Páginas

sábado, 30 de março de 2024

«Divulgação» - Vamos reabilitar os nossos imóveis? Agora pode melhorar a sua casa pagando menos.

Sob proposta da Câmara Municipal, aprovada na sua reunião ordinária de 22 de setembro de 2023, a Assembleia Municipal, em sessão ordinária realizada em 29 de setembro de 2023, deliberou, por unanimidade, aprovar a delimitação das Áreas de Reabilitação Urbana (ARUs) do Concelho de Moimenta da Beira.

“A reabilitação urbana tem um papel cada vez mais relevante, deixando de ser entendida apenas como a simples reabilitação do património edificado degradado, mas também como ação imprescindível à revitalização social, económica, ambiental e cultural do Concelho de Moimenta da Beira”, enfatiza o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Figueiredo, que aposta neste plano de revitalização “transformador”.

A ARU é uma área territorialmente delimitada que se caracteriza por edifícios, infraestruturas, equipamentos de utilização coletiva e espaços urbanos e verdes de utilização coletiva que se encontram em situação de insuficiência, degradação ou obsolescência, colocando em causa as condições de uso, solidez, segurança, estética ou salubridade, e que se justifique uma intervenção integrada através de uma operação de reabilitação urbana.


Quem pode beneficiar?

Todos os proprietários de imóveis dentro do perímetro da ARU; e Investidores que queiram adquirir imóveis para reabilitar, na ARU.


Como proceder?

1º - Requerer uma certidão, na Câmara Municipal, comprovativa da integração do imóvel na ARU.

2º - Executar a obra nos termos de legislação em vigor.

3º - Concluída a obra, participar à Câmara Municipal e à Autoridade Tributária.


Benefícios de reabilitar em ARU’s:

Redução do IVA de 23% para 6%, nas empreitadas de reabilitação urbana.

Isenção de IMI por um periodo de três anos, a contar do ano, inclusive, da conclusão da mesma reabilitação, podendo ser renovada por um período adicional de cinco anos.

Isenção de IMT na aquisição de prédio urbano destinado exclusivamente a habitação própria e permanente, na primeira transmissão onerosa de prédio reabilitado, quando localizado na Área de Reabilitação Urbana.

IRS: Dedução à coleta de 30% dos encargos suportados pelo proprietário com a reabilitação.

Rendimentos prediais (Tributação à taxa reduzida de 5%, sobre os rendimentos decorrentes do arrendamento de imóveis localizados em ARU e recuperados nos termos das respetivas estratégias de reabilitação urbana).

 

Mais-valias

As mais-valias auferidas por sujeitos passivos de IRS residentes em território português são tributadas à taxa autónoma de 5%, sem prejuízo da opção pelo englobamento, quando sejam inteiramente decorrentes da alienação de imóveis situados em “área de reabilitação urbana”, recuperados nos termos das respetivas estratégias de reabilitação.

Nota: Esta informação não dispensa a consulta da legislação.


Possibilidade de financiamento

O IFRU 2020 é um investimento financeiro destinado a apoiar investimentos em reabilitação urbana. Na área da ARU pode obter empréstimos até 20 anos e taxas de juro abaixo das praticadas no mercado. (Sujeito à aprovação da instituição financeira)


 Área de reabilitação urbana no concelho de Moimenta da Beira

ARU de Alto da Portela; ARU de Alvite; ARU de Arcas; ARU de Arcozelo da Torre; ARU de Arcozelo do Cabo; ARU de Ariz; ARU de Baldos; ARU de Barracão; ARU de Barragem do Vilar ; ARU de Beira Valente; ARU de Cabaços; ARU de Carapito; ARU de Caria; ARU de Castelo; ARU de Fornos e Alto de Fornos; ARU de Gandra e Aldeia de Nacomba; ARU de Granja dos Oleiros; ARU de Granja do Paiva; ARU de Granjinha; ARU de Leomil; ARU de Mileu; ARU de Moimenta da Beira; ARU de Nagosa; ARU de Paradinha; ARU de Paraduça; ARU de Passô; ARU de Peva; ARU de Porto da Nave e Espinheiro; ARU de Prados de Cima e Prados de Baixo; ARU de Peravelha; ARU de Vila da Rua; ARU de Sanfins; ARU de Sarzedo; ARU de Segões; ARU de Semitela; ARU de Sever; ARU de Soutosa; ARU de São Martinho; ARU de Toitam; ARU de Vide; ARU de Vila Chã; ARU de Vila Cova; ARU de Vilar

Informe-se já na Câmara Municipal ou consulte o site Portal da Habitação

Fonte: CMMB

«Notícia» - Pavilhão cheio assistiu ao Concerto de Páscoa

Correu tudo de feição! Espaço lotado e modelo de concerto musical perfeito e com níveis de desempenho de excelência. Não se podia pedir mais!

O Concerto de Páscoa, que incluiu a ópera infantojuvenil “Tuishi Pamoja”, decorreu esta quarta-feira, 27 de março, no Pavilhão Desportivo do Agrupamento de Escolas. Estiveram envolvidos neste momento musical a Academia de Música Quinta do Ribeiro de Moimenta da Beira e as congéneres de Aguiar da Beira, Mêda, Trancoso e Vila Nova de Foz Côa, professores e alunos inscritos nas Atividades de Enriquecimento Curricular e o Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira.

Fonte: CMMB

«Divulgação» - Oficinas Teatrais dinamizadas por estudante de Passô

Entre 5 de abril a 8 de junho, o Auditório Municipal Padre Bento da Guia vai abrir portas para acolher, duas vezes por semana, as Oficinas Teatrais. Os encontros, dinamizados pela estudante do ensino superior Inês Pereira (de Passô), são abertos a toda a comunidade (a partir dos 15 anos) e vão decorrer sempre às sextas, às 18h30, e aos sábados, às 15 horas. Os interessados deverão efetuar uma inscrição prévia.

“Viagens” é um projeto de intervenção artística que irá envolver o património material e imaterial do concelho para a criação de um pequeno espetáculo de teatro documental. O projeto terá como tema principal a memória, a saudade e os costumes da população sénior do município, a partir dos depoimentos dos alunos da UNISE.

Inês Pereira reside em Passô, Moimenta da Beira, e é estudante finalista do curso de Artes da Performance Cultural, do Instituto Politécnico de Viseu. A apresentação pública do projeto final decorrerá no dia 9 de junho, no mesmo Auditório Municipal Padre Bento da Guia.

Fonte: CMMB


terça-feira, 26 de março de 2024

«Notícia» - João Prata ensina os alunos da UNISE a dar continuidade à arte dos cestos de palha e silva

A arte de fazer escrinhos (cestos de palha e de silva) está em risco de extinção, e para salvar este artesanato típico de Alvite, os alunos da Universidade Sénior Infante D. Henrique (UNISE) de Moimenta da Beira iniciaram na quarta-feira, 21 de março, uma oficina de cestaria orientada pelo artífice João Prata, para que os mais novos possam dar continuidade à sua habilidade.

Sendo uma técnica bastante trabalhosa, os alunos da UNISE estão a aprender através da explicação e visualização da prática, bem como eles próprios desafiarem-se a manusear este material e fazerem o seu próprio cesto.

Residente em Alvite, João Prata, de 90 anos, é o único guardião deste saber, que aprendeu com o seu pai. “Aprendi a arte com o meu pai. Andei na escola até aos 10 anos, onde fiz a terceira classe, e a partir dessa idade só parei de fazer cestos quando emigrei em 1971. Foi durante muito tempo o meu ganha-pão”, disse o artesão.

Antigamente, estes cestos serviam para transportar merenda, compras ou sementes para o campo, guardar alimentos, entre outros. Hoje em dia, são poucas as pessoas que dão esta utilidade, são apenas usados para adornar as casas.

Fonte: RRTavora

sábado, 23 de março de 2024

«Divulgação» - Uma ação online que visa criar uma base de dados social. As inscrições estão abertas

É uma iniciativa online, aberta a todos os parceiros da Rede Social do concelho e a outras organizações sociais da região, cujo objetivo é criar uma base de dados integrada para o setor social de forma a promover o conhecimento sobre as organizações da economia social. Tudo para permitir uma melhor tomada de decisão para investidores sociais, empresas, voluntários, colaboradores, entre outros stakeholders, e ainda fomentar mais e melhores estudos sobre as organizações sociais.

A ação online, via plataforma zoom, é organizada pela Câmara Municipal de Moimenta da Beira e o Nova SBE Data Science Knowledge Center e está marcada para dia 10 de abril, entre as 10h00 e as 12h00. Os interessados deverão efetuar a sua inscrição até dia 3 de abril.

Este projeto faz parte da Iniciativa para a Equidade Social - uma parceria entre a Fundación ”la Caixa”, o Banco BPI, e a Nova School of Business and Economics).

Junte-se a nós e participe na mais abrangente plataforma de organizações sociais em Portugal!


Fonte: CMMB

«Notícia» - Perdas elevadas de água em Tabuaço, Moimenta e Lamego

Os municípios de Tabuaço, Moimenta da Beira e Lamego são, no distrito de Viseu, os que maior percentagem apresentam em perdas reais de água, de acordo com a Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR) no relatório de 2023 sobre o setor. No documento, com dados de 2022, a ERSAR diz que o indicador de perdas reais registou o valor mais baixo dos últimos cinco anos para as entidades gestoras em baixa (abastecimento ao consumidor final) mas que mesmo assim a avaliação é mediana. No conjunto dos municípios com maiores perdas estão ainda Resende e Nelas.

Os dados do Sistema de Informação de Indicadores de Perdas de Água mostram, por exemplo, que o município de Moimenta da Beira (2021) perdeu 1.178.362 metros cúbicos de água por ano (72,9%), o que equivale a 420 litros por dia.

“Existe potencial de melhoria no setor com a implementação de metodologias de redução das perdas de água”, alerta a ERSAR que indica que, no total do país, o serviço de abastecimento público de água perde cerca de 184 milhões de metros cúbicos. Se a esse valor se juntar as perdas no setor em alta (que faz a ligação às entidades gestoras), de cerca de 21,5 milhões de metros cúbicos, chega-se aos 184 milhões, explica-se no documento.

No relatório, a ERSAR recomenda o investimento na reabilitação de condutas, um indicador com “um dos piores resultados, em anos sucessivos”.

E alerta que a percentagem de água não faturada, “sinaliza a necessidade de se investir na alteração de procedimentos de faturação e na redução de perdas de água, em particular na baixa”.

A ocorrência de inundações na gestão de águas residuais mantém-se insatisfatória (no serviço em alta e em baixa), devendo “ser implementadas medidas preventivas de manutenção e de reabilitação de coletores pelas entidades gestoras”, diz-se no relatório da ERSAR, que sugere melhorias também para o setor da recolha e valorização de resíduos.

E face à escassez de água no país, devido às alterações climáticas, a ERSAR. “No entanto, verifica-se que ainda são poucos os sistemas que produzem águas residuais tratadas para reutilização em Portugal continental”, constata o relatório, especificando que, contabilizando utilizações com licença, em 2022 apenas sete entidades gestoras produziram águas residuais tratadas para reutilização, correspondendo a 2,9 milhões de metros cúbicos, ou seja, a apenas cerca de 0,4 % da água residual tratada em estações de tratamento.

Da avaliação global do serviço de abastecimento em 2022 destaca-se que, apesar da cobertura do serviço (acessibilidade física) de abastecimento de água em baixa ser de 96 %, o valor da adesão a este serviço é bastante inferior, com 88,8 %, essencialmente como resultado da utilização de origens de água alternativas o que levanta não apenas questões de saúde pública, mas também ambientais e de sustentabilidade do serviço.

Para além da adesão, a ERSAR recomenda ainda o investimento na reabilitação de condutas, em alta e em baixa, respetivamente, constituindo um indicador com um dos piores resultados, em anos sucessivos. A percentagem de água não faturada, avaliada como boa no serviço em alta, com o resultado médio global de 5% (quando em 2021 foi avaliada como mediana, com 5,2 %), e como mediana no serviço em baixa, com um resultado de 27,1 % (28,8 % em 2021), sinaliza a necessidade de se investir na alteração de procedimentos de faturação e na redução de perdas de água, em particular na baixa.

De facto, apesar de a média nacional do indicador de perdas reais ter registado no ano em análise o valor mais baixo dos últimos cinco anos para as entidades gestoras em baixa, mantém-se com uma avaliação mediana.

Finalmente, destaca-se a necessidade de melhoria no indicador da resposta a reclamações, sugestões e pedidos de informação, em particular na alta, com avaliação insatisfatória neste indicador.

No serviço de gestão de águas residuais em baixa, regista-se um valor para a cobertura do serviço bom.

Fonte: Jornal do Centro

«Notícia» - Alunos estrangeiros da Escola Profissional de Moimenta da Beira recebidos na Câmara Municipal

O presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, Paulo Figueiredo, e todo o restante Executivo, receberam esta quarta-feira, 20 de março, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, os 41 alunos estrangeiros (de Cabo Verde e de São Tomé e Príncipe) que estão a frequentar o 1º ano na Escola Profissional de Moimenta da Beira, sediada na Quinta do Ribeiro, em Vila da Rua.

A sessão teve início com a intervenção de Hugo Bondoso, Vereador da Educação, que deu as boas-vindas aos alunos e abordou os desafios e as novas oportunidades que estes vão viver ao longo dos próximos três anos.

Já Olga Anciães, Diretora Geral da Escola Profissional, aproveitou para agradecer aos professores internos que acompanham os estudantes estrangeiros entre os 15 e os 19 anos, afirmando: “Os nossos professores para além de ensinar têm sido amigos e pais, em especial para estes alunos que precisam de apoio por estarem longe das suas famílias e dos seus países”.

Para dar a conhecer as ilhas de Cabo Verde e de São Tomé e Príncipe, duas alunas fizeram uma breve apresentação sobre a história, a cultura e a gastronomia dos dois países africanos. Houve também a recitação de um poema e um momento musical.

A finalizar, Paulo Figueiredo felicitou a vinda destes alunos para o concelho de Moimenta da Beira. “Estou muito satisfeito por vos acolher aqui. Queremos muito que vocês sejam felizes neste território, na vossa escola com o apoio da estrutura diretiva, mas também com os vossos professores. Que Moimenta da Beira possa ser a vossa segunda casa e atualmente a primeira casa”, disse o autarca-presidente.

Fonte: gazetarural.com

«Divulgação» - “Moimenta no Caminho de Torres”: um percurso de 11 km para descobrir

Estão a decorrer até 8 de abril as inscrições para a caminhada “Moimenta no Caminho de Torres”, a realizar no dia 14 de abril. Com ponto de encontro às 8 horas, em frente à Câmara Municipal de Moimenta da Beira, os participantes serão transportados de autocarro até à meta de partida, em Vila da Rua.

Às 9 horas, a caminhada partirá em direção a Beira Valente, seguindo as diretrizes dos ‘Caminhos de Santiago’. Ao longo do percurso de 11 km, os caminhantes irão percorrer diversas localidades do município, que terminará no Albergue “Eu, peregrino”. No local existirá transporte de retorno para Moimenta da Beira.

A organização informa que os kits de participação devem ser levantados no dia da caminhada, em frente à Câmara Municipal ou em frente à Junta de Freguesia de Vila da Rua.

Fonte: gazetarural.com

«Divulgação» - Programa da Semana Santa em Moimenta da Beira

Já é conhecido o programa das celebrações da Semana Santa na Paróquia de São João Baptista, em Moimenta da Beira. A intensa semana que recorda os últimos dias da vida terrena de Cristo tem início no próximo sábado 23 de março, às 17 horas, com Bênção dos ramos (no adro da igreja) e Missa vespertina, e termina no Domingo de Páscoa, dia 31, com Procissão da Ressurreição e Missa às 11 horas, e Visita Pascal a partir das 14 horas.

Durante a semana, os acontecimentos religiosos repetem-se à tarde e à noite, na Igreja Matriz. Destaque para a Via Sacra, pelas ruas da vila, na sexta-feira santa, às 20 horas; para a procissão do Senhor Morto, também na sexta-feira santa, mas às 22 horas; e para a vigília pascal, no sábado, 30 de março, a partir das 22 horas.


PROGRAMA

23 de março | Sábado

17h - Bênção dos ramos (no adro da igreja) e Missa vespertina.


24 de março | Domingo de Ramos

11h15 - Bênção dos ramos, junto ao Convento

- Procissão até à Igreja Matriz

- Eucaristia dominical

20h30 – Via Sacra Cantada na Igreja Matriz


 25 a 27 de março | Segunda a Quarta-feira Santa

17h – Exposição do Santíssimo

18h – Oração de Vésperas

18h30 – Confissões

19h – Bênção do Santíssimo

19h15 – Via-Sacra

20h - Eucaristia


 28 de março | Quinta-feira Santa

20h30 – Missa da Última Ceia e Lava-pés

21h30 – Procissão do Encontro


29 de março | Sexta-feira Santa

20h – Via-Sacra pelas ruas

21h – Cerimónia da Adoração à Cruz

22h – Procissão do Senhor Morto


 30 de março | Sábado Santo

22h – Vigília Pascal


31 de março | Domingo de Páscoa

11h – Missa Solene de Páscoa

14h – Visita Pascal

Fonte: CMMB



segunda-feira, 18 de março de 2024

sábado, 16 de março de 2024

«Desporto» - Equipa Sub-16 da Escola de Andebol de Moimenta da Beira na 2ª fase do Campeonato Nacional


A equipa de Sub-16 da Escola de Andebol de Moimenta da Beira vai disputar a 2ª fase do Campeonato Nacional. O primeiro encontro será dia 7 de abril, frente à formação do FC Porto, no seu reduto.

Nesta 2ª fase, a competição contará com onze zonas (grupos) de 4 clubes, alcançarão a 3º fase nacional os primeiros classificados de cada zona; o melhor 2º classificado da zona 1 a 5; o melhor 2º classificado da zona 6 a 11; o 1º classificado da AA Madeira e o 1º classificado da AA Açores, bem como o clube representante da cidade organizadora da 3º fase final nacional. A equipa Moimentense, liderada por Diogo Amaral, ficou inserida na zona 2 e vai ter como adversários: FC Porto (AA Porto), Boavista FC (AA Porto) e AC Fafe AA Braga).

“O grupo está motivado para tentar fazer uma melhor prestação do que na época da passada, vamos jogar contra o atual campeão nacional de SUB-16 Masculinos, o FC Porto, e isso por si só já é uma grande oportunidade para todos, independentemente de resultados há que aproveitar cada minutos desta fase”.

Fonte: CMMB

«Divulgação» - Semana Cultural da Escola Profissional de Moimenta da Beira

A Escola Profissional de Moimenta da Beira, sediada na Quinta do Ribeiro, na freguesia da Vila da Rua, vai promover mais uma Semana Cultural. O programa das atividades começa esta sexta-feira à noite, com a atuação do Grupo de Fados – Quinteto Beirão, e prolonga-se até 22 de março com um conjunto de atividades desportivas, de lazer, uma visita de estudo à Futurália, em Lisboa, oficinas, palestras, exposições, entre muitas outras.


PROGRAMA


Dia 15 de março | Noite de Fados

Serviço Bar

Grupo de Fados – Quinteto Beirão


Dia 18 de março | Sensibilização Ambiental e Familiar

Exposição – Painel de Reciclagem

Ação se sensibilização Eco-Escolas

Oficina – “Pensar a hotelaria”

Seminário – “Lidar com a adolescência”

“Cuidar da Quinta – Atividade Eco-Escolas”


Dia 19 de março | Dia do Desporto

Ação de sensibilização – Exército

Percurso Pedestre

Percurso Topográfico

Torneios: badminton/voleibol

Demonstrações – modalidades desportivas


Dia 20 de março | Dia Multicultural

Música, Danças e Tradições de África


Dia 21 de março | Dia Eco-Escolas

Exposição – materiais reciclados

Oficina – “Pensar a Agricultura”

Roteiro Agropecuário

Palestra “Mental Coach”

Dia da Árvore “Eco-trilho e plantação de árvores”


Dia 22 de março | Visita de estudo

Futurália - Lisboa





Fonte: CMMB

«Divulgação» - C.D. de Leomil e C.D.R de Moimenta da Beira organizam palestra “Mental Coaching: atingir resultados no futebol”

O Auditório Padre Bento da Guia, em Moimenta da Beira, vai receber no dia 21 de março, pelas 20h45, uma palestra, aberta à comunidade, com o tema “Mental Coaching: atingir resultados no futebol”. O evento será dinamizado por Inês Torres, que falará ao público sobre a importância do aspeto mental no desporto.

Inês Torres, mental coach, é Licenciada em Marketing e certificada em Coaching Desportivo. Atualmente, trabalha diretamente ligada ao futebol com atletas profissionais e treinadores de formação.

A iniciativa será organizada pelo Clube Desportivo de Leomil e pelo Clube de Desporto e Recreio de Moimenta da Beira.

Fonte: CMMB

«Divulgação» - Força Aérea Portuguesa abre concurso para Oficiais e Praças

A Força Aérea Portuguesa está a recrutar, até 21 de março, para as categorias de Oficiais e Praças em Regime de Contrato. No total são 458 vagas a concurso para psicólogos, engenheiros, controladores aéreos, mecânicos, relações públicas, informáticos, polícias, cozinheiros, músicos, condutores, bombeiros, gestores de recursos humanos, enfermeiros, auxiliares de saúde, entre outras.

Curso de Formação de Oficiais:

- Destina-se a jovens entre os 18 e os 27 anos, que tenham concluído uma licenciatura ou mestrado.


Curso de Formação de Praças:

- Destina-se a jovens entre os 18 e 24 anos que possuam, no mínimo, o 9º ano de escolaridade, dependendo da especialidade.


Para informações adicionais, consulte o site.

Fonte; CMMB

terça-feira, 12 de março de 2024

«Divulgação» - Município de Moimenta da Beira organiza mais uma edição das Caminhadas Aquilinianas

Depois do sucesso das últimas edições, as caminhadas regressam ao espaço aquiliniano nos próximos três meses. A primeira vai decorrer, na manhã do dia 7 de abril, pelos caminhos da aldeia de Carapito. A segunda percorrerá os trilhos de Vila da Rua, na manhã do dia 12 de maio. Por fim, a terceira e última acontecerá na noite do dia 1 de junho, pelos caminhos urbanos da vila-sede do concelho de Moimenta da Beira, e está incluída também na programação da III edição da Week Demo Sport.

Os níveis de dificuldade dos percursos são ‘baixos’ e a distância vai variar entre os 8 e os 10 quilómetros. Terão sempre acompanhamento especializado pelos técnicos de desporto da autarquia.

As inscrições têm um custo de 3 euros. Feita a primeira inscrição serve para as restantes caminhadas.

Mais informação:

Fonte: CMMB

«Notícia» - Homem apanhado com mais de uma tonelada de lenha roubada

Um homem de 41 anos foi detido por furto de lenha, esta segunda-feira, no concelho de Moimenta da Beira.

No âmbito de uma fiscalização rodoviária, os militares da GNR de Moimenta da Beira abordaram um veículo e no decorrer da ação, o «condutor evidenciou um comportamento suspeito», segundo comunicado da autoridade.

Foi depois efetuada uma revista pessoal de segurança ao suspeito e uma busca sumária ao veículo, culminando na apreensão de mais de mil quilos de lenha, que se apurou ter sido furtada num pinhal dessa mesma localidade.

No decurso das diligências, foi aprendido o material lenhoso e os diversos utensílios relacionados com a prática do ilícito.

O detido foi constituído arguido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Moimenta da Beira.

Fonte: ViseuNow

domingo, 10 de março de 2024

«Divulgação» - Moimenta da Beira com novo curso superior de Intervenção Social

O concelho de Moimenta da Beira vai ter quatro cursos técnicos superiores profissionais no próximo ano letivo. Depois do novo curso de Fruticultura, já anunciado, a Escola Superior Externato Infante D. Henrique vai ter também o curso de Intervenção Social e Comunitária.

Este novo curso visa formar profissionais para trabalhar nas mais diversas áreas do trabalho social como lares, centros de dia, consultórios, centros de saúde e hospitais e possibilita o acesso à licenciatura de Serviço Social na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (ESTGL).

Entretanto, estão abertas as inscrições de maiores de 23 anos para os cursos técnicos superiores profissionais lecionados em Moimenta da Beira no próximo ano letivo.

Segundo a Câmara Municipal, as candidaturas podem ser feitas até 15 de março. Ao todo, são quatro os cursos lecionados em 2024/2025 (Fruticultura/Viticultura, Intervenção Social e Comunitária, Assessoria e Comunicação Organizacional, e Informática Industrial).

“Podem candidatar-se todos os que cumpram o definido por lei, ou seja, os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente (12.º ano completo), e os maiores de 23 não titulares de habilitação de acesso ao ensino superior (sem o 12.º ano), entre outras situações que reúnam as condições de ingresso”, salienta a autarquia.

Os cursos são protocolados com a ESTGL.

Fonte: Jornal do Centro

«Divulgação» - “Só Comédia” estreia-se na Casa do Povo de Leomil

O grupo cénico “Só Comédia”, da Casa do Povo de Leomil, Moimenta da Beira, vai subir, pela primeira vez, ao palco, no dia 16 de março, às 22 horas, para apresentar “O Saco das Nozes”, de António Manuel Pires Cabral, com direção artística de Cristina Centeio.

A peça, interpretada por Patrícia Antunes (Cremilde), Joaquim Loureiro (Lucas), José Manuel Ramos (Matias), José Pedrinho (Bispo), Justino Santos (Padre), Maria José (Sara) e Cristina Centeio (Manel), decorre “numa aldeia com fama de ser um sítio onde os homens andam ao jeito da mulher, o Padre promete um saco de nozes ao homem que mostre ser ele a dar vozes de comando em casa. Quem ganhará o saco das nozes?”.

Os bilhetes encontram-se à venda no Lar e no Justos Bar Pelourinho, em Leomil, e têm um custo de 4 euros para os sócios. Para os não sócios o valor é de 7 euros na Zona A, de 6 euros na Zona B e de 5 euros na Zona C.

Disponibilidade de assistência a pessoas com mobilidade reduzida sempre que requisitada por telefone ou na bilheteira.

Fonte: ViseuNow

segunda-feira, 4 de março de 2024

«Divulgação» - Município assinala o Dia Internacional da Mulher com atividades desportivas

O Dia Internacional da Mulher celebra-se anualmente no dia 8 de março, mas o programa comemorativo, em Moimenta da Beira, decorrerá no dia seguinte (um sábado), com duas atividades desportivas: uma aula de hidroginástica, às 9h30, na Piscina Municipal, e uma aula de workout marcada para as 17h30, no Pavilhão Municipal. A primeira atividade do dia é limitada a 40 pessoas.

Para participar nesta iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Moimenta da Beira através dos Gabinetes da Ação Social e do Desporto, terá de efetuar uma inscrição obrigatória, até dia 7 de março, onde poderá selecionar a opção de aquisição do kit. As receitas obtidas nos Kits revertem na totalidade para a Liga Portuguesa Contra o Cancro.


Inscrições

254 520 086 

254 520 100

Fonte: CMMB

«Notícia» - Moimenta da Beira mostrou-se na BTL, a maior montra de turismo de Portugal

Dois momentos de charme e promoção. O primeiro, no espaço institucional do Turismo Porto e N orte de Portugal, com a apresentação oficial de quatro eventos âncora de 2024: Expodemo; Week Demo Sport; Festival de Arroz Doce no Cesto e a Romaria de S. Torcato. O segundo, no stand da CIMDOURO, de genuína promoção do território através de provas de espumante “Terras do Demo”, degustação de produtos locais e um showcooking de arroz doce no cesto liderado pelo Chef Fábio Bernardino, em que o Tópê participou também.

A ação promocional teve momentos ao vivo, como o ritual da colocação do chapéu ‘milagreiro’ de S. Torcato; as artesãs de Alvite a tricotar à mão as meias de lã (Caturnos), e as duas mascotes que andaram pelo recinto a distribuir maçãs e material de promoção turística.

Fonte: CMMB