Páginas

quinta-feira, 30 de maio de 2024

«Desporto» - CDR de Moimenta da Beira na final da Taça de ‘Prata’ Sub-16 de Futebol da AF de Viseu

É já no próximo sábado, 1 de junho, que as equipas do CDR de Moimenta da Beira e do Souselo FC vão medir forças, na final da Taça de ‘Prata’ Sub-16 de Futebol da AF de Viseu.

O encontro entre as duas formações está marcado para as 17 horas, no Complexo Desportivo Castro Daire.



Fonte: CMMB

«Desporto» - CDR de Moimenta da Beira e CD de Leomil receberam diplomas de certificação como entidades formadoras

O Clube de Desporto e Recreio (CDR) de Moimenta da Beira e o Clube Desportivo (CD) de Leomil receberam as placas e diplomas de clubes certificados como entidades formadoras. O evento, promovido pela Associação de Futebol de Viseu, decorreu no dia 24 de maio no Auditório da Escola Superior de Saúde de Viseu. A Autarquia Moimentense esteve representada por Hugo Bondoso, Vereador do Desporto, que felicitou ambos os clubes por mais esta distinção.

Das 59 entidades certificadas, os dois clubes do concelho de Moimenta da Beira foram distinguidos como entidade formadora (duas estrelas), referente à época 2022/2023.

Fonte: AliveFm

«Notícia» - Realizou-se o 6º Encontro Regional de Walking Football

Nesta última segunda-feira, dia 27 de Maio, decorreu mais um encontro de sucesso de Walking Football, desta vez no concelho de Moimenta da Beira.

Este que foi o quinto evento organizado pela Associação de Futebol de Viseu, contou com a presença de 20 equipas e 170 participantes.

A modalidade de futebol adaptado que está em crescendo no distrito de Viseu, realizou-se no concelho de Moimenta da Beira, no Estádio Municipal de Moimenta da Beira.

Para o sucesso deste evento da AF Viseu,  muito se deveu a ajuda e o apoio do Munícipio de Moimenta da Beira que se fez representar pelo seu Presidente, Paulo Figueiredo e o Vereador do Desporto Hugo Bondoso e a Vereadora Mónica Gertrudes.

No fim dos jogos, houve um lanche convívío com todas as equipas, técnicos e intervenientes na organização do evento que serviu para reforçar ainda mais os laços e confirmar o êxito deste encontro.

Fonte: FPF.pt

segunda-feira, 27 de maio de 2024

«Notícia» - Plataforma de Resolução Alternativa de Litígios (RAL+)

A RAL+ é uma plataforma para os meios de resolução alternativa de litígios que, de forma mais rápida, mais simples e mais acessível, permitirá resolver vários tipos de conflitos fora dos tribunais.

Assim, desde a passada segunda-feira, dia 20 de maio, a RAL + passa a ser de utilização obrigatória para intentar ações no Tribunal do Julgado de Paz de Tarouca (Agrupamento dos concelhos de Armamar, Castro Daire, Lamego, Moimenta da Beira, Resende e Tarouca), segundo as normas previstas no Decreto-Lei n.º 26/2024, de 3 de abril, diploma que cria e regula o sistema de informação de suporte à gestão e tramitação dos procedimentos nos sistemas públicos de mediação familiar e laboral e dos procedimentos e dos processos nos julgados de paz e nos centros de arbitragem de conflitos de consumo que integram a rede de arbitragem de consumo, designado Plataforma RAL+.

Os cidadãos e mandatários terão acesso à plataforma, podendo aí efetuar, diretamente, os pedidos e tramitação de resolução de conflitos, bem como consultar agendamentos, entre outros assuntos. Contudo, os cidadãos podem ainda dirigir-se ao posto de atendimento do Julgado de Paz de Moimenta da Beira para intentar as ações no Tribunal.

Sublinhamos que para os profissionais forenses e de acordo com o artº 3 nº 4 do referido diploma: “A prática dos atos referidos no n.º 1 pelos utilizadores referidos no número anterior é obrigatoriamente efetuada através da Plataforma RAL+, exceto para as partes que não se encontrem representadas por advogado ou solicitador.”

A implementação da plataforma RAL+ concretiza alguns dos objetivos consagrados nos projetos “Plataforma Digital da Justiça 2.0 – Evolução dos serviços digitais para cidadãos” e “Modernização dos SI core judiciais”, que se encontram previstas no Plano de Recuperação e Resiliência (“PRR”).

Mais informação:

https://meiosral.justica.gov.pt/Plataforma-RAL/Sobre-a-RAL 

https://meiosral.justica.gov.pt/Plataforma-RAL/Como-usar-a-Plataforma-RAL 


Fonte: CMMB

«Divulgação» - Norte debate importância da inovação no setor frutícola

A CCDR-NORTE promove, no próximo dia 7 de junho, um evento dedicado a debater a inovação e a importância do setor frutícola na Região Norte. A partir das 10 horas, no Auditório da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, esta sessão pretende abrir a discussão sobre os estudos e os desafios presentes e futuros deste setor agrícola, principalmente a nível de investigação e de valorização do seu mercado.

Ao longo dos vários painéis, o evento pretende concretizar uma partilha de conhecimento por parte de representantes das principais instituições criadoras de conhecimento e de vários profissionais de relevo. Neste sentido, os atuais e maiores desafios do setor frutícola vão estar em debate com a presença de Gonçalo Andrade, representante da Portugal Fresh, José Mota Alves, Presidente da Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave, Ana Paula Silva, investigadora de fruticultura na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), entre outros convidados.

No recente “Estudo sobre o setor agroalimentar do Norte”, encomendado pela CCDR-NORTE à UTAD, e apresentando no âmbito dos trabalhos do Programa Regional de Ordenamento do Território do Norte (PROT-NORTE), a importância da fruticultura é defendida numa lógica de proximidade nas cadeias de distribuição. Este trabalho, disponível para consulta em www.ccdr-n.pt, faz a análise do setor na Região Norte com base em cinco eixos estratégico: a inovação e competitividade, a atratividade, a sustentabilidade ambiental, a valorização do território e a governação.

Como medidas de fundo para uma reforma no setor agroalimentar, o estudo defende uma lógica de proximidade, tanto na criação de cadeias de distribuição mais curtas entre produtores e consumidores, que não passem apenas pelas grandes cadeias, como na simplificação do processo administrativo e da proximidade no contacto com os cidadãos e empresas.

No âmbito da simplificação do processo administrativo, o estudo identifica ainda a necessidade de criar um serviço de proximidade junto dos cidadãos e das empresas, como um balcão verde, um espaço onde os utentes resolvam todos os seus processos administrativos na área do agroalimentar.

Este evento pretende assim, debater os temas dedicados à fruticultura, sendo dirigido, principalmente, à participação de investigadores/académicos, sendo também aberto à participação de associações e cooperativas do setor.

Fonte: news.cision.com

segunda-feira, 20 de maio de 2024

«Desporto» - CDR de Moimenta da Beira vence Taça de Prata AF de Viseu

A equipa de Sub-14 do CDR de Moimenta da Beira conquistou, este domingo, a Taça de Prata da Associação de Futebol de Viseu, após vencer na final, no Complexo Desportivo de Castro Daire, o CD de Cinfães por 4-0. Os golos do encontro foram marcados por Dylan Magalhães, David Antunes, Tomas Bernardo e Dinis Botelho.

“A conquista deste título reflete o mérito de todos os jogadores e o trabalho que o clube tem desenvolvido na formação competitiva dos seus atletas”, disseram em conjunto, Paulo Figueiredo, Presidente da Câmara, e Hugo Bondoso, Vereador com o pelouro do Desporto.

Num percurso exemplar, os Guerreiros do Demo, terminaram a competição sem derrotas e com um total de 42 golos marcados.

Parabéns!

Fonte: CMMB

«Desporto» - Kiko Bondoso é campeão em Israel

O jogador Kiko Bondoso, de Moimenta da Beira, sagrou-se campeão de futebol em Israel pelo Maccabi Telavive. A equipa da Primeira Liga israelita – campeonato que não parou apesar da guerra na Faixa da Gaza – conseguiu o título no passado sábado (18 de maio) após vencer por 3-0 o Hapoel Beer Sheva.

Este é já o segundo título alcançado no estrangeiro por Kiko Bondoso depois de, há quatro meses, a sua equipa ter conquistado a Taça da Liga Israelita de Futebol. O Maccabi Telavive somou 79 pontos no campeonato israelita.

Kiko Bondoso, de 28 anos, deu os primeiros pontapés no Moimenta da Beira e passou ainda pelo Ferreira de Aves, Lusitano de Vildemoinhos e Vizela.

Em setembro do ano passado, rumou a Israel para vestir a camisola do Maccabi Telavive, o mais titulado dos clubes israelitas no que aos campeonatos diz respeito. Na altura, assinou contrato por três temporadas, com mais uma de opção.

"Ficamos sempre muito orgulhosos quando um dos nossos alcança sucesso no estrangeiro. Muitos parabéns, Kiko", reagiu o presidente da Câmara de Moimenta da Beira, Paulo Figueiredo.

Fonte: Jornal do Centro

«Notícia» - Autarquia quer requalificar a Escola Básica e Secundária


A Câmara Municipal de Moimenta da Beira já avançou com uma candidatura ao Programa de Recuperação (PRR) através do ‘Reabilitação de Escolas’, no valor de cerca de 4,8 milhões de euros, para requalificar e modernizar a Escola Básica e Secundária.

Classificadas com o segundo grau do nível de prioridades, Categoria P2 (urgente), as obras previstas pelo Município são para assegurar a melhoria dos espaços interiores e exteriores, respondendo à “degradação natural das infraestruturas do edifício da escola-sede, que nunca foi alvo de obras estruturantes”, lembra a autarquia, acrescentando que a escola apresenta “pontos críticos que carecem de resolução urgente”, frisa.

Uma situação que, segundo o autarca Paulo Figueiredo, acaba por ter “ impacto direto nas condições de segurança, acessibilidade, eficiência energética e conforto, e influencia indiretamente na rentabilização de recursos materiais e humanos e no sucesso educativo dos alunos”, disse.

No projeto de execução definido na candidatura está prevista a ampliação da área útil, remodelação de espaços existentes e respetiva requalificação e reestruturação da escola permitindo “novos conceitos de organização, funcionalidade, orientação e identificação”, numa intervenção que prevê “a interligação entre todos os blocos, através de novos espaços interiores de circulação, lazer e estar, possibilitando a circulação entre os diversos volumes através de uma unidade espacial”, pode ler-se no documento.

Está ainda prevista a “reformulação de todos os acessos aos blocos, por forma a dar resposta ao acesso a pessoas com mobilidade condicionada, através de criação de rampas ou elevação dos pisos às cotas de soleira, entre outros”, explica a autarquia de Moimenta da Beira, acrescentando que as obras irão ainda melhorar o desempenho energético da escola permitindo assim a melhoria das condições de conforto para a comunidade escolar.

Fonte: estacaodiariajornal.sapo.pt

«Notícia» - Praia Fluvial de Segões distinguida com galardão “Qualidade de Ouro 2024”

As águas balneares da Praia Fluvial de Segões, em Moimenta da Beira, acabam de ser distinguidas com o galardão “Praia Qualidade de Ouro 2024” atribuído pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza. É a única distinguida no conjunto dos 19 municípios da CimDouro.

Para receber esta classificação, a água balnear tem de respeitar os seguintes critérios: qualidade da água “excelente” na classificação anual das cinco épocas balneares anteriores à última (neste caso, entre 2018 e 2022); todas as análises realizadas na última época balnear (2023) deverão ter apresentado resultados excelentes para indicadores bacterianos definidos na diretiva relativa às águas balneares; na última época balnear (2023) não poderá ter ocorrido qualquer tipo de ocorrência/aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia.

Em 2024, foram distinguidas mais 26 praias do que em 2023. Das 420 praias galardoadas, 349 são costeiras, 61 interiores e 10 de transição.

A listagem completa pode ser consultada AQUI

Fonte: gazetarural.com

sexta-feira, 17 de maio de 2024

«Desporto» - Taça de Prata da AF de Viseu Sub-14: CDR de Moimenta da Beira defronta CD Cinfães na final

A equipa de Sub-14 do Clube de Desporto e Recreio de Moimenta da Beira garantiu, no passado domingo, o apuramento para a final da Taça de Prata da AF de Viseu ao vencer o Dínamo Clube Estação de Viseu por 5-2.

Com este triunfo, os Guerreiros do Demo vão defrontar o CD Cinfães, que derrotou o CF Viriatos por 2-0 no jogo da semifinal.

A final da Taça de Prata da AF de Viseu está marcada para o próximo domingo, 19 de maio, às 11 horas, no campo do Complexo Desportivo de Castro Daire.

Fonte: CMMB

«Divulgação» - V Trail “Nos Trilhos da Nave” acontece a 16 de junho. Inscrições já abertas

A vila de Alvite, Moimenta da Beira, prepara-se para receber, no dia 16 de junho, mais uma edição “Nos Trilhos da Nave. O evento, que já tem as inscrições abertas, contará com uma caminhada de 10 km e com duas provas competitivas: um Trail Longo de 22 km e um Trail Curto de 10 km.

Na distância do trail longo podem inscrever-se todos os maiores de 18 anos ou que atinjam essa idade até ao 31 de dezembro de 2024. Na caminhada não haverá restrições quanto à idade. No trail curto, a prova incidirá em dois escalões, nas idades entre os 14 e os 17 anos, e nos maiores de 18 anos.

O evento desportivo é organizado pela Associação “Gente da Nave - Associação de Promoção Social de Alvite”.


Mais informações:


Programa:

07h30 – Abertura de secretariado na zona de partida

08h45 – Encerramento de secretariado

09h00 – Partida para todos os percursos;

10h30 – Chegada prevista do 1º atleta do mini-trail;

12h30 – Almoço

14h00 – Entrega de prémios

15h00 – Animação musical

Fonte: CMMB

«Divulgação» - “O rei que comia histórias” sobe ao palco do Auditório Municipal este sábado

O teatro infantil “O rei que comia histórias” vai ser apresentado, este sábado, 18 de maio, às 15h, Auditório Municipal Padre Bento da Guia, em Moimenta da Beira.

O espetáculo do Pandora Teatro é interpretado por dois atores que utilizam bonecos, cenário, figurinos, adereços e música, onde o objetivo é realçar o valor do conhecimento adquirido através da leitura, mostrar a importância do hábito de ler, além do cuidado e respeito que devemos ter com os livros.

 Os bilhetes de acesso são grátis, mas devem ser levantados, na Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro, até ao fim do dia de sexta-feira.

Mais informações e reservas através do contacto 254 520 080.

Fonte: Jornal do Centro

«Notícia» - Grupo de Moimenta da Beira representa Portugal em concurso mundial de dança

O grupo de dança Dezpassitos, de Moimenta da Beira, vai representar Portugal no campeonato mundial All Dance World 2024.

Esta vai ser a primeira participação na prova mundial que acontece em Orlando, nos Estados Unidos, entre 27 de novembro e 2 de dezembro.

As duas coreografias premiadas com o terceiro lugar no "All Dance Portugal" foram selecionadas para representar Portugal no campeonato mundial.

Na competição nacional que decorreu recentemente em Santa Maria da Feira, as coreografias foram pontuadas com 84,1 pontos na prova MasterCrew – Addiction e com 83,2 pontos no Halftime Show.

"É um feito histórico para Moimenta da Beira e para as nossas gentes. É a concretização de um sonho. Obrigada a todos que desde sempre acreditaram na força do projeto Dezpassitos Dance Studio e no talento das nossas bailarinas", diz Márcia Fonseca, da DanceMusic - Associação das Artes.

Fonte: Jornal do Centro

«Divulgação» - Aberto concurso para exploração do bar da praia fluvial de Segões

Está aberto o concurso público para a concessão da exploração do bar de apoio localizado no Centro de Acolhimento ao Turista de Natureza, junto à Praia Fluvial de Segões, no concelho de Moimenta da Beira.

A exploração terá a duração de três anos, a contar da data da assinatura do contrato, podendo ser renovada, nos termos legais, se nenhuma das partes se opuser à renovação, mediante comunicação escrita à outra parte, com a antecedência mínima de 60 dias sobre o término do prazo inicial ou das renovações.

O valor base da proposta, referente à prestação a pagar mensalmente pela locação de estabelecimento comercial, será de 100 euros, acrescido de IVA à taxa legal em vigor.

Mais informações, como Programa de Procedimento, Edital e caderno de Encargos, na página do município.

Fonte: ViseuNow

domingo, 12 de maio de 2024

«Desporto» - Resultados AF Viseu

 Divisão de Honra - Última Jornada:




Fonte: ZeroZero.pt

sábado, 11 de maio de 2024

«Divulgação» - Relatório de Contas de 2023 revela “maior execução orçamental de sempre” da Câmara Municipal

São os melhores resultados de sempre do desempenho económico-financeiro do Município de Moimenta da Beira. O relatório de Prestação de Contas de 2023, aprovado por unanimidade pela Assembleia Municipal a 29 de abril, destaca a maior execução orçamental da história da autarquia, com um valor de 20,9 milhões de euros, ou seja, mais de 4,2 milhões face ao ano de 2022 e 8,3 milhões face ao ano 2021. Mas, os bons resultados não ficam por aqui! Foi conseguido o maior valor de investimento pago em todo o tempo, no valor de 8,7 milhões de euros. Todos estes números demonstram bem a forma clara e rigorosa da ação e gestão municipal por parte do atual executivo.

O documento revela também o menor endividamento das últimas décadas, cerca 3,2 milhões de euros, sendo o endividamento exigível da Autarquia de 2,3 milhões de euros, com um limite de endividamento de 16,2 milhões de euros, possuindo assim, uma margem de endividamento superior a 13 milhões de euros. No final de 2023 o Município apresenta o rácio de prazo médio de pagamento aos seus fornecedores de 36 dias.

Relativamente à taxa de investimento em 2023, esta teve um crescimento de 37% face a 2022 e de 82% face a 2021. Tudo isto deve-se ao esforço financeiro realizado na construção ou reabilitação de equipamentos coletivos, na requalificação da rede viária, na aquisição de terrenos, entre outros investimentos, no âmbito da política de fomento e dinamização da base económica e social do concelho, para valorizar a qualidade de vida de todos o Moimentenses.

“Os resultados poderiam ser ainda melhores, não fosse a inflação resultante da instabilidade económica mundial, resultante da guerra, que resultou aumento generalizado do preço dos bens e serviços e que teve um impacto relevante nos encargos da atividade camarária, sobretudo ao nível dos investimentos, mas também em parte da despesa corrente”, explica Paulo Figueiredo, Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira.

«Europeias 2024» - Voto Antecipado? Saiba o que precisa de fazer

Com as eleições europeias marcadas para o próximo dia 9 de junho, regressa também a possibilidade de aderir ao voto antecipado. Para tal, deverá inscrever-se, aqui, no período adequado, selecionando a eleição e a modalidade de voto antecipado que se adequa à sua situação.

  • Doentes internados em estabelecimentos hospitalares e Presos não privados de direitos políticos

Os eleitores que, no dia da eleição, se encontrem doentes e internados em estabelecimentos hospitalares, ou presos (não privados de direitos políticos), podem requerer até 20 de maio, o exercício do direito de voto antecipado.

A votação decorrerá entre os dias 27 e 30 de maio.

  • Eleitores que pretendam votar antecipadamente em Mobilidade

Os eleitores que pretendam votar antecipadamente em mobilidade devem manifestar a intenção do exercício de direito de voto entre os dias 26 e 30 de maio, ocorrendo a votação no dia 2 de junho, nas freguesias do Concelho.

- Se por alguma razão não conseguir ir votar no dia 2, pode fazê-lo, sem qualquer problema, no dia 9.

  • Voto antecipado no estrangeiro

Quanto aos eleitores deslocados no estrangeiro também podem votar antecipadamente junto das representações diplomáticas, consulares ou nas delegações externas das instituições públicas portuguesas, definidas pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, entre os dias 28 e 30 de maio.

Saiba onde está recenseado:

No território nacional:

  • www.recenseamento.mai.gov.pt 
  • Através de SMS (gratuito) para 3838, com a mensagem RE (espaço) número de BI/CC (espaço) data de nascimento = aaaammdd Ex: RE 72386718 19820803
  • Na Junta de Freguesia do seu local de residência.

No estrangeiro:

  • www.recenseamento.mai.gov.pt 
  • Através de SMS para +351 962 171 000, com a mensagem RE (espaço) número de BI/CC (espaço) data de nascimento = aaaammdd Ex: RE 1444880 19531007

    Fonte: CMMB

«Notícia» - Moimenta da Beira reforça o combate à vespa asiática com instalação de armadilhas

A Câmara Municipal de Moimenta, através do Serviço de Proteção Civil, instalou em locais estratégicos do concelho mais de 110 armadilhas que permitem a captura de vespa velutina, vulgarmente conhecida por vespa asiática.

O plano de instalação das armadilhas está coordenado com o início da atividade desta espécie não indígena, invasora e predadora de abelhas e de outros insetos polinizadores. O objetivo desta ação passa por capturar as vespas rainhas, que são as fundadoras de novas colónias, impedindo assim, a reprodução e o aumento exponencial do número de vespas asiáticas adultas no ecossistema local.

As armadilhas devidamente identificadas foram adquiridas ao abrigo do projeto “GESVESPA DOURO: Gestão integrada da Vespa Velutina no Douro”, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Douro (CIMDOURO), cofinanciado pelo PO SEUR.

Alerta-se para que os objetos de captura de vespa asiática não sejam mexidos, destruídos, removidos nem deslocados numa perspetiva de eficaz do combate, com benefícios para todas as populações. Em caso de avistamento de ninhos, os cidadãos devem contactar a Câmara da Municipal de Moimenta da Beira, ou fazer a sua comunicação através da plataforma online STOPVespa.

Fonte: https://www.nacional16.pt/

domingo, 5 de maio de 2024

quarta-feira, 1 de maio de 2024

«Divulgação» - XIII Jornadas de Cidadania nos dias 17 e 18 de maio

“Apoio Domiciliário: como resposta social inovadora para a nova geração dos mais velhos”; “Políticas Públicas de Habitação – Estratégia Local de Habitação”; e “Os mais novos e a importância do brincar”. São os três painéis nucleares das XIII Jornadas de Cidadania que vão decorrer, pela primeira vez, no 𝘼𝙪𝙙𝙞𝙩𝙤́𝙧𝙞𝙤 𝙙𝙖𝙨 𝘾𝙖𝙫𝙚𝙨 𝙏𝙚𝙧𝙧𝙖𝙨 𝙙𝙤 𝘿𝙚𝙢𝙤, em 𝙈𝙤𝙞𝙢𝙚𝙣𝙩𝙖 𝙙𝙖 𝘽𝙚𝙞𝙧𝙖, nos dias 𝟭𝟳 𝙚 𝟭𝟴 𝙙𝙚 𝙢𝙖𝙞𝙤. A organização é da Autarquia local no âmbito da sua Rede Social.



Fonte: RRTavora

«Divulgação» - Discussão Pública do Projeto da Operação de Loteamento Municipal no Lugar da Formiga, em Moimenta da Beira

O denominado Bairro da Formiga, em Moimenta da Beira, nunca foi objeto de qualquer operação urbanística que permitisse a criação de lotes que tenham em conta as construções entretanto erguidas e as construções previstas.

Neste momento, foi desenvolvido um projeto da Operação de Loteamento que contempla a criação de lotes destinados a habitações unifamiliares, em banda, de cariz social, bem como, naturalmente, a construção de espaços de circulação viária e pedonal, a criação de lugares de estacionamento para veículos, a criação de espaços verdes de utilização coletiva e a garantia de espaços para equipamentos de utilização coletiva.

Assim, e nos termos do n.º 5, do artigo 7.º, do Decreto -Lei n.º 555/99, de 16 de dezembro, na sua redação atual, encontra-se aberto um período de discussão pública, pelo prazo de 15 dias, contados a partir do 8.º dia posterior à publicação do aviso no Diário da República, (neste caso, o Aviso n.º 8929/2024/2, de 26/04/2024), tendo por objeto a proposta de operação de loteamento com obras de urbanização de iniciativa municipal.

Mais se torna público que o referido projeto se encontra disponível para consulta no Balcão Único da Câmara Municipal, durante o horário normal de expediente, e no site do Município de Moimenta da Beira. As sugestões ou reclamações devem ser dirigidas, por escrito, ao Presidente da Câmara Municipal, e remetidas por correio, para Largo do Tabolado, 3620-324 Moimenta da Beira, por correio eletrónico para o endereço geral@cm-moimenta.pt ou entregues pessoalmente no Serviço de Atendimento ao Munícipe da Câmara Municipal.

Fonte: CMMB

«Divulgação» - As terras de Aquilino Ribeiro em exposição no Panteão Nacional

O Panteão Nacional, em Lisboa, recebe uma exposição de homenagem ao escritor Aquilino Ribeiro numa altura em que se aproximam os 61 anos da morte do autor reconhecido do distrito de Viseu.

A mostra "Aquilino e as Suas Paisagens Literárias – Uma Viagem pelos Concelhos de Moimenta da Beira, Paredes de Coura, Sernancelhe e Vila Nova de Paiva" é composta por 19 painéis e está patente ao público no Coro Alto do Panteão até ao final de maio.

A exposição mostra as paisagens, o património, a cultura e as vivências dos concelhos onde Aquilino nasceu (Sernancelhe), onde foi batizado (Vila Nova de Paiva) e onde viveu (Moimenta da Beira e Paredes de Coura). Os restos mortais de Aquilino Ribeiro estão atualmente no Panteão Nacional.

As comemorações dos 60 anos da morte do escritor, que arrancaram em maio de 2023, vão terminar no próximo dia 25 de maio com uma cerimónia de homenagem aos prefaciadores das reedições das obras de Aquilino Ribeiro, a apresentação da reedição da obra "Geografia Sentimental" e um concerto do Conservatório Regional de Música de Ferreirim, de Sernancelhe.

Fonte: Jornal do Centro

«Notícia» - Ex-presidente da Câmara homenageado com monumento em Moimenta da Beira

O ex-presidente da Câmara de Moimenta da Beira, Alexandre Gomes Cardia, foi recentemente homenageado a título póstumo no concelho e a sua memória ficou gravada numa escultura agora patente no largo do Terreiro das Freiras, no centro da vila.

Falecido em 2017, aos 86 anos, Alexandre Gomes Cardia foi presidente da autarquia de Moimenta da Beira entre 1985 e 1993, tendo sido eleito pelo CDS. Foi ainda vereador durante três mandatos, membro da Assembleia Municipal e presidente da Assembleia de Freguesia de Moimenta da Beira.

O antigo autarca foi homenageado no 25 de Abril com a inauguração do monumento dedicado em seu nome e que projeta a ideia do movimento. O filho mais velho, Francisco Cardia, diz rever-se na escultura, considerando que representa o pai “como um ser inquieto, que não conseguia estar parado e tinha que se mexer constantemente”.

A imagem mostra também um homem que olha para o horizonte. "O Cardia era assim conhecido por todos nós", lembra o filho.

Ao longo da sua vida, também desempenhou outras funções no seio do concelho, tendo sido fundador e presidente da Casa do Povo de Moimenta da Beira, presidente do Clube de Desporto e Recreio, do Rancho Folclórico de Moimenta da Beira e do antigo Grémio da Lavoura.

A festa de homenagem foi promovida pela Assembleia Municipal. Na sessão de preito estiveram presentes os familiares do homenageado, o autor da escultura, Daniel Castro Gamelas, os membros do Executivo e da Assembleia Municipal, os presidentes das juntas de freguesia, ex-autarcas e populares.

Fonte: Jornal do Centro