Sendo esta a primeira semana após as eleições autárquicas, é normal que certas “promessas” feitas pelas listas concorrentes ao poder local estejam ainda bem frescas na memória das pessoas, e foi isto mesmo que moveu um amigo meu, Paulo Pereira, a escrever no seu blogue…
“ A apresentação pública deste ambicioso projecto, foi feita através do plano de intenções da lista vencedora das eleições autárquicas 2009 à Junta de Freguesia de Leomil, coligação PSD / CDS-PP, que assim mantém o anterior executivo.
A criação desta ciclovia irá proporcionar a promoção do BTT, bem como a organização de eventos, para além do uso diário de toda a colectividade, seja de bicicleta ou a pé, e ao mesmo tempo ser um incentivo à utilização da bicicleta como meio de transporte alternativo, numa estratégia de mobilidade sustentável, que é defendida a nível nacional por inúmeros municípios. O sucesso da implementação da bicicleta em corredores próprios protegidos é já visível em muitas cidades nacionais e europeias, em muitos casos é utilizada mesmo para as deslocações trabalho/casa, assim como para fins de lazer.
UM EXEMPLO A SEGUIR
Enquanto munícipe de Moimenta da Beira, solto aqui uma ideia. E porque não a Câmara Municipal criar uma rede de ciclovias pelo concelho, nas quais todos pudéssemos circular pelas belas paisagens das nossas terras, 20 freguesias ligadas por um corredor clicável, todas as aldeias e vilas ligadas por trilhos magníficos, ligaria também diferentes equipamentos desportivos, escolares e parques urbanos, articulando ainda com zonas comerciais, eu sei que o leitor dirá, este homem é um sonhador, mas seria extremamente interessante, qualquer amante de BTT e da natureza apoiaria esta obra.
A pensar no futuro, encontramos inúmeros municípios a olhar para as ciclovias como uma forma sustentável de transporte, bem como na diminuição de veículos automóveis nas estradas, para alem da prática desportiva, assim encontramos Câmaras como a do Porto que está a avançar com o projecto “Mobilidade Sustentável”, projecto a concluir até 2013, que irá beneficiar com 876 km de ciclovias toda a sua zona metropolitana, Sintra com 92 km a ligar a cidade à zona costeira, Aveiro com 46 km a ligar Estarreja a Aveiro e terminando na zona das praias, Gaia e Espinho estão na fase terminal da conclusão de uma ciclovia com 56 km de extensão, que se inicia por baixo da ponte da Arrábida e termina em Espinho, sempre à beira-mar.
A Junta de Leomil ruma em direcção ao futuro, só a ideia já é um passo em frente, um passo enorme, mas aproveito aqui para deixar um alerta, já que deram este passo, procurem que a criação da ciclovia seja o melhor possível e que tenha condições para receber várias vertentes, por vezes o Arquitecto ou o Engenheiro olha para o papel e faz como acha mais bonito, procura a imagem mais apelativa para captar o olhar, procurem falar com pessoas ligadas ao pedal e com conhecimentos para vos poderem explicar porque seria melhor o percurso passar por aqui ou por ali, explicar que a via tem de ter uma largura suficiente, deve conter sinalização, não deve cruzar ou passar por estradas com movimento automobilístico, quando possível ser iluminada, ter ramais para trilhos BTT ou qualquer outra vertente do ciclismo, no fundo, obterem ajuda de quem está ligado à modalidade, pois com o mesmo orçamento podem ter uma obra muito mais grandiosa. Como tal disponibilizo-me desde já para ajudar no que poder, assim como o amigo César Bernardo, este com bem mais conhecimentos que eu, também está disponível para vos ajudar, e acredito, que muitas mais pessoas ligadas à modalidade terão enorme gosto em contribuir positivamente.
Esta vila tem potencial para isto e muito mais, força.
Como amante do BTT dou os parabéns pela iniciativa, vamos lá por essa obra a andar, esperamos que não seja só programa eleitoral e que em breve possamos todos dar umas pedaladas por essa via-do-pedal.”
em: http://paulopereirabtt.blogspot.com/A criação desta ciclovia irá proporcionar a promoção do BTT, bem como a organização de eventos, para além do uso diário de toda a colectividade, seja de bicicleta ou a pé, e ao mesmo tempo ser um incentivo à utilização da bicicleta como meio de transporte alternativo, numa estratégia de mobilidade sustentável, que é defendida a nível nacional por inúmeros municípios. O sucesso da implementação da bicicleta em corredores próprios protegidos é já visível em muitas cidades nacionais e europeias, em muitos casos é utilizada mesmo para as deslocações trabalho/casa, assim como para fins de lazer.
UM EXEMPLO A SEGUIR
Enquanto munícipe de Moimenta da Beira, solto aqui uma ideia. E porque não a Câmara Municipal criar uma rede de ciclovias pelo concelho, nas quais todos pudéssemos circular pelas belas paisagens das nossas terras, 20 freguesias ligadas por um corredor clicável, todas as aldeias e vilas ligadas por trilhos magníficos, ligaria também diferentes equipamentos desportivos, escolares e parques urbanos, articulando ainda com zonas comerciais, eu sei que o leitor dirá, este homem é um sonhador, mas seria extremamente interessante, qualquer amante de BTT e da natureza apoiaria esta obra.
A pensar no futuro, encontramos inúmeros municípios a olhar para as ciclovias como uma forma sustentável de transporte, bem como na diminuição de veículos automóveis nas estradas, para alem da prática desportiva, assim encontramos Câmaras como a do Porto que está a avançar com o projecto “Mobilidade Sustentável”, projecto a concluir até 2013, que irá beneficiar com 876 km de ciclovias toda a sua zona metropolitana, Sintra com 92 km a ligar a cidade à zona costeira, Aveiro com 46 km a ligar Estarreja a Aveiro e terminando na zona das praias, Gaia e Espinho estão na fase terminal da conclusão de uma ciclovia com 56 km de extensão, que se inicia por baixo da ponte da Arrábida e termina em Espinho, sempre à beira-mar.
A Junta de Leomil ruma em direcção ao futuro, só a ideia já é um passo em frente, um passo enorme, mas aproveito aqui para deixar um alerta, já que deram este passo, procurem que a criação da ciclovia seja o melhor possível e que tenha condições para receber várias vertentes, por vezes o Arquitecto ou o Engenheiro olha para o papel e faz como acha mais bonito, procura a imagem mais apelativa para captar o olhar, procurem falar com pessoas ligadas ao pedal e com conhecimentos para vos poderem explicar porque seria melhor o percurso passar por aqui ou por ali, explicar que a via tem de ter uma largura suficiente, deve conter sinalização, não deve cruzar ou passar por estradas com movimento automobilístico, quando possível ser iluminada, ter ramais para trilhos BTT ou qualquer outra vertente do ciclismo, no fundo, obterem ajuda de quem está ligado à modalidade, pois com o mesmo orçamento podem ter uma obra muito mais grandiosa. Como tal disponibilizo-me desde já para ajudar no que poder, assim como o amigo César Bernardo, este com bem mais conhecimentos que eu, também está disponível para vos ajudar, e acredito, que muitas mais pessoas ligadas à modalidade terão enorme gosto em contribuir positivamente.
Esta vila tem potencial para isto e muito mais, força.
Como amante do BTT dou os parabéns pela iniciativa, vamos lá por essa obra a andar, esperamos que não seja só programa eleitoral e que em breve possamos todos dar umas pedaladas por essa via-do-pedal.”
Esperemos que este projecto seja concretizado, não pela sua vertente politica, mas sim pelo bem que de certeza fará ao desporto e aos seus praticantes, resta-nos esperar, e que outros sigam os seus passos!
Um abraço amigo,César Bernardo
3 comentários:
As regras de dimensionamento de ciclovias existem (!) e foram feitas de acordo com regras de segurança e ajustadas às diferentes capacidades motoras de cada indivíduo. O único problema é que em Portugal, muito raramente são aplicadas (ou aplicáveis) por impedimento fisico do local ou por desconhecimento de quem a dimensiona(obviamente que para este tipo de dimensionamento o ideal será recorrer a um especialista na área do urbanismo ou vias de comunicação).
Espero, sinceramente, que se aposte neste tipo de obra, pois incentiva a prática desportiva e é sinal de qualidade de vida.
abraço,
joaomd
Apoio o projecto e estou de acordo com tudo o que disse o Paulo.
Abraços.
Concordo com todos.
Devem ser consultadas todas as pessoas com interesse no assunto. Especialistas nas duas areas - engenharia e pedaladas.
Um aperto de mão para todos.
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