado. São 30 camas em cinco salas devidamente preparadas na antiga Escola Primária D. Carolina Guedes”, adianta a autarquia.
Segundo um comunicado de imprensa, o presidente da Câmara, José Eduardo Ferreira, refere que “este primeiro espaço de retaguarda faz parte de um plano de contingência dividido em três fases e, concluída a primeira, desenvolver-se-ão depois as restantes duas fases”.
“Todos esperamos que nenhuma delas venha a ser necessária”, assumiu, acrescentando que a segunda fase passa por mais 30 camas na escola de Edemeios, na freguesia de Arcozelos, e, a terceira, no Centro Cultural Infante D. Henrique (antigo Externato Infante D. Henrique), com 40 camas.
“Tudo está a ser preparado para dar a melhor resposta a todos os casos que possam vir ainda a surgir”, destaca o autarca, que elogia a “permanente coordenação entre todas as instituições e pessoas envolvidas nesta e noutras operações”.
Fonte: Jornal do Centro

«Divulgação» - Aulas online de atividade física para os idosos dos Lares

Para combater a sensação de isolamento, provocada pela situação obrigatória de inexistência de visitas exteriores aos lares, a Câmara Municipal de Moimenta da Beira mantém ativo o “Programa Atividade Física na 3ª Idade” destinado aos idosos daquelas instituições, mas agora com aulas síncronas online. E com enorme sucesso!
A continuidade do programa, face à atual situação de confinamento, é hoje mais importante do que nunca, porque promove a manutenção da aptidão física, dos seus níveis de independência e sobretudo da perceção de bem-estar e de felicidade de cada um. O “Programa Atividade Física na 3ª Idade” já funciona há cerca de uma década.
O Município de Moimenta da Beira continuará ativo, por todos!
Fonte: CMMB

terça-feira, 14 de abril de 2020

«Notícia» - Cancelada segunda edição do festival Planalto

A segunda edição do Planalto – Festival das Artes, em Moimenta da Beira, está cancelada na sequência da pandemia da Covid-19.

A organização decidiu reagendar o evento, que estava previsto para decorrer entre 25 e 30 de maio, para 2021.

Luís Sá, promotor do festival, justifica ao Jornal do Centro o cancelamento argumentando que não era possível adiar a iniciativa “sem garantias concretas de que ela pudesse acontecer”.

As iniciativas no âmbito do serviço educativo são, também, uma condicionante à realização do Planalto, assume ainda Luís Sá.

“O serviço educativo funciona muito com as escolas, o que significaria que, na configuração com o período escolar e as condições climatéricas para que os projetos aconteçam em espaços não convencionais, temos de atentar à meteorologia e estarmos no mês de setembro. Não nos parecia possível, e muito menos sem ter qualquer tipo de segurança por parte das entidades municipais e nacionais, que em setembro a situação estaria apta para a sua realização”, explica.

Para Luís Sá, o objetivo da organização passa agora por manter os artistas que já estavam confirmados, para a edição deste ano, na programação de 2021. “O que decidimos fazer, dentro da nossa realidade e do que nos é possível, foi garantir a certeza de que não poderíamos trabalhar para 2021 deixando para trás quem vinha trabalhar connosco em 2020”, diz.

O promotor adianta que, com o reajustamento da agenda de 2020 para 2021, mantêm-se os compromissos assumidos com os artistas que iam atuar este ano em Moimenta da Beira.

Assim, a segunda edição do Planalto – Festival das Artes realiza-se entre os dias 24 e 29 de maio de 2021.
Fonte: Jornal do Centro

«Divulgação» - Não tenha pressa, entregue a sua declaração de IRS mais tarde, com o apoio da Câmara Municipal

Este ano, pela situação de pandemia que vivemos, o prazo de entrega da declaração anual de IRS é alargado. Só termina no final do mês de Junho. Há, por isso, muito tempo pela frente, sendo que a Autoridade Tributária desaconselha pressas, tal como a Câmara Municipal de Moimenta da Beira que também alerta à não precipitação na sua entrega, sugerindo a todos que deixem passar algum tempo desta fase mais conturbada, uma vez que terão todo o apoio para o fazer mais tarde. Sim, todo o apoio por parte dos técnicos municipais, no preenchimento digital da declaração anual de IRS, às pessoas com maiores dificuldades no acesso e utilização das plataformas digitais usadas para este fim.

Não se desloque! Se precisar de apoio solicite-o, ligando para os números de telefone: 254 520 108 (Linha de Apoio) ou 254 520 074 (Ação Social).

Mas não tenha pressa. Entregue a sua declaração de IRS mais tarde, com o nosso apoio!
Fonte: CMMB

sábado, 11 de abril de 2020

«Artigo Opinião» - 55 anos depois, a telescola

Em Janeiro de 1965 arrancou em Portugal a telescola, um sistema de ensino via televisão. O objetivo foi proporcionar o ensino direto a alunos a frequentar os quatro anos de escola primária e os dois de ciclo preparatório em localizações remotas. O programa evoluiu até ao início do século XXI, tendo nesta fase final foco em quem não se encontrasse na idade normal de frequência escolar.

Em Abril de 2020 arrancará em Portugal a “nova” Telescola, baptizada de #EstudoEmCasa, um sistema de ensino igualmente via televisão. O objetivo é proporcionar, mais uma vez, o ensino direto a todos os alunos do 1º ao 9º ano de escolaridade que, deste vez devido à pandemia da COVID-19, não podem regressar às suas escolas entretanto fechadas por razões de saúde pública.

Há 55 anos a distanciar cada uma destas iniciativas. Nesse período o mundo viu pessoas na Lua, Portugal fez cair uma ditadura, entrou na então chamada “Comunidade Económica Europeia” (hoje União Europeia), o muro de Berlim foi derrubado, vivemos oficialmente três crises (da dívida soberana em 1977, 1983 e 2011), para citar apenas alguns eventos marcantes, sinais de progresso.
Provavelmente a maior alteração global vista foi, contudo, a revolução digital. Por exemplo, ao nível dos computadores, um iPhone em 2019 tem uma capacidade de processamento 100 000 vezes superior ao computador usado na nave da missão Apollo 11 quealuou pela primeira vez em 1969. Com essa evolução exponencial veio a internet e as suas imensas possibilidades de nos ligarmos, comercial- e pessoalmente.

Ainda assim, é caso para dizer que nem todos os países têm a mesma velocidade de ligação.
Por exemplo, em Portugal, arrisco a dizer que a forma mais barata e fácil de aceder à internet é pelo telemóvel. Em 2018, 96,8% dos portugueses tinha telemóvel, mas apenas 73,6% tinha internet no mesmo, o que colocava o país em 27º (num total de 28) no ranking da União Europeia. Em termos práticos, estamos mais isolados e com menos acesso e informação a conhecimento do que a maior parte dos europeus.

Em 2020, a crise da COVID-19 põe ainda mais à vista esse atraso. A falta de acesso é tanta (em especial em alguns gabinetes ministeriais?) que nos leva a recorrer a uma solução tecnológica de há 55 anos. Se nessa altura o desafio era as crianças portugueses não terem acesso à escola, hoje o desafio é as crianças portuguesas não terem acesso à internet (com computador funcional em casa) e, nos próximos três meses, não poderem continuar o seu ensino.

É crítico que o acesso à internet seja democratizado e elevado a direito constitucional, tal como acesso à educação nos anos 60. Além de fundamental na educação e como ferramenta de colaboração, com ou sem vírus, precisamos desse acesso para estar permanentemente a par dos últimos casos de inovação e sustentabilidade. Caso contrário vamos continuar a procurar soluções em livros de história. E provavelmente a cometer os mesmo erros.




Autor: Sérgio Dias, Moimentense radicado em Copenhaga (Dinamarca) desde 2014.