terça-feira, 4 de março de 2008

Ventinveste quer investir em Moimenta!

O consórcio Ventinveste, liderado pela Galp, que ganhou a fase B do concurso eólico, candidatou-se a ajudas financeiras para parte do seu projecto.
A Ventinveste quer instalar oito parques eólicos em Montalegre, Moimenta da Beira, Arganil, Cantanhede, Góis, Porto de Mós (dois) e Cadaval, mas muitos dos locais previstos pelo próprio Estado interferem com os planos directores municipais (PDM) respectivos e com a localização em zonas da Rede Ecológica Nacional (REN) e da Rede Agrícola Nacional (RAN).
A Ventinveste é uma holding com subholdings para a parte eólica e industrial, com esta última a deter a Reblades, a sociedade para a fábrica de pás em Aveiro, e a Ventipower, que fica com a montagem final, em Oliveira de Frades.
Fonte: Publico.pt

Está cada vez mais forte a aposta na energia eólica, estaremos a apostar bem?
Gostam de ver as "serras repletas de ventoinhas eólicas"?
Deixem a vossa opinião.

(Consta que está prevista a instalação de vários parques deste tipo no nosso concelho, como por exemplo em Soutosa (ao longo da Serra), São Miguel (entre Castelo e Moimenta) e Cabaços).

7 comentários:

Hugo Santos disse...

vou dar a minha opiniao pessoal!
gosto de ver as serras com algumas "ventoinhas", nao mto exagerado como por exemplo em lamego, mas algumas até fica "bonito"...e a produção de energia "limpa" é muito bom pra todos, que pode vir a baixar o preço da electricidade (pelo menos na teoria, porque na pratica...bem, nao quero voltar ao tema EDP.)

Tenho um reparo a fazer...
Já repararam que as eólicas da serra da nave (ou leomil, dependendo se quem lê isto é de alvite ou leomil (pq não mudar o nome pra serra de Moimenta ou outro nome qq pra não haver mais guerra com o nome????loool)) não produzem a energia no proprio local??? Ou seja, as aéolicas produzem ali a energia mas esta vai por postes de alta tensao pra zona da régua (para ser distribuida por aquela zona), resumindo, a energia é produzida no nosso concelho mas não é distribuida cá, ou seja, não temos beneficios directos em relação à electricidade (para quem não sabe a nossa electricidade vem da barragem de s.j. pesqueira).

Isto de ir pra régua deve ter alguma razão forte, mas custa um pc a perceber, pelo menos a mim...

Quanto a mais parques eólicos, penso que são bem vindos, porque para alem de produzir energia limpa, ajudam as freguesias, pois recebem quantias pela ocupação dos terrenos.

Abraço a todos.

Anónimo disse...

Antes de mais, gostava de felicitar o vosso blog, ao qual tenho sido ultimamente vosso fiel seguidor. Já que se tornam num dos principais elos de informação da vila de Moimenta da Beira, proporcionando uma maior proximidade entre todos os seus conterrâneos.
Só tenho a fazer um reparo quanto ao comentario anterior, quanto á piada de gosto duvidoso sobre a historicamente conhecida serra de Leomil (um pouco de análise historica, bem como uma simples pesquisa na internet retirará todas as duvida ao qual possa ter), penso que é por desconhecimento que afirma o que diz. Já que o nome da nossa serra só tem uma leitura possivel em todo o nosso concelho e país que é de Serra de Leomil, existe sim o lugar da nave que se insere na Serra de Leomil.

Posto este esclarecimento, gostava de felicitar novamente os moderadores deste blog que continuem a projectar o nome do nosso concelho pelo mundo fora, potenciando o que de bom temos (onde se insere a nossa Serra de Leomil).

Cumprimentos

Hugo Santos disse...

Agora vou eu defender-me.

Antes de escrever so um reparo, pela maneira como "se sentiu picado" tenho desde ja a dizer que tenho quase a certeza que é de leomil...mas pronto n é isso q ta em questao.
(pra ser sincero, quando escrevi aquilo já sabia que ia haver discussao sobre isto, e como colaborador ate pensei q faria bem "puxar" o tema.)

Quanto ao nome eu sei bem que na maior parte dos mapas aparece serra de Leomil.
Mas pense comigo, A MAIOR parte das serras tem que nome??? De localidade ou lugar situado no alto dessa mesma serra e nao de algo que se encontra no vale e um pc distante como é o caso de leomil....
não é verdade????
Logo era mais logico chamar-se serra da nave....

Mas pronto, essa guerra não é de agora nem vai ser agora resolvida...

SINCERAMENTE, A MINHA OPINIAO É Q TINHA MAIS LOGICA SER SERRA DA NAVE...E NAO, N TENHO NENHUMA RELAÇÃO COM ALVITE OU ALGO CONTRA LEOMIL...APENAS ACHO MAIS LOGICO.

mas sei q o nome que mais aparece é serra de leomil, mas nao digam que é em todo o lado pq eu tenho mapas e ja vi em vários sitios o nome SERRA DA NAVE.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Boas!!!

Que tema mais quente par ser discutido.

Serra da Nave ou Serra de leomil?

Nome mais lógico: Serra da Nave

Abraços

Anónimo disse...

O comt do Hugo Viana 99, está excelente.

Abraços

Anónimo disse...

Que debate de "serranos"looolol(no kal estou incluido)
Nos mapas a que tenho acesso aparece serra da NAVE!
Sinceramente, penso que o é o mais correcto.Apesar de Leomil tb ser razoavel.

"A Serra da Leomil é uma elevação de Portugal Continental, com 1008 metros de altitude. Tem o seu cume na freguesia de Leomil, concelho de Moimenta da Beira, no Norte do distrito de Viseu. Eleva-se esta interessante e graciosa serra entre os rios Paiva e Távora e pertence ao Maciço Galaico-Duriense. É o local de nascimento de importantes cursos de água como o Rio Varosa e o Rio Paiva.O nome por qual é chamada é atestado pela memória paroquial de Leomil de 1758."

João PM Dias disse...

Boas,

Em relacção a este post, o que tenho a dizer, é que tudo o que tenha a haver com energias "amigas do ambiente", é um excelente investimento!
O ideal seria tornar o concelho auto-sustentável, mas estamos num bom caminho!

Aqui ficam os meus parabéns, ao laboratório de Estruturas(estruturas metálicas),do Departamento de Engenharia Civil, da Faculdade de Ciencias e Tecnologia, da Universidade de Coimbra, pelo trabalho e estudo (único) que realizam no campo das torres eólicas.
alguns excertos:
"UC constrói torres eólicas mais altas, resistentes e económicas"
"Universidade de Coimbra quer produzir maiores torres eólicas do mundo ... departamento de engenharia civil da FCTUC ..."

abraço,
joaomd