O espelho de água, que em anos anteriores teria quatro quilómetros de extensão e agora tem apenas um, ainda não foi usado em qualquer missão de scooping nesta época de incêndios, nem por aviões médios e muito menos por pesados.
Fonte: SicNoticias
O espelho de água, que em anos anteriores teria quatro quilómetros de extensão e agora tem apenas um, ainda não foi usado em qualquer missão de scooping nesta época de incêndios, nem por aviões médios e muito menos por pesados.
Como tem acontecido nas últimas edições, os visitantes têm uma oportunidade única para reviver os costumes e tradições e conhecer o artesanato típico desta freguesia, que é uma das mais ricas e genuínas do concelho e da região. A feira dá-se a conhecer também através do paladar na ceia típica, servida na taberna, onde não faltarão caldos, tábua de carnes mistas e enchidos, bola tradicional e milhos doces. A tarde será preenchida com as Estórias contadas pelas gentes de Alvite.
A “Feira de Tradições de Alvite” é organizada, mais uma vez, pela associação de promoção social "Gente da Nave".
Fonte: CMMB
A Expodemo é promovida pela Câmara Municipal de Moimenta da Beira e vai decorrer de 15 a 18 de setembro no miolo mais urbano da vila, como sempre.
Serão quatro dias, mais um do que o habitual, com um dos melhores cartazes da região. Tudo num certame que já tem um público fiel, mas que promete boas sensações a todos.
O evento é uma feira de negócios, é a Festa da Maçã, fruto da terra, das raízes e da Luz, que se assume hoje como um relevantíssimo cartaz turístico e cultural de Moimenta da Beira, coração da maçã.
Fonte: CMMB
Depois de uma noite de oração na Igreja Paroquial, em Moimenta da Beira, os símbolos foram recebidos esta sexta-feira, 21 de julho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Na receção marcaram presença o Presidente da Autarquia, Paulo Figueiredo, os Vereadores em permanência António Caiado, Mónica Gertrudes e Hugo Bondoso, elementos do corpo ativos dos Bombeiros e vários funcionários municipais. A Orquestra CemNotas abrilhantaram o momento.
“A Jornada Mundial da Juventude é um encontro dos jovens de todo o mundo com o Santo Padre. É simultaneamente uma peregrinação, uma festa da juventude, uma junção da igreja universal e um momento forte de evangelização do mundo. Apresenta-se como um convite de uma geração determinada em construir um mundo mais justo e solidário. Uma identidade claramente católica, é aberta a todos quer estejam mais próximos ou mais distantes da igreja” afirmou Paulo Figueiredo, o autarca-presidente.
Durante a manhã, os símbolos foram ainda acolhidos no quartel dos Bombeiros Voluntários, regressando à Igreja Paroquial, transportados pelos homens da paz, onde foi celebrada a eucaristia. À tarde, a peregrinação rumou até à Artenave, GNR, Junta de Freguesia local, Convento e o monumento de Nossa Senhora de Fátima, entre outros locais e instituições.
Os símbolos da jornada mundial da Juventude despedem-se de Moimenta da Beira às 21 horas desta sexta-feira. Na vigília de oração, que vai decorrer em frente à Câmara Municipal, estará presente o Bispo de Lamego, António Couto. A peregrinação prossegue para a zona pastoral de Tabuaço.
Com 3,8 metros de altura, a Cruz peregrina, construída a propósito do Ano Santo, em 1983, foi confiada por João Paulo II aos jovens no Domingo de Ramos do ano seguinte, para que fosse levada por todo o mundo. Desde aí, a Cruz peregrina, feita em madeira, iniciou uma peregrinação que já a levou a quase 90 países.
A Jornada Mundial da Juventude é um encontro internacional dos jovens de todo o mundo com o líder da Igreja Católica, o qual acontece a cada dois, três ou quatro anos. A próxima acontece em Lisboa, de 1 a 6 de agosto de 2023.
Mais informações sobre a JMJ Lisboa 2023 em: https://lisboa2023.org/pt/
«A eficiência energética é, cada vez mais, uma grande exigência para o planeamento de um mundo mais sustentável. Nesta lógica, combinámos as necessidades do edifício com as do meio humano e ambiente, e desenvolvemos um produto com perspetiva do futuro: maior isolamento térmico; maior isolamento acústico; maior robustez. Uma janela mais greenevolution», explica a Wigge – ProfiltecGroup, a empresa sediada na Zona Industrial de São Miguel, em Leomil, Moimenta da Beira, que desenvolveu, produziu e colocou todo o material.
«Este é apenas o primeiro dos investimentos na nossa Biblioteca Municipal. Os próximos serão ao nível das três grandes portas principais do rés-do-chão e da requalificação exterior do edifício», garante Paulo Figueiredo, Presidente da Câmara Municipal.
O autarca revela ainda que esta aposta na eficiência energética é uma «forma de poupar e alcançar um consumo racional e consciente de energia».
Fonte: ViseuNow
É a programação da 1ª edição “Moimenta ao Luar” promovida pela Câmara Municipal de Moimenta da Beira.
São concertos e sessões de cinema, gratuitos, na Praceta Comandante Requeijo, no renovado Largo do Tabolado e no histórico Terreiro das Freiras. Sempre ao início da noite (21h30).
O 1º evento acontece dia 29 de julho. Um concerto no Tabolado, “Músicas do Mundo”, pela Academia de Música Quinta do Ribeiro.
O 2º, dia 2 de agosto, é uma sessão de cinema, “2 Duros de roer”, na Praceta. O 3º, novamente um concerto, é dia 10 de agosto, uma noite de fados com ‘Sílvia e Tozé Morais’, no Terreiro das Freiras. E o 4º e último, nova sessão de cinema, marcada para dia 17 de agosto, “Ainbo, Espírito da Amazónia”, na Praceta.
Fonte: maisbeiras.sapo.pt
A prova, organizada pelo Diário de Notícias, Jornal de Notícias, rádio TSF e a garrafeira Continente, com o reconhecimento do Instituto da Vinha e do Vinho, premeia a excelência dos vinhos nacionais.
“São distinções que nos enchem de orgulho e tornam a nossa marca ainda mais conhecida e reconhecida em todo o mundo. É também um prémio que galardoa todos quanto estão envolvidos na cadeia de produção: os homens que trabalham a terra, os colaboradores da Cooperativa, os produtores e todas as suas organizações”, enfatiza João Silva, Presidente da Direção da Cooperativa Agrícola do Távora.
No limite, a intervenção será gratuita para os cidadãos que sejam comprovadamente carenciados, residam no Município de Moimenta da Beira e se encontrem numa das situações previstas no Normativo de Acesso, documento que prevê ainda outros níveis de apoio e elenca as obrigações legais dos animais a esterilizar, entre outras disposições.
Os candidatos que queiram beneficiar desta campanha devem dirigir-se ao Balcão Único de Atendimento (BUA) da Câmara Municipal de Moimenta da Beira e, no local, preencher e assinar o respetivo “Formulário de Candidatura”.
Fonte: RRTávora
De 23 a 26 de julho, a vila de Leomil, Moimenta da Beira, vai receber as Festas em Honra de S. Tiago, orago desta freguesia. São quatro dias de festejos, mas o dia mais intenso acontece a 25, dia do padroeiro S. Tiago, em que as festividades começam logo de manhã com uma arruada pelas ruas com a Banda Filarmónica de Magueija e a Banda Musical 81 de Ferreirim e prosseguem às 11 horas com missa solene seguida de procissão em honra de S. Tiago. Às 15 horas haverá um concerto das Bandas Musicais. Já à noite, às 22h00, subirá ao palco o Grupo Impakto.
Nos restantes dias, o programa inclui uma tarde infantil com insufláveis, uma festa da espuma, grupos musicais (Uskadkasa, Curtisom, Arkadia e Vitor A. Ferreira) Dj Richardq, um espetáculo Piromusical (Artifícios) e ainda uma Barraca Típica que estará aberta todos os dias durante as festas.
O programa “Viva o Verão com Diversão” inclui showcooking sobre alimentação saudável, aula de canoagem, visita ao passadiços do Távora e a visualização de um filme.
As inscrições são limitadas, e devem ser realizadas pessoalmente na sede do Gentes CLDS 4G, em frente à central de camionagem ou através de inscrição online, até à próxima quarta-feira, dia 20 de julho.
Fonte: CMMB
Segundo o Expresso, a descolagem dos aviões anfíbios está a ser dificultada pelo baixo nível das águas e nem sempre as aeronaves conseguem encher os tanques com os 5000 litros de capacidade.
A Barragem do Vilar, que serve os municípios de Moimenta da Beira, Sernancelhe e Tabuaço, é um dos principais pontos de abastecimento de água na região, e muito utilizada no abastecimento de aviões e viaturas para combate aos fogos, mas há outros locais também em risco de perderem capacidade de abastecerem os aviões anfíbios.
Para o presidente da Liga de Bombeiros Portugueses, António Nunes, a solução passará por substituir meios aéreos de asa fixa – aviões – por helicópteros, “que podem abastecer com maior facilidade, a partir de charcas, piscinas e outros pontos de água”
Segundo os dados mais recentes da Agência Portuguesa do Ambiente, a Barragem do Vilar tinha no início de julho apenas cerca de 15% da sua capacidade de armazenamento de água.
Fonte: estacaodiariajornal.sapo.pt
A iniciativa é da autarquia de Moimenta da Beira, que coloca pela primeira vez um posto de praia constituído por nadadores-salvadores profissionais certificados pelo Instituto de Socorros a Náufragos. Tudo em sistema de rotatividade.
A assistência aos banhistas é assegurada diariamente das 11 às 19 horas, sempre com a permanência de dois daqueles profissionais durante a época balnear.
“É de vital importância a presença do nadador-salvador nas nossas zonas balneares. A essência do seu desempenho encontra-se amplamente reconhecida e demonstrada, quer na vigilância dos espaços balneares e no socorro dos banhistas em situação de perigo ou de emergência, quer na função de auxílio que exercem junto dos banhistas, dissuadindo-os da prática de atos que, no meio aquático, constituam risco para a sua saúde ou integridade física e da ocorrência de quaisquer outras situações de risco ou perigosas”, justifica Paulo Figueiredo, Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira.
A estreia de nadadores-salvadores acontece no ano em que os dois edifícios (bar e balneários) que há mais de duas décadas dão apoio aos banhistas, veraneantes e turistas na Praia Fluvial de Segões, vão ser requalificados, ampliados e reconvertidos num Centro de Acolhimento ao Turista de Natureza, um investimento na ordem dos 210 mil euros.
Sendo um dos rios menos poluídos da Europa, as águas mansas e puras do Paiva, cuja cor ligeiramente escura resulta da presença de sais minerais, são muito procuradas para doenças de pele.
O serviço de proximidade, que está a ser feito por técnicos habilitados e funciona nas instalações de cada freguesia, arrancou há dias em Alvite e já passou por Paçô, Cabaços e Peva. Segue agora para Arcozelos e nas próximas semanas deste mês de julho, para Caria e Baldos. O itinerário das restantes freguesias vai ainda ser definido.
Os donos dos terrenos que pretenderem fazer o registo deverão previamente ter que efetuar a localização das suas propriedades no mapa (BUPi), devendo para o efeito estar acompanhados dos documentos pessoais e de titularidade. O registo não é obrigatório mas é aconselhável. Há cerca de 60 mil propriedades rusticas no concelho, grande parte ainda por registar.
Porque deve marcar os seus terrenos no BUPi?
• Porque pode fazê-lo de forma gratuita
• Porque sempre que haja lugar a um Registo na Conservatória, seja por herança, compra e venda, doação ou outro ato, é obrigatório a apresentação do mapa obtido no BUPi;
• Porque ajuda na gestão do território rústico concelhio (e português), contribuindo para um melhor ordenamento do território.
Porque deve registar os seus terrenos?
- Para garantir os seus direitos de propriedade. A inscrição dos terrenos nas Finanças não é suficiente para garantir a proteção dos seus direitos de propriedade. Para isso, precisa de fazer o registo na Conservatória do Registo Predial, mas que obrigatoriamente tem que apresentar a localização da sua propriedade, obtida do BUPi;
- Porque o primeiro registo predial é gratuito durante os próximos 3 anos.
O BUPi está a funcionar de forma presencial no Balcão Único de Atendimento, localizado no edifício da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, de segunda a sexta-feira das 9h00 às 16h00. Todas as dúvidas podem ser colocadas através do endereço de e-mail bupi@cm-moimenta.pt ou pelo telefone 254 520 070.
Os proprietários podem ainda consultar o site https://bupi.gov.pt/, onde obtêm toda a informação necessária sobre o processo.
CALENDARIZAÇÃO
Paçô – Atendimento nos dias 22, 23 e 24 de junho, na Junta de Freguesia
Cabaços – Atendimento nos dias 27, 28, 29, 30 de junho e de 1 julho, na Junta de Freguesia
Peva – Atendimento nos dias 4, 5, 6, 7 e 8 de julho, na Junta de Freguesia
Arcozelos – Atendimento nos dias 11, 12, 13, 14 e 15 de julho, na Junta de Freguesia
Caria – Atendimento nos dias 18, 19, 20, 21 e 22 de julho, na Junta de Freguesia
Baldos – Atendimento nos dias 25, 26, 27, 28 e 29 de julho, na Junta de Freguesia
PROTEGER O SEU TERRENO É SIMPLES E NÃO CUSTA NADA!
A sua história está escrita nos seus terrenos. São marcos que só você conhece e a terra que mais ninguém pisa. Por isso, proteger as suas raízes e valorizar o seu legado está nas suas mãos!
Com seis ruas e dois largos submetidos a intervenções, esta empreitada, num investimento que ultrapassa os 660 mil euros, tem em vista a remodelação de infraestruturas como rede de águas, saneamento, rede elétrica, telecomunicações e os pavimentos da Rua 31 de Janeiro, Rua do Pelourinho, Rua Vasco Batista Mergulhão, Largo das 5 Ruas, Rua das Fontainhas, Largo das Fontainhas, Rua da Poça e Rua da Sucásia, sendo que esta última já está a ser intervencionada.
«Vamos, por isso, avançar com as soluções mais nobres, cómodas e seguras», justifica o autarca, aproveitando para apelar à «compreensão» e pedindo «paciência» a todos os que residem e utilizam as artérias e largos em causa pelo transtorno que possa causar.
É uma nova arma de combate ao granizo, que salva a cultura da maçã e que já está a ser instalada no concelho.
Nesta fase de implementação do sistema antigranizo (canhões), concretizado em colaboração com a Associação de Fruticultores da Beira Távora, o investimento foi superior a meio milhão de euros (513.908,40), e foi um dos que o Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, Paulo Figueiredo, visitou há dias na sua primeira ação de “Presidência mais próxima”.
“Entre outros sistemas que analisamos, concluímos que este (dos canhões) é o mais eficaz contra o granizo. É bom lembrar que a atividade frutícola, designadamente a produção de maçã, tem sido fortemente fustigada pelas intempéries de granizo, que se traduziu numa quebra acentuada na produção, colocando em causa não só a sobrevivência financeira de muitos empresários agrícolas e respetivos colaboradores, bem como da economia do nosso concelho. Foi por isso que o Município manifestou a sua inteira disponibilidade para abraçar este projeto ao lado dos que lutam todos os dias para desenvolver a sua atividade empresarial, geradora de inúmeros de postos de trabalho e forte contribuidora para a fixação de pessoas no nosso território”, explica Paulo Figueiredo.
O canhão antigranizo é um dispositivo que interrompe a formação do granizo, por ondas de choque. Uma mistura explosiva de oxigénio e gás de acetileno é inflamado na câmara inferior do aparelho. À medida que a explosão passa através da garganta e para dentro do cone, desenvolve uma onda de choque, que em seguida se desloca à velocidade do som, atingindo rapidamente as camadas mais altas da atmosfera, zona onde se forma o granizo, interrompendo assim a sua formação.
Fonte: maisbeiras.sapo.pt
A APA desaconselhou na quarta-feira (6 de julho) a ida a banhos naquela que é hoje uma das infraestruturas com menos água no país. A albufeira, que serve os concelhos de Moimenta da Beira, Sernancelhe e Tabuaço, tem apenas 15 por cento de água devido à seca e foi distinguida com o selo "Qualidade de Ouro" da associação ambientalista Quercus.
Em Moimenta, o presidente da Junta de Freguesia de Vilar, António Nascimento, diz que compreende a situação e concorda com a medida da APA, lembrando que a albufeira pode constituir um perigo para quem não sabe nadar, “porque tão depressa tem a água pelos joelhos, mas, de um momento para outro, a pessoa fica toda submersa”.
O autarca diz que a inclinação da albufeira está muito elevada e que a barragem nunca teve tão pouca água como agora. “Recordo-me de uma altura em que a barragem rebentou e desceu para este nível, mas, fora disso, a água nunca esteve tão baixa como está este ano”, reconhece.
O presidente da junta garante também que, para já, o abastecimento às populações está garantido. “Não deverá estar em causa, mas para outras coisas como a rega dos pomares, não sei se vai aguentar muito tempo”, acrescenta.
Já na freguesia da Faia, em Sernancelhe, o autarca Carlos Teles assume que a medida vai ter impacto na economia e no turismo local, lembrando que, no verão, a barragem era frequentada “principalmente aos fins de semana por milhares de pessoas”.
Mesmo assim, o presidente da Junta local alerta também para os perigos de se nadar na albufeira.
“Estou meio de acordo (com a medida) porque a barragem encontra-se num sítio que é um bocado perigoso, porque está em antigos terrenos de cultivo e tem muros, poços e muito lodo. É bom que se dê atenção a isto, principalmente às crianças e a quem não sabe nadar, porque a barragem está desajustada para banhos”, alerta.
A concentração está marcada para o próximo Domingo, dia 3, as 9 horas, na associação e podem participar todos os amigos e fãs daqueles veículos motorizados.
O programa inclui pequeno-almoço, almoço e um convívio durante a tarde com umas pequenas brincadeiras.
As inscrições podem ser feitas pelos contactos telefónicos: 933 078 210, 961 337 635, 932 469 759, 934 676 696 ou 938 242 354.
Fonte: ViseuNow
Durante o período crítico de incêndios é proibido, nos espaços florestais ou agrícolas, «fumar, fazer lume ou fogueiras, fazer queimas ou queimadas, lançar foguetes e balões de mecha acesa, fumigar ou desinfestar apiários, salvo se os fumigadores estiverem equipados com dispositivos de retenção de faúlhas», refere oDecreto-Lei 82/2021 de 13 de outubro. As coimas são ‘pesadas’ para quem prevaricar.
É ainda proibido «fazer circular tratores, máquinas e veículos de transporte pesados que não possuam extintor, sistema de retenção de fagulhas ou faíscas e tapa-chamas nos tubos de escape ou chaminés». Excecionam-se, da interdição de queimas e queimadas, as situações decorrentes de exigências fitossanitárias de cumprimento obrigatório, como por exemplo o Fogo Bacteriano. Deverão, nestas situações, os requerentes entrar em contacto com a Câmara Municipal.
Fonte: RRTavora
O projeto consiste na realização de pinturas ao ar livre em muros dentro do recinto escolar, ou em espaços afetos ao domínio público municipal de livre acesso e uso coletivo. Assim, os alunos da Escola Profissional deram cor e vida à parede de entrada da Galeria e do Mercado Municipal, em que a pintura pretende transmitir a seguinte mensagem: “Para a vida continuar, da natureza temos de cuidar!”.
Segundo a descrição do plano desenvolvido pela escola «as plantas são muito importantes para nós, são fundamentais para a vida na Terra, mas frequentemente ignoramos que elas são essenciais para a sobrevivência de todas as formas de vida inteligente no nosso planeta. Elas geram oxigénio, alimento, fibras, combustíveis e remédios que permitem aos humanos e outras formas de existir. Elas também são essenciais para o controlo da temperatura da Terra e o equilíbrio e dinâmica da água no planeta».