domingo, 23 de agosto de 2009

«Distrito» - CDU aposta nas mulheres para encabeçar listas no distrito

«A CDU apostou numa forte participação de mulheres nas listas para as próximas eleições autárquicas no distrito de Viseu, havendo sete que são as primeiras candidatas a câmaras municipais.»

As primeiras a serem conhecidas foram Helena Sarabando Neves, na capital do distrito, e Margarida Barbedo, em Cinfães, às quais se juntaram mais cinco, agora conhecidas.

A professora Isabel Pires Souto, candidata da CDU em Castro Daire, é a única militante do Partido Ecologista Os Verdes, sendo as restantes militantes do PCP.

"Em Mortágua temos a fisioterapeuta Teresa Afonso, uma militante muito antiga, com uma história de vida familiar ligada à luta pela democracia e à gestão autárquica", disse à Agência Lusa João Abreu, do PCP de Viseu.

Em Penedono, o PCP avança com a trabalhadora da função pública Cândida Sapo, "uma mulher que não tem medo de dar a cara num concelho onde é tudo muito complicado", acrescentou.

Da candidata de S. João da Pesqueira, a notária Adriana Anunciação, João Abreu destaca a pessoa activa que é, "muito dedicada às causas do concelho".

Em Tabuaço, a CDU avança com a educadora de infância Ângela Bártolo, que apesar de ser do Sátão, trabalhou no concelho do Norte do distrito e quis dar o seu contributo.

Os jovens foram outra das apostas da CDU na constituição das listas. Dois aparecem a concorrer à presidência de Câmaras Municipais: um militante de Os Verdes, o geólogo Miguel Martins, em Oliveira de Frades, e outro militante do PCP, o técnico António Lareiro, em Armamar.

"São uma aposta quer a curto, quer a longo prazo. Estamos a dar-lhes a possibilidade de se mostrarem e defenderem um projecto", justificou João Abreu.

A cabeças-de-lista surgem ainda vários dirigentes sindicais, como Francisco Almeida (Vouzela), António Macário Monteiro (Vila Nova de Paiva) e Eduardo Boloto (S. Pedro do Sul).

Os primeiros são coordenadores distritais, nomeadamente Francisco Almeida do Sindicato dos Professores da Região Centro e António Macário Monteiro do Sindicato dos Trabalhadores da Função Pública.

No grupo dos candidatos agora conhecidos estão ainda António Luís Correia (Carregal do Sal), Augusto Praça (Moimenta da Beira), Mário Gândra (Nelas), António Alvelos (Resende), Alberto Andrade (Santa Comba Dão), Gustavo Cândido (Sátão), Osvaldo Peliz (Sernancelhe) e Vasco Ferreira (Tarouca).

Com estes candidatos mais os que já tinha apresentado publicamente, a CDU concorre mais uma vez a todas as Câmaras do distrito.

Fonte:DN

Sem comentários: