terça-feira, 19 de maio de 2009

«Crónica-Arqueologia» - Marcos da UC

Marcos da Universidade de Coimbra no concelho de Moimenta da Beira

Estes importantes testemunhos ligados à demarcação das terras pertencentes à Universidade de Coimbra foram recentemente alvo de um trabalho de pesquisa e levantamento, tendo em vista a sua "integração histórica" no património do nosso concelho.
A mudança definitiva da Universidade de Lisboa para Coimbra em 1536 implicou também a incorporação de bens e direitos para a mesma instituição, permanecendo desta forma até à segunda metade do século XVIII.
Uma vez que a instituição necessitava de meios para subsistir, as terras de Moimenta da Beira foram anexadas à Universidade de Coimbra, que tomou posse da administração das mesmas, recebendo os frutos e os dízimos (rendas) dos territórios.
A demarcação das terras consistiu em definir limites precisos. Para esse fim foram implantados inúmeros marcos com a inscrição da Universidade: DE V. (ou) V. DE (gravada na rocha, em sentido vertical ou horizontal). A letra V substitui o U e é, na maioria dos casos, a letra maior.
Estes marcos expressam-se em blocos de pedra afeiçoados ou em afloramentos rochosos relativamente imponentes do ponto de vista paisagístico. Muitas vezes, as inscrições gravadas nos afloramentos são acompanhadas de cruzes, sendo provavelmente de data anterior. Esta seria a principal preocupação da respectiva instituição em actualizar o registo dos seus bens e direitos.
Os marcos funcionavam como um todo, “fechando” a área demarcada. Hoje, muitos deles encontram-se abandonados e destruídos.
Casos há em que os marcos da Universidade de Coimbra servem de canteiros, outros são utilizados como degraus, soleiras ou padieiras, ou servem para suportar frontarias de velhas habitações ou ainda para enfeitar os jardins.
No que respeita à sua implantação, os afloramentos rochosos constituem limites pontuais, ao passo que os blocos de pedra afeiçoados poderão estar deslocados da antiga demarcação.
Registaram-se, até ao momento, cerca de 140 marcos, numa área específica do concelho e, apesar do abandono a que a maior parte está votada, alguns ainda não perderam a sua identidade, sendo reutilizados como limites de freguesias e de concelhos.
Uma vez feita a inventariação destes elementos, pretende-se que os mesmos venham a identificar as terras pertencentes à Universidade no concelho de Moimenta da Beira e estudar os comportamentos sociais daí resultantes.


Autor: José Carlos Santos

2 comentários:

João PM Dias disse...

Já agora, gostava de saber onde se localizam os restantes marcos da UC no nosso concelho.

Há algum documento ou mapa que se possa consultar?

Se são realmente 140 marcos espalhados pelas nossas terras, porque não (?) a criação de uma rota (BTT ou Pedonal) dos marcos da UC?

abraço,
joaomd

MoimentaNaNet disse...

Por motivos alheios ao blogue o comentário do utilizador e cronista José Carlos Santos não foi publicado automáticamente. Portanto, passamos a publicar o seu comentário.

"Bom dia!

Ora quanto à localização destes marcos, concluí que delimitam uma área específica. Por exemplo, ainda não encontrei estes vestígios em Paraduça, Alvite, Arcas, Sever, Paçô ou Sanfins.

O único documento que existe actualmente e que regista estes 140 marcos é a Carta Arqueológica do nosso concelho (penso que se encontra na nossa Câmara) e uma cópia no Instituto de Arqueologia.

No entanto, eu farei questão de publicar este inventário futuramente nas minhas crónicas, pois acho a ideia de criar uma rota possível nalgumas zonas.

Cumprimentos. José Carlos"