quarta-feira, 17 de março de 2010

«Arqueologia» - O Muro, o Povoado do Castelo e a Fonte dos Lobos

Dos vários povoados fortificados referenciados no concelho moimentense, o Muro (freguesia de Peravelha) e o Povoado do Castelo (freguesia de Ariz) assumem particular interesse não só pela sua riqueza arqueológica, mas também pelos diversificados recursos paisagísticos locais.

O primeiro (alvo de recentes intervenções arqueológicas) situa-se numa elevação a 850m de altitude (imagem I), a Norte/Noroeste da povoação de Peravelha (da qual dista cerca de 1Km), e possui um recinto protegido por um talude de terra compacta e pedras miúdas complementado nalguns locais por penedias, derivando daí o seu nome – Muro. Aqui identificam-se insculturas nos penedos, diversos materiais cerâmicos à superfície e estruturas possivelmente habitacionais, sugerindo uma ocupação desde a Idade do Ferro até à Idade Média.
Relativamente perto, do lado Poente, descobre-se outro talude, a circundar uma área mais reduzida, praticamente da mesma altitude. O melhor acesso é feito em direcção ao Penedo da Fonte Santa.

O segundo povoado encontra-se implantado a 937m de altitude em posição sobranceira à ribeira dos Cubos (afluente da margem direita do rio Paiva) e é mais acessível do lado Este. Integra o Circuito Pré-Histórico da Nave juntamente com os restos da Igreja Velha ou de São Miguel.
É defendido por um amuralhado recentemente reconstruído (imagem II), com 2,5/3m de largura, completado, em grande parte, por enormes blocos graníticos. No seu interior verificam-se abrigos naturais, assim como o aparecimento de material cerâmico e lítico (sílex), sugerindo uma ocupação a partir do III.º milénio a. C.
Como se pode observar, ambos transmitem bem a imagem dos povoados agro-pastoris, em locais destacados na paisagem, com boas condições naturais de defesa e ampla dominância visual.

Para além destas fortificações, encontramos ainda nesta paisagem (conhecida sobretudo pelo abundante património pré-histórico), precisamente no local conhecido por Fonte dos Lobos (perto da nascente da ribeira dos Cubos), um túmulo escavado na rocha (imagem III), de configuração antropomórfica, sem vestígios de cobertura. Este túmulo rupestre (característico do Norte de Portugal) atinge 1,67m de comprimento, 0,47m de largura na zona dos ombros e 0,27m de largura na zona dos pés e revela que este lugar também foi habitado durante a Idade Média.

Autor: José Carlos Santos

Sem comentários: